Edição 267- Jornal Noticiantes

Page 1

Público e Tribunal de Contas por conta de valor exorbitante de dupla sertaneja contratada para o Bariri Rodeio Show

Alcides Bernardi, provedor da Santa Casa de Jaú, fala sobre os 117 anos do hospital

Pedreiros descobrem erro grotesco no projeto de engenharia da creche Marina Budin após quase um ano de obras inacabadas em Bariri

Ao receberem a ordem de derrubarem algumas paredes para ampliação de sala de aula, pedreiros que atuam na reforma da creche descobriram uma falha no projeto de engenharia da obra. Segundo informações, engenheiro não previu que algumas paredes sustentam o teto e, portanto, não podem ser derrubadas para a ampliação projetada. Caso o erro não tivesse sido percebido pelos pedreiros, a estrutura toda da creche poderia vir abaixo com a demolição das paredes de sustentação. Com isso, a obra foi paralisada e segue inacabada.

Desafio: Querido leitor do Noticiantes, desafiamos você a mandar as realizações do Governo Abelardo-Foloni em Bariri para nosso WhatsApp (14) 99818-8008. Mas tem que ser alguma benfeitoria digna de matéria de capa, hein?

Arraiá Aéreo

Trabalhador morre atingido por meia tonelada de vidro em Jaú

Disse

reúne

125 mil pessoas e arrecada 50 toneladas de alimentos em Bauru

Travesti é assassinada a pauladas em Ribeirão Bonito

Gafe da gestão Abelardinho adia inauguração do Ambulatório de Saúde Mental “Dr. Fauze Farah” e causa constrangimento

16 de junho de 2023 POLÍCIA POLÍCIA REGIÃO 10 05 10
05 ENTREVISTA NA CAPA Ano 06 - Edição 267 03
VERSÍCULO DA SEMANA 13 Epístola de Pedro - Cap. 3- Vers. 7 "...Maridos, vivei a vida comum do discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida....."
Região:
Agudos - Arealva - Bariri - Boa Esperança do Sul - Bocaina - Boraceia - Brotas - Dois Córregos - Dourado - Iacanga - Ibitinga - Itaju - Itapuí - Jaú - Macatuba - Mineiros do Tiete - Pederneiras - Piratininga - Ribeirão Bonito - Tabatinga - Torrinha
Bariri,
Sexta-Feira, 16 de Junho de 2023
Jesus:
Foto: Lucas Manzutti
REGIÃO 04 Foto: Lucas
Manzutti
Leandro Gonzalez aciona Ministério
Foto: Divulgação
Foto: Lucas Manzutti
Foto: Lucas Manzutti

Bauru confirmou duas novas mortes por dengue nesta terça-feira. Com os novos registros, o município chega a oito óbitos em decorrência da doença em 2023. As vítimas são uma mulher, de 71 anos, e um homem, de 73, que morreram em 2 de junho e 28 de abril, respectivamente. Ambos tinham comorbidades e estavam internados em serviços de saúde da cidade. Os dois não tinham histórico recente de deslocamentos a outros municípios, o que caracteriza os casos como autóctones (contraídos dentro do município).

WILLY WONKA DO CRIME

A MANOBRA

Existem coisas que, por um ou outro motivo, ficam gravadas para sempre na memória. Esta, que tentarei descrever com a maior fidelidade possível, é uma delas.

Tudo aconteceu no que aparenta ser um consultório médico. Eu disse “aparenta ser” porque muitas vezes as aparências enganam. Basta relembrar o caso daqueles abnegados operários que, sob sol escaldante, entravam em um bueiro e saíam carregando sacos de entulhos que eram postos numa caminhonete para serem descartados. Os transeuntes ficaram condoídos vendo o sacrifício e a dedicação daqueles pobres infelizes. Um senhor notou algo estranho e chamou a polícia, que prendeu todos os “trabalhadores” – que eram, na realidade, ladrões de fios de cobre (“Inteligência criminal”, publicada na edição de 28 de abril).

Retornando à cena do consultório, há um jovem senhor vestido de branco que dá as ordens. Uma enfermeira segue todas as suas recomendações. Uma jovem senhora presta muita atenção a todos os detalhes. O quarto e último personagem é um ancião que, sentado na cama, parece alheio a tudo, mas tem no rosto uma expressão de sofrimento. É uma situação dramática. O que iria acontecer? Seria mais um quebra-cabeças para a polícia tentar resolver?

A tensão aumenta. O homem de branco se aproxima do idoso. Segura sua cabeça com as duas mãos, como se fosse uma bola de basquete prestes a ser arremessada. Contrariando as expectativas, faz um giro de 90 graus na cabeça do idoso, como se fosse um golpe de judô, mas sustenta o seu corpo no ar, evitando que se aproxime do colchão, durante um minuto. O único que não se surpreende com o que acaba de acontecer é o homem de branco. As duas mulheres entreolham-se, como se não acreditassem no que estavam vendo. É que a expressão de sofrimento estampada no rosto do idoso foi substituída pelo alívio, pela alegria de se sentir bem novamente. Mas, afinal, o que teria acontecido?

Eu explico. O homem de branco não apenas usava roupas de médico: era o doutor Breno José Hulle Pereira, conceituado neurologista de Bauru, onde também ministra aulas em uma de suas faculdades de Medicina. A jovem vestida de branco era a técnica de enfermagem Daniela Fernandes. A outra jovem senhora era a minha filha Simone. E quem era o idoso? Ficou fácil: era eu!

Contemplado com uma labirintite, procurei o doutor Breno, de quem eu já era paciente por causa de outro problema de saúde. E ele resolveu usar um método aparentemente simples, mas que tem o complicado nome de “manobra de Epley”, que consiste em aplicar um movimento brusco e preciso para que os cristais responsáveis pelo equilíbrio das pessoas voltem para o lugar de onde nunca deveriam ter saído – ao saírem, causam a labirintite. Pouco conhecido, esse método parece que não tem contraindicações e pode ser usado até que os cristais criem juízo e fiquem no seu devido lugar.

Quero cumprimentar o doutor Breno José Pereira pela sua extraordinária competência e tornar públicos os meus sinceros agradecimentos. Obrigado, doutor!

Nota: Saudações também a Bariri, pelo seu 133º aniversário! Reúno-me aos milhares de baririenses que comemoram essa data festiva e agradeço aos leitores que me acolheram com tanto carinho.

Uma mulher foi detida pela Polícia Militar de Jaú depois de furtar uma loja de chocolates na manhã de terça-feira (13). Os militares localizaram a ladra na Vila 15 de Novembro. Ela confessou o furto, mas não estava mais com as caixas de bombons, pois já havia comido todos os chocolates que tinha furtado. A mesma pessoa já havia sido autuada anteriormente pelo mesmo crime: quando furtou 12 caixas de bombom de um supermercado local. A chocólatra foi conduzida à CPJ, onde foi registrada a ocorrência.

DEU NEM PARA O CHEIRO...

mil medalhinhas com imagens de Santo Antônio foram escondidas no bolo. Segundo a tradição, quem achar as medalhinhas terá sorte na vida amorosa. Será que o fim dos encalhados agora?

FEBRE MACULOSA

bactéria transmitida pela picada de carrapato.

PESQUISA NA PRAÇA

alguém teve a brilhante ideia de colocar toda a frota municipal da prefeitura no meio. “Só tinha trator e caminhão lá. Tava mais pra desfile mecânico do que cívico. As estrelas foram os veículos”, disse um munícipe.

PASSOU PERTO

Em menos de cinco horas, fiéis acabam com tradicional Bolo de Santo Antônio, de 3 toneladas, na paróquia dedicada ao Santo em Bauru. Ao todo,

O Instituto Adolfo Lutz confirmou três óbitos causados por febre maculosa em pessoas que contraíram a doença em Campinas. Uma 4ª morte por suspeita da doença também é investigada. As vítimas foram uma mulher de 28 anos e um casal de namorados –uma mulher de 36 anos e um homem de 42 anos. As três pessoas estiveram em um evento na Fazenda Santa Margarida, na região rural de Campinas. O local foi fechado para análise epidemiológica. A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma

Pelo jeito o prefeito Abelardinho não anda agradando nem mesmo sua própria família em Bariri...

Há rumores de que ele está precisando fazer um trabalho de campanha dentro de casa, pois em algumas pesquisas que estão rolando por aí, nem mesmo a própria família do “Bela” afirma que vota nele no ano que vem... Força, guerreiro!

TRATORAÇO?

Quem participou do Desfile Cívico em comemoração aos 133 anos de Bariri, reparou que

Um asteroide considerado "potencialmente perigoso" passou perto da Terra na madrugada desta segunda-feira (12), por volta de 0h e 6h, a uma distância 3,16 milhões de quilômetros do nosso planeta (ou oito vezes a distância da Terra e a Lua). Na escala espacial, essa distância fez com que a Nasa o classificasse como próximo de nós. De acordo com informações do site Space Reference, o corpo celeste mede aproximadamente o mesmo que o prédio do Capitólio, nos Estados Unidos. Eita!

2 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023
8ª VÍTIMA EM BAURU
Fechamento da Edição 267: 18h00 Dia: 14/06/2023

Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar?

Sim!

Querido leitor. Há algum tempo, na coluna “Bariri em Foco”, o jornalista, advogado e colunista do Jornal Noticiantes , Laudecir Leonel, escreveu um artigo no qual nomeou o prefeito de Bariri (Abelardo Simões) como “o prefeito estagiário”. Para criar sua análise certeira, nosso colunista utilizou uma declaração do chefe de gabinete do próprio Abelardinho, em entrevista a uma rádio local. No episódio em questão Paulo Egídio Grigolin diz a seguinte pérola ao

radialista: “Eu vejo essa gestão como o estagiário”. Ele não poderia ter resumido a administração Abelardo-Foloni (da qual faz parte) de forma mais louvável!

Nesta edição, novamente trouxemos na capa um erro de engenharia que deve gerar desperdício de dinheiro público. Desta vez, o caso aconteceu na Creche Marina Budin, que sofre há tempos com sua estrutura desgastada. A tão sonhada reforma já teve início, mas assim como tudo em Bariri, a coisa parece que não anda. E para piorar ainda mais a situação, os pedreiros constataram

uma falha grotesca no projeto de engenharia e a obra teve que ser paralisada até que se resolva o imbróglio.

O caso não é inédito em Bariri. Nas obras de reforma e ampliação do Centro de Diagnose, aconteceu a mesma coisa: obra parada por conta de uma falha do engenheiro, que inexplicavelmente, “esqueceu” de incluir as plantas elétricas e hidráulicas no projeto. Aqueles que dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, nunca vieram para Bariri durante a administração Abelardinho!

É impressionante como uma gestão ama -

dora (como a que ocupa o poder em Bariri), atrai somente profissionais e empresas tão amadoras e incompetentes quanto. Os erros do prefeito estagiário se refletem em todos os setores, causando situações vergonhosas que ficarão para sempre marcadas na história do Poder Público baririense. Situações que, no futuro, deverão servir de exemplos para os próximos gestores em um manual de “como evitar vexames”.

A equipe de confiança do prefeito deve admirar o “estagiário mor” com tanta paixão, que também se comporta como meros estagiários – inclusive

aquele que foi autor da definição.

Por conta de mais um erro amador, uma inauguração marcada para acontecer nesta semana teve que ser cancelada. O chefe de gabinete do prefeito certamente não deve ter o hábito de consultar sua agenda. Caso contrário, não marcaria um evento antes que a aprovação do projeto de lei (que validará o acontecimento principal do referido evento) fosse aprovada.

Está aí outra gafe que poderia até ser perdoada caso fosse cometida por um estagiário de verdade. O problema, é que prefeito, vice-prefeito, chefe de

gabinete e companhia já estão bem grandinhos para estagiarem (e seus salários não combinam com a folha dos pobres estagiários). Para finalizar, querido leitor, neste 133º aniversário de Bariri, desejamos que nossa querida cidade volte a brilhar. Que Bariri não seja destaque apenas nos cadernos políticos e policiais. A Milionária do Vale pode até parecer desgastada pelo cuidado precário que vêm recebendo. No entanto, “a esperança mais viril” de dias melhores, segue sendo ostentada por seus 35 mil habitantes. Parabéns, Bariri! Parabéns, povo baririense!

Pedreiros descobrem erro grotesco no projeto de engenharia da creche Marina Budin após quase um ano de obras inacabadas em Bariri

redes de sustentação. Com isso, a obra foi paralisada e segue inacabada.

Creche foi alvo de denúncia ao Ministério Público em outubro do ano passado

tocolada na Promotoria de Infância e Juventude.

“Isso significa prejuízo aos cofres públicos", disse o vereador Edcarlos

Por Thaisa Moraes

A situação da Creche Municipal "Marina Budin", localizada no Núcleo Habitacional Domingos Aquilante, está complicada em Bariri. Com problemas estruturais, a unidade situada nos altos da cidade estava com o forro comprometido (algo que acarretava transtornos no período de chuvas), entre outros danos estruturais.

Em maio de 2021, a Prefeitura Municipal de Bariri comemorou o recebimento de uma verba no valor de R$ 300 mil, através de emenda parlamentar do deputado estadual Rafael Zimbaldi, recurso destinado para reforma e ampliação da creche que mais recebe crianças em Bariri: segundo a Diretoria Municipal de Educação, a Creche Marina Budin atende, em média, 150 alunos por ano. No entanto, as obras que foram iniciadas há cerca de oito meses, não foram finalizadas até o presente momento.

Nesta semana, o vereador Edcarlos Santos tomou conhecimento de mais um imbróglio em torno das obras inacabadas: ao receberem a ordem de derrubarem algumas paredes para ampliação de sala de aula, pedreiros que atuam no local descobriram uma falha no projeto de engenharia da obra. O assunto, inclusive, deve ser abordado pelo nobre na sessão ordinária da próxima segunda-feira (19).

Segundo informações, o engenheiro não previu que algumas paredes sustentam o teto e, portanto, não podem ser der

rubadas para a ampliação projetada. Caso o erro não tivesse sido percebido pelos pedreiros, a estrutura toda da creche poderia vir abaixo com a demolição das pa

“Esta obra tem causado um transtorno gigante, pois já dura quase um ano. Agora, além de todo o transtorno, agora quando as professoras e funcionárias pensaram que poderiam usufruir de uma sala ampla, as salas não podem ser ampliadas, porque o projeto de engenharia não avaliou corretamente a situação; parede que ia ser derrubada é o que dá sustentação para o teto”, disse uma fonte que preferiu não se identificar.

Ainda segundo apurado por nossa reportagem, as crianças devem ocupar as salas que estavam fechadas para a ampliação, mesmo sem terem sido ampliadas. Com isso, a prefeitura terá um custo adicional, uma vez que precisará ser elaborado um novo projeto de engenharia para dar continuidade de forma correta aos trabalhos. Uma das soluções previstas é que o novo projeto considere a instalação de colunas e vigas de sustentação para evitar o desabamento do prédio.

“Isso significa prejuízo aos cofres públicos, descontentamento aos usuários, transtorno para os funcionários, que precisam se adaptar, (principalmente para as funcionárias da limpeza que tem trabalho dobrado), sem contar a poeira que prejudica a saúde das crianças. Mais uma vez, o que vemos aqui é um descaso total com a população; um amadorismo sem precedentes; a prova cabal de que essa administração não tem responsabilidade com os recursos públicos. A sensação que temos, é que eles não estão nem aí com nada – se errar faz de novo, paga novamente, porque o dinheiro não sai do bolso do prefeito. Esquecem que falta dinheiro para fazer cirurgias de catarata, que tem gente na fila para cirurgias de vesícula, que não tem dinheiro para cirurgias de vasectomia e laqueadura e muitos doentes sem conseguir os medicamentos necessário. O povo tem sofrido muito nestes últimos anos com o descaso dessa administração”, comentou o vereador Edcarlos Santos.

Em 21 de outubro de 2022, o Ministério Público do Estado de São Paulo (Comarca de Bariri), recebeu denúncia por conta do atraso nas obras da creche Marina Budin. A representação foi pro -

Além do atraso nas obras, a denúncia também citou que as crianças estavam sendo colocadas em risco, tendo que passar por tábuas e outros materiais de construção para chegarem até as salas de aula.

Edcarlos também já expôs erro de engenharia nas obras do Centro de Diagnose com prejuízo de R$ 60 mil

Em janeiro, o vereador Edcarlos Santos expôs uma outra situação de erro no projeto de engenharia em uma obra pública: a reforma do Centro de Especialidades e Diagnose “Dr. José Dorly Borges”. Os trabalhos foram paralisados após falha no projeto de engenharia apresentado pela Prefeitura Municipal de Bariri, que “esqueceu” de incluir a planta hidráulica e a planta elétrica no projeto.

Neste caso, a empresa vencedora da licitação iniciou a execução das obras normalmente. Em meio aos trabalhos, foi descoberto que o projeto não contemplava nem a parte hidráulica nem a elétrica – além de também não haver custeio para compra de materiais elétricos e hidráulicos. Com isso, a obra f oi suspensa.

De acordo com o Portal de Transparência, após a descoberta do erro, a Prefeitura Municipal de Bariri aditou (acrescentou) a quantia de R$ 62.232,86 ao contrato de licitação. Com isso, o custo total da obra passou de R$ 293.944,90 para R$ 356.177,76 (trezentos e cinquenta e seis mil, cento e setenta e sete reais e setenta e seis centavos) – um gasto não previsto inicialmente de mais de R$ 60 mil aos cofres públicos

3 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023
-
-
Foto: Thaisa Moraes Fotos: Divulgação Foto: Lucas Manzutti

Gafe da gestão Abelardinho adia inauguração do Ambulatório de Saúde

Mental “Dr. Fauze Farah” e causa constrangimento

população na tarde desta segunda-feira (12).

