Page 1

Você no GTT

Ano I Nº03

4

Dicas de Lazer - O NATAL EM SÃO PAULO SHOW DAS ÁGUAS DO IBIRAPUERA E MUSEU DOS TRANSPORTES

Avanços Tecnológicos em Sistemas Metroferroviários

Profissionais que Ajudam a Construir o Grupo Trends

OUTUBRO/NOVEMBRO 2010

Nesta edição, vamos falar de uma pessoa que nasceu em Gandú, cidade próxima a Ilhéus na Bahia e tem 3 irmãos. Com 6 meses de vida, veio com seus pais para São Paulo, onde vive nos dias de hoje. Foi a mais votada na enquete que escolheu a próxima pessoa a participar no Você no GTT.

Diversão DESCUBRA AS 7 DIFERENÇAS ENTRE AS IMAGENS

Fique Por Dentro

Coluna do Peter

Arquivo Central do GTT

As últimas décadas foram pródigas em avanços tecnológicos no transporte sobre trilhos, tanto na sua concepção e implantação, quanto na produção de seus equipamentos e nos seus processos operativos.

Saiba quem é!

>

Show das Águas do Ibirapuera - uma ótima opção para o Natal O Ibirapuera está para a cidade de São Paulo assim como o Central Park está para Nova York nos Estados Unidos. Foi inaugurado em 1954, durante as comemorações dos 400 anos da capital paulista. Com 1,6 milhão de metros quadrados de área, o parque fica no coração da metrópole e cumpre sua função para a qual foi planejado: o de ser um local de lazer e recreação. Feiras, exposições, museus, restaurantes, shows e outras atividades recreativo-culturais dominam a intensa programação que o Ibirapuera oferece, tudo cercado por muito verde. E no Natal, apresenta o famoso e emocionante Show das Águas. Com início no dia 23 de novembro até o dia 06 de janeiro de 2011. As apresentações são gratuitas e ocorrem em dois horários às 20h:00 e às 20h:30min. O Estacionamento é no portão 3. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° Ibirapuera Fone: (11) 5574-5177.

fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano. Lá é possível observar raridades como o primeiro bonde a circular no Brasil em 1859 e o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Inaugurado em 1985, a atração é iniciativa do exfuncionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, Gaetano Ferolla. Ao longo do tempo a coleção foi enriquecida por doações de colecionadores e instituições. São elas as responsáveis por evocar a aura romântica da cidade no século XIX. A década de 20 é lembrada nos bancos e luminárias e até um bonde de areia que ficam no jardim de entrada. Já o ônibus “Double Decker”, inspirado nos famosos ônibus londrinos de dois andares, leva o visitante aos anos 80, época em que circulou pelas ruas de São Paulo

Ano I

Nº03

OUTUBRO/NOVEMBRO 2010

Serviço Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé

O GRUPO TRENDS TECNOLOGIA em Bucaramanga na Colômbia

Horários: de terça a domingo, das 9h às 17h. ENTRADA FRANCA.

MUSEU DOS TRANSPORTES

Tel.: 3315-8884 (visitas monitoradas)

O Museu dos Transportes Gaetano Ferolla proporciona uma volta ao passado. São sete veículos, cerca de 1.500

www.sptrans.com.br/museu

As empresas do Grupo Trends Tecnologia, Trends Engenharia, Atex e Serviços Digitais, estão envolvidas desde 2007 no projeto Bucaramanga, na Colômbia. O empreendimento consiste na implantação, através de recursos administrativos, tecnológicos e organizacionais, da integração de todos os sistemas especializados de gestão e controle do sistema de transporte, e agentes do Metrolínea, também chamado de Simlínea.

