O MEIO MAIS UTILIZADO PARA A COBERTURA JORNALÍSTICA INTERNACIONAL DO CASO TSUNAMI NO JAPÃO

Page 15

14

uma infraestrutura precária de comunicações. Pois suporíamos errado. O jornalismo nasceu, isto sim, sob a forma de jornalismo internacional, com o formato de coleta e difusão de notícias produzidas em terras distantes. (NATALI, 2004, p. 23)

Segundo Natali (2004), os primeiros periódicos foram criados durante a ascensão burguesa da Europa nos séculos XVII e XVIII, que tinha a necessidade de obter notícias sobre o estrangeiro, a fim de gerenciar os negócios internos. O jornalismo, afirma, nasce com o newsletter de circulação interna da Casa Függer (do banqueiro Jacob Függer, 1459-1525), com informações externas relevantes para orientar seus negócios. Estes boletins noticiosos, produzidos por uma “rede de agentes da casa bancária” de Függer, informavam sobre “a cotação de determinadas mercadorias nas feiras” comerciais urbanas, bem como “conflitos regionais” e seus efeitos sobre “o risco de tráfego pelas estradas, as cotações dos pedágios nas alfândegas senhoriais ou o preço das apólices de seguro”. Segundo Natali, “ali estava o embrião do jornalismo econômico e político, voltado para assuntos internacionais”. (IDEM, 2004, p. 21) No século XIX os jornais já eram amplamente difundidos na Europa, nos Estados Unidos e em determinados países, como o Brasil, e com o avanço de tecnologias, as notícias do mundo todo ganharam aliados na propagação das informações. Começaram a serem formadas as primeiras agências de notícias, inicialmente como associações entre jornais para cobrir eventos de grande relevância, como guerras e revoluções. Os primeiros conflitos a receber amplas coberturas jornalísticas foram a Guerra da Criméia e a Guerra Civil dos EUA. Portanto, afirmar que o Jornalismo Internacional teria nascido apenas no século XIX, quando “em Londres os periódicos impressos ampliavam sua área geográfica de interesse e de cobertura em razão da expansão do império colonial britânico” e, nos EUA, o noticiário internacional se ampliava porque “imigrantes enriquecidos tinham uma visão mais metropolitana do mundo e criavam uma demanda específica por informações, sobretudo as que tinham origem na Europa” é no mínimo impreciso. (NATALI, 2004, p. 19) (...) O jornalismo impresso – e o jornalismo internacional, que nos primórdios do jornalismo era o único tipo de jornalismo conhecido – não nasceu com o capitalismo. O mercantilismo já precisava dele e foi por isso que o criou. Ocorreu, na época mercantil, o florescimento rápido dessas folhas de notícias impressas que eram vendidas a quem quisesse comprar e não mais circulavam dentro de um mesmo conglomerado comercial e financeiro (…). (NATALI, 2004, p.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.