Espantalhos nas lavradas versão demo

Page 1

Educar para o Turismo

Espantalhos Nas Lavradas OFICINA PLÁSTICA com Patrícia Oliveira


Espantalhos nas Lavradas

Monção Nas Mãos - Turismo Criativo www.moncaonasmaos.com moncaonasmaos@gmail.com 917907441

De V e m rs on ão st ra çã o

O que é o Turismo Criativo?

É uma maneira de ensinar a quem nos visita o que de genuíno e autêntico temos na nossa terra ...

O que é Educar para o Turismo? É uma maneira de mostrar a todos os que aqui vivemos- a começar pelas crianças- que

Patrícia Oliveira é uma artista

deveremos ter orgulho nas tradições e nos

plástica de múltiplos talentos.

costumes que nos fazem especiais.

Tem vindo a desenvolver com

...

várias escolas um pouco por

todo o país várias experiências em áreas tão distintas como a escultura, a modelagem, a

pintura ou o teatro. Em todas elas esta artista monçanense

prova como os Territórios estão à espera de ser conhecidos.

Este é o convite que lança com esta Oficina Plástica

"Espantalhos nas Lavradas"

A Oficina Plástica

"Espantalhos Nas Lavradas"

As lavradas eram um dos momentos fazem parte dos rituais da nossa ruralidade, e com elas, a necessidade de boas colheitas do milho, feijão ou do centeio. Os Espantalhos, outrora frequentes pelos campos do concelho, foram substituídos por objetos reluzentes, muitas vezes estranhos e invasores. A Oficina “Espantalhos” pretende recuperar um pouco da magia das lavradas e da fertilidade dos campos agrícolas do Alto Minho através da criação de espantalhos feitos dos mais diversos materiais, recuperando assim o imaginário coletivo dos lavores agrícolas no concelho de Monção. ...

A enriquecer pessoas com Experiências


OS ESPANTALHOS E AS LAVRADAS

7 Coisas que talvez não saibas: 1. Quais os animais que ajudavam a lavrar a terra? Eram os bois ou as vacas, que com a sua força, puxavam os arados que faziam grandes sulcos ou regos na terra. Hoje já não se fazem as lavradas com a ajuda de animais, mas muitas vezes com a ajuda de tractores. Em algumas aldeias de Monção as pessoas ainda se juntam para fazer uma lavrada e depois cada uma ajuda na lavrada seguinte. 2. Por que motivo se faziam as lavradas em Abril?

De V e m rs on ão st ra çã o

Porque as sementeiras precisam de água para regar as

novas culturas! Como diz o provérbio “Em abril, águas mil”

3. Os espantalhos têm muitos nomes diferentes pelo mundo fora?

Por exemplo, em inglês diz-se “scarecrows”

(espanta os corvos) ou “straw man” (home de

palha”, em espanhol “espantapájaros” (espanta os pássaros) ou “épouvantail” em francês.

4. Há concursos de espantalhos em algumas partes do país?

5. O espantalho é uma das personagens de um dos mais famosos livros infantis?

No livro “O Feiticeiro de Oz”, de Frank Baum, o Espantalho é uma das personagens mais brincalhonas da história.

Em vários locais, existem concursos para ver quem consegue criar o espantalho mais

divertido. Achas que consegues fazer um espantalho divertido também?

6. o que se comia nas lavradas?

7. Qual a época do ano em que os Espantalhos e as abóboras se juntam?

Do Dia das Bruxas (31 de Outubro). É uma festa americana que celebra a memória das pessoas que já morreram. Muitas vezes os espantalhos são usados para pregar umas partidas, incluindo as abóboras com um aspecto assustador!

Sardinhas fritas em cebolada com broa ou bacalhau cozido. Era um dia especial e de muito esforço físico, por isso era preciso

alimentar bem quem ajudava a cavar a terra.


POR CERTO JÁ VISTE À TUA VOLTA MUITAS DESTAS COISAS. TODAS ELAS ESTÃO LIGADAS AO MILHO. CONSEGUES DIZER O QUE SÃO?

1

De aspeto tosco, os poucos espantalhos que ainda vemos nos nossos campos são lá colocados quando se faz a sementeira e lá ficam até ao inverno.

Quando a semente germina, o caule e as folhas da planta começam a sair da terra. Depois a planta cresce até aos 2,5 mt. Colhe-se as espigas em junho.

Quando as espigas de milho estão separadas da planta, ficam a secar. No fim do outono são colocadas nos canastros (ou espigueiros) para servirem para muitos fins.