Mural do RH ÉTICA NO TRABALHO Ética no trabalho é uma preocupação constante e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral, o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são antiéticos. ? Seja honesto em qualquer situação; ? Nunca faça algo que você não possa assumir em público; ? Seja humilde, tolerante e flexível; ? Trabalhe em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando as situações sem julgamentos precipitados ou baseados

em suposições; ? Dê crédito a quem merece; ? Seja pontual aos compromissos marcados; ? Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar alguém sem a mesma estar presente. Se tiver de corrigir ou

repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara;

SOLUÇÕES

PIADA

Descubra as 7 diferenças entre as imagens

Os dois bêbados andam pela estrada de ferro, passinho por passinho, dormente por dormente. De repente, um se vira pro outro e diz:

? Respeite a privacidade do vizinho, não se intrometa em conversas alheias. É proibido mexer na mesa, nos

- Diabo de escada comprida, hein, compadre?

pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete;

Dicas de Lazer

- Pior não é isso!! Pior é esse corrimão baixinho desse jeito!

O Natal em São Paulo

? Ofereça apoio aos colegas; ? Faça o que disse e prometeu;

O Ibirapuera apresenta neste Natal o famoso e emocionante Show das Águas. Com início no dia 23 de novembro até o dia 06 de janeiro de 2011.

? Passe a responsabilidade de um trabalho para quem é competente na área.

Essas são apenas algumas regras de ética profissional. O manual completo será em breve afixado no mural.

EDITORIAL

Espaço do Leitor UM BOM ADVOGADO É UM HOMEM DE PALAVRA... >

Fábio Santana - Advogado Jurídico GTT

Urbano e Fábio fizeram uma aposta no jogo em que Corinthians e Palmeiras se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, no dia 24 de outubro de 2010. Fábio, palmeirense, garantiu que vestiria a camisa do Timão caso o Verdão perdesse, e não deu outra, o alvinegro venceu o alviverde por 1 a 0 e Fábio cumpriu a promessa. E para provar, o corinthiano Urbano ainda fotografou a cena! Como dissemos: um bom advogado é um homem de palavra.

Mensagem de Final de Ano

Confira em Dicas de Lazer.

Este, sem dúvida, é um momento maravilhoso, de pausa e de reflexão. Chegamos ao final de mais um ano, em cujo percurso ficaram as marcas de muitos esforços e de muitas contribuições. Sentimos-nos confortados pela convicção de que não vacilamos diante dos desafios e das diretrizes traçadas. Somos vitoriosos, pois estamos não somente encerrando um período, mas principalmente porque estamos projetando ações para o futuro. Fruto da união, da colaboração e da compreensão de uns para com os outros. Essa caminhada até aqui nos motiva e nos impulsiona a buscar novos horizontes e a trabalhar cada vez mais para o desenvolvimento, engrandecimento e reconhecimento do Grupo Trends no mercado brasileiro e internacional. Permaneçamos juntos, pois somente assim materializaremos nossos sonhos!

Mural do RH

Ética no Trabalho

FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO! GTT

EXPEDIENTE Conselho Editorial: Paulo Borges, Peter Alouche, Marcus Fumagalli e Daniel Claper. Direção de Arte: Daniel Claper. Diagramação: Daniel Claper e Edvan Pereira. Produção Editorial: Renata Cabral. Assistente Editorial: Juliana Luizetto. Redação: Neuber Fischer. Revisão: Evelyn Nakano e Neuber Fischer. Impressão: Adex Gráfica Sugestões: comunicacao@grupotrends.com.br

>

Aconteceu - Trends e AnsaldoSTS no evento Negócios nos Trilhos 2010

Ética no trabalho é uma preocupação constante e mesmo quando não há um código específico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral, o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os que ferem princípios ou são antiéticos.


