1 minute read

48. A culpa é da Nestlé /Sentimento latente se tornando explícito (poesia

48 A culpa é da Nestlé¹, ou Sentimento latente se tornando explícito

Brasileiras criativas inventaram o doce brigadeiro. E o Catupiry (1911)2, inventado por um ítalo-mineiro. No princípio, o leite primordial foi por Deus criado, mas o homem transformou (1856)3 em leite condensado.

Advertisement

O menino deslumbrado na despensa da cozinha encontrara um tesouro: o Moça³ da latinha. Era leite condensado uma apreciada iguaria, reserva preciosa que sua mãe sempre escondia.

O vampiro sempre ataca bem de noite ou à tardinha. E seus sisos secos cravam o pescoço da mocinha. Escondido no guarda-roupa, o menino à noitinha com boca seca sugava precioso néctar da latinha.

Deu um branco no garoto, e não lembrava o que fazia. Esqueceu aquela incursão noturna de saborosa fantasia. Transcorrida uma semana, logo teve um pesadelo que o mel que ele sugava virava um vespeiro.

Transpirando acordado, de seu tesouro ele lembrou. Na escuridão da madrugada, o seu quarto atravessou. Agarrando a mocinha da lata, forte gole ele sugou. Ingerido lácteo fórmico qual vampiro se transformou.

A contração do epigástrio, ânsia forte lhe provocou. Como se dentro dele houvesse alguma briga de rinha. E no chão todo encerado precioso néctar regurgitou. Junto ao líquido espalhado, dezenas de formiguinhas.

A culpa é da Nestlé (1921)! Isto eu atesto, e não minto. Pois aprimorou lácteo néctar dos deuses do Olimpo. E não das formiguinhas, que invadiram a latinha… Pois não foram avisadas que o leite era da mocinha.

1Nestlé – a marca registrada leva o nome do seu fundador, Henri Nestlé, que inventou a primeira fórmula de alimento infantil utilizando o leite condensado, chamada Farinha Láctea. A Nestlé, multinacional suíça, é o maior fabricante mundial de alimentos e nutrição (Fonte: site Nestlé). 2Catupiry - palavra tupi-guarani, que significa “excelente” – lançado em 1911. 3Leite Moça – chegou ao Brasil em 1890 com o nome Milkmaid, mas logo começou a ser chamado “o leite da moça” por causa do desenho em sua embalagem; a Nestlé, seu fabricante, manteve esse nome quando começou a fabricar o produto no país, em 1921.

This article is from: