Newsletter 7Partilhas Nº47 - Março

Page 1

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Desporto Escolar - Ténis da Mesa

No âmbito da Fase Local do Desporto Escolar, na modalidade de Ténis de Mesa, no passado dia 17, o Agrupamento de Escola de Azeitão participou no II Encontro por Equipas, com a colaboração dos alunos Duarte Otero, Rodrigo Carrilho e Tiago Oliveira, 8ºB, tendo terminado a competição em 2º lugar.

No dia 24 de fevereiro, o Agrupamento de Escola de Azeitão fez deslocar cinco alunos ao Agrupamento Hermenegildo Capelo para participarem no I Open de Iniciados Masculinos e II Open Iniciados Femininos. Na sequência desta jornada, a aluna Liz Brito (9ºH) ficou em 3º lugar na competição.

O Clube de Educação Física e Desporto Escolar O Professor Sérgio Martins
Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Um Natal Engarrafado

Este ano, o Natal na Escola Básica de Azeitão foi engarrafado! As turmas do 2º ciclo dinamizaram a atividade do Plano de Atividades do Agrupamento: “NatalEmbelezamento do espaço escolar com elementos decorativos alusivos ao Natal”, com a criação de elementos bi e tridimensionais utilizando materiais recicláveis, tais como, garrafas de plástico de água e sumo, pacotes de leite.

Na escola queremos ser felizes e, para isso, temos que preservar o nosso planeta, o nosso habitat. Em vez de gastarmos mais recursos materiais ao planeta, numa época festiva em que se fomenta o consumo, optámos por reciclar ou reaproveitar.

Esta campanha deu o mote para a mesma atividade em diferentes cenários de aprendizagem, de acordo com as turmas do 2º ciclo, unificadores das ideias e das aprendizagens, menos excessiva, mais sustentável, mais saudável (no consumo de água e leite), com a utilização de cores em tons de dourados, que simboliza a luz, o ouro e as estrelas, a cor verde e vermelho que remetem às cores da nossa bandeira, para criar uma harmonia visual que se quis com impacto. Juntámos à estética a geometria; ao cálculo a medição; ao ambiente a sustentabilidade; à cidadania; à alegria e ao entusiasmo.

Os elementos decorativos foram expostos no Bloco A e tornaram este local num ambiente natalício mais sustentável, recheado de criatividade e harmonia.

Parabéns a todos os alunos do 2ºciclo que colaboraram neste projeto!

Nº47
As Professoras de Ed. Visual e Ed. Tecnológica de 2º Ciclo
de
Nº47
Agrupamento de Escolas
Azeitão

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Academia Ubuntu - Cabaz de Natal Solidário

Na Escola Básica de Azeitão, alguns alunos da academia Ubuntu vieram às salas de aula das turmas do 2º ciclo apresentar o projeto de Natal: Cabaz de Natal Solidário.

Após a apresentação desta iniciativa, os alunos das diferentes turmas decidiram contribuir para esta campanha que teve como objetivo reunir um cabaz de natal solidário por cada turma, para doar à famílias mais necessitadas dos alunos da escola e do concelho e/ou a uma instituição de solidariedade. Os alunos contribuíram com alguns bens alimentares e, para além da doação de alimentos, nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, criaram cabazes de Natal originais, a partir de uma caixa de cartão, com elementos decorativos criativos, para guardar os bens alimentares.

Com esta campanha, foi visível a vontade de partilhar, a cooperação e a criatividade dos alunos! Uma verdadeira demonstração de afeto de quem quer contribuir para uma causa tão importante nesta época do ano!

Nº47
As Professoras de Ed. Visual e Ed. Tecnológica de 2º Ciclo Agrupamento de Escolas de Azeitão Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Monstro ou Mascote Digital

Os alunos do 2º ciclo, nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, trabalharam durante este 1º Semestre para os Cenários de Aprendizagem sobre Segurança Digital, em diferentes turmas.

