14 de Outubro de 2022 POLÍCIA Confira a programação da 23ª Festa do Peão de Itapuí Homem é preso por estuprar garota de 11 anos em Ribeirão Bonito Motorista morre em batida com semirreboque na Marechal Rondon REGIÃOPOLÍCIA Foto: Divulgação 10 05 10 Região: Agudos - Arealva - Bariri - Boa Esperança do Sul - Bocaina - Boraceia - Brotas - Dois Córregos - Dourado - Iacanga - Ibitinga - Itaju - Itapuí - Jaú - Macatuba - Mineiros do Tiete - Pederneiras - Piratininga - Ribeirão Bonito - Tabatinga - Torrinha 04 ENTREVISTA NA CAPA Ano 05 - Edição 235 03 e 04 REGIÃO 12 Marcos Dias (PL), presidente da Câmara de Agudos fala sobre episódio de agressão, tentativa de cassação de mandato e mais! Bauru, Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022 Prefeitura de Bariri barra 3ª edição da Feira Gastronômica e evento será patrocinado pela iniciativa privada Foto: Divulgação Ministério Público solicita que Prefeitura de Bariri apresente relatório técnico justificando troca de gestão da Santa Casa; vinte médicos assinam renúncia coletiva após Abelardinho demitir Denise Sgavioli VERSÍCULO DA SEMANA ...Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará... Joao - cap. 12 versículo 26 6ª Procissão e Benção Sobre as Águas reúne centenas de fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida em Boraceia População baririense foi pega de surpresa com a mudança repentina no comando da Santa Casa de Misericórdia de Bariri, anunciada na manhã de terça-fei ra (11). Decisão do prefeito Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) gerou fortes críticas nas redes sociais. Nos bastidores da Santa Casa, médicos também não concordaram com a demissão da gestora sem justa causa e assinaram pedido de renúncia coletiva. Em meio à polêmica, Ministério Público cobra explicações de Abelardinho. Confira todos os desdobramentos do caso na página 03. SINDICATO dos empregados Rurais de Itapuí e Bora ceia Rua Santo Antônio, nº 697, Centro, Itapuí SP, CNPJ: 50.031.020/0001-06 Edital – Aviso – ELEIÇÕES SINDI CAIS – O presidente, na forma estatutária, faz saber que no dia 13 de novembro de 2022, serão realizadas ELEIÇÕES, para preenchimento de cargos efetivos e suplentes de DIRE TORIA, CONSELHO FISCAL E DELEGADOS REPRE SENTANTES JUNTO AO CONSELHO DA FEDERA ÇÃO, ocasião em que será utilizado uma urna fixa, na sede da entidade no horário das 08:00 horas as 16:30 horas, fica aberto o prazo de 3 dias uteis, para o registro de chapas que dar se a ex clusivamente na secretaria da entidade, Rua Santo Antônio, nº 697, Itapuí-SP, no horário das 08:00 as 11:00 horas e das 13:00 as 16:30 horas, publicada a (as) chapa (as) inscritas, o prazo para impugnação de candidatos será de 24 (vinte e quatro) ho ras O Edital se encontra fixado na sede da entidade. Foto: Lucas Manzutti Foto: Divulgação Foto: Lucas ManzuttiFoto: Divulgação
Temas refletidos a partir da Filosofia Clínica
É bastante comum em nossos dias e, em grande parte das pessoas têm-se afirmado essa opi nião, ou seja, a concepção de que para um modo de “ser/estar” no mundo seja modificado, faz-se necessário movimentos de impactos intensos sobre a vida da pessoa, seja no âmbito pessoal ou em sociedade etc.
Por exemplo, se forem observadas as produções cinematográficas, boa parte delas são impac tantes, pois entendem que formas assim é que provocariam mudanças. Há também, aqueles que entendem que será através de músicas impactantes que ocorrerão as modificações na vida de uma pessoa. Quantas vezes, no processo educativo, as expressões são carregadas para com os educandos. Sejam eles: alunos, filhos, ou funcionário de uma empresa por parte daquele que é responsável. Diante de uma atitude de “rebeldia”, quase que de imediato, procura-se e, não poucas vezes, por mecanismos que possam impactar, mecanismos intensos, pois acredita-se que tem que ser feito um “barulhão”, expressões colidís seis com o intuito de provocar mudanças!
Entretanto, e não poucas vezes no consultório, o filósofo clínico a partir da queixa que a pessoa traz, trabalhará procurando contribuir através de meios que, em Filosofia Clínica, se dará a partir do estudo da Historicidade da pessoa, ajudando-a em seus movimentos existenciais a minimizar, atenuar e até suprimir, se necessário for, os elementos de impacto. Ainda, pode-se dizer, que nem sempre usará, ou pouco se fará necessário usar de procedimentos impactantes. Ao contrário, quantas vezes, aquele procedimento clínico que parecia sem importância, ou seja, suave, foi o que originou a mudança. *Se de fato for necessário tal procedimento.
Por exemplo, se cada pessoa considerar sua própria história, perceberá que o que aqui está sendo tratado tem pertinência, pois provavelmente não foram somente os momentos impactantes que alteraram os pró prios movimentos existenciais. Assim, perceber-se-á que em muitos acontecimentos apareceram movimen tos suaves, brandos, situações que ocorreram como que numa brisa, ou seja, quase que “insignificantes” e, a partir de então, alterações expressivas se deram, não é mesmo?
Alguns apontamentos: aquele gesto impactante que uma pessoa julga ser sempre necessário para com outra pessoa, poderá, em alguns casos, favorecer para que ocorram algumas mudanças, mas é preciso ficar claro que não é assim e nem sempre será assim para todas as pessoa. Há pessoas que, dependendo da forma em que está constituída a Estrutura de Pensamento, um movimento impactante poderá demandar a vida toda em sofrimentos; não são poucos os casos com tal demanda no consultório. Há pessoas e não poucas, que dependendo da plasticidade da Estrutura de Pensamento, mudam a partir de: falas suaves, toques sua ves, um gesto sereno, um olhar silencioso, acolhedor. Algo assim, poderá, por exemplo, motivar um jovem com problemas a alçar voo. Diante dos problemas, é mais comum o agir de forma intensa e em alguns casos, e até mesmo brutal em resposta ao irreverente, no entanto, tal gesto poderá provocar e, não poucas vezes, mais e mais irreverência.
Algumas relações de difícil interseção, por exemplo, de casais, em um número significativo dessas con vivências, as interseções são precárias, uma vez que os acenos, as palavras, os modos de uma pessoa estar diante da outra, às vezes, não acontecem de forma suave e, se assim acontecessem, poderiam gerar signi ficativas mudanças. É que, de repente, se “observa” pouco a outra pessoa; e também, é bastante comum – padrão de época – achar que pequenos gestos, acenos, seriam incapazes de provocar grandes mudanças existenciais. Não se acredita tanto que, em um toquezinho suave, poderá estar um grande resultado.
Assim, poder-se-á notar essas questões a partir de vários âmbitos do desenrolar das vivências e convi vências das pessoas, tais como: dos pais em relação aos filhos; nas relações de um casal; em uma sala de aula na relação professor/aluno; com as pessoas no ambiente de trabalho; nas relações de amigos e colegas etc. Observa-se que, nessas diferentes relações, podem ser encontrados elementos suficientes do que aqui está sendo tratado. Portanto, não só, absolutamente, atitudes drásticas, severas, ordens pesadas, provocam mudanças, mas também toques suaves, pequenos ajustes, coisas simples, poderão alterar movimentos exis tenciais importantes e estes, valerem para a vida toda.
Santos, janeiro de 1970. A praia do Gonzaga era uma festa. Havia gente que não acabava mais. Era sol e som, sal e mar. O sol brilhava no céu azul e o som vinha dos carrinhos de pastéis e, principalmente, dos de batida. Desfilando com incrível agilidade entre os banhistas escarrapachados em suas cadeiras-leito, os vendedores de amendoim, espetinhos de camarão, queijo coalho e queijadinha não se cansavam de alardear as qualidades dos seus produtos. Mas quem chamava atenção, mesmo, eram os ambulantes, ou melhor os malabaristas, que vendiam óculos de sol, chapéus, bonés, cangas e coisas do gênero. Verdadeiros artistas do equilíbrio que, além de tudo, tinham um forte poder de convencimento junto aos seus fregueses. Enfim, aquele era um lugar de gente feliz e despreocupada. Eu estava feliz, mas estava preocupado. Tinha uma missão quase impossível, de êxito tão improvável quanto encontrar uma agulha no palheiro. E enquanto caminhava de mãos dadas com uma menina de cinco anos, totalmente desconhecido e que eu jamais vira na minha vida, a minha cabeça era invadida por um turbi lhão de pensamentos.
