1 minute read

49. Brincadeiras de rua, coisas de criança feliz (poesia

49 Brincadeiras de rua, coisas de criança feliz. Carpe diem!¹

“Criança feliz, feliz a cantar…

Advertisement

Enquanto as meninas da alpina vila brincavam, alegres e comportadas, de amarelinha, de boneca, de passar anel, ou pular corda ou de casinha, de esconde-esconde e de ‘mãe da rua’, em grupo sempre excitadas; nas brincadeiras de rua dos meninos, a diversão sempre extrapolava.

Os meninos iam além do contato do bafo (figurinhas), nas peladas, se arrastando com bolinhas de gude, unha na mula, rodar pião… No pega-pega de rasgar a camisa, ou da ferida na esquentada queimada. Das marcas pelo corpo ficava o vergão, das unhas crescidas, o arranhão… Assim, quando o sol raiava era tudo alegria. Felizes, com as feridas curadas, as crianças bem cedo levantavam. E corriam pra brincar na rua mais um dia.

(…) Crianças com alegria qual um bando de andorinhas”²

Disputas com bolinhas de gude

A verdadeira brincadeira de menino, não era tapinha na peteca. E sim as disputas concorridas com bolinhas de vidro (gude coloridas) que alguns chamavam de birosca, outros, de fubeca.

Nada se comparava quando a molecada agachada, gritando a cada estalo dado… no pó da rua se arrastava. E a força era medida no limite do polegar estirado, pelo estrondo e o estilhaço do vidro ali quebrado.

Brilhantes e de tamanho variado, do bolim ao bochão, as fubecas guardadas em saco eram o universo sideral colorido de pura emoção, bem ao alcance da mão. Promoviam disputas exaltadas e rivalidade na conquista do espaço tosco pisoteado, ali mesmo no rude chão.

Roda pião³… gira pião!

Roda pião, roda! Vai rodando no chão! Gira fácil por entre os dedos, na palma da minha mão.

¹O termo foi escrito pelo poeta latino Horácio (65 a.C.-8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase: “carpe diem, quam minimum credula póstero”. Uma tradução possível para a frase seria “...colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. www.significados.com.br/ ²Composição: Francisco Alves e Rene Bittencourt ³"Pião entrou na roda, pião, bambeia, pião" : Roda Pião - Dori Caymmi

This article is from: