11 minute read

Notícias

Potencial económico do Ribatejo promove-se no Uruguai e em Macau em setembro

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai promover o potencial económico do Ribatejo nos mercados do Uruguai e de Macau. A associação vai dinamizar dois roadshows digitais onde vai apresentar perante uma plateia online de empresários locais, as oportunidades de negócio e investimento na região.

Advertisement

Com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas da região nos mercados externos, a NERSANT define anualmente um plano de internacionalização onde, entre outras atividades, está contemplada a realização de diversas ações de promoção do Ribatejo além-fronteiras. Uma destas ações é a realização de roadshows promocionais em diversos mercados, onde a associação apresenta a região aos mercados externos, enfatizando as suas oportunidades de negócio e investimento.

Em setembro, a NERSANT dá continuidade a esta estratégia com a realização de dois roadshows promocionais, o primeiro junto do mercado do Uruguai, no dia 8 de setembro, e o segundo, direcionado ao mercado de Macau, no dia 15 de setembro.

Estas ações de promoção da economia regional acontecem em modo online, através da realização de um evento internacional digital para cada um dos mercados, nos quais estão já inscritos dezenas de empresários locais.

Os principais objetivos destas ações são a promoção da imagem, capacidades e potencialidades do Ribatejo junto de importadores e subcontratantes, permitindo aumentar as exportações e subcontratos por via do reconhecimento da qualidade da oferta de produtos e serviços do Ribatejo.

Nos eventos, que contam com parceiros locais para a dinamização e divulgação no terreno, a NERSANT apresentará, desta forma, as vantagens competitivas da região do Ribatejo, ao mesmo tempo que dá a conhecer a oferta empresarial regional, indicando oportunidades de negócio e convidando ao investimento externo. Ambos os roadshows digitais agendados para setembro são uma iniciativa do Ribatejo Business Intelligence, projeto financiado pelo Alentejo 2020 e que tem como objetivos melhorar o reconhecimento da região no exterior e melhorar o posicionamento das empresas/entidades no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercados ou diversificando os seus mercados.

Para mais informações sobre o apoio à internacionalização da NERSANT, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Candidaturas abertas aos Troféus Luso-Franceses 2021

Estão abertas até 20 de setembro as candidaturas aos Troféus Luso-Franceses 2021, uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF) apoiada pelo IAPMEI, que distingue as melhores empresas sediadas em Portugal e em França, de todas as dimensões e em diversos setores de atividade.

Esta, que é já a 27.ª edição do concurso visa, mais uma vez, incentivar as trocas comerciais entre Portugal e França distinguindo o esforço e o sucesso obtidos pelas empresas no desenvolvimento de estratégias e investimentos em ambos os mercados.

Os Troféus Luso-Franceses 2021 são compostos por seis categorias: Investimento, Exportação, PME, Desenvolvimento Sustentável, Inovação e Startup. Um sétimo prémio, o Troféu do Júri, distingue uma empresa francesa ou portuguesa que se tenha destacado num dos dois mercados.

As candidaturas decorrem até 20 de setembro. Qualquer empresa, portuguesa ou francesa, pode inscrever-se, independentemente da área de atividade ou dimensão e sem obrigação de ser associada da CCILF.

Os interessados podem consultar mais informações na página da iniciativa, em https://www.ccilf.pt/pt/eventos/concurso-dos-trofeus-luso-franceses-2021.html. Os vencedores serão conhecidos a 28 de outubro.

União Europeia e Reino de Marrocos desenvolvem esforços no sentido de uma “parceria ecológica”

O Vice-Presidente Executivo Frans Timmermans, responsável pelo Pacto Ecológico Europeu, e Olivér Varhélyi, Comissário responsável pela Política de Vizinhança e Alargamento, e Virginijus Sinkevičius, Comissário responsável pelo Ambiente, Oceanos e Pescas, representaram a Comissão Europeia, dia 29 de junho, num evento virtual de alto nível com o Reino de Marrocos, em que ambas as partes anunciaram a sua intenção de estabelecer uma Parceria Verde.

