Jornal Notícias da Vila - Edição de Março 2020.

Page 1

NotíciasdaVila NotíciasdaVila JUNHO DE 2019 l ANO X - Nº 111 l DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Março de 2020 l ano XI - nº 119 l Distribuição gratuita

DISTRIBUIÇÃO ATtrUIibuTAição GRDis

gratuita

GRUPOSMais DE FLASHBACK SE MULTIPLICAM um CEI inaugurado

FOTO JÚLIO SAVADIL

Foto Rogerio da Silva/secom

DANÇAS QUE RELEMBRAM MÚSICAS DOS ANOS 80 TRAZEM DIVERSÃO, vagas para INTEGRAÇÃO E SAÚDE.

De 2017 a 2020 são mais de 600 8 8eE 9 a educação infantil no bairro. Páginas PÁGINAS 9 Esporte VILA NOVA Atleta do 153 VilaANOS Nova é destaque

Veja são as candidatas em quem competição Página a rainha do bairro. Página 7

INSTITUTO CULTURAL ICVN desenvolve atividades no Vila Nova. Página 6

13

Cidadania

Morador do Parque XV adota praça ao lado de casa. Página 7

BARBEARIA GENERAL sinuca free p/ clientes

(47) 99185-5641

R: xv de novembro, 5630 (anexo ao posto ipiranga) (ao lado da nso borrachas)


2/3 - Notícias da vilada- joinville, MarçoJUNHO de 2020 2/3 - Notícias Vila - JOINVILLE, DE 2019

Circulando Vila Circulando nana Vila Adilson Girardi

ÁGUA Revitalização da XV

“Portanto, aquele que se t esta criança, esse é o mai (Mt 18.4)

TERMINAL

FOTO: RODRIGO BERTOLDI

Pais de alunos que estudam na Escola Valentim João da lançamento do edital pela Companhia Águas de Joinville para Rocha e no CEI Sigelfrid Poffo Prefeitura de Joinville divulgou início do mês de março,reclamam das condições de extensão da rede de água parano a Rodovia do Arroz, comunidade do estrutura no terreno nos fundos do juntamente a inauguração dolongo CEI eBianca Pinheiro, Santocom Antônio, é resultado de um complicado processoade terminal de ônibus do VilaAproveite Nova. esse e todos os benefícios autorização as obras de revitalização da rua de mobilização dapara comunidade, representada pela Associação deXV Moradores Com a abertura de espaço para da Acredicoop. Seja um cooperado. da Estrada do Sul e Blumenau. Umaaluta iniciada pela Macoppi, Novembro. A empreiteira vencedora licitação foi afamília Adrimar, quemais passagem de alguns veículos, a incorporada pela AMESB e agora formalizada através de Termo de tambémtarde vencer a licitação para pavimentar as ruas Eugênio Gudin calçada existente ficou danificada, Ajustamento de Conduta entre a CAJ, Prefeitura e Ministério Público. No e Catharina Baumer. Na rua XV, serão realizados trabalhos de o gramado se transformou em cronograma do TAC, a água deve chegar em 2020. poças de lama e a segurançaacredi.coop.br

AO

Relacionamento próximo.

drenagem, alargamento da pista e substituição de toda camada asfáltica. O trecho a ser revitalizado inicia na saída do binário, nade pedestres, principalmente rua Leopoldo Beninca, e se estenderá até a rua Eugênio Gudin, crianças, está prejudicada. Há necessidade urgente de após a escola Bernardo Tank. reurbanização daquele espaço.

MAESTRO

Em mais uma reunião na Prefeitura para tratar do tema, o vereador Adilson Girardi cobrou do Executivo a utilização da Escola Estadual Maestro Francisco Manoel da Silva. Desativada em 2018 e cedida para a Prefeitura para um período de 10 anos, a escola conta com 11 salas de aula, espaço para biblioteca, sala de informática e ginásio recémconstruído. Como o projeto inicial de transferir a Guarda Municipal e Agentes de Trânsito foi descartado, Girardi sugere que o espaço seja usado para educação e cultura.

OBRAS

Comparativo SEGURANÇA BANDA MIRIM

A Prefeitura de Joinville vai incluir as obrasFoto: de drenagem na licitação rodrigo bertoldi para recapeamento da rua XV de Numa comparação rápida dos últimos Novembro. Segundo a Subprefeitura, seis prefeitos que passaram em Joinville há um trecho de pelo menos 500 OsLuiz moradores da região do Vila Nova (Freitag, Gomes, Luiz rural Henrique, metros que precisa ter a tubulação estão preocupados com a segurança. reunião Ação promovida pelo InstitutoCarlito e Udo Döhler) semEm substituída. As ruas Catharina Tebaldi, dúvidas mensal realizada pela Associação de Moradores e Cultural Vila Nova (ICVN) Baumer e Eugênio GudinSocial também a atual gestão foiMorros, ondeos mais obrasreclamaram da Estrada dos presentes trouxe grupos passam por processo de avaliação da da banda mirim do aconteceram no Vila Nova. Duas novas de uma presença mais constante de policiamento. de Bombeiros Voluntários drenagem. As três obrasCorpo constam no Segundo os diretores da AMEM, a falta Unidades Joinville bairro. de Educação Infantil; umadenova financiamento de R$ 61 de milhões da a escolas do estrutura de comunicação, como telefonia e As Brasil. primeiras Unidade de Saúde; recapeamento de 9 Prefeitura com o Banco do A apresentações internet, e pontos sem iluminação pública, acabam Músicos da banda nas escolasruas; previsão de obras é paraocorreram o segundo pavimentação asfáltica de cinco ruas; facilitando a ação de marginais. Bernardo Tank, Anaburgo, Arinor semestre. mirim do Corpo reforma de todas as escolas; ampliação de Vogelsanger e Valentim João da da Escola Bernardo Tank; reforma e FOTOse Bombeiros ADILSON GIRAR Rocha. Além das músicas, os de saúde; bombeiros deram umaampliação aula sobre de três unidades apresentaram em cada instrumento musical utilizado base e drenagem para pavimentação de do bairro e passaram informações deruas com lajotas escolas 100 em parceria com acesso à banda. Crianças a partir Agora a revitalização da rua XV moradores. de 10 anos podem se inscrever de eNovembro. em fevereiro, sem custos sem necessidade de ter o instrumento.

MÚSICA

ICVN

MEIO AMBIENTE Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, uma imagem do rio Piraí, no Vila Nova

ANABURGO

O Instituto Social e Cultural Vila Nova Depois de uma espera realizou com sucesso de o seu primeiro décadas, os moradores das duas últimas Brechó Beneficente neste mês de laterais A comunidade luterana do Vila da Estrada Anaburgo março. Nova promoveu nos dias 25 e 26O evento, realizado na Escola agora podem contar com de maio a 22ª Assembleia SinodalJoão da Rocha, Valentim foi em prol da os nomes das ruas. O que do Sínodo Norte Catarinense. família de Tatiane, quepossibilitou recentemente a denominação O evento, com participação de Subprefeitura perdeu o marido por doença e está foi o processo de aproximadamente 400 pessoas, regularização fundiária, com com necessidade social. O resultado executa obras de foi realizado no galpão da Igreja o parcelamento já aprovado das vendas (pouco mais de R$ 1.500) drenagem naCatólica rua Medianeira, que cedeu pela Prefeitura e agora em o espaço para o congresso. será revertido para auxiliar a família. Na Otto Albano análise pelo judiciário. Os Nos dois dias, foram tratados de área social, o ICVN também seescolheram destaca os moradores Ganzenmueller assuntos relativos aospelo trabalhos empréstimo de equipamentos nomes Samuel Wendelmayer da igreja nos diversos segmentos. e Antoniode Eleutério hospitalares, como cadeiras roda,Machado Parabéns aos responsáveis pela para as cadeiras de banho, muletas, entre outros. ótima organização.

LUTERANOS

drenagem

Posto Vila Nova

Lubrificação - Lavação - Abastecimento (47)

3439-5250

Rua XV de Novembro, 8.400 - Vila Nova


Adilson Girardi

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo”. (Mateus 6.34)

adilson.girardi@terra.com.br http://www.facebook.com/adilsongirardi @adilsongirardi Foto: Rodrigo Bertoldi

lazer Área de lazer do Parque XV de Novembro, em preparação para receber novas quadras

Parque XV

A Subprefeitura, em parceria com o Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Conselho das Associações do Vila Nova – Cavin, iniciou as ações para revitalizar a praça ao lado da Escola Karin Barkemeyer, no Parque XV. No local serão instalados nova rede de proteção, quadra de futebol de areia, quadra de vôlei, futvôlei, pista de caminhada. O Cavin também pretende buscar recursos para implantar o parque infantil e alguns equipamentos de ginástica.