Realizaram um trabalho a nível visual e gráfico-plástico, a partir do nome de cada aluno, desenhando, recortando e pintando uma espécie de "Monstro ou Mascote Digital".

Este trabalho é de certa forma importante porque consiste em dar a entender a cada aluno, que cada um de nós, que tem acesso à internet, seja através do telemóvel, computador ou tablet, deixa uma pegada, ficando um rastro por onde passa (o histórico) e qualquer pessoa, através desse rastro, pode ter acesso aos seus dados que ficam registados online.

Para tal, cada aluno representou o seu próprio "Monstro ou Mascote Digital", a partir de uma folha de papel cavalinho branca A4, colocada na vertical, dobrando a folha ao meio, longitudinalmente, onde desenhou a partir da caligrafia do seu nome, as suas letras manuscritas. Contornaram à volta da letra, recortaram com a tesoura pela linha de contorno e depois abriu-se a folha, já recortada, criando-se uma forma simétrica que fez surgir na imaginação dos alunos uma variedade de formas de monstros e mascotes originais!

Assim, os alunos, a partir da sua criatividade e interesse, criaram a representação visual do seu monstro ou mascote digital, com os diferentes ícones que costumam utilizar no acesso à internet: facebook, instagram, youtube, wi-fi, whatsapp, smiles, entre outros.

Concluíram o trabalho com pintura a lápis de cor, canetas e marcadores de ponta fina.

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Os objetivos foram alcançados! Os alunos revelaram grande motivação e curiosidade ao fazer uma representação do seu registo histórico online, que representa a sua pegada digital e perceberam a importância de nos protegermos sem facultar os nossos dados pessoais a estranhos que estejam online na internet para não corrermos riscos desnecessários.

Este projeto foi trabalhado em conjunto com as disciplinas de Português, Cidadania e TIC, em diversos cenários de aprendizagem, onde os alunos pesquisaram e criaram diferentes trabalhos, frases e textos sobre o tema Segurança Digital e no final resultou numa bela obra artística, num quadro muito original!

Nº47
As Professoras de Ed. Visual e Ed. Tecnológica de 2º Ciclo Agrupamento de Escolas de Azeitão Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

PADDE – Equipa Educativa de 7º Ano

A ordem de trabalhos das várias reuniões da equipa educativa de 7º ano tem incluído momentos para a partilha de ferramentas no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Neste artigo, damos a conhecer algumas apresentadas pela nossa colega Sara Coutinho.

No dia 21 de fevereiro, na equipa educativa de 7º ano, a professora Sara Coutinho partilhou a sua experiência com o Intuitivo, uma plataforma de apoio no processo de avaliação.

Esta plataforma dispõe já de um banco de questões disponibilizadas por outros utilizadores. Cada professor poderá fazer a pesquisa de acordo com os seus critérios e usar essas questões na totalidade ou parcialmente. É possível adicioná -las a projetos nossos e, a partir desse passo, proceder à sua edição.

A plataforma Intuitivo dispõe de várias tipologias de exercícios, tais como: ligação, escolha múltipla, resposta aberta, preenchimento de espaços e legendagem de imagens.

Cada professor pode, naturalmente, criar os seus próprios instrumentos para recolha de informação, havendo, posteriormente, diversas formas de análise dos resultados dos alunos.

O retorno aos discentes também pode ser efetuado de diferentes modos. Uma das opções é exportar os instrumentos de recolha de informação com as respostas dadas por cada um, podendo os PDFs ser enviados aos alunos.

Também é viável criar uma versão para impressão, no caso dos alunos com dificuldade no acesso ao computador.

Entre os aspetos que podemos definir, aquando da criação destes instrumentos para recolha de informação, estão as formas de acesso por parte dos alunos e o tempo em que os mesmos estarão disponíveis. Além do mais, também se pode estabelecer que as questões apareçam numa ordem diferente, de discente para discente.

Ana Neves A Coordenadora da Equipa Educativa de 7º Ano, Ana Neves Os Membros da Equipa Educativa, Sara Coutinho e Ana Galrinho
Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

PADDE – Equipa Educativa de 8º Ano

Para fazer face à constante metamorfose digital, à semelhança de muitas outras escolas portuguesas, a EB de Azeitão tem vindo a estabelecer como prioridade a integração do Digital na rotina das aulas, de acordo com o seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADDE).

As turmas de 8ºano não são exceção. Tomando este Plano como uma ferramenta fundamental na adaptação e implementação das tecnologias digitais em contexto escolar, os alunos têm acedido, no seu processo de aprendizagem, a inúmeras ferramentas digitais, tais como: Escola Virtual, Aula Digital, Teams, Kahoot, Canva, Genially, Microsoft Forms, Intuitivo, Simuladores PhET e Mentimeter, com vista a uma aprendizagem abrangente, crítica e diversificada que vai ao encontro do perfil dos alunos de hoje em dia.

Dado que a partilha é uma prática deste agrupamento de escolas, as reuniões da equipa educativa do 8ºano não fogem à regra. Os docentes têm partilhado entre si diversas ferramentas e estratégias educativas. Realça-se, a título de exemplo:

- o ThingLink, uma ferramenta online que permite inserir imagens (em 2D ou 3D), adicionar legendas ou texto, anexar links que abrem diretamente vídeos, assim como possibilita realizar um banco de questões interativas;

- a plataforma Intuitivo, um banco de recursos avaliativos que permite facilmente diferenciar o processo de avaliação pedagógica dos alunos. Ambas as ferramentas apresentadas foram consideradas excelentes recursos pedagógicos e uma possível mais-valia. Aguardemos por mais partilhas!

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

PADDE – Equipa Educativa de 8º Ano

Nº47

No 1ºsemestre, os alunos das turmas do 8ºano trabalharam várias temáticas no âmbito do tópico aglutinador da Proteção Civil. Foram abordados temas como as catástrofes naturais, o que fazer em caso de uma situação de calamidade ou emergência, a segurança rodoviária. Os alunos realizaram diversos trabalhos de pesquisa em formato digital, refletiram sobre a mochila de sobrevivência e enquadraram as aprendizagens efetuadas também pela colaboração com o Clube de Proteção Civil através dos simulacros realizados na escola e a visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Setúbal nos dias 11 e 12 de janeiro.

Nas palavras de uma das alunas: “No decorrer da visita de estudo fizemos várias atividades. Começamos por visitar as instalações do quartel, tinham vários troféus, medalhas e equipamentos em exposição, depois um bombeiro ensinou-nos como apagar o fogo de uma botija de gás. A seguir, fomos aprender como fazem o suporte básico de vida e, logo de seguida, fomos sentir na pele como é ser um bombeiro, vestindo a sua farda e equipamento e aprendendo a utilizar uma mangueira. Nesta visita de estudo aprendi a valorizar a profissão de bombeiro. É uma profissão importante na ajuda à população.”

(

Inês Fryxell)

Agrupamento

de Escolas de Azeitão

Ficam algumas imagens como testemunho das aprendizagens desse dia:

A

Coordenadora de Equipa Educativa de 8º Ano
A Professora Célia Soares
Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

2.ª Tertúlia de Aprendizagem - Avaliação Pedagógica

O Programa ApoiaR do Projeto MAIA visa criar comunidades de aprendizagem (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo Algarve), constituídas por escolas «que partilham a preocupação ou a paixão» (Wenger, Wenger, Reid & Bruderlein, 2023, p. 11) pela avaliação pedagógica enquanto processo ao serviço do ensino e da aprendizagem. Cada escola participante tem um caminho já percorrido e aprendizagens realizadas, mas que poderão ser expandidos e melhorados, quer ao nível da avaliação pedagógica, quer ao nível organizacional, através de diferentes atividades de interação com outras escolas, tais como, tertúlias de aprendizagem, visitas presenciais e encontros regionais.