Marrocos esteve representado nesta reunião pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e dos marroquinos residentes no estrangeiro, Nasser Bourita, o Ministro da Economia, das Finanças e da Reforma Administrativa, Mohamed Benchaâboun e o Ministro da Energia, Minas e Ambiente, Aziz Rebbah.

Debateram a forma de reforçar a sua cooperação na luta contra as alterações climáticas e a sua colaboração para fazer avançar a transição energética, proteger o ambiente e estimular a economia verde.

A Parceria Verde com Marrocos terá por objetivo fazer avançar a aplicação do Acordo de Paris. No contexto da cooperação reforçada, a União Europeia e Marrocos anunciaram o desembolso de 12 milhões de euros ao abrigo do Programa Competitividade e Crescimento Verde, que apoia as reformas da transição ecológica para as indústrias e a convergência regulamentar. Anunciaram igualmente a assinatura de um acordo de financiamento para um programa de desenvolvimento rural para o qual a UE irá contribuir com um investimento de 20 milhões de euros e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) com um empréstimo de 150 milhões de euros.

Para o próximo ciclo de programação (2021-2027), cerca de 30% do orçamento da UE para o Instrumento de Cooperação Externa (NDICI-Europa Global) será dedicado à luta contra a atenuação das alterações climáticas e a adaptação às mesmas. A futura cooperação com os países parceiros será orientada pelo Plano Económico e de Investimento (PIE) para a Vizinhança Meridional, anunciado em fevereiro de 2021, num montante máximo de 7 mil milhões de euros.

Vinho Casal da Coelheira recebe Medalha de Ouro em concurso mundial belga

A Quinta Casal da Coelheira, empresa com sede no Tramagal (Abrantes) dedicada à produção de vinhos, anunciou na sua página da rede social Facebook, mais uma Medalha de Ouro para os seus vinhos. “Foi no Concours Mondial de Bruxelles 2021 que o nosso Mythos 2019 conquistou uma das 10 Grande Medalha de Ouro atribuídas a Portugal. Orgulho de toda a equipa por estarmos entre os melhores de Portugal e do Mundo!”, revelou a empresa. Esta Medalha de Ouro junta-se assim a um conjunto alargado de prémios já recebidos pela empresa de Tramagal.

“O objetivo principal do Casal da Coelheira passa por oferecer ao consumidor vinhos consistentes, com a garantia da melhor qualidade ao melhor preço. O nosso empenho permanente pela qualidade tem sido reconhecido pelo consumidor, com o crescimento constante do mercado, e através das várias distinções obtidas em concursos nacionais e internacionais de grande referência”, refere a empresa no seu portal.

PUB.

A Brifat - Britas e Transportes, Lda., localizada em Fátima, dedicase à extração e transformação de matéria-prima das jazigas de pedra calcária. A empresa implementouse no mercado nacional com objetivos bem definidos, procurando ser competitiva, com preços acessíveis, produtos de alta qualidade certificados e capacidade de entrega imediata. Nos últimos 20 anos, tem apostado na expedição e transporte dos seus produtos para o mercado nacional. Com vista à inovação, os objetivos passam pela internacionalização, garantindo um maior dinamismo e qualidade de serviço.

Produtos/Serviços

Pedra para Fins Industriais (Certificação CE):

Pedra Ornamental:

Vazadouro Autorizado para Receção de RCD;

Britados; Tout-venants; Filler.

Blocos;

Pedra decorativa;

Transportes e Transportes Especiais.

Sete missões empresariais virtuais e dois roadshows online em calendário NERSANT ajusta agenda internacional para o segundo semestre de 2021

Com o objetivo de apoiar a internacionalização das empresas da região, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém ajustou a sua agenda internacional para o segundo semestre de 2021. Até ao final do ano, realizar-se-ão missões empresariais à Eslováquia, Moçambique, Canadá, Marrocos, Vietname, Macau e Costa do Marfim, e roadshows promocionais da região no Uruguai e em Macau.

O incentivo às exportações das empresas da região, no sentido de aumentar a sua competitividade, é uma das prioridades da NERSANT, que prepara anualmente um calendário de eventos internacionais com vista ao arranque ou reforço da internacionalização do tecido empresarial da região.

