Boletim +museu n.º 19 maio/outubro 2018

Page 1

Boletim do Museu Municipal de Palmela | n.º 19 - maio/outubro 2018

Editorial 2018 é ano europeu do Património Cultural, no âmbito do qual se inscrevem as atividades que temos programadas e já em curso, com parceiros locais – munícipes, coletividades e empresas - que connosco partilham projetos, memórias, histórias que fazem do nosso território um local de conhecimento progressivamente mais amplo e intergeracional. Em destaque estão, este ano e neste número do boletim +museu, quatro projetos que interagem com variados atores locais e nacionais, refletindo uma estratégia contínua de aprofundamento de saberes sobre a nossa comunidade, de modo a garantir que o usufruto do Património Cultural, da nossa paisagem, dos nossos sons e formas de viver são pensadas e valorizadas. Apresentamos uma síntese dos resultados do programa PRARRÁBIDA, que visa valorizar os sítios arqueológicos concelhios, inscrito no território Arrábida. Com as ações desenvolvidas, alargou-se e pode agora divulgar-se mais saber acerca dos sítios, salvaguardam-se os mesmos e dão-se outras condições de usufruto os nossos munícipes e turistas que afluem à nossa terra, através de sinalética e de estruturas de lazer e bem-estar a que chamamos serradolouróócubo. Falamos da investigação em curso sobre a importância da música no nosso concelho e – em particular – da gaita-de-foles: estamos a (re)descobri-la. Falamos, também, do projeto Álbum de Família – que envolve o museu, a biblioteca, o arquivo, coletividades e juntas de freguesia -, que continuamos a realizar nas nossas freguesias para que, pela via do encontro e da partilha de imagens «lá de casa», saibamos mais de História Local. Em destaque, em 2018, uma exposição que celebra os 80 anos sobre a extraordinária experiência de passar da escuridão para a luz elétrica no nosso concelho, no espaço público, num primeiro momento, e no quotidiano doméstico, posteriormente. Inaugurada no Dia Internacional dos Museus, a exposição acerca de um tema com uma forte incidência no quotidiano de todos nós, convida a conhecer o longo caminho traçado pela electricidade entre 1938 - quando a experiência da iluminação pública elétrica chega, aos núcleos urbanos de Palmela, Quinta do Anjo e Pinhal Novo – até ao pós-25 de Abril, momento a partir do qual a eletricidade chegou, de facto, aos vários pontos do concelho, após o trabalho realizado pelo Poder Local democrático com as comissões de moradores, e a empresa distribuidora de energia. A exposição, patente até fevereiro próximo, permitir-nos-á, com actividades direcionadas para vários segmentos de público, conhecer esta História e sensibilizar para a necessidade de poupar energia e dar a conhecer a energia eléctrica, que hoje queremos tornar sustentável e mais eficiente. Deixamos convites: visite a exposição, participe nas atividades em agenda e usufrua dos sítios arqueológicos valorizados, na serra do Louro, através do percurso serradolouroócubo! O que fazemos, é para Si, pois somos Serviço Público! O Presidente da Câmara

Álvaro Manuel Balseiro Amaro

18 de maio Dia Internacional dos Museus Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela 18.maio.2018 a 28.fevereiro.2019 Horário: 3.ª e 6.ª feiras – 10h30 às 20h00 • 4.ª feira e sábado – 14h00 às 19h00 5.ª feira – 10h30 às 19h00 • Encerra aos domingos, 2.ª feiras e feriados Apoios:

Org.:


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim +museu n.º 19 maio/outubro 2018 by Museu Municipal de Palmela - Issuu