Page 1


“A A RT E E X ISTE , p or qu e a vida não basta . ” Ferreira Gullar


Gravura Galeria de Arte | 2016


Gravura Galeria de Arte 1ª edição 2016 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse livro pode ser utilizada, de qualquer forma ou por qualquer meio, sem autorização expressa, por escrito, de Regina Galbinski Teitelbaum e Gravura Galeria de Arte. Os relatos, ideias e opiniões contidos na publicação são de responsabilidade dos autores.


COORDENAÇÃO E PRODUÇÃO Regina Galbinski Teitelbaum REDAÇÃO Gustavo Teitelbaum TEXTOS Ana Zavadil - A Galeria Gravura no contexto da história da arte de Porto Alegre Clara Pechansky - Uma pequena galeria na Corte Real Claudia Laitano - Texto elaborado por ocasião da exposição Artistas Gravadores, integrante do Mirabolante Circuito de Galerias de Porto Alegre, em parceria com o Santander Cultural Erico Santos - Depoimento Letícia Lau - Depoimento Paulo Amaral - Galeria Gravura – 20 ANOS Paulo Gomes - A permanência e a pertinência da gravura Texto elaborado para o catálogo da exposição Gravura do Sul do Brasil, realizada na Embaixada do Brasil em Assunção, Paraguai, em outubro de 2009 FOTOGRAFIA Lisa Roos REVISÃO Denise H. Faria DESIGN/PROJETO GRÁFICO Claudio Franco / Desenho Design

Rua Corte Real, 647 - Petrópolis - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90630-080 www.gravuragaleria.com.br gravura@gravuragaleria.com.br gravuragaleria


“Q uem g osta d o qu e fa z não sai d e f ér ias. P o r q u e , q uand o a g en t e tir a u n s d ias , co ntinua fa zend o o q u e fa z. U m ano l i ga n o o u tr o e , quan d o a gente vê , nem se lem br a d o q u e f ez, p o r cau sa d e tu d o qu e fez. M as é m u ito bo m . ” Charles Cosac


Após me formar em arquitetura, iniciei minha vida profissional com muito empenho. Sem deixar o espírito empreendedor de lado, abri escritório próprio com mais cinco colegas. E, mesmo em um cenário não muito favorável, de crise na construção civil, conseguimos tirar diversos projetos do papel, tanto na área de edificações quanto em arquitetura de interiores, culminando com importantes premiações. Mas já estava na hora de sonhar mais alto. Então, junto com minha irmã, decidimos partir para novos voos. Surgiu a ideia de trabalhar com gravuras e, desde então, não parei mais. Tenho muito a agradecer. Afinal, não cheguei sozinha até aqui. Aos meus pais, Abrahão e Rosita, pelos ensinamentos de persistência, foco no trabalho e na importância de formar uma família. Aos meus irmãos, Renata, pela parceria nos primeiros anos, e Sérgio, pelo apoio e incentivo incondicional.

Aos artistas, que nos confiaram suas obras e carreiras e, em especial, à madrinha da galeria, Clara Pechansky, que realizou a primeira exposição individual e nos ajudou a dar os primeiros passos. Aos colegas arquitetos, que sempre nos prestigiaram e indicaram seus clientes, tornando-se grandes parceiros. Aos queridos clientes, aqui representados pelos sempre presentes Fernando e Anette Lejderman e Mauro e Ida Gus, que foram os primeiros e permanecem até hoje. Não poderia deixar de agradecer ainda à Ana Cláudia Fontana, meu braço direito, que convive agradavelmente comigo há anos. Enfim, este livro é o resultado de muito trabalho e só teve sucesso com o apoio de todos vocês, que já estão há duas décadas conosco. Obrigada mais uma vez. E até os próximos vinte!

Ao meu marido Eliezer, por estar sempre ao meu lado, acreditando, ajudando e confiando. Aos meus filhos, Gustavo, pelo estudo aprofundado sobre a galeria e pela redação da maior parte deste livro, e Gabriel, pela paciência, carinho e dedicação.

REGINA GALBINSKI TEITELBAUM


SUMÁRIO


HISTÓRIA

HOTELARIA

ARQUITETOS/FIDELIDADE

OFICINAS DE ARTE

ARTISTAS

EXPOSIÇÕES

10 22 24 26 28 88


H I STÓRI A


H I STÓ R IA

A história da galeria nos leva para uma pequena viagem no tempo. Ela começa lá nos anos 60, quando o hoje renomado professor de arquitetura José Galbinski transformou um dos seus primeiros projetos em realidade.

20 A N OS D E AR TE

Casa original-1968

12


Era uma casa de família de três andares, em uma rua residencial do bairro Petrópolis em Porto Alegre. Os proprietários? Seu irmão, Abrahão Galbinski, e sua cunhada, Rosita. A casa, onde hoje se encontra a Gravura, parecia ser moderna demais para a época. Mas não para aquela família. E muito menos para aquele arquiteto, que viria a ser um dos fundadores do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Nacional de Brasília.

Com o passar dos anos, a casa foi ficando grande demais para a família Galbinski. Cada um tomou o seu rumo e, já na metade dos anos 90, apenas Rosita permanecia por lá. Ao ver aquele espaço tão bonito ficar ocioso, as irmãs Regina e Renata perceberam uma oportunidade: transformá-lo em uma galeria de arte. Com grande incentivo da mãe, que tão logo soube da ideia disponibilizou a casa, aquele projeto das arquitetas foi amadurecendo e saindo do papel.

Os três filhos de Abrahão e Rosita cresceram por ali, na Rua Corte Real, 647. As duas filhas mais velhas, muito por influência do tio, se tornaram arquitetas. Sérgio, o caçula, seguiu a carreira do pai, tornando-se médico.

A arte era presença constante na vida das irmãs, muito por causa de duas mulheres: a mãe, Rosita, e a tia, Clarita, que é colecionadora de arte até hoje. A tia, que tinha Iberê Camargo como amigo particular, viajava muito atrás de maravilhas artísticas, dos tapetes orientais à arte africana, e seus olhos sempre brilhavam para as técnicas com madeira. Então, ela sempre fez questão de mandar cartões

Fachada - 1996

Fachada - 2016

13


H I STÓ R IA

14


postais para os sobrinhos, mostrando as novidades do mundo e formando uma bagagem cultural importantíssima, que era muito valorizada por Rosita e que certamente foi uma das peças-chave para o surgimento da Gravura. Tudo começou em uma garagem de 40m2. Sim, foi naquela peça frontal da casa que a sementinha da galeria foi plantada. Quem via aqueles primeiros passos jamais imaginaria que um dia a Gravura tomaria conta da casa inteira. Mas foi assim, com um espírito empreendedor formado depois de diversos cursos de gestão e mercado de arte, que as arquitetas decidiram tomar o rumo de um setor até então mal explorado pelas galerias gaúchas: a arte decorativa, especializada em gravura e arte sobre o papel. Foi com a força de uma madrinha pra lá de especial, a renomada artista Clara Pechansky, que a galeria começou a tomar forma e ganhar mercado. Além de realizar a primeira exposição individual da Gravura, Clara ainda fez questão de orientar Regina e Renata sobre o relacionamento com o público e os artistas. E foi assim, mantendo uma ótima relação com o mercado, que a galeria começou a fidelizar nomes importantes da arte gaúcha. Com tudo isso acontecendo, veio a primeira ampliação. As reformas sempre foram grandes marcos nesta história. Se repararmos bem, cada uma representou uma fase da Gravura.

7 8

6

5

4

9 1 3 2

TÉRREO ORIGINAL 1-Hall 2- Abrigo para carros 3- Estar/lareira

4- Jantar 5- Cozinha 6- Área de serviço

7- Lavanderia 8- WC 9- Dorm. serviço

3 4 1

5

2 SUBSOLO ORIGINAL 1- Pilotis 2- Churrasqueira 3- Depósito

4- WC 5- Piscina

De cima para baixo, da esquerda para a direita: casa original (1968); primeiro convite (Outubro, 1996); Clara Pechansky, com Renata G. Horowitz e Regina G. Teitelbaum, na primeira exposição individual (Maio, 1997). Na página anterior: primeira fachada (1996).

15


H I STÓ R IA

Com apenas dois anos de funcionamento, e depois de receber diversos feedbacks de alguns clientes, a galeria começou a trabalhar também com obras únicas, como pinturas, aquarelas e desenhos. Tudo isso foi deixando aquela garagem pequena para o tamanho do sonho que começava a se materializar.

8

7

6 4

Dando um passo de cada vez, as agora empreendedoras souberam onde estavam pisando. Esse espaço confortável e aconchegante, e um acervo que não parava de crescer, foram peças-chave para a galeria se consolidar no setor. Ao encarar o crescimento imobiliário do litoral gaúcho como uma oportunidade, em 2004 a Gravura inaugurou sua filial em Atlântida.

16

2

1

TÉRREO REFORMA 1 1- Galeria 1ª etapa - 1996 2- Galeria 2ª etapa - 1998 3- Galeria 3ª etapa - 2002

Foi aí que veio a ideia de realizar a primeira ampliação, em 1998, anexando a sala de estar com lareira, que Rosita tanto gostava. Mesmo assim, ela foi a primeira a incentivar a obra ao ceder mais 15 m2 para a galeria. Foi assim também em 2002, quando após alguns anos de muito movimento na loja e excelente repercussão na imprensa, as irmãs decidiram continuar seu projeto de expansão. Desta vez, aquela garagem tinha dobrado de tamanho. E a realidade parecia estar cada vez mais próxima daquela galeria imaginada lá no início dos anos 90. Somando a sala de estar e jantar, a galeria tinha 95m2 e um acervo com mais de 60 artistas gaúchos.

3

5

9

4- Acesso pav. superior 5- Cozinha 6- Garagem

7- Área de serviço 8- Lavanderia 9- WC

3 4

1 5

2 SUBSOLO ORIGINAL 1- Pilotis 2- Churrasqueira 3- Depósito

4- WC 5- Piscina

De cima para baixo, da esquerda para a direita: segunda fachada, com alteração do logotipo; vista interna da galeria (1996); Paulina Laks Eizirick, com Eliezer e Regina Teitelbaum (1997). Na página seguinte: fachada branca (2008).


17


H I STÓ R IA

18


A ideia era levar a arte para os clientes que encontravam sérias dificuldades para decorar suas casas de praia e, ao mesmo tempo, tornar-se uma opção cultural relevante, através de um ciclo de exposições atraente, a exemplo de Punta Del Este que já contava na época com diversas galerias de arte. Assim, a primeira temporada de verão aconteceu em uma loja bem compacta no centrinho de Atlântida.

5

3

6

4 2

1

TÉRREO REFORMA 2 1- Galeria 1ª etapa - 1996 2- Galeria 2ª etapa - 1998 3- Galeria 3ª etapa - 2002

4- Acesso pav. superior 5- Corredor de esculturas 6- Galeria 5ª etapa - 2015 - Sala nova

2 3

Após onze anos de Gravura e excelente parceria, Renata partiu para um projeto particular na área da arquitetura. E a Regina passou a tocar o negócio sozinha, contando com o apoio dos seus filhos, Gustavo e Gabriel e, principalmente, do seu marido - engenheiro civil e maior responsável por todas as ampliações da galeria - Eliezer Teitelbaum.

1

SUBSOLO Reforma 1 1- Galeria 4ª etapa 2012 2- Depósito

4

3- WC 4- Pátio de esculturas

O sucesso que a galeria fez na praia foi tão grande que, em 2011, o projeto verão ganhou ainda mais espaço e estrutura. Foi quando a Gravura de Atlântida se mudou para uma casa cinco vezes maior, na Avenida Paraguassu, onde até hoje se encontra. Com muito mais visibilidade e destaque, a galeria expõe obras de cerca de 30 artistas durante o verão. Um ano antes, em 2010, a Gravura perdia sua maior incentivadora: Rosita. Então, em 2012, após nova reforma, foi criado no subsolo um espaço para oficinas de arte com aulas e orientações para pessoas de

De cima para baixo, da esquerda para a direita: fachada (2016); detalhe do convite da inauguração da Sala Nova; loja no centrinho de Atlântida (2005). Na página anterior: exposição “Desapoios” no subsolo e no pátio, ainda com piscina (2009); Sala Nova, e Sala Negra.

19


H I STÓ R IA

todas as idades, batizado carinhosamente de Espaço Rosita Galbinski. No mesmo andar, foi inaugurado o subsolo contemporâneo, local que se transformou na incubadora da galeria para novos talentos da arte, com exposições coletivas de lançamentos de jovens artistas. Já em 2015, a Gravura ganhou uma cara nova com a reforma total da fachada, inspirada na arquitetura contemporânea. Na mesma obra, foi realizada mais uma ampliação, que transformou a área de acervo e serviços em uma nova sala de exposições, criando também um espaço para esculturas, onde originalmente era localizada a cozinha. A galeria passou a realizar duas exposições simultâneas, uma em cada sala. Agora, com dois andares inteiros, aproximadamente 200m2, a galeria atinge um novo patamar. Completamente consolidada no cenário cultural gaúcho, a Gravura tem bastante espaço para comemorar em grande estilo os 20 anos em 2016.

De cima para baixo, da esquerda para a direita: corredor de esculturas; Soriano pintando ao vivo (2008); Pátio de Esculturas. Na página seguinte: fachada em 2016 e Sala Nova.

20


21


Histórico: 1998-Blue Tree Towers Porto Alegre Hotel Arquiteta Cristina Leal

Artistas Paulo Amaral e outros 1999-Intercity Best Western Hotel Porto Alegre Arquitetas Arlene Lubianca e Silvia Benedetti Artistas Celma Paese, Liana Timm e outros

2000-Hotel SESC Campestre Porto Alegre Arquitetas Arlene Lubianca e Silvia Benedetti Artistas Ena Lautert, Celma Paese, Neca Sparta

2000- Intercity Best Western Hotel Gravataí Arquiteto Ronaldo Resende Artistas Ena Lautert e outros

2000-Milenium Flat Porto Alegre Arquiteto David Saltz Artistas Flávia Antoniolli, Celma Paese e outros

2001-Jurerê Beach Village Arquitetas Arlene Lubianca e Silvia Benedetti Artistas Cristina Farina e Rosana Almendares

H OT EL A R IA

2002-Intercity Hotel Caxias do Sul Arquitetas Arlene Lubianca e Silvia Benedetti Artista Biba Mattos

2002-Sheraton Porto Alegre Hotel

A partir do boom imobiliário dos anos 2000, a Gravura iniciou um importante trabalho na decoração de novos hotéis em Porto Alegre e em toda Região Sul, lançando uma linha de obras especialmente destinada ao setor hoteleiro. Com edições de gravuras e fotografias em grande quantidade, imagens, cores e molduras personalizadas para cada ambiente, elaboração de protótipos para apartamentos decorados e criação de obras de arte por encomenda, a galeria passou a colocar arte nos mais diversos empreendimentos.

22

Arquiteta Cristina Leal Artista Celma Paese

2006-Premium Flat Porto Alegre Arquiteta Adriana Fleck Artistas Susana Luft, Ena Lautert e outras

2008-Hotel De Ville Porto Alegre Artista Cylene Dalegrave

2008-Hotel Lage de Pedra Arquiteta Arlene Lubianca Artista Cylene Dalegrave 2009-Hotel Alpenhaus Gramado Arquiteta Adriana Fleck Artista Susana Luft

2012-Hotel Villa Moura Rio Grande Arquiteta Laline Bitencourt Artista Rosamaria Feltrin

2013-Lagheto Viverone Moinhos Porto Alegre Arquiteta Silvia Benedetti Artista Cylene Dalegrave


23


Histórico de Premiações:

2011

1º - Andréia Weiler e Rafael Schiaffino 2º - Karen Teixeira 3º - Luana e Lisandra Mundstock 4º - Laline Bittencourt 5º - Karen Waltrick 6º - Andréa Pereira 7º - Décio Muniz 8º - Paulo Hoffmeister 9º - Regina Albuquerque 10º - Soraya Romanowsky

2012

1º - Laline Bitencourt 2º - Rodrigo Buglione 3º - Rogério Pandolfo 4º - Carina Fraeb 5º - Letícia Paes 6º - Marcelo Polido e Ana Hnzl 7º - Andréia Weiler e Rafael Schiaffino 8º - Gabriele Ávila 9º - Décio Muniz 10º - Raul Pegas

2013

A R Q UI T E TOS/ F ID E L IDAD E

1º - Silvia Benedetti 2º - Rogério Pandolfo 3º - Paula Lino 4º - Alessandra Pasin e Simone Simões 5º - Sabrina Sbardelotto 6º - Patrícia Blaschke 7º - Maria de Fátima Beltrão 8º - Daniela Záffari 9º - Danielle Garros 10º - Enaura Leal

2014

1º - José Marcelo Velho 2º - Angela Snel 3º - Laline Bitencourt 4º - Miriam Runge 5º - Carlos Lemos 6º - Márcia Lobato 7º - Cezar Etienne e Jaqueline Zarpellon Araújo 8º - Rosane Eifer 9º - Rebeca Calheiros Plech 10º - Martha Cruz Jaeger

Depois de anos de muita parceria, foi criado um plano de fidelidade com os arquitetos, que presenteia os profissionais que mais utilizarem obras de arte em seus projetos e em mostras de arquitetura e decoração. Desde 2011, a Gravura realiza uma confraternização anual de premiação.

24

2015

1º - Laline Bitencourt 2º - Cíntia Aguiar 3º - Rogério Pandolfo 4º - Carolina Guindani Gonçalves 5º - Carlos Lemos 6º - Cynthia Garcia 7º - Cezar Etienne e Jaqueline Zarpellon Araújo 8º - Anne Boom e Marília Warken 9º - Marcelo Polido e Ana Hnzl 10º - José Paulo Tesche


O SUL

2015

Jornal do ComĂŠrcio

2013

2014

2012

2012

25


OFI CI NA S D E AR TE Desde 2012, o Espaço Rosita Galbinski oferece oficinas de arte com atendimento individualizado para adultos, crianças e adolescentes. Com aulas tanto para iniciantes quanto para artistas que buscam aprimoramento técnico, a galeria conta com as seguintes oficinas práticas: “Experimentações estéticas, desenho e pintura” - Professora Rosali Plentz; “Modelagem: amassando o barro” Professor Che Kalika; “Desenho clássico, pintura acrílica e óleo ou aquarela” - Professor Rodrigo Corrêa; “Desenho e pintura para crianças e adolescentes” - Professora Letícia Lau.

26


Denise Haesbaert, Rodrigo CorrĂŞa, Regina G. Teitelbaum, Che Kalika e Rosali Plentz.

27


A RT I STA S

28


29


A R T I STAS

AL I CE B RÜ EG GE M ANN

Serigrafia 95/100 - 33x48cm

30


AL I CE S OARE S

Serigrafia 21/90 - 38x53cm

31


A R T I STAS

AN A M ÄH L ER

Rubi, Água Marinha, Diáspora, Ametista, Diamante e Esmeralda - Pintura acrílica s/ tela - 150x13x13cm Foto: Letícia Lau

32


An tON IO S O RIAN O

Pintura acrílica s/ tela 50x70cm

33


A R T I STAS

34

Escultura em alumínio 46x13x12cm

B IBA M AT TOS

B E NN O P F ERS C HER

Pintura acrílica s/ tela 60x75cm


B R EN O N OR A

Escultura em bronze Dom Quixote Paris 35x10x6,5cm

35


D E P O I M E NTO

A perm an ê nc ia e a pert i n ê nc ia da g r av u r a . PAULO G OM E S *

36

No agora já longínquo ano de 1982, o crítico e historiador de arte, Carlos Scarinci, iniciava o seu livro A Gravura no Rio Grande do Sul 1900-1980, com a hipótese de que“a gravura constitui uma prática artística fundamental, mesmo quando ou até porque estava vinculada, nos seus começos, a processos não artísticos (industriais e comerciais) de produção de imagens. Isso foi o que lhe permitiu, melhor do que as outras artes, participar mais diretamente das transformações das sociedades rio-grandense e brasileira”. Nessa obra de referência, a gravura tem a prevalência sobre as outras técnicas na narrativa de nossa história artística. Partindo da ilustração de livros religiosos, nos primórdios da colonização local pelos


missioneiros, passando pela ilustração de periódicos no século XIX e, finalmente, tomando o lugar de uma manifestação artística per si, a gravura tem participado intensamente da história local. Consolidando-se localmente como um espaço importante na produção de imagens artísticas, desde a ilustração até a crítica social do Clube de Gravura (nos anos 1950), a gravura caracteriza-se como uma linguagem intrinsecamente ligada à técnica. Mais do que a simples produção de imagens, a gravura tornou-se uma espécie de espaço de resistência da manutenção do fazer artístico, da reflexão plástica e da consciência social, tornando-se uma espécie de identidade da arte produzida no Rio Grande do Sul. Com o passar do tempo e com a consolidação do sistema de arte local, essas questões – fazer artístico e consciência social – deixaram, infelizmente, de ter o espaço midiático merecido, sendo substituídas pelos ensimesmamentos dos artistas e de seus discursos. Como uma atividade artística produtora de discursos contemporâneos, tendo como princípio o domínio da técnica e a ênfase na manualidade, a gravura nunca deixou de crescer entre nós. Ao contrário, o princípio da técnica caracteriza-se com

a permanência do pensar a arte como uma atividade na qual se associam, sem prevalência de uma sobre a outra, a atividade manual e a reflexão crítica. Na contramão do pensamento contemporâneo em outros pontos do país, nos quais a negação do domínio da manualidade tornou-se uma condição sine qua non da produção de arte contemporânea, entre nós, associando tradição e ruptura, a gravura permanece com uma atividade plástica caracterizada pela diversidade de seus resultados e pelo interesse permanente das novas gerações de artistas. Essa exposição traz a público a riqueza da gravura produzida no Rio Grande do Sul, associando a participação de diversas gerações de artistas à variedade das técnicas empregadas e a diversidade de gêneros. Em tempos de elitização das manifestações plásticas, nos quais a propalada democratização das artes nunca esteve tão distante da população, a gravura, como meio democrático de manifestação artística, permanece, entre nós, como a evidência da excelência e do engajamento, mantendo uma tradição longamente conquistada.

* Artista plástico e professor. *Texto elaborado para o catálogo da exposição Gravura do sul do Brasil realizada na Embaixada do Brasil em Assunção, Paraguai, em outubro de 2009.

