3 minute read

47. Sete é o número predileto de Deus

47 Sete é o número predileto de Deus

“Procurai o que faz o Sete-estrelo… o que chama as águas do mar… o Senhor é o seu nome.” Amós 5:8

Advertisement

Refletindo acerca das várias lembranças que remontam a convivência com seu irmão maior: José Alani, Bel destaca a importância que José dava ao evento que contivesse o número sete (7): a assinatura da totalidade. José sentia aversão pelo nº 13. Pesquisando nas Escrituras acerca de Sete7, Bel reparou que na Bíblia, em Apocalipse, são sete as bem-aventuranças. Entre elas: - “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito” (1.3) etc. O Apocalipse - O livro da revelação é elaborado em torno do número sete (7): sete cartas, sete igrejas, sete selos e sete trombetas; sete candelabros e sete estrelas; sete anjos e sete espíritos... E sete reis. A Bíblia começa com sete dias de criação (o sábado era o sétimo dia). Sete é o número predileto de Deus*. Existem sete dias na semana, sete notas musicais sete cores no arco-íris. E assim por diante! Por ser usado tão frequentemente e de modo tão específico, forçosamente deve ter alguma relevância além de seu valor meramente numérico. Simbolicamente representa a plenitude, a totalidade, a globalidade – tanto no sentido positivo quanto no negativo.

7 Se contarmos os filhos gerados pela irmã Conceição Alanis¹ (exemplo de caridade e compaixão) incluindo a menina que perdeu em sua avançada gestação, são sete os filhos da família Gilber - primeira geração dos nascidos no Brasil (seu esposo, Antônio², era argentino). E o primogênito não poderia deixar de ser o abençoado José³, privilegiado por sete instrumentos, nascido no dia 17, pai de sete filhos e que aos 77 anos incompletos, deixou-nos no mês sete. José era místico, porém, não um supersticioso. A graça o alcançou e a seus irmãos, através de seus antepassados. Sete era apenas sua preferência e não uma fixação, e não ditava sua integridade religiosa. Recorrente é na memória lembrar-se do Euclydes4 quando do José se quer falar. Dupla quase inseparável, eles viveram a mesma geração; suas fantasias e frustrações. Empreendedores natos, juntos construíram um negócio promissor: uma fábrica de calçados. Euclydes, também nascido no dia 17, engenheiro criativo, bolava os modelos e os meios de produção, e a fábrica tocava. José, nato para negociação, comerciava tudo aquilo que ali se fabricava: sandálias femininas (as famosas ‘Chinesinhas’). Sucessos lograram! Porém, com o tempo se separaram. Deram a volta por cima, sacudiram a poeira. Seguiram o seu próprio caminho, movidos pelo instinto de autopreservação. Na aventura de “Índia negra e poderosa” (Cap. 35), saiba mais sobre esses irmãos. Bel (ou Moisés para D. Conceição) foi o caçulo do total de seis filhos do casal, nasceu na semana 36 no dia seis (6), recebeu um sobrenome de seis letras: o número da imperfeição. Esse número marcou os eventos importantes da sua vida. E assim, ele reconhece e aceita: a conta incompleta (um a menos que sete). Bel é o menor do maior José e do mui criativo artista Euclydes, do humilde João5 e do irmão-amigo Miguel6: exemplos de humanidade. Recentemente (meados de 2013), esteve impedido de se despedir pessoalmente do José e do Miguel no seu momento final de vida, embora com Euclydes e João tenha estado no último adeus. Entretanto, os reverencia agora com elevada admiração, e a todos “aqueles que descansam à sombra do Onipotente Deus” .

¹Exemplo de caridade e compaixão: Conceição Alanis Gilber - 23.12.1915 a 4.5.2004. ²Exemplo de honradez varonil e integridade: Antônio Gilber - 24.8.1913 a 13.4.1983. ³Coragem e determinação (o primogênito): José Alani Gilber – 17.11.1936 a 24.7.2013. 4Criatividade (meu tutor e querido professor): Euclydes Gilber 17.5.1939 a 2.4.2003. 5Bondade e humildade (meu incentivador): João Antônio Gilber - 3.6.1942 a 29.7.1994. 6Amizade (meu irmão-amigo arcanjo protetor): Miguel Gilber – 11.1.1946 a 14.9.2013. 7Sete significa “o escolhido, o indicado” (o substituto de Abel, que havia sido assassinado por Caim). *o Senhor, YHWH (pronunciado ‘Yahweh’ (escrito ‘Javé’), o ser ativo e auto existente. Bíblia Anotada (p.9) *Adap. Halley, p.721/2.

This article is from: