Newsletter 7Partilhas nº46 - Fevereiro

Page 1


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Kit digital no 1º Ciclo Os alunos de 2º Ano têm utilizado com regularidade o seu kit digital realizando diversas atividades nas dinâmicas de sala de aula, como em projetos e Plano Individual de Trabalho (PIT). Têm utilizado diferentes recursos digitais, o wordpad, paint e paint 3D, realizado jogos em plataformas e programas educativos. No decorrer deste 1º semestre, o uso regular do computador tem permitido que os alunos explorem as suas competências digitais de modo a desenvolver a sua autonomia e criatividade ligando diferentes áreas do saber.


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Pela Equipa Educativa de 2º Ano A Coordenadora Teresa Maurício


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

PADDE em Ação 4º Ano

Ao longo do 1.º semestre, os alunos do 4.º ano têm vindo a realizar várias tarefas, no âmbito dos Cenários de Aprendizagem, da Oficina do 5@bER, recorrendo a várias ferramentas digitais, tais como: QuizEv, PDF editável, PowerPoint, Canva, Jogos Matemáticos, Oficina de Escrita, Padlet…

Após o términus de um tema, a professora propõe que façamos um QuizEv sobre o mesmo. Os Quiz são muito divertidos, mas fazem-nos pensar! No final ficamos a saber que pontuação tivemos e o que devemos continuar a estudar! QuizEv

Como somos finalistas, estamos a construir o nosso Livro de Finalistas, num PDF editável. Temos a certeza que vai ficar muito bonito! PDF editável

Jogos Matemáticos

Nas aulas de Matemática, usamos o Kit Digital para trabalharmos alguns dos contéudos, tais como: sequências, regularidades, a tabuada, através de jogos. Para tal usamos alguns sites: Hypatiamat, Os Coquinhos, Geogebra, entre outros.


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Na Oficina de Escrita, onde se usa o kit tecnológico para escrever histórias, umas vezes trabalham em grupo, outras a pares e por vezes individualmente. O objetivo desta Oficina de Escrita é desenvolver o gosto pela leitura e escrita e tentar superar algumas das fragilidades que a turma revela neste ponto. Ao longo do ano, será construído um livro de histórias digital da turma, que posteriormente será colocado no Teams, na equipa da turma, para assim todos terem acesso a todas as histórias. Nesta atividade usamos o Word e o PowerPoint online, através do Teams, para escrever as histórias e para ilustrar, usamos o Paint ou o Paint 3D. Alguns alunos vão pesquisar imagens na internet que ilustrem a sua história.


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Temos vindo a desenvolver vários trabalhos de Projeto, onde fazemos pesquisas na internet sobre os temas propostos, a pares ou individualmente. Trabalhamos essencialmente no PowerPoint e no Canva. Os alunos mostram-se muito interessados pelas atividades digitais.

Na Oficina do S@ber recorremos a suporte digital e fizemos a QuizÂngulos,”Qual o tamanho do ângulo?” onde em grupo, a turma participou neste desafio com entusiasmo. Manipulámos figuras, subtraímos e adicionámos valores para descobrir o tamanho dos ângulos. No final ganhámos todos…


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Aprender com o Robô Este projeto surgiu quando ouvimos a história "O Robô Voador", no dia do Pijama. Depois escrevemos, a pares, as nossas próprias histórias. Construímos tapetes com as nossas histórias, em grupo. Cada história era um jogo, cada jogo tinha regras e um objetivo e ainda, criámos um fato para o robô. Após finalizarmos os nossos tapetes, apresentamos o nosso trabalho aos alunos do 3.º e 2.º ano da nossa escola. Já combinámos que vamos ensinar a programar o robô aos alunos do 2.º ano. Foi muito divertido!


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Padlet da turma Ajudámos a construir um Padlet para a nossa turma. O Padlet é um sítio onde colocamos informação para trabalharmos, partilhamos os nossos trabalhos e podemos escrever a nossa opinião.

