C22ANO_QUIM_ALICE_2013 24/09/12 09:43 Página 145
Natureza corpuscular da matéria Matéria e suas transformações – Módulos 9 – Forças intermoleculares 10 – Estrutura das substâncias e propriedades físicas 11 – Estrutura das substâncias e propriedades físicas (continuação) 12 – Forças intermoleculares: experiências 13 – Reação de oxidorredução: número de oxidação 14 – Conceito de oxidação, redução, oxidante e redutor 15 – Química da sobrevivência: a litosfera 16 – Metalurgia do alumínio e do cobre Mineração: extração do minério da jazida
9
Forças intermoleculares
ESTUDO EXPLICA
• Forças de van der Waals • Ponte (ligação) de hidrogênio
COMO LAGARTIXA ANDA NO TETO
Uma equipe nos EUA descobriu como as lagartixas fazem para andar pelo teto e em superfícies lisas: elas usam força atômica. As lagartixas fazem uso da chamada Força de van der Waals, que age em distâncias curtas entre átomos não ligados entre si – aqueles da superfície por onde andam e os de filamentos microscópicos que elas têm nos pés. Essas estruturas são pequenos “pelos” chamados de setas. Cada uma tem apenas um décimo da espessura de um fio de cabelo. Um pé de lagartixa tem perto de meio milhão dessas setas e cada uma delas é subdividida em centenas de estruturas menores. (Folha de S. Paulo)
1. As moléculas atraem-se As ligações atômicas (iônica, covalente e metálica) são mais fortes que as forças intermoleculares. A ligação que prende os átomos dentro de uma molécula é a ligação covalente. Vamos, agora, analisar as forças que existem entre as moléculas.
QUÍMICA
145