Águas Vermelhas

Os trabalhos de manutenção do rio Águas Vermelhas e valas afluentes, realizados pela Subprefeitura do Vila Nova com apoio do Seinfra, colaboraram diretamente para que não ocorressem alagamentos na região da rua Bento Torquato da Rocha neste ano. O ideal, que é a dragagem do rio, está em processo de licenciamento e há ação judicial acompanhando o caso. Enquanto isso não ocorre é importante que a Subprefeitura continue o processo de limpeza.

Abertura de ruas

O vereador Adilson Girardi oficializou junto à Prefeitura pedido para que seja dada prioridade nos processos de desapropriação de terrenos para abertura de ruas de ligação entre a XV e o binário, no trecho compreendido entre as ruas Leopoldo Beninca e Bento Torquato da Rocha. Outra ligação necessária, e que depende de desapropriação, é entre a rua São Brás (que passa nos fundos do Terminal de Ônibus) e rua Mário Pedro Schopping.

Ponte do Piraí

Em projeto encaminhado à Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Joinville que modificar as regras para destombamento de imóveis do patrimônio histórico. Num destes casos está o processo da ponte sobre o rio Piraí, na Estrada Blumenau. A ponte coberta não existe mais e os moradores da região preferem que seja construída uma ponte de concreto, mais larga, para dar vazão à produção rural. Uma das sugestões da comunidade seria inclusive reconstruir a ponte coberta em outro local.

Vila Nova 154 anos

Mês de julho tem aniversário do Vila Nova, que completa 154 anos. O Conselho das Associações do Vila Nova e o Sesc Comunidade já se preparam para uma série de atividades para comemorar a data. Entre as atrações desta edição, o passeio ciclístico, passeio turístico na região rural, concurso da rainha do Vila Nova, apresentações culturais, parque infantil, participação da banda do Batalhão, fanfarras das escolas e gastronomia da região.

Pavimentação

A partir do mês de abril o trânsito na rua XV de Novembro deve sobre algumas alterações. O motivo são as obras de revitalização da via que irão iniciar. Como na primeira etapa os trabalhos serão de drenagem, os transtornos serão inevitáveis, mas a obra é necessária. Importante também são os proprietários de imóveis ao longo da via já se prepararem para construir suas calçadas, para que a principal via de acesso ao bairro fique completa.


OPINIÃO

EDITORIAL 4/5 - Notícias da vila - joinville, Março de 2020

SEGURANÇA NA UT MEIO AMBIENTE E Opinião Editorial RESPONSABILIDADE S governo Obras Revitalização o mês de maio comemoramos da do Dia Mundial do Meio Ambiente. Também em maio, dia 23, foi XV está autorizada Udo Döhler comemorado o dia da Apicultura. Duas datas que RICHARD HARRISON vereador em Joinville

N

U

masobre das mais importantes e esperadas nos fazem refletir algumas ações que acompanhamos

obras para o Vila Nova, a revitalização da em nossa região. rua XV de Novembro inicia nas próximas semanas. Com licitação concluída e homologada, A primeira delas sobre o depósito desordenado de lixo em a empreiteira vencedora já foi autorizada a terrenoscomeçar baldios,osalguns delesOàsatomargens de rios, como no trabalhos. de autorização junto com a inauguração Centrovazio de serve caso doocorreu Piraí. Na área urbana, qualquerdo espaço Educação Infantil Bianca Carolina Pinheiro. para que entulhos sejam descartados e em alguns casos O processo de recapeamento da via vai iniciar jogadoscom diretamente nos Materiais com as chuvas a correção darios. drenagem, comque substituição de tubos e implantação mais bocas de lobo. A rua têm como destino a rede dededrenagem pluvial. sofrerá um alargamento e todo o asfalto existente Outra questão estápor relacionada as queimadas será removido, processo com de frisagem, com de a aplicação deenova O trechode a ser colmeias de abelhas o usocamada. indiscriminado agrotóxicos. revitalizado será a partir da rua Leopoldo Beninca, Responsáveis polinização maioria das plantas na saídapela do binário, até oda entroncamento com a de rua Eugênio Gudin. proporcionam, além do mel, nossa natureza, as abelhas empreiteira responsável pela obra é a importanteAequilíbrio para o meio ambiente. Neste ano, no empresa Adrimar, que também venceu a licitação Brasil, foram 50 milhõesasderuas abelhas mortas por causa para pavimentar Catharina Baumer e do uso Eugênioantes Gudin.doOsperíodo trabalhos vias devem de agrotóxicos de nestas florescimento da soja. iniciar no início do próximo mês. Os recursos para Fatos estes preocupam, diante da irresponsabilidade ascomo pavimentações são do empréstimo contraído pela Prefeitura juntocomo ao Banco do Brasil.é estar atentos de pessoas. Nosso papel, comunidade, Além destas vias, outras estão mapeadas para para evitar que tragédias, desde as locais, como enchentes serem realizadas com estes recursos, como a ocasionadas peloJonck, lixo nos rios, até de abelhas, tão Sebastião Alberto Vincia eextinção Arthur Hille, no entordo daaUnidade de Saúde Vila Nova ainda importantes para sobrevivência humana. Fica1;aereflexão. outras vias que servem linhas de ônibus, como a Dante Nazato, Rudolf Baumer e Heinz Zietz.

EXPEDIENTE Notícias da Vila é um informativo mensal para a região oeste de Joinville. TIRAGEM: 5 mil exemplares. Diretor: Elpídio Zimmermann. Impressão: Gráfica Uma; Distribuição Gratuita. Contato Comercial: 3439-0288 ; 99191-8009, com Elpídio Zimmermann (e-mail: elpidiozim@gmail.com)