37


A R T I STAS

CORAL I CA RD OS O

Pintura acrílica s/ tela 150x160cm

C L AR A SE RRANO

Pintura acrílica s/ tela 80x80cm

38


“Potro” Escultura em mármore 16,5x17,5x13cm

CHE K A L I K A

ANGE L A ZA F FA RI

Pintura acrílica, gesso sobre tela, 100x100cm

EN A L AU TE RT

“Pedras azuis”- Desenho a grafite 70x16cm

39


A R T I STAS

B R IT TO VE LHO

Pintura acrílica s/ tela 70x90cm

40


Técnica mista s/ tela 100x120cm

CAR M EN VE RA G UIM ARÃES

E L IAN E M AGNANI

“Meu banco de madeira”- Pintura acrílica s/ tela 100 X 70cm

41


A R T I STAS

C L AR A P ECHANS KY

“Ana e Daniela no Jardim” Pintura acrílica s/ tela 60x80cm

42


Pintura acrílica s/ tela 80x100cm

IA RA Z IP PI N

E L IZ ET E U BIRAJARA

“Molda-me”- Escultura em papier maché com tela metálica e madeira - 74x38x35cm

43


D E P O I M E NTO

Uma p eq u e n a gal e r ia n a Cor te R e al Cl a ra P ec hansky *

A Gravura Galeria de Arte fica na Rua Corte Real em Porto Alegre. O bairro é residencial: não se espera que alguém abra um comércio nessa zona. Só que uma galeria de arte não é um comércio. Ou melhor, não é só um comércio. É certo que as obras expostas na galeria estão à venda, mas há muito mais por trás de uma venda de obras de arte.

A antiga casa da família foi aos poucos sendo remodelada e adaptada para sua nova função. Mais uma sala, mais um espaço, aproveitamento do subsolo, batizado com o nome de Dona Rosita, mãe das moças, Renata e Regina: duas arquitetas que um dia decidiram abrir uma galeria de arte dedicada à exposição e venda de múltiplos, por isso o nome Gravura. Passado um ano, elas se dão conta que podem também expor peças únicas, e me convidam para fazer a primeira individual da galeria (1997). Já são 20 anos. Quantos artistas foram lançados e persistem? Quantos se eclipsaram?

44


Anos de ousadia, com a Renata indo se dedicar ao restauro de prédios históricos e a Regina fica sozinha. Não totalmente sozinha, porque tem o apoio da família: dedica-se mais e mais à galeria. Constata ser uma descobridora: dá-se conta que a primeira mostra pode mudar a vida de um artista, quando ele passa de amador a profissional. Regina compreende esses ritos de passagem e incentiva os novos, sem deixar de prestigiar os mais antigos. Um desafio à cada exposição. Quantas exposições? Quantas inaugurações? Quantos eventos? Quantas frustrações? Quantas esperanças? Quantas promessas? Quantas incertezas? Regina aprende com o tempo, com a vida que vai andando, com as exposições que vão se sucedendo. Aprende muito com os artistas consagrados, e também com os novos e inexperientes. Decide abrir uma exposição na praia, nos meses de verão. Mais uma vez dá certo. Cria parcerias com hotéis, com seus colegas arquitetos. Também dá certo. Com seu jeitinho tranquilo e a voz macia, Regina, que tem nome de rainha, reina absoluta sobre a sua Corte Real.

* Artista visual.

45


A R T I STAS

“Espanhola” Escultura em tela aramada 92x18x18cm

R OSA M A RI A F E LTRI N

Pintura acrílica s/ tela 140x160cm

46

SI LVAN A B OT T ER M AIO R OC HA

V ITOR S E NGE R

Pintura acrílica s/ tela 140x160cm


C L AR ISSA FABRIC IO

Série “Bichos” Escultura em tela metálica 58x114cm

47


A R T I STAS

E L IZ ET HE LOU BOR GH E T TI

Pintura acrílica s/ tela 160x130cm

48


E RI CO SAN TOS

”Mulheres e Flores” da série “Evocações”- Pintura a óleo s/ tela 80x145cm

49


A R T I STAS

Normalmente, quando pensamos numa galeria de arte, imaginamos um lugar onde quadros de diversas cores são vendidos para para combinar com o ambiente que se quer decorar.

UM BON ITO CA M IN HO ERI CO SANTOS *

Outros imaginam ter a honra de levar para casa um nome de sucesso que esteja replicando aos quatro ventos. Mas há galerias de arte que, sem desconsiderarem estas coisas, também se interessam pelo aspecto didático, cultural da arte. Fazem questão de mostrar a arte no seu valor intrínseco. Orientam, promovem oficinas, palestras e grandes exposições. Agora, estou me referindo à Gravura Galeria de Arte. Quando se entra lá, é como se passeássemos pelos caminhos perfumados de um dos mais belos jardins e nossos olhos vão desfrutando aquelas formas e cores nas suas mais variadas manifestações, tão cuidadosamente curadas pela Regina e sua competente equipe. De lá saímos com arte e não somente com uma cor combinante ou um nome efêmero da moda. Uma simples, mas importantíssima diferença, que explica estes seus 20 anos de sucesso no mercado de arte! * Artista plástico e professor | Outubro de 2015.

50


E STH E R B IANCO

“Enigmática”- Pintura acrílica s/tela - 140X70 cm

51


A R T I STAS

L ÍL IA SE NT IN GER M AN FR OI

“Ciranda” Escultura em terracota envelhecida 18x15x12cm

52


“Jardim II” Pintura acrílica s/ tela 90x170cm

IN Ê S B EN E T T I

SU SAN A LU FT

”Magnólia da casa da Wally” Pintura acrílica s/ tela 70x100cm

53


DE P O I M E NTO

C L AUD IA L AITAN O *

A arte se desmaterializa, explora novos suportes, avança sobre mares nunca dantes navegados sem medo dos naufrágios inevitáveis. Mas a velocidade com que os museus se enchem de grandes novidades nunca diminuiu o apelo de uma técnica que remonta ao Oriente Antigo. Talvez porque o ofício do gravador exija uma combinação de tradição e invenção, que continua a fascinar os artistas e o público no mundo todo, e muito especialmente no Rio Grande do Sul. Um evento que celebra a força da gravura é um presente para Porto Alegre, e que esse evento se espalhe pelos espaços da Gravura Galeria de Arte é uma dupla homenagem a mais democrática das técnicas artísticas. * Jornalista Texto elaborado em agosto de 2005 por ocasião da exposição Artistas Gravadores integrante do Mirabolante Circuito de Galerias de Porto Alegre em parceria com o Santander Cultural.

54


LORE NA STE I NE R

Pintura acrílica s/ tela 150x140cm

M AR ÍL IA CH ARTU N E

Pintura acrílica s/ tela 100x100cm

55


A R T I STAS

Desenho a grafite 70x70cm

56

R OSAL I P L E N TZ

R O B E RTO UM ANS KY

Escultura em bronze e madeira 59x64x24cm


ZOR AV IA B E TIOL

“Capturando a beleza” 2/8 da série “Exuberância primaveril” Serigrafia 48x66cm

57


A R T I STAS

M A RI A IN ÊS R ODR IG UES

“Figura feminina em azul” Pintura acrílica s/ tela 70x120cm

58


M ON I FI S C H E R

“Esperança”- Pintura acrílica s/ impressão em tela - 120x60cm

59


A R T I STAS

60

“Cirque” Escultura em bronze 26x22x21cm

S ON IA S EI BE L

L E TIC I A I L H A DE ME U SE

Pintura acrílica s/ tela 106x106cm


SU SAN M E NDE S

“Em êxtase” Técnica mista - 170x70cm Foto: Roberto Schmitt-Prym

61


D E P O I M E NTo

Trabalhei na Galeria Gravura entre os anos de 2000 a 2005, inicialmente como estagiária e depois como assistente. Naquela época, era estudante do Instituto de Artes e cursava decoração, pois ainda não tinha definido meu campo de atuação no mercado de trabalho.

L et í c ia L au *

A galeria ainda ocupava somente a garagem e uma parte da sala da casa da família. Posteriormente, foi ampliada permitindo que a galeria representasse mais artistas, aumentando o investimento nas exposições e sua atuação no mercado da arte em Porto Alegre. A galeria era comandada pela Regina, pela Renata e com participação especial da Dona Rosa Galbinski, que sempre acompanhava tudo de perto, abriu as

62


portas da sua casa e acreditou no sonho das filhas. Fiquei muito feliz com a homenagem feita na última ampliação de 2013, com a criação do espaço Rosita Galbinski, pensado para cursos e oficinas. O tempo em que estive na galeria foi puro aprendizado, estava em contato direto com a arte e os artistas, conhecendo seus processos criativos, suas histórias e suas necessidades enquanto artistas. Considero a galeria meu berçário, que me deu um norte para meu campo de atuação, um ponto de partida para construir meu caminho e me especializar no mercado de arte. Hoje, trabalho como parceira da galeria, no lado empreendedor, indicando artistas com o perfil da casa, e como artista-educadora, na qual também tenho formação, como professora na oficina de desenho e pintura para crianças e adolescentes. Parabéns à galeria pelos seus 20 anos! Obrigada por me deixar fazer parte desta história, que está só começando, pois ainda há muito o que plantar e colher!

* Produtora Cultural

63


A R T I STAS

M AR IA LU IZ A CANG E RI

Pintura acrílica s/ tela 95x95cm

64


SUZ I E TC HE PARE

Pintura acrílica s/ tela 160x180cm

65


A R T I STAS

N AR A B . SIR OTS KY

Pintura acrĂ­lica e colagem s/ tela 80x100cm

66


M AR IO N LU N KE

Pintura acrĂ­lica s/ tela 100x100cm

67


A R T I STAS

O ND IN A P OZOCO

“Máscara” Aquarela s/ papel 37x57cm

68


PAU L IN A L AKS E IZ IRIK

“Dança da Roda” Serigrafia 5/20 - 54x54cm

69


A R T I STAS

PAULO A M ARAL

“Quarta-feira no Brás” Serigrafia 11/100 - 66x48cm

70


R O D RI G O COR RÊ A

Pintura acrílica s/ tela díptico 90x140cm

71


D E P O I M E NTo

GRAVU R A GAL E R IA . 20 A N OS . Paulo C é sar B . do A m ar al *

72

São poucas as galerias de arte que, ao longo das últimas décadas, conseguiram sobreviver ao mercado de Porto Alegre e mesmo do Rio Grande do Sul. Mais do que isso, não apenas sobreviver, mas imprimir em suas atividades a necessária e crescente qualidade que marca os feitos das grandes empresas. É o caso da Galeria Gravura, que completa 20 anos em 2016, fechando o ciclo importante de estabelecimento de uma casa de excelência para as artes em nosso estado. Lembro-me do início da Gravura e de quando lá expus quase em seus primórdios. Logo me vem à mente o simpático e doce rosto de Dona Rosita Galbinski, mãe de Regina, a atual proprietária. Dona Rosita morava ao lado da Gravura, ajudava a atender artistas e clientes.