Foi assim: eu e Cibele estávamos na referida praia quando notamos que Simone, quatro anos, e ainda filha única, brincava animadamente com uma menina que havia surgido do nada, como se tivesse caído do céu. As duas se divertiram como gente grande, até que chegou o momento de ir embora. Quando eu perguntei onde estavam os seus pais, ela balbuciou "Não sei". “Qual o seu nome? ” Resposta inaudível. “Onde você mora? ” Cidade mais provável: Sorocaba. Aí bateu o desespero e ela começou a chorar. Acalmei-a e começou a busca. Pela família, pelo salva-vidas ou pela polícia militar. Enquanto caminhávamos pela areia, a minha condição de pai me permitia avaliar o sofrimento dos familiares da garotinha. O pai, aflito, pedia informações às pessoas nos arredores. Cada resposta negativa era uma punhalada no seu coração. A mãe era verdadeira imagem do sofrimento. Desesperada, totalmente descabelada, ela fazia promessas a todos os santos do céu e da terra. Para cumpri-las, teria que viver mais 100 anos. E ela só não estava com o terço nas mãos porque ninguém costuma levar o terço à praia. Na minha imaginação, a cena era comovente e compungente - algo para ficar gravado para sempre na memória, mesmo de quem fosse vítima da mais profunda das amnésias. Mas a minha imaginação ia além. Ao chegar levando a menina desaparecida, eu seria alvo da mais profunda - e merecida! - gratidão e seria considerado herói. Eu até disputaria a medalha e o diploma. Para mim, bastaria o agradecimento sincero da família.
Voltei à realidade quando a menina gritou "meu pai" e saiu correndo. Embora estivesse vazia, o tamanho da barraca indicava tratar-se de uma excursão. Lembra-se prezado leitor, daquela cena em que eu imaginei o pai aflito e uma mãe desesperada? Pois ela não aconteceu. Ou melhor, aconteceu às avessas. A que presumi ser a mãe da fujona estava absolutamente calma. E o pai, sem largar o copo de cerveja estava interpelando a filha. Não pelo sumiço, mas por um motivo inimaginável: "Onde está a sua irmãzinha? Eu não falei para você tomar conta dela?" Incrível: o homem sequer notara o desaparecimento daquela filha pequena, e agora estava preocupado com a outra, ainda menor. Não lhe dirigi uma única palavra. Ele não merecia nem meia!
Em tempo: jamais tive qualquer pretensão de ser herói. Os fatos narrados aqui são verídi cos. Mas essa história de ser herói não passa de um mero exercício de criatividade. O impor tante é fazer o bem, praticar boas ações, sem jamais esperar qualquer tipo de gratidão!
Aos seis anos, o pequeno Lo renzo Jayme Tamião Barbi, de Pirajuí, possui uma inteligência superior à média. Antes de ser al fabetizado, ele já criou três jogos de videogame e concluiu um cur so de 36 horas de robótica. Com quociente de inteligência (QI) de 134 pontos, o menino foi aceito na mais antiga sociedade de alto QI do mundo, a Mensa. O feito deu a Lorenzo o título de primei ro superdotado do centro-oeste paulista a ingressar na organiza ção. Gênio!
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou quarta -feira (12) a primeira morte no Estado em decorrência da varíola dos macacos. Esta é a sexta morte pela doença no país. O paciente era morador da capital, tinha 26 anos, possuía diversas comor bidades e passava por tratamen to com antirretrovirais para uso emergencial em pacientes graves. São Paulo tem 3.861 casos confir mados da doença. Medo.
JAGUATIRIQUINHA
rado o maior dos pequenos gatos pintados do continente america no. Sem ferimentos, o filhote foi encaminhado ao Zoo de Bauru para avaliação veterinária. Fofo!
BOLSOAGRO
EXCLUSIVO PARA CORNO
serviu pra ninguém mais querer estacionar onde não deve. Imagi na se a moda pega...
Em Reginópolis, a Polícia Ambiental resgatou um filhote de jaguatirica em uma propriedade rural. O animal foi encontrado em meio a um canavial por trabalha dores do local. O felino é conside
O presidente Jair Bolsona ro superou, no primeiro turno, o petista Luiz Inácio Lula da Silva em 77 dos 100 municípios mais ricos do agronegócio. Em apenas 23 cidades, o ex-presidente Lula recebeu a maioria dos votos. Os números reiteram o apoio dado por líderes e entidades do setor ao presidente. Juntos, os muni cípios somaram 5,3 milhões de votos, equivalente a 4,3% do total do País, e concentram 34,3% do Valor Bruto da Produção Agrícola
Um morador de Garça vira lizou nas redes sociais ao pintar o trecho da rua, em frente a ga ragem de sua casa, a inscrição “vaga p/ corno”. Ele disse que fez a pintura por estar incomo dado com clientes de um bar nas proximidades, que estacionam na frente do imóvel e impedem o acesso à casa. Com a reper cussão, representantes do Setor de Trânsito foram até a casa do morador e o orientaram a apagar a pintura, por estar fora de es pecificações legais. Pelo menos
Moradores de municípios da região que observaram o céu se gunda-feira (10) foram surpre endidos com um belo fenômeno que deu uma forma diferente ao principal astro do sistema solar. De cores intensas, o fenômeno conhecido como Halo Solar for ma um círculo multicolorido em volta do sol e é responsável por deixar o cenário ainda mais bo nito. Este registro foi feito por um morador de Itaju que encami nhou a imagem à nossa reporta gem. Lindo!
2 Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022
SUPERDOTADO
VARÍOLA DOS MACACOS
(VBP) nacional, de R$ 254,866 bilhões. O índice é medido pelo IBGE.
“Pequenos gestos”
HALO SOLAR
O HERÓI * Crônica publicada originalmente no dia 08 de março de 2019 - Edição 051
O crianção
Querido leitor, nesta se mana comemoramos o Dia de Nossa Senhora Apare cida e também o Dia das Crianças! Todos nós já fo mos crianças um dia e pas samos por alguns episódios típicos dessa fase da vida. Quem nunca chorou ou teve uma crise de pirraça por querer um brinquedo ou um doce no momento inadequado?
Quando somos peque nos, não temos discerni mento para saber o que é apropriado ou não e, diante disso, fazemos birra para quase tudo. Resta a nos
sos pais e mães arrumarem muita paciência e resiliên cia para lidar com a manha desnecessária.
Um outro comporta mento típico na infância é enjoar, de uma hora para outra, de um brinquedo e jogá-lo para escanteio. Num belo dia, aquela bo neca tão querida e aquele carrinho superirado já não servem mais e são descar tados, para surpresa dos pais. Enfim... fazer birra e descartar brinquedos é coi sa de criança, absolutamen te normal.
O problema, caro leitor, é quando um adulto resol ve se comportar da mesma
maneira achando que vai passar despercebido. E o pior de tudo é quando esse tal adulto ocupa o cargo de prefeito municipal.
Na semana da criança o prefeito de Bariri mostrou que, apesar de já ter pas sado dos 30, não passa de um crianção! Trocando do dia para noite o comando da intervenção da Santa Casa de Bariri, Abelardi nho descartou a gestora Denise Sgavioli como um brinquedo qualquer. Fez birra, bateu o pé, se jogou no chão e cravou a ordem sem dar motivos plausíveis para a exoneração repenti na, assim como um menino
mimado faria. O diminuti vo que acompanha o nome do chefe do Executivo ba ririense nunca foi tão apro priado!
Mas o prefeitinho se esqueceu que administrar uma cidade não é brinca deira de criança; se esque ceu que uma profissional brilhante como a Denise não é um mero brinquedo. Como o adulto responsável que dá aquele chacoalhão para cortar a birra da crian ça mimada, o Ministério Público solicitou explica ções, quer saber os reais motivos que fizeram Abe lardinho se livrar de uma gestora competente. Não
vale gaguejar para respon der o MP igual aconteceu na rádio, hein, prefeito?
Abelardinho, Fernando Foloni e toda a administra ção municipal devem essa reposta não somente ao Mi nistério Público, mas a toda população de Bariri, Itaju e Boraceia, que utilizam os serviços da Santa Casa e re ceberam atendimento mais digno durante o comando de Denise Sgavioli. Devem ainda uma resposta a todos os médicos, enfermeiros, profissionais da saúde em geral e funcionários que compõem a Santa Casa de Misericórdia. O povo cla ma por uma explicação.
Em um ano e 10 meses de governo, o prefeito ain da continua brincando com a população de Bariri, mas as consequências estão ba tendo na porta. Uma das soluções para acabar com a gracinha de um menino mi mado é colocá-lo no can tinho do pensamento para que ele reflita sobre seus atos. Mas, para um adulto crianção, o método utiliza do é diferente e é determi nado pela Justiça. Quando a brincadeira acabar, ne nhum choro forçado vai ser comovente o suficiente para livrar o crianção de seus atos, pois já será tarde demais. Boa leitura!
