NJSR2010_ED2

Page 11

Abril de 2010 Notícias do Jardim São Remo 7 7

papo reto

Até a República, Tiradentes era tido como um traidor. Depois, virou símbolo nacional.

“Se dez vidas tivesse, dez vidas daria” Frase proferida por Tiradentes momentos antes de sua morte revela sua paixão pela nação Jéssica Stuque Mayara Teixeira

ARTE: BRUNO FEDEROWSKI E ANDRÉ CAVALIERI

O mapa de Tiradentes

O dia 21 de abril é nacionalmente conhecido como o feriado de Tiradentes. Nesse dia, em 1792, era enforcado José Joaquim da Silva Xavier, personagem símbolo da luta pela independência brasileira. Filho de um pequeno proprietário de terras, Tiradentes seguiu carreira militar e participou do movimento contrário à dominação colonial: a Inconfidência Mineira. No ano de 1789, a elite mineira e parte da classe média se mobilizaram a fim de não somente impedir a “derrama” (cobrança de impostos atrasados sobre a exploração de ouro), mas também de tornar o país independente. A conspiração, contudo, não chegou a acontecer, já que foi delatada aos portugueses por um dos membros do movimento. Uma luta passional “Tiradentes não foi o participante de maior destaque, não tinha fortuna e nem influência, agiu movido pela paixão. Quando ocorreu a ‘devassa’ [data marcada para a cobrança da derrama], muitas pessoas foram presas, torturadas física e psicologicamente. Todos os envolvidos foram condenados à pena de morte, mas, por terem famílias influentes, conseguiram - por meio de generosas contribuições à coroa portuguesa - apenas o degredo. Tiradentes, porém, assumiu a sua punição, e a justiça lusitana optou por uma morte exemplar”, diz o professor Marcos Linari, formado em História pela USP.

MUSEU MARIANO PROCÓPIO, JUIZ DE FORA, MG

Acima são detalhadas as principais características do quadro de Tiradentes: um símbolo republicano A imagem construída Tiradentes permaneceu esquecido na história nacional após a Independência, visto que o país continuou sendo uma monarquia e os atos do inconfidente eram tidos como subversivos frente ao Código Criminal do Império do Brasil. Somente durante a República a imagem de Tiradentes foi tomada como símbolo de personificação republicana. Nada melhor do que um militar com ideais republicanos, morto por defender um movimento de independência, nascido no Sudeste, para representar uma República de domínio majoritário

de militares e fazendeiros paulistas. Seu rosto foi comparado à face de Cristo, um forte apelo, já que o Brasil era um país predominantemente católico (veja infográfico). Hoje, estampando nossas moedas de cinco centavos, está um rosto que provavelmente não corresponde ao que realmente foi. Convivemos com um personagem idealizado, que talvez não tenha sido heroi, nem líder, mas que participou da História e que nela deixou marcado o ideal da sua luta pela independência. Tiradentes foi o símbolo, o mártir de uma República que nascia.

Mas por que Tiradentes? Tiradentes trabalhou como dentista, mas, apesar do apelido, era adepto da odontologia preventiva, preferindo prevenir os pacientes para que os dentes fossem conservados. Inovador, implantava dentes esculpidos por ele mesmo, usando suas habilidades de joalheiro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.