A unidade de saúde localizada na avenida Centenário (Jardim São Francisco) seria inaugurada às 9h de terça-feira (13). No entanto, por conta de uma falta de atenção do Executivo em relação a data do projeto de lei que definiu a nomeação do ambulatório, a solenidade foi cancelada.

de lei no Legislativo, marcando a data da inauguração antes da votação da propositura. Ironicamente, o gabinete e agenda do prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho são comandadas pelo vereador licenciado Paulo Egídio Grigolin, que deixou sua cadeira ao ser nomeado “chefe de gabinete”.

Unidade estava para ser inaugurada nesta terça-feira (13)

“O dia da inauguração do Ambulatório de Saúde Mental Dr. Fauze Farah foi adia-

Por Thaisa Moraes do para breve. Assim que for definida nova data, informaremos”. Este breve comunicado assinado pela Diretoria Municipal de Saúde de Bariri foi divulgado à imprensa e a

Protocolado em 22 de maio, o projeto de lei nº 06/2013, criado pelo vereador Benedito Antonio Franchini, homenageia o dr. Fauze Farah com o nome do novo ambulatório e foi lido na sessão ordinária do dia 05 de junho. Acontece que matéria não entrou na ordem do dia em “caráter de urgência especial”, portando, ainda não foi votada e aprovada pela Casa de Leis.

Segundo apurado por nossa reportagem nos bastidores do Paço Municipal, a administração não se atentou ao prazo do projeto

Ainda de acordo com fontes internas da prefeitura consultadas pelo Noticiantes, o adiamento da inauguração causou constrangimento com os familiares do homenageado (dr. Fauze Farah), que haviam se programado para a solenidade.

A expectativa é que na sessão desta segunda-feira (19), o referido projeto de lei seja finalmente votado em segunda votação, conforme determina o Regimento Interno da Câmara. Somente depois disso, deverá ser definida a nova data de inauguração do ambulatório.

Reação química gera "fumaça", mobiliza bombeiros e Defesa Civil em Bariri

sa retiraram o recipiente para fora, em área aberta, para dissipação do vapor. Como procedimento de contenção da reação, os bombeiros jogaram areia sobre o galão.

Devido a nuvem tóxica, ruas do entorno foram fechadas e funcionários da empresa responsável distribuíram máscaras de proteção aos moradores e pedestres. Ninguém precisou de atendimento médico.

Por conta da proximidade com a Creche Madre Leônia, uma equipe dos bombeiros foi até a unidade escolar, por precaução, mas não houve nenhum registro de mal-estar entre funcionários e crianças.

Tricloro entrou em contato com óleo gerando vapor

Uma reação química, provocada por contato de produtos, dentro de um galpão de uma empresa de produtos para tratamento de água, que fica na Avenida Mossoró, na Vila São José, em Bariri, mobilizou o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Polícia Militar na manhã desta terça-feira (13). De acordo com informações apuradas, o problema teria ocorrido depois que

o produto tricloro entrou em contato com óleo. De acordo com o sargento Villares, do Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu a informação de um princípio de incêndio por conta do vapor característico da reação parecido com fumaça. Ao chegar no local, foi constatado que se tratava de uma reação química em um galão de 50 litros com o produto. Imediatamente, funcionários da empre-

Conseg cobra Prefeitura de Bariri sobre situação de andarilhos na Praça da Matriz

O Conselho Comunitário de Segurança de Bariri (Conseg) enviou ofício à Prefeitura Municipal por conta da situação dos andarilhos alocados nos arredores das Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. Segundo o documento, o assunto chegou ao Conseg através de uma solicitação enviada pelo Padre

Ériko Thiago Nogueira. No ofício, o conselho cobra providências do Setor Social. De acordo com o texto, a principal reclamação é que os andarilhos estão causando uma “situação de saúde pública”, por conta do mau cheiro causado pelo acúmulo de papelão e roupas sujas no local.

“Também tornando uma prática dos mesmos aden-

trarem no horário de Missa, Adorações, mendigar e mexer em imagens. O assunto em tela é de conhecimento de todos munícipes, dos frequentadores religiosos e outros credos; sendo a solução voltada para a Pasta do Social; o qual deverá empenhar na possibilidade de encontrarem uma solução plausível para esta situação”, completa o ofício.

2º Fórum da Pessoa Idosa de Bariri acontece em 29 de junho

rique Camacho, o objetivo do encontro é a ampliação dos debates sobre a importância dos protocolos de atendimento à pessoa idosa, caminhando para um documento final, considerando os trabalhos já desenvolvidos pelo CMPI este ano.

“Há uma preocupação imediata dos protocolos junto à saúde, incluindo Santa Casa e outras unidades, bem como do social, como CRAS e CREAS. No entanto, de maneira mediata, o assunto deve ser estendido para os demais setores”, explica Henrique.

O secretário conta que também será debatido a importância de realização de um censo sociodemográfico específico da população idosa em Bariri, algo que permitirá a estruturação de políticas públicas perenes nesta seara.

“Na construção dos debates não podemos esquecer do dia 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, e refletir sobre as mais diversas formas de violência contra a pessoa idosa e as maneiras de superá-las e minimizá-las. Temos a certeza que o trabalho em conjunto fortalece as políticas públicas voltadas para as pessoas idosas”, pontua.

Repetição

Um caso parecido ocorreu no dia 19 de março de 2021, na mesma empresa. Na época, a reação ocorreu em três tambores com o cloro em estado sólido que teve contato com água da chuva, gerando muito vapor com forte odor, assustando moradores. Segundo funcionário da empresa, o produto estava do lado de fora do galpão, pois, seria descartado.

Plano de emergência

Recentemente ocorreu na cidade de Bariri um vazamento de amônia em uma empresa avícola, fato que gerou alerta nas autoridades. O Sargento Villares comentou à nossa reportagem sobre a necessidade da implantação de um plano de emergência para evitar incidentes desta natureza.

“Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estamos verificando se definitivamente conseguimos implantar um plano de emergência, porque alguns municípios já têm redes integradas de emergência, planos de emergência, e nós ainda não conseguimos implantar isso em Bariri. Agora pretendemos com esses exemplos se tome fôlego novamente para negociar, planejar, sentarmos a mesa e mostrarmos que independentemente do tamanho da população da cidade, toda cidade está sujeita isso. São situações que devemos prevenir, estudar com atuar, até a questão em um segundo momento começar a preparar a própria população para como agir, independente de instituições como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros”, disse.

Livro celebra os 100 anos da Igreja Matriz de Itapuí

tadas festas de Santo Antônio, a Escola Paroquial, as visitas do Arcebispo, os vigários que passaram pela comunidade, a vinda da relíquia de Santo Antônio, o exercício paroquial do Cônego Arlindo Zanotto, entre muitos outros temas.

O livro “História e Memória da Matriz de Santo Antônio de Pádua de Itapuí – 100 anos de Fé”, foi oficialmente lançado ao final da celebração eucarística das 18h, no último domingo (11), na Igreja Matriz de Itapuí. A obra registra a história da construção do templo religioso, inaugurado em 19 de outubro de 1922.

A iniciativa é do professor José Augusto Rota, tendo como colaborador o administrador de empresas Luiz Antonio Pachelli –ambos nascidos em Itapuí. José Augusto Rota é neto do construtor Francesco Maximiano Rota, que foi o responsável pela conclusão das obras da igreja, e empregou toda a experiência acumulada na Itália, sua terra natal, para entregar à população de Itapuí um dos mais belos

templos do interior paulista. Com 158 páginas, o livro resgata fatos referentes às atividades de organização e edificação da igreja, desde a instalação da Capela de Bica de Pedra, em 1890, até sua história recente. Foi publicado sob demanda pelo selo 11 Letras, da 11 Editora, com sede em Jaú.

Sua elaboração requereu pesquisa e consulta a arquivos, relatórios, legislação, textos jornalísticos, fotografias, bem como contatos e entrevistas com pessoas que tiveram alguma participação na história da igreja.

Dividido em capítulos, o livro traz em suas páginas histórias sobre o contrato para a construção da igreja, o lançamento da pedra fundamental, a inauguração da sacristia, as doações dos munícipes, as movimen-

“Os fartos registros sobre a construção da igreja reúnem fatos históricos tão expressivos, que constituem um material de extraordinário interesse não só à população itapuiense, mas a todos os paulistas”, comenta a jornalista Léa Prado, que também é historiadora.

A obra pode ser adquirida na Secretaria Paroquial de Itapuí pelo valor de R$ 90,00. Para mais informações, entre em contato através dos telefones (14) 36641812 ou (14) 99740-0694.

4 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023
Por Thaisa Moraes Da Redação Da Redação Obra foi lançada na missa do último domingo (11) Por Lucas Araujo Foto: Lucas Araujo O 2º Fórum da Pessoa Idosa de Bariri será realizado no dia 29 de junho (quinta-feira). O evento acontecerá no Clube da Melhor Idade, situado à Rua Tiradentes, 325, com início às 9h. De acordo com o secretário do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CPMI), Hen- Fotos: Lucas Manzutti Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Leandro Gonzalez aciona Ministério Público e Tribunal de Contas por conta de valor exorbitante de dupla sertaneja contratada para o Bariri Rodeio Show

o valor pago para a dupla sertaneja Guilherme e Benuto, que deve se apresentar nesta sexta-feira (16), segunda noite do evento.

O vereador Leandro Gonzalez (Podemos) acionou o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) con -

tra a Prefeitura Municipal de Bariri, por conta do valor de uma atração musical contratada pela gestão Abelardo-Foloni para o Bariri Rodeio Show. Na representação, o parlamentar questiona

“Quanto à contratação da dupla Guilherme e Benuto, entendo que além do valor acordado pelo município de Bariri-SP ser incompatível com os valores contratados por outros municípios, ainda, descumpriu-se a determinação contida no parágrafo único, inciso III, do art. 26 da Lei nº. 8.666/1993, visto que o procedimento de inexigibilidade de licitação não foi instruí -

Prefeito de Boraceia se reúne com o vice-presidente Geraldo Alckmin

do com a justificativa do preço, para comprovar que o montante pago é compatível com os valores de mercado, a fim de evitar possível superfaturamento, demonstrando, ainda, a absoluta e inaceitável falta de transparência na gestão dos recursos públicos, impedindo, até a efetiva fiscalização dos órgãos de controle. Qual critério utilizou a administração municipal para aferir se o valor da contratação é razoável, posto que não apresentou justificativa de preço no procedimento licitatório? ”, indaga Leandro.

O assunto já havia sido pauta de requerimento no Legislativo. Na ocasião, o requerimento apontou que a dupla sertaneja foi contratada em outros municípios por um preço inferior a R$ 250 mil. Em por cidades como Palmital, Osvaldo Cruz e Tupã, os artistas receberam valores que variam entre R$ 135 mil e 165 mil, por exemplo.

“Observe-se, ainda, não terem sido atendidos os requisitos legais e constitucionais, pois não foram respeitados, na formalização do respectivo processo licitatório para aferição das exigências

impostas, os ditames legais inerentes, os quais devem estar todos devidamente comprovados nos autos da inexigibilidade. Nesse sentido é o majoritário entendimento dos Tribunais de Contas. Por essas razões apresentei representação ao Ministério Público e Tribunal de Contas”, conclui o nobre.

Após tomar conhecimento da representação, o Ministério Público determinou terça-feira (13), via ofício, que a Prefeitura Municipal de Bariri envie cópia do contrato e carta de exclusividade do artista.

Casos de trabalho infantil triplicaram em Bauru

dição especial de menor aprendiz, em que o adolescente a partir de 14 anos pode passar pela experiência do primeiro emprego no contra turno escolar. Como identificar trabalho infantil?

Segundo Casemiro de Abreu Neto, presidente do Conselho Tutelar 1 de Bauru(SP), os casos mais atendidos são, frequentemente, de trabalho infantil na produção e no tráfico de entorpecentes, na exploração sexual comercial e no trabalho infantil nas ruas.

Da Redação

O encontro entre o Prefeito Municipal de Boraceia, Valdir de Souza Melo (Di Picapau) e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, foi bastante informal e aconteceu em uma padaria, próximo ao apartamento de Alckmin em São Paulo.

Assim que eleito, no final de 2020, Di Picapau (na época ainda vice-prefeito de Boraceia) também se reuniu para um café com Alckmin e o então prefeito Marcos Bilancieri. Na oportunidade, recebeu dicas sobre administração do então ex-governador de São Paulo.

Dessa vez, acompanhado da esposa Gislaine Maria

Polato Melo, Di Picapau, foi ao encontro do Alckmin para solicitar recursos para Boraceia, especialmente para a Saúde, Educação e Ação Social.

“É sempre um prazer enorme estar com o amigo, governador e agora vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin. Falamos sobre as conquistas recentes da nossa cidade, da nossa evolução, do que precisamos para reforçar ainda mais o atendimento nas áreas da saúde, educação e no social. Marcamos uma visita oficial em Brasília, um novo encontro com Alckmin, para buscarmos novas conquistas para nossa cidade. O trabalho não para! São sete dias por se-

mana, a toda hora do dia. Nosso compromisso é com Boraceia; é cuidar da nossa gente, cuidar das pessoas”, afirmou direto de São Paulo, o prefeito Di Picapau.

O novo encontro deve acontecer no início de julho, no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente e local onde ele trabalha diariamente.

“Vamos aumentar nossa lista de pedidos; temos o nosso projeto de turismo, apresentamos o vídeo maquete do projeto para o Alckmin e ele aprovou a ideia. Vamos pedir seu apoio, junto ao Ministério do Turismo, para a execução da segunda parte do nosso projeto de incluir Boraceia no mapa turístico do Brasil”, concluiu.

Entre 2021 e 2022 em Bauru, foi registrado um aumento de 230% nos atendimentos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) sobre situações de trabalho infantil irregular. Desde 2018, já foram mais de 100 casos atendidos, dos quais quase metade envolviam crianças de 0 a 12 anos, em sua maioria meninos.

O assunto ganhou repercussão em comemoração ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado segunda-feira (12). O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) caracteriza trabalho infantil como toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida.

No Brasil, a regra geral determina como 16 anos a idade mínima para um adolescente ser inserido no mercado de trabalho, para atividades noturnas, insalubres ou consideradas perigosas, a idade é 18 anos.

Em contrapartida, há também a con -

Segundo o presidente, os seguintes sinais dever ser alerta para sociedade, pois podem mascarar trabalho infantil:

• Evasão escolar;

• Mudança de comportamentos;

• Movimentação estranha de adolescentes em casas que não são suas residências;

• Movimentação de adolescentes em tráfico;

• Crianças pedindo ou vendendo em semáforos;

• Pais usando crianças para pedir dinheiro.

Para Casemiro, ainda são necessários mais investimentos na divulgação das formas de trabalho infantil que acontecem no município e nas maneiras como podemos prevenir, assim como maior eficiência na detecção, acompanhamento e intervenções nas famílias de crianças e adolescentes que estão nessa situação.

Fonte: G1

Arraiá Aéreo reúne 125 mil pessoas e arrecada 50 toneladas de alimentos em

anos anteriores.

Bauru

Sobre o evento

Da Redação

A Prefeitura Municipal de Bauru divulgou nesta segunda-feira (12), o balanço final da 8ª edição do Arraiá Aéreo, evento que foi realizado no sábado (10) e domingo (11) no Aeródromo Municipal Comandante João Ribeiro de Barros, o Aeroclube. O evento foi organizado pela Fundação Astropontes, com apoio do município, que colaborou com a parte estrutural, organização do trânsito e limpeza, como nos

De acordo com a organização, foram arrecadadas 50 toneladas de alimentos, que serão distribuídos para 40 entidades assistenciais de toda a região, entre elas o Fundo Social de Solidariedade de Bauru. Durante os dois dias do Arraiá, mais de 125 mil pessoas passaram pelo Aeródromo, que também contou com colaboração de 400 voluntários que colaboraram na organização do evento e no recolhimento dos alimentos doados.

O Astronauta Marcos Pontes agradeceu a todos que contribuíram para mais esta edição do Arraiá Aéreo, em especial ao município, pelo apoio dado à programação, que ano a ano tem se tornado um dos maiores eventos da aviação civil do País. O destaque desta edição foi a presença da Esquadrilha da Fumaça, que levou um grande público ao Aeródromo no domingo.

O "Arraiá Aéreo" é um evento que reúne, há oito anos, duas festas tradicionais: o show aéreo e a festa junina. A ideia é aproximar as pessoas do mundo da aviação, com a exposição de dezenas de aviões na pista do Aeroclube.

Neste ano, além da Esquadrilha da Fumaça, estiverem presentes os helicópteros Pelicano, da Polícia Civil, Águia da Polícia Militar, e Pantera, do Exército Brasileiro, o grupo de aeronaves anfíbias Petrel, da Esquadrilha Pato, as

históricas aeronaves PT-19 e T-6 Texan, a Esquadrilha Céu, e as aeronaves Decathlon, Acro Sport 2, Air Tractor, RV8, F-5 Tiger e C-105 Amazonas, além de planadores e de um balão cativo.

O evento deste ano contou com 110 expositores, entre empresas e instituições. Uma praça de alimentação também foi montada no espaço com comidas típicas do mês de junho. Como parte da festa junina, o arraial também promoveu shows em dois palcos diferentes. Só no domingo, foram 15 apresentações de atrações.

