Page 1

Concelho de

SALVATERRA DE MAGOS BOLETIM INFORMATIVO maio - junho 2018

www.cm-salvaterrademagos.pt

Passeios e mais estacionamentos em Marinhais (pág. 4)

Barragem de Magos recebeu Artes & Sons 2018 (pág. 5 e 6)

Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca em fase de acabamentos (pág. 10)

Museu “Escaroupim e o Rio” distinguido nos Prémios Turismo 2017 (pág. 27)


Concelho de SALVATERRA DE MAGOS Boletim Informativo da Câmara Municipal MAIO / JUNHO - 2018 EDITORIAL

CULTURA

TURISMO

03

Exposição “Pintar Salvaterra” juntou mais de duas dezenas de obras 14

Município de Salvaterra de Magos esteve na Feira Nacional de Agricultura 26

Passeios e mais estacionamentos na EN367 e na Rua Joaquim 04 Padeiro em Marinhais

Exposições de maio e junho 15 e 16

Museu “Escaroupim e o Rio” distinguido nos Prémios Turismo 2017 27

DESTAQUE

Barragem de Magos recebeu evento Artes & Sons 2018 05 e 06 Dia Mundial da Criança assinalado com diversas 07 e 08 atividades

3ª Edição do Prémio Infante D. Luís às Artes - Pintura 18

AMBIENTE

EDUCAÇÃO Crianças do Concelho ocupam férias de Verão com diversas atividades 09 Aulas de adaptação ao meio aquático para crianças do pré-escolar

Publicação em Destaque “Apontamentos históricos do Concelho de Salvaterra de Magos: 17 1951 - 1976”

09

Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca em 10 fase de acabamentos

SAÚDE Espaço “Brinca no Centro” inaugurado na unidade de saúde de Marinhais 12

19

Nova operação de lavagem de contentores de Resíduos Sólidos Urbanos 20

PROTEÇÃO CIVIL

Noite dos Museus na Falcoaria 28 Real Escritora Rita Ferro prepara livro infantil sobre Salvaterra de Magos 28 “Almoço de Primavera” juntou Falcoeiros em Salvaterra de 29 Magos Primeiro Curso de Iniciação à 29 Falcoaria 2018

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

Ações de formação das Equipas de Primeira Intervenção 21

Balanço positivo para a edição deste ano da Feira de Magos 30 a 32

SOCIAL

Exposições Caninas em Salvaterra de Magos

Encerramento do Ano Letivo na Universidade Sénior de 22 e 23 Salvaterra de Magos

33

Praça ComVida de maio e junho 34

OBRAS MUNICIPAIS

DESPORTO

CULTURA Música no Coreto animou Freguesia de Muge

Dia Mundial do Ambiente assinalado no Concelho

27

Peças do mês

35 a 41

Corrida da Família decorreu em Salvaterra de Magos 24 13

Apresentação do livro “Mulheres da Clandestinidade” de Vanessa 13 Almeida

Projeto “Bora lá meninas, vamos jogar à bola” passou pelo Concelho 24

DELIBERAÇÕES DE CÂMARA 42 a 44

CONTATOS ÚTEIS 45

Propriedade MUNICIPIO DE SALVATERRA DE MAGOS

SIGA-NOS NO FACEBOOK https://www.facebook.com/municipiosalvaterrademagos

Execução GABINETE DE COMUNICAÇÃO E DESIGN

SIGA-NOS NO INSTAGRAM municipio_salvaterrademagos

Distribuição online

VISUALIZE-NOS NO YOUTUBE Canal oficial do Município de Salvaterra de Magos

www.cm-salvaterrademagos.pt

- SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

VISUALIZE-NOS NO ISSU https://issuu.com/municipiosalvaterrademagos


EDITORIAL

É com satisfação que vejo aproximar do fim obras tão vultuosas e importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das nossas populações como são o caso da construção de pluviais, passeios e estacionamentos ao longo da EN367 em Marinhais e do Centro Escolar de Foros de Salvaterra de Magos e Várzea Fresca.

Igualmente assinalável foram o sucesso da Feira de Magos e a distinção que o “Museu Escaroupim e o Rio” recebeu por parte da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo que confirma a qualidade de um projeto municipal que já mereceu a visita de largos milhares de pessoas desde a sua inauguração em fevereiro de 2017.

Termino sublinhando o esforço financeiro e humano que o Município de Salvaterra de Magos está a fazer, de novo este ano, para ter no terreno várias equipas de vigilância e de primeira intervenção, ajudando na prevenção e no combate aos fogos florestais os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.

Hélder Manuel Esménio

Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

omentos no Largo 2018

Marinhais Largo da República

21

julho

(sábado) 21h30

“Ús Sai de Gatas”

18

agosto (sábado) 21h30

“Quintarolas” - maio - junho | 2018 - 03


DESTAQUE

Passeios e mais estacionamentos na EN367 e na Rua Joaquim Padeiro em Marinhais

A

empreitada de construção de vias pedonais na EN367, no troço entre a Estrada Militar e a EN118, está concluída. Os trabalhos compreenderam a drenagem pluvial, lancilagem, construção de passeios e de estacionamentos. A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos conseguiu envolver a Infraestruturas de Portugal (IP) na repavimentação integral do troço da EN367 agora intervencionado e não apenas no remate da faixa de rodagem aos lancis colocados de ambos os lados, como tinha sido apontado inicialmente. Entretanto, o Município procedeu à colocação de betuminoso nas duas zonas laterais de alargamento e fez a repavimentação de cerca de 500 metros em toda a largura da via.

A IP fará o restante quando tiver o concurso público concluído. Por administração direta, a Câmara Municipal está também a proceder à construção de passeios e estacionamentos em troço da Rua Joaquim Padeiro, em Marinhais, arruamento confinante com o troço da EN367 alvo de intervenção.

04 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

Com este projeto pretendeu o Município melhorar o acesso à vila de Marinhais, retirando pessoas das bermas da estrada para os passeios, criando alguns lugares de estacionamento e construindo uma rede pluvial que facilita o escoamento das águas das chuvas. O valor do investimento será na ordem do meio milhão de euros.


DESTAQUE

Barragem de Magos recebeu evento Artes & Sons 2018 A

Barragem de Magos foi palco, no dia 30 de junho, da iniciativa Artes e Sons 2018, organizada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e que contou com a colaboração da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra. O objetivo foi juntar vários momentos que passaram pela música, dança, atividades desportivas e animação para miúdos e graúdos, procurando dinamizar um dos locais emblemáticos do concelho: a Barragem de Magos. O programa arrancou de manhã com atividades de encerramento

da época 2017/ 2018 do projeto Desporto Sénior, seguindo-se uma aula de zumba com AC Academy e uma aula de yoga. No período da tarde, a animação foi uma constante com insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais e atividades desportivas e de lazer. A magia também esteve presente através do mágico Di Falco e demonstração de stencil com João Domingos. Pelo palco passaram o grupo de dança Dream Dancing, Histórias de Sonho com “Aqui há gato” e atuação do grupo de música popular “FolkTejo”.

- maio - junho | 2018 - 05


DESTAQUE

06 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


DESTAQUE

Dia Mundial da Criança assinalado com diversas atividades

O

Dia Mundial da Criança foi assinalado pela Câmara Municipal com um conjunto variado de iniciativas. No dia 31 de maio, a Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos recebeu a inauguração da exposição “Ser Criança”, uma mostra que reuniu trabalhos dos alunos do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos e das IPSS’s de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra. No mesmo dia foi apresentado o livro “Leonor e a Girafa Quieta” da autoria de Inês Moreira dos Santos.

A iniciativa contou com grande adesão por parte do público. No dia 1 de junho, o Mercado de Cultura de Marinhais recebeu a inauguração de uma exposição também com o tema “Ser Criança”, reunindo trabalhos dos alunos do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Marinhais e das IPSS’s de Glória do Ribatejo, Marinhais e Muge. Já o dia 3 de junho foi de grande animação no Largo dos Combatentes, em Salvaterra de Magos, em mais uma edição do Festival MUUU que pretendeu assinalar o Dia Mundial da Criança.

Várias centenas de crianças passaram um dia diferente, reinando a animação, alegria e boa disposição. Insufláveis, pipocas, pinturas faciais, escorrega gigante e mascotes fizeram as delícias dos mais pequenos.

- maio - junho | 2018 - 07


DESTAQUE

Entrevista

Inês Moreira dos Santos é natural de Salvaterra de Magos. Aos 19 anos sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Aos 33 anos decidiu embarcar nesta aventura literária infantil, apadrinhada pela Associação AVC, com o objetivo de explicar aos mais novos, incluindo as suas filhas, o que é um AVC. “Leonor e a Girafa Quieta” é um livro de emoções, entrega e amizade, que pretende sensibilizar para o problema e para o estigma que as pessoas que tiveram um AVC sentem.

- Como surgiu a ideia da escrita do livro “Leonor e a Girafa Quieta”? Inês Moreira dos Santos - A ideia da escrita deste livro surgiu na maternidade porque na gravidez da Leonor eu tinha um bloco de notas onde ia apontando todos os meus medos, que advinham do facto de eu ter tido um AVC e de ser uma gravidez de risco. Daí nasceu este livro que explica o que é um AVC a uma criança, já a contar que um dia mais tarde as minhas filhas me façam alguma pergunta acerca do assunto. Depois, em conversa com o diretor da Associação Nacional AVC, foi-me proposto que editasse o livro. “Leonor e a Girafa Quieta” está à venda nas livrarias e o valor das vendas reverte na totalidade para a Associação AVC.

08 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

- Um tema/ assunto que importa desmistificar? Inês Moreira dos Santos – Sem dúvida. Eu tive um AVC aos 19 anos e todas as peripécias pelas quais tive que passar, os dois anos que andei na fisioterapia, a minha família, os meus amigos, que me ajudaram em todo o processo, serviram de inspiração para a escrita deste livro. Quero que as minhas filhas saibam que não foi a mãe sozinha que conseguiu superar o AVC, houve muitas pessoas envolvidas nesta recuperação.


EDUCAÇÃO

Crianças do Concelho ocupam férias de Verão com diversas atividades

A

rrancou no dia 25 de junho o Programa de Ocupação de Tempos Livres Verão Ativo 2018, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, a decorrer em Salvaterra de Magos e na Glória do Ribatejo. Atividades aquáticas, jogos de tabuleiro, boccia, jogos tradicionais, capoeira, futebol, caça ao tesouro, idas à praia e visitas de estudo são algumas das atividades que decorrem até 3 de agosto.

Aulas de adaptação ao meio aquático para crianças do pré-escolar

D

urante os meses de maio e junho decorreram nas Piscinas Municipais de Salvaterra de Magos as aulas de adaptação ao meio aquático para as crianças da educação pré-escolar do Concelho. Esta atividade, dinamizada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, teve como objetivo permitir que todas as crianças tenham a possibilidade de experimentar e frequentar uma aula de adaptação ao meio aquático, lecionada nas Piscinas Municipais.

- maio - junho | 2018 - 09


EDUCAÇÃO

Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca em fase de acabamentos

A

empreitada de construção do Centro Escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca está a entrar na fase de acabamentos e de execução de arranjos exteriores, após o que se seguirá um período destinado às verificações, testes, ensaios e vistorias por parte de entidades externas (gás, eletricidade, comunicações, etc), havendo ainda lugar à instalação de mobiliário e equipamentos. O novo Centro Escolar vai receber os alunos das escolas básicas das Cancelas, Estanqueiro e Santa Maria e do jardim de infância do Estanqueiro. Dispondo de uma área de construção de 2400 metros quadrados num único piso, implantado numa área total de cerca de um hectare, este projeto contempla salas para o pré-escolar, primeiro ciclo, Componente de Apoio à Família (CAF) e Atividade de Animação e Apoio à Família (AAAF). A estas juntam-se uma sala polivalente, biblioteca, cozinha e refeitório, sala de professores, sala de educadores, sala de auxiliares, gabinetes de trabalho e atendimento, instalações sanitárias, arrumos e vestiários. O espaço exterior dispõe de recreio coberto, recreio descoberto, parques infantis e áreas ajardinadas.