Ministério Público solicita que Prefeitura de Bariri apresente relatório técnico justificando troca de gestão da Santa Casa; vinte médicos assinam renúncia coletiva após Abelardinho demitir Denise Sgavioli
então? Tínhamos que estar trabalhando, não ficar atrás de política. Isso é vergonhoso!”, finalizou dr. Gonzaga.
ta Casa, a enfermeira Denise Sgavioli tam bém conversou com a imprensa. Emocio nada, Denise agradeceu o apoio recebido e disse que deixa com consciência limpa.
“Recebi a notícia com surpresa e indig nação. Mas com muito orgulho, aconteça o que acontecer, a partir daqui eu deixo uma Santa Casa mais suave para ser navegada. O que importa é a minha consciência, o amor, o carinho e esse povo que eu tenho certeza que, de um ano para cá, foi aten dido de forma completamente diferente.
Por Thaisa Moraes
A população baririense foi pega de sur presa com a mudança repentina no coman do da Santa Casa de Misericórdia de Bariri, anunciada na manhã de terça-feira (11). O prefeito, Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB), demitiu a então gestora do hospital, Denise Sgavioli, que foi substituída pela diretora de Saúde Marina Prearo. O fato caiu como uma bomba e causou uma reação em cadeia: o Conselho Administrativo da Santa Casa, presidido pelos médicos dr. Luis Gonzaga Gerlin e dr. Renato Félix, foi dis solvido e vinte médicos anunciaram renúncia coletiva por não concordarem com a medida do prefeito.
vel com a decisão do prefeito. Ele pode fazer isso, mas, infelizmente, está errado! Parece que as pessoas têm ciúmes de quem faz algu ma coisa boa. Não é possível”, indignou-se o médico.
Recentemente, o conselho expôs a delica da situação financeira da entidade. Em ofício enviado à prefeitura de Bariri, Câmara Muni cipal e Ministério Público, dr. Gonzaga aler tou que a Santa Casa corre o risco de ter os serviços prejudicados por falta de recursos. Diante disso, a promotoria de Justiça de Bari ri, através dos promotores Nelson Aparecido Febraio Júnior e Gabriela Silva Gonçalves Salvador, instaurou ação civil pública contra as prefeituras de Bariri, Boraceia e Itaju para aumento de repasse.
Até o momento, a prefeitura de Bariri ainda não havia se ma nifestado sobre a ação da pro
Dr. Renato Félix, vice-presidente do Con selho Gestor, disse que Abelardinho não se reuniu previamente com o órgão para debater a troca na intervenção e também criticou a decisão repentina do prefeito.
Eu acho que eu fiz um bom combate. Aos meus amigos que estão aqui dentro, meu respeito. Há um ano eu passo mais tempo aqui do que na minha casa; e quando estou em casa, continuo aqui. Eu fiz o meu me lhor”, avaliou Denise.
Denise, dr. Renato e dr. Gonzaga trabalha vam em conjunto e reinventaram o modelo gestor da Santa Casa de Bariri, dando muito mais publicidade e transparência para a pres tação de contas, fator que recebeu avaliação positiva inclusive do Ministério Público.
Em entrevista coletiva sediada no saguão de entrada do hospital, dr. Gonzaga afirmou que não mediu esforços para evitar a demis são de Denise, mas o prefeito não voltou atrás.
“Tentei pedir ‘por favor’, implorei para não mexer na nossa interventora. A nossa in terventora é a melhor que tem. Ela tem poder de decisão. Para que mexer numa coisa que está boa? Nós estamos dando apoio para a Denise; ela é excepcional. O prefeito faltou com respeito com a gente. Eu fico nervoso, fico tenso porque a gente trabalha com amor aqui. Não queremos dinheiro. Todo o corpo clínico vai pedir demissão porque não é cabí
motoria. A decisão de demitir Denise Sgavioli foi a primeira medida tomada por Abelardinho após o caso vir à tona.
“Nós tínhamos um déficit de R$ 400 mil, corremos atrás de vários deputados para con seguir dinheiro, mas não deu. Agora, porque o promotor acatou um pedido nosso, o prefei to chega e faz isso? A prefeitura tem a obriga ção de dar o dinheiro que o hospital precisa, porque é uma intervenção municipal. Existe um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que diz que o prefeito tem a prioridade e capaci dade de intervir se houver alguma situação grave. Nós não temos nada grave ocorrendo. Tudo aqui é prestado conta. Qual é a justifi cativa do prefeito para mexer na Santa Casa
“Sem a presença de Denise Sgavioli, o Conselho de Gestão não permanecerá tam bém, será dissolvido. A gente compreende que, independentemente de quem venha para cá, existe necessidade de ter pessoas que en tendam a realidade desse hospital e isso não foi respeitado. Em momento algum o conse lho foi consultado pelo prefeito, respeitando as cláusulas do TAC. O Poder Executivo e as autoridades dessa cidade tinham que respei tar a vontade dos funcionários, dos médicos, do Conselho de Gestão e também de todo o corpo clínico, que é manter a Santa Casa unida. As cidades dessa região dependem da Santa Casa e não tem mais espaço para ama dorismo. A gente sofreu por um ano nesse hospital para manter vivo, e agora que a coi sa começou a engrenar, que as coisas estão andando, vem uma notícia catastrófica como essa. A sensação é de que fomos usados. Isso é péssimo e é esse sentimento que nos faz não aceitar esse tipo de conduta do prefeito”, salientou o médico.
Denise Sgavioli
“Durante o tempo que estive aqui, minhas contas estão prestadas devidamente às claras. Nunca peguei, nunca pegarei nada que não seja meu. Eu ponho, mas eu não tiro. Eu dou, mas eu não tiro de ninguém. Estou saindo de cabeça erguida”, finalizou a ex-gestora.
Última tentativa é marcada por deboche do prefeito
Após a coletiva de imprensa, Denise Sga violi se dirigiu à Prefeitura Municipal de Ba riri no início da tarde de terça-feira (11), onde se reuniu com o prefeito Abelardo. Acom panhada de dr. Gonzaga, dr. Renato, outros médicos e enfermeiros, ao final da reunião, ela confirmou a exoneração.
“Agora fui oficializada do meu desliga mento. Acho que ele (prefeito) precisa de um alinhamento melhor entre Saúde Pública e hospital que ele não conseguiu comigo. As substituições são as justificativas disso. Vou embora em paz e deixo a Santa Casa numa situação muito diferente do que encontrei há um ano. Minha gratidão eterna ao dr. Gonza ga, dr. Renato e todos os funcionários. A San ta Casa deixa de ser administrada por mim e pelo conselho a partir de agora. Povo de »
3Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022
“Saio
de
cabeça erguida”,
diz
Sob uma chuva de aplausos emitidos por profissionais da saúde e funcionários da San
Profissionais de saúde da Santa Casa lamentaram saída de Denise e prestaram apoio à ex-gestora
"O prefeito faltou com respeito com a gente"
"A sensação é de que fomos usados"
"Deixo uma Santa Casa mais suave para ser navegada"
-
Dr. Gonzaga
- Dr. Renato Félix - Denise Sgavioli
Fotos: Carol Guarnieri
Bariri, muito obrigada por tudo!”, encerrou Denise.
Numa última tentativa de mudar o cená rio, dr. Gonzaga relatou que levou até Abe lardinho o abaixo-assinado com a assinatura dos 20 médicos que foram contrários à exo neração de Denise. No entanto, isso não foi suficiente para fazer o prefeito voltar atrás da decisão.
“Ele perguntou se já estava protocolado o abaixo-assinado. Ou seja, foi um deboche com a gente. Como administrador munici pal, ele não poderia ter tido essa atitude. De veria ter tido pelo menos a preocupação de que a Santa Casa vai perder 20 médicos. Se está bom para ele, tudo bem! Ele que expli que para a cidade. Esses 20 médicos que têm todo o respeito da cidade, para ele, não signi ficam nada!”, refletiu dr. Gonzaga.
Denise pede que médicos não abandonem a santa casa
Nas redes sociais, Denise Sgavioli nova mente agradeceu o apoio recebido de todos os médicos. No entanto, a ex-gestora pediu que o corpo clínico não renuncie para que os pacientes não sejam prejudicados por falta de atendimento. Confira a publicação na íntegra: “Queridos amigos médicos. Quero dei xar aqui minha enorme admiração e respeito
por tudo que vocês fazem e constroem a cada dia dentro da Santa Casa de Bariri. Sinto me honrada com a atitude de vocês. Carrego hoje não mais médicos colegas e sim amigos verdadeiros, pois isso eu senti com a atitude de vocês. Durante esse ano, construímos so nhos de uma saúde melhor para Bariri. Peço de coração que não abandonem a Santa Casa. Tudo que fizemos foi pela população, que precisa da Santa Casa. Fizemos para melhorar. Atendam com amor e carinho a população como sempre fizeram. Voltem ao trabalho que vocês realizam com excelência e assim continuarão a honrar a linda luta iniciada. Amo vocês. Gratidão eterna. A po pulação não pode ser punida jamais.”
