Edição 233- Jornal Noticiantes

Page 1

Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022 POLÍCIA Vinte e cinco deputados federais de São Paulo que tentam reeleição neste domingo votaram a favor do Fundão Eleitoral Homem preso por estuprar neta de dois anos é solto em Jaú Carreta desgovernada atinge automóveis e casas em Ibitinga POLÍCIAELEIÇÕES Foto: Divulgação 10 08 10 Região: Agudos - Arealva - Bariri - Boa Esperança do Sul - Bocaina - Boraceia - Brotas - Dois Córregos - Dourado - Iacanga - Ibitinga - Itaju - Itapuí - Jaú - Macatuba - Mineiros do Tiete - Pederneiras - Piratininga - Ribeirão Bonito - Tabatinga - Torrinha 04 ENTREVISTAREGIÃO NA CAPA Ano 05 - Edição 233 03 REGIÃO 05 Juiz Eleitoral Alexandre Vicioli fala sobre as principais mudanças da Justiça Eleitoral para as Eleições 2022 Bauru, Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022 Abelardinho será multado em R$ 5 mil caso crianças que aguardam vaga nas creches de Bariri não sejam matriculadas até hoje Foto: Divulgação Estradas vicinais de Jaú e região ganham recape asfáltico e melhores condições de trânsito Foto:Divulgação VERSÍCULO DA SEMANA ...Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável... Salmos - Cap. 51 - versículo 10 Foto: Divulgação Boraceia divulga programação da festa da padroeira com destaque para a tradicional procissão e bênção sobre as águas do Rio Tietê Foto: Divulgação Estradas de Jaú, Potunduva, Itapuí e Bariri foram beneficiadas pelo Programa Novas Vicinais e passam por reformas garantindo melhores condições de trânsito aos motoristas. O investimento milionário do Governo Estadual na região foi intermediado pelo deputado Ricardo Madalena (PL) que, com sua formação em engenharia civil, ajudou a viabilizar o Programa Novas Vicinais. Confira todas as estradas que passam por melhorias na página 03.

Temas refletidos a partir da Filosofia Clínica

Muitas vezes, é possível ouvir pessoas usando expressões relacionadas aos estados afetivos e estes mesclados com os valores dela. Exemplificando com o discurso de uma pessoa: “a alegria sempre é oportuna em uma pessoa e, esse estado de ser só é possível quando a pessoa pauta a vida a partir das coisas verdadeiras. Sendo assim, as mentiras sempre serão a fonte da tristeza, pois esta só pode gerar mal-estar e só é capaz de produzir danos”. Como ponto de partida, há que se considerar que a alegria, a tristeza, são estados afetivos, os quais não propi ciam, ou melhor, não possibilitam na maioria das vezes, se fazer uma afirmativa categórica, pois aprioristicamente só é possível afirmar que são formas sem conteúdo, ou seja, quando uma pessoa afirma para uma outra, sobre o que, para ela é felicidade, tristeza, são muitas vezes, somente fórmulas univer sais! Não são poucas às vezes em que uma pessoa, ao pautar-se pelas coisas que considera verdadeiras, “navega” em profunda tristeza, angústia, exatamente por esse modo de agir. A complexidade é bem significativa em torno deste assunto! Pois, quando uma pessoa afirma para outra pessoa, que a felicidade ou a tristeza consiste “nisso ou naquilo”, quanto esta tem da subjetividade da outra, para afirmar que para a pessoa felicidade ou tristeza é o que ela está dizendo ser? Estes são universais que não poucas vezes atrapalham a outra pessoa em seus estados afetivos. Algo assim, como o citado, é forma sem conteúdo.

Quando no consultório uma pessoa apresenta questões como estas, os movimentos afetivos, em boa parte dos casos, nem sempre estão ligados aos valores, como no exemplo acima. Sem contar que, no campo das emoções, a exatidão, a coerência não são características muito próprias num significativo número de pessoas. Se assim considerado, este assunto nos coloca dentro de questões muito reais em nossos dias. É só observar: as bifurcações, trifurcações; ramificações, nas quais: amor e ódio; compaixão e indiferença; carinho e rispidez; se associam propiciando variantes diversas de sentimentos que não há, muitas vezes, como classificá-los, defini-los etc. O presente tem sido marcado (padrão de época) por forte racionalidade e, sendo assim, uma pessoa poderá exigir da outra que explique, que diga o porquê do amor que sente. No entanto, determinada pessoa, pode pouco se importar se o amor precisa ser explicado, racionalizado, pode ser que ela não veja significado algum em tal exigência, pois não pauta o que sente em métricas, em tabelas classificatórias e nem mesmo saberia explicar o amor que sente, ou seja, não associa por este viés. Sendo assim, a que fez a exigência, pelo fato de pautar as emoções a partir da razão, poderá se sentir não correspondida e vir a duvidar do amor da outra pessoa para com ela, sendo que a questão é outra, como mencionado. Claro que sim, algumas pessoas explicarão o amor que sentem por esta via e dirão: “olha! Eu te amo por isso, por aquilo; a razão de eu gostar de você é pelo fato de você ser assim” etc. Tratando de Emoções, é comum no consultório aparecer este Tópico com conceitos prévios a própria pessoa, como por exemplo, quando a pessoa diz que sempre soube, que para que uma pessoa possa amar, antes de tudo, ela precisa ser amada. Este é um princípio bastante comum e, por sinal, bem universal. No entanto, no consultório, via Historicidade, fica claro que algumas pessoas, independentemente de receberem afetos ou não, serão afetuosas e comunicam afetos com toda tranquilidade. Também é bas tante comum pessoas associarem, por exemplo, o amor à responsabilidade, contudo, necessariamente não será assim para todas as pessoas, pois algumas não associam, absolutamente, determinado afeto as Axiologias, mas constroem outras formas associativas. Sendo assim, é possível ser percebido que frases prontas, axiomas prontos, se tratando de pessoas, é pouco provável que seja possível fazer do ser humano um único pacote. Apesar disso, algumas pessoas viverão bem com os formatos pré-estabelecidos. Claro que sim! Agora, categoricamente para todas, é claro que não! Há múltiplas configurações que poderão se formar na Estrutura de Pensamento de uma pessoa para conduzi-la no trânsito de um acontecimento, dos eventos existenciais.

Seria possível subordinar todos os estados afetivos, isto é, todas as emoções às normas, às regras, aos códigos? São questões bem dilemáticas, pois não são poucas às vezes em que, no consultório, é possível perceber que o “coração” insiste para uma determinada direção e todas as normativas que também estão na Estrutura de Pensamento dela, dizem que o caminho deve ou precisa ser outro. Não são poucos os casos em que os ditames afrontam o “coração”. Algo assim, no consultório, necessita de muitos cuida dos, pois a complexidade do assunto espera por prudência e cautela. É na Historicidade da pessoa que o filósofo clínico cuidadosamente pesquisará os dados que possibilitarão a conversação dos conteúdos. Aqui se está diante de algo bastante difícil!

UM SONHO REALIZADO

Era uma tarde de sábado e eu estava passeando por um dos pontos turísticos de Águas de São Pedro. Ao me aproximar do lago, notei algumas pessoas observando algo que ocorria no deck (aquele tablado de madeira). A atenção do grupo se vol tava para um jovem casal que estava sendo fotografado. Coisa banal, repetida por centenas e centenas de namorados. A diferença é que, regra geral, o traje usado era camiseta, bermuda, tênis e boné. Naquela tarde, apesar do calor, a moça usava um lindo vestido de noiva, com véu e grinalda, além de portar um buquê de flores. O noivo não deixava por menos: trajava smoking e gravata borboleta. O fotógrafo também não passava despercebido: ora deitava no chão, ora se atirava aos pés dos noivos, em busca das poses mais originais possíveis. Peguei a minha modesta Ca non e também entrei em ação, registrando o evento.

O público, cada vez mais numeroso, reagia das formas mais diversas. Alguns consideravam tudo normal, pois no dia do casamento vale tudo. Outros achavam uma verdadeira exibição. Estavam transformando um acontecimento solene num espetáculo de circo.

Claro que um show daqueles não aconteceria à toa. Toda aquela armação deve ria ter uma finalidade, e o público fazia suas apostas. Poderia ser uma campanha para incrementar o turismo na cidade. O resultado estava garantido, como demons trava a reação dos presentes. Também poderia ser o lançamento de um produto de beleza. Bastava ver a maquiagem da noiva. Mesmo depois de muito tempo ao sol, ela continuava com a pele intacta. Sem dúvida, o novo produto iria revolucionar o mercado. Mas havia espaço para mais uma tese: tratava-se de um produto para homens – não para embelezá-los, mas para deixá-los mais animados. Afinal, que noivo ficaria dando aqueles pulos no ar, que faziam parte do rol de poses para as fotos? Um verdadeiro desperdício de energia, afirmou alguém.

Finalmente, chegou o tão esperado momento de a noiva jogar o buquê. Enquan to as moçoilas casadoiras se posicionavam estrategicamente, percebi que uma se nhora, que se mantivera o tempo todo apartada da algazarra, permanecia impassí vel numa cadeira. Certamente ela já passara da idade de se animar a pegar o buquê da noiva, mas sua indiferença à comemoração soava estranha. Aproximei-me dela e puxei conversa, expondo minha curiosidade quanto aos noivos. Ela me fez uma revelação curiosa: era a mãe da noiva e não estava gostando daquele casamento, com a multidão participando. Sua filha poderia ter ficado só com o primeiro, que havia sido ótimo. Então tinha havido outro casamento! E o problema desse de ago ra seria o noivo? “De jeito nenhum, porque o noivo é o mesmo”, explicou a mu lher. Então será que, junto com o arrependimento de um divórcio prematuro, veio a ideia do segundo casamento reunindo os mesmos noivos? Nada disso. O festivo casal havia se casado dez anos antes, em Botucatu, onde morava. Na época, não puderam realizar a cerimônia em Águas de São Pedro, como desejavam. O velho sonho estava se realizando agora, com a presença do filho, que se divertiu muito com as peripécias dos pais!

RESGATADO

Tic-Tac! Pelo jeito, o ditado “A Justiça tarda mas não falha” está mais do que atual em Jaú. Já tem gente de malas prontas esperando o Uber Black da Po lícia Federal...

Este simpático tamanduá -mirim foi resgatado pelo Cor po de Bombeiros de Bariri após ser atacado por cães na área rural de Itaju. Segundo o sargento Villares, o animal foi entregue aos cuidados de uma clínica veterinária para recupe ração. Fofo!

FESTIVAL DE BALÕES

Um motociclista foi fla grado trafegando a 222 quilô metros por hora na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), que liga Bau ru a Marília. O limite no trecho é de 80 km/h. Além da suspen são da CNH, por transitar aci ma de 50% do permitido, o condutor deve ser multado em R$ 880,00 por infração gravís sima, que é multiplicada por três. Vai doer no bolso...

TOMBOU!

Uma carreta tombou na manhã de segunda-feira (26) próximo à cidade de Ibitinga, no trevo de acesso à balsa mu nicipal, local conhecido como

Os céus de Ibitinga foram co loridos por uma série de balões durante o 2º Festival de Balonis mo, ocorrido no último final de semana. O evento foi realizado no Complexo de Esportes do Ni colão e contou com carreata de fogo, além de voos cativos total mente gratuitos para crianças. O Festival de Balonismo também homenageou o balonista Rodol pho Tozzi e seu auxiliar Flávio Ferrari, que faleceram em queda acidental no ano de 2020. Am bos eram moradores de Ibitinga. Emocionante!

No esquenta para a Copa, a Seleção Brasileira venceu o amistoso contra a Tunísia por 5 a 1 no estádio Parc des Princes, em Paris, na França. A partida ocorrida terça-feira (27) foi o úl timo amistoso antes do mundial do Catar. Os gols foram marca dos por Raphinha, Richarlison, Neymar e Pedro. Durante o jogo, uma banana foi arremessada em campo enquanto Richarlison co memorava o segundo gol. Em suas redes sociais, a CBF repu diou o ocorrido e condenou qual quer forma de racismo. Lamen tável.

TACOU FOGO!

Uma pessoa encapuzada ateou fogo em uma residência localizada no Jardim Paraíso, em Boraceia. Imagens de câmeras de segurança registraram o exato momento da ação. Segundo ru mores, o crime foi cometido por uma mulher que teria incendiado a casa do ex como forma de vin gança. O caso está sendo inves tigado.

PAPAGAIOS

Cinco filhotes de papagaio foram resgatados pela Polícia Ambiental em Potunduva. Ar mazenadas em caixas de sapato, as aves estavam sendo vendidas de forma ilegal na Internet. Os filhotes foram encaminhados ao ZOO de Bauru e o responsável pelo crime foi multado em R$ 17,5 mil. Bem feito!

A PF VEM AÍ! “Trevo do Laranja Azeda”. O Corpo de Bombeiros foi acio nado e socorreu o motorista que sofreu escoriações leves. GOLEADA E RACISMO “Quando os estados afetivos não têm como característica a coerência, a exatidão”
2 Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022
APRESSADINHO

“O homem é um animal político”

Querido leitor, imagina você chegar na lanchonete, pedir um salgado para viagem e, ao chegar em casa, na pri meira mordida, descobrir que está sem recheio? Se a inten ção não foi comprar um pastel de vento, com certeza você sairá no prejuízo, não é mes mo? Pois saiba que esse mes mo prejuízo acontece com aquele eleitor que está em dia com a Justiça Eleitoral, sai de casa no dia da eleição, che

ga em frente a urna e anula o voto. É como se esse voto anulado fosse o salgado sem recheio. Ele até existe, mas não serve para nada.

É muito comum as pes soas dizerem que não gostam e não querem saber de polí tica. O fato é que, gostando ou não, a sociedade precisa da política para sobreviver. A política impacta diretamente na economia de uma nação; a economia impacta desde as cotações da bolsa de valores até o preço do pãozinho fran cês do nosso dia a dia. Não

adianta fazer birra. A política existe e nós precisamos dela.

Uma das citações mais famosas do filósofo grego Aristóteles diz que “o homem é um animal político”. Segun do o pensador, a partilha so cial é essencial para a espécie humana, e a felicidade está intimamente ligada à convi vência com os outros homens. Sociedade e homem mantém, portanto, relações indissociá veis: o homem precisa da so ciedade e a sociedade precisa do homem. Ao dizer que o homem é um animal político,

Aristóteles alega que somos seres que precisamos de uma coletividade, da vida comuni tária, de uma vida partilhada na polis. Ninguém é autossu ficiente o bastante para conse guir sobreviver sozinho.

A matéria de capa desta edição é um exemplo de que, sim, precisamos da política. As estradas vicinais de Jaú e região foram recapeadas atra vés da política, através de po líticos que fizeram acontecer. E não foi do dia para a noite; tudo aconteceu por meio de um processo que envolveu

muitas pessoas: prefeito, de putado, governador... Pessoas que foram eleitas através de um processo eleitoral – como o que vai acontecer neste do mingo.

Faltam poucos dias para escolhermos deputados fe derais, estaduais, senadores, governador e presidente. O nosso poder de escolha tem a capacidade de mudar o futuro; tem a capacidade de mudar a condição daquela estrada es buracada; tem a capacidade de salvar aquele hospital que está com a saúde financeira

na UTI; tem a capacidade de abaixar o preço do combustí vel... Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso exercer o direito com consciência e sem omissão.

Eleitor, não ofereça à so ciedade um salgado sem re cheio. Lembre-se, todas as pessoas que você ama (e você próprio) estão inseridos nesta mesma sociedade, que mere ce prosperar através do voto concreto e consciente. Pense no futuro antes de apertar a te cla verde. Boa eleição a todos e a todas!

Estradas vicinais de Jaú e região ganhaminvestimento milionário em recape asfálticoe melhores condições de trânsito

em realidade e também conquistamos a recuperação da Vicinal da Amaralina e da Vila Ribeiro! Também conseguimos recursos para Saúde, Educação, Habita ção e outras áreas! São mais de R$ 80 milhões em investimentos na nossa ci dade”, declarou o prefeito Ivan Cassaro.

tre a vicinal e o bairro rural conhecido como Queixada. Em entrevista à nossa reportagem no local das obras, o prefei to de Itapuí, Toninho Souza (PTB), co mentou sobre a conquista.

Um dos fatores diretamente ligados aos acidentes de trânsito são as condi ções das estradas e rodovias de todo o país. De acordo com a Agência Brasil de Notícias, em 2021, os acidentes re gistrados resultaram em 5.381 mortes – um crescimento de 2% em relação as 5.291 registradas no ano anterior.

Em Jaú, a Estrada Vicinal José Maria Verdini, que liga o município ao distri to de Potunduva, ficou conhecida como “Estrada da Morte” devido ao grande número de acidentes de trânsito regis trados anualmente, muitos deles com ví timas fatais, mas o cenário está prestes a mudar: a Jaú-Potunduva é uma das vias da região beneficiadas pelo Programa Novas Vicinais, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo conhecida como o maior programa de investimentos em vicinais da história.

civil, ajudou a viabilizar o Programa Novas Vicinais. Acompanhado do pre feito Ivan Cassaro, Madalena esteve em Jaú percorrendo a José Maria Verdini e visitando o distrito de Potunduva.

Outras duas estradas de Jaú também estão listadas no programa, através do intermédio de Ricardo Madalena. A re cuperação da vicinal Antônio Frances chi, conhecida como “Vicinal da Ama ralina”, foi anunciada em maio. A via, que liga a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros à Usina Diamante, no Distrito de Potunduva, é uma importan te rota de escoamento de toda a produ tividade e também de trânsito para os moradores do distrito. O convênio prevê a realização de serviços nos 9,3 km da vicinal sob um custo de cerca de R$ 7 milhões.

