3 minute read

Poder Local

Município de Abrantes aprova expansão da empresa Detalhe Automóvel para o Parque Industrial

A empresa Detalhe Automóvel, situada em Alferrarede, Abrantes, vai expandir o negócio para o Parque Industrial. A empresa na área da manutenção e reparação de veículos automóveis, vai investir na aquisição de dois lotes no Parque Industrial de Abrantes - Zona Industrial Norte, com área total de 3.000 m² e área máxima de construção de 1.350 m², após aprovação da aquisição pelo Município, em reunião de Câmara do dia 30 de junho, avançou a Rádio Hertz. A candidatura à alienação de terrenos no Parque Industrial enquadra-se no programa municipal de incentivo à venda e instalação de lotes ou parcelas nos parques industriais de Abrantes.

Advertisement

De acordo com o meio de comunicação, o investimento da empresa tem como objetivo “ter uma visibilidade acrescida, expandir a sua atividade e aumentar o número de postos de trabalho”. Para além disso, avança a mesma notícia, “o promotor pretende ainda explorar o setor desta atividade económica através da aquisição de equipamentos ecológicos de lavagem automática de viaturas”.

Torres Novas adjudica empreitada “Zona Industrial de Riachos – II Fase”

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou a adjudicação, na reunião camarária de 29 de junho, da empreitada “Zona Industrial de Riachos – 2.ª Fase” à empresa Joaquim Rodrigues da Silva e Filhos, Lda., pelo valor global de 1.749.505,34 €, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e prazo de execução de 360 dias, informou a Câmara Municipal de Torres Novas.

Com esta empreitada, o Município torrejano pretende “dotar toda a zona industrial de infraestruturas necessárias e adequadas para garantir as melhores condições de funcionamento e de acessibilidade às empresas lá implantadas e às futuras empresas que se poderão implementar no local”, entre as quais “redes de abastecimento de águas e de combate a incêndio, de esgoto doméstico e pluvial, de gás, de distribuição de energia em baixa tensão e iluminação pública, bem como infraestruturas de telecomunicações em urbanizações e loteamentos”.

A intervenção, refere ainda a Câmara Municipal em comunicado, “inclui a implantação de uma faixa de rodagem com 9m, com 4,5 em cada sentido da via de trânsito, com a via a ser complementada por bermas, valetas de betão e uma zona de passeio. Nesta sequência será construído no local uma estação elevatória para a drenagem dos esgotos industriais assim como a implantação de um projeto de requalificação ambiental de cerca de 4 hectares correspondentes a uma floresta existente, maioritariamente de sobreiro”. Esta empreitada, acrescentou o Município, “prevê ainda a criação de bacias de retenção de águas da ribeira da Cova do Minhoto e a reflorestação de vazios com espécies autóctones, prevendo-se que no total o espaço florestal integrante da zona industrial retenha cerca de 50 toneladas de CO2 anualmente”.

Chamusca: jovens licenciados desenvolvem projetos inovadores no Município

Está a decorrer desde 1 de junho o Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho, promovido pelo Município da Chamusca. Este programa destinou-se aos jovens residentes no concelho da Chamusca, detentores de grau académico de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento ou de Curso Técnico Profissional (CTeSP), que foram desafiados a apresentar um projeto inovador e pertinente para implementar na Chamusca.

Nesta fase, seis jovens licenciados apresentaram propostas de projeto que estão a desenvolver nas áreas de Zootecnia, Igualdade de Género, Tecnologias de Informação, Criação de Laços Intergeracionais e Criação e Divulgação de Roteiros Turísticos.

Os jovens encontram-se em fase de formação ministrada em parceria com a Hivework Social, incubadora de inovação social, promovida pela Associação Tempos Brilhantes e com o apoio do Município da Chamusca.

O Programa tem a duração de um ano, durante o qual os jovens licenciados terão oportunidade de desenvolver diversas atividades e frequentar programas de formação por forma a consolidarem os seus projetos, permitindo assim a sua aplicação no âmbito dos serviços e das atividades direta ou indiretamente desenvolvidas pelo Município da Chamusca.

Os jovens são desafiados a fazerem a caraterização do concelho, de modo a utilizar essa informação no desenvolvimento dos seus projetos.

“São um grupo muito coeso, estão a trabalhar de forma muito motivada, colaborativa. Embora sejam jovens provenientes de diversas áreas de formação, estão a aprender uns com os outros”, sublinha a Vice-Presidente Cláudia Moreira.

“O que se pretende é que no final do ano os projetos sejam aplicados pelos nossos jovens. É esse o objetivo do Programa”, reforça.

This article is from: