Vereador Carlinhos é alvo de inquérito após distribuir correspondências que vincularam imagem do prefeito e vice-prefeita de Boraceia à campanha do PT nas Eleições 2022
Profª Idenilde, conselheira da APEOESP, fala sobre manifestação dos professores em Agudos, Fundeb e mais!
Negociação teria ocorrido no posto "Frango Assado", próximo à saída de São Paulo. Segundo o relato, deveriam estar presentes o prefeito Municipal de Bariri, Abelardo Simões, além de Eder Cassiola e do ex-vereador Vagner Mateus Ferreira. No entanto, de última hora, Abelardinho não teria aparecido – aparentemente delegando à Edinho (superintendente do Saemba) a tarefa de fechar o acordo.
Desafio: Querido leitor do Noticiantes, desafiamos você a mandar as realizações do Governo Abelardinho em Bariri para nosso WhatsApp (14) 99818-8008. Mas tem que ser alguma benfeitoria digna de matéria de capa, hein?
Jovem é preso por falsificar bebida alcoólica em Bauru
Disse Deus a Salomão:
"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra".
Cap. 7 - Vers.14
Foto: Divulgação REGIÃO 05
Suposta agressão de monitora contra criança em creche de Torrinha é investigada
Semana é marcada por ameaças de atentado contra três escolas públicas de Jaú
Áudio de ex-vereador preso na operação “Prenunciados” revela negociação envolvendo suposta propina com empresa fornecedora de merenda escolar na gestão Abelardinho, com participação do superintendente do Saemba VERSÍCULO
Sexta-Feira, 31 de março de 2023 POLÍCIA Justiça acata denúncia do MP e assistente social acusada de desviar dinheiro da Santa Casa de Bariri vira ré; peculato ocorreu em pelo menos nove ocasiões POLÍCIA REGIÃO Foto: Divulgação 10 04 10
04 ENTREVISTA REGIÃO NA CAPA Ano 06 - Edição 256 03
Região:
Agudos - Arealva - Bariri - Boa Esperança do Sul - Bocaina - Boraceia - Brotas - Dois Córregos - Dourado - Iacanga - Ibitinga - Itaju - Itapuí - Jaú - Macatuba - Mineiros do Tiete - Pederneiras - Piratininga - Ribeirão Bonito - Tabatinga - Torrinha
Bariri, Sexta-Feira, 31 de Março de 2023
29 Crônicas-
DA SEMANA
Fotos: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Temas refletidos a partir da Filosofia Clínica
“Como as pessoas pensam às coisas que pensam”
Você já observou que as pessoas pensam não simplesmente coisas diferentes, mas também de maneira diferente, as coisas? Será, portanto, considerado neste assunto, não as coisas que uma pessoa pensa, mas o como ela pensa as coisas.
A Filosofia Clínica vai dizer e observar que há pessoas que têm um pensamento que flui, que transcende, que vai além das estruturas organizadas, ou seja, que têm um jeito de pensar móvel, como que um pensamento que percorre caminhos, voa alto, “passa” paredes, atravessa mares, pensamentos versáteis, que surgem com facilidade. Há ainda, pessoas que têm facilidade de transitar até mesmo pelo desconhecido. Entretanto, há outras que têm um pensamento, um tanto quanto no âmbito da “cibernética”, que precisam estar necessariamente tudo muito concatenado, ligado, uma coisa após a outra de uma forma densamente mecânica. Não conseguem se desprender da robótica do pensamento, ou seja, uma compreensão e uma forma de desenvolvê-lo, preso, burocrático, que precisa de fórmulas; não conseguem, muitas vezes, transcender, “isto é isto e aquilo é aquilo”, isto é, não vão além do formal, daquilo que está ali, do definido.
Na clínica, portanto, serão encontradas pessoas com Estruturas de Pensamento mais mecânicas, ou seja, que estão condicionadas àquilo que se encontra diretamente diante de si, como também, Estruturas mais transcendentes, isto é, que ultrapassam os mecanismos que encontramos no cotidiano. Considerando as de pensamentos mais formais, em alguns casos, poderá ocorrer de não conseguirem ultrapassar eventuais problemas, quando estes estão além do conhecido, pois o não saber poderá prender a criatividade.
Mediante o que está sendo tratado, poder-se-ia perguntar a qual forma, a que tipo de axioma, ou qual a melhor maneira de pensar as coisas, ou seja, mais transcendente ou mais mecânica?
Há variantes significativas a serem consideradas, visto que dependerá e, não poucas vezes, do momento, da ocasião, do lugar, circunstâncias do evento existencial, pois em alguns momentos se farão necessários pensamentos mais mecânicos, considerando o que se encontra à frente. Já em outros eventos, serão necessários pensamentos que fluam, transcendam, superem o tempo, que vão além. Faz-se necessário considerar que nem sempre será possível, por exemplo, mobilidade na forma de pensar, pois em alguns andamentos conceituais dever-se-á pensar de acordo com as exigências do momento, e também é preciso considerar que há estruturas com mais plasticidade e outras nem tanto. Portanto, nem sempre é plausível tais movimentos acontecerem de forma tão tranquila, considerando que um pensamento mecânico e um pensamento que flui com mais tranquilidade é pouco provável numa mesma pessoa, mas poderá ocorrer. Entretanto, o que é mais comum, é que a pessoa que normalmente tem um pensamento mecanizado tenha dificuldade de pensar de forma mais livre, mais transcendente.
Por fim, não é possível afirmar que pessoas com pensamentos mais mecânicos são menos ou mais interessantes do que pessoas com pensamentos mais transcendentes, que fluem de forma livre, que vão para além do espaço, do tempo, das coisas. Como já textualizado, tudo dependerá do momento, ou seja, existirão períodos em que a pessoa poderá ter a necessidade de um pensamento mais formal e, outros períodos em que poderá ter a necessidade de pensar de forma mais solta. O que poderá acarretar, existencialmente falando, em uma pessoa isso tudo, é bastante amplo. Apenas dois apontamentos básicos:
- um pensamento mais formal, de pouca plasticidade, “mecânico”, poderá, em algumas pessoas, possibilitar segurança; como também, achar-se prisão.
- um pensamento mais transcendente, “plástico”, poderá, em algumas pessoas possibilitar leveza; como também, insegurança. Tudo dependerá da forma como a Estrutura de Pensamento está em suas relações Tópicas. A Historicidade e um profundo estudo clínico é que poderão possibilitar o procedimento mais acertado. Para você que lê esse texto: como é o seu pensamento? É mais mecânico, burocrático ou é um pensamento que transcende os logicismos? Fica esta reflexão..
A CAIXA DO CHAPÉU
A regra geral é esta: as pessoas ganham presentes ou fazem compras e logo descartam a embalagem. Uma exceção ocorre na compra de sapatos, que normalmente só podem ser trocados junto com a caixa. Outra exceção aconteceu há duas semanas, quando comemorei 84 anos de vida, na casa da minha filha Raquel, em Ourinhos, e o doutor Eduardo Augusto Ferraz de Andrade ofereceu-me um presente delicioso: tâmaras mais doces que o mel, chocolates, halawi, banana cremosa tipo exportação e outros quejandos, tudo acondicionado artisticamente numa grande e vistosa caixa marrom imitando madeira.
As iguarias foram degustadas prazerosamente, sempre com um pequeno ritual de agradecimento ao dr. Eduardo. Esgotado seu conteúdo, seria normal que a caixa fosse descartada, mas não foi o que aconteceu. Terminado o interesse gastronômico, surgiu o interesse “sentimental”. Essa afirmação soa verdadeiramente absurda. Desde quando uma caixa vazia pode despertar algum sentimento em alguém? O que essa caixa teria de especial? O tamanho, formato e altura de uma caixa de chapéu! E daí? Não muda quase nada. Apenas as iguarias foram substituídas por um chapéu...
Eu explico. Logo após completar 80 anos, minha mãe teve um AVC (acidente vascular cerebral) terrível, devastador. Os remédios não surtiam o efeito desejado. A fisioterapia não dava resultado. À medida que o tempo passava, era maior a desesperança. Era uma situação insustentável, angustiante. Doía muito ver a minha mãe - uma pessoa sempre muito ativa, que visitava com frequência os doentes na Santa Casa e os recém-nascidos e suas mães na maternidade, que fazia pães, bolos, sequilhos, doce de leite, de figo e de laranja - prostrada na cama, inerte, levando uma vida vegetativa. Uma tarde, durante os longos períodos que eu costumava passar ao lado dela, visualizei, sobre um dos guarda-roupas, uma caixa contendo um chapéu que meu pai comprara há muito tempo. Se não me falha a memória, era da marca Ramenzoni. A caixa era oval, branca e possuía nas suas paredes laterais externas vistosos desenhos de jogadores de polo, além de uma antiga carruagem puxada por vários cavalos com suas crinas eriçadas pelo vento.
Tive uma ideia: aproximei-me da minha mãe e comecei a girar a caixa dando a impressão de que os cavalos estavam se movendo como se fosse um desenho animado. O resultado foi surpreendente. Os olhos da minha mãe readquiriram o brilho que havia desaparecido há muito tempo. Uma expressão de felicidade tomou conta do seu semblante. Parece que ela havia se reencontrado, apesar de todas as limitações impostas pela doença. A caixa mágica do chapéu, com seus cavalos encantados, havia transportado minha mãe de volta à realidade e foi sua companheira durante anos, até o fim de seus dias.