Ministério Público cobra justificativa da demissão
Em nota oficial, o Ministério Público afir mou que a promotoria se reuniu com o médi co dr. Luis Gonzaga Gerlin na tarde de terça -feira (11), para discutir a troca no comando da intervenção da Santa Casa.
O órgão salientou que não há nenhum tipo de irregularidade nos serviços prestados por Denise Sgavioli durante seu período de ges tão. O MP também solicitou que a Prefeitura Municipal de Bariri informe os motivos da
exoneração por meio de relatório técnico. Confira a nota na íntegra:
“Em face da relevância e sensibilidade do tema, o Ministério Público informa que nesta data os Promotores de Justiça estive ram reunidos com o Presidente do Conselho Superior da Santa Casa de Bariri, Dr. Luis Gonzaga Gerlin, onde foram tratados te mas relacionados aos responsáveis pela in tervenção. No momento, ainda estão sendo analisados documentos e relatórios técnicos que tenham autorizado a substituição da in terventora a fim de verificar eventual irregu laridade ou não. Contudo, foi destacada a absoluta importância da Presidência (Vice) do Conselho Superior e da relevância de sua permanência na entidade para a continuida de dos avanços. Destaque-se que por todo o apurado até o momento, não foram consta tadas quaisquer irregularidades praticadas pela então interventora, Senhora Denise. Ao contrário, pelos documentos levantados durante sua permanência na entidade, ve rificou-se absoluta técnica e adequação do trabalho. Como já dito, as razões da subs tituição ainda serão informadas com relató rio técnico para posterior análise detalhada pelo Ministério Público. Finalmente, cumpre esclarecer a população que não haverá falta de atendimento médico na Santa Casa, que permanecerá funcionamento ininterrupta
mente com quadros médicos suficientes e eventual paralização será objeto de ime diatas providências por esta Promotoria de Justiça para fins de preservar a saúde da po pulação.”
Legado e planos interrompidos
Entre as conquistas da agora ex-gestão da Santa Casa de Misericórdia de Bariri, o maior destaque é a reforma e adequação da maternidade, que foi reinaugurada em 28 de maio de 2022 em uma grande solenidade.
Na oportunidade, Denise, dr. Renato e dr. Gonzaga ressaltaram que o objetivo da obra foi devolver às gestantes, parturientes (em trabalho de parto) e puérperas (pós-nasci mento) qualidade no atendimento. Além do espaço totalmente novo, os quartos da nova maternidade possuem banheiro individual e menor número de leitos para maior privaci dade das mulheres.
Além da reforma de outras áreas do hos pital, os planos da gestão para a Santa Casa incluíam uma importante parceria entre a unidade e a Universidade Nove de Julho (Uninove), que iria disponibilizar médicos e residentes de diversas áreas para atender a população de Bariri, Boraceia e Itaju. Com a demissão de Denise e a dissolução do conse lho, o projeto fica apenas no papel.
Prefeitura de Bariri barra 3ª edição da Feira Gastronômica e evento será patrocinado pela iniciativa privada
que não dá para fazer um evento des se porte pedindo ajuda o tempo todo, sendo que o maior beneficiado é a vi sibilidade positiva da cidade”, disse Carol em entrevista à nossa reporta gem.
Ela sugeriu que a prefeitura de Ba riri custeasse somente a montagem e a administração do evento. Gastos como a música ao vivo seriam financiados pelos próprios expositores.
Segundo a empresária, recentemen te houve um evento em Ibitinga que também utilizou a decoração de guar da-chuvas coloridos. Na Capital Na cional do Bordado, a prefeitura inves tiu o valor de R$ 60 mil somente para a decoração, sem contar os custos de montagem.
meses. Depois, abri um pedido formal, ficou parado, e a Infraestrutura enten deu que isso não é viável, que é contra a lei. O que eu fico mais chateada, não é de recusar; eu perco projetos dire to e está tudo bem. Mas a enrolação, o descaso deles é desrespeitar o meu nome e o meu trabalho – não só o meu, como o de muitos expositores que são pequenos empreendedores e esperam essas oportunidades. Eles me enrola ram tanto em dois meses e agora tenho só um mês pra montar uma festa”, fi nalizou Carol.
Expositores e iniciativa privada salvam evento
Por Thaisa Moraes
Bariri entrou no mapa do turismo regional nos dias 14 e 15 de novembro de 2021, data da primeira edição da Feira Gastronômica Sabor da Região. O projeto idealizado pela empresária e influenciadora digital Carolina Bicu do transformou a Praça da Matriz com uma decoração mágica: foram utiliza dos 450 guarda-chuvas suspensos co loridos que pairaram sobre os stands dos 45 expositores. Algo nunca visto antes no município.
A novidade foi um grande sucesso; gerou 200 empregos indiretos e movi mentou a economia baririense, atrain do aproximadamente 12 mil visitantes de toda a região.
Carol Bicudo não parou por aí. Quatro meses depois, a influenciado ra idealizou a segunda edição da Feira Gastronômica, que recebeu o título de “Buona Cucina”, por ser dedicada à culinária italiana.
Desta vez, o turismo cresceu ainda mais: foram 15 mil visitantes da re gião que vieram até Bariri se deliciar com as opções gastronômicas enquan to curtiram um belíssimo show do mú sico Ricardo Bombarda, que apresen tou um repertório de canções clássicas italianas. Além dos guarda-chuvas
suspensos, a Praça da Matriz foi deco rada com três quilômetros de bandei rolas com as cores da Itália.
Embora a grande movimentação turística, a geração de empregos e a decoração inovadora serem fatores positivos, não foi o suficiente para a Prefeitura Municipal de Bariri apoiar a terceira edição da feira, que seria re alizada no próximo mês.
Na última semana, Carol Bicudo utilizou o Instagram @dicasdebari ri para desabafar e expor o ultimato do Poder Público, que barrou a nova edição do evento para a frustração dos baririenses, com a justificativa de que o formato da festa “não estaria dentro da lei”. A negativa do Executivo veio depois de dois meses de negociação com a idealizadora.
“Eles acham que não dá para fo mentar o pequeno expositor, não dá para fomentar a cidade, não dá para trazer 12 mil pessoas para a praça... Os dois eventos foram feitos com pa trocínios de comerciantes que eu corri muito atrás, junto com o valor cobrado do expositor para montar a estrutu ra mais minha empresa de São Paulo (que também patrocinou), mais um apoio mínimo da prefeitura. Tudo para eu provar que isso dá certo e ajuda o pequeno empreendedor e a cidade. Só
“Eu pedi R$ 17 mil e mesmo assim avisei que, para montar tudo, precisa mos ratear mais o valor que eu cobra ria de taxa para o expositor. A prefei tura de Bariri ficaria com a montagem e, se os expositores quisessem ter mú sica, pagariam uma taxa. Óbvio que os expositores não iriam se opor porque ganham muito em vendas e em visi bilidade. Eu tentei. Estava conversan do com a prefeitura faz mais de dois
Sem apoio do Poder Público, Carol Bicudo recorreu aos próprios exposi tores e à iniciativa privada. Ainda com data e local incertos, a empresária ga rante que a terceira edição da Feira Gastronômica vai acontecer, graças à comunidade baririense, que abraçou o projeto.
Nas redes sociais, Carol recebeu apoio de internautas, que lamenta ram a omissão da prefeitura de Bariri. Confira algumas mensagens:
4 Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022
Evento é idealizado pela empresária Carol Bicudo
Foto: Divulgação
Deputado Ricardo Madalena firma apoio a Tarcísio e Bolsonaro no segundo turno
competente, trabalhador e sério. Vai fazer mui to por São Paulo para seguirmos na rota do crescimen to com o presidente Bolsonaro”, declarou.
O depu tado liderou o órgão ao 1° lugar no ranking na
Deputado encontra lideranças regionais em Jaú
Na última semana, Ricardo Madalena esteve em Jaú, acompanhado de Gilberto Kassab (repre sentante de Tarcísio Freitas). O deputado participou de reunião no Sindicato dos Calçadista com representantes de municípios do Consórcio da Hidrovia Tietê-Paraná.
Estiveram presentes os prefeitos Ivan Cassaro (Jaú), Toninho Souza (Itapuí), Suéllen Rosim (Bauru), Anderson Ferreira (Macatuba), Leandro Corrêa (Brotas), René Blumer (Torrinha), Di Picapau (Boraceia), Gino Torrezan (Dourado), Ivana Camarinha (Pederneiras), Cristina Arantes (Ibitinga), Marco Antonio Giro (Bocaina), Jerri de Souza Neiva (Itaju), entre outros. O ex-prefeito de Bariri, Francisco Leoni Neto, também marcou presença, assim como o vereador Edcarlos dos Santos.
