Jornal 11 edição final 03 08 entrevistas

Page 1

A FOLHA ENTREVISTA…

19|

À conversa com…

…as Diretoras Técnicas da Naturidade •

Fale-nos um pouco da Sua infância…

Dra. Sandra Santos - Passei a minha infância aqui no (concelho de Penela) brincava com o meu irmão e vizinhos da aldeia. Nas ferias de verão ia para casa dos meus avos maternos, onde passava parte do tempo, com o meus irmão e primos. Adorava os passeios com o meu avo aos moinhos de agua……

Dra. Carisa Plácido - A minha infância foi tipicamente portuguesa, caracterizada pelos períodos de férias passados com os meus avós maternos, e os períodos letivos junto dos meus pais. Sou natural de castelo branco, com uma costela alentejana pois nasci em Portalegre. Brinquei muito na rua, era uma miúda muito rebelde. Passava sempre as férias de verão junto dos meus avós maternos, que por isso assumiram um papel muito importante na formação da minha personalidade. Ia para a aldeia, para junto deles, por opção. Adorava o campo e a proximidade com a natureza. Considero que tive uma infância muito feliz. Todo o meu percurso escolar foi feito em Celorico da Beira, no distrito da Guarda. Dra. Alexandra Gaspar- Tive uma infância normal… o meu irmão é apenas um ano mais velho do que eu e tenho um primo com a mesma idade, éramos os 3 companheiros de brincadeira, numa altura em que brincávamos na rua… por altura das férias passava muito tempo com os meus avós… tinha uma ligação muito forte com a minha avó que infelizmente já partiu, com ela aprendi muitas coisas e a ser uma pessoa melhor…

Qual a importância da família e dos valores transmitidos?

Dra. Sandra Santos- A família a melhor riqueza que tenho na minha vida. Os meus pais sempre me transmitiram a importância de trabalhar para podermos organizar a nossa vida pessoal, devo lhes a Eles este valor que desde muito cedo de incutiram bem como o sentido de responsabilidade e o respeito pelo próximo, Dra. Carisa Plácido- A família é o meu pilar. Sinto-os como um amparo que tenho sempre junto de mim, mesmo que territorialmente estejam longe, visto que por motivos profissionais tive de me deslocar para esta zona. Tudo aquilo que sou, todas as minhas características pessoais e profissionais devo às influências de cada um deles, aos meus pais, aos meus avós maternos, à minha irmã e ao meu companheiro. Conseguiram transmitir-me aquilo que têm de melhor, ensinaram-me que acima de qualquer coisa está a nossa família. A minha família é o meu equilíbrio e simultaneamente a minha motivação, pois sei que sou para eles motivo de orgulho e isso conforta-me, significa que consegui que se orgulhassem de mim e daquilo que sou. O trabalho com famílias motiva-me precisamente porque permite lidar com a essência de cada um, com o lado mais genuíno que cada um possui. Permite-me apoiar as fragilidades que têm planeado a melhor forma de as ultrapassar e assim ter um papel marcante na vida de cada um.


A FOLHA ENTREVISTA…

| 20

Dra. Alexandra Gaspar- Os meus pais são muito importantes e fundamentais na formação da minha personalidade e na transmissão de valores, no entanto, os meus avós maternos tiveram um papel fundamental, sobretudo a minha avó por quem sempre tive um enorme respeito e admiração pela grande mulher que foi… sempre muito carinhosa com todos os netos…

Projetos sociais em que esta envolvido e qual a importância dos mesmos para Si

Dra. Sandra Santos – Apenas estou inserida no projecto Solidário, desenvolvido pela Naturidade em parceria com a Câmara Municipal de Penela, campanha de solidariedade, onde apoiamos famílias carenciadas do concelho de Penela, com entregas de cabazes com bens essenciais; entrega de brinquedos a crianças do concelho, e recentemente, apoiamos a Associação Integrar que presta apoio á população sem-abrigo na cidade de Coimbra, com a entrega de bens alimentares; Dra. Carisa Plácido - A Naturidade, encontra-se envolvida em vários projetos de cariz social, dinamizados pela Equipa de Serviço Social. Exemplos deles são a campanha alimentar, a campanha de entrega de brinquedos, o apoio a associações, entre outros. Dra. Alexandra Gaspar- Neste momento não estou envolvida de forma directa em qualquer projecto, até porque com 2 miúdos cá por casa é difícil ter tempo para projectos. Durante algum tempo fiz parte na paróquia de S. Silvestre, de onde sou e onde vivem os meus pais, da pastoral de S. Vicente de Paulo cujo objectivo era identificar as carências existentes na paróquia, de pessoas que estivessem a passar por algumas dificuldades e ajudar essas mesmas pessoas… Para além disso, tenho também com muito gosto feito parte dos vários projectos sociais desenvolvidos pela Naturidade ao longo do tempo no apoio às famílias mais carenciadas do concelho de Penela. Estes projectos têm para mim muita importância na medida em que tomamos consciência da realidade de algumas pessoas e podemos fazer um pouco para melhorar a vida dessas mesmas pessoas, sobretudo de crianças que têm sido um alvo preferencial nos nossos projectos.