5 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023
Da Redação Astronauta Marcos Pontes prestigiou o evento Di Picapau planeja se encontrar novamente encontrar com Alckmin no Palácio do Jaburu, em Brasília Vereador apontou indícios de superfaturamento Por Thaisa Moraes Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Fotos: Lucas Manzutti

Tereza de Lourdes Camargo recebe medalha “16 de Junho” em sessão solene com grande público e performances musicais na Câmara de Bariri

seus primos; Geraldo e João Fanton”, justifica o vereador Edcarlos na proprositura.

Tereza também é membro fundadora do Rotary Club, membro acadêmica da ABLA (Associação Baririense de Letras e Artes) além de outras associações e entidades que atuou como membro ou voluntária ao longo de sua trajetória vitoriosa.

Paixão pela música

Tereza Fanton Camargo foi uma grande incentivadora das artes musicais em Bariri. “Foi uma das grandes responsáveis por reer-

guer e cuidar por mais de 10 anos da Banda Marcial Alexandre Giuliano Gallo. Dona Tereza confeccionou a primeira flâmula da Banda, retirando o modelo do emblema da porta do guarda roupa do próprio Giuliano, que estava na casa de sua avó”, diz o projeto. Além da performance dos músicos da Banda Marcial Alexandre Giuliano Gallo, a sessão solene contou com apresentações musicais de Vaniro Michelassi e Dito Zerbinatti, que interpretaram a música “A professorinha”; e João Luiz Munhoz e Alice Paiola, que interpretaram a canção “Amigos pela fé”.

Não havia um espaço vago sequer no plenário da Câmara Municipal de Bariri na noite da última segunda-feira (12). Autoridades políticas, familiares, amigos e demais convidados lotaram a Casa de Leis, que na parte interna contou com 170 pessoas. O saguão externo do Legislativo também ficou cheio: cerca de 80 pessoas ficaram do lado de fora, totalizando um público de 250 pessoas. O maior público já visto em uma sessão solene se reuniu para um único fim: prestigiar a senhora Tereza de Lourdes Camargo, que aos 81 anos recebeu a medalha “16 de Junho”, maior honraria que um cidadão baririense pode receber do Poder Legislativo.

O projeto de lei que pautou a solenidade é de autoria do vereador Edcarlos Santos. Com carreira consagrada na Educação, Tereza Camargo já atuou como vereadora e vice-prefeita em Bariri.

“Uma de suas marcas é a determinação, uma mulher à frente de seu tempo. Na política, teve papel decisivo para dar fim a curva da morte, local este que aconteceu diversos acidentes fatais. Além de fazer a gestão política com o Governo do Estado, participando de várias reuniões e correndo atrás, foi ela quem conseguiu dos proprietários, autorização para a estrada passar no meio de suas fazendas, cabe ressaltar que não teve custo algum para o poder público, claro que fez toda diferença as terras pertencerem aos

6 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023
Por Thaisa Moraes Fotos: Thaisa Moraes

do LIFTING FACIAL LIFTING FACIAL

Bariri e Jaú mês

07/06/2023 a 30/06/2023 com Fios de Sustentação com Fios de Sustentação

Clínica Etharia - Unidade Jaú - Rua Luis Paiva, 88. Fone/ WhatsApp: 14 99870 0815

Clínica Etharia - Unidade Bariri - Rua Humaitá, 179 Fone/ WhatsApp: 14 99870.0815.

agende sua agende sua avaliação avaliação

VAGAS LIMITADAS

B A R I R I

Dr. Paulo Crepaldi fundador da Etharia
do mês
anos

de Bauru que contribuírem com a reciclagem do lixo poderão receber transferências via PIX

a medida, além de incentivar o descarte ambientalmente correto, busca aumentar o volume de material arrecadado pela associação, uma vez que houve queda na coleta nos últimos anos.

De acordo com Gisele Moretti, presidente da Associação, o programa deve atrair pessoas que geralmente não sabem o que fazer com o lixo doméstico.

Baririense denuncia falta de assistência

da ambulância municipal no atendimento de idosos

Ação chamada de “Ecopix” funciona como um cartão fidelidade

Da

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam) lançou nesta semana um programa que irá recompensar com uma transferência PIX os moradores que descartarem corretamente resíduos recicláveis.

A ação, chamada de “Ecopix”, funciona como um cartão fidelidade, onde a pessoa descarta o seu material e recebe na hora um depósito do valor correspondente ao peso dos resíduos. Os valores variam para cada tipo de material. A latinha, por exemplo, custa R$ 6,10 o quilo.

Inédita na cidade, a ideia já é colocada em prática no Rio de Janeiro. Segundo a Ascam,

Para participar do programa, basta levar o material reciclável até a sede da Cooperativa Ecologicamente Correta de Materiais Recicláveis de Bauru (Coopeco), também sede da Ascam, e realizar o cadastro. O local fica na avenida Santa Beatriz da Silva, 6-16, no Parque Paulista.

Antes do Ecopix, as pessoas que vendiam os materiais recebiam os valores em dinheiro. Agora, o interessado pode manter os valores acumulados para que sejam reembolsados uma vez por mês ou a cada quinze dias, por exemplo.

No entanto, se a pessoa preferir o depósito na hora, também pode receber diretamente na conta bancária por meio de uma chave PIX.

Fonte: G1

Como permanecem parados por longos perío dos, se deterioram e perdem valor. “Isso é pre juízo para os proprietários porque quando os veículos são leiloados, o dinheiro arrecadado é usado para pagar os serviços de remoção, es tadia, tributos, e o que sobra é devolvido para o proprietário. A demora está sendo tão grande que já há diversos casos em que o proprietário não receba nada e ainda fica devendo”, pontua Wilson Jorge Saraiva.

“Estão brincando com a cara da gente”, disse a denunciante.

Uma munícipe entrou em contato nesta semana com a reportagem do Jornal Noticiantes para reclamar da falta de assistência da ambulância municipal no atendimento de seus pais, um casal de idosos que residem no Jardim Esperança II.

Segundo o relato da filha, no dia 05 de maio ela estava ausente da cidade e seu pai tinha consulta médica marcada. Por isso, acionou por telefone a Central de Ambulâncias para transportar

“Meus pais ficaram esperando. Cheguei de noite de Botucatu, liguei para meus pais e perguntei se tinha dado certo. Ele falou que a ambulância não tinha ido buscar. Minha revolta foi muito grande. Está quase sempre acontecendo isso com meus pais. Eles também não ajudam meu pai a descer da ambulância; quase duas vezes deixaram ele cair de dentro da ambulância. Meu pai enrosca o pé e cai porque ele não tem facilidade de erguer a perna. Vou ter que procurar outras providências”, disse a denunciante.

Nossa reportagem entrou em contato com a Diretoria Municipal de Saúde. Irene Chagas, diretora da pasta, disse que irá entrar em contato com a família e verificar o ocorrido.

“São duas pessoas idosas e ninguém consegue ajudar. Eles perderam exame; meu pai está fazendo xixi com sangue. Era com urgência. Eu preciso de ajuda. Vou até na prefeitura, procurar o prefeitinho, porque está uma palhaçada!

No estado de São Paulo, a inércia do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vem causando um verdadeiro caos. A apatia desses dois órgãos tem ocasionado falhas recorrentes, tais como dificuldades na entrega de veículos, complicações nas baixas de registro, falta de desvinculação de débitos, desistências, impossibilidade de transferências, descredibilidade dos leiloeiros e plataformas, dentre outras queixas que estão sendo registradas nas ouvidorias.

Além disso, o DETRAN e o DER suspenderam a realização de leilões, e por isso os pátios paulistas estão superlotados, gerando uma série de consequências negativas, prejudicando os proprietários dos veículos, a saúde pública e a sobrevivência do setor.

Conforme o presidente do SEGRESP — Sindicato das Empresas e Proprietários de Serviços de Reboque, Resgate, Guincho e Remoção de Veículos no Estado de São Paulo, Wilson Jorge Saraiva, “para atender a demanda, são realizados em média mais de 15 leilões por mês, mas em abril foram apenas cinco, e em maio e junho baixou para dois. E só aconteceram os leilões remanescentes de um lote antigo de autorizações. Nenhum novo leilão foi autorizado nos últimos meses, causando um caos social e econômico, além de colocar em risco a segurança no trânsito porque sem lugar para guardar, a polícia não tem como apreender os veículos irregulares”.

Carros se acumulam

Sem a realização dos leilões, outro problema é que os veículos se acumulam nos pátios.

Outro problema é que os veículos acumu lam água da chuva e se tornam criadouros do mosquito Aedes aegypti, aumentando o risco de transmissão da dengue e da febre amarela.

Além disso, a falta de leilões também tem acarretado dificuldades na entrega de veículos, complicações nas baixas de registro, falta de desvinculação de débitos, impossibilidade de transferências e muitas outras reclamações que estão sendo registradas nas ouvidorias.