A terceira estrada jauense em obras é a vicinal Mario Grizzo. O serviço pre vê a recuperação dos 2,4 km da vicinal que liga a SP-255 à Vila Ribeiro, no Km 161. Em junho, o prefeito Ivan Cassa ro acompanhou as obras e definiu como “um presente à querida Vila Ribeiro”.

Vicinal Itapuí-Bariri

“Iniciamos isso no mandato anterior. Inclusive, houve assinatura do prefeito de Bariri, na época o Neto Leoni. So licitamos o recapeamento da vicinal e não fomos contemplados nem na pri meira nem na segunda fase. Mas, com o trabalho do deputado Ricardo Madale na conseguimos entrar na terceira fase, que foi praticamente uma repescagem, e saiu essa obra. Agradecemos muito o deputado e também o governador Ro drigo Garcia”, destacou Toninho.

O vereador Edcarlos dos Santos (PSDB), de Bariri, também acompa nhou de perto o andamento das obras e destacou sobre a importância da atuação de Madalena na região.

A recuperação orçada em R$ 5.679.877,85 foi intermediada pelo de putado estadual Ricardo Madalena (PL) que, com sua formação em engenharia

“O deputado estadual Ricardo Ma dalena foi o deputado que mais ajudou a nossa cidade e está sempre presente quando precisamos de ajuda! Foi com o auxílio dele que transformamos o sonho do recape da vicinal José Maria Verdini

Em agosto, tiveram início as obras de recape asfáltico da Estrada Vicinal Ângelo Poli, que liga Itapuí a Bariri. Serão 15 quilômetros de extensão intei ramente recapeados através de recurso no valor de R$ 8,5 milhões do Governo do Estado de São Paulo, intermediado através do deputado estadual Ricardo Madalena (PL).

A demanda para melhorias na vicinal era antiga. O recape do trecho também irá beneficiar produtores rurais, que transitam principalmente no acesso en

“O político é muito cobrado, tem to das as pressões sobre a classe política, então, quando a gente tem a possibilida de de vir acompanhar uma obra, a gente fica muito feliz, principalmente ao lado de um grande prefeito, como o Toninho, que tem nos ensinado como se faz po lítica. Ele fez uma parceria importante com o deputado Ricardo Madalena, par ceria esta que acabou ajudando também a cidade de Bariri. É uma obra de R$ 8,5 milhões, um recurso que veio do Gover no do Estado, mas é a interferência, o poder do mandato, a ação e o olhar do deputado para nossa região. O Toninho tem grande parte nisso porque conse guiu trazer esse deputado para perto da gente e, hoje, Bariri também está usu fruindo do mandato ativo do deputado Ricardo Madalena”, disse Edcarlos.

Por Thaisa Moraes Recurso do Governo Estadual para as obras foi intermediado pelo deputado Ricardo Madalena (PL) Foto: Carol Guarnieri Foto: Carol Guarnieri Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação
3Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022

Justiça vai multar Abelardinho em R$ 5 mil caso todas as 48 crianças que aguardam vaga nas creches municipais de Bariri não sejam matriculadas até a data de hoje

ao desinteresse do Executivo, a escola Mini Mundo alugou seu prédio.

Ainda segundo o Ministério Público, posteriormente, a diretora de Educação, Stefani Borges, teria entrado novamente em contato com a escola Mini Mundo. Neste segundo contato, a unidade particu lar indicou que conseguiria disponibilizar 30 vagas para a prefeitura. No entanto, Stefani teria pedido que a escola emitisse um documento declarando que não havia vagas disponíveis – fato inverídico. A ma nobra foi relatada pela própria diretora da Mini Mundo à promotora de Justiça Ga briela Silva Gonçalves Salvador.

Prefeitura de Bariri

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Bariri, que enviou o seguinte pronunciamento:

Em decisão publicada quinta-feira (29), o juiz Mauricio Martines Chiado, do Tribu nal de Justiça do Estado de São Paulo, de terminou aplicação de penalidade no valor de R$ 5 mil ao prefeito de Bariri, Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB), caso as 48 crianças que ainda aguardam vaga nas creches municipais não sejam matriculadas até esta sexta-feira (30).

Em nota divulgada à imprensa, o Exe cutivo salientou que conseguiu diminuir a lista de espera de 134 crianças para apenas 48. No entanto, o cumprimento de senten ça exigia que todas as crianças fossem imediatamente atendidas, sem exceção.

“Observa-se que aportou aos autos do cumento informando que 48 crianças per manecem com o seu direito à matrícula em creche desatendido pelo ente munici pal, não obstante o trânsito em julgado, há muito tempo, de demanda que reconheceu tal direito aos infantes. O prazo concedido para comprovação da efetiva matrícula de tais crianças em creches públicas ou parti culares, às expensas do erário, encerra-se às 08h05 min de 30/09/2022. Sendo assim, comprovado que existem 48 crianças atu almente na fila de espera do ente municipal aguardando uma vaga em creche munici pal e a desídia com a qual o Poder Público Municipal está tratando a questão, fixo em R$ 5.000,00 a multa pessoal aplicável ao Alcaide municipal caso a obrigação de fa zer não seja cumprida no prazo fixado na decisão”, determinou o juiz.

O documento também alega que, caso mantida a recalcitrância por mais 30 dias corridos (ou seja, se as crianças continua rem sem serem matriculadas em um mês), uma nova multa pessoal no valor de R$ 10 mil será aplicada. Os recursos provenien tes das multas serão destinados ao fundo de direitos difusos e coletivos ligados à

área de infância e juventude.

O juiz classificou que os autos do pro cesso e a documentação apresentada pelo Executivo “comprova a total desídia, ne gligência e desrespeito com que o Poder Público Municipal vem tratando a ques tão. Há, inclusive, fundados indícios da prática de crime pelos gestores munici pais, tudo na tentativa de exonerarem-se de cumprirem com o seu dever constitu cional, o qual já foi reconhecido judicial mente por decisão há muito transitada em julgado”, cita o magistrado.

Ministério Público apura possível crime de desobediência e falsidade ideológica cometido pela Diretoria de Educação

“Por incrível que pareça a ousadia da diretora de Educação, a senhora Stefa ni Edvirgem da Silva Borges fez contato com a responsável pela escola particular indicada e pediu um documento declaran do que não haveria vagas e, mesmo com a nova informação de que conseguiram outras 30 vagas (além das já perdidas an teriormente), a senhora Stefani solicitou que, mesmo assim, fizesse uma declara ção dizendo que não haveria vagas. (...) Com sua conduta, a diretora de Educação, além de ter cometido crime de falsidade ideológica em sua forma tentada (...), de monstrou nítida má-fé do Poder Execu tivo e manobras para fins de ludibriar o Ministério Público e Poder Judiciário”, finaliza o documento.

STF determina que vagas em creche e pré-escola para crianças é uma obrigação do poder público

O Supremo Tribunal Federal (STF) de cidiu, quinta-feira (22), que a oferta de va gas em creche e pré-escola para crianças de até 5 anos deve ser uma obrigação do poder público. Os ministros entenderam ainda que qualquer responsável pode re correr à Justiça para garantir a vaga. Uma das metas do Plano Nacional de Educação é de que pelo menos metade das crianças de até 3 anos e 11 meses esteja em creches até 2024. Mas, de acordo com o observató rio do PNE, o índice era de 37% em 2019.

A Promotoria de Justiça de Bariri pre tende apurar uma suposta tentativa de burlar o Ministério Público com apresen tação de documentos falsos cometida pela Prefeitura Municipal de Bariri, através da Diretoria de Educação.

Conforme certificado pela oficial de promotoria Mayra Fernanda Arroyo, a es cola particular Mini Mundo havia oferta do 60 vagas em creches para o município de Bariri. No entanto, a Diretoria Munici pal de Educação recusou a oferta alegan do que o Poder Público não teria como arcar com todas as despesas dos alunos da rede municipal que seriam matriculados na unidade particular de ensino. Devido

O plenário fixou a tese de que a educa ção básica é direito fundamental assegura do por normas constitucionais de “eficácia plena e aplicabilidade imediata” e declarou que vagas em creches e pré-escolas podem ser exigidas individualmente por meio de ações na Justiça. O relator do caso foi o ministro Luiz Fux, que foi acompanhado pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Rosa Weber (presidente do STF).

