Almanaque Imigrante n°21

Page 1

2011 ANO HOLANDA-BRASIL

04 de setembro de 2011

Fascículo

Nº 21

Almanaque Imigrantes é uma publicação do Programa de Patrimônio Cultural do Parque Histórico de Carambeí

F Há 100 anos os imigrantes holandeses desbravaram os Campos Gerais do Paraná na construção de uma sociedade progressista e voltada para valores sólidos. O cooperativismo, a religiosidade e uma educação investigativa fizeram da comunidade de holandeses de Carambeí

referência em pesquisa e produtividade. Passado o primeiro centenário, a Batavo Agroindustrial, primeira cooperativa de produção do país, prepara-se para os próximos 100 anos e, para isso, apresenta à municipalidade dois novos ambientes de sua relação social: um parque cultural

F

APHC lança Falando de Histórias II No dia 22 de julho a Associação do Parque Histórico de Carambeí lançou o terceiro volume da Coleção Imigrantes, o livro Falando de Histórias II. O lançamento ocorreu durante a 34° edição da Olimpíada Intercolonial Holandesa (Zeskamp), sediada em Carambeí. Falando de Histórias II aborda seis assuntos relacionados ao desenvolvimento e cotidiano holandês no Paraná e pretende dar continuidade ao trabalho iniciado no Falando de Histórias I. Imigrantes, Educação, Culinária, Meio Ambiente, Tecnologia e Memórias foram os temas pesquisados por professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa para compor o volume, organizado pelo professor Niltonci Chaves.

EDITORIAL H e uma unidade industrial. É com júbilo e forte reconhecimento que o Almanaque Imigrantes parabeniza a Cooperativa Batavo pelo esforço e perseverança, desejando muitos centenários na produção de cultura e de alimentos para o nosso país.

VARIEDADES H

Para Dick Carlos de Geus, presidente da APHC, a publicação não se restringe à comunidade de Carambeí. “Qualquer pessoa, ao ler o livro, sabe de um pouco da história do Brasil e aprende muito a respeito da imigração holandesa”, afirma Geus. O livro está disponível para compra na Secretaria da APHC, no Parque Histórico de Carambeí.

animais da raça holandesa. A fábrica terá capacidade inicial para concentração de 400 mil litros/dia, com previsão de 1 milhão de litros/dia para 2012.

Cooperativa Batavo lança nova fábrica Frísia Após 15 anos, a Cooperativa Agroindustrial Batavo inaugura a sua nova planta industrial de processamento de leite. O nome escolhido foi Frísia, uma importante região da Holanda, de onde vieram grande parte dos pioneiros holandeses que se instalaram em Carambeí e as primeiras matrizes de www.parquehistoricodecarambei.com.br

No total são cinco silos de 200 mil litros, três destinados a leite cru e os outros dois para o pasteurizado. Inicialmente serão empregados 85 pessoas de forma direta e 510 empregos indiretos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.