O presidente do SEGRESP também enfatiza que a falta de leilões está gerando problemas so ciais. “O DETRAN e o DER tem conhecimento que o nosso setor é formado por micros e pequenos empresários que não possuem reservas econômicas para ficar sem trabalhar. Quando suspendem os leilões, eles sabem que estão fechando a única fonte de subsistência de milhares de trabalhadores. Atualmente, as 400 micros e pequenas empresas de pátios geram mais de 20 mil empregos; e tem mais de 13 mil operadores de guinchos. Infelizmente, as demissões já começaram. É uma situação insustentável que exige ação imediata. Estamos a beira de um colapso”.

Negligência Administrativa

Para Wilson Jorge Saraiva, o governo do estado precisa ficar alerta com a situação. “Essa inércia expõe o novo governo negativamente em graves atos de negligência administrativa, justamente na área de mobilidade, a menina dos olhos do governador Tarcísio. O processo legal para realização dos leilões está concluído, foi feita a notificação dos proprietários e os veículos já foram avaliados pelos peritos credenciados. Não há nenhum impedimento. Se não está marcando a data, é por indolência ou é boicote”.

É uma forma de doação de valor de livre escolha para com as Entidades de Bariri e poderá ser efetuada até 31 de Dezembro deste ano, diretamente na conta corrente exclusiva do Fundo Municipal do IPTU Solidário, através de DEPÓSITO, TRANSFERÊNCIA ou PIX abaixo mencionados.

Faça o bem. Não economize na solidariedade! Ajude as Entidades de Bariri, ajude quem ajuda Bariri!

8 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023
IPTU SOLIDÁRIO
Inércia do DETRAN e DER causa caos nos pátios, provoca demissões e coloca em risco a saúde pública
Moradores
Foto: Divulgação Foto: Divulgação Por Thaisa Moraes Foto: Divulgação

Direto da Câmara

Motta participa da Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra

Presidida pelo Deputado Ricardo Madalena, Comissão de Transportes e Comunicações cobra providências do DER sobre obras em rodovias do estado

saestrutura, supraestrutura e nem os encabeçamentos para a ligação da passarela à rodovia. No entanto, o responsável pelo DER garantiu ao deputado Ricardo Madalena que já deu ordens para a retomada imediata dos serviços de infraestrutura que estavam paralisados. As etapas restantes serão contempladas em uma nova licitação.

Da Redação

O deputado federal Luiz Carlos Motta, 3° vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados e Relator Geral do Orçamento da União, foi designado para participar da 111ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada em Genebra, na Suíça. A conferência conta com a presença de representantes do governo, trabalhadores e empregadores de 187 pa-

íses-membros da entidade. Motta destacou a relevância do evento. "Participar da Conferência Internacional do Trabalho é uma oportunidade única para estreitar laços, compartilhar experiências e buscar soluções inovadoras que promovam o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. Estou empenhado em contribuir com a construção de políticas públicas que fortaleçam a proteção social e criem um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo".

Noticiantes: Neste ano a Santa Casa de Jaú celebra 117 anos. Como está a expectativa para celebrar a data?

Alcides: Sim, neste ano a Santa Casa de Jaú fez 117 anos. Era administrada pela Irmandade de 1893. Neste ano estamos comemorando! Esperamos que até o final do ano seja inaugurada a ampliação do pronto-socorro, que vai gerar, aproximadamente 900 metros de acréscimo.

Noticiantes: Comente sobre sua trajetória na Santa Casa.

Alcides: Eu faço parte da irmandade desde 1988. Em 2004, eu fui vice provedor por um ano. Depois, voltei em 2009 a partir de 01/09/2009, como tesoureiro. Em 01/05/2010, fui eleito provedor – e estou até hoje nesse cargo.

Noticiantes: Como funciona a rede de atendimentos da Santa Casa para Jaú e região?

Alcides: Atualmente, 90% dos atendimentos da Santa Casa são realizados através do SUS. Atende Jaú e mais 11 cidades da nossa região que fazem parte da área e que nós atendemos urgência e emergência. Somos um hospital de referência, que conta com 1.300 funcionários, além de mais de 250 médicos que trabalham lá.

Noticiantes: Qual é a maior dificuldade em administrar o hospital?

Alcides: A dificuldade maior é sempre a questão financeira. Com apenas o repasse do SUS não dá para tocar o hospital. Há aproximadamente 18 anos não recebemos aumento na tabela. Então, a maior dificuldade é a parte financeira que é a mais difícil.

Noticiantes: Por falar em financeiro, como a Santa Casa de Jaú se prepara para adequar o novo piso salarial da enfermagem no orçamento?

Alcides: O novo piso ainda não está vigorando lá na Santa Casa de Jaú porque ainda não recebemos o repasse e estamos

Da Redação

A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo, presidida pelo deputado Ricardo Madalena, reuniu-se na terça-feira (14) para analisar diversos assuntos de relevância para a população do estado. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados a obras de infraestrutura e problemas no transporte público, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Um dos momentos destacados da reunião foi a presença do Sr. Sergio Henrique Codelo Nascimento, Superintendente do DER - Departamento de

aguardando o Governo Federal. Nosso serviço é municipalizado. Então, o dinheiro do Governo Federal vem para a prefeitura de Jaú e a prefeitura nos repassa. Então, estamos no aguardo para poder dar esse aumento para os funcionários da enfermagem.

Noticiantes: Os municípios da região que também são atendidos pela Santa Casa de Jaú enviam repasses?

Alcides: Praticamente não. As únicas cidades que repassam são Mineiros do Tietê e Torrinha, mas é um repasse muito pequeno.

Noticiantes: Quais são as maiores demandas dos atendimentos oferecidos pelo hospital?

Alcides: A urgência e emergência representa, mais ou menos 15% dos atendimentos dos municípios de fora de Jaú. Nós temos a nossa UTI com 39 leitos (destes, 34 leitos são SUS). Temos a UTI Infantil Neonatal que são 18 leitos. A UTI Neonatal SUS é a única aqui da região. Em relação às cirurgias eletivas, temos um contrato com a prefeitura de Jaú. Esse contrato termina agora em fevereiro e nós estamos fazendo as cirurgias eletivas. Acredito que ainda estão faltando mais ou menos 400 cirurgias para terminar o contrato. Esperamos que, até o fim do ano, essas cirurgias já estejam todas realizadas, zerando a fila. Depois, tem um outro contrato que foram emendas dos vereadores para ortopedia e vascular-cardíaca. Estamos aguardando a assinatura do convênio para começar a realização dessas cirurgias, tantas as ortopédicas, como cateterismo.

Noticiantes: Como é a relação da Santa Casa de Jaú com a Câmara Municipal?

Alcides: A relação é boa! Conheço todos os vereadores, são meus amigos, assim como o prefeito. Essas emendas impositivas dos vereadores foram muito boas, por que 50% é destinado para a área da Saúde. Então, acredito que mais de R$ 2 milhões virá para o hospital para ser realizado essas cirurgias eletivas. E teve uma parte também, que foi para a compra de medicamentos.

Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, acompanhado por técnicos do órgão. Eles apresentaram atualizações sobre o andamento de obras importantes para o estado, como a Estrada do M'Boi Mirim, que liga a capital à região de Itapecerica da Serra, a Rodovia Assis Chateaubriand e a Vicinal João Parise, na região de São José do Rio Preto, e o Projeto do Macro Anel e a Rodovia Mário Donegá, em Ribeirão Preto. Essas obras, que têm sofrido atrasos no cronograma, são essenciais para melhorar a infraestrutura viária e facilitar o deslocamento dos cidadãos. Outro assunto levantado especificamente pelo presi-

dente da comissão foi a construção da passarela na ponte do Rio Pardo, localizada na Rodovia SP-225, em Santa Cruz do Rio Pardo. Ricardo Madalena cobrou explicações sobre a paralisação da obra, autorizada em 2021. O parlamentar exibiu imagens do local que mostram tubulações e ferragens expostas, representando risco para quem frequenta as margens do rio, além de acumularem água parada, tornando-se um possível criadouro para o mosquito da dengue. De acordo com o Superintendente do DER, a obra foi um "projeto equivocado". Sergio Codelo explicou que a licitação não incluiu a me-

Noticiantes: Qual é a previsão de término das obras de ampliação?

Alcides: A previsão de término é para dezembro, conforme o cronograma. É uma obra de R$ 1,5 milhão. Espero que em dezembro já esteja pronto e vai melhorar para o público, para os pacientes SUS. São quase 900 metros de ampliação – uma área que vai ser totalmente ampliada e reformada. O hospital precisa estar sempre em obras, progredindo e evoluindo. Mesmo com as dificuldades financeiras, sempre estamos evoluindo.

Noticiantes: O Noticiantes agradece sua participação e deixa o espaço aberto para suas considerações finais.

Alcides: Eu quero agradecer a oportunidade. Nós passamos aqueles dois anos de Covid, onde aconteceram muitas mortes. Foi uma época que tivemos muitas dificuldades. No começo da pandemia, os médicos não sabiam ainda como tratar direito a

A Comissão ainda aprovou o requerimento 1035/2023, proposto pelo Deputado Donato, convocando representantes da concessionária ViaMobilidade para prestarem esclarecimentos sobre os problemas enfrentados pelos usuários do transporte sobre trilhos na região metropolitana da cidade de São Paulo.