De V e m rs on ão st ra çã o

1

Antes de se lavrar a terra, é necessário trazer adubo para a fertilizar. Ainda se usa estrume mas normalmente usa-se o estrume de ovelha.

ONDE HÁ CAMPOS DE MILHO...

PARA HAVER MILHO, TEM QUE HAVER...

Há pássaros, muitos pássaros. Grandes ou pequenas, as aves são habitantes habituais. Consegues identificar todas as aves que esvoaçam nesta página?

Água, muita água! Vê lá se sabes o que são os seguintes cursos de água: levada, regato, riacho, ribeiro, rego, corga, ... E não te esqueças que para regar os campos de milho, era preciso "virar a tola"!


AS NOSSAS CULTURAS

Por onde quer que andes no concelho de Monção, consegues sempre ver campos cultivados. Olha bem para a seguinte lista de culturas agrícolas.

QUAIS AS PRINCIPAIS CULTURAS AGRÍCOLAS NA NOSSA REGIÃO?

O MILHO

ORIGEM: AMÉRICA DO SUL

De V e m rs on ão st ra çã o

Introduzido no Minho e no país no início do século XVII, o milho foi uma das mais importantes fontes de alimento das pessoas, No Minho encontrou as condições ideais para ser cultivado, mas é necessário regá-lo quando não chove, muitas vezes até de noite!

A VINHA

ORIGEM: INDETERMINADA

A vinha é uma das culturas mais importantes na história da Humanidade e terá tido origem há muitos milhões de anos. O seu fruto, a uva, depois de fermentada, dá origem ao vinho. É uma das bebidas que se associa à prosperidade e deve ser consumido apenas por adultos e com moderação.

O CENTEIO

ORIGEM: TURQUIA (1800 A.C)

Antes do cultivo do milho, o centeio era o cereal mais cultivado no país. É muito resistente ao clima e o seu grão ainda hoje é usado para fazer farinha, a que faz o famoso "pão de mistura" (milho e centeio)

O FEIJÃO

ORIGEM: AFEGANISTÃO/ TIBETE

O feijão é um dos alimentos que se cultiva há mais tempo É provável que algum familiar teu o cultive também. É muito importante na nossa alimentação porque tem muita proteína.e acompanha pratos muito gostosos, sem esquecer a sopa!


Construir um espantalho Para fazeres um espantalho, junta um grupo de amigos, arranja um dado, uma tesoura, cola, marcadores e muita imaginação! Lança os dados 5 vezes para desenhares ou construires o espantalho mais original do mundo! Depois mostra a tua criação a toda a gente!

De V e m rs on ão st ra çã o

cabeça tronco pernas chapéu acessórios


E SE TE DISSERMOS QUE É POSSÍVEL CULTIVARES OS TEUS PRÓPRIOS ALIMENTOS? QUER VIVAS NUM MEIO URBANO OU NO MEIO RURAL, PODES SEMPRE CULTIVAR ALGUNS DESTES ALIMENTOS DA MANEIRA MAIS SAUDÁVEL E MAIS AMIGA DO AMBIENTE

De V e m rs on ão st ra çã o

CRIA A TUA HORTA

O que vais precisar

Sementeira em jardim ou em vaso

Alguns produtos agrícolas podem ser plantados em pequenos vasos e depois transplantados para um jardim ou horta. Se não tiveres jardim ou horta, podes sempre plantar alguns destes produtos em tua casa e colheres o que plantaste. Lembra-te que para que a tua plantação tenha sucesso: As plantas precisam de luz e água suficiente para crescerem. Para isso tens que cuidar delas todos os dias! Boas Colheitas!

Sementeira em vaso

alface

alho

cebolinha

cenoura

tomate

Sementeira na horta

abóbora

brócolos

ervilhas

feijão

repolho


Ficha Técnica

De m on str aç ão

Publicação de apoio à Oficina Plástica "Espantalhos nas Lavradas". Utilização restrita aos alunos e professores do 3º ano de escolaridade das escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Monção. Ano Letivo 2017/2018

Ve rs ão

Criação: Nelson Azevedo Coordenador do Projeto Monção Nas Mãos Turismo Criativo

Todos os Direitos reservados

Todas as imagens são da autoria do responsável pela publicação; as ilustrações foram retiradas do site www.pixabay.com e são utilizadas nesta publicação debaixo da licença Creative Commons CC0. (Sem Direito de Autor nem Direitos Conexos)

Nesta publicação aparecem algumas palavras a negrito. Se não as entenderes, pede ajuda a um adulto para que percebas o seu significado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.