A RNCCI criada em 2006, e com quase 10 anos, qual a visão sobre a mesma?

Dra. Sandra Santos - A RNCCI é uma resposta carácter temporária, que visa a prestação de cuidados de saúde e apoio social….Apesar de ter quase 10 anos, ainda é uma resposta desconhecida por parte de muitos cidadão deveria existir mais divulgação nos centros de saúde e hospitais centrais. Dra. Carisa Plácido - A RNCCI apesar dos seus 10 quase dez anos de existência encontra-se ainda pouco divulgada junto da população em geral. Para nós, profissionais que estamos inseridos neste meio parece-nos inconcebível, mas a realidade é que existe um real desconhecimento sobre o que é a RNCCI, objetivos, e principalmente formas de ingresso. Apresentei recentemente a minha tese de mestrado, onde defendo exatamente a importância de encontrar formas de divulgação objetivas e acessíveis a toda a população, por forma a que a RNCCI possa chegar a todos. Considero que deveriam existir folhetos informativos nos centros de saúde e hospitais relativamente à forma de ingresso na RNCCI.


21|

A FOLHA ENTREVISTA…

Dra. Alexandra Gaspar- Esta é uma resposta importante, na medida em que tem respondido às necessidades da população mas também às necessidades dos hospitais… A implementação da RNCCI, concebida a partir do estabelecimento de parcerias visa um melhor aproveitamento e rentabilização dos recursos existentes. É muito importante esta rede na medida em que o sistema existente na admissão e a mobilidade dos utentes na rede baseia-se em critérios que visam a equidade de acesso e adequam a prestação de cuidados às necessidades das pessoas e no apoio às famílias que apresentam problemas de dependência e requerem de cuidados continuados. Na minha opinião é importantíssimo este novo paradigma na prestação de cuidados e as novas formas de trabalho através da incorporação da perspectiva multidisciplinar e da incorporação da perspectiva territorial, dar uma melhor e mais adequada resposta aos problemas emergentes da população ao nível da dependência. Para além disso, ao nível da empregabilidade há também que fazer referência à importância da rede na criação de postos de trabalho.

Qual o papel da Naturidade na RNCCI?

Dra. Sandra Santos - A Naturidade ingressou na Rede em 06/2008 com a contratualização de 30 camas de ULDM (Unidade de Longa Duração e Manutenção,), em 08/2008 com a contratualização de 30 camas de UMDR (Unidade de Media Duração de Reabilitação), sempre com o obejctivo de prestar os melhores cuidados aqueles que mais precisam, tanto a nível clínico como social. A Naturidade ao longo de 7 anos já prestou apoio a 748 utentes na Unidade de Media Duração e Reabilitação e a 406 utente na Unidade de Longa Duração e Manutenção. Dra. Carisa Plácido - A Naturidade encontra-se inserida na RNCCI desde 2008. Neste momento o grupo naturidade possui 98 camas inseridas na RNCCI, no entanto, o objetivo é aumentar este número, com a abertura de novas Unidades a nível nacional. A Naturidade Penela tem capacidade para 60 utentes, sendo 30 camas de Unidade de Média Duração e Reabilitação e 30 camas de Unidade de Longa Duração e Manutenção. Por sua vez, a Naturidade Rio Maior, possui 19 camas de Unidade de Longa Duração e Manutenção e 19 camas de Unidade de Média Duração e reabilitação. O nosso objetivo é sermos prestadores de excelência, nos cuidados que prestamos, àqueles que nos procuram. Por outro lado, a criação de emprego e dinamização das zonas em que o grupo se encontra inserido é igualmente um objetivo do grupo naturidade, pois tanto a Naturidade Penela como a Naturidade Rio Maior encontram-se sediadas em pequenas aldeias, Serradas da Freixiosa e Arrouquelas, respetivamente. Dra. Alexandra Gaspar- Em primeiro lugar, e como referi na questão anterior, tem um papel muito importante na criação de cerca de 65 postos de trabalho, o que é muito positivo para o concelho. Na rede desempenha o seu papel de unidade prestadora de cuidados de saúde e de apoio social tendo como objectivo e linha orientadora ser uma unidade de excelência na prestação desses mesmos cuidados e para isso é muito importante o papel da administração na definição de estratégias bem como o papel de toda uma equipa na definição e prossecução de objectivos de trabalho. A jovem equipa da Naturidade também tem contribuído de forma muito positiva no desenvolvimento de alguns trabalhos e projectos de avaliação e monitorização de resultados n trabalho desenvolvido.