www.facebook.com/jornalnoticiasdavila

noticiasdavila@hotmail.com

egurança, educação e saúde, quando se trata de política essas três áreas são as mais lembradas. Inevitavelmente ausência ou precariedade de um dos serviços, os outros sofrem reflexos. Porém, o sentimento de insegurança talvez seja o ma em nosso dia a dia. Pois, algumas pessoas conseguem buscar alternativos para a educação de seus filhos ou então para aten médico, mas todos ficamos expostos à insegurança; afinal, vive Adilson Girardi, vereador em comunidade, frequentamos diferentes lugares e podemos s surpreendidos. NãoNova culpoestá os agentes de segurança porque essa re izer que o Vila abandonado é sinal de Nossa população cada dia maiorou e, vai em na matemática a pessoa estáédesinformada, conversacontrária recursos humanos materiais decriticar nossa para polícia são reduzidos. dos outros, ou equer mesmo prejudicar alguém. Nos últimos anos muitas ações aconteceram noentidade Tenho defendido, em cada oportunidade, para que bairro. Abaixo algumas delas: e comunidade joinvilense demonstrem sua força e união, cobra Conclusão das desapropriações para o binário do direitos. Não podemos ser considerados “grandes” apenas em Vila Nova; obras complementares do binário (iluminação a pujança deve reverter em maioresdoação investimentos e projeto pública, pontos de se ônibus, sinalizações); do do governo do Estado.da Por exemplo, há o compromisso da rea terreno para construção Escola Bailarina Liselott Trinks; implantação de pontes de na Estrada concurso para a contratação deconcreto mais agentes de segurança. Q dosdos Portugueses, Estrada dos Morros, Estrada Arataca, selecionados virão para Joinville? Se não nos mobilizarmo Estrada do Salto 1 ea Estrada Dedo Guilherme novamente será quinta roda da Grosso, carroça, rua recebendo uma qua Zilmann; reforma da ponte sobre o rio Piraí; reforma da profissionais muito aquém escola João Melhooz; reformadae demanda. ampliação das escolas NossaSoares segurança está Stock na UTI.Júnior; Porém, o antídoto Senhorinha e Emílio reforma e encontrapolíticasda públicas, acesso Tank; à educação deequalidade, ampliação escola no Bernardo reforma ampliaçãopara qu do humano CEI Sigelfrid Poffo;sua reforma da escolana Anaburgo; não ache “oportunidade” vida do crime. Infelizm Reforma e ampliação da Unidade Vila Nova solução ainda está distante, poisde osSaúde municípios, com sede; os poucos reforma das Unidades de Saúde Anaburgo e Vila Nova que possuem, ficam limitados em investimentos. Afinal, de cad Rural; reforma da Escola Valentim João da Rocha (em produzidos em uma cidade,de apenas R$ 17Infantil permanecem, obras); construção do Centro Educação Salete o rest (a maior parte) é destinado às esferas Federal e estadual. Na f Konescki (310 vagas); construção do Centro de Educação Infantil Novapúblicas, Vila (310aumenta vagas);areforma da escola rural o sistem políticas criminalidade e incha-se Padre Nos Carlos, reforma da escola Maestro Francisco Manoel primeiros dias do mês de junho nos deparamos com a da total Silva;doconstrução da Unidade de Saúde Vila Nova 1; Presídio Regional de Joinville, devido sua superlotação construção da quadra de esportes coberta da escola Arinor precárias condições estruturais. ninguém pode ser Vogelsanger; pavimentação da ruaAssim, dos Suíços em mais parceria à unidade. Se a criminalidade cresce e, diariamente, pessoas s Estado/Krona; recapeamento da rua Bento Torquato da o querecapeamento fazer? O prédio deruas Joinville projetado para abrigar Rocha; das JoãofoiMiers, Sebastião Jonk 611 (trecho), WaldemarPorém, Hesse,quando Márciode Luckow, Evaldo Eilcholz, e 53 mulheres. sua interdição, chegou-se a Maria de Lourdes Bachtold, das Purpuratas; implantação homens e 86 mulheres. de drenagem, base e subbase para a pavimentação da rua Em nosso País não há pena de morte e nem prisão perpétu Rudolf Baumer, rua Maria Santa Correa e rua Francisco em algum momento falhamos no atendimento ao ser humano e Moser; Drenagem e preparação para a pavimentação precisamos as consequências no sis de políticas 100 ruaspúblicas, no sistema de lajotasreparar em parceria com os prisional. implantação Inchá-lo de internos e deixá-losde ociosos, não recupera moradores; de equipamentos ginástica para a comunidade rural Santo Antônio; pavimentação das nem ninguém. Educação, cultura e trabalho devem ser oferecid ruas Hermínia Penski e Guilherme Zilmann; instalação prédios. Para quando a pessoa for liberta, enxergar para além de quatro lombadas na Rodovia do Arroz; instalação de do crime, encontrar trabalho e seguir em frente. Assim, uma mi semáforo no binário com rua Rudolf Baumer; implantação para oentre sistema prisional, média na de retornaria linha de ônibus o Vila Nova ediferentemente o Terminal do da Nova que atualmente de 80% dedo reincidência. Inclusive, enquanto Brasília, passando épelo Morro Meio, aquisição de mais uma patrola e umIndustrial rolo compactador osvivenciar trabalhoso da Penitenciária de Joinville,para pude poder tran Subprefeitura; ampliação da iluminação pública na região para o ser humano quando posto em prática essas atividades; rural; limpeza desassoreamento do rio Águas unidade, deecada 100 pessoas libertas, apenasVermelhas. 19 voltavam a Neste mês foram homologadas as licitações para as Aguardamos para que mais se levantem, entendam a obras de recapeamento da rua XVvozes de Novembro e para e capacidade que os municípios têm, e façam uma reforma pavimentação das ruas Catharina Baumer e Eugênio Gudin. par maior parte de nossos impostos permaneçam nas cidades Temos que admitir. Se isso é abandono, é melhor mudar e po o conceito da palavraa no dicionário. que ainda há de geridos conforme realidade local,Sabemos não por meio de sobras muito para melhorar e estamos trabalhando para isso. e decisões tomadas em Brasília.

D


Informações Gerais

FESTA DO VILA NOVA

F

ELEIÇÃO CONSEG adiada

Elpídio Zimmermann elpidiozim@gmail.com

AGENDA JUNHO 2019

03 – (segunda) Reunião Associação de Moradores oram enviados ofícios ao Prefeito e à banda do CBVJ Mirim, para abertura da festa no dia 6 de Vila Nova, 19:30h, no Colégio Liselott Trinks. julho às 9h. Associações de Moradores, como Vila Nova, Nova Vila, Amigos do Irineu e amigos 04– (terça) Reunião do Conselho de Saúde, Na do Anaburgo já se manifestaram participar da festa na Gastronomia. e outras Escola Por determinação de Portariapara do Poder Executivo Municipal a EleiçãoEscolas do CONSEG, que seria dia 17 Valentim João da Rocha, 19:00h, na Rua XV de novembro. entidades estão preparando várias apresentações. Interessadas devem se inscrever no SESC, de março, foi adiada.Seguindo a Portariaem dopatrocínio Prefeito, que solicita o cancelamento 05 – (quarta) Reunião Associação Moradores Nova com Vanderlei (996710421). Comércio interessado entrar em contato com Júliode eventos com “ Se vocês Vila, Miers, 410. se aglomeração de pessoas nas unidades de ensino, e para minimizar a possibilidade de contágio pelo19:30h, na Sede, Rua João (984627769). A contrapartida será propaganda gratuita durante a festa. 07 – (Sexta) Reunião Associação Moradores esquecerem do COVID19, em acordo entre Conseg, Escola e chapas candidatas, decidimos suspender a eleição. Anaburgo, 19:30h, na Escola Municipal. SENHOR, seu 07 – (Sexta) Reunião Associação Moradores Esta medida é para garantir a segurança do maior número possível de pessoas. Estrada dos Morros, 20h,Deus, na Residência do sr. e seguirem Acácio Schroeder. outros deuses, INGREDIENTES: 08 – (Sábado) Feira de Artesanatos, Brechós e 1 xícara de chá de farinha de trigo (160 gramas) Gastronomia ao lado do Terminal de ônibus os servirem e osdo Vila 1 colher de café de fermento químico Nova das 10h às 16h, com apresentações culturais 1 pitada de sal e espaços para crianças.adorarem, eu lhes 60 gramas de manteiga sem sal em temperatura 11 – (Terça) Reunião do Conselho de hoje Segurança, asseguro que ambiente (um terço de xícara de chá) Na Escola Valentim João da Rocha, 19:30h, na Rua Edital de convocação Associação de Moradores Amigos da vocês certamente 100 gramas de queijo muçarela ralado fino (1 xícara XV de novembro. Estrada do Sul e Blumenau – Vila Nova Rural de chá) 13 – (quinta) Reunião AMESB 19:30h, na Estação serão destruídos. 3 colheres de sopa de água gelada (45 mililitros) Joinville, 17 de março de 2020. da Saúde (André Inmentzsberger). Como as nações 1 clara batida 19 – (Segunda) Reunião Cavin e comissão para organizar a Festa dos 153que anosodo bairro SENHOR A Associação de Moradores e Amigos da Estrada do Sul e Blumenau (AMESB), comunica a todos os moraOPÇÕES DE COBERTURA 24 – (Segunda) Reunião AMAR XV na Escola dorespicante que estão abertaspreto as inscrições de chapas. Assembléia Ordinária para votação da Nova Diretoria da Assodestruiu diante de Sal, páprica ou gergelim Bernardo Tank, 19:30h ciação de Moradores ocorrerá na quinta-feira 09/04/2020, local da reunião será na Escola Padre Carlos, Estrada vocês,Rural assim vocês 27 – (quinta) Reunião Conselho de Saúde, Blumenau, Bairro Vila Nova, horário às 19h00min. 14h, na Estação da Saúdetambém (André Inmentzsberger). perecerão, As inscrições iniciarão emcoloque 01/04/2020 encerrando-se no dia 07/04/2020 e deverão ser realizadas na Rod. MODO DE PREPARAR: No processador, porque não 108dekm 14, (horário atendimento 1 xícaraSC de chá farinha de trigo, 1de colher de café de : 2ª a 6ª feira 09hs as 12 hs e 14h às 17h - Vanessa (1ª Secretária da fermentoAMESB). químico, A 1 pitada deserá sal erealizada pulse rapidamente. quiseram obedecer eleição independente do número de moradores presentes. JULHO 2019 Junte 60 gramas de manteiga sal em temperatura Para maioressem informações ligue: (47)3439-5340 – Vanessa Macoppi. à voz do de SENHOR, 01– (segunda) Reunião Associação Moradores ambiente, 100 gramas de queijo muçarela ralado fino e Atenciosamente, Vila Nova, 19:30h, no Colégio Liselott processe por 1 minuto despejando aos poucos 3 colheres seu Deus.”Trinks. a folha de papel manteiga que está em cima da massa 02 – (terça) Reunião do Conselho de Saúde, Na de sopa de água gelada (ou até ficar uma farofa levemencom uma faca corte retângulos de 4 centímetros x 3 Escola Valentim João da (Deuteronômio, Rocha, 19:00h, na Rua XV MarcoseTrapp - Presidente da AMESB te úmida). centímetros. Distribua os retângulos de massa em uma de novembro. 8:19,20) assadeira, pincele 1 clara batida, salpique uma das op03 – (quarta) Reunião Associação Moradores Nova Transfira a farofa para uma folha de papel manteiga, ções de cobertura e leve ao forno preaquecido 180° C por Vila, 19:30h, na Sede, Rua João Miers, 410. aperte a farofa com as mãos para que junte e fique uma 25 minutos ou até dourar. 05 – (Sexta) Reunião Associação Moradores massa compacta. Coloque outra folha de papel manteiga Anaburgo, 19:30h, na Escola Municipal. por cima e passe um rolo até que a massa fique com 4 02 – (segunda) Reunião Associação de Moradores Vila Nova, 19:30h, no Colégio 03 – (Sexta) Reunião Associação05/06/07 Moradores dos Morros, 20h, na na (FimEstrada de semana) Festa do Colono milímetros de espessura. Leve à geladeira por 30 minuLiselott Trinks. Residência do sr. Acácio Schroeder. Sociedade Piraí, Salão Jacob, Estrada Comprida. tos, depois desseReunião tempo, retire da geladeira, descarte RETIRE DO ESFRIAR E SIRVA. 03 – (terça) do Conselho de Saúde, Na Escola Valentim João daFORNO, Rocha, DEIXE04 – (Sábado) Feira de Artesanatos, e Gastronomia ao ladodedoSegurança, Terminal 09 – Brechós (Terça) Reunião do Conselho 19:00h, na Rua XV de novembro. de ônibus do Vila Nova das 10h às 16h, com apresentações culturais e espaços Na Escola Valentim João da Rocha, 19:30h, na Rua 04 – (quarta) Reunião Associação Moradores Nova Vila, 19:30h, na Sede, Rua para crianças. XV de novembro. João Miers, 410. 08 – (Sexta) Reunião Associação11Moradores 19:30h,19:30h, na Escola – (quinta) Anaburgo, Reunião AMESB na Estação 06 – (Sexta) Reunião Associação Moradores Estrada dos Morros, 20h, na Municipal. da Saúde (André Inmentzsberger). Residência do sr. Acácio Schroeder. Reunião Associação Moradores VilaAssociação Nova, 19:30h, no Colégio LOCAL: RUA RICARDO BAUMER 06 53– -(segunda) VILA NOVA 12 –de (Sexta) Reunião Moradores 11 – (Terça) Reunião Associação Moradores Anaburgo, 19:30h, na Escola Liselott Trinks. Estrada dos Morros, 20h, na Residência do sr. Municipal. (terça) Reunião do ConselhoAcácio de Saúde, Na Escola João reais da Rocha, Schroeder com Valentim paella a 25,00 por Estamos fechando uma loja que trabalhava com aluguel de roupa de noivas07e–daminhas. 12 – (quinta) Reunião AMESB 19:30h, na Estação da Saúde (André 19:00h, na Rua XV de novembro.pessoa. Inmentzsberger). ESTAMOS VENDENDO ESTOQUE, COM ÓTIMOS PREÇOS. 08 – (quarta) Reunião Associação 19:30h, na Sede, Ruae 13Moradores – (Sábado)Nova FeiraVila, de Artesanatos, Brechós n 14 Vestidos de Feira daminha: preço único 90,00/vestido - pagamento em dinheiro – (Sábado) de Artesanatos, Brechós e Gastronomia ao lado do Terminal João Miers, 410. Gastronomia ao lado do Terminal de ônibus do Vila n de Vestidos deVila noiva: deàs600 3.000 reais - pagamento em dinheiro ônibus do Novapreço das 10h 16h,até com apresentações culturais e espaços 16 – (quinta) Reunião AMESB 19:30h, na Estação da Saúde (André Nova das 10h às 16h, com apresentações culturais crianças. n para Sapatos: 15.00 o par - pagamento em dinheiro Inmentzsberger)(Eleição nova Diretoria). e espaços para crianças. – (Quinta) Reunião Conselho de Segurança, Escola Valentim João n 17 Biju, coroas, brinco,dobracelete: a partir de 10Nareais - pagamento emdadinheiro 16 – (quinta) Reunião Conselho Rural de Saúde, 14h, na EstaçãoRural da Saúde 25 – (quinta) Reunião Conselho de Saúde, Rocha, 19:30h, na Rua XV de novembro. 14h, na Estação da Saúde (André Inmentzsberger). ENVIE UM WHATS PARA 88038751 E AGENDE UM HORÁRIO PARA VER AS PEÇAS. (André Inmentzsberger). 19 – (quinta) Reunião Conselho Rural de Saúde, 14h, na Estação da Saúde 29 –na(Segunda) ReuniãoTank, AMAR XV na Escola 27 – (Segunda) Reunião AMAR XV Escola Bernardo 19:30h *ATENDIMENTO SÓ COM HORA MARCADA (André Inmentzsberger). Bernardo Tank, 19:30h 30 – (Segunda) Reunião AMAR XV na Escola Bernardo Tank, 19:30h

IMPULSO DIVINO

RECEITA / BISCOITINHO DE QUEIJO MUSSARELA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

AGENDA PARA MARÇO

AGENDA PARA ABRIL

CARLA MERKLE

Relacionamento próximo. Aproveite esse e todos os benefícios da Acredicoop. Seja um cooperado.

acredi.coop.br


6/7 vila -- JOINVILLE, joinville, JULHO MarçoDE de2019 2020 6/7 -- Notícias Notícias da da Vila

Vereador vai pedir ajuda de deputado federal para dragagem do Águas Vermelhas

Foto adilson girardi

FOTOS FERNANDO ANGELO CONSTANTINO

do rio. Acompanhados por mais três moraEquipe vistoriou condições dores do Vila Nova, registraram imagens de assoreamento do rio dos principais pontos de estrangulamento e dos diversos obstáculos, como galhos em roteiro de barco de árvores, que impedem uma melhor vazão do Águas Vermelhas. até o Piraí O processo para dragagem do rio está em fase de licenciamento ambiental, mas o Na manhã desta quinta-feira o vereaprincipal entrave é a liberação de recursos dor Adilson Girardi (SD) e o assessor do a obra. encaminhar A Câmara de Vereadores de Joinvil-para executar Cada uma“Vamos das nove bancadas partideputado federal Coronel Armando, Edipedido para o deputado Cel Armando para le realizou no dia 10 de março Sessão dárias da Câmara escolheu uma mulher vam Joubert Rosa, percorreram de barco que envide esforços junto à Defesa Civil esSolene para homenagear mulheres receber a distinção. Pelo partido aproximadamente 10 km do rio Águas Ver- datadualpara e nacional para liberar os recursos cidade com a medalha Justina Fachini. Solidariedade, o vereador Adilson Gimelhas, trecho entre a ponte na rua XV de necessários para a dragagem, que é muito O evento ocorre todos por oca-importante rardipara escolheu a Pastora Joceli Novembro, no Vila Nova e oos rio anos Piraí, para os moradores de toda re- Ribeiro, sião da as passagem Internacionalgião Oeste da Igreja do Evangelho Quadrangular verificar condições do de Dia assoreamento de Joinville”, afirmou.

Evento realizado na Câmara de Vereadores contou com presença de grande público

Pastora Joceli Ribeiro é homenageada com a Medalha Justina Fachini

da Mulher, comemorado dia 8 de março.

no bairro.

Com atuação destacada nos últimos 33 anos no Vila Nova, pastora Joceli inaugurou os trabalhos da Igreja no bairro no ano de 1986. Desde aquela época atua junto às famílias da região, tendo ampliado os trabalhos para os setores do Anaburgo e loteamento Nova Vila.