Trabalho desenvolvido pelas Turmas do 4.º Ano

A Coordenadora de Equipa Educativa de 4º Ano Antónia Félix


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Simulacro de Sismo

No dia 23 de janeiro, pelas 10:30, realizou-se um simulacro de sismo, na Escola Básica de Azeitão. O simulacro começou quando os alunos começaram a ouvir toques na escola. Depois das turmas terem ouvido esses toques, cada aluno teve de ir para debaixo da mesa e contar, em voz alta, o tempo indicado para o sismo e as suas réplicas passarem. Quando os alunos acabaram de contar, dirigiram-se para fora da sala, ao ponto de encontro, em fila indiana com a seguinte ordem: o delegado em primeiro, a turma no meio e o subdelegado e o professor(a) no final, para verificar que ninguém ficou na sala. A turma teve de seguir o delegado, de acordo com os caminhos propostos para cada bloco, para o ponto de encontro, o campo de educação física, e situar-se no local que foi destinado para o bloco. Assim que chegamos ao local, o delegado teve que dizer a um professor responsável pela presença dos alunos, quantos alunos estavam na sala, quantos alunos estão no campo e dizer se algum aluno estava em falta. No final do simulacro, os alunos ouviram um novo toque e tiveram que fazer, novamente, a fila indiana, e regressaram à sala de aula.


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Na minha opinião, realizar estes simulacros é muito importante, pois cada pessoa tem que saber como reagir e que atitude deve tomar durante um sismo, até porque, Portugal encontra-se numa zona de alto nível de sismo. Em suma, com a realização destes exercícios (simulacro), desenvolvemos competências de orientação, comunicação, responsabilidade a organização. Por isso, na minha opinião, realizar simulacros é muito importante.

O Aluno do 8ºC Miguel P.


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Exposição “Os primeiros povos da Península Ibérica”

Na disciplina de História e Geografia de Portugal, todas as turmas, do 5º ano de escolaridade, realizaram trabalhos sobre as comunidades recoletoras e agropastoris. Na Biblioteca Escolar foram expostos os trabalhos dos alunos, do dia três de até ao dia dezanove de janeiro de 2024. Os alunos fizeram os trabalhos em forma de maquete, com materiais que tinham em casa: cartão, cartolina, papel, alumínio, cola, barro, palitos, esferovite, garrafas, legos, tampas, ráfia, plantas, tintas, arames, pedras, pellets, plasticina… Quando a exposição abriu ao público, os alunos e os pais dos alunos foram convidados a visitá-la. Também foi feito um PowerPoint com todos os trabalhos, que foi colocado no Teams, para que todos os pudessem ver. Os trabalhos foram realizados para melhorar as aprendizagens dos alunos neste tema. A exposição ficou muito bonita e criativa, com todos os trabalhos expostos. Os alunos esforçaram-se muito para os criar, foi uma experiência boa e valeu a pena o esforço. Agradecemos à Biblioteca Escolar e às professoras Paula Pinheiro e Ana Galrinho na organização e montagem da exposição! Texto Coletivo do 5ºA


Nº46

Agrupamento de Escolas de Azeitão

A Matemática no Natal

O Natal de 2023 na Escola Básica de Azeitão foi matemático! As turmas do 3º ciclo dinamizaram a atividade do Plano de Atividades do Agrupamento (PAA) “A Matemática no Natal”, com a criação de estrelas temáticas utilizando materiais recicláveis e conceitos matemáticos. As estrelas foram expostas à entrada do Bloco A, impregnando este local num ambiente natalício e recheado de criatividade. A exposição encerrou no dia 9 de janeiro de 2024, logo a seguir ao Dia de Reis, com a eleição, por parte de um júri, das três melhores estrelas, às quais foram atribuídos prémios simbólicos. 1º lugar – 8ºH / 2ºlugar – 8ºH / 3º lugar – 7ºE

As Professoras do Conselho Curricular de Matemática Sofia Sá e Vera Rossa


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Bibliotecas Escolares de Azeitão Balanço do 1º Semestre de Atividade

As Bibliotecas Escolares são um espaço aberto ao Agrupamento de Escolas de Azeitão e, como tal, têm diferentes facetas na sua atividade. Temos como objetivo promover o gosto pela leitura. Gostamos, ainda, de incentivar o gosto pelas expressões plásticas, pela escrita, pela pesquisa, pela descoberta e pelo uso de metodologias diversificadas. É por essa razão que procuramos ir ao encontro de vários projetos, tendo sempre em mente aumentar a oferta que proporcionamos aos alunos, pessoal docente e não docente.

Figura 1 - Texto de uma aluna

Fazemos aqui um breve balanço das iniciativas que, desde o início do ano letivo, foram promovidas por ou decorreram no espaço da Biblioteca Escolar: - formação de utilizadores; - sessões de cinema temáticas; - exposições de livros temáticas;


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

- comemorações de efemérides / quadras especiais; - decoração de espaços, de acordo com ocasiões específicas; - encontros com autores; - encontros com contadores de história; - leituras de contos / histórias por alunos, pessoal docente e não docente; - exploração de histórias / contos / canções, com desenvolvimento posterior de atividades; - promoção de concursos, com destaque para: Saber Mais (incluindo a criação de um logótipo); Crazy Shoes (em contexto de cenário de aprendizagem); Miúdos a Votos; - Feira do Livro de Natal; - sessões com a Amnistia Internacional e divulgação da iniciativa Maratona de Cartas; - sessões sobre a questão do Holocausto; - preparação do projeto Leituras d’Oriente – Uma viagem ao Japão; - divulgação de recursos diversos; - divulgação de trabalhos de alunos, principalmente os decorrentes da leitura e da escrita; - exposições de trabalhos de alunos, em articulação com diversos conselhos curriculares; - iniciativas promovidas por diversos conselhos curriculares / setores do Agrupamento de Escolas de Azeitão. De referir que, também neste intervalo de tempo, as professoras bibliotecárias, outros membros da equipa e professoras colaboradoras fizeram formação sobre uma faceta importante das Bibliotecas Escolares: o desenvolvimento de canais de comunicação com a comunidade em que estão inseridas. Deste modo e para além do nosso espaço físico, também é possível a comunidade ir acompanhando o nosso trabalho no site das Bibliotecas Escolares e nas redes sociais: Site da Biblioteca Escolar https://bibliotecas-escolares-deazeitao.webnode.pt/;


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

- Facebook da Biblioteca Escolar – https://www.facebook.com/beazeitao; - Instagram da Biblioteca Escolar- https://www.instagram.com/ bibliotecaescolarazeitao/. - Seguem-se alguns dados estatísticos do alcance da página de Facebook e do site das Bibliotecas Escolares de Azeitão, no último mês:

Facebook

Site

A Equipa das Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas de Azeitão


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

PADDE – Equipa Educativa de 7º Ano

A ordem de trabalhos das várias reuniões da equipa educativa de 7º ano tem incluído momentos para a partilha de ferramentas no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Neste artigo, damos a conhecer algumas apresentadas pelo nosso colega Pedro Palhano. Criação de rubricas na plataforma TEAMS Avaliação de tarefas no TEAMS recorrendo a rubricas Ao concebermos uma tarefa na plataforma Teams, é possível criar rubricas, ou seja: descritores de desempenho. Estas rubricas podem ser adaptadas às aprendizagens que estão em avaliação e às características de cada disciplina. São uma forma prática de dar retorno aos alunos e encarregados de educação, relativamente ao trabalho efetuado, com a vantagem de poderem ser reutilizadas. As rubricas facilitam, ainda, o processo de autoavaliação por parte dos discentes que, tomando conhecimento dos descritores de desempenho para cada nível, poderão facilmente posicionar-se e ter uma noção de como podem melhorar / desenvolver o seu trabalho. Passos gerais a seguir:

- Na equipa, selecionar Tarefas; - Selecionar Criar > Atribuição; - Selecionar Adicionar rubrica > + Adicionar rubrica; - Feita a rubrica, selecionar Anexar; - Finalmente, selecionar Atribuir.