No passado dia 7 de fevereiro, o nosso Agrupamento, em conjunto com a Escola Secundária Pedro Nunes, fez a sua partilha sobre a «Construção de um referencial comum em relação aos critérios».

As Professoras Gisélia Piteira, Sofia Milheiro e Vanda Augusto
Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Workshop - Estratégias de debate para aulas dinâmicas

A convite da Direção–Geral da Educação, o Agrupamento de Escolas de Azeitão foi convidado para participar no Workshop 4 –“Estratégias de debate para aulas dinâmicas”, que decorreu no dia 8 de fevereiro.

Assim, no âmbito do Projeto-Piloto Manuais Digitais, realizámos a partilha de algumas das nossas práticas educativas com cerca de 300 participantes.

As Professoras Mª Clara Félix e Gisélia Piteira e o Professor Carlos Teixeira

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

No âmbito da celebração dos 50 anos da escola sede, que decorre este ano, os alunos da turma 9.ºE realizaram algumas entrevistas a Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicas, Docentes e à Diretora do Agrupamento.

Este mês, apresentamos a entrevista a duas professoras (Luísa Bonita (LB), professora de Físico-Química, e Natália Fidalgo (NF), professora de Francês).

1 - Pode dizer-nos há quantos anos está no ensino?

Luísa Bonita (LB): Há 37 anos.

Natália Fidalgo (NF): Há 34 anos.

2 - E há quantos anos trabalha nesta escola?

LB: A primeira vez, foi há 36 anos, um ano; agora estou há 27 anos, sendo que destes 27 anos, 7 anos estive num outro projeto fora da escola, mas pertencendo sempre a esta escola.

NF: Há 32 anos.

3 - Gostaríamos de saber o que a/o levou a concorrer para esta escola?

LB: Aproximação da residência.

NF: Tive de concorrer a nível nacional, então fiquei colocada na Margem Sul.

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

4 - Quais os aspetos positivos da nossa escola?

LB: O ambiente entre colegas e assistentes operacionais. Obviamente que a relação que é possível estabelecer com os meus alunos é muito importante para mim.

NF: Os aspetos positivos na escola são o convívio, alunos simpáticos, escola sem problemas muito graves.

5 - E o que se poderia mudar/melhorar?

LB: Se pudesse melhorava as condições dos espaços/salas de aula: janelas/ climatização.

NF: Se pudesse melhorar alguma coisa na escola seria mais disciplina e trabalho nos alunos atuais.

6 - Quais as principais diferenças entre a escola de hoje e a escola que conheceu quando aqui chegou?

LB: O mobiliário da escola de hoje é melhor; a escola não tinha equipamento informático e, apesar de hoje ter, está completamente obsoleto ou ultrapassado e nem sempre temos acesso à internet.

NF: As principais diferenças são os alunos, muito mais “amigos dos professores” e a integração da tecnologia.

7 - Nos dias de hoje, qual é o maior desafio da escola?

LB: O maior desafio é dar resposta a todos os processos burocráticos e preparar/dar as aulas, que é aquilo que mais gosto de fazer.

NF: O maior desafio da escola é «entrar» no mundo digital, pois ainda não aprendeu os recursos suficientes.

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

8 - Considera que os alunos, hoje em dia, são diferentes dos que conheceu no início da sua carreira? Por que motivo?

LB: Sim, há uma grande diferença. Os alunos, de um modo geral, eram mais responsáveis, mais educados e tinham um maior interesse pela escola. Hoje em dia, os alunos estão muito dependentes dos telemóveis e apresentam níveis de desconcentração muito elevados, o que me preocupa bastante.

9 - O que gostava de ver diferente na nossa escola?

