Enfermagem

Page 1

3|

ARTIGO DE ENFERMAGEM… AS INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS

As infecções respiratórias estão entre as doenças mais mai prevalentes e mortíferas para a espécie humana. Segundo o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias registamregistam se, anualmente, mais de 800.000 casos de infecções respiratórias, 150.000 das quais são pneumonias (2008). Nesse ano, registaram-se registaram no nosso so país mais de 50.000 internamentos por pneumonia tendo falecido

No nosso país as infeções respiratórias, com exceção exce da Tuberculose, não são doenças de declaração obrigatória, pelo que não há registos precisos sobre a sua incidência. Mas sabe-se sabe que são das doenças mais prevalentes.

mais de 4.000 pessoas por esta doença (3.ª causa de mortalidade em Portugal). Nesse ano foram internados 9.301 doentes com o diagnóstico principal de DPOC, doença que representou a 2.ª causa de internamento por doença respiratória.

O que são? Falamos de infeções ções respiratórias quando uma parte do aparelho respiratório é infetada tada por microrganismos: vírus, bactérias, fungos e parasitas.

O aparelho respiratório, como está em contacto com o meio exterior, está amplamente exposto a agentes infecciosos que podem atingir-nos nos de diferentes formas:

Via inalatória Através dos milhares de litros de ar que diariamente respiramos

Via Circulatória Os microrganismos causadores da infecção atingem o pulmão através da circulação

Aspiração Aspiração de material infectado proveniente da cavidade bocal e/ou das vias aéreas superiores


|4

ARTIGO DE ENFERMAGEM… AS INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS

A designação da infeção respiratória depende da área do aparelho respiratório atingida, sendo por exemplo:

RINITE

SINUSITE

BRONQUITE

Inflamação crónica ou aguda da mucosa que reveste internamente o nariz.

Inflamação de vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais paranasais.

Inflamação dos brônquios que pode ser aguda ou crónica.

SINTOMAS: - Espirros; Comichão e vermelhidão do nariz ; - Corrimento, muco nasal aquoso e transparente, - Obstrução nasal.

SINTOMAS: SINTOMAS SINTOMAS: - Congestão nasal; - Dor de cabeça; - Dor em volta dos olhos olhos; - Sensação de pressão quando se abaixa a cabeça cabeça.

Todas as pessoas que têm a sua imunidade deprimida ou menos desenvolvida são mais m susceptíveis de sofrerem de infeções ções respiratórias.

- Nariz que pinga; - Cansaço; - Calafrios; - Dores nas costas e nos músculos; - Febre ligeira; Inflamação da garganta.

PNEUMONIA Inflamação pulmão que especialmente sacos de microscópicos (alvéolos).

SINTOMAS: - Tosse inicialmente seca que após alguns dias passa a ter expetoração amarelada, esverdeado; Dificuldade respiratória; - Febre.

•Idosos

•População População Imunodeprimida

•Crianças

no afeta os ar


5|

ARTIGO DE ENFERMAGEM… AS INFEÇÕES RESPIRATÓRIAS

Como reforçar as suas defesas? Existem pequenos hábitos do dia-a-dia dia que podem ajudam a reforçar as defesas do nosso organismo. •O fumo do tabaco tem como efeito diminuir a actividade de células que têm como missão destruir bactérias que penetram no aparelho respiratório.

Não fume

•Evite comidas muito calóricas ricas em gorduras saturadas, açúcar, sal e excesso de álcool .

•Durante o período de repouso noturno que se verifica a regeneração das células da imunidade, responsáveis pela defesa os contra microrganismos .

Alimente-se corretamente

Faça exercicio fisico

Medidas simples para prevenção de pneumonias incluem cuidados com a higiene, como a lavagem de mãos com sabonetes simples.

As mãos são as principais vias de transmissão de vírus e, por isso, a lavagem correta das mãos pode evitar o desenvolvimento/propagação de uma série de doenças.

O Departamento de Enfermagem


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.