A reunião contou com a presença de diversos deputados, incluindo Donato, Enio Tatto, Átila Jacomussi, Milton Leite Filho, Oseias de Madureira, Paulo Mansur, Rodrigo Moraes, Carlão Pignatari, Bruno Zambeli, Léo Oliveira, Emídio de Souza, Valdomiro Lopes e Itamar Borges.

doença. Tivemos várias doações – inclusive uma empresa de Bariri que fez uma grande doação para o hospital (foi a maior que tivemos). Quero agradecer essa empresa de Bariri e as outras doações que tivemos. Graças a Deus, hoje o hospital não tem nenhum paciente internado com Covid. Mas temos que continuar nos preocupando. As pessoas têm que tomar as vacinas; eu tomei as cinco doses, tomei a vacina da gripe. A população precisa se vacinar. Tem muito falatório a respeito das vacinas, mas as pessoas têm que se vacinarem. Eu tomei as cinco, doses, graças a Deus não senti nada, não peguei Covid, frequentei e frequento o hospital todos os dias na pandemia. Naquela fase mais crítica, eu estive todos os dias junto com os funcionários e médicos. Tivemos perdas de funcionários que vieram a óbito, de médicos... mas, graças a Deus por enquanto, parece que essa doença está indo embora.

Nome completo: Alcides Bernardi Junior

Idade: 71 anos

Naturalidade: Jaú-SP

Formação: Química

Função: Provedor da Santa Casa de Jaú

Desde quando exerce a função acima: 01 de maio de 2010

9 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023 Direto da ALESP
Foto: Lucas Manzutti
Perfil
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Trabalhador morre atingido por meia tonelada de vidro em Jaú

Foto: Divulgação

Um homem de 31 anos morreu na manhã desta segunda-feira (12) depois que placas de vidro com mais de 500 quilos caíram sobre ele enquanto eram descarregadas de um caminhão.

O acidente aconteceu em frente à empresa onde a vítima, identificada como Tiago Gomes de Oliveira, trabalhava na Avenida Dudu Ferraz, em Jaú. O Samu foi acionado, mas o trabalhador não resistiu aos ferimentos e morreu quando deu entrada na Santa Casa. Outro funcionário também foi atingido pelos destroços de vidro, mas sofreu apenas ferimentos leves e foi socorrido por colegas de trabalho.

Tiago Gomes de Oliveira, mais conhecido como “Porangaba” deixou esposa e dois filhos. Ele foi sepultado terça-feira (13), no Cemitério Municipal de Mineiros do Tietê.

Jovem morre ao colidir moto contra poste em Bauru

Foto: Divulgação

Da Redação

Um jovem de 21 anos morreu após bater a motocicleta que pilotava contra um poste, na Vila Souto, em Bauru. O acidente foi registrado na madrugada de segunda-feira (12), por volta da 1h, na rua Venceslau Braz. Segundo o boletim de ocorrência, o motociclista foi identificado como Fabrício Xavier Reis. O garupa sofreu apenas ferimentos leves. Segundo ele, Fabrício perdeu o controle da direção ao se virar para trás e a motocicleta ficou desgovernada, atingindo o poste.

O Samu foi acionado e constatou o óbito no local do acidente, de acordo com o registro policial. O corpo de Fabrício foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Estudante de direito é preso por armazenar pornografia infantil em Bauru

Foto: Divulgação

Polícia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais de Intervenção Estratégica (2.ª Disccpat/Deic), o acusado foi identificado durante apurações de casos de estupro de vulneráveis registrados na Capital, após evidências de que ele poderia estar armazenando e até distribuindo o conteúdo ilícito.

Travesti é assassinada a pauladas em Ribeirão Bonito

Foto: Divulgação

vítima foi identificada como Fabiano Trigo Bonani, de 45 anos, que utilizava o nome social de “Michelly Moreira”. Ninguém foi preso pelo crime até o fechamento desta edição.

Segundo informações da Polícia Civil, aparentemente a vítima pode ter sido morta a pedradas ou pauladas. A motivação do crime será investigada.

A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência na Rua João Gilberto Pinto Ferraz e, ao chegar ao local, encontrou a vítima caída com ferimento na cabeça.

Da Redação

Um estudante de direito de Bauru foi preso na última semana, por armazenar conteúdo pornográfico infantil, dentre vídeos e fotos. O suspeito de 22 anos foi identificado em inquérito do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo (SP). O órgão deve apurar se ele também distribuía o material na Internet.

Segundo o delegado Anderson Honorato dos Santos, da 2.ª Delegacia de

As equipes solicitaram mandado de busca e apreensão para a residência dele, no Parque Viaduto, e se deslocaram para Bauru. O suspeito (que não teve a identidade divulgada) nega o crime. Ele foi preso em flagrante pelo artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), segundo o qual configura crime adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente. Nesses casos, a pena é de reclusão por 1 a 4 anos, além de multa.

Fonte: JC / Sampi Net

Acidente com cavalos soltos em rodovia de Bauru deixa quatro feridos; equinos morreram no local

Da Redação

Quatro ocupantes de um carro ficaram feridos após o veículo bater contra dois cavalos que estavam soltos na altura do quilômetro 354 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), a Bauru-Marília, próximo à Vila Dutra, em Bauru. O acidente aconteceu por volta das 22h30 de segunda-feira (12). O responsável pelos animais, que não

resistiram à colisão, não foi identificado.

Segundo o boletim de ocorrência (BO), o condutor do Peugeot 207, de 63 anos, seguia pela via no sentido Marília-Bauru, acompanhado de duas mulheres, de 48 e 22 anos, e um homem de 28, quando atingiu os dois equinos, que estariam transitando na faixa de rolamento.

Os animais morreram no local. Já os ocupantes dos veículos sofreram ferimen

Da Redação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu Michelly para o hospital, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Araraquara.

Motociclista sofre politraumatismo após choque com carro em Bauru

Da Redação

Grave acidente ocorrido no cruzamento das ruas Quintino Bocaiuva e José Aielo, no Centro de Bauru, deixou uma jovem de 21 anos ferida. Ela conduzia uma motocicleta JTZ/DK 150 que colidiu contra um automóvel. As circunstâncias do acidente ocorrido na madrugada de sábado (11) estão sendo apuradas.

Segundo o boletim de

ocorrência, o motorista do carro, também de 21 anos, disse que a mulher que não parou na luz vermelha, mas a polícia não conseguiu pegar o depoimento da vítima devido ao seu estado de saúde. Com o impacto, a jovem teve politraumatismo e ferimentos na perna esquerda, inclusive com risco de amputação.

Ainda de acordo com o registro policial, a motociclista não era habilitada

e o veículo estava com documentação vencida. Em depoimento, a mãe da jovem informou que a filha estava sem comunicação com a família há três dias e que não sabe o motivo. O condutor do carro fez o teste do bafômetro, que não apontou consumo de bebida alcoólica; ele não se feriu. No cruzamento existe um semáforo e a investigação da Polícia Civil deve apurar quem furou o sinal vermelho.

Dupla é presa com 17 quilos de maconha em Jaú

Foto: Divulgação

tos e foram socorridos pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros e por uma ambulância da concessionária que administra a estrada.

A Polícia Técnico-Científica fez a perícia no trecho. O caso, registrado como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e omissão de cautela na guarda de animais, será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: JC / Sampi Net

Da Redação

Dois homens de 28 anos foram presos na tarde deste sábado (10), com 17 quilos de maconha, que estavam acondicionados em um imóvel situado no Jardim Bela Vista, em Jaú. A dupla foi

surpreendida por policiais da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente (Dise), que já a investigava, há aproximadamente dois meses, por possível envolvimento com o tráfico.

Segundo o delegado Marcelo Goes, titular da

Dise o endereço utilizado pelos traficantes como moradia e depósito das drogas foi identificado no dia da ocorrência. Diante dessa informação, foi solicitado mandado judicial de busca. No local, os homens foram localizados, assim como os 17 tabletes, que estavam dentro de uma bolsa. Eles foram conduzidos à Dise, onde a autoridade policial deliberou pela prisão em flagrante de ambos pelos crimes de associação e tráfico de drogas, representando pelas prisões preventivas. A dupla seguiria para a carceragem da Central de Polícia Judiciária, para audiência de custódia.

Primo da cantora Simony morre após capotamento em Tabatinga

identificada como Carlos Henrique Benelli, de 34 anos, capotou. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Pronto-Socorro de Tabatinga, mas não resistiu aos ferimentos.