A FOLHA ENTREVISTA…

| 22

Todas as valências construíram bases de dados e vão trabalhando os vários dados recolhidos, sendo este trabalho muito importante na avaliação do trabalho desenvolvido e no estabelecimento de novos objectivos.

Que balanço faz do seu percurso na Naturidade?

Dra. Sandra Santos - O balanço é bastante positivo, tanto a nível profissional como pessoal. Faço parte da família Naturidade desde o dia 01 janeiro 2008, foi aqui que iniciei o meu percurso profissional, como assistente social. Quando cheguei a Naturidade era uma ERPI, onde iniciei com encarregada da equipa de auxiliares e exercia todo o trabalho administrativo…….mais tarde com a integração da Naturidade na RNCCI, iniciei o meu percurso profissional como assistente social…… todos estes anos tem sido de muita aprendizagem e crescimento, pelo o que agradeço a administração por todos os desafios a que tem proposto ao longo destes anos…. Dra. Carisa Plácido - Fazer parte do grupo Naturidade, foi até hoje, o maior desafio da minha vida. Recordo-me que vi o anúncio de emprego num site da internet e respondi. Honestamente, a avaliar pela quantidade de anúncios de emprego falsos que surgem nas redes sociais, a minha expectativa não era significativa. Na altura encontrava-se a trabalhar por conta própria, numa Mercearia, com a minha mãe, para fazer face ao desemprego. Fui chamada para uma entrevista e segui os procedimentos que qualquer candidato empenhado tem, fui ler sobre a empresa. Após esta leitura pensei “ Não, não vou conseguir entrar ali, sem experiência profissional…” Mas fiquei!!! Fiz diariamente, durante um ano, 235km para trabalhar na Naturidade. Residia em Castelo Branco e trabalhava em Penela. O cansaço nunca pesou, porque a motivação sempre foi muito superior a tudo o resto, era a realização de um sonho. A Naturidade para mim foi uma escola. Foi a primeira vez que tive contacto com a minha profissão e também com a RNCCI. Aprendi tudo aqui, com as pessoas que se predispuseram a ensinar-me, a quem estou muito grata. O meu percurso foi dividido entre a Naturidade de Penela e a Naturidade Rio Maior, o que me permitiu o contacto com realidades distintas. Estes intercâmbios permitiram o meu crescimento pessoal e profissional, na medida em que lidei com realidades distintas. Sinto-me realizada, todos os dias.

Dra. Alexandra Gaspar- Sem dúvida alguma que faço um balanço bastante positivo a todos os níveis. Têm sido 7 anos de aprendizagens, de desafios e de crescimento. É fantástica a sensação de fazermos o que gostamos e de trabalharmos por “amor à camisola”. É verdade que a exigência é muita, mas quando nos esforçamos e obtemos bons resultados o esforço acaba por compensar. É muito importante a avaliação constante da nossa actuação, a verificação dos aspectos positivos e dos aspectos menos positivos e a identificação de pistas de superação para melhorarmos a nossa prestação de cuidados e o nosso trabalho. Para este balanço positivo muito contribuem os superiores hierárquicos que nos desafiam a cada instante,


23|

A FOLHA ENTREVISTA…

mas também toda a equipa de trabalho que desempenham diariamente um trabalho excepcional de entrega, empenho e muito profissionalismo.

Qual a mensagem que gostariam gostaria de deixar aos colaboradores da Naturidade e consequentemente da RNCCI

Dra. Sandra Santos/Dra Carisa Placido/Dra Alexandra Gaspar-. Gaspar Agradecemos a toda a Equipa o empenho e dedicação que tem manifestado com os nossos utentes/famílias, para assim conseguirmos manter o nosso serviço de excelência para aqueles que nos procuram/e precisam Temos vindo a crescer juntos, o profissionalismo e empenho da equipa da Naturidade é notável e está espelhado nos resultados que temos vindo a obter. Nunca conseguiríamos obter bons resultados sem uma verdadeira equipa, onde cada elemento é fundamental, e onde cada valência val tem um papel fulcral… Muito Obrigado a Todos…..


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.