O investimento total é de 2.295.000,00€, financiado por fundos comunitários no âmbito do Portugal 2020, no montante de 1.500.000,00€, suportando o Município de Salvaterra de Magos mais de um milhão de euros com a obra e a aquisição do terreno. Já tiveram início os trabalhos de construção da rede de média tensão e posto de transformação e da nova rede de distribuição de energia elétrica e de iluminação pública na Travessa da Pedreira e num troço da Rua do Agricultor,

10 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

confinantes com o novo equipamento escolar, obra que o Município está a realizar em parceria com a EDP. A Divisão de Obras Municipais está a proceder, por administração direta, a trabalhos de drenagem pluvial, lancilagem e construção de passeios num troço da Rua do Agricultor. Simultaneamente, a Câmara Municipal tem em curso uma empreitada para a construção de passeios, estacionamentos, drenagem pluvial e pavimentação na Travessa da Pedreira, no montante de 113.342,73€.


Serviços

Inscrições Abertas

o icl l º c iclo iona 1 s e c s e ar r º is ol cola e 3 prof c es s 2º / s -e ; io tr e pré sico dár po o bá un z) ns caçã ino sec 1ª ve a Tr du ns no e (e o e nci s d d o e sse d pa -

s e ico olar m ó sc on e ec pré- ) o os íli ação ásic x Au duc o b (e sin en

lo cic

do

R (e efei d 1º uc çõe cic aç s lo ão esc do pr ol en é-e are sin sc s o ola bá r sic e o)

Educação

até 31 de Julho de 2018

A Fa tivid (e m a Co duc ília des Pr mp açã (AA de ol on o A A on e p F) ni ga nte ré- - ma m d es Pro çã en e co lo o to Ap la n e de oio r) gam Apo ho à en io rá Fa to à rio m de i l (1º ia ho ( cic CA rá rio lo F) do en sin o bá sic o)

de

Ano letivo 2018/2019

- maio - junho | 2018 - 11


SAÚDE

Espaço “Brinca no Centro” inaugurado na unidade de saúde de Marinhais

A

Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Salvaterra de Magos - Pólo de Marinhais inaugurou um novo espaço destinado aos mais novos. “Brinca no Centro” é o nome do projeto que surgiu da necessidade de humanização da prestação de cuidados de saúde, uma vez que “o recurso a uma instituição de saúde encontra-se muitas vezes associado ao aumento de stress e ansiedade, principalmente nas crianças”, explicou a enfermeira Silvana Coelho, Especialista em Enfermagem Comunitária e coordenadora do projeto. A intenção foi, por isso, aumentar o bem-estar das crianças dos 0 aos 10 anos, utilizadoras da unidade de saúde de Marinhais, através da melhoria do ambiente físico da sala de espera. Brinquedos, jogos, livros, canetas, lápis, papel são alguns dos objetos e materiais agora disponíveis num espaço de lazer e de brincadeira que pretende conquistar os mais novos.

O projeto ganhou forma através do envolvimento de vários parceiros (Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Unidade de Cuidados na Comunidade - UCC, creche “Mãe Galinha”, Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria – ACES). A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos facultou vários materiais que ajudaram a compor o “cantinho” (vedação, móvel de arrumação, quadro, entre outros) e a Biblioteca Municipal entregou mais de meia centena de livros. A Junta de Freguesia de Marinhais ofertou caixas para arrumação e material necessário para a identificação do local. O ACES entregou mobiliário infantil.

12 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

Para assinalar a entrada em funcionamento do novo espaço, que contou com a presença de cerca de meia centena de crianças da creche “Mãe Galinha”, foi inaugurada a 3ª Exposição de Desenhos das Crianças dos jardins-de-infância da freguesia e uma exposição de fotografia alusiva à perspetiva histórica de evolução da Unidade de Saúde de Marinhais. A Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos dinamizou a Hora do Conto com a leitura do livro “A Alice no País das Maravilhas” e a Unidade de Cuidados na Comunidade prepatou uma sessão de atividade fisica ao ar livre.


CULTURA

Música no Coreto animou freguesia de Muge A

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos dinamizou no dia 29 de junho, em Muge, a segunda edição da iniciativa “Música no Coreto”. Trata-se de um projeto lançado em 2017 que tem como objetivo chamar a atenção da população e das associações para o facto da freguesia ter ganho um auditório ao ar livre com a requalificação da envolvente da Igreja de Muge, que se encontrava muito degradada, numa intervenção realizada pela Câmara Municipal. O espaço pode assim ser usado para a promoção das artes e da cultura.

Devido à previsão de chuva para a noite de 29 de junho, a segunda iniciativa foi realizada na Igreja de Muge, tendo contado com animação a cargo do grupo “Os Dona Zéfinha”.

Apresentação do livro “Mulheres da Clandestinidade” de Vanessa Almeida

A

Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos recebeu no dia 5 de maio a apresentação do livro “Mulheres da Clandestinidade”.

O livro é de autoria de Vanessa Almeida. A iniciativa esteve inserida nas Comemorações do 44º Aniversário do 25 de Abril.

- maio - junho | 2018 - 13


CULTURA

Exposição “Pintar Salvaterra” juntou mais de duas dezenas de obras “Pintar Salvaterra” é o nome da exposição que foi inaugurada no dia 19 de maio na galeria de exposições da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos. A mostra apresentou mais de duas dezenas de trabalhos de desenho e pintura que foram realizados ao vivo, nas ruas da vila de Salvaterra de Magos, no Bico da Goiva e no Escaroupim por parte de artistas que participaram no Concurso realizado no dia 12 de maio, no âmbito da Feira de Magos 2018.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos com a colaboração da Associação de Aguarelas de Portugal (AAPOR) e visou a promoção, divulgação e dignificação do Desenho e da Pintura, como expressões artísticas, e dos seus autores. Ao mesmo tempo, pretendeu que os artistas transportassem para as suas telas a beleza

paisagística e arquitetónica de Salvaterra de Magos. Praças, ruas, edifícios, pessoas e lugares foram a inspiração dos artistas, vindos de várias zonas do país. O resultado deste dia, carregado de cor, técnica, movimento e emoções, foi apresentado em exposição, permanecendo em tela os traços que identificam o património de Salvaterra de Magos.

O resultado do Concurso de Desenho e Pintura “Pintar Salvaterra” foi o seguinte: 1º lugar - Carlos Manuel dos Santos Marques 2º lugar - João Cabral/ Paulo Jorge dos Santos Almeida 3º lugar - Jolanda Rikveile Mourinha

14 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


CULTURA

Exposições em março e abril Edifício do Cais da Vala em Salvaterra de Magos “Simão Neves - a dedicação ao campo, ao toiro e ao cavalo”

Mercado de Cultura de Marinhais Exposição “A apanha da espiga”

- maio - junho | 2018 - 15


CULTURA

Exposições em março e abril Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos Exposição “Profissões d’Antigamente: o Correeiro e o Ferrador”

Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos Exposição de trabalhos em Aguarela dos alunos da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos

16 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


CULTURA

Publicação em Destaque

“Apontamentos históricos Concelho de Salvaterra de Magos: 1951 - 1976”

O

Município de Salvaterra de Magos tem vindo a apostar nos últimos anos em atividades que estimulem o estudo e divulgação da história local e a valorização do património cultural nas suas múltiplas vertentes. Em 2014 iniciou a publicação “Apontamentos históricos”: com dois números editados a cronologia abrangia as datas de 1863 a 1951, o 3º número apresenta o hiato temporal de 1951 a 1976. A escolha da data de 1976 acontece precisamente no ano em que se celebram os 40 anos da Constituição Portuguesa, documento

fundamental que nos colocou no caminho da Democracia e permitiu as eleições presidenciais, legislativas e autárquicas, reforçando o poder local e a importância que as autarquias têm junto dos seus munícipes. A publicação dos números anteriores dos “Apontamentos históricos” e a edição deste número, perfazem um balanço temporal de 113 anos, que nos dão a conhecer a evolução social, económica e histórica do nosso concelho, procurou-se sempre uma abrangência territorial e descentralizada, de forma a englobar

todas as freguesias e os lugares do Concelho, contribuindo para reforçar a nossa identidade e a memória coletiva das nossas gentes como um todo. Os “Apontamentos históricos” publicados são uma fonte de investigação para quem queria fazer pesquisa sobre o concelho, mas espero essencialmente que consigam aproximar a comunidade local da sua história e do seu património e que estabeleçam laços junto das gerações mais novas para que no futuro continuem a divulgar e preservar o legado cultural do Concelho de Salvaterra de Magos.

- maio - junho | 2018 - 17


CULTURA

3ª Edição do Prémio Infante D. Luís às Artes - Pintura

A

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos está a lançar a 3ª edição do Prémio “Infante D. Luís às Artes Salvaterra de Magos”. A edição deste ano está aberta a trabalhos de Pintura e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da atividade artística no concelho. As duas primeiras edições contaram com a participação de mais de duas centenas de artistas de vários pontos do país. O concurso destina-se, por isso, a todos os artistas nacionais e estrangeiros, maiores de 18 anos, residentes no território nacional. Os temas e as técnicas de execução das obras apresentadas são livres e cada artista pode apresentar o máximo de dois trabalhos a concurso, executados em data não superior a dois anos à data da inscrição. Ao concurso apenas serão admitidos trabalhos originais e não premiados noutros concursos.

Os trabalhos serão avaliados por um júri que inclui um representante do Município de Salvaterra de Magos e professores da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Lisboa. O Prémio a atribuir será no valor de mil euros, podendo haver, se o júri entender, três menções honrosas a três trabalhos, que receberão também troféu e diplomas.

18 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

A data limite para a entrega dos trabalhos é 31 de agosto. Os trabalhos deverão ser entregues ou enviados para a seguinte morada: Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (Prémio “Infante D. Luís às Artes”), Edifício do Cais da Vala, Avenida José Luís Brito Seabra, nº.137 2120-052 - Salvaterra de Magos, acompanhados da respetiva ficha de inscrição/participação.


AMBIENTE

Dia Mundial do Ambiente assinalado no Concelho A

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos assinalou, a 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente associando-se à empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, que decidiu abrir neste dia sete das suas Estações de Tratamento de Água e Estações de Tratamento de Águas Residuais. Assim, mais de uma centena de alunos do 1º ciclo das escolas do Concelho e de alunos da Universidade Sénior (US) estiveram de visita à Estação de Tratamento de Águas de Salvaterra de Magos (ETA).

O objectivo foi mostrar aos visitantes como é tratada a água que bebem e os esgotos que produzem e para divulgar estes processos que contribuem de forma significativa para a qualidade de vida das populações e para a melhoria do ambiente na região.

Já no dia 7 de junho, foi desenvolvida uma sessão informativa sobre poupança de energia direcionada para os alunos da US e dinamizada em parceria com a Associação de Defesa do Consumidor (DECO).

- maio - junho | 2018 - 19


AMBIENTE

Nova operação de lavagem de contentores de Resíduos Sólidos Urbanos

A

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos iniciou no dia 28 de maio de 2018 mais uma operação de lavagem e desinfeção de contentores de Resíduos Sólidos Urbanos (lixos domésticos) por todo o concelho. A intervenção começou por Foros de Salvaterra e percorreu as várias freguesias do concelho. Esta ação é fundamental para evitar os maus cheiros e dá cumprimento a um dos grandes objetivos da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos: a manutenção de boas condições de higiene urbana no concelho. Ajude-nos a manter o concelho mais limpo. Deposite os seus lixos domésticos acondicionados em sacos de plástico fechados dentro dos contentores.

Festas de

VERÃO 2018

Granho 27 a 30 de Julho

Festas em Honra de Nossa Senhora de Fátima

Salvaterra de Magos 8 a 17 de Junho Fest as do Fora dos Toiros l, e do Fandan go

Marinhais 3a6 de Agosto

Festas em Honra de S. Miguel Arcanjo

20 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

Muge 10 a 13 de Agosto

onra do Festas em H astião b Mártir S. Se

Foros de Salvaterra 6a8 de Julho

Festas em Honra do Imaculado Coração de Maria

do Glóriaejo Ribat 7 24 a 2sto o de Ag onra de em H Festas Senhora Nossa ria da Gló


PROTEÇÃO CIVIL

Ações de Formação das Equipas de Primeira Intervenção

A

s equipas municipais de vigilância e de primeira intervenção reuniram no dia 9 de junho no Local Estratégico de Estacionamento de Glória do Ribatejo para uma ação de formação e de esclarecimento. A iniciativa juntou viaturas, equipamentos, homens e mulheres, das equipas municipais, da Casa Cadaval e do Clube de Caçadores que integram a Proteção Civil.