Foto divulgação

CIDADANIA no bairro vila nova Nestes tempos em que é mais fácil reclamar do que ajudar, um belo exemplo de cidadania nos dá o amigo Valdemiro Venturi. Ele adotou uma praça ao lado de sua casa e desde então vem realizando a manutenção. “Acho que se cada um contribuir um pouquinho é possível melhorar o lugar em que vivemos”, disse Venturi. Parabéns!


8/9 - Notícias da vila - joinville, Março de 2020

Prefeitura inaugura Carolina Pinheiro n

Unidade é a segunda a ser entregue na gestão 20172020 no bairro. São mais 310 vagas para a educação infantil

A inauguração do Centro de Educação Infantil Bianca Carolina Pinheiro no bairro Vila Nova representa o dobro de unidades que existiam em 2017 na região. Com a entrega desta unidade e do CEI Salete Konecki são mais de 600 novas vagas na educação infantil para o bairro. A solenidade teve presença de grande público e contou com a presença do prefeito Udo Döhler, vereadores, secretários municipais, alunos, professores e comunidade.

A família da homenageada esteve presente e o discurso da mãe de Bianca, professora Elisete Borba Pinheiro, emocionou a todos. A homenagem a Bianca Carolina Pinheiro foi proposta pelos vereadores Adilson Girardi e Maurício Peixer, com aprovação por unanimidade na Câmara de Vereadores. Bianca cursava o quinto ano do ensino fundamental, na Escola Karin Barkemeyer, quando sofreu acidente na rua XV de Novembro.


a CEI Bianca no Vila Nova

Fotos rogerio da silva/secom


10/11 - Notícias da vila - joinville, Março de 2020

Leila Machado Cabelo e Estética:

15 anos de profissionalismo no Vila Nova O salão envolve toda a família no dia a dia de trabalho

E

e fr a

Um dos espaços de beleza mais conhecidos do Vila Nova completa neste mês de março 15 anos de atividades. O salão Leila Machado, Cabelo e Estética, envolve toda a família no dia a dia de trabalho. Em 29 de março de 2005 Leila iniciou em companhia de uma manicure. O marido, Célio, veio em 2008. Desligou-se de emprego formal na indústria para apostar no negócio próprio. Logo se especializou em alisamento e venda de manutenção para tratamento capilar. O filho Richard Machado começou a gostar da profissão dos pais com 11 anos e aos 12 fez o curso de barbeiro. Hoje, com 16 anos, toca o espaço masculino anexo ao salão. Nestes 15 anos, a equipe cresceu, ampliou os espaços, e é especialista em cortes (visagismo), colorimetria (transformação e correção de cor), loiros, penteados (noivas e festa), espaço para unhas com profissionais sempre atualizadas, espaço de estética, tratamentos faciais (acne, melasma, rejuvenescimento, linhas de expressão, olheiras, controle de oleosidade, tratamentos corporais, celulite, estrias, gordura localizada, retenção de líquidos, fibrose, micropigmentação, depilação a laser, depilação com cera, depilação egípcia, Espaço da noiva, colocação de mega hair e barbearia. O salão Leila Machado está localizado na rua Joaquim Girardi, 62, Vila Nova. No Instagram o endereço é @leilamachadocabeloeestetica e @barbearia.richardmachado.


Panorama Rural EQ

Onévio Antônio Zabot Onévio.zabot@terra.com.br Onévio.zabot@terra.com.br

OPERAÇÃO VILA NOVALÍRIO DOS AMARELO JARDINS

uem não se lembra da famosa à vizinhança. Mudas daquiBotânico e insumos O gargalo, entretanto pronta; agora, apenas dez”. - aonde a Paulo, na Plantarum – um Jardim particular -, m visita à FECAPLANT – Feira Catarinense operação lírio amarelo? Dia dacolá. A parceria com as escolas toque de caixa -, arranjar 240em milcrise, mudas No momento, o mercado está mesmo mesmo assim conserva sólidas raízes com a sua Hansa de Flores e Plantas Ornamentais -, na vizinha Mundial do Meio Ambiente, 5 – a salvação. de lírio amarelo. Osmar de Oliveira da “É o que assim leva adiante o projeto. Enfático pondera: Humboldt, como era conhecida Corupá em priscas eras. Corupá, eis que me deparo com Ademir de junho, o start. Um sucesso. da Agricultura coordenação de parques e jardins dá sei fazer”. Emprega dezoito colaboradores. A floricultura AEquipe presençada daSecretaria floricultura Possamai no evento, Possamai. Num 1998, belo stand exibe plantas ornamentais Pasmem! Em apenas 7 minutos e e Meio Ambiente e da FUNDEMA um jeito. Cata aqui, cata alhures. tem disso: é intensiva em capital, mão de Por obra e em certo sentido, não surpreende; pois, competência, produzidas no sítio da família – Floricultura Possamai -, quinzePiraí. segundos, duzentas e quarenta elaboram planejamento estratégico fim, a Agrícola daimportância, Ilha colabora. Feixes tecnologia; daí sua não apenas social, mas dedicação e capricho é marca registrada da família. na estrada mil mudas de lírio amarelo foram simplificado. Esmiúçam. Detalham a pequenos, à capricho. sobretudo econômica. E porque não ambiental?! Lembro-me bem de Delírio Possamai, o patriarca. A FECAPLANT consolidou-se como uma das Isso mesmo. operação. Nada podia falhar. EngajamData marcada, no horário A cadeia da floricultura movimenta negócios dentro Arrozeiro, conduzia as lavouras com esmero, maistransplantadas. importantes feiras de paisagismo no Um sul do Brasil. recorde, digno do Guinness World. se as empresas do entorno, alunos da combinado, aportam ônibus lotados. e fora da porteira. À montante: a demanda por insumos, alcançando excelente produtividade. Convivemos nos Espécie de oásis de plantas ornamentais. Diferente, Iniciativa do então prefeito Luiz rede municipal e secretarias correlatas: Alunos postam-se. Placas sinalizam o máquinas, equipamentos e instalações, e à jusante: bons tempos da ACARESC, década de 1980. Havia um portanto, da Festa das Flores - mais tradicional -, que Henrique da Silveira. Como de hábito, Educação, Infraestrutura, Companhia de local, o nome escola. Feixes de mudas embalagens, utilitários, sementes e mudas, projetos tem como carro-chefe as orquídeas. grupo de arrozeiros na comunidade da Anaburgo e Piraí. fora incisivo: - Temos que mudar Urbanização (CONURB)Eugênio e distribuídos. 9 horas de paisagismo.Como Além decombinado implantar-se, -jardins exigem O local de realização: Seminário Sagrado a Além de Delírio destacavam-se: Backmann, “cara” da avenida Santos Dumont. A Regional Norte. em ponto -, espocam foguetes. Num manutenção. Amanhos constantes, portanto. Coração de Jesus, sem dúvida, um monumento à fé Antenor Menestrina, José Silvio Kurtz, o Juca, e Osmar, n Natrecho série de visitas pelo vereador Adilson a empresários da região, dorsalmente a zona norte, prioritário: darealizadas rua Tuiuti lampejo, principia aGirardi refrega. à Ressalte-se: a arte e à técnicaTodos da jardinagem João O Giosalle, Faustino Buzzi entre outros. Alguns dosavenida imigrantes,corta engrandece o evento. Surpreende os em maio foi adovez da empresa Sementes Macoppi. Localizada naDois Rodovia doouArroz, rural do bairro Vila Nova,dea protagonistas. empresa familiar tem à aeroporto de Loyola até ao aeroporto. quilômetros, lado região a de obra. Supervisores acompanham. Mal Gera envolve uma plêiade significativa continuam na ativa, outros desistiram mudaram visitantes. Equivale aoCarneiro que há de melhor na Europa. a rua João Colin. À época, entulhos lado da avenida. Largura: dois metros. dá tempo de respirar. Novo foguetório. E exige, sobretudo,do qualificação. da famíliado Possamai. De outro lado, Corupá, Macoppi, preserva raízesehistóricas rente o agricultor Ordival atende clientesramo, de caso Joinville, Estado de Santa Catarinaemprego. e alguns estados Brasil. Em outubro deste amontoavam-se aoalongo do percurso; Coube àprivilégio regional preparar o aterreno: Operação encerrada. Ojardim cronômetro Obviamente, um belo faz a diferença. Eleva Tive o de acompanhar floricultura associadas à floricultura. Ali, família Seidel, tornouano, a Sementes Macoppi completa 30 anos de atuação e será homenageada com Sessão Especial na Câmara de Vereadores. em geralmundial. despejados na calada da noite. remoção de entulhos, colocação registra feito inédito: sete da minutos e tudo; o ânimoodas pessoas. A origem palavra diz na largada. Belo dia conversávamos sobre de plantas se referência Há uma espécie de orquídea Hábito abominável. terra de jardim e adubação. Enquanto quinze segundos. provém do hebraico – gam (acolher, proteger) e éden ornamentais, nicho de mercado. Os desafios. A batizada com o nome do comendador Alvino Seidel, o da solicitação, fomos isso, em 19 escolas, 3.200 alunos Depois daquela, outras operações (delícia, prazer). propriedade, grande parte de várzea, daí as arrozeiras. patriarca.Em Em face sua época percorreu o Brasil inteiroàà caça luta. Reúne-se um grupo de trabalho foram preparados para a empreitada. foram realizadas: na avenida A família Possamai, portanto, aBeira-Rio, exemplo de Mesmo assim ousam. Iniciam a produção na parte de orquídeas. Daí a preciosidade da coleção preservada adrede constituído. Ação ousada. Aprendem a fazer mudas, amanhar o levada a termo pelos escoteiros (60 emil outras que se dedicam à produção de flores plantas alta. Drenam a baixada. O aprendizado: Ademir pela família. Donato, herdeiro, à frente. Como conduzi-la, porém, e em que solo e plantar lírio amarelo. Gabarito mudas) e outra no bairro Nova Brasília reconhece isso, foi algo permanente: - “Depois de ornamentais, contribui não só para o bem-estar das Também de Corupá projetou-se Harri Lorenzi, proporções? Um tanto.botânicos adrede serve para demarcar (120 mil mudas). vinte e doispreparado anos ainda estou aprendendo, afirma com pessoas, mas, sobretudo para a proteção da natureza. Engenheiro Agrônomo, umdesafio dos maisenotáveis Recursos escassos. Tempo exíguo. Haja o terreno. Vinte centímetros entre Cenário a floração do comum a modéstia que lhe é própria”. Cita a grama preta anã, Mãe naturezagratificante: - bem comum dos povos -, bem da atualidade, referência em publicações sobre flores e criatividade! Vem-me à mente a lição mudas e linhas. lírio amarelo. Meados de novembro. A especialidade. “Antes levava até 18 meses para estar de toda a terra. Alvissaras! plantas ornamentais. Radicado em Nova Odessa, São