Pois a caixa de guloseimas do dr. Eduardo também fez a sua mágica: conseguiu transportar-me ao passado, junto às lembranças de quem jamais me esqueci: a minha mãe. Enfim, a caixa de iguarias do dr. Eduardo foi um presente para o corpo e para a alma!
ÔNIBUS X ÉGUA
Uma colisão entre um ônibus e uma égua registrado na noite de terça-feira (28), na rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, vitimou o equino. O acidente aconteceu no sentido Itaju/Ibitinga. O animal infelizmente não resistiu ao impacto e morreu no local. Passageiros e o motorista do ônibus não se feriram.
ENTERRADA VIVA
Uma mulher de 36 anos foi encontrada enterrada viva no cemitério municipal de Visconde do Rio Branco-MG. A polícia foi acionada após coveiros do cemitério avistarem um túmulo fechado com tijolo e cimento fresco, além de marcas de sangue. Chegando ao cemitério, os policiais ouviram gritos e quebraram a parede de tijolos. A mulher foi retirada do túmulo e levada ao hospital. A
vítima confessou que havia guardado armas e drogas para duas pessoas em sua casa, e que esse itens teriam sido extraviados. Que agonia!
JIBOIANDO
Uma jiboia com a barriga cheia foi flagrada passeando no campus da Unesp Bauru. A imagem da cobra que havia acabado de se alimentar foi postada por alunos e viralizou nas redes sociais. Fez um lanchinho pesado e tratou de se exercitar logo pra queimar as calorias...
100 MIL LIKES
O jornalista, advogado e colunista do Jornal Noticiantes, Laudecir Leonel, atingiu a marca de 100 mil seguidores em seu perfil no Instagram. Autointitulado de “Dr. Amor”, Laude viralizou na internet com vários vídeos com mensagens motivacionais. “Obrigado a todos e vamos continuar aumentando a comunidade do amor”, agradeceu o criador de conteúdo. Sucesso! Siga o Laude no Instagram através do perfil @ leoneljroficial
TÁ NO CONTRATO?
Por falar nele, no grupo Bariri em Foco, o jornalista Laudecir Leonel publicou denúncia de um internauta. Imagens mostram um
caminhão da prefeitura de Bariri sendo utilizado para realizar serviços da empresa Latina, vencedora da licitação de limpeza pública em Bariri pelo valor de R$ 2,6 milhões por ano. Essa “ajudinha” da prefeitura está prevista no contrato?
PEGOU FOGO
Uma casa abandonada pegou fogo na madrugada de terça-feira (28), no Distrito de Potunduva, em Jaú. Segundo um vizinho, o imóvel estava sendo ocupado por pessoas em situação de rua. O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio, evitando o alastramento das chamas para casas vizinhas. Ninguém se feriu.
VAI UMA PICANHA AÍ?
em análise de comidas de diversas partes do mundo, apontou a tradicional picanha brasileira na segunda posição entre pratos mais bem avaliados das Américas. O famoso corte bovino ficou atrás apenas do “Asado” argentino. O Pan de Bono, da Colômbia ficou em terceiro lugar. A lista ainda conta com outras iguarias nacionais, como o pão de queijo (10º lugar); Pavê (20º lugar); Bombocado (21º lugar); Coxinha (34º lugar), Escondidinho (36º lugar); e Vatapá (49º lugar).
FORA DA CASINHA
O Corpo de Bombeiros de Ibitinga foi acionado após um homem embriagado subir no telhado de sua casa, e não conseguir descer. No telhado, ele passou a lançar telhas e outros itens ao chão, sendo necessário seu resgate pelos bombeiros. O indivíduo foi levado para a UPA e o estado de saúde não foi informado. A cachaça humilha.
2 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
É
ranking ela-
do Brasil! Um
borado por um site especializado
Crônica originalmente publicada na edição 230 de 09 de setembro de 2022
Propina, o escambo moderno
Querido leitor, você já ouviu falar no termo “escambo”? Escambo era uma forma de transação comercial muito utilizada na Antiguidade e que precedeu a monetarização das economias. O escambo foi muito presente no contexto da exploração do pau-brasil (início do século 16), época na qual os portugueses davam bugigangas para os indígenas, tais como apitos, espelhos e chocalhos e, em troca de trabalho, os nativos deveriam cortar as árvores de
pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas. Acontece que, mesmo já tendo se passado séculos e séculos, a prática do escambo ainda parece renovada; no meio político, ela segue mais viva do que nunca. No entanto, hoje em dia, denominamos a tal “troca de favores” com outro nome: propina.
Um áudio vazado na última semana de alguém muito próximo à atual administração, revelou o funcionamento do esquema que garantiu a vitória da empresa que ganhou a licitação de merenda esco-
lar em Bariri. Em resumo, o resultado do certame só saiu após o pagamento de propina. Um favorzinho que beneficiou todas as partes envolvidas. Todos saíram felizes com os bolsos cheios da grana... Enquanto isso, a população de Bariri acabou sendo feita de palhaça (mais uma vez). A tal empresa que ganhou a licitação da merenda após pagar o “favorzinho”, já havia protagonizado uma polêmica relacionada à qualidade dos alimentos fornecidos no kit merenda escolar, algo acontecido lá nos primórdios da pandemia.
Na época, houveram inúmeras reclamações de que os alimentos estavam contaminados com larvas e com “cheiro de barata”. Uma gestão eficiente contrataria uma empresa que já gerou desconfiança e causou danos à população pela segunda vez? Em Bariri, isso não foi um problema para o prefeito Abelardo e seus pares –afinal, os ganhos pessoais falaram mais alto que o bem-estar das crianças e adolescentes da Rede Pública de Educação. Mas esperar que uma gestão que fechou todos os projetos de contratur-
no escolar se importe com aquilo que chega ao prato das crianças, é quase o cúmulo do absurdo. Diferentemente do que acontecia entre portugueses e indígenas, o escambo moderno (a propina) beneficia ambos os lados de forma igualitária. A exploração recai somente em cima da população, que tem seus governantes utilizando o poder, o dinheiro público e toda sua pompa, para enriquecerem cada dia mais.
Nós somos os índios, querido leitor. Nossos políticos são os portugueses. Em um trecho da música
“Índios”, da banda Legião Urbana, o saudoso Renato Russo canta: “mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente”. Em Bariri, não precisamos de espelhos para ver aquilo que se reflete em todos os cantos da cidade. A Educação está doente. A Saúde está doente. A Zeladoria está doente. O Desenvolvimento está doente. A Cultura está doente. Mas a administração Abelardinho segue muito sadia, roubando toda a vitalidade da população baririense – que adoece e se enfraquece cada dia mais. Boa leitura!
Eder Cassiola, superintendente do Saemba
Por Thaisa Moraes
Em um áudio do qual a reportagem do Noticiantes teve acesso exclusivo, Vagner Mateus Ferreira, ex-vereador e ex-prefeito interino de Bariri, revela um suposto esquema de negociação envolvendo o contrato de fornecimento de merenda escolar do município, com participação de Eder Cassiola, superintendente do Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba).
Vaguinho está preso desde o dia 17 de fevereiro em um desdobramento da Operação Prenunciados, ação deflagrada pelo Ministério Público que investiga licitações irregulares na gestão Abelardo-Foloni em Bariri.
Segundo informações, o áudio em questão está em posse da Promotoria de Justiça de Bariri. Na mídia, Vaguinho afirma que Edinho seria o responsável pela intermediação de todos os contratos firmados pela municipalidade – inclusive tendo sido designado pelo Prefeito Municipal para a negociação relacionada ao fornecimento do serviço de merendas escolar (contrato no qual os cofres públicos desembolsam o valor de R$ 6 milhões).
O ex-vereador ainda afirma que a negociata teria ocorrido no posto "Frango Assado", próximo à saída de São Paulo. Segundo o relato, deveriam estar presentes ocipal de Bariri,
mões, além de Eder Cassiola e Vagner Mateus Ferreira. No entanto, de última hora, Abelardinho não teria aparecido – aparentemente delegando à Edinho (superintendente do Saemba) a tarefa de fechar o acordo.
Como comemoração ao resultado da negociação, o proprietário da empresa contratada também teria entregue quantias em dinheiro para a realização da Festa do Peão de 2022. Confira abaixo a transcrição completa do áudio, que está disponível no Facebook do Jornal Noticiantes:
“Ah, tinha uns caras da construção que tavam reformando a escola tudo e tal. Então, o cara veio aqui em Bariri, ganhou a licitação, tal. Aí ele veio falar comigo:
- Oh, tô sabendo que você é amigo do Abelardo, que você tem bastante relacionamento com ele. Você não quer coordenar tal?
- Ah, é muita coisa pra eu coordenar, tal. Aí, no outro dia, não sei o que eu fui fazer na prefeitura, encontrei ele que foi assinar o contrato.
- Oh, já me passaram a pessoa que coordena tudo aí.
Eu falei: “É? Quem que é?”
- É o menino lá do Saemba, lá. É tudo ele, quem que vai, quem que vai contratar para fazer tal obra. Tudo é nele.
Aí um dia eu falei: “por que que tá falando direto com o Edinho?”.
- Porque quem mandou foi o Homem. Negocia com ele.
Tudo é o Edinho. Merenda escolar, tudo. Tudo que passa lá. A merenda eu sei, porque eu levei o Edinho no Frango Assado, em São Paulo. Montei no carro:
- Quem que vai? Cadê o Abelardo?
- O Abelardo não vai, vai eu.
- Eu e o cê, só?