PERÍODO CRÍTICO de INCÊNDIOS de 1 julho a 30 setembro de 2018

- maio - junho | 2018 - 21


SOCIAL

Encerramento Ano Letivo Universidade Sénior de Salvaterra de Magos T erminou mais um ano letivo da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos (USSM). A cerimónia de encerramento decorreu no dia 19 de junho no Celeiro da Vala, em Salvaterra de Magos e juntou mais de uma centena de alunos. A iniciativa contou com atuações do Coro e da classe de Dança e com a entrega de diplomas a alunos e formadores. O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, agradeceu o envolvimento e participação dos alunos e professores nas várias disciplinas e atividades.

“Agradeço a todos e a todas pela participação no projeto e pelos momentos em que têm contribuído, com o vosso trabalho e dedicação, para ajudar a promover e dignificar o nosso Concelho” Hélder Manuel Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

“Aos formadores o meu muito obrigado, porque sem eles não seria possível”. Hélder Manuel Esménio, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

No próximo ano letivo serão introduzidas novas disciplinas: Astronomia, Físico-Química e o regresso da Literatura e Cultura Portuguesa. Ao longo do ano, a USSM dinamizou várias visitas de estudo, nomeadamente ao Teatro Villaret, ao Borboletário no Parque Ambiental de Santa Margarida, ao Castelo do Almourol, ao Cabo da Roca e à Tapada de Mafra, além de atuações do Coro e da classe de Dança em diversas iniciativas. A cerimónia de encerramento foi o culminar da Semana Aberta da Universidade Sénior que incluiu aula de yoga, workshops de cozinha na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, piquenique para alunos e familiares na Praia Doce,

22 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

encontro de costura solidária de apoio ao projeto “Dress a Girl” e inauguração da exposição de trabalhos dos/as alunos/as da disciplina de Aguarela. A Universidade Sénior de Salvaterra de Magos conta anualmente com cerca de 150 alunos, duas dezenas de formadores e mais de vinte disciplinas, desde Inglês, Francês, Informática, Yoga, Aguarela, Biologia, Saúde e Bem Estar, Costura, Hidroginástica, entre muitas outras.


SOCIAL

- maio - junho | 2018 - 23


DESPORTO

Corrida da Família decorreu em Salvaterra de Magos

D

ecorreu no dia 20 de maio a Corrida da Família 2018, uma atividade inserida no projeto MAIS Lezíria, da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) que pretendeu assinalar o Dia Internacional da Família.

A Corrida arrancou em simultâneo nos municípios da Lezíria do Tejo, num agradável convívio desportivo entre familiares e amigos, com muita diversão. Foram distinguidas a família mais numerosa, o participante mais

novo e o participante mais velho. Em Salvaterra de Magos, a iniciativa decorreu no parque infantil, junto ao Pavilhão do Inatel e juntou mais de duas dezenas de participantes.

Projeto “Bora lá meninas, vamos jogar à bola” passou pelo Concelho

A

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos associou-se ao projeto “Bora lá meninas, vamos jogar à bola”, dinamizado pela Associação de Futebol de Santarém e no dia 3 de maio realizou um conjunto de atividades no Parque de Jogos do Clube Desportivo Salvaterrense destinado às meninas. “Bora Lá Meninas, Vamos Jogar à Bola” é um projeto organizado pela Associação de Futebol de Santarém, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e tem como parceiros privilegiados as câmaras municipais, juntas de freguesia, agrupamentos escolares e clubes de futebol.

O projeto tem como principal objetivo a divulgação e o desenvolvimento do futebol feminino, complementando e alargando a base de recrutamento de futuras praticantes e potenciando futuras edições do Dia do Futebol Feminino.

24 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


DESPORTO

- maio - junho | 2018 - 25


TURISMO

Município de Salvaterra de Magos esteve na Feira Nacional de Agricultura

O

Município de Salvaterra de Magos esteve representado na 55ª edição da Feira Nacional de Agricultura/ 65ª Feira do Ribatejo, cujo tema central foi “Olival e Azeite”. À semelhança de edições anteriores, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) marcou presença com um stand, na nave A, no salão Prazer de Provar, o qual integrou os vários Municípios da Lezíria. Segunda-feira, 4 de junho, o dia

foi dedicado ao Município de Salvaterra de Magos, havendo oportunidade para os visitantes conhecerem os diversos produtos turísticos, o artesanato e as mais valias do concelho. Ao longo da tarde foram dinamizados momentos de degustação de produtos concelhios, nomeadamente enchidos tradicionais, pão tradicional de Glória do Ribatejo, Vinhos da Casa Cadaval, enguias Doces, Barretes e Licores, bolinhos de Glória do Ribatejo,

26 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

Queijadas D. Dinis, Mel e Compotas. A ação de promoção contou com grande adesão por parte dos visitantes que elogiaram a qualidade e a variedade dos produtos locais. Em permanência, durante todo o dia, esteve também um falcoeiro e um falcão que integram a equipa da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, artesanato ao vivo e outros produtos identitários do concelho.


TURISMO

Museu “Escaroupim e o Rio” distinguido nos Prémios Turismo 2017

O

projeto do Museu “Escaroupim e o Rio” foi distinguido no dia 6 de maio pela Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo, no âmbito dos Prémios Turismo 2017, numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sôr, distrito de Portalegre. “Pelo trabalho de valorização do turismo cultural do Território, a Comissão executiva da Entidade Regional de Turismo atribui ao Museu Escaroupim e o Rio, a Distinção Iniciativa”, refere o diploma entregue na cerimónia. A iniciativa contou este ano com 150 candidaturas do Alentejo e do Ribatejo. O objetivo é distinguir e divulgar a excelência e inovação da oferta que têm contribuído para projetar e afirmar o território. O Museu “Escaroupim e o Rio” foi inaugurado em fevereiro de 2017 na aldeia avieira do Escaroupim e resulta da reabilitação e ampliação da antiga escola primária local por parte da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

“Tive oportunidade de estar na cerimónia de atribuição dos Prémios de Turismo 2017 e foi com alegria e surpresa que, pelo segundo ano consecutivo, o Município de Salvaterra de Magos é distinguido em oito anos de edições deste Prémio. O ano passado foi a Falcoaria Real que foi contemplada em face do sucesso do projeto público que o Município lhe destinou, reforçado com o Registo da Marca “Salvaterra de Magos, Capital Nacional da Falcoaria” e com o reconhecimento da UNESCO”.