Após o seu prematuro desaparecimento, a casa em que residia veio a abrigar o espaço cultural, que hoje merecidamente carrega o seu nome, local em que muitas importantes atividades culturais de nossa cidade são levadas à sua efetiva programação, como palestras, oficinas e encontros de arte. Uma particularidade única e especial é o fato de a Gravura receber em suas exposições e em seu acervo muitos artistas novos, sonhadores, ainda sem marca no difícil mercado das artes, o que lhes proporciona mais do que a oportunidade de comercializar suas obras; possibilita-lhes a autoestima, como artistas, ainda que sejam, em tais casos, novos e desconhecidos. Esta abertura, que deveria constar como missão de cada galeria de arte, tem sido uma das marcas mais visíveis da Gravura; quantos novos artistas ali lançados de forma coletiva ou individual não terminaram por encontrar um novo e talvez inesperado caminho em suas carreiras? E esta característica não interfere na guarda e na exibição de acervos conhecidos de artistas nacionais já renomados.

onde a Gravura mantém, desde 2004, a extensão da sede de Porto Alegre durante os meses de verão, de forma que a arte não para (como se poderia dizer), e permanece como atividade essencial a artistas e clientes. Longa vida à Galeria Gravura, que tão bem representa os interesses conexos das artes visuais. Um exemplo digno a ser seguido. * Da Academia Brasileira de Belas Artes, RJ

A Galeria Gravura compreendeu um fato inegável: não há melhores na arte, porque cada um faz a sua e à sua maneira. Há, isso sim, aqueles que prosperam com mais força no mercado e nem sempre pela estrita qualidade de suas obras. A ampliação da galeria deu-se de forma sedimentada em Atlântida, litoral norte,

73


A R T I STAS

R OSA NE HEC K TH E ISE N

Pintura acrílica s/ tela 80x110cm

74


R OSE LI D EON

Pintura acrĂ­lica s/ tela 80x80cm

75


A R T I STAS

VAS CO P R AD O

Escultura em bronze “Cavalo Principal” 38x29x10cm

76


VÂ NI A KW ITKO

Pintura acrílica s/ tela 100x100cm

77


A R T I STAS

V ER A W IL D NER

“Caminho, Morte” Pintura a óleo, pigmento, folha de ouro, colagem sobre tela, 120x120cm Foto: Letícia Lau

78


VE R A M A RIA HE MB BECKER

Escultura em bronze com base em madeira 46x25x16cm

79


A R T I STAS

V ELCY S OU TIER

“A sombra do flamboyant” Pintura acrílica s/ eucatex - 60x40cm

80


VI C TO R H UGO P O RTO

“Mulher com flores” Pintura acrílica s/ tela 135x140cm

81


A R T I STAS

XICO STOC KING E R

Escultura em bronze 38/50-32x8x6cm

82


“Mãezinha com pombas” Escultura em alumínio 20x17x17cm

M A R GA RI DA ST EIN

M A R C E LO HÜ BN ER

Pintuta acrílica s/ tela - 140x100cm

83


D E P O I M E NTO

Os anos 80 foram marcados por discussões sobre os valores do Modernismo, colocando em cheque a pop arte, a arte conceitual e o minimalismo. Esse período fomentou o debate sobre o Pós-Modernismo. Em embate com a tradição, a pintura, gênero mais tradicional, tornou-se o ponto alto do debate. A GA L E R IA G R AV U R A N O CO NT E XTO DA HISTÓR IA DA A RT E D E P O R TO AL EG R E A NA Z AVAD IL *

Por isso, voltar à pintura é devolver a arte ao mercado que o experimentalismo do período anterior deixou em segundo plano. Os 20 anos de experimentações de materiais, suportes e meios ampliaram o campo de ação do artista, em que a Land Art, as intervenções e as instalações, o corpo, a performance e a arte conceitual tornaram-se o campo expandido da arte. Desde os anos 60, a arte contemporânea vai se consolidando e a pintura é remetida a um papel secundário. A década de 80, no Brasil, foi palco de importantes acontecimentos referentes à arte e à cultura, com ressonâncias nos cenários econômico e social. A ditadura militar estava ruindo, e a sociedade exigia eleições. As Diretas Já, no final de 1983 e começo de 1984, traduziam o desejo de uma nova geração de virar a página da história. Em 1985, a morte do Presidente Tancredo Neves fez

84


com que as expectativas da nova situação política se esmaecessem para novamente se revitalizarem na Constituinte de 1988. A abertura política ocorreu de forma gradual, e o cenário artístico nacional relaxou em face à nova situação.

assumiram o importante papel, ao tratarem de temas (sociais) do dia a dia, como a sexualidade e a vida urbana. As telas foram invadidas por heróis da TV e das histórias em quadrinhos. Os grandes formatos evidenciaram camadas de tinta.

O movimento que mais se aproximava do espírito dos anos 80 era o Tropicalismo dos anos 60, com o qual muitos artistas identificavam-se, pois já havia demonstrado ser contrário aos conceitos de pureza de meios e aos sistemas linguísticos fechados. O hibridismo e a ambiguidade eram referências para os artistas do período, a exemplo de “Tropicália”, de Hélio Oiticica (1967), em que a estética híbrida da obra foi experiência histórica no Brasil.

O corpo apareceu como elemento recorrente. A mistura de elementos das culturas eruditas e popular, em que objetos simples do cotidiano se equivalem a signos da história da arte, foi outro indício nas grandes telas. Com a geração 80, surgiu a premissa de que a arte não deveria ser excludente; assim como a sociedade, os artistas também desejavam a liberdade, seja ela do gesto, da cor, do prazer de pintar.

Nas artes plásticas, quem deu o tom foi a grande exposição de pinturas “Como vai você, Geração 80?”, realizada em 1984, no Rio de Janeiro, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV, que reuniu 123 artistas, em sua maioria jovens que celebravam a democracia. A gestualidade, a manualidade e o prazer de pintar moviam esses jovens que desejavam a afirmação do sujeito até então sufocado pela ditadura militar. A pintura experimental trouxe reflexões sobre o suporte, os materiais, o estilo, o gesto, a figuração. A arte aproximouse da vida e dialogou com a história da arte ao usar citações. O abandono dos suportes tradicionais indicou uma arte menos cerebral (Arte Concreta) e com menor cunho político (Arte Conceitual), em detrimento de uma arte voltada ao prazer de fazer. Os artistas

O momento político dos anos 90 difere muito do início da década anterior. A abertura política foi plenamente concretizada; no entanto, a cultura sofreu um desmanche em seus equipamentos, com o governo Fernando Collor (1990-1992), que transformou o Ministério da Cultura em Secretaria da Cultura e dissipou órgãos fundamentais, como a Fundação Nacional da Arte (FUNARTE), a Empresa Brasileira de Filmes (EMBRAFILME) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), recuperados pelos governos Itamar Franco (1992-1994) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Além disso, foi criada a Agência Nacional de Cinema, em 2001. Porém, esses equipamentos operam agora com outra realidade, pois durante o governo de FHC foram criadas as leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet.

85


D E P O I M E NTO

Os anos 90 abarcaram processos artísticos mais complexos, em que os termos marketing cultural produtor cultural e curador entraram definitivamente na pauta das artes. O próprio termo artes plásticas foi substituído por artes visuais, a despeito da importância da imagem nessa composição. A imagem e o espaço foram dois elementos que entraram com muita força no campo artístico a partir de 1990. A produção dos anos 90, portanto, estava voltada para o espaço, em pesquisas que investem na tridimensionalidade, através da escultura e do objeto e à imagem, pois as pesquisas dos artistas contemporâneos se aproximaram da tecnologia digital, das mídias e da fotografia. Depois da realização da 1ª Bienal do Mercosul (1997), que volta sua atenção ao espaço urbano, este começa a ser amplamente divulgado entre nós e passa a ser matéria-prima para muitos artistas. A instalação e a relação observadorobra foram dois elementos significativos responsáveis por mudar o cenário artístico dos anos 90. Outro aspecto importante desses anos foi o desenvolvimento da pesquisa em arte. O ano de 1992 viu nascer o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), criado por Decreto-Lei no dia 4 de março, e inaugurado no dia 18, do mesmo mês, com uma exposição de seu acervo recém constituído. O MAC atuou de forma significativa no início dos anos de 1990, trazendo exposições de artistas nacionais e promovendo os artistas locais através de

86

muitas exposições, além da produção de importantes registros por meio de catálogos referentes às mostras. No início da década de 1990, o sistema de difusão da arte contava com 13 galerias e dois museus. A Associação dos Galeristas do Rio Grande do Sul (AGARGS) contava com os seguintes associados: Edelweiss, Willig Decorações, L’Atelier D’Art, Maria Helena Rambor, Bublitz Decaedro, Bolsa de Arte, Alencastro Guimarães, Marisa Soilbelman, Agência de Arte, Arte & Fato Galeria, Delphus, Mosaico, Scherer Artes e Associação Badesul. Ainda, destacam-se dois acontecimentos ocorridos nos anos 90. Um deles foi a criação do Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural, o FUMPROARTE, instituído pela prefeitura de Porto Alegre, em 1993, acarretando maior profissionalização do campo artístico, pois envolvia a produção cultural a partir de um projeto com atuação de vários personagens. A diferença entre as Leis de Incentivo à Cultura e o FUMPROARTE é que, nas primeiras, o artista e/ou produtor cultural deveria captar os recursos de empresas privadas em face da renúncia fiscal; enquanto que, no segundo, o proponente recebia 80% do valor para patrocínio de seu projeto. O sistema de artes evidenciado no final dos anos 90 é mais complexo devido aos novos integrantes adaptados às novas formas de apresentação, circulação e consumo de obras: artistas e coletivos de artistas,


curadores e galeristas, historiadores e críticos, produtores culturais, professores de arte, jornalistas especializados, gestores de instituições relacionadas às artes visuais, galerias, bienais, salões, centros culturais, feiras de arte, prêmios, escolas de arte, programas de residência, espaços específicos nos meios de comunicação, como revistas, sites e cadernos culturais, programas de pósgraduação, espaços culturais independentes e publicações independentes. Em meio a este cenário diferenciado e em crescimento, que se expande para outros modos de apresentação da arte onde as galerias reinventam-se para se adequarem a um cenário mais complexo, surge, em 1996, a Galeria Gravura. A galeria nasceu e cresceu a partir de uma história familiar e foi se transformando no decorrer de sua existência. Ela inaugurou com um caráter inovador, pois apresentava a proposta de especialização em gravura e arte sobre papel, renovando o conceito que abarcava uma galeria de arte comercial. Em 1998, a galeria é ampliada, passando a trabalhar com pintura de artistas gaúchos. Regina Galbinski preocupa-se em oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes, ao permitir que as obras de seus mais de 100 artistas, que compõem o acervo da galeria, possam ser levadas e apreciadas na casa destes prováveis compradores - justamente para que haja segurança na decisão da escolha. Preocupada em se aproximar de seus consumidores e

arquitetos, realiza mesas-redondas para falar sobre o acervo, explicando as técnicas e apresentando os seus artistas. Em 2013, inaugurou o Espaço Rosita Galbinski de cursos e oficinas, além do espaço para artistas realizarem processos criativos através de cursos com especialistas. Na abertura deste espaço foi ministrada a palestra “Quem tem medo da Arte Contemporânea?”. Logo em seguida, foi a vez do espaço Subsolo Contemporâneo com a proposta de expor as obras de novos artistas. A inquieta proprietária cria mais um espaço de exposição: 50m² com um pé direito alto e um corredor para a apresentação das esculturas. Assim, a galeria se completa ao oferecer um espaço ideal para exposições que valorizam a obra de arte. A Gravura mantém uma extensa programação de exposições durante o ano, e no verão realiza as exposições na praia de Atlântida, desde 2004, na sua sede de verão. A galeria completa 20 anos, em 2016, e este livro conta a sua história desde a sua criação, assim como a visão de futuro que seus proprietários desenvolveram ao longo de sua existência. A dedicação, a inovação e a preocupação de acompanharem a evolução da arte propicia, além da parte comercial, a formação artística.

* Ana Zavadil - Historiadora da Arte, Curadora-Chefe do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul-MACRS.