Por Thaisa Moraes
Líder da maior bancada da Assembleia Legislativa, o Partido Liberal, e reeleito para o seu terceiro mandato com 90.630 votos, o deputado Ricardo Madalena de clarou apoio ao candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), para governador, e ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Madalena foi superintendente do DNIT-SP por sete anos e enfatizou a experiência de Tarcísio para gerenciar o Estado. “Eu conheço o Tarcísio há mais de 10 anos:
cional de desempenho por dois anos con secutivos e recebeu o reconhecimento de Tarcísio.
“É uma alegria reencontrar você aqui como candidato ao Governo do Esta do de São Paulo. Trabalhamos juntos lá atrás. Foi uma honra para mim. Traba lhei com um grande superintendente do DNIT naquela época. Superintendente que se tornou deputado estadual e reelei to mais uma vez agora. Parabéns, Ricar do. É fruto da sua competência”, enfati zou Tarcísio.
“Ao lado do nosso parceiro de bancada do Partido Liberal, deputado André do Prado, nos reunimos com prefeitos e lideranças da região de Jaú para reforçar nosso apoio a Tarcísio para governador, com Bolsona ro presidente, para seguir mos avançan do com inves timentos que impulsionam o desenvolvi mento regio nal. Vamos juntos!”, pu blicou Ricar do Madalena nas redes so ciais.
Museu Mário Fava celebra emenda impositiva de R$ 17,8 mil destinada pelo vereador Edcarlos dos Santos
qualquer entidade. Como não deu certo a emenda para a Abla, destinei o recur so para o museu porque sabia da neces sidade. É uma boa notícia saber que o museu tem recurso para sua manutenção pelos próximos meses. São R$ 17,8 mil, mas eu sei que o museu precisa de muito mais. Porém, socorreu o museu na hora certa”, explicou Edcarlos em entrevista ao Noticiantes
José Augusto Cava, curador e histo riador do Museu Mário Fava, agradeceu ao vereador e relembrou a importância de preservar a história do herói baririense.
do a sessão quando o Edcarlos disse que iria destinar a emenda ao museu. Eu nem dormi aquela noite! A gente agradece mui to a todos os vereadores que aprovaram também. Mas a ideia, o desejo, o ato, foi do Edcarlos, num momento crucial. Esta emenda já está creditada na conta do mu seu e vai nos suprir por alguns meses”, destacou Cavinha.
Cumprindo a promessa que havia feito em Sessão Legislativa, o vereador Edcarlos dos Santos destinou emenda impositiva no valor de R$ 17,8 mil ao Museu Mário Fava, de Bariri. Original mente, o recurso havia sido encaminha do à Academia Baririense de Letras e Artes (Abla). No entanto, o órgão perdeu o prazo de envio de documentação e a emenda voltou à Câmara de Bariri.
“O museu passou por dificuldades para sua manutenção. Tendo uma rique za como essa, não podemos negar ajuda e manter. Aliás, temos que investir, por que o museu é um grande ponto turís tico e chamariz para a nossa cidade. É importante lembrar que as emendas im positivas são um projeto da minha auto ria, criado em 2021, no qual 1,02% da receita anterior fica para os vereadores dar destino. Metade deste recurso é para a Saúde e a outra metade fica livre para
Tempestade deixa rastro de destruição em Agudos
após uma forte tempes tade atingir a região na noite anterior.
Em Agudos, a chuva acompanhada de fortes ventos deixou ao menos sete postes caídos, além de árvores e outros es tragos. Houve também registro de granizo. Uma igreja localizada no Jar dim Cruzeiro foi deste lhada e outra, em cons trução, teve danos na obra.
A CPFL foi acionada e realizou manobras de direcionamen to da energia elétrica para minimizar o desabastecimento da rede na cidade. O serviço ficou prejudicado por conta dos postes que foram derrubados pelo temporal.
“Nós estávamos realmente passando por uma situação difícil aqui. O museu conta a história da maior aventura sobre rodas do planeta Terra. Isso não é pouco e está aqui em Bariri! O Mário Fava é de Ba riri, nasceu no bairro Livramento e jamais poderia imaginar o que o destino reservava para ele. Para nós, isso aqui não tem preço. O Aziz Chidid (fundador) sempre foi nos so provedor e o museu se mantinha assim. Infelizmente, ele faleceu em 2019. Tam bém perdi minha esposa, o Osni Ferrari e o pastor Paulo. Isso começou a nos abater, mas pedimos socorro. Como ocorreu o fato de a Abla não conseguir a documentação, por incrível que pareça, eu estava assistin
A expectativa é de que o Museu Má rio Fava receba mais recursos através de emendas impositivas no próximo ano e o futuro do investimento já está sendo planejado. Segundo Cavinha, o museu pretende lançar nova mostra no próximo ano: uma exposição que conte a história da imigração italiana em Bariri.
“A história da imigração italiana é maravilhosa e pouca gente conhece. O Mário Fava também era filho de imi grantes italianos, então está no contex to do museu. Quero dizer que o nosso maior desejo é transmitir isso para as crianças. Queremos colocar no coração dos estudantes e das pessoas que vem aqui também. O museu continua sendo a maior atração turística para a cidade e essa emenda trouxe esperança. Seremos eternamente agradecidos ao Edcarlos”, finalizou o curador.
Confira a programação da 23ª Festa do Peão de Itapuí
Por Thaisa Moraes
A Prefeitura Municipal de Itapuí e a Chácara do Titão Eventos divulgaram a programação da 23ª Festa do Peão. O evento acontece entre os dias 10 e 12 de no vembro, com realização da Companhia RR de Rodeio.
A festa começa no dia 10 de novembro com en trada gratuita e show da dupla Marcos e Belutti. Na sexta-feira (11), a animação fica por conta de Cléber e Cauan, além de uma apre sentação do DJ Kevin. No sábado (12), Guilherme e Benuto encerram a progra mação. Segundo os organi zadores, a venda de convites será divulgada em breve.
5Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022
Por Thaisa Moraes
Edcarlos foi recebido por Cavinha e Murilo, que agradeceram o recurso
Foto: Lucas Manzutti
Da Redação Árvores e postes caíram Foto: Fernanda Marion/TV TEM
Municípios como Botucatu, Borebi e Lençois Paulista amanheceram com uma série de estragos quarta-feira (12) Fotos: Divulgação
Foto: Divulgação
6 Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022 Fotos: Lucas Manzutti
7Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022 i opa haria
Irene Chagas substitui Marina Prearo na Diretoria de Saúde
Idosos do CCI em Itajurecepcionam idosos do LarVicentino de Bariri
Com a exoneração de Denise Sgavioli da Santa Casa de Bariri, a Prefeitu ra Municipal novamente promove uma “dança das cadeiras” no Executivo. Marina deixa a Diretoria de Saúde para assumir o comando da intervenção do hospital.
A chefe de gabinete de Abelardinho, Irene cha gas, é a nova diretora da saúde. Irene tem expe riência no cargo; ela já havia comandado a pasta na gestão Neto Leoni, em 2020, em meio ao início
da pandemia do novo co ronavírus. Na oportuni dade, Irene pediu exone ração do cargo em agosto do mesmo ano, alegando motivos pessoais.
Em entrevista à 91 FM na manhã de ontem (13), o prefeito Abelardo Maurí cio Martins Simões Filho (MDB), foi questionado pelo jornalista Paulinho Camilo sobre a possibili dade dos vereadores Be nedito Antonio Franchi ni (PTB) e Paulo Egídio Grigolin (PP) assumirem a vaga; o nome de ambos estava sendo citado com força nos bastidores. Abe
lardinho disse que ainda não havia definido, mas admitiu que ambos os par lamentares estão sendo cogitados.
No início da noite on tem, o nome oficial foi anunciado: Paulo Egídio Grigolin ficou com o car go e assume a chefia de gabinete a partir de agora. Neste caso, também have rá mudanças na Câmara Municipal; O suplente de Grigolin é o ex-vereador Evandro Folieni (PP), que deve ocupar a cadeira le gislativa já na sessão da próxima segunda-feira (17).
Na programação de eventos da Semana do Idoso, em Itaju, os idosos que residem no Lar Vicentino de Bariri foram recep cionados pelos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso (CCI), para uma tarde de muito bate-papo, música e lanche delicioso para todos.
A animação do encontro ficou por con ta do grupo musical de Itaju, formado por Irineu Mazoti, Ulisses Dias e o sr. Rubens.
“Não podemos deixar de agradecer a todas as pessoas e lojas que doaram mi
mos e guloseimas para o sorteio no bin go, assim como a equipe do SCFV que preparou um delicioso café da tarde para servir ao grupo completando a festa”, destaca a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fátima Teresinha Cargo Guimarães.
“Quero agradecer aos idosos parti cipantes do Lar Vicentino, e claro, aos integrantes do nosso CCI pela presen ça, animação e recepção aos idosos de Bariri, que fizeram nossa tarde muito melhor”, completa o prefeito, Jerri de Souza Neiva.
Voluntários de Itapuí promovem festa das crianças em praça pública, no bairro Padre Arlindo
Cachorro-quente, pipoca, algodão-do ce, sorvete, refrigerante, pula-pula e até touro mecânico. Um grupo de voluntários moradores do Bairro Padre Arlindo, de Ita puí, promoveu quarta-feira (12) uma festa coletiva para as crianças, em comemora ção do dia dedicado aos pequenos.
“Todos os anos nós fazemos uma fes ta para as crianças na praça do bairro do Padre Arlindo. Servimos cerca de 2 mil cachorros-quentes, pipoca, algodão-doce, mil picolés e cerca de 65 fardos de refrige rante. Saímos pedindo doações na cidade
para conseguir fazer o evento. Desde já, agradecemos todos os que colaboraram com a festa”, destacou o vereador Antonio Donizete Duarte, o Gordo, um dos ideali zadores da festa.
O evento também contou com organi zação dos amigos Lara, Edvaldo e Pivanti.
“Agradeço a todos os que me receberam de braços abertos para tornar os sonhos das crianças realidade e que ajudaram com as doações. Que Deus abençoe a todos e que venham mais e mais anos para alegria das crianças. Meus agradecimentos a todos os voluntários que tornaram tudo isso em rea lidade. Gratidão”, destacou Gordo.
8 Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022
Por Thaisa Moraes
Touro mecânico fez a alegria das crianças
Foto: Divulgação
Da Redação
Fotos: Divulgação
Por Thaisa Moraes
Marina Prearo é a nova gestora da Santa Casa e Irene Chagas a nova diretora de Saúde
Foto: Jornal Candeia
Grigolin assume gabinete no lugar de Irene; suplente Evandro Folieni ficará no lugar do vereador
Foto: Lucas Araujo
Foto: Lucas Manzutti
Foto: Arquivo Noticiantes
Noticiantes: O plenário Legislativo de Agudos sediou algumas sessões em um espaço improvisado para refor ma. Como estão os trabalhos e a situ ação predial do imóvel?
Marcos Dias: O plenário estava im provisado por conta da situação do pré dio, por conta que é uma Câmara nova, mas já com vários problemas, uma das Câmaras mais novas da região e vá rios problemas. E eu tive que interditar por conta do forro de gesso, que estava caindo. Mas, o forro de gesso, a parte que estava caindo, já consegui arrumar.
Noticiantes: Recentemente, houve uma tentativa de cassar seu manda to. Como você encarou essa situação e qual foi o desfecho?
Marcos Dias: A questão da tentati va de cassação do meu mandato foi uma comissão processante que um cidadão, se intitulando como empresário que presta serviços para a prefeitura muni cipal, por conta de uma situação, uma conversa com o vereador, ele entrou na Câmara e tentou me agredir. Ele tem uma empresa, presta serviço para a pre feitura.
Eu pedi, eu fiz alguns requerimen tos e fiz algumas denúncias no Minis tério Público, não somente por conta da agressão, mas porque ele está prestando serviço colocando câmeras nos postes da CPFL e tem um inquérito aberto já em cima disso. Eu falei com a gerência da CPFL e me informaram. Além dis so, ele tem uma extensa ficha criminal. Tudo bem, ele é empresário, mas tem uma extensa ficha criminal enquanto que eu sou ficha limpa, não tenho ne nhum problema com a polícia nem com a Justiça.
Noticiantes: Em relação ao episó dio de agressão sofrido por você na Câmara, que providências foram to madas?
Marcos Dias: Então, eu fiz um bole tim de ocorrência. Mandei também para o Ministério Público e estou tomando outras providências sobre essa situação.
Noticiantes: Comente sobre os no vos horários e linhas disponibilizadas pelo Expresso de Prata após sua soli citação.
Marcos Dias: A respeito da linha do Expresso de Prata, seriam duas linhas, porque há mais de vinte anos vinham pedindo os prefeitos que passaram, ve readores, pelo menos no Santa Angeli na, que é o bairro aqui, não porque eu moro, mas os pontos ficam a dois qui lômetros de distância. Então, o horário que as pessoas têm que se locomover, principalmente na hora da manhã, que é o horário de pico que mais pessoas saem de casa, elas têm que sair meia hora an tes debaixo de chuva ou sol quente para
atravessar todo o bairro Santa Angelina, atravessar o bairro Jardim Cruzeiro para poder estar pegando esse ônibus que vai de manhã.
Então, ficou o primeiro ônibus às 7h. No horário da tarde, os próprios mora dores não entraram em acordo e ficou só o ônibus da manhã mesmo. Esse ônibus ele vem de manhã e leva esse pessoal. Eles não precisam mais se locomover dois quilômetros do bairro Santa Ange lina até o bairro Jardim Cruzeiro para ir até Bauru, que é o ônibus intermunici pal Bauru-Agudos.
Noticiantes: Como está a situação do Posto Pampulha?
Marcos Dias: A questão do Posto Pampulha ainda está parada, há dois anos nós estamos cobrando. Eu trouxe também uma ideia de Lençóis Paulista, onde eles têm duas unidades de saúde que, além de atender como médico da família, como uma Unidade Básica de Saúde da Família (PSF), das 17h até as 23h atende como pronto atendimento de segunda a sábado. Então, trouxe essa ideia para a cidade de Agudos. Fiz um vídeo que está na minha rede social.
Noticiantes: Como você avalia os números do primeiro turno das elei ções gerais em Agudos e qual é a ex pectativa para o segundo turno?
Marcos Dias: Aqui eu considero o primeiro turno das eleições, princi palmente na cidade de Agudos, onde o Rodrigo Garcia conseguiu aumentar mais que em todo o Estado um pouco a votação, porém, praticamente empata do com Fernando Haddad. Mas, o Tar císio, com certeza, é o grande favorito não só na cidade de Agudos, ele teve 49%, o Rodrigo Garcia 27% na cidade de Agudos e o Haddad 21%. Então, eu vejo como reflexo a votação do Rodrigo Garcia, um reflexo da própria adminis tração do município. Se o município, se o Estado está bem, acredito que ele po deria ter uma votação maior ainda, mas acredito, eu creio que o partido nessas eleições uma grande folga agora no se gundo turno.
Noticiantes: Ha verá mudança no comando do Gover no do Estado de São Paulo. Você acredita que esse processo pode prejudicar o município no rece bimento de emendas prometidas pelo atu al governo PSDB?
Marcos Dias: Olha, eu acredito que não. Acredito que passando as eleições, o PSDB freie, porém, entrando, acredito
que o Tarcício, que é o favorito, nós vamos fazer uma base do Republica nos, do PL.
Eu sou presidente do PL há cerca de doze anos, então estamos apoiando o Tarcísio para o governo do Estado, temos um bom relacionamento, acre dito que nós vamos ter muito mais do que o PSDB. Acredito que o Estado vai melhorar bastante.
cípio de Agudos, mas toda a região vai ter uma nova política, não a política somente do bem, mas uma política de qualidade, pensando em infraestru tura, remodelação desse governo que está aí. Acredito que tem que ter uma gestão diferenciada, onde você pode usar os próprios servidores. Também a questão de duas estatais, a modi ficação bem grande. Nós temos aqui, no caso a Sabesp, que cobra um preço muito alto, a taxa de água e a taxa de esgoto, uma renego ciação, e eu penso que a cidade de Agudos, que está para vencer essa concessão da Sabesp, poderia não renovar ou renegociar para diminuir para 50%, pelo menos, a tarifa de esgoto e de água do nosso município.
9Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022
Foto: Lucas Manzutti
Perfil Nome completo: Marcos Roberto Dias Idade: 45 anos Naturalidade: São Paulo - SP Formação: Cursando Recursos Humanos Função Legislativa: Presidente da Câmara Municipal De Agudos Partido: PL
Motociclista morre após colidir com carro em Bauru
mandante João Ribeiro de Barros (SP-294), que liga Bauru a Marília.
Segundo informações, a vítima conduzia uma Honda CG 125 Titan KS, placa de Pená polis, quando colidiu frontalmente com um Hyundai I30, placas de Bauru. O motorista do carro, de 30 anos, ficou gravemente ferido e foi encaminhado ao pronto-socorro. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Idoso tem casa destruída por incêndio em Bauru
Da Redação
Uma residência locali zada na Vila Falcão ficou completamente destruída após sofrer incêndio na ma drugada de sábado (08), em Bauru. O morador do imó
vel, um idoso, foi retirado do local sem ferimentos.
Segundo informações, o vizinho percebeu o fogo e acionou o Corpo de Bom beiros. Os cães do morador também foram retirados do imóvel pela corporação.
A área foi interditada e o idoso foi encaminhado para um hotel pela Secretaria Mu nicipal do Bem-Estar Social (Sebes). Os animais foram levados para lares temporá rios. As causas do incêndio serão investigadas.