Desde a sua abertura ao público, o espaço recebeu a visita de mais de 10 mil pessoas, entre grupos integrados em excursões, famílias e visitantes individuais nacionais e estrangeiros. O Museu “Escaroupim e o Rio” constrói um percurso expositivo que dá a conhecer a importância do rio Tejo e dos seus afluentes, enquanto elemento de fixação humana e evidencia as atividades socioeconómicas que durante séculos foram exploradas e rentabilizadas pelas comunidades locais.

Hélder Manuel Esménio, Presidente da C. M.S. M.

“Este ano é o Museu “Escaroupim e o Rio” que merece destaque, seguramente pela obra de requalificação da antiga escola primária, pelo conceito museológico definido e pelo envolvimento da comunidade avieira na cedência de pertences que enriqueceram muito o espólio do Museu”. Hélder Manuel Esménio, Presidente da C. M.S. M.

PEÇAS DO MÊS

Maio de 2018 - VIVEIRO: Recipiente em madeira que tinha como principal

objetivo manter o peixe vivo e fresco. O pescado era colocado dentro do viveiro que por sua vez estava dentro de água atrelado ao barco, o que mantinha o peixe vivo, que depois era vendido pela mulher que calcorreava a pé com uma cesta à cabeça os vários locais do concelho para vender 23 o peixe.

Junho de 2018: ÂNCORA:

utensílio usado nas embarcações de trânsito fluvial. Lançava-se à água de forma a imobilizar a embarcação

VIVEIRO

ÂNCORA - maio - junho | 2018 - 27


TURISMO

Noite dos Museus na Falcoaria Real

A

Falcoaria Real de Salvaterra de Magos assinalou o Dia Internacional dos Museus/ Noite dos Museus no dia 18 de maio com uma iniciativa diferente dirigida a crianças entre os 6 e os 10 anos. À Noite na Falcoaria Real - “Uma história assustadoramente animada” proporcionou uma experiência divertida na Falcoaria Real com a teatralização de uma história, momentos de magia, muitas surpresas e grande diversão.

Escritora Rita Ferro prepara livro infantil sobre Salvaterra de Magos

A

escritora Rita Ferro esteve de visita à Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, na sequência da próxima publicação infantil da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, com lançamento agendado para o dia 15 de setembro na Falcoaria Real, inserido no programa Jornadas de Cultura 2018.

A fábula “O Falcão e a Formiga”, com ilustrações de Pedro Rocha e Mello, vem juntar-se à coleção de livros infantis lançados pelo Município de Salvaterra de Magos desde 2014, que têm como objetivo divulgar a Falcoaria Real e uma prática de caça milenar que a UNESCO classificou como Património Imaterial da Humanidade.

28 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

Ao mesmo tempo pretende-se incutir hábitos de leitura aos mais novos e que, de uma forma divertida e didática, possam aprender mais sobre a história e património do Concelho de Salvaterra de Magos.


TURISMO

“Almoço de Primavera” juntou Falcoeiros em Salvaterra de Magos

A

Associação Portuguesa de Falcoaria realizou no dia 26 de maio um Almoço Convívio de Primavera em Salvaterra de Magos, reunindo sócios e amigos num dia descontraído onde imperou a amizade e a boa disposição. A iniciativa contou com a participação de mais de três dezenas de pessoas e o ponto de encontro foi na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos. A ocasião foi também aproveitada para a realização, na Falcoaria Real, de um vídeo tutorial sobre material básico de falcoaria.

Primeiro Curso de Iniciação à Falcoaria 2018

A

Falcoaria Real de Salvaterra de Magos recebeu no dia 19 de maio a primeira edição do Curso de Iniciação à Falcoaria de 2018, organizado pela Associação Portuguesa de Falcoaria.

As atividades decorreram ao longo do dia e procuraram transmitir aos formandos os conhecimentos básicos ao processo de treino de uma ave de presa, através de uma parte teórica e de uma vertente prática. A iniciativa contou com a presença de quase duas dezenas de participantes.

- maio - junho | 2018 - 29


DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

Balanço positivo para a edição deste ano da Feira de Magos

A

Feira de Magos 2018 decorreu de 9 a 13 de maio em Salvaterra de Magos e não faltaram os concertos, provas de equitação, vacadas, exposições, artesanato, produtores e empresas locais e divertimentos de feira, entre outros. O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, sublinha que “este projeto municipal é muito valorizado pela adesão das pessoas e de quase uma centena de expositores/concessionários”. “Um dos momentos mais emotivos foi seguramente a homenagem ao picador Simão Neves, filho da terra, e o entusiasmo que o certame readquiriu junto das populações do concelho, em resultado da aposta que temos feito ao longo das últimas edições na sua qualificação, em particular juntando-lhe o sector agroindustrial, o cavalo, a festa brava e a componente cultural, a par dos divertimentos de Feira”, acrescentou. No arranque da Feira foram inauguradas duas exposições: - “Profissões d’Antigamente: o Correeiro e o Ferrador”, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, a qual contou com casa cheia e momentos de humor e boa disposição a cargo do grupo Terra Velhinha. A mostra apresentou um conjunto de objetos cedidos pela Correaria de Salvaterra de Magos, Equilusa (objetos relacionados com a profissão de correeiro) e por Fernando Patrício, Francisco Pereira Caneira da Fonseca e Manuel Felizardo (com objetos relacionados com a profissão de ferrador), assim como textos descritivos relacionados com as duas profissões.

- “Simão Neves – a dedicação ao campo, ao toiro e ao cavalo” esteve patente no Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, juntamente com a realização de uma homenagem por parte da Câmara Municipal a este picador de toiros natural de Salvaterra de Magos. A iniciativa contou com um momento de dança pelo Grupo de Sevilhanas Rocieras de Alcochete. A exposição reuniu diversos painéis com fotos e descrições da vida de Simão Neves e também diferentes objetos, prémios e distinções por ele conquistadas. A Tenda Multiusos da Feira de Magos recebeu os concertos de Fernando Daniel, The Pilinha, The Buzz Lovers – Tributo a Nirvana, Sangre Ibérico e Raquel Tavares, sempre com grande adesão por parte do público.

30 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -

No sábado, 12 de maio, Salvaterra de Magos encheu-se de visitantes que participaram na Romaria a Cavalo a Nossa Senhora da Conceição e no Concurso de Desenho e Pintura ao ar livre “Pintar Salvaterra”. No Picadeiro Municipal decorreram provas de Ensino, Maneabilidade e Velocidade de Equitação de Trabalho, a contar para o Campeonato Regional Centro da modalidade. Destaque também para a casa cheia na III Corrida dos Agricultores de Tomate do Ribatejo, que decorreu na Praça de Toiros de Salvaterra de Magos. A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos agradece a participação de todos (artesãos, produtores, empresas, concessionários e outras entidades) na realização da Feira de Magos 2018.


DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

- maio - junho | 2018 - 31


DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

32 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

Exposições Caninas em Salvaterra de Magos Decorreu no passado dia 19 de maio, no Cais da Vala, em Salvaterra de Magos a 3ª Exposição Canina Especializada de Raças Portuguesas, a 1ª Exposição Especializada de Cães de Caça e a 1ª Exposição Especializada de Cães de Condução e Proteção de Rebanhos com quase duas centenas de cães inscritos. A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos com a direção técnica do Clube Português de Canicultura e contou com a presença de criadores de várias zonas do país, num dia que foi também de convívio e amizade. Cão da Serra da Estrela, Cão de Castro Laboreiro, Cão da Serra de Aires, Barbado da Terceira, Golden Retriever, Podengo Português e Perdigueiro Português foram algumas das raças representadas.

- maio - junho | 2018 - 33


DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

Praça ComVida de maio e junho Mercado Municipal de Salvaterra de Magos Maio - Showcooking “Sardinhas, Carapau e Sangria” com o Chef José Miguel

Junho - Showcooking “Pequenos-Almoços Saudáveis” com Cátia Patrício

34 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


OBRAS MUNICIPAIS

Colocação de calçada em passeios na EN 367 em Marinhais

Construção de passeio e estacionamento em troço da Rua Joaquim Padeiro em Marinhais - Parceria Junta de Freguesia de Marinhais

Arranjo urbanístico na envolvente da Zona Desportiva de Salvaterra de Magos

- maio - junho | 2018 - 35


OBRAS MUNICIPAIS

A cuidar do Rossio de Muge

Limpeza da Praia Doce - Parceria Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra

Reabilitação integral do passeio na Rua Professor Natércia Assunção junto ao Centro Escolar e à Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos

36- SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


OBRAS MUNICIPAIS

Reparação da faixa de rodagem danificada pelas raízes das árvores do pinhal adjacente à Estrada da Roseira Alta, em Salvaterra de Magos - Parceria com a Junta de Freguesia Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra

Reabilitação do Ringue de Muge

Intervenção na Rua dos Félix em Marinhais

- maio - junho | 2018 - 37


OBRAS MUNICIPAIS

Câmara Municipal apoia com lancil, toutvenant e máquina o arranjo urbanístico na Rua de Coruche, em Glória do Ribatejo, realizado pela Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo e Granho

Arranjo urbanístico com drenagem pluvial, lancis e passeios nas Janeiras de Baixo, em Glória do Ribatejo

Colocação de betuminoso na EN367 em Marinhais

38 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


OBRAS MUNICIPAIS

Construção de jardim e de Parque Infantil junto à Escola do Granho

Arranjo urbanístico (pluvial, lancis e passeios) a ser feito em troço da Rua do Agricultor, Foros de Salvaterra – Parceria Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra

Início dos trabalhos de reboco exterior do Ginásio dos Trampolins - parceria com o Clube de Trampolins de Salvaterra

- maio - junho | 2018 - 39


OBRAS MUNICIPAIS

Intervenção num troço da rede pluvial da Rua João Pinto Figueiredo, em Marinhais

Intervenção no Estanqueiro, Foros de Salvaterra, construindo lancis e passeios e reproduzindo o poço existente naquele local

Limpeza do Bico da Goiva em Salvaterra de Magos

40 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


OBRAS MUNICIPAIS

Remoção de raízes de árvores e aplicação de massas betuminosas

Reabilitação do Espaço Jackson (Pátio das Coletividades) e construção de Multiusos (Auditório, biblioteca e Átrio de exposições) em Glória do Ribatejo

- maio - junho | 2018 - 41


DELIBERAÇÕES DE CÂMARA

Reunião Ordinária de 23 de maio de 2018 Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a AVF – Associação Danças e Cantares da Várzea Fresca - Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta euros), para apoio nas atividades correntes da associação, designadamente o Festival de Folclore. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a Associação R.T.S.V. – Rancho Típico dos Foros de Salvaterra - Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta euros), para apoio nas atividades correntes da associação, designadamente o Festival de Folclore. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e o Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra - Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 3.000,00 (três mil euros), para apoio nas atividades correntes da associação, designadamente os Festivais de Folclore. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a AEFS – Associação Etnográfica de Foros de Salvaterra - Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta euros), para apoio nas atividades correntes da associação, designadamente o Festival de Folclore. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e o Grupo de Dança Os Lusitanos de Marinhais - Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta euros), para apoio nas atividades correntes da associação, designadamente o Festival de Folclore. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Salvaterra de Magos - Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta euros), para apoio nas atividades correntes da associação, designadamente o Festival de Folclore. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e o Rancho Folclórico Os Avieiros do Escaroupim - Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta euros), para apoio nas atividades correntes da associação. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e o Rancho Folclórico As Janeiras de Glória do Ribatejo - Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta euros), para apoio nas atividades correntes da associação, designadamente o Festival de Folclore. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta euros), para apoio nas atividades correntes da associação, designadamente o Festival de Folclore. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a Associação Cultural Desportiva e Recreativa do Granho – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta euros), para apoio nas atividades correntes da associação, designadamente o Festival de Folclore.