EMPRESA FAMILIAR

de Manoel Mendonça, então Secretário de Infraestrutura Urbana que antes fora administrador da regional no Vila Nova. Certa feita alguém da família recebe uma visita inesperada. Visita de compadre, fato corriqueiro nas bandas de Jaguaruna. Conversa vai, conversa vem, dirige-se à cozinha. Pede à esposa que faça um café. Corre um bocado de tempo, e nada. Incomodado, a interpela: - Cadê o café? Ora, responde a esposa, como fazer café se não tem pó? Simples, responde. Pedi apenas o café, o problema do pó é teu. - Se vira! E se virar naqueles tempos bicudos significava recorrer à vizinhança. No caso da operação lírio amarelo não foi diferente. Recorremos

O CRAVO E A ROSA Alunos da Escola Municipal Emílio Stock Júnior realizaram trabalhos de arte e demonstraram sua criatividade com cartolina, papel, seda e muitas cores. Intitulado O Cravo e a Rosa, o trabalho dos alunos fez sucesso na escola.

avenida antes uma alameda entulhada expressa nuances de rara beleza. Curiosidade: a escolha do lírio amarelo deu-se por indicação de José Henrique Loyola, então vice-prefeito. Em frente à Cia Lepper, ali na BeiraRio, havia um canteiro de lírios floridos. Passa um turista, bate uma foto e retornando à Europa -, a envia para a empresa. Enaltece a iniciativa. Em razão do fato, Loyola provoca o setor de parques e jardins: - Por que não ajardinar a cidade toda? Por essa época surge o Festival do Hemerocallis. Todos vibram. Joinville cidade das flores. E os lírios, e suas multicores - encantam.

FOTOS DIVULGAÇÃO


12/13 - Notícias da Vila - JOINVILLE, JUNHO DE 2019 12/13 - Notícias da vila - joinville, Março de 2020

Giro Máximo

FOTOS DIVULGAÇÃO

JEAN BALBINOTTI

Foto Renan Girardi

jean.balbinotti@gmail.com

A INVASÃO DOS HÍBRIDOS

O

NOVO RAV4

conceito não chega a ser uma novidade, mas a profusão dele por parte da indústria automobilística tem sido cada vez maior e revela um cenário desafiador para os carros híbridos. Para quem desconhece o significado, híbrido é o modelo de carro que funciona com duas fontes de força em vez de uma, como se vê nos carros convencionais. Além do motor a combustão, que pode ser a gasolina, etanol ou diesel, o carro tem outro propulsor, que é elétrico e funciona com bateria recarregável. Lançado no Japão há 22 anos, o Toyota Prius foi o primeiro veículo híbrido produzido em larga escala no mundo. Mudou percepções e o status dos carros movidos a energia alternativa. Mais do que isso, virou protagonista e hoje faz muitas pessoas considerarem a eficiência energética de um automóvel como parte fundamental em suas decisões de compra. Presente no Brasil desde 2013, o Prius está em sua 4ª geração. Além da Toyota, as fabricantes de veículos BMW, Renault, Ford, Mercedes-Benz e Mitsubishi também oferecem opções de modelos híbridos no mercado nacional. O grande problema ainda é o custo elevado, o que acaba afastando o consumidor de menor poder aquisitivo de uma eventual compra. Pelo menos, há um movimento da sociedade no sentido de dar suporte aos proprietários veículos ecologicamente sustentáveis.

CORREDOR ELÉTRICO

Com o objetivo de avaliar os impactos do abastecimento A Toyota do Brasil anunciou no último mês a chegada da quinta geração do RAV4, de veículos elétricos no sistema de energia em Santa Catarina, considerado o SUV mais vendido no mundo. Além da nova arquitetura global a Celesc, em parceria com a Fundação Certi, já instalou sete Toyota (TNGA), traz motorização híbrida auto recarregável; sistema de tração eletropostos no Estado. O trecho coberto por abastecimento inteligente nas quatro rodas (AWD); e sistema de segurança ativa “Toyota Safety 100% elétriconunca da Celesc tem trabalhado cerca de 300 na km agricultura. de extensão e está Uma experiência que começou acanhada, na dúvida, acabou dando certo. Robson Niering havia Sense”(TSS). O modelo está disponível em toda a rede de concessionárias Toyota entre os maiores em operação no Brasil. Mas teveaforça o conhecimento, aperfeiçoar, e hoje comemora bons resultados com o cultivo de hortaliças no Brasil partir de do vontade dia 13 de para junhobuscar nas versões S Hybrid e SXse Hybrid. Os preços O corredor elétrico é formado por três postos de abastecimento são de R$ 165.990,00 e R$ 179.990,00, respectivamente. no modelo de hidroponia. Comercializa mais de 25 mil unidades por mês e garante que ampliar a produção. rápido — há comespaço unidadespara em Florianópolis, Porto Belo e Araquari

hortaliças no modelo de hidroponia

—, além de quatro estações semirrápidas, localizadas em Joinville, Blumenau e nas sedes da Certi e da Celesc. As bases permitem que um motorista percorra cerca de 300 quilômetros de estradas com abastecimento exclusivamente elétrico.

FIQUE LIGADO

Quando comparado a um veículo convencional, o híbrido Toyota Prius emite cerca de 40% menos CO2 (gás carbônico), enquanto a economia de combustível do modelo, se confrontado com um carro de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

LEXUS A Lexus anunciou, no ano passado, que será a primeira marca a ter um portfólio composto por carros 100% híbridos no Brasil. O portfólio da marca já contempla os modelos CT 200h, LS 500h, NX 300h e o recém-lançado UX 250h, todos equipados com motorização híbrida.