Levei ele lá. Voltando de São Paulo, tem um Frango Assado às direita, ali, já saindo de São Paulo. Ele negociou com o cara, o cara lá dos Estados Unidos.”
Empresa vencedora de licitação de merenda por R$ 5 milhões é a mesma do caso dos kits alimentação com “cheiro de barata”
Conforme consta no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Bariri, a empresa Sunny Alimentação e Serviços Ltda. foi a vencedora do contrato de forne-
cimento de merenda escolar em Bariri pelo valor de R$ 5.041.530,00 (cinco milhões, quarenta e um mil, quinhentos e trinta reais). A licitação foi realizada em 19 de abril de 2022, e o contrato foi homologado em 11 de maio de 2022.
A mesma empresa (Sunny Alimentação e Serviços Ltda.), já foi alvo de outra polêmica em Bariri, na época em que distribuía os kits alimentação para alunos da Rede Municipal de Ensino. O assunto foi capa na edição 165 do Jornal Noticiantes, de 28 de maio de 2021.
Na oportunidade, nossa reportagem recebeu uma enxurrada de reclamações e relatos de mães de alunos acerca da qualidade dos alimentos do kit merenda escolar. As reclamações eram de que os mantimentos estavam com um forte cheiro e gosto de “barata”, fator que estaria impedindo o consumo.
Algumas denúncias deram conta de que haveriam larvas em pacotes de arroz entre outros problemas nos alimentos distribuídos. “O arroz do kit merenda não tem condições de comer! O cheiro de barata é muito forte. Para quem quiser conferir, eu convido para vir à minha casa. Isso é humilhante”, disse uma mãe de aluno na época.
Vereador Edcarlos alertou sobre o valor gasto com merenda escolar em Bariri antes da licitação
Em seu discurso na palavra livre da sessão ordinária do dia 21 de março de 2022, o vereador Edcarlos Santos (PSDB), levantou a problemática do custo da merenda escolar em Bariri. A pauta levantada
pelo nobre aconteceu pouco mais de um mês antes da licitação da prefeitura, datada de 19 de abril de 2022.
Após visitar municípios da região, Edcarlos se inspirou nas administrações municipais vizinhas para fazer uma série de sugestões ao prefeito Abelardo Simões, em relação à merenda servida aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
“O gasto de Bariri com merenda passa de R$ 5 milhões; o contrato é de 2016. Visitei duas cidades onde a merenda é municipal: Itapuí e Dois Córregos. A cidade de Dois Córregos se assemelha mais a nossa realidade, porque tem 28 mil habitantes. Quando fizemos o cálculo e consideramos a proporção, a cidade de Dois Córregos gasta metade do que a gente gasta”, explanou o vereador.
Na época, Edcarlos sugeriu, inclusive, que a merenda escolar em Bariri fosse novamente municipalizada. Em seu discurso, ele deixou claro que isso não implicaria no desligamento das atuais merendeiras, já que tais profissionais poderiam ser utilizadas no novo formato. Segundo o nobre, a ação geraria uma economia aproximadamente R$ 2 milhões por ano aos cofres públicos.
Operação Prenunciados
A Operação Prenunciados foi a principal motivação do pedido de cassação de mandato do prefeito Abelardo Simões, que acabou arquivado na Câmara Municipal de Bariri após votos dos vereadores Ricardo Prearo, Luis Renato Proti (Escadinha), Evandro Folieni e Júlio César Devides, que foram contrários à investigação.
A Promotoria de Justiça de Bariri, através dos promotores dr. Nelson Aparecido Febraio Junior e dra. Gabriela Silva Gonçalves Salvador, deu início à operação em 18 de novembro de 2022.
Na primeira fase, os imóveis alvos da busca e apreensão (dois deles localizados nos bairros Viva Mais e Jardim Romero) foram de empresários que venceram licitações polêmicas da prefeitura de Bariri: a proprietária da empresa MEI Amanda França da Silva (vencedora da licitação da montagem e desmontagem das barracas da Feira Livre) e Gabriel Ferrari, proprietário da empresa G de M Ferrari Construções (vencedor da licitação de serviços de tapa-buraco).
Já a segunda fase da Operação Prenunciados foi deflagrada em 25 de novembro de 2022. Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de Flávio Coletta, ex-chefe de Gabinete e ex-diretor de Desenvolvimento do governo Abelardo-Foloni, e também na residência de Vagner Mateus Ferreira, ex-vereador e apoiador político da atual gestão.
Vaguinho virou alvo por supostamente possuir ligação indireta com os empresários vencedores das licitações de tapa-buraco e montagem de barracas. Ele acabou preso por descumprir uma série de mediadas protetivas impostas pela Justiça.
3 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
Áudio de ex-vereador preso na operação “Prenunciados” revela negociação envolvendo suposta propina com empresa fornecedora de merenda escolar na gestão Abelardinho, com participação do superintendente do Saemba
Foto: Lucas Manzutti
Foto: Divulgação
Foto: Arquivo Noticiantes
Ex-vereador Vagner Mateus Ferreira
Vereador Edcarlos Santos (PSDB)
Justiça acata denúncia do MP e assistente social acusada de desviar dinheiro da Santa Casa de Bariri vira ré; peculato ocorreu em pelo menos nove ocasiões
Os promotores Nelson Aparecido Febraio Junior e Gabriela Silva Gonçalves Salvador ofereceram denúncia contra a assistente social Ana Maria Akashi, funcionária da Santa Casa de Misericórdia de Bariri, acusada de desviar recursos do hospital para benefício próprio, através de valores recebidos como pagamento de cirurgias particulares. A denúncia do Ministério Público foi oficializada na última sexta-feira (24). Em decisão saída terça-feira (28), a Justiça acatou a denúncia do MP. Com isso, Ana Maria vira ré e passa a responder pelo crime de peculato praticado em diversas ocasiões.
A denunciada foi alvo de busca e apreensão também no dia 24. A busca e apreensão deu-se na sala que era ocupada por Ana Maria na Santa Casa. A pedido do Ministério Público, ela foi afastada do cargo, ficou proibida de ter contatos com funcionários e pacientes da Santa Casa e teve bens sequestrados para garantir a reparação dos danos. Segundo o promotor Nelson Aparecido Febraio Junior, a denúncia faz parte da primeira etapa da investigação que prossegue para outros casos já identificados e que serão autuados em processos separados.
Nos autos do processo, a Promotoria de Justiça de Bariri aponta que Ana Maria teria cometido, em pelo menos nove oca-
siões, o crime de peculato (que consiste na subtração ou desvio, mediante abuso de confiança, de dinheiro público para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda).
Em todos os casos, a investigada teria recebido os valores em espécie, em sua sala, sozinha, deixando de emitir nota fiscal pertinente e deixando de encaminhar os valores ao departamento financeiro. Todas as apropriações indevidas totalizam R$ 20.420,00 (vinte mil, quatrocentos e vinte reais). Acompanhe a seguir o histórico dos desvios:
No dia 12 de janeiro de 2022, a investigada apropriou-se de R$ 2.000,00; No dia 24 de maio de 2022, a investigada apropriou-se de R$ 1.750,00; No dia 20 de junho de 2022, a investigada apropriou-se de R$ 3.000,00;
• No dia 17 de agosto de 2022, a investigada apropriou-se de R$ 5.000,00;
• No dia 26 de agosto de 2022, a investigada apropriou-se de R$ 1.570,00;
• No dia 29 de agosto de 2022, a investigada apropriou-se de R$ 1.600,00;
• No dia 31 de agosto de 2022, a investigada apropriou-se de R$ 2.000,00;
• No dia 19 de outubro de 2022, a investigada apropriou-se de R$ 1.500,00;
• No dia 08 de novembro de 2022, a investigada apropriou-se de R$ 2.000,00.
Segundo o Ministério Público, por
exercer o cargo de Assistente Social, a investigada possuía contato direto com pacientes para verificação de perfil social, sendo responsável pelo tabelamento de valores de procedimentos e os respectivos recebimentos.
“Os pacientes com interesse em realizar procedimentos cirúrgicos ou internações particulares ajustam os honorários médicos diretamente com os profissionais de sua confiança e, na Santa Casa, efetuam o pagamento tabelado de custos de internação, medicamento etc. Quem recebia os valores que seriam destinados à Santa Casa era a denunciada que, necessariamente, tinha o dever de emitir nota e encaminhar ao departamento financeiro. Este foi o cenário perfeito para ela dar início às apropriações de valores, de forma que, aleatoriamente, ela passou a escolher determinados pacientes e, quando do recebimento dos valores em dinheiro, passou e deles se apropriar, não emitindo notas, recibos e, por óbvio, não recolhendo ao departamento financeiro”, alega a promotoria.
Durante as investigações, Ana Maria justificou que teria encaminhado os valores para outras funcionárias do local para emissão de nota por defeitos no seu computador. No entanto, o relato da acusada foi rebatido pelo Ministério Público.
“Foi possível verificar que tais fatos não condizem com a verdade, pois as alegadas funcionárias foram ouvidas
nesta Promotoria de Justiça e informaram que tinham um rigoroso livro de controle e, todas as vezes que emitiam alguma nota por determinação da denunciada, havia anotação e registro de todos os dados. Após arrecadarmos o mencionado livro, foi possível constatar em relatório investigativo que somente os valores desviados pela denunciada é que não constavam nos registros. Da mesma forma, identificamos que o computador dela era, sim, utilizado para emissão de notas. E, igualmente, em acareações realizadas, restou nítida a versão falsa por ela apresentada”.
