Em revista - Revisitar D. Manuel I

Page 10

artistas

thorsen, o tosta mista Portugal/Alemanha Thorsten Grutjen, mais conhecido como Tosta Mista o Malabarista, semeou gargalhadas durante os três dias. Com diversas actuações no espaço da feira, deliciou públicos de todas as idades, concentrando pequenas multidões para ver os seus truques e malabarismos. Seguindo a sua receita – 1 dose de comédia, 1 litro de sangue frio, meia dúzia de objectos quotidianos, 1 colher de excentricidade – Thorsten conferiu uma vertente cómica inigualável a esta iniciativa em Torres Novas.

aux couleurs du moyen age França

al-ibi França Composto por quatro elementos trajados a rigor, este grupo é uma adaptação viva do canto e da tradição oral secular. Inspirados nos manuscritos dos trovadores occitanos (a língua occitana é uma língua românica falada no sul da França), trouxeram uma musicalidade diferente e encantadora que cativou todo o público da feira.

Unidos pela paixão comum por um longo período da história − a Idade Média − um pequeno grupo de «irredutíveis» decidiu «ressuscitar» esta época através da música. Nascidos num castelo, numa colina francesa, imersos na sua atmosfera mágica, interpretam música sagrada e profana de vários séculos, acompanhados por instrumentos da época.

ten_art e grupo de teatro meia via Portugal Larápios, assassinos, mendigos, bruxas, meretrizes, moribundos e ralé... Estas são algumas das personagens que pudemos encontrar no Postigo da Traição, interpretadas em parceria pelo Ten_art e pelo Grupo de Teatro Meia Via. Ten_art é um grupo informal de teatro e animação, que reúne artistas na área do teatro, dança, música e pedagogia. Têm uma programação variada de actividades sócioculturais, com uma intervenção directa junto da comunidade. O Teatro Meia Via − Associação Cultural de Torres Novas foi fundado em 19 de Abril de 2001, mas a actividade teatral na aldeia da Meia Via já contava cem anos, com maior regularidade desde os anos 80. A sua actividade centra-se sobretudo na produção própria de espectáculos e leituras encenadas, na formação de actores e na divulgação e apresentação de espectáculos, privilegiando o concelho de Torres Novas e as suas associações.

10

sbandieratori Itália

strella do dia Portugal O som das gaitas de foles e dos tambores ecoou com ritmo e força, protagonizado pelos Strella do Dia, com actuações na Praça 5 de Outubro, no castelo e zona envolvente e nos cortejos. Nascidos na alvorada do presente milénio, o seu nome tem origem numa das medievais Cantigas de Santa Maria, tornando-se num grupo especializado na interpretação inovadora da música alta.

s. a. marionetas Portugal De Alcobaça veio este grupo de marionetistas, que montou a sua tenda em pleno jardim do castelo. Criado em 1993 e profissional desde 1997, o S. A. Marionetas trouxe a Torres Novas o espectáculo «Theatrum Puparum», que conta a história de D. Pedro e D. Inês, com recurso a cerca de 20 marionetas de vara.

Com os movimentos sincronizados das bandeiras e ao som de trompetes e tambores, este grupo italiano foi uma constante durante toda a feira quinhentista. As suas actuações começaram mesmo alguns dias antes, como forma de promoção da iniciativa nos concelhos vizinhos, cativando potenciais visitantes. O vermelho e o azul das bandeiras, atiradas ao ar com rigor e arte, tendo o castelo ou a Praça 5 de Outubro como pano fundo, criaram uma das imagens mais emblemáticas deste evento.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.