O recurso tem repercussão geral, ou seja, a decisão do STF deverá ser seguida pelas demais instâncias do Judiciário do país – fa tor que vai de encontro com ação da Pro

“Em nota oficial, o Município de Ba riri informa que, em razão de uma Ação Civil Pública, iniciada pelo Ministério Público no ano de 2015 e com sentença naquele mesmo ano, havia necessidade de o município prover vagas em creche para todas as crianças menores de cinco anos. Tal ação foi arquivada, na época, e fomos surpreendidos, agora, com uma solicitação do Ministério Público sobre o atendimento da decisão de 2015. Ou seja, somente em agosto de 2022 é que fomos cientificados de que havia essa demanda e que o município teria o prazo de 15 dias para atender a determinação preexisten te. Por certo que é impossível para o mu nicípio atender a esta decisão em prazo tão curto. Entretanto, unindo esforços e com a agilidade e o trabalho da Diretoria de Educação, conseguimos diminuir a lis ta de espera de 134 crianças para apenas 48. Esta informação foi levada ao proces so, mas não houve aceitação dos esfor ços e o Judiciário decidiu que temos que acolher todos os alunos em espera. Muito importante ainda destacar que até a data de 22 de setembro de 2022, semana pas sada, havia uma série de ações questio nando a obrigatoriedade dos municípios em suprir vagas de creche, e que somente com a decisão do Superior Tribunal Fe deral (Recurso Extraordinário nº 10081 que gerou o Tema 548, de repercussão geral) é que este acolhimento passou a ser obrigatório. Portanto, o município já está tomando todas as medidas recursais legais para a situação, uma vez que nem a creche particular de Bariri possui meios de receber tal demanda. Independente mente das medidas judiciais, o município vem tentando se adequar ao crescimento de Bariri, reformando as creches, inclu sive com obras em andamento, e firman do convênios. Estamos ainda buscando, com os deputados de nossa base, novos recursos para a construção de outra cre che, bem como para continuar a reforma e ampliação das já existentes. E, também, com o final do ano letivo e a progressão dos alunos para novas turmas, mais de 100 vagas serão abertas, suprindo a de manda e com sobra de vagas. É muito im portante que a população saiba que este processo é de 2015, data muito anterior ao nosso governo, mas todos os esforços estão sendo efetivados para solucionar o problema.”

construtora, que corre em segredo de Jus tiça. O imóvel comercial e administrativo possui área de 2.559,09 metros quadrados e fica localizado na quadra 30 da Avenida Nações Unidas.

O primeiro leilão está marcado para o dia 27 de outubro. Caso não haja inte ressados, a segunda agenda acontece em 22 de novembro, e o valor inicial cai para pouco mais de R$ 8 milhões.

Dívida milionária

Além da nova decisão, a Cohab de Bauru enfrenta ainda a dívida milionária em aberto que possui com a Caixa Eco nômica Federal, a qual deve quitar em até 30 anos.

No início das negociações, a dívida chegava a mais de R$ 1,7 bilhão, mas com os créditos que a companhia tem

junto ao Fundo de Compensação das Va riações Salariais (FCVS) e FGTS, além de outros descontos, e com a revisão de antigos contratos, o montante foi reduzi do para R$ 348,4 milhões.

Essa dívida também tem relação com as denúncias apuradas na Operação João de Barro, que investiga desvios de quase R$ 55 milhões da Cohab, que teriam ocor rido entre os anos de 2007 e 2019, perío do em que parcelas da dívida não foram pagas, o que fez crescer o saldo devedor.

A operação, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Públi co, apreendeu mais de R$ 1,6 milhão em dinheiro na casa do ex-presidente da com panhia Edson Bastos Gasparini Júnior, apontado como o operador do esquema.

Por Thaisa Moraes Redação Juiz classificou o caso como ''negligência e desrespeito do Poder Público" Lance inicial é de R$ 13,5 milhões O prédio da sede da Companhia de Ha bitação Popular (Cohab) de Bauru vai a leilão em outubro por decisão judicial. Os motoria de Justiça de Bariri, que foi acatada pelo juiz Mauricio Martinez Chiado.
4 Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022
Da
Prédio da Cohab Bauru vai à leilão Foto: Divulgação lances foram abertos terça-feira (27) com o valor inicial de quase R$ 13,5 milhões. O leilão foi determinado pela 6ª Vara Cível de Justiça de Bauru, em cumpri mento de sentença de ação aberta por uma
Fonte: G1 Foto: Divulgação Fotos: Divulgação

Ministério Público aciona judicialmente prefeituras de Bariri, Boraceia e Itaju para aumento de repasse à Santa Casa de Bariri; déficit mensal do hospital gira em torno de meio milhão de reais

Na data de ontem (29), o Ministério Público do Estado de São Paulo, através da Promotoria de Justiça de Bariri, ajui zou ação civil pública contra as prefeitu ras de Bariri, Boraceia e Itaju para que os três municípios aumentem o repasse mensal de recursos destinados à Santa Casa de Misericórdia de Bariri, que pas sa por sérios problemas financeiros.

“Os recursos aportados pelos municí pios desta microrregião (Bariri, Boraceia e Itaju) são insuficientes e, sem qualquer dúvida, geram riscos à saúde de toda a população, uma vez que, diante do insu ficiente repasse de verbas, que não são suficientes ao pagamento das despesas da unidade hospitalar, há o comprometi mento da prestação dos serviços de saú de, como, por exemplo, a realização de procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência, a aquisição de medicamen tos e alimentos, pagamento de funcio nários e médicos que laboram no local, entre outros”, alegam os promotores Nelson Aparecido Febraio Junior e Ga briela Silva Gonçalves Salvador.

“Se verifica que os repasses a serem realizados no mês de setembro de 2022 pelos municípios da microrregião à Ir mandade da Santa Casa de Misericórdia

de Bariri não são suficientes para arcar com as despesas do mês de agosto de 2022, ficando, inclusive, comprometidos os serviços do mês subsequente, por au sência de verbas. (...) os municípios que utilizam dos serviços disponibilizados pela unidade hospitalar não encaminham recursos mensalmente suficientes à ma nutenção de todas as dívidas que uma entidade hospitalar suporta”, continua a promotoria.

No início do mês, o conselho gestor do hospital, presidido pelo médico dr. Luís Gonzaga Gerlin, emitiu ofício ex pondo a delicada situação da saúde fi nanceira do hospital. O documento exi be alguns números que comprometeram o financeiro do hospital, com destaque para o aumento da folha de pagamento dos funcionários (em cumprimento ao Acordo Coletivo) e a volta das cirurgias eletivas na Santa Casa – conforme pedi do pela Diretoria de Saúde da Prefeitura Municipal de Bariri.

No entanto, apesar das despesas adi cionais, a administração da entidade alega que não houve ajuda de custo por parte da prefeitura. Outra preocupação manifestada pelo conselho administra tivo é o possível comprometimento dos serviços prestados na Santa Casa, por conta da falta de repasses financeiros.

MP prevê condenação aos municípios caso não haja aumento de repasse

A promotoria também manifestou uma possível condenação aos três muni cípios, caso o aumento de repasse à San ta Casa não seja cumprido.

“Acaso haja o entendimento de que não é possível a determinação de au mento e cobertura integral dos débitos da Santa Casa de Misericórdia de Bariri durante a requisição administrativa/in tervenção, devem os municípios requeri dos serem condenados à apresentação de um Hospital Municipalizado, com toda estrutura exigida pelas resoluções dos conselhos médicos acima aludidas, com atendimentos de urgência e emergência em pronto-socorro, leitos de hospitaliza ção, maternidade, salas de estabilização, centro cirúrgico, especialidades médicas em que município de Bariri já foi conde nado a fornecer, em prazo razoável”.

Situação financeira em números

De acordo com os balancetes mensais da Santa Casa de Misericórdia de Bariri (dis ponibilizados de forma pública, por meio da prestação de contas do hospital), o défi cit mensal da unidade está em aproximada mente R$ 500 mil (meio milhão de reais).

O custo mensal para manutenção da Santa Casa gira em torno de R$ 1,3 mi lhão (um milhão e trezentos mil reais).

Por fim, a arrecadação média mensal não ultrapassa R$ 750 mil (sendo R$ 490 mil de repasse via prefeitura; e R$ 231 mil de repasse via SUS).

Quanto cada prefeitura repassa?

Segundo a Santa Casa, após 12 de maio de 2022, a Prefeitura Municipal de Bariri fixou repasse mensal em R$ 498 mil. A Prefeitura Municipal de Boraceia desti nou o repasse de R$ 110 mil (uma parcela de R$ 60 mil e quatro de R$ 12,5 mil). A Prefeitura Municipal de Itaju, R$ 180 mil, divididos em seis vezes, já tendo liberado a primeira e a segunda parcela, que se en contra na Prefeitura Municipal de Bariri.

“Como se vê do balanço, que pode ser comprovado por extratos contábeis, essa é a Política Pública eleita pelo Mu nicípio de Bariri, que vem permitindo o déficit mensal de aproximadamente R$ 400 mil que, além de desencadear numa impossibilidade de atendimento médico e hospitalar digno, desaguará em rombos aos cofres públicos quando os credores passarem a executar e ajuizar ações em face do Município de Bariri”, conclui o Ministério Público.

Projeto de redução do número de vereadores tem votação adiada na Câmara de Jaú

aproximadamente R$ 264.561,12.

“Também há que considerar que a redu ção do número de vereadores fará com que a população esteja mais atenta na atuação dos mesmos, ficando estes com uma maior representatividade e passando a ter um maior compromisso com a população que os elegeu", alegam os autores.

Maurílio Moretti (União) fez uma emen da ao texto original, propondo que o núme ro seja ainda mais reduzido; o parlamentar sugeriu que o Legislativo jauense tenha apenas 11 representantes no exercício 2025-

2028.

A votação foi adiada a pedido do verea dor Lampião (PSD), que alegou divergên cias no texto. O projeto já havia recebido pareceres favoráveis das comissões de Constituição, Justiça e Redação, e Finanças e Orçamento.

Apenas os vereadores Chico Quevedo, Bill Luchesi, Fabio de Souza e Paulo Gam barini votaram contra o adiamento da vota ção, que foi aprovado por maioria. Não há previsão para o projeto ser colocado nova mente na ordem do dia.

A Câmara Municipal de Jaú escolheu adiar a votação do projeto de lei que propõe reduzir de 17 para 13 o número de vereado res do plenário. A proposta de autoria dos vereadores Chico Quevedo (Cidadania) e Bill Luchesi (Cidadania) teve votação adia da na sessão de segunda-feira (26).

O projeto também é assinado pelos ve readores Mateus Turini (PDT), Tito Coló

Na justificativa, o texto afirma que o objetivo da mudança é reconduzir Jaú aos mesmos padrões de municípios do mesmo porte, que possuem número de habitantes semelhante e menos vereadores. Ainda de acordo com a proposta, a redução traria uma economia anual aos cofres públicos de

Boraceia divulga programação da Festa da Padroeira com destaque para a tradicional procissão e bênção sobre as águas do Rio Tietê

A programação festiva e religiosa da Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroei ra de Boraceia, foi divulgada nesta semana. A quermesse tem início no próximo sá bado (08), com churrasco, frango à passarinho, batata frita, cafta, coxinha, bebidas, bingo e shows ao vivo.

No domingo (09), o al moço oferecerá porco no rolete, também com show ao vivo. Às 8h, terá início a Fei ra Artes e Sabores da Nossa Terra. No dia 10 de outubro, a paróquia inicia o tríduo em honra de Nossa Senhora Aparecida.

No feriado de 12 de ou tubro, dia da padroeira, o destaque é a 6ª edição da procissão e Bênção Sobre as

Águas do Rio Tietê, evento conhecido regionalmente que integra o calendário tu rístico anual de Boraceia. A programação tem início às 9h30, com a saída da ima gem da santa, bênção das águas e embarcações. Às 10h, haverá a Santa Missa, também às margens do rio.

“Nosso evento acontece pelo 6º ano consecutivo e estamos bem animados para este ano, pois estamos com a expectativa de recorde de público, tanto como fiéis que vão assistir à missa às mar gens do rio, quanto aos bar queiros, que vão com embar cações acompanhar a missa sobre o rio. Neste ano, esta mos criando uma lembrança para cada embarcação que estiver presente. Teremos também a fita de lembrança

do evento, para os fiéis pode rem levar como recordação”, destacou Léo Oliveira, coor denador de Cultura e Turis mo de Boraceia.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis pelos telefones (14) 32959100 ou (14) 3295-1230.

“Convidamos toda região para participar. Você, que tem embarcação, entre em contato com a gente! Passa remos todas as informações de como será o evento e aguardamos a todos”, finali za Léo.

Por Thaisa Moraes Vereador Lampião pediu o adiamento da votação Neto (PSDB), Fabio de Souza (PSDB), José Segura (MDB), Paulo Gambarini (PSD) e Antonio Luiz Andretto Júnior (Republica nos). CHICO QUEVEDO (CIDADANIA) BILL LUCHESI (Cidadania) PAULO GAMBARINI (PSD) FÁBIO DE SOUZA (PSDB) Foto: Divulgação Fotos: Câmara
5Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022
Contrários ao adiamento
Divulgação/ TV
6 Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022 Fotos: Lucas Manzutti
7Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022 i opa haria

Edital de Convocação

O Conselho Deliberativo do Clube Bosque do Jacaré, através de seu Presidente, convoca aos associados a comparecerem na Assembleia Geral Ordinária que se realizará aos 16 de Outubro de 2022, das 9:00h. às 12:00h., no Salão Social do Clube, situado na Rodovia Jaú - Brotas km 150, cujo objeto para deliberarem a seguinte ordem do dia: votação e eleição para a nova Diretoria Administrativa e novo Conselho Deliberativo do biênio 2023/2024. Salientamos que somente um associado poderá votar por propriedade, tendo este o direito ao voto devendo comparecer única e exclusivamente para o ato, não se aceitando a pre sença dos demais familiares do associado na Assembleia. Lembramos ainda, que para ter direito ao voto, o associado deverá estar em dia com o pagamento das mensalidades.

Vinte e cinco deputados federais de São Paulo que tentam reeleição neste domingo votaram a favor do Fundão Eleitoral

Há menos de dois dias das eleições, um dos as suntos que repercutiram nesta semana entre os elei tores é o polêmico fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões. A matéria foi aprovada ao final ano passado na Câ mara dos Deputados por 317 votos a favor e 146 contra.

Em agosto, o vereador Leandro Gonzalez (Pode mos) alertou sobre o as sunto na Câmara de Bariri.

“Muita gente diz que a resposta será dada em 2024, mas quero dizer a população que a respos

ta pode ser dada antes, na eleição de deputado e se nador. Tem vários deputa dos que são reeleitos todo ano e estão aí frequentan do a cidade novamente...

A população precisa saber se esse deputado foi a fa vor do fundão eleitoral de quase R$ 6 bilhões. Isso é justo? Um dinheiro que é tirado do povo para bancar o parlamentar que está fa zendo sua campanha, mas que, na prática, a gente sabe o que acontece. Tudo é direcionado, vai para a empresa, volta para o pró prio partido”, refletiu Le andro.

Aprovado em 2017 pelo

Congresso Nacional, o Fundo Especial de Finan ciamento de Campanha (FEFC), conhecido tam bém como Fundão, foi cria do para compensar o fim, anunciado dois anos antes, do financiamento privado de campanhas eleitorais. Até 2015, as legendas eram autorizadas a receber doa ções de empresas.

Dos 27 deputados fede rais do Estado de São Pau lo que votaram a favor do Fundão Eleitoral, 25 ten tam se reeleger nas eleições deste domingo (02). Confi ra abaixo a lista dos parla mentares favoráveis e suas respectivas legendas:

Suposto apoiador de Fernando Cury é preso por importunar deputada Isa Penna em Botucatu

quanto Isa participava de uma caminhada no Centro do município.

Nas redes sociais, a deputada, que con corre nestas eleições a uma vaga na Câma ra dos Deputados, contou que o homem se aproximou dela dizendo que queria tirar uma foto.

"Ele pegou em minha cintura, tirou uma foto e disse que eu era 'uma vadia, doida, e que o assédio que sofri por Cury nunca aconteceu'", afirmou.

A deputada, o suspeito e as testemunhas foram encaminhadas até a delegacia. No lo cal, o suspeito informou que pediu para tirar uma foto com a parlamentar e disse que "o ocorrido no passado não era verdade”.

Um homem de 38 anos foi preso sábado (24) por suspeita de importunar sexualmen te a deputada estadual Isa Penna (PCdoB) em Botucatu. O assédio foi registrado en

O homem foi autuado em flagrante por importunação sexual e levado à Cadeia Pú blica de Itatinga, mas foi solto após audiên cia de custódia.

Relembre o caso

O assédio ao qual o suspeito se referiu foi registrado durante uma transmissão ao vivo feita pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) durante sessão realizada em 16 de de zembro de 2020. Na ocasião, o deputado Fer nando Cury (ex-Cidadania) se aproximou por trás da deputada, colocou e manteve as mãos em sua cintura, na altura dos seios, enquanto a deputada conversava com o presidente Cauê Macris (PSDB), apoiada no balcão do plenário.

Na época, a deputada registrou um boletim de ocorrência contra ele por assédio sexual e o denunciou ao Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro. O Ministério Público ana lisou o vídeo da sessão da Alesp em que Cury é flagrado apalpando o seio de Isa e concluiu que o deputado importunou sexualmente a colega.

em casa, Gilson de Souza Carvalho, conhecido como Gil son do Sindicato (PDT), já percorreu todos os bairros de Bariri e anotou inúmeras sugestões dos munícipes. Ele é o único candidato baririense

a concorrer como deputado federal nas eleições deste domingo (02).

“Nossa expectativa está muito boa. A andança na rua, junto com o vereador Edcarlos, está muito agradável; a população está aceitando muito bem a campanha de casa em casa e o público está de volvendo esse carinho”, contou Gilson em entre vista à nossa reportagem.

Para a corrida eleitoral, o candidato está li cenciado de suas funções como presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bariri. Segundo Gilson, a defesa dos direitos dos trabalhadores é sua principal proposta.

