2011 ANO HOLANDA-BRASIL
25 de Outubro de 2010
•
Fascículo
Nº 10
Almanaque Imigrantes é uma publicação do Programa de Patrimônio Cultural do Parque Histórico de Carambeí
F
EDITORIAL H
As relações entre Holanda e Brasil começam a se intensificar com a proximidade de 2011 e dos eventos comemorativos do centenário da imigração. Seja através das celebrações nas comunidades descendentes, que já possuem um cronograma comum, ou através das iniciativas culturais independentes, tudo se encaminha para um momento memorável. Nesta edição, uma volta pelo cooperativismo de base holandesa e sua importância no Brasil, boas práticas ambientais, obras no Parque e adesão de novos patrocinadores. Além disto, acontece neste momento em Brasília uma belíssima mostra do grande artista holandês M.C. Escher, que nos permite compreender uma pouco mais do espírito criativo desta etnia tão marcante em nosso país. Veja no site do Parque Histórico a programação completa da exposição.
F
VARIEDADES H
TETRAPAK é a mais nova integrante do Parque Histórico A grande companhia fabricante de embalagens acaba de se integrar ao projeto do Parque Histórico de Carambeí. Verificando uma oportunidade de reforçar sua marca e posicionamento junto aos públicos de agronegócios e à comunidade em geral, através da responsabilidade social, atuará como fomentadora de conceito. Participará da formação do Museu do Leite e Derivados, como mecanismo de apresentação da evolução dos processos produtivos de industrialização deste alimento essencial. A parceria está embasada na utilização de incentivos fiscais oriundos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, que já é aplicada nos diversos projetos realizados no parque, especialmente na museologia, publicação de conteúdo e eventos de celebração.
F
Obras no Parque Histórico em evolução H
As obras no Parque Histórico de Carambeí estão em pleno vapor. Com a Casa da Memória bem organizada e seus acervos em fase final de catalogação para inscrição no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), outras etapas do Parque começam a ganhar formas. O foco agora está no conjunto da Vila Histórica de Carambeí, segunda estrutura museal, que já está com suas fundações instaladas, prontas para receber as estruturas com madeiras certificadas, que foram fornecidas pela Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal (APRE), tudo proveniente de florestas plantadas. Juntas, a Casa da Memória e a Vila Histórica representarão 80% das alas museais do Parque. Outra obra em andamento é a terraplanagem do Espaço das Águas, em fase de finalização. Ali, além das diversas tecnologias de controle de águas desenvolvidas pelos holandeses, será instalada uma escola modelo para o estudo do tema água, como bem natural da humanidade, e seu controle sustentável. Para a Festa do Centenário da Imigração Holandesa nos Campos Gerais, o Parque Histórico de Carambeí estará pronto em mais de 50% de suas áreas planejadas, dando a exata dimensão deste grande projeto de Cultura e Turismo. • Veja mais fotos no site:
www.parquehistoricodecarambei.com.br
www.parquehistoricodecarambei.com.br