Ano I Nº03

2

3

OUTUBRO/NOVEMBRO 2010

>

Coluna do Peter

Matéria da Capa - A Tecnologia em Benefício do Público

AVANÇOS TECNOLÓGICOS EM SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS

A segurança no embarque e desembarque dos trens tem sido substancialmente incrementada graças às Portas de Plataforma que a TRENDS fornece com pioneirismo ao Metrô de São Paulo. Para elevar o nível de desempenho operacional, a condução automática dos veículos foi introduzida nos metrôs, prescindindo da ação do operador. A TRENDS participa desse processo com o fornecimento do sistema de Transmissão de Dados (STD). A segurança pública contra o vandalismo, criminalidade e terrorismo também tem sido fator de introdução de novas tecnologias, com modernas centrais de supervisão e monitoramento, como a fornecida pela TRENDS ao Metrô de São Paulo.

A aplicação de novos recursos tecnológicos é cada vez maior, com a venda automática de bilhetes, o uso de cartão “smart card”, a bilhetagem integrada entre os modos, a vídeo-supervisão, o telecomando e a circulação da informação. A TRENDS, com seus validadores e máquinas automáticas de atendimento tem participado ativamente dessa evolução em sistemas metroferroviários (como Metrô SP) e de ônibus (como SPTrans). Nas estações tornadas “inteligentes”, o automatismo também está muito presente. Exige-se que haja uma perfeita integração física, operacional e tarifária entre todos modos de transporte, com facilidades e informações para os usuários escolherem rapidamente seu destino. A tecnologia da TRENDS está presente nos terminais de ônibus de Santo Amaro e Sacomã. O futuro da tecnologia e operação no transporte sobre trilhos está delineado e vai de encontro às necessidades do mundo moderno. Para conseguir implantar com harmonia todas as novas tecnologias, é necessário que as empresas se adaptem na sua organização e no treinamento de seu pessoal operativo e de manutenção. Uma das consequências de todos esses requisitos técnicos e tecnológicos é a necessidade de uma ampla revisão na formação contínua dos recursos humanos das empresas. Esta deverá ser uma prioridade no Grupo TRENDS.

Algenita Andrade de Melo A colaboradora retratada na terceira edição do GTT News é a Fia, copeira, começou na Trends em 2007 e é uma das funcionárias mais queridas do Grupo. Filha de Gonçalo e Júlia, Fia nasceu em Gandú, na Bahia e tem três irmãos. Com seis meses, veio para São Paulo, onde vive há 37 anos. Morou em Guaianazes com a sogra por 18 anos e hoje vive na própria casa, em Ferraz de Vasconcelos, com o marido Adalto, com quem é casada há 23 anos e os filhos Henrique de 17 anos, que também trabalha no GTT, no almoxarifado e o caçula Guilherme de 6 anos. O filho mais velho Maurício, é casado com Tamires, que também trabalha no Grupo, na SD Benefícios. Nas horas vagas: Ficar em casa curtindo a família e cozinhando. Cozinhar é meu hobby

Conheça um pouco mais da colaboradora Algenita Andrade de Melo em nosso BateBola:

Uma qualidade: Simpatia e Alegria

No RG: Algenita Andrade de Melo

Um defeito: Acho que não tenho

Quantos carnavais? 37

Melhor amigo: Jesus Cristo. Mas tenho muitos colegas, como a também copeira Francineide

Apelido: Fia Animal de estimação: Não tenho animal de estimação

O futuro: Gostaria de estudar nutrição porque adoro cozinhar, ou pedagogia, sou apaixonada por crianças

Esporte favorito: Volêi, esporte que pratiquei quando O Grupo Trends... Quando entrei na Trends há três mais jovem anos, fui contratada como faxineira, fiquei por oito Time do coração: Palmeiras, a família toda é meses e depois fui dispensada, mas depois de cinco palmeirense meses, graças ao Sr. Francisco Oliveira, que me Comida favorita: Feijão tropeiro chamou de volta, eu retornei à empresa, agora como Viagem inesquecível: São duas, Barra Bonita e Águas copeira, função que exerço há dois anos. Eu gosto de Lindóia, ambas cidades estâncias. Viagens que fiz há muito de trabalhar na Trends, me dou bem com todos. Trouxe até meu filho Henrique e minha nora Tamires cerca de 10 anos para trabalharem aqui. Estou muito feliz. Filme favorito: Uma Linda Mulher e A Lagoa Azul