Acidente entre uma motocicleta e um au tomóvel vitimou um homem de 57 anos na madrugada de domingo (09), em Bauru. A ocorrência foi registrada na altura do quilô metro
mais 800 metros da Rodovia Co
Com a colisão, os veículos pegaram fogo e ficaram completamente destruídos. Segun do o relato do motorista do carro, o motoci clista estava transitando na contramão da via, mas o caso será investigado. Após a perícia, o corpo do motociclista foi levado ao Institu to Médico Legal para a realização de exame necroscópico.
Membros de organização criminosa são presos por tráfico em Jaú
no Jardim Cila de Lúcio Bauab, onde todos os in vestigados foram flagra dos.
Crianças protegem mãe de agressão doméstica em Ibitinga
Da Redação
Um homem foi preso na madrugada de segunda-feira (10) após agredir a compa nheira na Rua Elias Saad, na Vila Maria, em Ibitinga. O suspeito só parou as agres sões após os filhos da vítima intervirem.
nião familiar e havia bebido muito. Ao chegar em casa, o homem puxou a companhei ra pelo cabelo, desferiu dois socos em seu rosto e tentou enforcá-la.
Militar e o agressor fugiu pelos fundos da residência assim que a viatura chegou ao local.
Da Redação
Policiais civis da Dele gacia de Investigação So bre Entorpecentes (Dise) de Jaú prenderam em fla grante seis pessoas, sendo cinco homens e uma mu lher, por suposto tráfico e associação para o tráfico
de drogas. A operação foi realizada terça-feira (11).
Segundo informações da equipe especializada, dois presos integram a or ganização criminosa que age dentro e fora de pre sídios, sendo os principais responsáveis pelo tráfico em uma casa localizada
Pelo local, os policiais civis localizaram porções brutas de crack que totali zaram cerca de 60 gramas, além de cocaína e de ma conha, bem como anota ções referentes à contabi lidade do tráfico, dinheiro e material utilizado para o embalo de porções.
O delegado responsável pelo caso representou pe las prisões preventivas de todos, que seguiram para a carceragem da Central de Polícia Judiciária (CPJ), até audiência de custódia.
Fonte: G1
Funcionária de fábrica de recicláveis morre atingida por bobina de meia tonelada em Boraceia
Por Thaisa Moraes
Uma mulher na faixa etária de 40 anos morreu na manhã de terça-feira (11) após sofrer um grave acidente de trabalho em uma fábrica de recicláveis localizada no Jardim Paraíso, em Boraceia. A vítima, identificada como Damiana Rodrigues, era natural de Itaju, mas morava em Boraceia. Segundo informações, ela teria deitado para descansar, na área onde são armaze nados restos de materiais após o almoço,
Operação
Um homem de 49 anos foi preso segun da-feira (10) pela Polícia Rodoviária de Jaú na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225). Ele responde a 15 pro cessos pelos crimes de estupro, esteliona
quando foi atingida pela estrutura de meia tonelada que despencou. A vítima gritou por socorro e foi socorrida por outros funcioná rios da empresa que acionaram a Ambulân cia Municipal. A vítima foi encaminhada ao posto de saúde, mas chegou ao local já sem vida.
O acidente está sendo investigado pela Polícia Civil. Em nota, a empresa DB Pa peis e Aparas, disse que colabora com a in vestigação e prestou apoio aos familiares da vítima.
em Jaú
to e furto, além de um mandado de prisão por evasão do Sistema de Administração Penitenciária (SAP).
Segundo o registro policial, a ocorrência aconteceu durante a Operação Sufoco, na abordagem de uma caminhonete com placas de Santa Catarina. Na vistoria, foram encontrados R$ 24.050,00 em espécie dentro do carro.
Após realizar consultas, a polícia consta tou que o motorista era procurado pela Jus tiça. Ele foi encaminhado para a carceragem da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Jaú e, posteriormente, direcionado ao Centro de Detenção Provisória de Bauru.
Segundo o registro poli cial, antes da ocorrência, o agressor estava em uma reu
Neste momento, os fi lhos da vítima, de 10 e 11 anos, interviram na situação e acertaram uma pá de lim peza doméstica no homem, que parou de agredir a mu lher. Ela acionou a Polícia
Após prestar socorro à vítima, os policiais voltaram ao endereço e obtiveram êxi to em encontrar o indivíduo próximo à residência. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia, onde permaneceu preso à disposi ção da Justiça.
Homem é preso por estuprar garota de 11 anos em Ribeirão Bonito
Da Redação
Um homem de 60 anos foi preso em flagrante do mingo (09) pelo crime de estupro de vulnerável em Ribeirão Bonito. A vítima é uma garota de 11 anos.
A polícia foi acionada pela mãe da vítima; ela relatou que a filha seguia para um estabelecimen to comercial, quando foi abordada pelo criminoso.
Ele obrigou a garota a en trar no veículo e a levou para um terreno baldio.
No local, ele teria pas sado a mão nas partes ín timas da menina, a beija do na boca e erguido sua blusa. O suspeito ainda teria oferecido dinheiro para a garota, que alegou que queria ir para casa.
Depois do crime, o ho mem deixou a garota pró xima a residência em que
ela mora. Ainda segundo a genitora, essa não foi a primeira vez que o ho mem mexeu com sua fi lha.
Após diligências nas proximidades da casa da vítima, o criminoso foi preso em flagrante e con duzido até o Centro de Triagem de São Carlos.
O caso será investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Homem rouba carro e sofre capotamento em Ibitinga
da do bairro Correguinho, área rural da cidade.
Segundo o registro po licial, portando arma de fogo, o suspeito roubou um Fiat/Palio de uma chá cara no bairro Ibirapuera, por volta das 12h. No en tanto, enquanto fugia do local do crime, ele capo tou o carro e foi projetado para fora do veículo.
de segunda-feira
Da Redação
O indivíduo foi levado para a UPA com ferimen tos leves e preso em fla grante após atendimento.
Motorista morre em batida com semirreboque na Rondon
Da Redação
Um homem de 49 anos morreu em um acidente registrado na noite de segunda-fei ra (10), na Rodovia Marechal Rondon (SP300), em Bauru. André Kellner Santaren conduzia um Chevrolet/Cobalt que atingiu a traseira de um caminhão semirreboque carregado com tijolos.
Segundo a Polícia Rodoviária, o carro transitava sentido capital-interior, nas proxi midades da Unip. A vítima morreu na hora; o caminhoneiro nada sofreu. A Perícia Técnica compareceu ao local e as causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
10 Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022
Sufoco: procurado por estupro, estelionato e furto é preso
Da Redação
Foram
apreendidos R$ 24 mil em espécie Foto: Divulgação
A Polícia Militar de Ibi tinga foi acionada na tarde
(10) em uma ocorrência de roubo seguido de capotamento. O caso aconteceu na estra Suspeito foi preso após atendimento médico
Foto: Divulgação
Grupo age dentro e fora de presídios
Foto: Divulgação Dise
Da Redação
Veículos pegaram fogo após o acidente
Foto: Divulgação
351
Vítima morreu na hora Foto: Divulgação
Mais uma notícia da política local incendeia a nossa cidade. A população foi pega de surpresa com a no tícia da demissão da gestora da Santa Casa, Denise Sgavioli e o pedido de desligamento do Corpo Clínico da entidade, composto por 20 médicos.
A surpresa está no fato de que, desde que houve a composição do Conselho, liderado pelos doutores, Gonzaga e Renato, e a nomeação da gestora Denise, quase não se ouviu mais reclamações ou divergências envolvendo a instituição e o corpo clínico.
Em entrevistas, o prefeito somente se pautou em insinuar que a gestora não estaria alinhada a ele e, por tanto, não seria de sua confiança. Mas o pior é que Abelardinho não diz claramente onde Denise quebrou sua confiança. Deixa tudo ignoto e sem respostas. Na verdade, já falamos aqui, neste espaço, que o prefeito não engoliu, desde o início, a nomeação da Denise (indicada pelo Conselho, com aval do Ministério Públi co). O prefeito, na época, queria a continuação do dr. Mouzart na direção da Santa Casa.
Em entrevista na terça-feira, antes do anúncio oficial da demissão da gestora, dr. Gonzaga abriu o cora ção e se emocionou ao falar que, praticamente, humilhou-se ao prefeito, pedindo que reconsiderasse sua decisão, porém, sem sucesso. Emocionado, nesta mesma entrevista, Gonzaga comparou, então, Abelardi nho, a um Imperador, diante de sua irredutibilidade.
Óbvio que trata-se de uma metáfora. Todavia, guardadas, claro, as devidas proporções, citamos o Impe rador Nero, que contrariado em seus atos, foi o responsável pelo grande incêndio de Roma que teve início na noite do dia 18 de julho de 64 d.C., afetando 10 das 14 zonas da antiga cidade de Roma, três das quais foram completamente destruídas. O fogo alastrou-se rapidamente pelas áreas mais densamente povoadas da cidade, com as suas ruelas sinuosas. Não precisamos descrever aqui as consequências deste ato para o povo.