“O trabalho envolve desde o trabalhador ru ral até o professor. Pegamos várias sugestões na cidade, até de caminhoneiros que pediram a di minuição da aposentadoria de 35 anos para 30 ou 25 anos, igual acontece para algumas categorias insalubres. A bandeira principal é o servidor pú blico, ter um 14º salário, ter reajuste todo ano.... Estas são algumas das situações que gostaria de levar a Brasília”, finalizou Gilson.

Francisco José Meschieri Presidente do Conselho Deliberativo Jaú, 26 de Setembro de 2022. Abou Anni (PSL) Alencar Santana Braga (PT) Fausto Pinato (PP) Alexandre Leite (DEM) Gilberto Nascimento (PSC) Alexandre Padilha (PT) Arlindo Chinaglia (PT) Baleia Rossi (MDB) Luiz Carlos Motta (PL) Bozzella (PSL) Cezinha de Madureira (PSD) Carlos Zarattini (PT) Fotos: Divulgação Ely Santos (Republicamos) Marco Feliciano (PL) Marcio Alvino (PL) Milton Vieira (Republicanos) Rui Falcão (PT)Tiririca (PL) Orlando Silva (PCdoB) Paulinho da (Solidariedade)Força Paulo Teixeira (PT)Nilto Tatto (PT) Ricardo Vicentinho (PT) Vinicius Carvalho Fotos: Divulgação Fonte: Uol 8 Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022 Foto: Lucas Manzutti
Izar (PP)
(Republicanos)Rui Falcão (PT)
“Minha principal bandeira é o servidor público”, diz Gilson do Sindicato
Apostando na campanha de casa

Noticiantes: Quais municípios da re gião estão sob comando do seu cartório eleitoral? Destes municípios, há apro ximadamente quantos eleitores aptos?

Dr. Vicioli: Bocaina: 9.139; Dois Cór regos: 19.995; Itapuí: 10.193; Mineiros do Tietê: 9.361. Total: 48.688 eleitores.

Noticiantes: Quais foram as prin cipais alterações de regras da Justiça Eleitoral para o pleito deste ano?

Dr. Vicioli: Entre as principais mudan ças ocorridas, eu destaco quatro:

1- O fim das coliga ções e a criação das Fe derações nas eleições proporcionais, que vão atuar pela pri meira vez este ano. Este novo institu to permite que dois ou mais partidos se unam e atuem como se fossem uma só le genda política, tanto durante as eleições

quanto durante a legislatura, devendo as sim permanecer por um período mínimo de 4 anos;

2- Na arrecadação de recursos para as campanhas eleitorais, temos duas no vidades: a utilização do pix e a realização de shows e apresentações artísticas com o objetivo específico de arrecadar tais re cursos;

3- Disponibilização dos Boletins de Urnas (BUs) e tabelas de correspondên cias no Portal do TSE já durante a apura ção dos votos. Antes, o material era compartilhado em até 3 dias após o encerra mento da totalização dos votos;

4- Nestas eleições, os vo tos recebidos pelas mulheres e pessoas negras serão contados em dobro, para fins da distri buição do Fundo

Especial de Financiamento de Campanha.

Noticiantes: Como funciona o pro cesso de checagem das urnas eletrôni cas e o quais procedimentos são adota dos quando algum dos equipamentos apresenta problemas técnicos durante o pleito?

Dr. Vicioli: No âmbito do cartório eleitoral, as urnas passaram por auditoria interna durante a cerimônia de carga e la cração – que é quando elas são preparadas para a votação (inseminação dos dados dos eleitores e candidatos) – ocorrida en tre os dias 22 e 25 de setembro. Durante este procedimento, cinco urnas foram au ditadas (2 urnas de Dois Córregos e uma urna de cada um dos outros 3 municípios atendidos pelo cartório eleitoral: Bocaina, Itapuí e Mineiros do Tietê). Esta audito ria compreendeu, em conformidade com o item II, §3º, do art. 37, da Resolução TSE nº 23.673/2021, (1) a checagem dos chamados “hash” e “log” das urnas; (2) a visualização dos candidatos; e (3) a simu lação de votação, por meio do programa “Verificação Pré/Pós Eleição (VPP).

Além disso, todas as urnas serão ve rificadas, uma a uma, por meio da “Con ferência Visual de Véspera”, no dia 1º de outubro, já nos locais de votação.

Caso algum equipamento apresente problemas técnicos durante o pleito, se rão tomadas medidas de contingencia mento, que podem ser desde a troca das mídias de votação até a substituição da urna.

Noticiantes: To dos os municípios da região utilizarão a biometria e o e-título neste ano?

Dr. Vicioli: O e-tí tulo, desde que atua lizado com a foto do eleitor, pode ser utiliza do como documento de identificação do elei tor, a exemplo do que já ocorreu nos pleitos anteriores. Já a biome tria será utilizada pela primeira vez em nossa Zona Eleitoral.

Noticiantes: Ge ralmente, há regis tro de ocorrências policiais na região durante o processo eleitoral? Que tipo de ocorrência é mais frequente?

Dr. Vicioli: Feliz mente, não temos re gistros de ocorrências policiais envolvendo as eleições nos muni cípios atendidos por

nossa ZE.

Noticiantes: Os municípios da região utilizarão a nova urna eletrônica neste ano? Como funciona o novo modelo?

Dr. Vicioli: Apenas seis, dos oito lo cais de votação de Dois Córregos, rece berão as urnas modelo 2020: EMEFEI Oscar Novakoski, EMEF Prof. Valdomi ro Casagrande, EMEF Benedito Santos Guerreiro, CEMEI Prof. Cícero Bertelli, CEMEI Profª Maria Helena Capelini Ro drigues e Colégio Interligado COC. Os demais locais e municípios ainda funcio narão com os modelos antigos.

A urna 2020 tem um design mais mo derno e um processador mais rápido. Mas todos os modelos apresentarão a mesma funcionalidade: todas as urnas contarão com intérprete de libras na imagem dis ponibilizada aos eleitores no momento da votação e um “delay” de um segundo entre a digitação do voto e sua confirma ção, o que ensejará a conferência obri gatória da foto do candidato pelo eleitor.

Noticiantes: Comente sobre o pro cesso de treinamento dos mesários.

Dr. Vicioli: Todos os nossos 652 me sários fizeram o treinamento pelo aplica tivo de celular “Mesários” e também par ticiparam de treinamento presencial com foco no manuseio da urna eletrônica.

O treinamento presencial simulou o dia da eleição e foi fundamental para que as dúvidas dos mesários fossem sanadas e para que eles se preparassem para aten der aos eleitores durante o pleito. Além disso, no treinamento presencial os me sários puderam realizar todos os proce dimentos técnicos nas urnas preparadas em modo simulado, desde o início da vo tação, com a impressão da zerésima, até o final, com a impressão dos boletins de urna, o correto encerramento da urna e o envio da mídia de resultado ao cartório eleitoral.

Noticiantes: Os interessados em trabalhar como mesários (que não são convocados) podem se inscrever manifestando interesse? Como isso funciona?

Dr. Vicioli: Com certeza! Quem qui ser ser mesário voluntário pode se ca dastrar diretamente no site do TRE/SP: https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/mesa rios/ficha-de-inscricao ou presencial mente no cartório eleitoral, situado na Rua 13 de Maio, 842, centro, em Dois Córregos.

Noticiantes: O Noticiantes agrade ce sua participação e deixa o espaço aberto para suas considerações finais.

Dr. Vicioli: Saliento a importância de os eleitores não deixarem de votar no domingo, de todos comparecerem com espírito cívico e confiança no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas.

Foto:Divulgação
9Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022
Perfil Nome completo: Alexandre Vicioli Idade: 44 anos Naturalidade: Jaú-SP Formação Acadêmica: Direito Local de trabalho: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Comarca de Dois Córregos Função: Juiz de Direito e Juiz Eleitoral da 241ª Zona Eleitoral de Dois Córregos

Colisão entre dois carros mata ciclista em Bauru

Eduardo Cherubim Simi ni, 39 anos, foi atingido por um dos veículos e não resistiu aos ferimentos.

A fatalidade aconte ceu na manhã de sábado (24). Segundo informa ções, o motorista de um dos carros passou mal ao volante e bateu na trasei ra de um carro de aplica tivo que estava à frente. Com o impacto, o veículo atingiu o ciclista, que foi lançado para o canteiro lateral.

Além da vítima fatal, quatro pessoas ficaram feridas e foram socorridas com lesões leves. A Rua An gelo Mielle precisou ser interditada para o trabalho da perícia técnica e remoção dos veículos.

Idoso morre atropelado por ônibus circular em Jaú

Um idoso de 74 anos morreu atropelado ao ten tar atravessar a Avenida Arminda Victória Furlani Bernardi na noite de do mingo (25), em Jaú. Ercí lio de Chico foi atingido por ônibus circular res ponsável pelo transporte coletivo da cidade.

O Samu foi aciona do, mas a vítima morreu no local. O motorista do ônibus foi socorrido em estado de choque e enca minhado à Santa Casa.

A ocorrência será in vestigada pela Polícia Ci vil. O corpo de Ercílio foi velado na Capela de São Judas Tadeu, em Jaú.

Morador morre carbonizado

após casa pegar fogo em Jaú

Da Redação Incêndio em residên cia localizada no Jardim Nova Jaú deixou uma víti ma fatal. A ocorrência foi registrada na manhã de se gunda-feira (26), na Ave nida João Chammas, às

margens da linha férrea.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou o corpo totalmente carboni zado no local. A mãe da vítima, de 37 anos, relatou que o filho morava sozinho e era usuário de drogas.

O corpo foi recolhi

do pelo carro funerário e encaminhado ao Institu to Médico Legal (IML). Não há informações so bre as causas do incên dio. O caso foi registrado como “morte suspeita” e será investigado pela Po lícia Civil.

Motorista fica preso nas ferragens após caminhão tombar no trevo de Itaju

Da Redação

O trevo de acesso ao município de Itaju, na Rodovia Deputado Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), registrou mais uma ocorrência de caminhão tombado na manhã de domingo (25).

O veículo carregado com pneus não conseguiu fazer a curva e tombou na pista.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhoneiro, de 47 anos, seguia no sentido Bariri – Ibitinga quando per deu o controle da direção. Ele ficou preso nas ferragens.

Carreta desgovernada atinge automóveis e casas em Ibitinga

Um acidente envol vendo uma carreta des governada complicou o trânsito na manhã de se gunda-feira (26) e deixou vários danos materiais em Ibitinga. O veículo atingiu três carros e duas casas na região central da cidade.

Segundo a Polícia Mili tar, o motorista estacionou

o caminhão na Rua Quin tino Bocaiúva para retirar a carga que transportava, quando a carreta começou a descer por conta de pro blema nos freios.

Enquanto descia a via sem condutor, o caminhão bateu em um automóvel estacionado. Com o im pacto, o carro foi jogado contra uma casa, que teve a calçada, o encanamento e a frente danificados.

Um outro automóvel, que estava em frente à residência, também foi atingido e, em seguida, bateu em outro veículo.

Já o reboque do caminhão bateu em outra casa, que teve a fachada danificada.

Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido. A Defesa Ci vil e a Guarda Municipal estiveram no local para remoção dos veículos.

Homem preso por estuprar neta de dois anos é solto em Jaú

Da Redação

Um homem de 51 anos foi preso na noite de sába do (24) acusado pela sua filha de abusar sexualmen te da própria neta, de ape nas dois anos, em Jaú. O caso foi registrado no bair ro Jardim Maria Isabel.

De acordo com a Polí cia Civil, a mãe da criança e filha do suspeito afirmou que, ao chegar em casa, fla

grou o pai praticando sexo oral na vítima. Segundo o boletim de ocorrência, no momento do flagra, ele es taria com o órgão genital exposto para fora da calça, enquanto a criança, por sua vez, estaria nua.

A mãe da criança acio nou a polícia, que prendeu o suspeito em flagrante por estupro de vulnerável. Ainda segundo a polícia, os três familiares moravam

juntos na mesma casa.

O avô da menina foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária. Apesar do flagrante, ele foi solto após Audiência de Custó dia.

A vítima foi encami nhada à Santa Casa de Jaú, onde realizou exame que atestará o abuso sexual por parte do avô.

Idoso morre após cair do telhado em Ibitinga

to após cair do telhado da chácara onde morava so zinho, localizada no bair ro Capim Fino.

De acordo com o re gistro policial, havia uma escada de ferro na parte externa da chácara indi cando que a vítima esta va tentando subir quando ocorreu o acidente.

A Polícia Científica foi acionada e consta tou a morte por acidente doméstico. Segundo a perícia, a morte ocorreu alguns dias antes da des coberta, pois o corpo es tava em estado de rigidez cadavérica. O filho da ví tima compareceu ao local e fez o reconhecimento.

O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Araraquara.

O corpo de um idoso de 84 anos foi encontrado sábado (24) na área rural de Ibitinga. Mário Meneghesso veio

óbi

Mário foi sepultado no Cemitério Municipal de Ibitinga na tarde de do mingo (25).

Da Redação Apesar dos danos materiais, não houve feridos Foto: Divulgação Da Redação Vítima foi lançada para o canteiro lateral e não resistiu Foto: Divulgação Um acidente envolvendo dois auto móveis no Núcleo Octávio Rasi resul tou na morte de um ciclista em Bauru. Fonte: G1 Da Redação Óbito foi registrado como “acidente doméstico” Foto: Divulgação Ercílio de Chico morreu na hora Foto: Divulgação
10 Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022
a
Veículo transportava uma carga de pneus Foto: Divulgação

Depois de quase dois anos inóspitos de governo, a administração Abelardinho ainda é uma incógnita. Difícil até para cientista político fazer uma análise sólida. Mesmo com o Governo Estadual abrindo o baú da felicidade em ano eleitoral e entregando muita coisa, Abelardinho não conseguiu cumprir nem um por cento de suas promessas de campanha (programa de governo). Imaginem então sem a mão aberta do governador a partir do ano que vem... Mas quem precisa do dinheiro do Estado?

Bariri é uma cidade milionária. Isso mesmo: milionária. E eu vou explicar. Para fazer jus ao slogan de “a Milionária do Vale”, o município teria em caixa, hoje, mais de 20 MILHÕES DE REAIS. Então, por que o prefeito fez e faz a população agonizar em vários setores, deixando os idosos sem fraldas; crianças sem chocolate na Páscoa; sem vagas nas creches; doentes sem remédios na farmácia do município; sem médicos; sem equilibrar as contas da Santa Casa; sem dar aumento real para os funcionários; sem arrumar os buracos das ruas; sem valorizar os pro fessores; sem arrumar as estradas rurais; enfim, sem, sem, sem…? É desumano. A resposta pode estar na velha política.

Interlocutores próximos ao prefeito dizem que Abelardinho vai apostar na “memória curta” do povo para começar a realizar, com esse dinheiro, algumas obras a partir do ano que vem, visando as eleições de 2024. Resta saber se a jogada vai colar e a população vai esquecer esses dois anos de sofrimento, em que o excelentíssimo levou nossa cidade a um constrangimento histórico pe rante às cidades vizinhas e a estagnação de nosso município em todos os aspectos.

Esse era um método antigo usado pelos insensíveis prefeitos que seguravam o dinheiro para gastar no último ano de mandato, apostando na amnésia popular para se reeleger ou eleger seu apadrinhado. Àquela época funcionava. Pouco a população sabia, pouco acompanhava, e se des lumbrava no último ano, enchendo-lhes os olhos com um extenso canteiro de obras.

Com o aumento dos meios de informação, imagina-se que os tempos mudaram e essa prática está superada. Porém, só as urnas nos dirão em 2024, se Abelardinho vai se dar mal ou se, real mente, o povo tem “memória curta”.

11Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022 DDD

Por várias vezes tentei

Ligar daqui pra você Tocou mas caiu a linha Ninguém pra me atender Onde está minha rainha

Pra falar com este homem Saudade, amor e ciúme Que aos poucos me consomem.

Afaguei meu travesseiro E com ele dialoguei

Vi o seu rosto na fronha

E delirando a beijei

A marca de minha boca

Tal espelho de ilusão Engana minha cabeça E marca meu coração.

Acordo e não te vejo

Mas sinto sua fragrância

Eu te amo na presença

E muito mais na distância

O meu eu é quem reclama

A falta que você me faz É minha eterna paixão

Te amo cada vez mais.

Estamos vivenciando a era da execrável cegueira social ou anomia, processo ou estado da sociedade em que se perdem ou não se reconhecem valores ou regras normativas de conduta, ou de crença, o que dificulta a referência do indivíduo ante as situações comporta mentais e éticas contraditórias com que se depara.

Leis se transformam em meras utopias ador mecidas em pesados alfarrábios acomodados em sun tuosas prateleiras, heráldicas relíquias do tempo. O desenvolvimento do homem passou a ter apenas duas etapas: criança e adulto. A juventude ou adolescên cia escafedeu-se. Ou, adulto responsável por tudo, ou, criança mesmo ostentando barba, bigode ou seios vo lumosos. A criança cresce e ninguém nota?

E com isso o jovem, erroneamente denominado de criança, adquire atestado de livre conduta, ou seja, alvará para matar, roubar, traficar, desacatar, agredir, vadiar e danificar patrimônios públicos e privados em nome da meninice deveras prolongada e fortemente agasalhada pela inimputabilidade. Proibidos estão de laborar, porém, agraciados com o direito de votar, apesar de considerados incapazes para assumir as con sequências de seus atos, aprovados estão a partilhar dos destinos da nação. Fartamente incentivados pela mídia ao exercício do sexo livre, logo, se revestem da paternidade, porém, liberados da responsabilidade dela advinda. Laureados ainda com a prática da ocio sidade legalizada, primorosa curadora da inutilidade, oferecem a mente desocupada para o diabo montar sua oficina.