O GRUPO TRENDS TECNOLOGIA em Bucaramanga na Colômbia A infraestrutura para a mobilidade no espaço público tem sido ponto de relevante importância e diferencial de grandes cidades do mundo, frente a outras que não tem feito planejamento para essa área e onde tem reinado a improvisação. O plano e a execução de obras visionárias, como o Sistema de Transporte de Massa – Metrolínea, colocam Bucaramanga, na Colômbia, em posição de destaque no que diz respeito ao transporte.

Livro predileto: A Cidade do Sol de Khaled Hosseini

Fique Por Dentro

O Grupo Trends, mais precisamente as empresas Trends Engenharia, Atex e Serviços Digitais, está envolvido, desde 2007, no projeto Bucaramanga.O empreendimento consiste na implantação, através de recursos administrativos, tecnológicos e organizacionais, da integração de todos os sistemas especializados de gestão e controle do sistema de transporte e agentes do Metrolínea, também chamado de Simlínea.

Bom Saber

O ARQUIVO CENTRAL DO GTT O Grupo Trends está implantando o Arquivo Central e concedeu esta tarefa ao senhor Assis Benites. A implantação está em fase inicial, são muitos papéis encaixotados que precisam ser organizados. O primeiro passo é a separação dos documentos que precisam ser arquivados e os que podem ser descartados. Depois, deve ser iniciada a catalogação digital de tudo o que será conservado. A separação será por assunto, ordem alfabética e numeração das pastas.

organizado, o acesso será restrito e apenas o arquivista poderá circular pelo arquivo. Ele também será o responsável por encontrar e controlar o fluxo dos documentos quando solicitado por algum departamento ou colaborador do Grupo Trends. > Assis Benites - tarefa nada fácil para organizar o acervo

O ambiente onde está sendo instalado o Arquivo Central fica no primeiro piso, próximo à recepção. Para a conservação do material, devem ser instaladas prateleiras, desumidificadores e extintores, além do recinto necessitar de boa iluminação, ventilação e dedetização.

Um estudo da Sociedade Americana de Câncer comprovou que não basta praticar atividades físicas se ao longo do dia a pessoa passa muitas horas sentada, sem se movimentar. Segundo os médicos envolvidos na pesquisa, a ligação entre o tempo sentado pode ser o responsável pela obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. O mesmo se dá com jovens que gostam de passar horas do dia sentados em cadeiras e sofás.

. Neste caso, a prática da ginástica laboral é perfeita, pois existem exercícios fáceis que podem ser realizados em pouco tempo durante o expediente.

No consórcio vencedor da licitação, intitulado

‘‘

Ao todo, o sistema inaugurado em 2009 possuirá, no final das 3 fases, o total de 354 ônibus, 23 estações, 2 de transferência, 4 terminais e 5 pátios. O Metrolínea transporta diariamente, desde o início de 2010, cerca de 70 mil pessoas.

Transporta 70 mil pessoas

Para garantir a segurança do Grupo Trends, desde o dia 1º de novembro, uma nova equipe especializada, agora da Gocil, ocupa as portarias da empresa. Desde então, somente está autorizada a entrada e permanência no GTT de pessoas identificadas com crachá e os veículos, ao entrarem e saírem do estacionamento, passam por vistoria visual. A portaria 1, na Rua Sérgio Tomás, funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados das 7h ao meio dia. Já a portaria 2, na Rua Anhaia, funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana. Solicite o seu crachá à Gestão de Pessoas.

O Grupo Trends, em parceria com o SESC, ofereceu gratuitamente, aos contratados em regime CLT a carteirinha que permite o acesso aos clubes. Sendo assim, os funcionários do GTT passam a usufruir das instalações e opções de lazer oferecidas pelo SESC.

BOAS PRÁTICAS NA COMPOSIÇÃO DO E-MAIL

Não escreva mensagens com todas as letras

Acesse o site www.sesc.com.br e confira as atrações oferecidas pelo SESC. > SESC Pompéia - Rua Clélia, 93 - Pompéia - São Paulo - SP

Realizada pela Revista Ferroviária, a feira é considerada a maior exposição do setor na América Latina e contou com a presença de empresas, autoridades e profissionais de diversos países. O objetivo do evento é fortalecer as marcas das empresas participantes, gerar novas oportunidades de negócios, estabelecer networking com o público-alvo, lançar novos produtos e serviços, e realizar apresentações técnicas.

Espaço do T.I.

Releia a mensagem antes de enviar: evite

SESC

A Trends Engenharia e Infraestrutura, em parceria com a AnsaldoSTS, participou da 13º edição da feira Negócios nos Trilhos 2010. O evento aconteceu de 09 a 11 de novembro, no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, em São Paulo.

Fonte: www.bemstar.globo.com

mensagens com erros gramaticais e ortográficos. Esse procedimento possibilita identificar se o texto está coerente e compreensível ou até mesmo avaliar se aquela mensagem deve mesmo ser enviada. A palavra escrita parece ter mais peso que a falada. Se a intenção não é ser mal interpretado pelo seu interlocutor, conversar ao telefone é uma forma mais diplomática de contornar uma situação delicada; maiúsculas ou em vermelho: eletronicamente significa que o remetente está gritando. A interpretação desse tipo de e-mail pode gerar desconforto ao interlocutor e

As obras são parte fundamental do projeto de transporte de massa e todo trabalho tem sido feito para garantir a eficiência do Sistema. “METROLINEA nos mueve” afirma o slogan deste importante projeto. A mensagem mostra que a cidade cresce e não só convida o povo colombiano a se mover de forma rápida e confortável, como buscar as coisas grandes para as famílias, empresas e para a cidade.

Trends em parceria com AnsaldoSTS no evento

. Evite ficar na mesma posição durante o trabalho. A cada hora a pessoa deve levantar-se, ingerir água e caminhar um pouco pelo escritório;

Apesar de prático e acessível, erros e gafes são comuns com o mau uso do e-mail. Isso pode resultar em dor de cabeça, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Para evitar esse tipo de problema, damos algumas dicas para o melhor uso do correio eletrônico:

O Metrolínea, como sistema integrado de transporte massivo, impactou positivamente o nível de vida dos habitantes de Bucaramanga e especialmente no ambiente dos negócios, na medida em que se gera confiança, ordem, cultura e cidadania na comunidade.

Negócios nos Trilhos 2010

. Colocar o alongamento diariamente em sua rotina. Espreguiçar-se durante alguns minutos ao acordar fortalece a musculatura e ajuda a manter a coluna ereta;

Segurança: Cara Crachá

Os interessados devem procurar a Gestão de Pessoas para mais informações.

. Ao sentar-se, apóie a coluna no encosto da cadeira, procurando mantê-la ereta;

O projeto foi dividido em três fases, a primeira consistiu na implantação dos sistemas de comunicação, controle de frota, monitoramento de imagens - CFTV, informações e atenção aos usuários. As demais fases se referem à ampliação do sistema como aumento de frota, número de estações, pátios e terminais. Todos os sistemas já estão implantados e operantes.

354 ônibus 23 estações 2 de transferência 4 terminais 5 pátios

O sedentarismo prejudica a coluna e provoca dores lombares. Para evitar a má postura no trabalho, os ortopedistas dão as seguintes dicas:

A missão de organizar todo o acervo é grande, serão necessários pelo menos três meses. Depois de tudo

O uso do crachá é obrigatório, indispensável e deve ficar visível.