Atleta busca segundo título na carreira em competição de fisiculturismo em Blumenau JEAN BALBINOTTI - Jornalista A história do fisiculturista Eder Lima, de 32 anos, morador do bairro Vila Nova, em Joinville, vai ganhar um capítulo importante na próxima semana. É que no dia 7 de março, ele vai participar de um evento de fisiculturismo organizado pela National Amateur BodyBuilding Association (NABBA) Brasil, no município de Blumenau. A cidade do Vale do Itajaí, aliás, traz boas lembranças para o atleta nascido em Lages e radicado em Joinville. Foi em Blumenau, há pouco mais de três meses, que Eder faturou o seu primeiro título na carreira de atleta profissional. À época, ele disputou o Mr. Blumenau (Aberto Nacional) e ganhou na categoria Bodybuilder para atletas de até 95 quilos. Foi a sua primeira aparição pública, a qual impressionou atletas que já vinham buscando esse título há três anos e quase levando o Overall. Agora, competirá na mesma categoria, mas no peso de até 100 quilos. “Eu amo esse esporte, sempre quis viver disso e agora tenho a oportunidade de conquistar mais um título em Blumenau. É claro que não será fácil, temos de respeitar todos os companheiros, que formam uma grande família e se ajudam no back stage, mas vou lutar muito por esse reconhecimento e colocar o nome de Joinville em destaque outra vez”, reitera. Residindo em Joinville há oito anos, Eder decidiu começar a treinar em uma academia nessa mesma época com o objetivo de melhorar o condicionamento físico. Por ter estatura elevada (1m86cm), sentia-se rejeitado por algumas pessoas e tinha de conviver com brincadeiras de mau gosto.

Eder Lima (com sua equipe) vai participar de um evento de fisiculturismo organizado pela NABBA Brasil

“Eu era muito magro, sofria bullying no trabalho. Me colocavam apelidos e, onde eu ia, era motivo de chacota. Aí resolvi fazer academia para ganhar peso. Hoje, me sinto realizado, embora continue sofrendo dificuldades para receber apoio”, lembra Eder. A “virada de chave” aconteceu há dois anos, depois que Eder sofreu um acidente de motocicleta e machucou o músculo do ombro. Impossibilitado de treinar e competir, entrou em depressão e quase desistiu do sonho de ser atleta. Isso só não aconteceu porque ele recebeu o incentivo da esposa Eliane e de amigos, como o personal trainer Teddy Jones, os proprietários da Universal Fitness Academia, do bairro Vila Nova, Junior e Nita Calegari, e o coach Silvio Guimarães. “Eles foram pessoas muito especiais na minha retomada. Sem eles, não teria chegado até aqui. Devo isso especial à minha esposa, que me ajudou a reerguer, a enfrentar os dias mais difíceis e a não desistir de treinar porque não é nada fácil preparar o corpo e a mente para essas competições”, ressalta o atleta. O equilíbrio mental é, sem dúvida, um dos pontos chave na preparação de qualquer atleta profissional, destaca o personal trainer Teddy Jones, que tem 16 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento físico. Para ele, o nível de concentração para atingir o peso ideal exige um esforço sobre-humano e, se o atleta não tiver o suporte da família, dos amigos, dos treinadores, é capaz de deixar escapar uma grande oportunidade. “Muita gente acha que ficar grande é fácil. Não é! Tem muitas vertentes de treinamento e sofrimento, especialmente no estágio final antes de subir no palco do evento. Um atleta como o Eder não atinge a alta performance sozinho. Ele precisa do suporte de alguém para

cuidar da alimentação, por exemplo. Nas três semanas que antecedem o evento, ele só pode ingerir verduras, legumes e proteínas. Então, é muito difícil o período ao qual chamamos de desidratação”, explica Teddy. Júnior Calegari concorda com Teddy e acrescenta que a dedicação nos treinos é igualmente importante no processo de preparação. “Vejo que o Eder é um atleta de grande potencial e conta com o apoio de todos nós nessa caminhada”, pondera. Mas há outras dificuldades que são impostas ao mundo do fisiculturismo e, para superá-las, é preciso resiliência. Eder lembra que ainda hoje muitas pessoas relacionam o fisiculturismo a um esporte ligado ao uso de anabolizantes. Esse pensamento é totalmente equivocado, segundo Eder, e não reflete a realidade de um atleta profissional. “Hoje em dia, há um grande preconceito com o esporte. O pessoal não sabe o que a gente passa para chegar até aqui. Acham que você usa um monte de drogas para atingir seu objetivo. Poucos acreditam que você faz dieta, que faz tudo certinho, que a tua vida é

voltada para isso durante 24 horas. Infelizmente, ligam o bodybuilder ao uso de anabolizantes e isso não tem nada a ver. Precisa ter muita disciplina e força de vontade para atingir o nível de competição” pondera. Independentemente da desconfiança, Eder tem planos bem estruturados e espera em breve ser reconhecido na sua cidade, no seu Estado e no país que vive como um atleta de fisiculturismo. Dedicação e empenho para alcançar tudo isso não irão faltar. E com o apoio da comunidade joinvilense, ele espera alçar voos cada vez mais altos, ser referência para atletas iniciantes no bodybuilder e mostrar sua capacidade de superação. “Hoje, as pessoas olham para mim de outra maneira. Estão vendo que não faço isso por brincadeira ou por estética. Eu amo esse esporte demais”, complementa. Vale destacar que além de Teddy Jones, personal trainer; Junior e Nita Calegari, proprietários da Universal Fitness Academia; e Silvio Guimarães, coach; Eder é acompanhado atualmente pela fisioterapeuta Vanessa Medeiros; pela osteopata Rose Casas; e recebe o apoio nutricional da loja Mundo dos Suplementos.


O C O F #

14/15 - Notícias da vila - joinville, Março de 2020


em março sem taxa de matrícula Vila Nova - 3043-0297 Unidade Pirabeiraba - 3424-0935

Segunda a Sexta das 6 à Meia noite - Sábado 10 às 12 - 13 às 16 horas


16 -- Notícias Notícias da da Vila vila -- JOINVILLE, joinville, JUNHO MarçoDE de2019 2020 16 JUNHO DE 2019

Vida&Saúde

parabéns PARABÉNS PARABÉNS

Alcinéia AlcinéiaLeitzke Leitzke

NossosPARABÉNS parabéns NOSSOS NOSSOS PARABÉNS aos aniversariantes AOS AOSANIVERSARIANTES ANIVERSARIANTES 0101 –Nossos Diva Possamai – Diva Possamai parabéns aos 01aniversariantes – Daniel Passero do mês 01 – Daniel Passero

@alcineianutri @alcineianutri alcinutri@gmail.com alcinutri@gmail.com

0202 – Rodriane Passero – Rodriane Passero

01––Leticia Amarildo Faez 02 Escarpare 02 – Leticia Escarpare 01 – Romeu Schulz 0202 – Thyfani Andréia Pape – Thyfani Andréia Pape 02 – Júlia Briani Venturi

A O O

Adoçantes fazem bem à saúde?