Em 1971, no livro “Liberdade sem Medo”, de A.S.Neill, com precioso prefácio do psicanalista e es critor Erich Fromm, o autor já expressava aspectos importantes da paternidade e da educação: “Não há crianças problemas, mas e apenas pais problemas e humanidade problema”. A obra retrata a famosa es cola de Sammerhill, Inglaterra, onde alunos tinham direito à liberdade de opção, porém anteparados pela impraticabilidade da licenciosidade, ou seja, ato inva sivo dos direitos alheios. Em 1972, A.S.Neill lançou: “Liberdade sem excesso”, pontuando a liberdade vi giada com rigor e limites. A infância agraciada com o excesso de liberdade gera uma adolescência atrevi da, insegura, agressiva e praticante da licenciosidade. Imperativo é que os pais, educadores e autoridades, investidos do compromisso de reavaliação, aquilatem as consequências da prematuridade do livre-arbítrio e com sabedoria saibam onde e quando assentar o divi sor de águas entre liberdade e licenciosidade.

Eu sempre costumo dizer que não existe lógica no futebol, que não há previsibilidade diante de adversários. O que se pode fazer são projeções baseadas em desempenhos. Pois bem, assim sendo, teoricamente falando, o Palmeiras não terá, insisto, em tese, tanta dificuldade para se tornar campeão. Nas próximas três rodadas, o Alviverde vai enfrentar Botafogo (3/10), Coritiba (6/10) e Atlético-GO (10/10) e, se confirmar o favoritismo, ficaria, na pior das hipóteses, caso o Fluminense também vença seus três jogos, com os mesmos nove pontos de vantagem, mas com apenas sete partidas faltando para o fim do Brasileirão. Não precisa inventar nada. É só jogar firme, independente do adversário. Fazer o que se chama no linguajar popular de “feijão com arroz. Já para seus concorrentes mais diretos, a sequência de jogos não será tão fácil assim.

● SEM JOGAR A TOALHA: Embora matematicamente a situação do Fla mengo piorou com relação ao título, o treinador Dorival Júnior diz que o seu time não vai jogar a tolha. Vai lutar até o final. Nos últimos quatro jogos, o Flamengo empatou duas vezes e perdeu outras duas. Está na cara que não foram bons resul tados, ainda que na maior parte dessas partidas o rubro-negro tenha usado muitos reservas. A grande preocupação ocorre quando os seus titulares jogam mal, como aconteceu na derrota para o Fortaleza por 3X2 no meio desta semana. Já imagi nou esse desempenho pífio nas duas finais que estão vindo por aí? Dorival que abra o olho. Apesar de todos esses contratempos, o comandante fez questão de tranquilizar o torcedor rubro-negro e rechaçar qualquer tipo de apreensão após os últimos resultados negativos. O treinador garantiu que o flamenguista terá alegrias ao fim do ano.

● TRABALHAR E MELHORAR: O Corinthians ocupa hoje a quarta po sição na tabela do Brasileirão e matematicamente ainda tem, embora pequena, chance de conquistar o título. Mas o foco mesmo do Timão, nós todos sabemos, é a Copa do Brasil. E é para levantar essa taça que o time vai trabalhar bastante nos próximos dias. Apesar da vitória (no susto) no meio da semana sobre o Atlético de Goiás, o Alvinegro não vem jogando bem. E é isso que o treinador Vitor Pe reira quer concertar. Conhecido por esbanjar sinceridade em entrevistas coletivas, Vítor Pereira não foi diferente na última quarta. O português não só demonstrou a insatisfação com o rendimento do time, como também elencou o que planeja acertar até o encontro com o Flamengo. Na observação do treinador, o Timão não teve dinâmica ofensiva e chegou sempre atrasado na defesa. VP voltou a afirmar que vai rodar o elenco para evitar o desgaste. O português também indicou que não deve fazer mudanças "radicais", mas que é impossível não dar descanso aos atletas

Os artigos publicados e assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não represen tando necessariamente a opinião do Jornal Noticiantes.
BARIRI: CIDADE MILIONÁRIA. E DAÍ?
PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 70 CCB CATEGORICA SALOMEHN TSLPBAD RECREATIVO LOATONEL OMEIGOI MEABAAM FELICIDADE DSELOMV IGVICII VERDADEIRO VENDASAL AAODINÃ ALTORELEVO Antiga moradia com fosso e torres É necessária para a transfusão de sangue Stênio Garcia, em "Carga Pesada" Divisões da malha ferroviária Recipiente para envelhecimento de vinhos Afetuoso; carinhoso Aprecia; respeita Aquele que prepara o chimarrão Faixa de rádio com alto alcance "The (?) Pretender", hit do Queen "(?) Negro", suspense psicológico (Cin.) Artigo da coleção do filatelista 102, em algarismos romanos Ponto de (?), local de destaque do mercado Tempero básico da cozinha Saliência que permite a leitura em braille Deus máximo do panteão nórdico Letra do símbolo da vitória Mau, em inglês Trajado com beca Dois instrumentos musicais de corda (?) de fenda, item da caixa de ferramentas Peça de Oscar Wilde A decisão que não deixa margem a dúvidas É desejada aos noivos Amor (?): o único que quebra feitiços, em contos de fadas "(?)-culpa": confissão Prólogo elogioso (Teatro) Uso (?): critério polêmico para legalização da maconha Porção de bebida ingerida por vez (?) Greco, pintor Porção da comida alheia que o "olhogrande" deseja (pop.) 3/bad—mea.4/bino.5/great—venda.6/salomé—togado.7/cevador. LIBERDADE SEM MEDO ● DE GRÃO EM GRÃO: Novamente, a rodada foi favorável ao Palmeiras, que se distanciou em mais um ponto do vice colocado na tabela, até agora o Fluminense. Com o empate do Inter e a vitória minúscula sobre o Atlético Mineiro, o Verdão agora tem nove de pontos de diferença para o vice líder. ● FEIJÃO COM ARROZ:
antes da decisão ● SUL-AMERICANA: A final da Copa Sul-Americana acontece neste sá bado, dia 1º de outubro. O São Paulo vai enfrentar o Independiente del Valle, do Equador, às 17h (de Brasília), em Córdoba, na Argentina. O Tricolor está em busca de seu segundo título na competição, já que foi campeão em 2012. Campeã em 2019, a equipe equatoriana também quer levantar a taça da competição pela segunda vez. Boa Sorte ao São Paulo. De qualquer forma, é o Brasil sendo repre sentado em mais uma competição internacional. Por hoje é só! (pauloeduardoadvogado@hotmail.com) WhatsApp: (14) 98141-0017

Prefeitura de Itapuí entrega novos skates aos alunos do Projeto Formando Mais que Atletas

Thiago.

Segundo a Diretoria de Esportes, que é comandada pelo diretor Rogério Silva, o Projeto Formando Mais que Atletas é um programa que busca me lhorar a qualidade de vida das pessoas e criar novas oportunidades através do esporte. Além do skate, existem moda

lidades como futebol, futsal, jiu-jítsu, natação, caratê, basquete, muay thai, dama, bocha, malha, vôlei de praia, voleibol, capoeira e ciclismo. Todas as aulas são gratuitas. As inscrições podem ser realizadas no Setor de Es portes, que fica localizado ao lado da Biblioteca Municipal de Itapuí.

Crianças e adolescentes inscritos nas aulas de skate do Projeto Formando Mais que Atletas, iniciativa da Direto ria de Esportes da Prefeitura Municipal de Itapuí, têm motivos de sobra para comemorar. Recentemente, os pupilos do professor Thiago Paleari receberam novos skates para uso durante as au las. Os equipamentos foram adquiridos pela administração municipal.

“A prefeitura adquiriu 10 skates no vinhos para as crianças participarem das aulinhas que acontecem todas as sextas-feiras, na pista do bairro Mar Azul. Ao todo, atendemos 40 crianças divididas por turmas. As aulas acon tecem de uma em uma hora, tanto do público masculino quanto das meninas, que têm mostrado bastante interesse”, relatou Thiago em entrevista à nossa reportagem.

Além das aulas práticas, as crianças também recebem conteúdos teóricos e informações sobre o esporte, como a história de origem do skate e os nomes das manobras, que são todos em inglês. Segundo Thiago, o interesse de crian ças e adolescentes pelo universo do skate cresceu após a estreia do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“As Olimpíadas deram aquele ‘boom’ para o skate com o apoio da Rayssa Leal, a Fadinha, skatista que vem ganhando vários campeonatos. No fundo, o skate é uma grande brinca deira; desperta o interesse da criança porque é um carrinho com rodas. Eles querem brincar, mas essa brincadei ra pode virar algo mais sério e gerar vários frutos. É uma modalidade que não tem aquela competitividade entre os atletas. É um esporte que você faz individualmente, mas tudo vira uma grande diversão na pistinha”, destacou

Fotos: Lucas Manzutti Por Thaisa Moraes Aulas práticas e teoricas são ministradas pelo professor Thiago Paleari (à direita)
12 Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.