Diante dos fatos, a promotoria requereu que Ana Maria responda à acusação por escrito, além de estipular multa no valor de R$ 100 mil pelos danos causados à Santa Casa.
“Além do prejuízo consumado, tem-se evidentemente um dano de natureza moral que certamente foram produzidos em desfavor da comunidade de Bariri a partir dos fatos aqui protagonizados. Com efeito, não foram poucas as campanhas de arrecadações de valores como venda de salgados, bazares etc., envolvendo uma ajuda de grande parte da comunidade que, agora, depara-se com uma pessoa que, ciente de tudo, desviava valores que seriam utilizados para saúde da população mais carente. Isso, sem dúvida, gera considerável dano moral social”, finaliza o Ministério Público.
Vereador Carlinhos é alvo de inquérito e pode ser cassado após distribuir correspondências que vincularam imagem do prefeito e vice-prefeita de Boraceia à campanha do PT nas Eleições 2022
Eleições 2022. Segundo a denúncia, Carlinhos teria despachado uma série de correspondências contendo uma foto de Di e Marlete, junto a adesivos de Lula e Fernando Haddad, candidatos petistas que disputaram os cargos de presidente e governador no pleito do ano passado.
As cartas contendo o logo oficial da prefeitura teriam sido endereçadas à empresários de Boraceia, dando a entender que Di Picapau e Marlete estariam fazendo campanha política para o PT.
Câmeras de segurança e monitoramento da agência do Correios de onde as correspondências foram despachadas, registraram imagens de Carlinhos no local.
manifesto após o encerramento e esclarecimento do processo”.
Vereador pode ter mandato cassado
No início da última sessão ordinária, o Presidente da Câmara Municipal de Boraceia, Valdir Durães, fez a leitura de um documento oficial que oficializou o recebimento do inquérito policial na Casa de
Leis. Segundo o documento, o processo foi encaminhado à Justiça Eleitoral de Pederneiras. Com isso, o Jurídico do Legislativo determinou “aguardar o trânsito em julgado da sentença a ser proferida pelo Juízo da Justiça Eleitoral para posterior análise de perda de mandato”. Carlinhos corre o risco de ser cassado por quebra de decoro parlamentar.
O vereador Antonio Carlos Ribeiro de Carvalho (Republicanos), conhecido como Professor Carlinhos, se tornou alvo de inquérito da Polícia Civil, após ser citado em um boletim de ocorrência que o acusa de vincular a imagem do Prefeito Municipal de Boraceia, Valdir de Souza Lima (Di Picapau), e a imagem da vice-prefeita Marlete Zenatti, à campanha política do PT nas
O prefeito Di Picapau só tomou conhecimento do fato após ser questionado por alguns dos empresários que receberam as cartas. Após isso, Di registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil.
Nossa reportagem entrou em contato com o vereador Carlinhos, que fez o seguinte comentário: “Estou aguardando orientação do advogado; por enquanto não posso me manifestar. Gostaria sim desse
Anvisa suspende fabricação e venda de alimentos da marca Fugini
tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.
de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu quarta-feira (29), a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto, São Paulo. A empresa produz molhos de
Segundo a Anvisa, a medida preventiva foi tomada após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final, aponta o órgão de vigilância.
A suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação
A Anvisa ainda fará o recolhimento de lotes da maionese por uso de matéria-prima vencida.
“Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, informa a Anvisa.
O que diz Fugini?
Pelas redes sociais, a Fugini se manifestou sobre o ocorrido. Em nota, afirmou que
a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados. "Seguindo nosso estilo transparente e de respeito aos consumidores, faremos o seguinte esclarecimento sobre as informações incorretas que têm sido divulgadas pelas mídias sociais. Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto-SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados. Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo", afirmou a empresa.
Fonte: Agência EBC
4 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
Carlinhos corre risco de perder a cadeira
Cartas enviadas continham fotos de Di e Marlete com adesivos de Lula
Por Thaisa Moraes
Da Redação
Por Thaisa Moraes
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Vereador Edcarlos volta a
criticar
gestão Abelardinho por fechamento de projetos de contraturno escolar e aponta solução para crianças e adolescentes desamparados em Bariri
aos alunos, como artes, música, recuperação, leitura, biblioteca e informática, além de transporte e alimentação. O Espaço Amigo 1 e Espaço Amigo 2, também foram desativados.
das atividades. Desde o fim das atividades, crianças na faixa etária entre 04 e 06 anos não têm mais para onde ir no contraturno escolar. Na oportunidade, a diretora de Educação, Stefani Borges, por meio de nota, justificou o fechamento alegando que o projeto operava de maneira irregular.
e profissionalizantes para adolescentes no período da manhã e da tarde. Pode ter vários cursos, teatro, música, cursos pré-vestibular... Isso é fácil fazer, basta querer”, opinou.
Em seu discurso na tribuna na Sessão Ordinária da semana passada, o vereador Edcarlos Santos (PSDB) tocou num assunto que se transformou num verdadeiro imbróglio para crianças e adolescentes em Bariri: o fechamento de projetos educacionais que funcionavam no contraturno escolar.
Desativado pela gestão Abelardo-Foloni em 2021, o projeto Sol Maior funcionava no prédio do antigo Sesi, no Jardim Nova Bariri, e oferecia inúmeras oficinas
“A administração Abelardinho fechou o Projeto Sol Maior, que atendia 250 crianças de 4 a 10 anos. Depois, fechou o Espaço Amigo 1 e 2, que juntos, atendiam mais de 120 crianças. As crianças não tem mais onde ficar no contraturno. A criança e o adolescente em Bariri, conta apenas com, projetos sociais voluntários, porque a administração Abelardinho fechou tudo o que podia fechar. Nesta gestão, não há espaço para a criança e para o adolescente”, disse Edcarlos.
O encerramento do Projeto Sol Maior causou grande comoção em Bariri. A iniciativa tinha uma procura imensa de pais e alunos até o ano de 2020, chegando a ocorrer até mesmo filas de espera para crianças que ansiavam na participação
Semana é marcada por ameaças de atentado contra três escolas públicas de Jaú
junto de seus responsáveis.
O único ainda não localizado é o autor das mensagens no perfil da E.E. Dr. Domingos de Magalhães.
“Hoje, uma família que tem um pai trabalhador e uma mãe trabalhadora empregados, não tem onde colocar seus filhos de 4 anos para cima. O serviço de convivência do Lar Amor e Vida (LAV) atende apenas crianças em situação de vulnerabilidade. Pais e mães de Bariri: seu filho pode ficar na rua, na calçada, na biqueira, em qualquer lugar. Seu filho só não pode ficar em algum projeto, porque o prefeito Abelardinho fechou todos”, completou o nobre.
Edcarlos ainda ofereceu uma sugestão ao Executivo para sanar o problema: transformar e adequar o antigo prédio do Tiro de Guerra, localizado na rua José Bonifácio, em um imóvel para atender crianças e adolescentes, através de oficinas educacionais.
“O antigo Tiro de Guerra reúne as condições ideias para o funcionamento de um projeto com oficinas culturais
De acordo com Edcarlos, esse investimento geraria gasto de R$ 600 mil aos cofres públicos, sendo que o teto de gastos 2023 para o Setor de Cultura em Bariri foi previsto em R$ 3.800.000,00 (três milhões e oitocentos mil reais). O parlamentar ainda sugeriu que as contratações poderiam funcionar através da abertura de editais culturais, editais na área de esportes e editais de ensino profissionalizantes, como acontece em outras cidades da região.
“A previsão de gasto com Cultura e Esporte para 2023 é de R$ 3.800.000,00. Ou seja, o prefeito reservou quase R$ 4 milhões para gastar com Esporte e Cultura. Mas no ano passado, gastou quase R$ 2 milhões da Cultura com festa. Gastou R$ 300 mil no Carnaval; no final de ano, gastou mais R$ 250 mil. É só pão e circo; a mesma receita do Império Romano – não é à toa que tem a mesma perversidade e a mesma maldade. Não tem compromisso com a criança e adolescente”, finalizou Edcarlos.
Idoso é a primeira vítima fatal de dengue em Agudos neste ano
rência da doença.
Pelo menos três escolas da Rede Pública de Ensino sofreram ameaças de ataque nesta semana em Jaú. Na Escola Estadual Dr. Domingues Magalhães, um ex-aluno ameaçou cometer um atentado através de uma publicação realizada nas redes sociais. Outras duas unida-
des escolares localizadas no Distrito de Potunduva também foram ameaçadas.
Equipes da Polícia Militar foram acionadas terça-feira (28), e fizeram patrulhamento em tempo integral nas três escolas ameaçadas. A notícia causou pânico entre pais e alunos. Dois suspeitos foram localizados e apresentados à delegacia
Um dos menores, que fez ameaças verbais de atendado em uma escola de Potunduva, informou que se tratava de “uma brincadeira” e que não queria ameaçar ninguém. O segundo identificado após publicação no Facebook, relatou que tratava-se de um perfil falso que teria utilizado seus dados.
A Polícia Militar continua as diligências em busca do autor das mensagens direcionada a Escola Magalhães. Os funcionários da escola receberam orientações da a equipe e viaturas seguiram com as rondas no perímetro escolar ao longo da semana.
Baririense pede ressarcimento financeiro ao Saemba após caminhão da autarquia derrubar e danificar motocicleta
A Secretaria de Saúde da Prefeitura Agudos divulgou no Boletim da Dengue de segunda-feira (27), o registro do primeiro óbito causado pela doença no município em 2023. A vítima é um homem de 64 anos, que tinha hipertensão e faleceu no último dia 24 de março em um hospital no município de Bauru.