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

tualmente muitas pessoas no comportamento ao consumo destes. de sódio são exemplos de adoçantes têm substituído o açúcar pelos Além disso, existem evidências sobre o sintéticos, extraídos do petróleo e que adoçantes, seja por motivo de adoçantes prazonoeóleo o de coco, apresentam diversos adversos. frio está chegando e com de ele surgemuso as gripes e os emelongo refogada a maçã pode virarefeitos um mingau doença ou pelo desejo de emagrecer. surgimento de câncer. Por este motivo Outros exemplos são o aspartame e frio está chegando e com ele surgem as gripes e os e refogada no óleo de coco, a maçã pode virar um mingau resfriados que prejudicam nossa produtividade. Para com aveia e o abacaxi pode ser assado. O que não podemos Mas seráresfriados que os adoçantes são há doses máximas permitidas por dia e, a sucralose que, quando utilizados que prejudicam nossa produtividade. Para com aveia e o abacaxi pode ser assado. O que não podemos prevenir essas doenças, nada melhor que melhorar a é comer menos verduras e frutas só porque está frio. saudáveis? Será que sãodoenças, efetivos nada para melhordentro disso, teoricamente nãomenos existemverduras eme alimentos quentes, podem prevenir essas que do melhorar é comer frutas só porque está frio. liberar imunidade, ou seja, aumentar as defesas naturais corpo. a Além disso, alimentos como cebola, alho, gengibre, o emagrecimento? Essas dúvidas riscos. Mas este ainda é um assunto compostos tóxicos. Por outro lado, a imunidade, ounutrientes seja, aumentar as defesas naturais do corpo. disso, alimentos comoem cebola, gengibre, Os principais que potencializam nosso sistema mel Além e própolis não podem faltar nossaalho, alimentação. acompanham o cotidiano de diversas bastante controverso, visto que alguns estévia é um adoçante natural, obtido Os principais nutrientes que potencializam nosso sistema mel e própolis não podem faltar em nossa alimentação. imunológico são: vitamina C (encontrada principalmente emno Brasil Estes propriedades e pessoas. tipos liberados sãopossuem proibidospotentes em de uma planta anti-inflamatórias e que demonstra menos imunológico são: vitamina C (encontrada principalmente em Estes possuem potentes propriedades anti-inflamatórias e frutas cítricas), vitamina E (presente em óleos vegetais), antimicrobianas, ajudando a manter as infecções bem longe. Com relação ao emagrecimento, outros países. efeitos colaterais. Assim sendo, a estévia frutas cítricas), vitamina E (presente em óleos vegetais), antimicrobianas, ajudando a manter as infecções bem longe. zinco (muito encontrado nos frutos do mar) e selênio (cujas Só tenha cuidado para não abusar do mel, pois não podemos infelizmente percebe-se que o consumo Ainda no que se refere ao impacto pode ser considerada um dos melhores, castanhas uma rica fonte). Todos potentes zinco (muitosão encontrado nos frutos doestes mar) esão selênio (cujas o queesquecer que é umpara tipo de açúcar. extrato de utilizada própolis Só tenha cuidado não abusarOdo mel, pois não podemos de adoçantes tem a capacidade de dos adoçantes, mais se tem principalmente quando apode própria antioxidantes que protegem nossas células dos radicais livres. ser encontrado em farmácias ou loja de produtos naturais. A castanhas sãorespostas uma ricafisiológicas. fonte). Todos potentes esquecer que é um tipoplanta de açúcar. extrato de própolis alterar nossas Ouestes são evidência científica é que eles causam (destaOforma apresenta até pode Sabemos época do ano nossas preferências melhor forma de em utilizá-lo é adicionando chás, mas não A seja, podemos que dizernesta que eles “enganam” um desequilíbrio em nossa microbiota compostos benéficos). antioxidantes protegem nossas células dos radicais livres. ser encontrado farmácias ou loja deaos produtos naturais. oalimentares nosso organismo, oferecendo intestinal. Isto explicarser astodos finalizar, atomar principal mudam. A vontade de ano comer alimentos crus e poderiaprecisa dias. Procure sempreaos ummas chá não Sabemos que nesta época um do nossas preferências melhor forma de os utilizá-lo éPara adicionando chás, sabor doce que não gera energia. Isso reações adversas encontradas, recomendação é: não abuse uso dos gelados diminui. Apesar de não de podermos excluir totalmente quentinho, variando sabores a cada dia etomar revezando com o alimentares mudam. A vontade comer alimentos crus e precisa servisto todos ososdias. Procure sempre umno chá pode levar a um aumento de apetite que as alterações na microbiota têm sido adoçantes. Dê preferência aos naturais os alimentos crus da dieta (pois boa parte da vitamina C se uso da própolis e do mel. gelados diminui. Apesar de não podermos excluir totalmente quentinho, variando os sabores a cada dia e revezando com o e eos consequentemente maior ingestão associadas a várias doenças, incluindo nãodeosverdade utilize como umae“poção mágica” perde com o crus cozimento), mudanças alimentação coma alimentos (naturais integrais) alimentos da dietaalgumas (pois boa parte da na vitamina C se usoEnfim, da própolis e do mel. calórica, dificultando a perda de peso. obesidade, diabetes, doença inflamatória para emagrecer. O ideal é reduzir o podemcom ser ofeitas. Os legumes e folhas podemna seralimentação utilizados neste inverno, evitando sopas encorpados, perde cozimento), algumas mudanças Enfim, coma alimentos deprontas, verdademolhos (naturais e integrais) No que diz respeito à segurança de intestinal e câncer. consumo destas substâncias doces em sopas, em refogados ou mesmo assados ervas no friturasinverno, e bebidas ricas em açúcares. Cuide de sua saúde podem sernão feitas. Os consenso legumes esobre folhas podemcom ser utilizados evitando sopas prontas, molhos encorpados, uso, ainda há um Dentre os tipos de neste adoçantes, existem (seja adoçante ou açúcar) e acostumar forno. Algumas frutas também podem ser servidas quentinhas, nesta época do ano, para chegar no verão de bem com seu emreações sopas, causadas em refogados mesmo assadosaqueles com ervas frituras e bebidas ricas em açúcares. Cuide de sua saúde as pelosou adoçantes. que no são sintéticos (artificiais) o paladar a sentir o real sabor dos como por exemplo: a banana pode ser salpicada com canela corpo e de bem com a vida. forno. Algumas frutas também podem ser servidas quentinhas, época do ano, para chegar no verão de bem com seu Estudos relacionam alergias e alterações e os naturais. Sacarinanesta e ciclamato alimentos.

como por exemplo: a banana pode ser salpicada com canela

corpo e de bem com a vida.

FOTO DIVULGAÇÃO FOTO DIVULGAÇÃO Foto divulgação

0505 – Vanessa Cristina Vicente Vanessa Cristina Vicente 02 – –Elisabete Amanda Martins 05 – Cacilda Zimmermann Cacilda Zimmermann 0305– –Geovana Rafaela Beckert

05 ––Thaize WolfDiego Lemos 0305 –Ednelson Thaize Wolf 05––José Gilmara 05 ValdirMandel Carlesso 05 – José Valdir Carlesso 05––André Rosane Albrecht Ficher 07 Felipe Zimmermann 07 – André Felipe Zimmermann 07 – Alessandra Berkendorf 09 – Mara Lúcia Alves Mara Lúcia 0709– –Marcos TrappAlves 10 – Kamilly Leite Kamilly Leite 0710– –Giovanna Isabella Coelho 10 – Nadir Beninca Zermiani 1010– –Patrik NadirMartins Beninca Zermiani 11 ––Adriana K. Ladwig 1011 Alcimir Altino Laube – Adriana K. Ladwig 11-–Clara Oliveira 11 Maria Regina Clara M.dePacher 11 – Maria Clara M. Pacher 14––Vilson IrmgartPape Stain Delai (90 anos) 13 13 – Vilson Pape 14 – Ana Clara Moreira (1 animho) 14 – Everton Henrique Altrack 14 – Everton Henrique 15 – Andre Luis Cruz Altrack 15 – Imkardt Sthasun Altrack 1515– –Andreia ImkardtFossili Sthasun Altrack 16 – Rita Mara Cavaler 1516– –Anderson Nascimento Rita MaradoCavaler 16 – Maurício Eduardo Coelho 15 – Fernando Zimmermann 16 – Maurício Eduardo Coelho 19 15––Cátia JoséVogelsanger Luís Batista Schulze 19 – Cátia Vogelsanger Schulze 16––Ana Eliane Cristina 21 Paula CeminLeite 21 – Ana Paula CeminRabsinski 17 – Amanda Carolina 23 – Edson Ohf 1723– –Valdecir Pacher Edson Ohf 24 – Eder Dorges 1824– –Augusto José Zacarias Eder Dorges 24 – João Costa 19 – Geovane Leite 24 – João Costa 25 Trapp 20––Dionisio Edson Radatz 25 – Dionisio Trapp 25 Dellai 21––Clarice Maristeu Campregher 25 – Clarice Dellai 21––Odair ThaisBorges F. Miranda 26 –Evellyn Odair Borges 2326 Emanuelly da Silva 26 ––Zilda Colzani 23 – –Jorge Klein (São Marcos) ZildaZimmermnn Colzani 2826 - Irineu

23 – Vanilde Giacomozzi Gunter

- IrineuBrasil Zimmermnn 2828 – Elarte Miranda 23 – Artur Luciano Gunter – Elarte Brasil Miranda 2928 – Cassiano Miquelute

27 – Pietro Exílio Zanella –Iviane Cassiano Miquelute 29 -–Rafael Kasten 2729 Klaish Zanella 29 Rafael Kasten 29––Luana SergioTrapp Lafim Walz 30 3130 Trapp –Daniel LuanaCristina Trapp Brodbeck 30 -–Simone 3130– -Adilson SimoneVoss Cristina Brodbeck


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.