Como dito, são situações diferentes, no caso de Bariri, só lembramos do terrível Imperador para dizer que o prefeito brinca com fogo, ou seja, usando seu poder, trata descuidosamente de cousas perigosas.
O ato de mostrar quem manda é digno, realmente, dos grandes imperadores da Roma antiga e deixa a população temerosa em relação ao futuro da Santa Casa. Não se questiona o poder discricionário de decidir do prefeito, mas algumas questões não fecham: Por que Abelardinho mexeu no que estava dando certo? Por que quer colocar cargos políticos dentro da Santa Casa, sendo que, num passado não muito distante, essa prática não deu certo, mesmo que isso coloque em risco o atendimento da população?
São perguntas que esperamos respostas, se não do prefeito, mas do Ministério Público e da Câmara Municipal.
Os artigos publicados e assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não represen tando necessariamente a opinião do Jornal Noticiantes.
A JOVEM PROFESSORINHA
Tempos Idos
Não deixe ninguém perceber
Que você ontem chorou Porque neste mundo chora Somente quem tem amor Retoque a maquiagem Que o pranto amargo borrou Debruce num ombro amigo E confesse sua dor.
Sei que o pranto que caiu Significa um problema Mas nem sempre o que sobrou Acaba valendo a pena Desespero de quem ama E vilão, ladrão da cena Levante anjo caído Desvende esse dilema.
Porque em nosso trajeto
O que resta é o que conta Nem sempre somos a rota Que a sabedoria aponta Homens com grandes tributos Outros com pequena monta Do amor somos carentes Que os milênios remontam.
Assim era chamada carinhosamente a jovem formada na Escola Normal, que tinha como primeiro trabalho lecionar nas Escolas Rurais. Estrada de terra, perfume de mato, charrete no ritmo do trotear do cavalo, sombrinha colorida. Quando apeava da charrete de manhãzinha, ainda com o orvalho matinal a brilhar sobre a grama verde da fazenda, os alunos já aguardavam a mocinha que abraçava confiante os livros sobre o peito e adentrava no prédio rústico, chão de tijolos, sem forro, janelas imensas deixavam o sol entrar na sala onde apenas um quadro negro, o apagador, a caixinha de giz e quatro fileiras de carteiras forma vam o curso primário: cada fileira uma série e cada carteira duas crianças. No telhado tosco, as andorinhas faziam seus ninhos e pela porta da frente galinhas d’angola entravam e saíam, cantarolando: tô fraca... tô fraca...
Professorinha!
A menina de lindas tranças oferecia à mestra um buquê de sempre-vivas e girassóis do campo e o menino alegre debruçava sobre a mesa exuberante cesta de maracujás amarelinhos. A professorinha dizia bom dia, colocava as flores no vaso, enchia a moringa de água fres quinha tirada do poço e iniciava a aula, com os alunos entoando com emoção a inesquecível Oração à Pátria:
“Brasil! Nesta casa de educação e ensino, constantemente pensamos em ti. Em teu pas sado de glórias, em teu presente de realizações salutares, em teu glorioso porvir, possas tu, Pátria amada, te orgulhares um dia dos filhos teus que nesta hora te saúdam.”
A cartilha, o caderno, a régua de madeira, o lápis preto e a borracha: tudo o que precisa vam para aprender. E, entre o cantar ritmado da tabuada e o recitar da pata-nada, a hora do recreio chegava e as crianças desembrulhavam o alvo guardanapo a exibir grandes fatias de pão caseiro recheadas de queijo fresco e goiabada. A professorinha partia alguns maracujás, misturava a polpa dourada com a água da moringa, adoçava com açúcar cristal e enchia as ca nequinhas luzidias com o suco natural. No imenso gramado, alguns brincavam de pega-pega, ciranda-cirandinha, outros se deliciavam no vai e vem do balanço pendurado nos galhos fortes do jatobazeiro.
Meio-dia! Sol a pino! A charrete da fazenda aguardava a professorinha que feliz voltava para casa na cidade. As crianças, com o embornalzinho de brim a tiracolo, a brincar pela tri lha ladeada de flor-de-São João, acenavam na curva do caminho. Era nessa escola simples, onde a professorinha era tão importante e respeitada, que milhares de cidadãos aprenderam a ler e escrever. Não tinham merenda do governo, o uniforme era a mãe que costurava, a vovó fazia o pão, o sol secava as roupas, a família comprava o material escolar necessário e a pro fessorinha ensinava, além da cartilha e tabuadas, os valores que seriam a base da existência do cidadão digno e honesto. Não existiam problemas sociais, os meninos ajudavam o pai na roça, as meninas brincavam de casinha e todos viviam livremente pelos campos e varandas. A simplicidade nunca deveria fenecer, pois a felicidade nasce da ordem e da disciplina no deam bular da vida. É na beleza das coisas simples que nasce o que fica para sempre! E o que fica para sempre é o que nosso coração, carinhosamente, denomina de saudade...
11Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022
O “IMPERADOR” ABELARDUS
PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 66 DC SEJORAGOEA ASURLTPUSE TRNRACL ARDCOONRC TALOADAAI EUIDEVNTMO RTAARMIA OPRAISEON SDCAEPAN OTOILOPANPL JIMOSEID DLIADZO OGOOLEQUAR SHRUMÃÇ OAÇÃZINILPO Rita Lee: gravou "Desculpe o Auê" Proferia ofensas contra alguém Taxa que encarece parcelas (Fin.) Adam (?), veterano comediante dos EUA Poema de Carlos Drummond de Andrade Matériaprima do bioetanol Sogra de Rute (Bíblia) (?) meteorológico: detecta a tempestade São utilizados em bonecas de pano Cargo político de Renan Calheiros César (?), ouro olímpico do nado brasileiro Superior Tribunal de Justiça (sigla) Projeto arquitetônico de Brasília (?) de ganso, enchimento de travesseiros Soldado (abrev.) Fonte da energia psíquica (Psican.) "(?) e Agora", sucesso de Gilberto Gil Caractere divertido de textos da internet Forma do movimento do cavalo no xadrez Chefe de James Bond (Cin.) Letrasímbolo do sono (HQ) Estado da Festa da Uva (sigla) (?) Lovato, cantora 551, em romanos Arte, em inglês Reveste o calçado Tecido cuja produção é criticada por ambientalistas, por utilizar químicos poluentes (?) Michele, atriz Concilia (?) biológica: o antrax Função trigonométrica Capital do Uruguai e sede administrativa do Mercosul "Interno", em PIB (Econ.) Processo essencial para a manutenção da biodiversidade da flora Faz graça de Profissão de Indiana Jones (Cin.) Conjunto de direitos criados para proteger os cidadãos de terceira idade (?) da cannabis: é apoiada por defensores do uso da maconha medicinal (?)-Bretanha: decidiu deixar a União Europeia após um referendo em 2016 Ópera cuja protagonista é uma rainha etíope (?) perpétuas: jazigos de famílias Altitude (abrev.) 3/art—lea.4/aida.5/cielo—emoji—noemi.7/sandler.
6ª Procissão e Bênção Sobre as Águas reúne centenas de fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida em Boraceia
Da Redação
Centenas de fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida participaram quar ta-feira (12) da tradicional Procissão e Bênção sobre as Águas do Rio Tietê em Boraceia. O evento celebrado no Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e de Boraceia, atraiu turistas de toda a região.
A prefeitura de Boraceia montou uma gigante estrutura para receber todos que chegaram de carro ou através de barcos. Foram instaladas três barracas para ofe recer mais conforto aos participantes, cadeiras para quem não podia ficar em pé durante toda a celebração, além da utilização de uma das balsas atracadas às margens do rio. A estrutura foi utili zada para abrigar o altar onde o pároco Toninho celebrou, pela primeira vez, a missa no evento.
Por volta das 9h30, uma multidão de fiéis seguiu o andor que levou a imagem de Nossa Senhora Aparecida até a bal sa. A embarcação realizou a travessia da
margem de Boraceia até a margem de Itapuí. No local, uma grande quantida de de pessoas aguardava a chegada da imagem para fazer o caminho de volta até Boraceia e participar da celebração.
A balsa, que faz diariamente o trans porte de veículos entre os municípios, foi acompanhada por dezenas de embar cações. De volta a Boraceia, foi realiza da a celebração eucarística. Ao final, o pároco Toninho se deslocou até o fundo da balsa atracada para abençoar as em barcações e águas desse importante rio que banha a cidade. Cada proprietário de embarcação recebeu como lembran ça uma imagem consagrada de Nossa Senhora Aparecida feita de acrílico, en tregue pelo pároco Toninho.
Os fiéis que participaram da celebra ção ainda receberam uma fita do evento, também consagrada, para ser colocada no braço. Para encerrar, os fiéis segui ram numa carreata até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Centro da cida de, onde foi realizada a Consagração à Padroeira.
12 Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2022
Evento atraiu
turistas de toda região
Fotos: Divulgação