Ainda de acordo com o boletim, o município já contabiliza 417 casos positivos de dengue desde 1º de janeiro de 2023. 286 casos foram descartados e um óbito foi registrado. Até o fechamento desta edição, não havia nenhum paciente internado em decor-
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que é encontrado em áreas urbanas e periurbanas. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos e erupção cutânea. Em casos graves, pode haver sangramento e queda de pressão arterial, podendo levar à morte.
A Prefeitura de Agudos orienta a população a se proteger contra o mosquito transmissor da dengue evitando o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, potes e vasos de plantas, além de manter caixas d'água e piscinas sempre limpas e fechadas.
Prefeitura de Jaú solicita abertura de inquérito para apurar caso de gata torturada até a morte
jeito vai ser matar a paulada”. A partir deste momento, começaram a espancar. O casal também teria jogado água fervente na gata, que desmaiou após as agressões.
Em seguida, ainda segundo o relato, o casal colocou a gata em um saco e levou até uma lixeira. A testemunha disse que esperou o casal retornar para a casa, quando pediu ajuda de uma vizinha para abrir o saco.
Ainda vivo, o animal foi socorrido e encaminhado a uma clínica veterinária. A gata ficou internada por três dias, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.
Diante da repercussão e violência do caso, a Prefeitura Municipal de Jaú emitiu a seguinte nota:
Um morador de Bariri procurou a reportagem do Noticiantes para relatar um problema envolvendo um veículo da autarquia do Serviço de água e Esgoto do município. Segundo a denúncia, em novembro do ano passado, um caminhão do Saemba derrubou uma motocicleta dentro de uma oficina mecânica. Câmeras de monitoramento instaladas dentro da oficina mecânica onde ocorreu o fato, registraram o exato momento em que o caminhão atinge a moto, que estava estacionada.
De acordo com o denunciante, o conserto da moto atingida ficou em aproximadamente R$ 1.300, mas o valor ainda não foi ressarcido pelo Samba, mesmo após várias
tentativas de comunicação.
“Conversei no Saemba e começou o debate. Escrevi uma carta contando o que aconteceu, dizendo que fulano tinha derrubado minha moto. Mas já se passaram quatro meses e nada de ressarcir a moto. Ficou em R$ 1.300,00. O motorista deles alegou que minha moto estava parada em guia baixa e que eu estava me aproveitando da situação para consertar a moto. Guia baixa é na calçada, onde carro entra. Ali onde aconteceu foi dentro da oficina. Se fosse um carrinho de bebe ali com uma criança, teria passado por cima. Não posso ficar no prejuízo”, relatou o baririense. Nossa reportagem entrou em contato via e-mail com o Saemba, mas ainda não obtivemos retorno sobre o caso.
Um caso chocante de maus-tratos a animais que terminou com a morte de uma gata causou revolta na população de Jaú nesta semana. A ocorrência foi registrada no Jardim Jorge Atalla.
Segundo informações, a gata comunitária da rua caiu em uma residência no bairro no dia 16 de março. O animal não conseguiu sair da residência e ficou no quintal por três dias, sem comida e sem água.
Uma testemunha que mora nas proximidades, relatou ter ouvido o casal morador da residência falando que deixou a gata sem alimento intencionalmente, com o objetivo de causar a morte do animal.
A testemunha ainda disse que escutou alguém dizendo “já faz três dias e ela não morreu sem comida e água; o
“De acordo com a Secretaria de Proteção e Direito dos Animais (SPDA), em ofício, a pasta solicitou à Central de Polícia Judiciária instauração de inquérito policial para apurar existência de possíveis maus-tratos/tortura de felino que foi a óbito sexta-feira (24), no Jardim Jorge Atalla e, em havendo confirmação, punição dos responsáveis. Portanto, cabe ressaltar que o caso está sob investigação policial, e como tal, será conduzido pela Polícia Civil. Cumpre destacar que a SPDA acredita nas Instituições Públicas e respeita as normas vigentes, repudiando qualquer atitude que vise condenar pessoas sem a observação do devido processo legal. Aliás, tal conduta, inclusive, poderá prejudicar as investigações”.
5 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
Ex-aluno da E.E. Domingos Magalhães ainda não foi localizado
"Nesta
gestão, não há espaço para a criança e para o adolescente”
Câmeras de segurança flagraram a ocorrência
Animal foi socorrido com vida, mas não resistiu
Da Redação
Da Redação
Por Thaisa Moraes
Por Thaisa Moraes
Por Thaisa Moraes
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Lucas Manzutti
Foto: Divulgação
6 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
O tradicional evento para o AUMENTO da FIRMEZA e da ELASTICIDADE da pele já tem data definida!
VAGAS LIMITADAS
A Clínica Etharia irá promover a Edição de 2023 do seu já aguardado evento anual de combate à flacidez
FLACIDEZ ZERO FLACIDEZ ZERO Clinical Day Clinical Day
DIA: 12/04. Clínica Etharia - Unidade
DIA: 14/04. Clínica Ethar
17 e 18 de Abril
Local: Auditório da ACIB
Empresário, já pensou em como será a sua vitrine para o Dia das Mães?
Oficina
VITRINES E EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Evento Gratuito Vagas Limitadas
7 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
Dr Paulo Crepaldi fundador da Etharia
(14) 3662-9400
Boraceia prepara tradicional Cavalgada
Foto: Divulgação
Da Redação
A Coordenadoria de Cultura e Turismo realizará, no dia 16 de abril (domingo), a tradicional Cavalgada Ru-
ral de Boraceia. A saída acontecerá às 9h, em frente ao Centro de Eventos Barretinho. Os cavaleiros farão um percurso de aproximadamente de 10 quilômetros, comtemplando as paisagens rurais do município. No retorno, haverá almoço na Fazenda do Pacheco (gratuito para os cavaleiros). Para os demais participantes, será cobrado o valor de R$ 20,00.
Para finalizar, o evento será animado com um super show da dupla Anísio e Paulo Vitor. Mais informações estão disponíveis através do telefone (14) 3295-9100 com Léo Oliveira, coordenador de Cultura e Turismo do Município de Boraceia.
Domingo é dia de feira!
Neste domingo (02) será celebrado o especial 64 anos da "Feira Sabores e Artes da Nossa Terra". A feira acontece das 8h às 12h. No Calçadão Municipal. São mais de 20 expositores trazendo os melhores produtos para você. Participe!
Por Thaisa Moraes
A Praça Tiradentes, onde está localizado o prédio da Prefeitura Municipal de Agudos, será palco de nova manifestação dos professores. O ato está marcado para acontecer às 18h desta sexta-feira (31) e conta com o apoio da Apeoesp (Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
A categoria protesta pelo pagamento do piso salarial do magiatério.
A primeira manifestação aconteceu no mesmo local, quarta-feira passada (23). Segurando cartazes estampados com frases como: “O piso lei! Faça valer”; “Educação não é gasto; é investimento”; e “Reajuste salarial não é esmola”, professores da Rede Pública de Ensino de Agudos e representantes da Apeoesp chamaram a atenção para a causa.
Durante o ato, professores de Agudos utilizaram o microfone para discursa -
Senadora
de R$ 350 mil ao município de Itapuí, através do vereador Gordo.
O deputado também enviou emendas à Saúde Municipal de outras cidades da região, como Itaju (R$ 200 mil) e Boraceia (R$ 100 mil).
Bariri também foi comtemplada
A Saúde de Bariri também foi contemplada em R$ 100 mil pelo deputado Luiz Carlos Motta, que atendeu solicitação do suplente de vereador, Rogério Xavier.
Por Thaisa Moraes
O deputado federal Luz Carlos Motta (PL) endereçou emenda impositiva no valor de R$ 100 mil ao Fundo Municipal de Saúde de Itapuí, em atendimento a uma solicitação do vereador Antonio Donizete Duarte, o Gordo.
“Notícia boa para nossa cidade! Gostaria de agradecer o deputado federal Luiz Carlos Motta por destinar R$ 100 mil para a Saúde. A população de Itapuí agradece”, publicou Gordo nas redes sociais.
Até o momento, Motta já destinou o total
PRESTAÇÃO DE CONTAS CAMPEONATO DE SKATE 2023
INVESTIMENTO RECEITA PATROCÍNIOS
R$ 500 Banda D’Maori R$ 1.877 (dinheiro em espécie) R$ 950
R$ 100 – Juíz (Dog) R$ 1.410 (pix)
R$ 100 – Cantor Petrilli
R$ 1.500 – Barraca (10x10)
R$ 250 – Barraca (4x4)
R$ 1.200 – Som
R$ 829, 90 Bebidas (Dinho)
R$ 300 – Premiação (Best Trick)
R$ 200 – Narrador
R$ 1.592,30 – Espetinhos
R$ 150 – Segurança
R$ 150 – Segurança
rem e reivindicarem seus direitos. Alguns vereadores da Câmara Municipal comparecem ao local, mas não se manifestaram.
Segundo a Apeoesp, os professores fizeram tentativas de comunicação com o prefeito Municipal de Agudos, Fernando Octaviani (MDB), porém, as reuniões foram desmarcadas por conta de viagens do chefe do Executivo. Após novas tentativas de comunicação frustradas ao longo desta semana, a classe docente se organizou para repetir o protesto.
“O piso já é uma vergonha, pelo tanto de responsabilidades, falta de reconhecimento e muitas vezes até falta de respeito com o professor! Se for ver é pouco! É um absurdo ter seu lutar para ter seu direito garantido! Boa parte do salário, fica em contribuição e imposto de renda”, comentou uma professora nas redes sociais.