42 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


DELIBERAÇÕES DE CÂMARA Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a Associação Marcha Popular Coração do Ribatejo - Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 800,00 (oitocentos euros), para apoio na realização do Festival “Grande Noite de Marchas”. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a Terra de Duendes - Associação – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira, no valor de € 4.015,35 (quatro mil e quinze euros e trinta e cinco cêntimos), para custear as despesas inerentes às atividades correntes da associação. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a Associação das Festas do Foral dos Toiros e do Fandango - AFFTF – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 3.500,00 (três mil e quinhentos euros) e € 1.500,00 (mil e quinhentos euros), para apoio na realização da festa anual e aluguer de palco, respetivamente. Protocolo de Cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira no valor de € 1.000,00 (mil euros), para apoio na despesa com alimentação dos participantes nos trabalhos arqueológicos a decorrer na Fábrica de Descasque de Arroz da Casa Cadaval, em Muge.

Reunião Ordinária de 20 de Junho de 2018 Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira, no valor de € 6.300,00 (seis mil e trezentos euros), para cooperação na motivação e no apoio (refeições e deslocações) aos Bombeiros afetos ao DECIR 2018. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e o Centro de Bem Estar Social de Marinhais – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira, no valor de € 7.000,00 (sete mil euros), para apoio na aquisição de equipamentos e realização de pequenas obras. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e o Clube Amador de Pesca – Glória do Ribatejo – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira, no valor de € 528,54 (quinhentos e vinte e oito euros e cinquenta e quatro cêntimos) e de € 500,00 (quinhentos euros), para apoio nas obras de conservação de interiores na sede, nomeadamente a colocação de chão e para apoio nas atividades correntes da associação, respetivamente. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e o Rancho Folclórico Regional dos Foros de Salvaterra – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira, no valor de € 575,00 (quinhentos e setenta e cinco euros), para apoio no aluguer de uma viatura para deslocação do Rancho Folclórico Infantil ao Festival de Folclore em Valongo do Vouga, em Águeda. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a Comissão de Festas do Granho – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira, no valor de € 3.500,00 (três mil e quinhentos euros), para apoio na realização da festa anual. - maio - junho | 2018 - 43


DELIBERAÇÕES DE CÂMARA Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a Comissão de Festas em Honra de São Miguel Arcanjo 2018 de Marinhais – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira, no valor de € 3.500,00 (três mil e quinhentos euros) e € 1.500,00 (mil e quinhentos euros), para apoio na realização da festa anual e aluguer de palco, respetivamente. Protocolo de cooperação entre o Município de Salvaterra de Magos e a AAFFS - Associação Os Amigos das Festas de Foros de Salvaterra – Minuta para deliberação A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a minuta do protocolo em título, que consiste na comparticipação financeira, no valor de € 3.500,00 (três mil e quinhentos euros) e € 1.500,00 (mil e quinhentos euros), para apoio na realização da festa anual e aluguer de palco, respetivamente.

44 - SALVATERRA DE MAGOS - BOLETIM INFORMATIVO -


Concelho de SALVATERRA DE MAGOS Boletim Informativo da Câmara Municipal MAIO/JUNHO - 2018

CONTATOS ÚTEIS Câmara Municipal de Salvaterra de Magos Tel: 263 509 500 Email: geral@cm-salvaterrademagos.pt

Delegação da Câmara Municipal em Muge Tel: 967 880 118 Email: delegacaomuge@cm-salvaterrademagos.pt

Turismo: Tel: 263 509 520 Email: turismo@cm-salvaterrademagos.pt

Divisão Municipal de Ação Social Tel: 263 509 535 Email: dasc@cm-salvaterrademagos.pt

Falcoaria Real de Salvaterra de Magos Tel: 263 509 522 Email: falcoaria@cm-salvaterrademagos.pt

Divisão Municipal de Urbanismo e Planeamento Tel: 263 509 510 Email: dup@cm-salvaterrademagos.pt

Museu Escaroupim e o Rio Tel: 962 411 168 Email: museu.escaroupim@cm-salvaterrademagos.pt

Divisão de Obras Municipais e Serviços Urbanos Tel: 263 509 500 Email: domsu@cm-salvaterrademagos.pt

Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos Tel: 263 509 530 Email: bibliotecamunicipal@cm-salvaterrademagos.pt

Divisão Financeira Tel: 263 509 500 Email: contabilidade@cm-salvaterrademagos.pt

Pólo da Biblioteca em Marinhais Tel: 263 509 531 Pólo Biblioteca em Glória do Ribatejo Tel: 263 509 532 Piscinas Municipais de Salvaterra de Magos Tel: 263 509 550 Email: desporto@cm-salvaterrademagos.pt

\

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS

Serviços Administrativos e Técnicos: 9h - 12h30 e 13h30 - 17h Falcoaria Real de Salvaterra de Magos: Inverno - 2ª a 6ª feira e Fins de Semana: 9h - 12h30 e 13h30 - 17h

Serviço Municipal de Proteção Civil Tel: 962 116 577 (9h às 17h) e 263 504 463 (17h às 9h) Email: proteccao.civil@cm-salvaterrademagos.pt

Verão - 2ª a 6ª feira: 9h - 12h30 e 13h30 - 17h

Gabinete de Comunicação e Imagem Tel: 263 509 500 Email: imprensa@cm-salvaterrademagos.pt

Mercado de Cultura de Marinhais (Pólo da Biblioteca em Marinhais): 9h - 12h30 e 13h30 - 17h

Delegação da Câmara Municipal em Foros de Salvaterra Tel: 263 509 507 Email: delegacaoforossalvaterra@cm-salvaterrademagos.pt Delegação da Câmara Municipal em Marinhais Tel: 263 509 505 Email: delegacaomarinhais@cm-salvaterrademagos.pt Delegação da Câmara Municipal em Glória do Ribatejo Tel: 263 509 509 Email: delegacaogloriaribatejo@cm-salvaterrademagos.pt

Fins de Semana: 10h - 13h e 15h - 19h

Edifício do Cais da Vala - Salvaterra de Magos: 9h - 12h30 e 13h30 - 17h Biblioteca: 9h às 18h (sem interrupção almoço) Serviços Operacionais: 8h - 12h e 13h - 16h Piscinas Municipais (Serviços de Secretaria): 2ª a 6ª feira: 9h - 21h30 Sábado: 9h às 14h45 Encerramento - domingo

- maio - junho | 2018 - 45

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos - Boletim Informativo maio/ junho 2018  

Boletim Informativo maio/ junho 2018 - Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos - Boletim Informativo maio/ junho 2018  

Boletim Informativo maio/ junho 2018 - Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

Advertisement