Para o segundo semestre, a NERSANT ajustou a sua agenda internacional, estando agora em calendário ações de prospeção de negócios e promoção da região do Ribatejo, suas empresas, produtos e serviços, um pouco por todo o mundo. No total, são sete missões empresariais virtuais e dois roadshows online de apresentação do potencial económico do Ribatejo aos mercados externos em agenda e nos quais as empresas da região poderão participar com financiamento comunitário.

A primeira ação internacional da NERSANT no segundo semestre acontece de 20 a 24 de setembro, com a realização de uma missão empresarial à Eslováquia. Segue-se, de 27 a 30 do mesmo mês, uma missão empresarial a Moçambique. Em outubro, realizam-se missões empresariais ao Canadá (de 04 a 08), a Marrocos (de 11 a 15) e ao Vietname (25 a 29) e em novembro, a Macau (02 a 05) e à Costa do Marfim (15 a 19).

Estas ações de internacionalização contam com o apoio técnico da NERSANT, pelo que as empresas participantes em cada uma das missões terão a oportunidade de reunir com a associação para a realização de um diagnóstico de necessidades e interesses, trabalho que será essencial para o serviço de consultoria especializado de prospeção e seleção dos contactos no mercado, de acordo com os objetivos e perfil definido pelas empresas participantes, contactos estes que serão posteriormente validados pelas empresas participantes.

A participação nas missões empresariais virtuais engloba ainda o agendamento de 6 a 8 reuniões B2B, por videoconferência, a partir das empresas nacionais ou a partir das instalações da NERSANT, sempre que solicitado. Está garantido, ainda, o acompanhamento dos negócios durante e após a ação.

Do plano de internacionalização para o segundo semestre, consta ainda a realização de dois roadshows online de promoção das potencialidades do Ribatejo, um deles junto do mercado do Uruguai (08 de setembro), e outro junto do mercado de Macau (15 de setembro).

De referir que as ações em agenda para o segundo semestre contam com financiamento comunitário, podendo as empresas participantes beneficiar de apoio a fundo perdido para a prospeção de negócios nos mercados internacionais. As missões empresariais são financiadas ao abrigo do projeto Negócios no Mundo, que garante às empresas elegíveis acesso a um apoio de até 50%, no âmbito do Compete 2020 / Portugal 2020. Os roadshows são uma ação do projeto Ribatejo Business Intelligence - Promoção e internacionalização da Região do Ribatejo de forma inteligente, financiado pelo Alentejo 2020 / Portugal 2020. Os interessados em pré-inscrever-se nas ações internacionais em calendário, podem fazê-lo na área de agenda do portal da NERSANT, em https://www. nersant.pt/agenda/. Para mais informações sobre a oferta internacional, as empresas interessadas devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da associação através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 502.

Portugal destaca importância do acordo de mobilidade aprovado pela CPLP

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que o acordo de mobilidade aprovado no Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada a 16 de julho, “foi o passo mais importante até agora porque se trata de facilitar sistematicamente a circulação no espaço da comunidade”.

“No que diz respeito a Portugal, terá uma consequência evidente que é facilitar a concessão de visto e autorizações de residente a nacionais da CPLP para efeitos de estudo, de trabalho ou residência em Portugal”, referiu no final da reunião de Conselho de Ministros que decorreu em Luanda, Angola.

Augusto Santos Silva frisou que este acordo, assinado a 17 de julho, vai mudar “e muito” o regime de vistos nacionais, facilitando a sua obtenção por parte de nacionais da CPLP, e acrescentou que alcançar este objetivo foi um grande legado deixado pela presidência cabo-verdiana da CPLP.

Na reunião foram também apresentadas as prioridades da presidência angolana e o foco que quer dar à cooperação económica.

“Depois de anos em que consolidámos a CPLP como organização intergovernamental, chegamos à altura em que podemos, e devemos, consolidar a CPLP como uma comunidade de pessoas para além de Estados, nos quais facilitam a vida às pessoas”, disse.

Na sessão foi também aprovado o plano de atividades para promover e difundir a língua portuguesa para os próximos anos.

Augusto Santos Silva destacou neste âmbito o projeto financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que visa a elaboração do primeiro dicionário de português de Moçambique, ou seja, o primeiro dicionário de uma variedade africana da língua portuguesa.

This article is from: