Guia do Azulejo na Cidade

Page 29

Estendendo-se desde o último quartel do século XVII, o Azulejo de Figura Avulsa tem uma grande utilização na 1ª metade do século XVIII. De inspiração holandesa, a quem se devem os primeiros exemplares, acaba por substituir o Azulejo de Padrão, pouco produzido então. Com imagens autónomas, são representadas flores, animais, barcos, pessoas ou casas, eram colocados em locais secundários, como cozinhas, corredores ou sacristias. Uma hipótese para esta ocorrência, apontada a sua ingenuidade, é a provável atribuição destes exemplares a aprendizes, servindo-lhes para praticar a pintura de azulejo.

No Porto… No Porto, os Azulejos de Figura Avulsa podem ser vistos no Banco de Materiais e na Biblioteca Pública Municipal. Foram produzidos entre o último quartel do século XVII e a 1ª metade do século XVIII. No Banco de Materiais poderá ver produções nacionais e holandesas, sobretudo fabricadas na cidade de Delft.

Pormenor de Painel de Figura Avulsa. Sécs. XVII-XVIII. BPMP. (Proveniente do Antigo Convento de Santa Clara, Porto). ©

Pormenor de Painel de Figura Avulsa. Sécs. XVII-XVIII. BPMP. (Proveniente do Antigo Convento de S. Bento de Avé-Maria, Porto). © 29


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Guia do Azulejo na Cidade by Nisa Félix - Issuu