87


EXP OSI Ç ÕE S

88


89


E X P OS I Ç Õ ES

90

Data

Exposição / Artistas

Técnica

18/10/1996 a 14/11/1996

1ª Coletiva de artistas gravadores Anico Herscovitz, Arlete Santarosa, Clara Pechansky, Eliane Santos Rocha, José Carlos Moura, Liana Timm, Marta Loguercio, Miriam Tolpolar, Maryl Rodrigues, Vera Grinberg

Gravura

01/02/1997 a 22/02/1997

Coletiva de verão Kolman Hotel – Capão da Canoa Alice Brueggemann, Alice Soares, Clara Pechansky, Hilda Mattos, José Carlos Moura, Liana Timm, Miriam Tolpolar, Paulina Laks Eizirik, Paulo Amaral, Vera Grinberg

Desenho, Gravura, Pintura, Serigrafia

21/05/1997 a 21/06/1997

Clara Pechansky – Pequenos Formatos sobre Papel: Desenho e Gravura

Desenho, Gravura

09/07/1997 a 09/08/1997

Rosali Plentz

Gravura, Pintura

10/09/1997 a 11/10/1997

Paulina Laks Eizirik

Desenho, Gravura

05/11/1997 a 05/12/1997

Rodrigo Núñez – A Cor dos Sonhos

Pintura

15/04/1998 a 09/05/1998

Che Kalika – Guerreiros Urbanos: esculturas de rua em ferro e solda

Escultura

27/05/1998 a 11/07/1998

Paulo Amaral

Pintura, Serigrafia

12/08/1998 a 26/09/1998

Vasco Prado

Desenho, Escultura

14/10/1998 a 14/11/1998

Liana Timm – As quatro intenções

Múltiplos digitais

12/01/1999 a 12/02/1999

Rodrigo Núñez – Caminho das Rosas

Cerâmica, Pintura

28/04/1999 a 29/05/1999

Angelo Braghirolli

Desenho, Pintura

17/06/1999 a 17/07/1999

Elizethe Borghetti - Tupi 500

Desenho, Pintura

01/09/1999 a 11/09/1999

Brasil 500 anos Biba Mattos, Ena Lautert, Marília Fayh, Paulina Laks Eizirik, Paulo Amaral, Rodrigo Núñez, Rosana Almendares, Rosali Plentz, Roseli Deon, Selva Doll

Todas as técnicas

10/11/1999 a 11/12/1999

Zoravia Bettiol – Exuberância Primaveril I e II

Monotipia, Serigrafia

03/05/2000 a 03/06/2000

Cris Rocha – passos que imaginei

Gravura, Pintura

12/07/2000 a 12/08/2000

Biba Mattos – De volta ao passado

Escultura, Pintura


Data Exposição / Artistas

Técnica

14/09/2000 a 07/10/2000

Exposição coletiva de gravuras em prol do Instituto da Mama Alice Soares, Clara Pechansky, Gutierrez, Paulo Porcella

Gravura

10/10/2000 a 04/11/2000

Tomie Ohtake – Gravuras em metal

Gravura

08/11/2000 a 02/12/2000

Heloisa Helena

Pintura

04/12/2000 a 30/12/2000

Natal Arte 2000 Biba Mattos, Breno Nora, Celma Paese, Che Kalika, Ena Lautert, Heloísa Maia, Hidalgo Adams, Jane de Boni, Margarida Stein, Marília Fayh, Paulina Laks Eizirik, Rosana Almendares, Roseli Deon, Selva Doll, Vasco Prado

Todas as técnicas

10/01/2001 a 30/01/2001

Larissa Madsen

Escultura em vidro

14/03/2001 a 31/03/2001

Exposição coletiva de gravuras com renda em benefício da Creche Alan Alice Brueggemann, Alice Soares, Clara Pechansky, Gutierrez, Paulo Porcella, Zoravia Bettiol

Gravura

04/04/2001 a 28/04/2001

Roseli Deon – corpos em movimento

Pintura

03/05/2001 a 01/06/2001

Adriana Daccache – Monstros, Deuses e Super-Heróis

Pintura

07/06/2001 a 30/06/2001

Vera Reichert – Vestígios: marcas do homem na terra e no mar

Pintura

04/07/2001 a 28/07/2001

Graça Marques, Graça Tirelli – Pinturas

Pintura, Técnica mista

01/08/2001 a 25/08/2001

Neca Sparta

Pintura

13/09/2001 a 06/10/2001

Paulina Laks Eizirik

Desenho, Gravura, Pintura

01/10/2001 a 07/10/2001

Casa Cor 2001 Celma Paese, Ena Lautert, Flavia Antoniolli, Neca Sparta, Roseli Deon, Vera Reichert

Pintura

17/10/2001 a 17/11/2001

Denise Marcolin

Pintura

19/11/2001 a 29/12/2001

Natal Arte 2001 Angela Dannebrock, Biba Mattos, Breno Nora, Celma Paese, Che Kalika, Cylene Dallegrave, Ena Lautert, Flavia Antoniolli, Hidalgo Adams, Larissa Madsen, Laura Castilhos, Luiz Henrique Mayer, Maria Luiza Cangeri, Rosali Plentz, Rosana Almendares, Roseli Deon, Selva Doll, Vera Reichert

Todas as técnicas

91


E X P OS I Ç Õ ES

Renata G. Horowitz, Lou Borghetti e Regina G. Teitelbaum

As irmãs com Zoravia Betiol

Vasco Prado - ZH

Anette Lejderman, Mariza Eizirik, Paulina Laks Eizirik, Rosita Galbinski e Miriam Tolpolar

Alice Soares

92

Mesa redonda com Roberto Umansky


Data

Exposição / Artistas

Técnica

14/03/2002 a 06/04/2002

Rosali Plentz - Percursos

Fotograma, Gravura

06/04/2002 a 04/05/2002

Flavia Antoniolli – circulando e se enquadrando

Pintura

08/05/2002 a 01/06/2002

Ena Lautert

Pintura

12/06/2002 a 06/07/2002

Roberto Umansky - Ecoarte

Escultura

10/07/2002 a 03/08/2002

Helena Kanaan - na pele o coração

Técnica Mista

07/08/2002 a 06/09/2002

Exposição beneficente com obras de Alice Brueggemann e Alice Soares

Desenho, Gravura, Pintura

11/09/2002 a 11/10/2002

Rosana Almendares

Pintura

30/09/2002 a 13/10/2002

Casa Cor Sul 2002 Angela Dannebrock, Biba Mattos, Breno Nora, Christianne Farias, Clara Pechansky, Elizethe Borghetti, Ena Lautert, Jane de Boni, Léa Mara Cifali, Maria Luiza Cangeri, Neca Sparta, Rosana Almendares, Roseli Deon, Suzana Luft, Vasco Prado

Todas as técnicas

16/10/2002 a 16/11/2002

Celma Paese - Impermanência

Pintura

19/11/2002 a 31/12/2002

Natal Arte 2002 Angela Dannebrock, Biba Mattos, Breno Nora, Celma Paese, Che Kalika, Christianne Farias, Claudio Caldas, Cylene Dallegrave, Ena Lautert, Flavia Antoniolli, Hidalgo Adams, Jane de Boni, Larissa Madsen, Laura Castilhos, Léa Mara Cifali, Margarida Stein, Maria Luiza Cangeri, Nadja Rossato, Rosali Plentz, Rosana Almendares, Rosane Guerin, Roseli Deon, Selva Doll, Suzana Luft, Vera Reichert

Todas as técnicas

12/03/2003 a 05/04/2003

Laércio de Menezes – Transformações & Percepções Humanas

Fotografia

15/04/2003 a 10/05/2003

Katsuko Nakano

Cerâmica

05/05/2003 a 11/05/2003

Casa&Cia 2003 Biba Mattos, Breno Nora, Celma Paese, Corali Cardoso, Ena Lautert, Flavia Antoniolli, Jane de Boni, Léa Mara Cifali, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Roberto Umansky, Roseli Deon, Vera Reichert, Vasco Prado, Zupo

Todas as técnicas

13/05/2003 a 07/06/2003

Corali Cardoso – Tradução Aborígene

Pintura

10/06/2003 a 05/07/2003

Clarissa Kalfelz – Tecendo a Vida

Técnica Mista

93


EX P OS I Ç Õ E S

94

Data Exposição / Artistas

Técnica

24/06/2003 a 12/07/2003

Alice Soares

Desenho, Gravura

10/07/2003 a 09/08/2003

Susana Luft - Protoplasma

Pintura

14/08/2003 a 06/09/2003

Matéria em Trânsito Ana Flores, Eduardo Vergara, Fabíola de Almeida, Fernanda Korff, Lia Gomes de Freitas, Liliana Silveira, Mercker Moreira, Rosana Doñate, Silvana Beker

Todas as técnicas

18/09/2003 a 10/10/2003

Léa Mara Rigo – Day by day

Pintura

15/10/2003 a 14/11/2003

Exposição coletiva paralela à 4ª Bienal do Mercosul Alice Brueggemann, Alice Soares, Antonio Soriano, Britto Velho, Clara Pechansky, Elizethe Borghetti, Nelson Jungbluth, Paulina Laks Eizirik, Vasco Prado, Vitório Gheno, Xico Stockinger

Todas as técnicas

22/11/2003 a 31/12/2003

Natal Arte 2003 Angela Dannebrock, Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Celma Paese, Che Kalika, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Edson Maciel, Ena Lautert, Esther Bianco, Flavia Antoniolli, Hidalgo Adams, lná Prolo, Lorena de Sousa, Mádia Bertolucci, Margarida Stein, Maria Luiza Cangeri, Neca Sparta, Rosali Plentz, Rosane Guerin, Roseli Deon, Suzana Luft, Suzi Etchepare, Vera Reichert

Todas as técnicas

20/12/2003 a 29/02/2004

Atlântida Arte 2003/2004 Alice Brueggemann, Alice Soares, Ana Baladão, Angela Dannebrock, Antonio Soriano, Biba Mattos, Breno Nora, Britto Velho, Celma Paese, Clara Pechansky, Cléo Milani, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Elizethe Borghetti, Ena Lautert, Flavia Antoniolli, Jane Toss, Joelson Caletti, Larissa Madsen, Maia, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Neca Sparta, Rosali Plentz, Rosana Almendares, Roseli Deon, Selva Doll, Susana Luft, Suzi Etchepare, Vasco Prado, Vera Reichert, Vitório Gheno

Todas as técnicas

18/03/2004 a 10/04/2004

Lorena Steiner – Magia da Construção

Técnica Mista

14/04/2004 a 08/05/2004

Esther Bianco – Fantasias Musicais

Pintura

12/05/2004 a 12/06/2004

Suzi Etchepare

Pintura

16/06/2004 a 10/07/2004

Gladys Geyer

Pintura

15/07/2004 a 07/08/2004

Estelita Schames, Nóris Maria Dias – intima mente

Escultura, Pintura

10/08/2004 a 11/09/2004

Clara Pechansky – Lírica

Desenho, Pintura, Serigrafia

14/09/2004 a 16/10/2004

Cléo Milani

Pintura


Saída para visita à 4ª Bienal do Mercosul com arquitetas e artistas

Paulo Amaral

Jornal do Comércio

Roger Lerina - ZH

Lorena Steiner

Zero Hora

95


E X P OS I Ç Õ ES

Rosita, Taumaturgo, Renata e Regina

Zero Hora

Erico Santos - JC

96

Gabriel Teitelbaum, Rosa Berger, Juliana Horowitz e Taumaturgo Ferreira. Ao fundo Vitor Raskin


Data 20/10/2004 a 20/11/2004

Exposição / Artistas Taumaturgo Ferreira

Técnica Pintura

20/11/2004 a 31/12/2004

Natal Arte 2004 Ana Aita, Angela Dannebrock, Biba Mattos, Breno Nora, Che Kalika, Cleo Milani, Corali Cardoso, Dora Giron, Ena Lautert, Esther Bianco, Gladys Geyer, Hidalgo Adams, Inês Benetti, Karina Laino, Lorena Sousa, Mádia Bertolucci, Marcelo Hübner, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Neca Sparta, Rosali Plentz, Rosane Guerin, Roseli Deon, Suzana Luft, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker

Todas as técnicas

20/12/2004 a 29/02/2005 (Atlântida) 22/03/2005 a 23/04/2005 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2005 Alice Soares, Angela Dannebrock, Benno Pferscher, Breno Nora, Celma Paese, Clara Pechansky, Corali Cardoso, Esther Bianco, Inês Benetti, João Carlos Bento, Magda Ellwanger, Marcelo Hübner, Maria Marques Mason, Marilene Maffei, Marion Lunke, Roseli Deon, Suzi Etchepare, Taumaturgo Ferreira, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker

Todas as técnicas

03/05/2005 a 04/06/2005

Erico Santos

Gravura, Pintura

17/05/2005 a 29/05/2005

Gravura no Bourbon Country Alice Soares, Angela Dannebrock, Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Celma Paese, Che Kalika, Clara Pechansky, Cléo Milani, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Diones Correa, Ena Lautert, Esther Bianco, Flavia Antoniolli, Inês Benetti, Leda Zimmermann, Lorena Souza, Maria Luiza Cangeri, Marilene Maffei, Roseli Deon, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker, Vera Reichert

Todas as técnicas

15/06/2005 a 02/07/2005

Lília Sentinger Manfroi - Vestígios

Escultura

05/07/2005 a 06/08/2005

Karina Laino - Convivências

Pintura

06/08/2005 a 24/08/2005

Mirabolante Circuito – Galerias de Arte de Porto Alegre

Gravura

09/08/2005 a 10/09/2005

Marion Lunke

Pintura

13/09/2005 a 08/10/2005

Ondina Pozoco - Fêmina

Desenho, Pintura

25/10/2005 a 26/11/2005

Vera Maria Hemb Becker

Escultura

01/12/2005 a 29/12/2005

Natal Arte 2005 Angela Dannebrock, Biba Mattos, Breno Nora, Che Kalika, Cláudia Zirbes, Corali Cardoso, Eda Lani, Elaine Bonetti, Ena Lautert, Esther Bianco, Flavia Antoniolli, Gladys Geyer, Henrique Radomsky, Hidalgo Adams, Inês Benetti, Jane de Boni, Lília Sentinger Manfroi, Lilian Cassiano, Margarida Stein, Margrid Bencke, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Roseli Deon, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

97


EX P OS I Ç Õ E S

98

Data Exposição / Artistas

Técnica

24/01/2006 a 31/01/2006

Maria Inês Rodrigues

Gravura, Pintura

30/12/2005 a 28/02/2006 (Atlântida) 15/03/2006 a 08/04/2006 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2006 Ana Aita,Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Clara Pechansky, Cláudia Zirbes, Corali Cardoso, Esther Bianco, Flavia Antoniolli, Gladys Geyer, Inês Benetti, Jane de Boni, Lília Sentinger Manfroi, Lúcia Paixão, Magda Ellwanger, Marcelo Hübner, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Maria Marques Mason, Marion Lunke, Paulina Laks Eizirik, Rosali Plentz, Roseli Deon, Studio Porto Mâché, Susana Luft, Suzi Etchepare, Vera Maria Hemb Becker, Vera Reichert, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

11/04/2006 a 06/05/2006

Antonio Soriano pinta a Usina do Gasômetro

Pintura

10/05/2006 a 03/06/2006

Paulina Laks Eizirik

Gravura, Pintura

07/06/2006 a 08/07/2006

Gilmar Fraga – Quadro a quadro: pinturas de futebol-arte

Pintura

12/07/2006 a 05/08/2006

Exposição coletiva 10 anos/10 escultores Biba Mattos, Breno Nora, Che Kalika, Hidalgo Adams, Lília Sentinger Manfroi, Margarida Stein, Nilton Maia, Vasco Prado, Vera Maria Hemb Becker, Xico Stockinger

Escultura

09/08/2006 a 09/09/2006

Destaques na Pintura 10 anos Angela Dannebrock, Antonio Soriano, Benno Pferscher, Celma Paese, Clara Pechansky, Cláudia Zirbes, Corali Cardoso, Elizethe Borghetti, Ena Lautert, Erico Santos, Esther Bianco, Flavia Antoniolli, Gladys Geyer, Inês Benetti, Karina Laino, Lorena Steiner, Mádia Bertolucci, Mária Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Neca Sparta, Rosali Plentz, Roseli Deon, Susana Luft, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Reichert, Victor Hugo Porto

Pintura

12/09/2006 a 14/10/2006

Claudia Zirbes

Pintura

18/10/2006 a 10/11/2006

Gravadores na Gravura 10 anos Alice Brueggemann, Alice Soares, Cris Rocha, Cylene Dallegrave, Eda Lani, Eliane Santos Rocha, Helena Kanaan, Hilda Mattos, Marta Loguercio, Miriam Tolpolar, Paulina Laks Eizirik, Zoravia Bettiol

Gravura

23/11/2006 a 23/12/2006

Natal Arte 2006 Angela Dannebrock, Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Cláudia Zirbes, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Eda Lani Fabris, Ena Lautert, Erico Santos, Esther Bianco, Flavia Albuquerque, Flavia Antoniolli, Gaudêncio Orso, Gladys Geyer, Henrique Radomsky, Hidalgo Adams, Hô Monteiro, Inês Benetti, Karina Laino, Lília Sentinger Manfroi, Margarida Stein, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Ondina Pozoco, Ralf Schinke, Rosali Plentz, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Susana Luft, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker, Vera Reichert, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas


Jornal do ComĂŠrcio

Rosane Heck Theisen

Paulina Laks Eizirik

Roger Lerina - ZH

99


E X P OS I Ç Õ ES

Exposição Pátio: caminhos da cerâmica. Paralela a 6ª Bienal do Mercosul Zero Hora

Maria Inês Rodrigues com marido e Cézar Prestes

Exposição Pátio: caminhos da cerâmica. Paralela a 6ª Bienal do Mercosul

100

Jornal do Comércio


Data

Exposição / Artistas

Técnica

30/12/2006 a 28/02/2007 (Atlântida) 15/03/2007 a 07/04/2007 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2007 Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Carmen Adegas, Claudia Zirbes, Corali Cardoso, Diones Correa, Erico Santos, Esther Bianco, Flavia Antoniolli, Flora Souza, Gaudêncio Orso, Iná Fantoni, Inês Benetti, Lília Sentinger Manfroi, Magda Ellwanger, Margarida Stein, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Maria Marques Mason, Marion Lunke, Mary Stella, Nara B. Sirotsky, Ondina Pozoco, Perla Graeff, Ralf Schinke, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker, Vera Reichert, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

10/04/2007 a 30/04/2007

Alice Soares

Desenho, Gravura

03/05/2007 a 01/06/2007

Hô Monteiro – Pinturas Remanescentes

Pintura

05/06/2007 a 06/07/2007

Andréa Schul – Magna Mater

Pintura

20/06/2007 a 06/07/2007

Clara Pechansky

Serigrafia

07/07/2007 a 04/08/2007

Eda Lani – 07 Pinturas & 07 Gravuras

Gravura, Pintura

08/08/2007 a 06/09/2007

Maria Inês Rodrigues

Pintura

12/09/2007 a 11/10/2007

Rosane Heck Theisen

Pintura

06/10/2007 a 22/12/2007

Pátio: caminhos da cerâmica Adriana Daccache, Antonio Augusto Bueno, Carusto Camargo, Elisane Pierotto, Georgia El Halal, Geórgia Rosito, Gustavo Possamai, Mariana Rutenberg, Rodrigo Núñez, Rogério Pessoa, Simone Nassif

Cerâmica, Performance

17/10/2007 a 14/11/2007

Iná Prolo

Pintura

21/11/2007 a 22/12/2007

Natal Arte 2007 Amália Dib, Andréa Schul, Angela Dannebrock, Biba Mattos, Breno Nora, Carmen Vera Guimarães, Che Kalika, Claudia Zirbes, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Eda Lani, Elizethe Borghetti, Ena Lautert, Esther Bianco, Gaudêncio Orso, Gladys Geyer, Hidalgo Adams, Iná Prolo, Inês Benetti, Lília Sentinger Manfroi, Magda Ellwanger, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Perla Graeff, Rosali Plentz, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker, Vera Reichert, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

101


E X P OS I Ç Õ ES

102

Data Exposição / Artistas

Técnica

29/12/2007 a 29/02/2008 (Atlântida) 15/03/2008 a 05/04/2008 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2008 Amália Dib, Ana Caroline Becker, Andréa Schul, Angela Zaffari, Armando Gonzalez, Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Carmen Vera Guimarães, Claudia Zirbes, Corali Cardoso, Eliane Magnani, Erico Santos, Esther Bianco, Flora Souza, Iná Prolo, Inês Benetti, Lília Sentinger Manfroi, Lorena Steiner, Magda Ellwanger, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Perla Graeff, Ralf Schinke, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Susana Luft, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Dorneles, Vera Maria Hemb Becker, Vera Reichert, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

09/04/2008 a 03/05/2008

Alice Soares

Desenho, Gravura

07/05/2008 a 07/06/2008

Antonio Soriano

Pintura

10/06/2008 a 05/07/2008

Eliane Magnani

Pintura

10/07/2008 a 09/08/2008

Perla Graeff - Particulares

Pintura

14/08/2008 a 13/09/2008

Corali Cardoso - Cora

Pintura

17/09/2008 a 18/10/2008

Susana Luft – lya menina: waldrausch (rumor da floresta)

Pintura

23/10/2008 a 08/11/2008

Angela Zaffari

Pintura

11/11/2008 a 25/11/2008

Maria Inês Rodrigues

Gravura

29/11/2008 a 23/12/2008

Natal Arte 2008 Alice Soares, Amália Dib, Andréa Schul, Antonio Soriano, Biba Mattos, Breno Nora, Carmen Vera Guimarães, Carusto Camargo, Che Kalika, Claudia Zirbes, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Esther Bianco, Inês Benetti, Lília Sentinger Manfroi, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Marion Villareal, Miriam Tolpolar, Ondina Pozoco, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Vânia Kwitko, Vera Dornelles, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

27/12/2008 a 01/03/2009 (Atlântida) 14/03/2009 a 04/04/2009 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2009 Alice Soares, Amália Dib, Ana Caroline Becker, Andréa Schul, Antonio Soriano, Biba Mattos, Breno Nora, Clara Pechansky, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Eliane Magnani, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Flávio Pacheco, Iná Prolo, Magna Sperb, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Marion Villa Real, Rosali Plentz, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Dorneles, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

07/04/2009 a 02/05/2009

Alice Soares

Desenho, Gravura

06/05/2009 a 13/06/2009

Antonio Soriano

Pintura


Susana Luft e Angela Zaffari

Esther Grossi

Atividade com escola do bairro

Susana Luft e Moacyr Scliar

103


E X P OS I Ç Õ ES

Zero Hora

Tatata Pimentel entrevista Regina G. Teitelbaum

Zero Hora

Ana Cláudia Fontana e Martha Christ

Rosali Plentz e Roseli Deon

104


Data

Exposição / Artistas

Técnica

18/06/2009 a 18/07/2009

Dora Giron - aLINHAvos

Desenho escultórico

30/07/2009 a 29/08/2009

Gravura 13 anos Andréa Schul, Angela Zaffari, Antonio Soriano, Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Carmen Adegas, Carmen Vera Guimarães, Celma Paese, Che Kalika, Clara Pechansky, Cléo Milani, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Dora Giron, Eda Lani Fabris, Eliane Magnani, Elizete Ubirajara, Ena Lautert, Erico Santos, Flávia Antoniolli, Graça Tirelli, Iná Prolo, Léa Mara Rigo, Liane Paiva, Lília Sentinger Manfroi, Lorena Steiner, Mádia Bertolucci, Margarida Stein, Margrid Bencke, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Nara B. Sirotsky, Neca Sparta, Ondina Pozoco, Paulina Laks Eizirik, Paulo Caldas, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Susana Luft, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto, Zetti Neuhaus