LB: Gostava de ver os alunos a interagir nos intervalos de forma equilibrada/ saudável. Se pudesse, pedia que os telemóveis fossem recolhidos, pois ao longo dos anos assistimos a um número cada vez maior de processos disciplinares, sendo que o principal motivo são os telemóveis.

NF: O que gostava de ver diferente na nossa escola era melhores condições, salas melhores e melhor internet para trabalhar.

Agradecemos a todos a colaboração e o trabalho realizado na nossa escola!

A Professora de Português

Sofia Milheiro

As Alunas do 9ºE

Érica P.

Maria M.

Maria C.

Mariana T.

Sara F.

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Desporto Escolar

Concentração de Basquetebol

No passado dia 7 de fevereiro, realizou-se no pavilhão da Escola Secundária Mouzinho da Silveira a primeira volta da competição interescolar de basquetebol no escalão Infantis B (misto).

As escolas presentes em competição foram AE Mouzinho da Silveira, AE Álvaro Velho, AE Baixa da Banheira e AE de Azeitão.

A Escola Básica de Azeitão esteve presente com 17 alunos, do 5º ao 7º ano de escolaridade, e 2 alunos, como árbitros, do 8º ano.

Todos os alunos presentes mostraram-se motivados, tendo revelado em todos os jogos, as suas capacidades de colaboração, competitividade e, acima de tudo, o espírito do “fair-play” sempre presente.

Todos os alunos presentes nesta concentração estão de parabéns!

O Clube de Educação Física e Desporto Escolar

O Professor Pedro Costa

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Torneio de Queimado 2º Ciclo

No passado dia 16 de fevereiro, realizou-se, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Azeitão, o Torneio de Queimado com as turmas do 2º ciclo de escolaridade.

Os 5º anos disputaram o torneio no período da manhã e, no período da tarde, disputaram-se os jogos do 6º ano. Os alunos reponderam com uma forte adesão, sendo que todas as turmas do 5º e 6º ano participaram com 15 atletas cada.

O jogo do Queimado é um jogo de cooperação coletivo, que junta dois jogos, o futebol e o basebol, num só. O seu princípio é simples. Existe uma equipa que ataca e tem como objetivo principal chutar a bola e passar por todas as bases sem ser “queimado”. Se o atleta conseguir chegar ao fim das bases, pontua para a sua equipa. Por outro lado, temos a equipa que defende, que tem como objetivo fazer chegar a bola (após ter sido chutada) ao lançador, o mais rápido possível, de forma a conseguir apanhar um atleta adversário a meio das bases e conseguir “queimar” o colega.

As equipas vencedoras do torneio foram o 5ºE e o 6ºA. Todos os alunos participantes estão de parabéns!

O Conselho Curricular de Educação Física (2º Ciclo)
Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

PADDE – Departamento de Línguas

A ordem de trabalhos da reunião do Departamento de Línguas incluiu um momento para a partilha de ferramentas no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Neste artigo, damos a conhecer a ferramenta apresentada pela nossa colega Olga Sousa:

No dia 28 de fevereiro, na reunião do Departamento de Línguas, a professora Olga Sousa partilhou a sua experiência com o Book Creator, uma plataforma para a criação de conteúdos em sala de aula.

Ainda que haja uma versão paga, esta plataforma é bastante diversificada na versão gratuita e foi essa a base para esta apresentação.

Como a sua designação indica, é uma ferramenta para a criação de livros, acessível a partir de: https://bookcreator.com/. Depois de gerada uma conta, as configurações ficam ao critério de cada utilizador.

Nesta apresentação, foi abordada a criação de um livro interativo. Nesse processo, podemos incluir ficheiros áudio e imagens a partir do computador, bem como ligações para conteúdos externos, nomeadamente: documentos, questionários online, jogos, dicionários e vídeos.

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Os docentes podem aceder através da sua conta de professor e facultar uma ligação aos alunos, por meio da qual estes fazem a consulta e usufruem da interatividade do livro.

