EDIFÍCIO MULTIFUNCIONAL
![]()
Com a tipolo ia de Multi Função predeterminada e ao ato de que ela representa um novo paradi ma do viver na cidade, está sendo retomado em nossos dias como solução para a revitalização e reocupação das áreas centrais das randes cidades. Sua inserção na malha urbana a partir do conceito de permeabilidade, o edi ício pode de ato ajudar na vitalidade e reocupação do Centro Histórico de Manaus que com sua quase exclusiva unção de comércio se trans orma em uma cidade antasma ora dos horários de uncionamento dessa unção, resultandoemdiversosproblemasurbanosesociaisnessaárea.
Busca-se inte rar o entorno tombado para uma utilidade no cotidiano de hoje, em contraposição à museificação do espaço como são eralmente empre ados em edi ícios patrimoniais. Reconectando o lu ar e a paisa em com a coletividade, como espaços participantes das novas dinâmicasurbanas.
Por se tratar de um edi ício multi uncional pretende-se proporcionar a interação das atividades que acontecem dentro do edi ício com a riqueza de apropriação do espaço público.Trans ormandoaarquiteturaemserviçocoletivo,com pessoas usando seus espaços: caminhando, indo e vindo de seus a azeres diários ou eventuais; intera indo, conversando, encontrando-se; olhando a paisa em e as outras pessoas; brincando,empraças,mastambémnarua.Incluindotambém atividades relacionadas ao comércio, tais como camelos, comopartedavitalidadeurbana.
Para re orçar esse contato dos indivíduos com o edi ício em váriasescalas,épensadoaindaoconceitodepermeabilidade espacial,permitindoumamaiorinserçãonacidade.
Em busca de permeabilidade em di erentes níveis o projeto nasce a partir de eixos articuladores. Com intuito de trazer vitalidade, inte ração intermodal e conexãocomoentornotombado.
Os blocos oram empilhados de maneira escalonada para diluir a verticalidadedoedi ícioaníveldosolo.Oblococomercialétodocontornado por marquises que servem como espaço de transição. o edi ício residencial, ficouvoltadoparaorio,demodoaterseuacessomaiscontroladodevidoao seu uso e maior proveito das paisa em por seus moradores. Entre o edi ício comercial e os outros edi ícios têm um pavimento de transição que tem carátersemipúblicocomacessoporumjardimcentralnoedi íciocomercial, demodoacriarpermeabilidadesemdi erentesníveis.
Nome popular: Palmeira Imperial Nome científico: Roystonea oleracea Tipo: Árvore Grandeporte(até 40m)
Nome popular: Pau Pretinho
Nome científico: Cenosti ma tocantinum
Tipo: Árvore Médioporte(até 20m)
Sombreamento 21/09 (Extremo Climático) 9:00h 12:00h
ÁREA CONSTRUÍDA 5988m2