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

Criação de imagens com inteligência artificial com a ferramenta

“criador de imagens” da Microsoft A Microsoft tem uma ferramenta – Image Creator, que permite criar imagens, recorrendo à Inteligência Artificial. Para tal, será necessário utilizar o browser Microsoft Edge. A imagem é criada em função das indicações que dermos. Quanto mais detalhes fornecermos, mais pormenorizada será a imagem que podemos criar. Pode ser uma ferramenta útil, na medida em que é passível de ser adaptada às aprendizagens das várias disciplinas.

As Professoras Ana Neves (Coordenadora da Equipa Educativa) Pedro Palhano (Membro da Equipa Educativa) Ana Galrinho (Membro da Equipa Educativa)


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

No âmbito da celebração dos 50 anos da escola sede, que decorre este ano, os alunos da turma 9.ºE realizaram entrevistas a assistentes operacionais, assistentes técnicas, docentes e à Diretora do Agrupamento. Este mês, apresentamos a entrevista a três assistentes operacionais. 1 - Há quantos anos trabalha nesta escola? Ana Rebelo (AR): Desde 2010. José Soares (JS): Desde 1984. Teresa Silva (TS): Trabalho nesta escola, há cerca de 20 anos.

2 - O que a/o levou a concorrer para esta função? AR: Desde muito jovem que gosto de trabalhar com crianças, com jovens. JS: Na altura, estava desempregado e foi através da Segurança Social. TS: Eu, na altura, concorri para a escola, pois precisava de dinheiro para ajudar a minha família e também sempre gostei muito de estar com crianças. 3 - Gosta do contacto direto com os alunos? AR: Gosto muito. JS: Gosto. TS: Sim.


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

4 - Quais os aspetos positivos da nossa escola? AR: Tem muitos …mas também está muito velhinha e precisava de obras. JS: Globalmente, tudo. TS: A escola tem mudado para melhor, no ensino… a única coisa que eu acho que prejudicou, um bocadinho, foi a liberdade com os telemóveis, os alunos deixaram de ser tão sociáveis, como eram antes. 5 - E o que se poderia mudar/melhorar? AR: Pavilhões novos, com melhores condições, janelas, portas, muitas coisas. JS: Basicamente, os edifícios. Mudava a constituição de alguns edifícios da escola, nomeadamente a entrada e a saída aqui da escola, assim como a portaria. TS: Os pavilhões deviam ser melhorados e os alunos também deviam melhorar um bocadinho. 6 - Pode descrever-nos um dia de trabalho? AR: Geralmente, o meu dia do trabalho é chegar aqui limpar salas, limpar casas de banho, orientar os alunos nos intervalos e ao fim do dia, deixar as salinhas limpas para o dia seguinte. JS: Intenso. 7 - Nos dias de hoje, qual é o maior desafio da nossa escola? AR: Não sei. JS: Para mim, o maior desafio da escola é fazer com que os alunos percebam que a escola não é para educar, mas sim para ensinar. Que aproveitem bem este espaço e que respeitem quem trabalha na escola e os amigos/colegas. TS: Não vou responder a essa questão.


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Nº46

8 - O que gostava de ver diferente na nossa escola? AR: Era uma escola nova, com melhores condições para todos. JS: Talvez os alunos serem mais educados. TS: Os alunos, atualmente, são diferentes. Dantes, tinham mais respeito pelos adultos, por eles próprios e interessavam-se mais pelo estudo. Hoje, só se preocupam com o telemóvel, já não há tanto respeito e está tudo mais facilitado. Eu gostava que todos se esforçassem, tivessem interesse e sucesso na escola para arranjarem um bom trabalho e serem o orgulho da família. Agradecemos a todos a colaboração e o trabalho realizado na nossa escola!

A Professora de Português Sofia Milheiro

As Alunas do 9ºE Beatriz C. Cassandra F. Constança C. Frederico R. Samuel M.


Agrupamento de Escolas de Azeitão

Responsável Editorial

Paulo Bonito

“A função da educação é

ensinar a pensar intensamente e pensar criticamente. Inteligência mais caráter: esse é o objetivo da verdadeira educação.”

Martin Luther King Jr.

Nº46


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.