Todas as técnicas

09/09/2009 a 10/10/2009

Victor Hugo Porto

Pintura

19/09/2009 a 28/11/2009

Desapoios Denise Iserhard Haesbaert, Lorena Steiner, Neca Sparta, Rosali Plentz

Instalação

20/10/2009 a 21/11/2009

Cláudia Zirbes

Pintura

24/11/2009 a 24/12/2009

Natal Arte 2009 Alice Soares, Antonio Soriano, Biba Mattos, Breno Nora, Che Kalika, Clara Pechansky, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Eda Lani Fabris, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Esther Bianco, Gladys Geyer, Gutierrez, Helena Francisconi, Idel Menda, Inês Benetti, Laura Castilhos, Léa Mara Rigo, Lília Sentinger Manfroi, Lorena Steiner, Magna Sperb, Margarida Stein, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Marion Villa Real, Martha Medaglia, Maritê, Mariza Fischer, Ondina Pozoco, Perla Graeff, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Solange Caldas, Susana Luft, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker

Todas as técnicas

26/12/2009 a 28/02/2010 (Atlântida) 13/03/2010 a 03/04/2010 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2010 Alice Soares, Andréa Schul, Antonio Soriano, Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Clara Pechansky, Claudia Zirbes, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Denise Marcolin, Eliane Magnani, Erico Santos, Helena Francisconi, Idel Menda, Lília Sentinger Manfroi, Lorena Steiner, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marion Lunke, Marion Villa Real, Martha Medaglia, Mariza Fischer, Ondina Pozocco, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Susana Luft, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Dorneles, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

07/04/2010 a 30/04/2010

Roseli Deon

Pintura

04/05/2010 a 05/06/2010

Velcy Soutier – Do outro lado do rio, a Barra do Ribeiro

Pintura

08/06/2010 a 03/07/2010

Margarida Stein – Depressão e Esperança

Escultura

105


EX P OS I Ç Õ E S

106

Data Exposição / Artistas

Técnica

08/07/2010 a 31/07/2010

Ricardo Kersting – Mulheres Aladas

Escultura

04/08/2010 a 04/09/2010

Vera Maria Hemb Becker

Escultura

16/09/2010 a 16/10/2010

Lúcio Vargas, Tita Schames – Qualquer maneira de amor vale a pena...

Escultura, Pintura

20/10/2010 a 06/11/2010

Flávia Antoniolli – Idéias Recicladas

Pintura

09/11/2010 a 30/11/2010

Did Dontzoff

Pintura

06/11/2010 a 04/12/2010

Piscina - Imersões Criativas Contemporâneas Curadoria: André Venzon Ela Lautert, Neca Sparta, Márcia Sousa da Rosa, Marli Amado Araújo, Roseli Deon, Vera Maria Hemb Becker

Instalação

01/12/2010 a 28/01/2011

Natal Arte 2010 Alice Soares, Andréa Schul, Antonio Soriano, Biba Mattos, Breno Nora, Carmela Slavutzky, Carmen Adegas, Clara Pechansky, Claudia Zirbes, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Eda Lani Fabris, Eliane Magnani, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Helena Francisconi, Inês Benetti, Leonardo Pontes, Lília Sentinger Manfroi, Margarida Stein, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Marília Chartune, Marion Lunke, Nara B. Sirotsky, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Susana Luft, Valeska Lajus, Vânia Kwitko, Velcy Soutier, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto, Yara Nascimento

Todas as técnica

23/12/2010 a 28/02/2011 (Atlântida) 19/03/2011 a 20/04/2011 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2011 Alexandre Bueno, Alice Soares, Andréa Schul, Angela Zaffari, Antonio Soriano, Breno Nora, Clara Pechansky, Cláudia Duarte, Cláudia Zirbes, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Eliane Magnani, Elizethe Borghetti, Erico Santos, Grupo Lorena Steiner/Silvia Argemi/Cinthia Sfoggia, Helena Francisconi, Lília Sentinger Manfroi, Magna Sperb, Márcia Marostega, Marília Chartune, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Rosali Plentz, Rosana Spritzer, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Silvia Cestari, Susana Luft, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Velcy Soutier, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

05/05/2011 a 04/06/2011

Clara Pechansky – Espelhos, memórias e algumas flores

Pintura

07/06/2011 a 02/07/2011

Alice Soares

Desenho, Gravura

05/07/2011 a 30/07/2011

Gravura 15 anos Amália Dib, Andréa Schul, Angela Zaffari, Antonio Soriano, Berenice Unikowsky, Biba Mattos, Breno Nora, Carmen Adegas, Celma Paese, Che Kalika, Clara Pechansky, Corali Cardoso, Cylene Dallegrave, Eda Lani Fabris, Eliane Magnani, Elizete Ubirajara, Ena Lautert, Erico Santos, Esther Bianco, Inês Benetti, Lília Sentinger Manfroi, Mádia Bertolucci, Magna Sperb, Márcia Marostega, Margarida Stein, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marion Lunke, Nara B. Sirotsky, Neca Sparta, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Rosy Moreno, Susana Luft, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Velcy Soutier, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto, Zetti Neuhaus

Todas as técnicas


Suzi Etchepare e Erico Santos

Vera Maria Hemb Becker

Pocket show de Borghetinho com Velcy Soutier

Eliezer, Regina e Gustavo Teitelbaum

Alfredo Nicolaievsky, Clara Pechansky e Paulo Gomes

Marion Luncke, Regina e Vânia Kwitko

Isabel de Castro entrega chave da Bienal B às artistas na exposição Piscinas

107


E X P OS I Ç Õ ES

Amália Dib, Carmen Vera Guimarães, Regina e Maria Luiza Cangeri

108

Ana Claudia Fontana

Liane Schames Kreitchmann, Lúcio Vargas, Ondina Pozoco e Régis Kreitchmann

Subsolo Contemporâneo

Arquitetas Bebel Grazziotin, Beatriz Cherubini e Martha Poetsch


Data

Exposição / Artistas

Técnica

02/08/2011 a 30/08/2011

Antonio Soriano – Pequenos formatos

Pintura

01/09/2011 a 01/10/2011

Rosane Heck Theisen

Pintura

06/10/2011 a 05/11/2011

Criações Inusitadas Alci Bubols, Camila R. Camargo, Daniela Nunes, Grupo Superfície, Gustavo Rigon, Jandora Jakobson, Karin Lange, Kira Luá, Leonor Moura, Letícia Lampert, Luci Sgorla, Marilia Martin, Marli Amado Araújo, Nato Silva, Raphael Jacques, Ricardo Wittmann

Todas as técnicas

01/12/2011 a 27/01/2012

Natal Arte 2011 Alice Soares, Amália Dib, Antonio Soriano, Biba Mattos, Breno Nora, Carmen Vera Guimarães, Celma Paese, Che Kalika, Clara Pechansky, Corali Cardoso, Daniela Nunes, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Esther Bianco, Helena Francisconi, Karin Lange, Kira Luá, Inês Benetti, Margarida Stein, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marion Lunke, Nara B. Sirotsky, Roseli Deon, Rosy Moreno, Susana Luft, Valéria Ries, Vânia Kwitko, Velcy Soutier, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

12/11/2011 a 11/03/2012 (Atlântida) 14/03/2012 a 05/04/2012 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2012 Alice Soares, Angela Zaffari, Antonio Soriano, Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Carmen Adegas, Celma Paese, Clara Pechansky, Cláudia Duarte, Cláudia Zirbes, Corali Cardoso, Daniela Nunes, Eliane Magnani, Elizethe Borghetti, Eneida Serrano, Erico Santos, Helena Francisconi, Márcia Marostega, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marion Lunke, Rosali Plentz, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Susana Luft, Suzi Etchepare, Traudi Meurer, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

12/04/2012 a 12/05/2012

Helena D’Ávila, Taís Bruck de Freitas: Trans-Aparência

Fotografia

16/05/2012 a 16/06/2012

Marília Chartune

Pintura

27/06/2012 a 28/07/2012

Kira Luá – Seres Imaginários

Escultura, Pintura

02/08/2012 a 01/09/2012

Daniela Lompa Nunes

Pintura

11/09/2012 a 29/09/2012

Primavera, Verão, Outono, Inverno ... primavera Ainez Aranha Rosito, Ana Mähler, Angela Ognibeni, Beatriz Trein Arnt, Carlota Keffel Garcia (Loti), Carmen Ferrer, Clara Serrano, Ivete Angelina Battastini, Laura Fabricio, Leda Zimmermann, Leonor Pinto Moura, Liane Paiva, Lucy Copstein, Luzia Fabricio, Maria do Horto Bastos Kuhn, Mariana Sperotto, Miriam Jane Ritter, Vitoria Davoglio Ribas, Vera Wildner (coordenação)

Pintura

03/10/2012 a 30/10/2012

Ondina Pozoco – Cabeças Africanas

Cerâmica, Gravura, Pintura

07/11/2012 a 30/11/2012

Carmen Vera Guimarães

Pintura

109


EX P OS I Ç Õ E S

110

Data Exposição / Artistas

Técnica

01/12/2012 a 31/01/2013

Natal Arte 2012 Alice Soares, Amália Dib, Ana Mähler, Angela Ognibeni, Antonio Soriano, Biba Mattos, Breno Nora, Clara Serrano, Clarissa Fabricio, Claudia Duarte, Corali Cardoso, Daniela Nunes, Djalmira Rosa, Eduardo Vieira da Cunha, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Heloisa Helena, Kira Luá, Léa Mara Rigo, Lília Sentinger Manfroi, Lucy Copstein, Márcia Marostega, Margarida Stein, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marion Lunke, Paulo Olszewski, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Susana Luft, Traudi Meurer, Vânia Kwitko, Velcy Soutier, Vera Dorneles, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

13/10/2012 a 10/03/2013 (Atlântida) 14/03/2013 a 13/04/2013 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2013 Alice Soares, Angela Zaffari, Antonio Soriano, Britto Velho, Clara Pechansky, Clara Serrano, Clarissa Fabricio, Cláudia Duarte, Cláudia Zirbes, Corali Cardoso, Daniela Nunes, Deja Rosa, Elizethe Borghetti, Erico Santos, Helena Francisconi, Heloisa Helena, Márcia Haesbaert, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marion Lunke, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Dorneles, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

18/04/2013 a 11/05/2013

Materno, Moderno & Eterno Adriana Giora, Ana Álvares Tita, Benno Pferscher, Biba Mattos, Breno Nora, Cláudia Duarte, Corali Cardoso, Daniela Nunes, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Julia Streppel, Kika Zanella, Márcia Marostega, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marília Fayh, Marion Lunke, Mariza Fischer, Paulo Amaral, Rodrigo Corrêa, Roseli Deon, Rosy Moreno, Soraya Girotto, Susana Luft, Suzi Etchepare, Traudi Meuer,Vânia Kwitko,Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

16/05/2013 a 08/06/2013

Cassio Mattar Raabe - Galerias

Pintura

12/06/2013 a 13/07/2013

Namorando a pintura Angela Zaffari, Corali Cardoso, Cristina Nahas, Esther Bianco, Heloísa Beckman, Iara Zippin, Inês Benetti, Paulo Thumé, Raquel Hirtz Trein, Rejane Hirtz Trein, Rodrigo Corrêa, Simone Guardiola, Suzane Wonghon, Tita Macedo