Por Thaisa Moraes
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bariri, recebeu uma ótima notícia na últi-
ma semana: a entidade foi contemplada com um recurso no valor de R$ 150 mil, destinado pela senadora Mara Gabrili (PSD). A emenda chegou à
IPTU SOLIDÁRIO
APAE Bariri após uma solicitação do vereador Edcarlos Santos (PSDB). “É com muita alegria que anuncio mais uma conquista do mandato ativo, resultado da viagem que fiz a Brasília no final do ano. A Senadora Mara Gabrili destinou R$ 150 mil para Apae, um pedido que fiz em conjunto com a equipe e a Presidente da Apae, Aline Maranho Rodrigues Capobianco. Que muitos outros recursos possam vir, para que nossos queridos usuários recebem sempre o melhor atendimento no melhor ambiente”, agradeceu Edcarlos.
É uma forma de doação de valor de livre escolha para com as Entidades de Bariri e poderá ser efetuada até 31 de Dezembro deste ano, diretamente na conta corrente exclusiva do Fundo Municipal do IPTU Solidário, através de DEPÓSITO, TRANSFERÊNCIA ou PIX abaixo mencionados.
Faça o bem. Não economize na solidariedade!
Ajude as Entidades de Bariri, ajude quem ajuda Bariri!
8 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
Mara Gabrili destina R$ 150 mil à Apae Bariri, através do vereador Edcarlos
Professores de Agudos programam nova manifestação pelo piso salarial do magistério nesta sexta-feira
TOTAL:
TOTAL: R$ 3.287 TOTAL: R$ 950 FECHAMENTO: R$ - 2.635,20
R$ 6.872,2
Saúde de Itapuí recebe emenda de R$ 100 mil do deputado Motta em atendimento à solicitação do vereador Gordo
Grupo decidiu repetir o ato após tentativas frustradas de acordo com o prefeito Fernando Octaviani
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Carol Guarnieri
Foto: Divulgação
Noticiantes: Como surgiu e qual é a grande missão da APEOESP perante a classe docente?
Profª. Idenilde: A APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) foi fundada no dia 13 de janeiro de 1945, em São Carlos. De acordo com seu Estatuto, a APEOESP é uma entidade sem fins lucrativos, sem discriminação de raça, credo religioso, gênero ou convicção política ou ideológica. A grande missão é lutar por uma escola pública de qualidade para os filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras. A contribuição para o sindicato depende da vontade do professor em se associar. E também se quiser, deixar a associação assim que lhe convier. Em 2018, elegemos a presidente da APEOESP, Professora Maria Izabel Noronha, como deputada estadual para fazer a luta pela educação no Parlamento Estadual. Repetindo o feito nas eleições de 2022 com o dobro dos votos. Professora Bebel é nossa voz mais forte na Assembléia Legislativa de São Paulo. A APEOESP é o maior sindicato da América latina, sendo referência a todo o Brasil e também no exterior. Hoje com mais de 200 mil associados, é exemplo de lutas.
Noticiantes: Quais municípios da região a subsede Bauru da APEOESP integra?
Profª. Idenilde: A subsede de Bauru está localizada na Rua Gerson França, 9-23, Centro. Além de Bauru, abrange os municípios de: Agudos; Arealva; Avaí; Borebi; Cabralia Paulista; Duartina; Iacanga; Lençóis Paulista; Lucianópolis; Macatuba; Paulistânia; Pederneiras; Piratininga; Presidente Alves; Reginópolis; e Ubirajara.
Noticiantes: Quais benefícios a APEOESP oferece aos afiliados?
Profª. Idenilde: Como entidade sindical, o principal papel da APEOESP é defender os interesses dos professores e especialistas que trabalham nas redes oficiais do Estado de São Paulo – sejam eles individuais ou coletivos. É o sindicato que, em nome dos associados, negocia com o governo questões salariais, profissionais e educacionais. Também possui colônias de férias, Secretaria Jurídica e a Casa do Professora, na capital. Nossa sede fica em São Paulo.
Noticiantes: Durante todo esse tempo de atuação, comente algumas das principais conquistas da Apeoesp para os professores.
Profª. Idenilde: A Apeoesp jamais abandonou as trincheiras de batalhas, utilizando recursos variados para obter avanços, conquistas e reivindicações atendidas. Nas ruas, na Assembléia Le -
gislativa, nas negociações com o governo, no Judiciário, nossa entidade sempre pautou sua atuação pelas necessidades da categoria: emprego, salário, condições de trabalho, gestão democrática nas escolas, na formulação e efetivação das políticas educacionais. Para além das greves e manifestações numerosas e frequentes, uma das conquistas mais fundamentais de todo o ano de 2016, foi a aprovação, em junho, do Plano Estadual de Educação, elaborado por 75 entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação, entre os quais a Apeoesp desempenha seu papel de destaque. E também:
- Projeto de Lei Complementar 43/2022 que revoga o confisco salarial dos aposentados e pensionistas, (que pagavam previdência mesmo estando aposentados). Foi uma luta da Apeoesp e fruto da articulação da deputada Bebel, presidenta de nosso sindicato, junto aos deputados do Parlamento Estadual;
- PLC 42/22: prorroga os contratos dos professores Categoria O, regidos pela Lei 1.093, (que venceria neste ano de 2022). É de autoria da professora Bebel, deputada estadual. Assegurou trabalho para mais de 80 mil professores;
- Em 2013, nossa greve conquistou 59 mil vagas no concurso público do Estado que prometia apenas 20 mil.
- Em 2015, o governo propôs a reorganização escolar, que iria fechar 93 escolas e 754 unidades iriam ser desmembradas. A APEOESP junto com professores, movimentos sociais, entidades da educação, pais e os alunos, ocuparam mais de 250 unidades escolares. O movimento barrou o projeto do governo.
Noticiantes: Na última semana, houve protesto dos professores por conta do pagamento do piso salarial do magistério em Agudos. Como está a situação dos docentes? Houve nova comunicação junto ao prefeito Fernando Octaviani?
Profª. Idenilde: Foi dado ao prefeito Fernando Otaviano uma semana para que nos recebesse em reunião para conversarmos e ouvir suas propostas. Segunda-feira (27), protocolamos ofício solicitando a reunião. Até agora sem resposta. Nesta sexta feira (31) haverá novo ato com os professores em frente à Câmara pra novos encaminhamentos do movimento. Os professores não estão recebendo o salário do piso Nacional, e estão sem reajuste desde 2016.
Noticiantes: As outras cidades da região já estão pagando corretamente o piso do magistério?
Profª. Idenilde: Sim. Algumas cidades da região pagam o salário do piso, ou acima. Arealva já paga o piso, Piratininga e Lençóis Paulista
também. Em Pederneiras, a APEOESP ganhou liminar em favor dos professores.
Noticiantes: O assunto do protesto dos professores foi citado na sessão desta segunda-feira na Câmara Municipal de Agudos e o presidente da câmara (Auro Octaviani), criticou a atuação do sindicato. Como a APEOESP enxerga essa situação?
Profª. Idenilde: As críticas feitas ao sindicato por esse cidadão, se é que podemos chamar assim, demonstram o total desconhecimento em relação a entidade, mas não nos intimida. A APEOESP é o maior sindicato da América latina; é conhecido e respeitado no Brasil e no exterior. Como já disse, tem legitimidade para representar a categoria do magistério paulista da rede pública (estadual e municipal). Eu pediria a este senhor respeito aos munícipes, por uma educação pública de qualidade – e isto passa pela valorização dos profissionais da educação. Muito me preocupa essa aversão aos professores que pode, inclusive, incentivar a violência nas escolas.
Noticiantes: Outro assunto polêmico em Agudos é a situação do Fundeb. A APEOESP acredita que o Poder Executivo cometeu falhas em relação a aplicação da verba Fundeb?
Profª. Idenilde: O Fundeb também lei federal, onde garante que as sobras sejam distribuídas em forma de gratificação a todos
os professores e funcionários envolvidos na Educação, que estão na ativa. Defendemos transparência na utilização dessa verba. A pedido dos professores, questionamos a utilização dessa sobra no ano de 2022, pois temos relatório do Dieese que nos mostrou que o Executivo não havia gasto o percentual permitido com a Educação, e não precisava ter usado a sobra do Fundeb. Apresentamos esse relatório numa reunião na Câmara chamada pela Comissão de Educação, inclusive com a presença de nosso advogado. Foi criada uma comissão para investigação. Protocolamos documentos pedindo esclarecimentos ao Executivo e não tivemos respostas. Orientamos aos professores e comunidade a participarem do Conselho Municipal do Fundeb, para acompanhar onde estão sendo gastos o dinheiro nesse ano de 2023. Solicitamos que os vereadores também acompanhem e fiscalizem, pois é papel dos vereadores.
Noticiantes: Sendo uma das líderes da APEOESP na região, a senhora já recebeu algum tipo de ameaça?
Profª. Idenilde: Nunca recebi nenhuma ameaça. A nossa luta é legal, democrática e pacífica. E sempre estamos dispostos a negociar com o patrão. Respeitamos e exigimos respeito.
Nome completo: Idenilde de Almeida Conceição
Idade: 62 anos
Naturalidade: Adrianópolis-PR
Formação acadêmica: Licenciatura Plena em História.