Carlos Henrique Benelli é primo de 2º grau da cantora Simony, ex-integrante da Turma do Balão Mágico. Por meio da assessoria, a artista lamentou a morte do familiar. “Eu estou arrasada. Estou a 380 km longe da minha família. Eu não os vejo por conta do tratamento contra o câncer. Faz muito tempo que eu não via o Cacá (Como Carlos é conhecido pela família). Meus tios e avós dele faleceram de Covid-19 e agora isso. É chocante. Estou muito triste”, afirmou a cantora ao g1.

O primo da cantora Simony morreu na noite da última quinta-feira (08) após sofrer um grave acidente na vicinal que liga Tabatinga ao distrito de Curupá. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Ibitinga, o veículo conduzido pela vítima,

O corpo de Carlos foi sepultado sexta-feira (09), no Cemitério Municipal de Tabatinga. A causa do acidente é investigada pela Polícia Civil.

Fonte: G1

10 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023
Uma travesti foi morta na madrugada de terça-feira (13), em Ribeirão Bonito. A
Da Redação Da Redação
Carlos Henrique foi socorrido, mas não resistiu Droga estava armazenada em uma bolsa Motivação do crime será investigada Tiago Gomes, 31 anos Equipamentos apreendidos serão periciados
-
Foto: Divulgação

Advogado e jornalista

Bariri eu te amo!

Cidade em que nasci, cresci e vivo.

Amo morar em Bariri e agradeço por tudo que essa cidade me proporciona.

Não esqueço dos anos dourados quando tínhamos um centro da cidade que era mesmo o centro da alegria. Quantas paqueras, quantos namoros e, depois, casamentos começaram ali. As interminável voltas em volta da igreja matriz para ganhar um olhar e dar uma passadinha de mão nos cabelos das meninas (as mulheres diziam que detestavam essa prática. Será?).

Depois os jovens passaram a se deslocar pela trajeto entre a avenida XV de novembro, Claudionor e Tiradentes. Davam a volta na quadra toda, indo e vindo. Ficavam também reunidos em frente o restaurante do grande amigo Luizinho (os motoristas reclamavam, pois dificultava a passagem) Que saudade.

No centro da cidade se desenvolvia os grandes acontecimentos. Os desfiles eram aguardados o ano todo. O carnaval de rua era maravilhoso. Milhares de baririenses disputavam uma melhor posição nas cordas para ver mais de perto as apresentações. Shows com os artistas da cidade eram constantes. Funcionários da Prefeitura deixavam as ruas impecáveis, limpas, as árvores eram podadas pelo poder público também. As guias eram pintadas. Onde foi parar esses cuidados com a nossa querida cidade que não vemos mais há vários anos. Bariri precisa resgatar os bons tempos, voltar a ser a milionária do vale. Com a proximidade das eleições municipais, o ano que vem, esse é o momento de fazermos uma reflexão e debates mais profundos acerca da vida atual na cidade.

Amo esse povo que consegue fazer festa nos finais de semana, mesmo sem o poder público oferecer moradia digna, vagas de emprego, ajuda social… povo guerreiro e trabalhador que não deixa a peteca cair. Amo essa gente que sofre, que vê o quão desigual é essa cidade, mas que sorri.

Os artigos publicados e assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Jornal Noticiantes

Nesta semana, o cão fiscal mais famoso da região, visitou as dependências da Central de Medicamentos e Cozinha Piloto, localizadas na Rua Camilo Resegue. O acúmulo de lixo atrás de onde era para funcionar a cozinha piloto intrigou o Tailler.

Mas o pior de tudo, é que pessoas em situação de rua estão ocup ando o local a noite e defecando pela área que deveria ser exemplo de higiene (afinal, é a parte de trás de uma cozinha). Talvez a prefeitura, o prefeito e seus diretores não perceberam a situação – afinal, a tal cozinha piloto foi inaugurada com muita pompa, mas nunca realmente funcionou.

Com o abandono do Poder Público, de cozinha, o local virou um verdadeiro banheiro a céu aberto. Oh, chefe! Pode isso?

Viva Mais no escuro

Moradores do bairro Viva Mais também acionaram o Tailler nesta semana por conta da falta de iluminação na pracinha. Com o local no escuro há semanas, a população anda cobrando providências.

Antes das 18h, a escuridão já reina na pracinha e as mães não têm outra alternativa, a não ser levar os filhos embora do local, acabando com a diversão. Isso sem falar na questão da falta de segurança pública que um lugar mal iluminado oferece.

Como esta semana tem a Festa do Peão, o prefeito deve estar ocupado. Quem sabe na próxima ele resolve, não é?

O Tailler já completou 2,5 mil amigos no Facebook. Siga o Tailler nas redes sociais: @TaillerAndrociolli

ABLA, RUMO AO SEGUNDO DECANATO!

No dia 11 de junho nos idos de 2002, acontecia no prédio da antiga Prefeitura Municipal de Bariri, onde a saudade até hoje deambula por entre as dobras do tempo, nascia a ABLA, respirando o ar puro da esplendorosa e dourada manhã que só em Bariri o criador admite acontecer.

Foi neste pedaço do céu destacado do arco-íris, que tímida, airosa e bem nascida, a ABLA fincou suas raízes no solo roxo e fértil desta dadivosa terra dos Lemes e dos Limas. Germinava então em chão fecundo a Academia Baririense de Letras e Artes, ABLA, acalentada por poetas, escritores, artistas, jornalistas, que jamais deixaram de confiar no futuro dadivoso de tão nobre sodalício. Baririenses que abraçaram a causa e edificaram o berço cultural de nossa querida Bariri.

Prestes a percorrer o vigésimo primeiro ano de sua fundação a ABLA prossegue na luta pela preservação da herança cultural, imbuída do firme propósito do registro magistral da historia. Porém, para alcançar tal crescimento e evidenciar sua notória importância, imperativo se fez a doação de tempo e trabalho voluntários dos acadêmicos, enlaçado ao grande amor dedicado à airosa Bariri e à também notória veneração pela causa cultural. Sem esquecer o mais importante: a perseverança diante dos obstáculos que porventura viessem a cercear o caminho a ser percorrido.

Destacar de maneira especial o extraordinário empenho dos senhores presidentes e membros das diretorias que acolheram a grande responsabilidade em perpetuar a entidade, durante esses vinte anos, comprovadamente de suma importância para o âmbito cultural do município. Não podemos deixar de referenciar a figura magnânima da Prof.ª Rita Aparecida Rezende Barbosa que com júbilo e grande responsabilidade guiou os primeiros passos da ABLA, tal mãe o filho protege e acalenta. Enaltecer sobremaneira a admirável gestão do Prof. Dr. Ibraim Paulo Masson, que com galhardia presidiu este sodalício sem esmorecer. Em sua gestão foi inaugurado o Programa Cultural da ABLA, através da Rádio Cultura de Bariri, divulgando nossa terra e nossa gente, foi ainda fundador do jornal A VOZ ACADÊMICA, juntamente com o acadêmico e jornalista Adib Moisés Salomão. Não podemos olvidar o grande comprometimento de Dr. Ibraim Paulo Masson, quanto à vinda do Ponto de Cultura para o nosso Município, legitimamente alicerçado nas pilastras de sustentação da ABLA.

Entidade cultural sem fins lucrativos, a ABLA é composta por quarenta acadêmicos legalmente empossados, dignos e responsáveis, de conduta ilibada que, acima de tudo, confiam na relevância do bom e do belo, cultuando a ética enlaçada à urbanidade e à justiça.

Por tudo isso, temos certeza de que os acadêmicos, irmanados, darão o necessário apoio através de suas participações efetivas junto à competente e mui digna acadêmica Prof.a Tatiane Meira Bonini, atual Presidente da ABLA! Amparada pela ordem e fundamentada na justiça a ABLA prosseguirá coroada de sucessos, sempre abraçada pela emoção de todos os confrades e confreiras unidos pela solidariedade.

Parabéns à Academia Baririense de Letras e Artes pelo magnífico caminhar através do segundo decanato! Felicitações a todos os acadêmicos que com ética e civismo iluminam os caminhos desta importante entidade cultural baririense. Nossos esfuziantes agradecimentos a todos os presidentes pela extraordinária dedicação e eficiente trabalho cultural oferecido e semeado pela imensa região do planalto paulista.

Parabéns Presidente Prof.a Tatiane Meira Bonini por abraçar tão nobre causa cultural com coragem, nobreza e galhardia! A ABLA te saúda! Que Deus ilumine teus passos!

Caindo e aprendendo

Eu conformarei com tudo

Que para mim descortina

Desde que sejamos traços

Os braços de minha sina

Te amarei no outro mundo

Meu amor, minha menina.

Essa loucura que às vezes

Nossa vida desatina

Desvia nossa trajetória

Faz uma rota de esquinas

É um brilho falso que cega

Igual quando o sol se apina.

É um trajeto preparado

Pela vontade divina

Vamos morrendo com sede

Estando às margens da mina

Um homem cego de alma

Que despreza a doutrina.

11 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023
BARIRI: 133 ANOS! Tailler e a cozinha-banheiro
12 Sexta-Feira, 16 de junho de 2023

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.