Pintura

01/08/2013 a 31/08/2013

Maria Inês Rodrigues

Gravura, Pintura

04/09/2013 a 28/09/2013

Atelier Tania Resmini – Esculturas Cerâmicas Adriana Giora, Ana Álvares Tita, Anemary Pitrez, Helena Sperb, Julia Streppel, Kika Zanella, Lia Freitas, Luíza Barreto, Maria Angélica Tellini, Maria Elisa Schütz, Soraya Girotto, Tania Resmini, Vera Dagor

Cerâmica

05/10/2013 a 01/11/2013

Márcia Marostega: Olhares – Digitais da Alma

Pintura

07/11/2013 a 28/11/2013

Janela o que há nela Betina Kruter, Carlos Edelweiss, Cecilia Cesa Schiavon, Delise Geyger Renck, Eva Montoliu, Hellene Vardaramatos, Iara Zippin, Iliana Georgiadis, Laíza Scaf, Liane Isopo, Lidice Zaniratti, Lygia Vasconcellos, Mara Pulgatti, Marilene Bittencourt, Nara Sarmento Barata, Paulo Roberto Baggio, Raul Moreira Filho, Rosa Lopes Susin, Rosalia H. Fresteiro, Tânia Irigaray, Tita Macedo, Vanessa M. Schneider, Zuleika P. Costa Vargas. Coordenação: Elizethe Lou Borghetti

Pintura


Gustavo, Eliezer, Regina e Gabriel Teitelbaum

Gravura em Atlântida

111


E X P OS I Ç Õ ES

Nelson e Nara Sirotsky com Regina G. Teitelbaum

Martha Medeiros e Regina

112


Data

Exposição / Artistas

Técnica

30/11/2013 a 31/01/2014

Natal Arte 2013 Alice Soares, Ana Mesquita, Biba Mattos, Breno Nora, Clara Pechansky, Clara Serrano, Clarissa Fabricio, Djalmira Rosa, Eduardo Vieira da Cunha, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Iara Zippin, Letícia Ruecker, Lília Sentinger Manfroi, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marion Lunke, Rita Gil, Rodrigo Corrêa, Rosa Ibanos, Rosamaria Feltrin, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Susana Luft, Traudi Meurer, Vânia Kwitko, Velcy Soutier, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto, Vildete Pessutto

Todas as técnicas

12/10/2013 a 31/03/2014 (Atlântida) 15/03/2014 a 31/03/2014 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2014 Ana Mesquita, Angela Zaffari, Antonio Soriano, Benno Pferscher, Cassio Mattar Raabe, Clara Pechansky, Clara Serrano, Clarissa Fabricio, Cláudia Duarte, Corali Cardoso, Djalmira Rosa, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Leticia Ilha Demeuse, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marília Chartune, Marion Lunke, Moisés Bettim, Rita Gil, Rodrigo Corrêa, Rosamaria Feltrin, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Dorneles, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

09/04/2014 a 03/05/2014

Vitor Senger – Percepções e filtros do olhar

Pintura

07/05/2014 a 31/05/2014

Cacciatore Garcia: Memórias de Viagem – Paisagens Gravadas Fernando Cacciatore de Garcia

Gravura

05/06/2014 a 11/07/2014

Torcendo pela Arte Antonio Soriano, Biba Mattos, Corali Cardoso, Esther Bianco, Gilmar Fraga, Iara Zippin, Inês Benetti, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Moisés Bettim, Paulo Thumé, Rodrigo Corrêa, Rosamaria Feltrin, Rosane Heck Theisen, Silvana Botter Maio Rocha, Simone Guardiola, Soraya Girotto, Suzane Wonghon, Vânia Kwitko

Todas as técnicas

17/07/2014 a 09/08/2014

Roberto Umansky – Eco

Escultura

14/08/2014 a 06/09/2014

Rosana Spritzer – 10 anos de força na peruca

Escultura

10/09/2014 a 07/10/2014

Nara B. Sirotsky

Pintura, Técnica mista

09/10/2014 a 01/11/2014

Seis vidreiras Carmen Pietoso, Jaqueline Noleto, Josephina Kern, Maryl Rodrigues, Norma Felhberg, Olga Liberali

Escultura em vidro

12/11/2014 a 29/11/2014

Iberê Camargo – uma homenagem Ana Mähler, Angela Ognibeni, Antonio Soriano, Biba Mattos, Che Kalika, Clara Serrano, Corali Cardoso, Lorena Steiner, Lou Borghetti, Margrid Bencke, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Paulo Thumé, Rodrigo Corrêa, Rogério Severo, Simone Guardiola, Susana Luft, Suzane Wonghon, Valeska Lajus, Vânia Kwitko, Velcy Soutier

Todas as técnicas

113


E X P OS I Ç Õ E S

114

Data Exposição / Artistas

Técnica

02/12/2014 a 31/01/2015

Natal Arte 2014 Alice Soares, Antonio Soriano, Biba Mattos, Breno Nora, Clara Pechansky, Clarissa Fabricio, Djalmira Rosa, Eduardo Vieira da Cunha, Erico Santos, Iara Zippin, Lília Sentinger Manfroi, Lorena Steiner, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Marion Lunke, Roberto Umansky, Rodrigo Corrêa, Roseli Deon, Susana Luft, Suzane Wonghon, Vânia Kwitko, Velcy Soutier, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Todas as técnicas

14/03/2015 a 02/04/2015

Arte Nova Alaide Victória S. Guedes, Felipe Brocardo Morel, Guilherme Rode Prieb, Josephina Kern, Lorena Bendati Bello, Lucas Lippert, Luiza dos Santos Krahe, Maria Cecilia Gomes Beltrão, Marininha Aranha, Rafael Lippert, Rosaura Duarte Pigozzi

Desenho, Escultura, Pintura

09/04/2015 a 09/05/2015

Iara Zippin, Tita Macedo - PalimpseXto

Pintura

12/05/2015 a 06/06/2015

Moni Fischer – Na busca do desigual

Pintura

12/05/2015 a 06/06/2015

Rosali Plentz – A imagem da imagem

Pintura

11/06/2015 a 04/07/2015

Qual é a sua máscara? Ana Aita, Biba Mattos, Corali Cardoso, Eduardo Rick Martins, Josephina Kern, Margarida Stein, Ondina Pozoco, Rodrigo Corrêa, Sandra Krawetz, Silvana Botter Maio Rocha, Suzane Wonghon, Tita Macedo, Valeska Lajus

Todas as técnicas

08/07/2015 a 01/08/2015

Victor Hugo Porto

Pintura

11/07/2015 a 27/07/2015

IX Feira de Gravuras da Chico Lisboa Acervo, Aida Ferrás, Angela Zaffari, Bianca Santini, Carlos Meinardi, Cassio Mattar Raabe, Cláudia Menezes, Esther Bianco, Fernando Mendonça, Heloisa Sonaglio, Imeritta Passos, Júlio Appel, Li Thomé, Lourdes Fagundes, Mara Galvani, Miriam Tolpolar, Neide C. Pinto, Neusa Sperb, Ruth Wigner, Suzel Neubarth

Gravura

05/08/2015 a 05/09/2015

Denise Giacomoni – Raízes da Pedra

Pintura

05/08/2015 a 26/08/2015

Susan Mendes – Perfeita imperfeição

Pintura

10/09/2015 a 10/10/2015

Angela Ognibeni, Mariana Sperotto – 2 Olhares

Pintura

15/10/2015 a 31/10/2015

O tempo, o vento, o silêncio Ainez Aranha Rosito, Ana Mähler, Angela Ognibeni, Beatriz Trein Arnt, Carlota Keffel Garcia (Loti), Clara Serrano, Eliana Moreschi, Izabel Wienke, Ivete Angelina Battastini, Leonor Pinto Moura, Liane Paiva, Lucy Copstein, Luzia Fabricio, Maria do Horto Bastos Kuhn, Mariana Sperotto, Sofia Blauth, Vera Wildner (coordenação), Vitoria Davoglio Ribas

Pintura

24/10/2015 a 28/11/2015

Pequenos grandes artistas Amanda Cardon, Bruna Petry, João Henrique Mendonça, Juliana Copiz, Juliana Dutra Braga, Luiza Krahe, Nicole Cardon, Roberta Santini Guimaraes

Desenho, Pintura


Regina G. Teitelbaum, Ana Zavadil e Rosali Plentz

Victor Hugo Porto pinta em Atlântida

Célia Ribeiro e Laura Schirmer

Exposição Qual é a sua máscara

Arquitetos Jairo de Sender e Clarice Mancuso

115


E X P OS I Ç Õ ES

Exposição Susan Mendes

Clara Pechansky palestra para arquitetos

Nara B. Sirotsky e Paulo Gasparotto

Marcelo Hübner pinta em Atlântida

116


Data

Exposição / Artistas

Técnica

04/11/2015 a 22/11/2015

25º Intercâmbio Internacional Miniarte Moda Fashion e Exposição Evolutiva Carmen Adegas, Débora Lora, Helena Schwalbe, Nara B. Sirotsky e Silvia Marsson Coordenação geral Clara Pechansky

Técnicas diversas Pintura

02/12/2015 a 08/01/2015

Artenova Alunos das oficinas de arte do espaço Rosita Galbinski

Desenho, Aquarela e Pintura

02/12/2015 a 08/01/2016

Natal Arte 2015 Alice Soares, Antonio Soriano, Biba Mattos, Breno Nora, Che Kalika, Clara Pechansky, Djalmira Rosa, Elizete Ubirajara, Erico Santos, Letícia Ruecker, Margarida Stein, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Mariana Sperotto, Marion Lunke, Rodrigo Corrêa, Rosane Heck Theisen, Rosaura Pigozzi, Roseli Deon, Suzane Wonghon, Suzel Neubarth, Valeska Lajus, Vânia Kwitko, Velcy Soutier, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto

Técnicas diversas

12/01/2016 a 29/02/2016

Ondina Pozoco – As mulheres e seus criados-mudos

Gravura, Aquarela, Pintura

21/11/2015 a 05/03/2015 (Atlântida) 08/03/2016 a 02/04/2016 (Porto Alegre)

Atlântida Arte 2016 Antonio Soriano, Breno Nora, Clara Serrano, Claudia Duarte, Corali Cardoso, Erico Santos, Geraldo Mottola, Letícia Ilha Demeuse, Letícia Ruecker, Lya Luft, Márcia Haesbaerth, Maria Inês Rodrigues, Maria Luiza Cangeri, Mariana Sperotto, Marcelo Hübner, Marília Chartune, Marion Lunke, Rodrigo Corrêa, Rosamaria Feltrin, Rosane Heck Theisen, Roseli Deon, Silvana Botter Maio Rocha, Susan Mendes, Suzi Etchepare, Vânia Kwitko, Vera Maria Hemb Becker, Victor Hugo Porto, Vildete Pessuto, Vitor Senger

Técnicas diversas

05/04/2016 a 07/05/2016

Alice Soares – Homenagem

Gravura, Desenho Pintura

05/04/2016 a 07/05/2016

Marcelo Hübner - Retorno

Gravura, Desenho Pintura

11/05/2016 a 04/06/2016

Antonio Soriano – Paisagens Iluminadas

Pintura

08/06/2016 a 28/06/2016

Exposição coletiva É de tirar o chapéu

Técnicas diversas Pinturas

08/06/2016 a 28/06/2016

Exposição coletiva Na cor do som Coordenação geral Rodrigo Corrêa

Técnicas diversas Pinturas

01/07/2016 a 30/07/2016

Exposição coletiva Destaques dos 20 anos Lançamento do livro Gravura Galeria 20 Anos de Arte

Gravura, Desenho, Pintura, Escultura

117


20 ANOS DE ARTE - GRAVURA  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you