Função: Professora aposentada; exerceu por 30 anos o cargo público de “Professora do Estado” em várias escolas de Bauru (última atuação na E.E. Professor Eduardo Velho Filho, em Piratininga). Militante na APEOESP (Sindicato dos Professores da Rede Estadual de Ensino e Municipal) há mais de 20 anos na Subsede Executiva em Bauru (atualmente como Conselheira Estadual).
Outras áreas de atuação: Conselheira no Conselho Municipal de Educação de Bauru. Presidente da Comissão Regional do Iamspe de Bauru. Militante na Coordenação da CUT Regional Bauru (na proporção 50% homens/50% mulheres). Membro do Coletivo
9 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
Foto: Divulgação
Perfil
de Mulheres da CUT.
Jovem é preso por falsificar bebida alcoólica em Bauru
Idoso é preso após matar homem com tiro de espingarda em Brotas
até a casa do possível autor. A cuidadora do idoso, que estava na residência, informou aos policiais que, pouco antes do homicídio, ele saiu de casa com uma espingarda, que foi localizada pelas autoridades em um terreno.
Um jovem de 26 anos foi preso pela Polícia Civil de Bauru suspeito de falsificar bebidas alcoólicas. A prisão aconteceu segunda-feira (27), em uma residência localizada no Jardim Redentor.
Segundo a Polícia Civil, a equipe foi até o local para cumprir um mandado de busca e apreensão emitido pela Justiça. Na casa, apreendidos lacres, tampas, garrafas vazias e embalagens de marcas famosas. Também havia um vasto estoque de galões de álcool cereal, produto frequente nos "alambiques" clandestinos.
A polícia ainda procura um outro suspeito, um homem de 59 anos, que também
Homem
Um homem de 31 anos morreu após levar um tiro em frente à um estabelecimento comercial no município de Brotas. O assassinato aconteceu na Rua José Antônio Batista, no Jardim Parizi, no último final de semana.
vado até o hospital, mas não resistiu e morreu. Segundo a polícia, câmeras de segurança e monitoramento instaladas em frente ao bar não estavam funcionando, mas um vídeo gravado por um popular registrou o momento do crime.
Na presença de seu advogado, Valentin Rosa confessou o crime, mas negou que tinha a intenção de matar a vítima e informou que queria apenas intimidar o homem, que estava o ameaçando.
estaria envolvido na falsificação das bebidas. De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais receberam informações de que uma dupla, conhecida como "Label" e "Bal", havia voltado a produzir bebidas falsificadas.
Investigadores passaram a acompanhar a rotina dos fabricantes e constataram que havia uma movimentação suspeita das residências até os pontos comerciais para a venda.
Com isso, a polícia foi até a residência no Jardim Redentor com mandado de busca e apreensão. O homem que foi preso afirmou à polícia que os produtos encontrados em sua casa seriam para "consumo próprio". O caso segue em investigação.
Fernando Benedito da Silva foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e le-
As imagens mostram o veículo do suspeito, um idoso de 73 anos identificado como Valentim Rosa. Com isso, os agentes foram
O idoso foi preso em flagrante por homicídio doloso consumado, com agravante de motivo fútil, e encaminhado a Cadeia de Rio Claro onde está à disposição da Justiça.
Suposta agressão de monitora contra criança em creche de Torrinha é investigada
A Polícia Civil investiga um suposto caso de agressão contra uma criança de dois anos, dentro de uma escola infantil da rede pública de Torrinha . A prefeitura também instaurou um procedimento interno para apurar o caso e afastou a acusada da unidade escolar.
Segundo o boletim de ocorrência, registrado pela mãe da aluna, o caso teria ocorrido na Centro de Educação Infantil (CEI) Catharina Perlatti na semana passada.
ele. Ao perceber a presença do agente dentro do veículo, o homem teria ficado nervoso.
A polícia foi acionada e realizou a abordagem do suspeito. Dentro da bagagem dele, foram encontrados 17 kg de maconha, 500 g de crack e 100 g de cocaína.
Conforme o relato da mãe, uma monitora, que teria sido contratada de forma provisória para acompanhar os alunos com necessidades especiais, teria puxado a orelha e pressionado a cabeça da criança contra uma porta.
A mãe desconfiou das supostas agressões depois que o filho começou a apresentar resistência de ir à escola, além de chorar
com frequência. Além de registrar BO, a mulher também solicitou imagens do circuito internado da escola, mas ainda não teve acesso.
Em nota, a Prefeitura de Torrinha disse que instaurou procedimento investigativo interno e sigiloso para investigar a denúncia. A administração municipal está ouvindo os depoimentos de servidores que convivem no ambiente escolar da criança.
“A profissional acusada foi transferida para outras atividades, distantes dessa criança, especialmente, até finalização do procedimento investigativo, com direito da ampla defesa e do contraditório. Importante ressaltar que essa criança está em fase de constatação do Transtorno do Espectro Autista, sem notícias, até a presente data de que já exista laudo médico atestando tal condição”, diz a nota.
Fonte: G1
Um homem foi preso com 17 kg de maconha no Terminal Rodoviário
de Jaú na noite de sábado (25). Segundo a prefeitura, o suspeito foi flagrado por um policial que viajaria no mesmo ônibus que
Em depoimento, o homem disse que conseguiu as drogas em Campinas e que pretendia levá-las até Ourinhos. O suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Mãe agride homem que faz gesto obsceno para sua filha em Ibitinga
mar a atenção das crianças que estavam passando pelo local.
Acusado
facadas em Dois Córregos é preso após se apresentar na Polícia Civil
Segundo o boletim de ocorrência, no dia do fato, a Polícia Militar foi chamada no começo da tarde, até uma casa na Rua Mocoembu, na Vila São Pedro, onde encontraram as companheiras da vítima e do suspeito.
Conforme o registro policial, a companheira da vítima é inquilina do suspeito, que foi até o local cobrar dívidas de aluguel e pedir a saída do imóvel, devido a também outros débitos, como de contas de luz e água.
A esposa do suspeito disse que foi iniciada uma discussão e Erivaldo agrediu Ironildo, que reagiu com uma facada no braço e outra no peito, ainda de acordo com o boletim de ocorrência.
A Polícia Militar de Ibitinga foi acionada para comparecer à Rua Pedro Zeponi, na Vila dos Bancários, após uma mulher agredir um homem que teria mostrado os órgãos genitais para ela e para sua filha. O caso foi registrado na última sexta-feira (24).
A mulher contou que estava na porta de sua residência quando percebeu que o homem, que estava sentado do outro lado da rua, começou a fazer barulho para cha-
Nesse momento, a mulher percebeu que o indivíduo colocou a mão no pênis e fez gestos obscenos, apontando o dedo para ela. A declarante foi até o homem e pediu para que ele parasse com aquilo, mas ele se negou e disse que ela não mandava nele.
Ainda de acordo com a mulher, ela ficou nervosa com a situação e agrediu o indivíduo com socos e tapas.
O homem não estava mais no local quando os policiais
chegaram e a equipe deslocou-se até a residência em que ele mora. Em contato com o indivíduo, ele informou que estava sentado embaixo de uma árvore quando a mulher chegou dizendo que ele estava fazendo gestos obscenos e o agrediu. Ele negou que tenha praticado tais ações. Diante da situação, a ocorrência foi registrada em boletim e repassada à Delegacia de Polícia de Ibitinga.
Fonte: Portal Ternura FM
Idoso é encontrado morto, amarrado e com lençol na boca em Bauru
O suspeito de matar um homem a facadas em Dois Córregos se apresentou à delegacia de Polícia Civil do município na manhã desta terça-feira (28), e foi preso após a expedição de um mandado de prisão temporária. O crime aconteceu em 24 de março.
A vítima foi identificada como Erivaldo Miguel da Silva de 32 anos. Já o suspeito, que apresentou sua versão no plantão policial junto com a faca utilizada no crime, é Ironildo José dos Santos, de 50 anos.
O suspeito já não estava mais no local quando os policiais chegaram e a vítima foi levada em estado grave para atendimento médico na Santa Casa de Dois Córregos, mas não resistiu aos ferimentos. O local do crime foi periciado.
O caso foi registrado como homicídio qualificado por motivo fútil e o delegado responsável pelo caso pediu a prisão temporária do suspeito, o que foi atendido pelo Poder Judiciário.
Após comparecer com o advogado na delegacia, Ironildo foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária de Jaú.
Terça-feira (28), um homem foi encontrado morto, amarrado com os braços para trás e com um lençol na boca. O corpo estava sobre a cama da residência da vítima, localizada na Vila São João do Ipiranga, em Bauru.
A vítima foi identificada como Ronaldo José da Silva, de 62 anos, segundo o boletim de ocorrência o corpo foi encontrado pelo filho
dele, de 25 anos, que estranhou o desaparecimento do pai desde o sábado (25).
O jovem foi até a casa de Ronaldo, na Rua Cristóvão Sanches, por volta das 9h30, e usou as cópias da chave que possui para entrar no local após chamar e ninguém responder, ainda segundo o documento policial.
O filho encontrou a vítima de costas, sobre a cama, e o corpo estava em estado avançado de decomposição. A Polícia Militar foi
acionada imediatamente, e equipe especializada da Polícia Civil precisou ser mobilizada, ainda segundo o boletim.
O imóvel passou por perícia e foram encontradas latas de cerveja e cigarros, apreendidos para análise de material genético, conforme a versão oficial.
O celular da vítima não foi localizado e pode ter sido roubado. O caso foi registrado inicialmente como morte suspeita e será investigado.
10 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
Porções de maconha, cocaína e crack foram apreendidas Suspeito também entregou faca utilizada no crime
Recipientes de álcool, garrafas, cereais e embalagens de whisky foram apreendidos
Redação
Redação Da Redação
Redação
Redação
Redação
Redação Foto: Divulgação
Arma foi localizada em terreno ao lado da casa do autor
Da
Da
Da
Da
Da
Da
é preso por tráfico de drogas na rodoviária de Jaú
de matar homem a
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Advogado e jornalista
Hoje, quero parabenizar o Jornal Noticiantes, pelos cinco anos de informações sérias e relevantes .
Escrever esta coluna, semanalmente, é incrível por muitas razões. Antes de qualquer coisa, gosto de ressaltar que é maravilhoso escrever com autonomia, liberdade e sem qualquer tipo de amarra. Isso é raríssimo na imprensa brasileira, infelizmente.
Essa liberdade editorial não vem sozinha, vem com a possibilidade de utilizar este espaço com a independência que sempre almejei. É possível passar a realidade da política, sem disfarces. Não quero me alongar, mas poderia falar da equipe sensacional deste jornal ou sobre o orgulho danado que tenho das transformações na maneira de enxergar a política em nossa cidade que nossas colunas causam.
O papel do Jornal Noticiantes, hoje, é importantíssimo, porque se desvincula daqueles meios de comunicação que fingem defender o povo, mas dançam de acordo com a música, ou seja, visando sempre seus interesses. Isso é fácil perceber.
Diferente de outros meios de comunicação que fingem trazer como missão uma fajuta noção de melhorar a sociedade, em vez de princípios basilares do jornalismo – como a busca pela verdade, a responsabilidade social, o respeito à dignidade humana ou o interesse do público – mostra que o compromisso desse tipo de atração é muito mais com seu próprio êxito do que com a ética profissional do campo a que finge pertencer
Com o apoio dos proprietários, Nathália e Yang, vamos melhor, livres e seguros. E isso é o que de mais valioso o Noticiantes tem. Parabéns a toda equipe!
Os artigos publicados e assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opi- nião do Jornal Noticiantes
Nosso cãopanheiro, Tailler Androciolli, resolveu um mistério durante suas andanças pela cidade de Bariri nesta semana. Para quem se perguntava onde estava a Gruta de Santo Expedito, a resposta é simples: de tanto mato no local, quase não dá mais para ver a pobre gruta...
Para fazerem suas orações ao santo, os devotos de Santo Expedido precisam levar um facão para ir cortando o matagal do caminho.
“A prefeitura está esperando que o santo faça um milagre, só pode”, comentou uma internauta. Santo Expedito é o santo das causas impossíveis... Quem sabe ele dá uma ajudinha ao prefeito, não é?
Por falar em sumiço, as lixeiras da praça pública do bairro do Viva Mais também acabaram perdidas no meio do mato. Isso sem contar nos birnquedos instalados no local, perdidos em meio ao matagal. O Tarzan ia adorar dar um rolê no Viva Mais!
Gruta de Santo Expedito
“Aqui, a criança desce do escorregador e cai na floresta amazônica”, comentou um internauta.
Segura, peão!
Tailler também levantou um questionamento com seus seguidores no Facebook. E se a prefeitura investisse os recursos gastos na Festa do Peão em outras áreas, como Saúde e Educação? E aí, chefe?
O Tailler já completou 2,2 mil amigos no Facebook. Siga o Tailler nas redes sociais: @TaillerAndrociolli
Alerta! Senhores pais!
A cada dia mais ouvimos e questionamos: De onde se origina tanta violência?
O que leva nossos jovens a ataques de fúria, armados, ensandecidos e desnorteados emocionalmente? Ataques com requintes de violência, premeditados, planejados e preparados diuturnamente. Urge, esclarecer o que leva um jovem estudante a agasalhar tanto ódio no coração? Qual o motivo em planejar a morte de um professor, de um colega de classe, e esparramar o terror dentro da escola, outrora designada segundo lar? Assunto deveras importante a ser esclarecido pelas autoridades no assunto.
Infelizmente crianças sofrem atualmente da famigerada síndrome da solidão entre muitos e se tornam órfãs de pais vivos na mais tenra idade. Separação, divórcio, solidão, agressões físicas e verbais além da nefasta guarda compartilhada, que faz gerar o transtorno de andarilho, pois, mesmo contra sua vontade, a criança é obrigada a preparar a mochila e sair do conforto de sua moradia para seguir para outro ambiente, enfim, a lei comanda os sentimentos infantis.
Todos esses motivos geram conflitos internos e fazem brotar no coração da infância as piores dores emocionais: a insegurança e o medo gerados pela solidão. Sem estrutura ainda para enfrentar o mundo sozinha, sem colo, carinho e coração, a infância sobrevive em estado de agonia, carregando conflitos. Mãe e pai ausentes, a casa vazia ou a companhia de algum estranho que marca presença física a cumprir horas de trabalho, enfim, cresce a criança no mais completo abandono físico e emocional, cresce sozinha, pois mesmo nas instituições, por melhor que sejam, são apenas um número sem alma.
Logo, ao deambular da solidão, não conseguem entender o motivo desse abandono. E, sem ter ninguém para abrir o coração, decidem emudecer e silentes tentam sobreviver ao longo da infância, sem dialogar e sem desabafar os problemas do dia-a-dia. E a ira cresce, o amor não mais germina no coração pela ausência de zelo familiar, a insegurança abraça tudo e a infância perece nas dobras da tristeza gerada por um coração à deriva.
E nesse momento a modernidade virtual se aproxima e astuta substitui a família, entra em ação e acontece o encontro com o amigo também virtual, desconhecido que lhe dá atenção e doravante a solidão perde espaço e o caos emocional se estabelece. E, um belo dia, a ira se transforma em ódio, o medo em demasia se transforma em coragem, a agressividade se agiganta e o adolescente explode e sai para o ataque de fúria contra inocentes com os quais convive. E, ele ataca, fere, sangra e mata a querer demonstrar toda sua dor, seu abandono, enfim seu sofrimento por crescer na mais triste solidão entre muitos! Nessa hora a sociedade e os genitores despertam diante do sinistro e questionam: De onde surgiu tanta agressividade?
Alerta! Senhores pais! Filhos são prioridades e não moeda de troca!
Se a infância for feliz, o adulto também o será. Pois é no vai e vem da emoção que encontramos colo, carinho e coração!
Sempre lembrar que: O lar é a rede onde balança feliz a infância do homem!
Sedutora e Vazia
O que me espanta em você
É o cinismo e a hipocrisia
Sem amor em seu caminho
Por dentro é seca é vazia
É tão bela e sedutora
Mas vive sem companhia
Coisas que juro não entendo Não e rendo a sedução
Renasci em tua cabeça
Mas morri no coração
Fui escravo do seu vicio
Do seu capricho a paixão
Rastejei aos seus apelos
Em falsos zelos algemei
Noite escura fui sua luz
A cruz do amor carreguei
Em meio a dor aprendi
Me arrependi, mas te amei
11 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
Tailler desvenda o sumiço da Gruta...
Rua Zenildo Bello
Grupo de teatro Bom Jesus, de Ibitinga, retoma tradicional “Via Sacra ao Vivo” após três anos de paralisação por conta da pandemia
representadas as 15 estações da Via Sacra, com coreografia e cenários próprios da época, seguindo o texto bíblico.
Em Jaú, a peça será apresentada no neste domingo (02), às 19h, no Kartódromo Municipal. Já em Ibitinga, a apresentação, que é realizada pelo grupo desde 1982, será nos dias 5 e 7, às 20h, no Pavilhão de Exposições Dr. Licínio Hilmar de Oliveira Arantes.
Confira a programação
Dia: 02/04 (Domingo de Ramos)
Local: Kartódromo municipal
Jaú
Horário: 17h - Missa campal com a benção dos ramos, presidida por Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano. 19h - Via Sacra - Ao vivo
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
Ibitinga
Da Redação
Após paralização de três anos por conta da pandemia, o grupo de teatro Bom Jesus, de Ibitinga, está retomando as apresentações na região da tradicional “Via Sacra ao Vivo”. Terça-feira (28), aconteceu o último grande ensaio para a tradicional encenação, que contará com apresentações em Jaú e Ibitinga, no início de abril.
Criada em 1982, a encenação da "Via Sacra 'Ao Vivo' - um espetáculo de arte, fé e amor" é realizada na Semana Santa. A apresentação surgiu com o objetivo de propor uma reflexão sobre momentos que envolvem a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Cerca de 125 pessoas estão envolvidas no espetáculo, entre atores e produção. Durante a encenação, são
Na primeira noite, o evento vai contar ainda com a participação especial da Banda Doce Veneno. Já no dia 7, o Grupo Cantores de Deus irá se apresentar.
Para todos os eventos, é solicitado levar um quilo de alimento não perecível para o projeto “Bem Legal” da TV TEM, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Jaú e Ibitinga.
Fonte: G1
Dia: 05/04 (Quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Pavilhão de exposições Dr. Licínio Hilmar de Oliveira Arantes
Participação especial da banda Doce Veneno.
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
Dia: 07/04 (Sexta-feira santa)
Horário: 20h
Local: Pavilhão de exposições Dr. Licínio Hilmar de Oliveira Arantes
Participação especial do Grupo Cantores de Deus
Ingresso: 1kg de alimento não perecível
12 Sexta-Feira, 31 de março de 2023
Foto: Divulgação
Apresentações acontecerão em Ibitinga e Jaú
Fotos: Divulgação