SEDENTARISMO NO TRABALHO PODE PROVOCAR DOENÇAS

Transportes Inteligentes S.A. – T.I.S.A., além do GTT, estão envolvidas as empresas Campollo S.A. e APB Prodata. A equipe Trends Brasil em Bucaramanga é liderada por Thamar Akim – Gerente de Projetos e Alfredo Moriya – Coordenador de Instalações.

‘‘

As últimas décadas foram pródigas em avanços tecnológicos no transporte sobre trilhos, tanto na concepção e implantação, quanto na produção de equipamentos e operação. Houve progressos na construção das infraestruturas, na fabricação do material rodante, nos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, bilhetagem, sistemas de arrecadação e nos equipamentos complementares. Por parte das empresas operadoras também houve avanços nos métodos administrativos, na operação dos sistemas e nas práticas de manutenção. Houve uma verdadeira revolução nas estruturas para aprimorar a gestão e reduzir os custos.

situações delicadas; Só responda a todos se for realmente necessário: ao ser convocado para uma reunião onde existam mais participantes, responda somente ao solicitante sobre a sua presença. Somente ele precisa da sua resposta; Sempre preencha o campo assunto: nele deve conter a ideia principal do e-mail, contudo não pode substituir o corpo da mensagem. Um assunto claro ajuda o destinatário a se preparar para o que vem e priorizar a ordem de leitura.

Acreditamos que essas sejam boas dicas para que você possa utilizar de maneira adequada o seu e-mail. Em caso de dúvidas, consulte o service desk.

>

Estande Trends em parceria com AnsaldoSTS

Os seminários trataram de assuntos como o TAV brasileiro e gerou grande interesse não só das indústrias, operadoras e imprensa, mas também do público em geral. Também aconteceu uma coletiva de imprensa para que os

jornalistas pudessem tirar algumas dúvidas sobre o sistema com especialistas da UIC (União Internacional de Ferrovias), com sede em Paris, sobre o sistema implantado em outros países. Outro tema abordado foi o porque da falta de pessoas especializadas para trabalhar no segmento do TAV. Durante um dos painéis dos seminários, Marcelo Spinelli, presidente do conselho da ANTF (Associação Nacional de Transportadores Ferroviários) abordou justamente esse problema dizendo que um dos grandes desafios da área é o investimento que precisa ser feito na formação de mão-de-obra especializada, pois está em falta hoje. A Trends mais uma vez esteve presente com seu estande, onde apresentou ao público seus projetos, novidades, produtos e serviços como: Portas de Plataforma, Sistemas de Sinalização e o TAV – Trem de Alta Velocidade.

Curso de Maquiagem

Dia das Crianças

O Grupo Trends, em parceria com O Boticário, promoveu nos dias 03 e 04 de novembro, um curso gratuito de maquiagem para as mulheres do GTT.

O Dia Mundial da Criança é oficialmente dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças, pois nesse dia foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.

No curso as colaboradoras aprenderam com a representante do O Boticário como escolher o produto adequado para cada tipo de rosto e pele, e técnicas de automaquiagem. Por exemplo, o tom de pele branca-rosada não suporta maquiagem pesada, portanto, a cobertura deve ser suave. Experimente formulações fluidas de bases e pós soltos para não carregar o make. As peles claras são as mais complicadas para se maquiar, pois qualquer mudança na tonalidade da maquiagem pode deixar o rosto com uma aparência carregada e o make deve ser feito com levesa deixando um ar mais natural no rosto, para não ficar na cara que a mulher está maquiada.

No Brasil é dia 12 de outubro e para comemorar esse dia, o GTT ofereceu aos filhos dos colaboradores balas e pirulitos em uma embalagem bem decorada. Foram distribuídos cerca de 150 unidades de baldinhos cheios de guloseimas. Uma iniciativa para alegrar ainda mais o dia dos filhos de quem faz o Grupo Trends.

GTT News  

Jornal interno do Grupo Trends Tecnologia ed. out e nov de 2010