Uma proposta de trabalho interessante pode ser levar os discentes a criar o seu próprio livro, sendo que, para tal, o acesso será feito pela conta do aluno, num apelo à criatividade, à pesquisa, a uma aplicação prática de conteúdos (no caso, aspetos do funcionamento de uma língua estrangeira) e ao uso de ferramentas digitais, enquanto se processa a aprendizagem.

A Coordenadora de Departamento Senhorinha Vitorino Pela Líder Digital do Departamento, Ana Galrinho A Professora Olga Sousa
Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

PADDE em Ação

2ª Sessão de Trabalho do Plano de Mentorias do Projeto-Piloto Manuais Digitais

No âmbito do Plano de Mentorias do Projeto-Piloto Manuais Digitais, a nossa escola dinamizou, no dia 29 de janeiro, a segunda sessão de trabalho, que contou com a presença de professores dos Agrupamentos de Escolas de Palmela, de Santo André (Barreiro) e de D. João I (Moita), a embaixadora digital do Centro de Formação Ordem de Santiago, Eduarda Ferreira e um representante do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, o professor João Grácio.

Esta sessão de trabalho iniciou-se com a professora Adelaide Rodrigues a apresentar, em linhas gerais, o percurso que o Agrupamento tem efetuado e as medidas de promoção de sucesso educativo que tem mobilizado para dar resposta às necessidades de uma sociedade cada vez mais digital.

De seguida, o professor Luís Ornelas apresentou genericamente o Plano de Capacitação Digital (PADDE) do Agrupamento, dando ênfase a aspetos da sua planificação, organização e divulgação, e partilhou algumas estratégias usadas para envolver a comunidade educativa na implementação de algumas das ações definidas. Na sua comunicação, destacou a relevância que o PADDE, como instrumento de trabalho, e os manuais digitais, como ferramentas digitais, podem ter na concretização dos objetivos definidos no Plano de Ação do Projeto Educativo dos Agrupamentos.

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nesta sessão de trabalho, contámos também com a presença de dois alunos. A aluna Isabel Oliveiros, do 7º E, partilhou as opiniões da sua turma sobre o trabalho realizado com manuais digitais desde o ano letivo anterior, onde referiu as vantagens e desvantagens da utilização de manuais digitais nas aulas, os constrangimentos que condicionam a utilização deste tipo de ferramenta e as estratégias utilizadas pela escola, pelos alunos e pelos professores para minimizar esses constrangimentos. O seu colega de turma, Rafael Costa, falou sobre a sua experiência no que diz respeito à criação e registo de notas nos manuais digitais, mostrou como aceder a todas as notas pessoais e as vantagens e desvantagens da sua utilização e deu a conhecer outras ferramentas disponíveis em alguns manuais digitais.

Nº47

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Na segunda parte da sessão de trabalho, foi realizada uma visita à escola com o sentido de visitar algumas salas de aula e observar dinâmicas de trabalho com manuais digitais, prática pedagógica com recurso a planos de trabalho, a organização das salas em pequenos grupos de trabalho e os recursos tecnológico e digitais existentes.

Por último, o professor Carlos Teixeira apresentou a análise SWOT do trabalho realizado no 1º semestre, no âmbito do Projeto-Piloto do Manuais Digitais. Partilhou ainda estratégias e documentos utilizados por si, para gerir todo o processo de atribuição e divulgação do acesso aos manuais digitais, aos diretores de turma, aos alunos e encarregados de educação.

Para concluir a sessão de trabalho, foi realizado um balanço final, em grande grupo, onde foi dada relevância a algumas dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas que podem ajudar as diferentes escolas a melhorar o processo de utilização dos manuais digitais em sala de aula.

Os Professores Carlos Teixeira e Luís Ornelas e a Professora Gisélia Piteira

Nº47

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar..”

Paulo Freire Nº47
Agrupamento de Escolas de Azeitão Paulo Bonito Responsável Editorial
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.