Guia do Azulejo na Cidade

Page 150

2ª Cena: Santa Teresinha a trabalhar no Refeitório

De seguida assiste-se a uma cena conventual, TRABALHANDO NO REFEITÓRIO, no instante em que se coloca a mesa para a refeição.

3ª Cena: Santa Teresinha ampara uma freira idosa

Em continuidade com a anterior, contempla-se uma outra cena de cariz conventual, reforçando o convento como escola de virtudes, e assim representando-se Teresa a ajudar uma irmã, cumprindo o que escrevera no seu diário: EU TINHA QUE IR LADEANDO A BOA IRMÃ, AMPARANDO-A…

4ª Cena: Santa Teresinha prepara a Eucaristia

Como sacristã do convento, Teresa tinha contato com as alfaias religiosas, e assim aparece nesta cena a preparar os vasos sagrados para a celebração da Eucaristia. A legenda recorda as palavras dirigidas aos diáconos no momento da ordenação: SÊDE SANTOS, VÓS QUE MANUSEAIS OS VASOS DO SENHOR.

5ª Cena: Santa Teresinha no leito de dor

O painel que termina este conjunto, representa também o final do ciclo da vida de Teresa. Aqui, é representada no seu leito de morte, no dia 30 de Novembro de 1895, expirando como últimas palavras MEU DEUS, EU VOS AMO.

Com estas dez cenas, Jorge Colaço representa a vida terrena de Santa Teresinha, levando-nos depois a trespassar o arco triunfal onde se encontram duas cenas áulicas.

Santa Teresinha contempla uma imagem do Menino Jesus.

Santa Teresinha prepara a Eucaristia.

150


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.