Boletim Municipal - Junho2025

Page 1


BOLETIM MUNICIPAL FAMALICÃO

Ao longo dos últimos anos, o executivo municipal que lidero tem trabalhado diariamente para trazer ainda mais qualidade de vida para Vila Nova de Famalicão.

Move-nos o propósito de deixar os famalicenses orgulhosos da terra que os viu nascer e acolhe, mas sobretudo felizes por aqui viverem, trabalharem e estudarem. Felizes por saberem que Famalicão lhes renova, a cada passo, a vontade de aqui estar, mas também a certeza de que este é “O Lugar” certo para estabelecerem a sua vida pessoal e profissional.

É esta a razão que nos move e que nos faz erguer, com esforço, dedicação e visão, os pilares do nosso futuro. O futuro que sonhamos e merecemos. O futuro que queremos que seja sólido e que sairá ainda mais fortalecido com os investimentos, apoios, medidas e projetos que a Câmara Municipal tem colocado no terreno e que se destacam nas páginas desta nova edição do Boletim Municipal. Falo da melhoria do parque escolar concelhio. Dos mais de 12 milhões de euros que investimos na renovação e construção de novos Centros de

FUTURO QUE SONHAMOS! FUTURO QUE TEREMOS!

Saúde. Da conclusão da rede de abastecimento de água no concelho. Do investimento histórico que temos vindo a fazer nas freguesias. Falo dos novos parques de lazer que estão a nascer no acesso à cidade, mas também nas freguesias. Dos novos espaços comunitários. Da melhoria da rede viária. Dos apoios no Desporto e na Cultura. Da aposta na mobilidade e em mais habitação e em habitação mais acessível. Evidenciamo-nos também como Cidade Inteligente, como território que cuida, território de talento e gerador de conhecimento. Não é por acaso que Vila Nova de Famalicão é considerado um dos concelhos mais vibrantes do país. E este novo número do Boletim Municipal mostra-nos precisamente que um presente e um futuro sólidos não nascem do acaso. Projetam-se e constroem-se diária e coletivamente.

Boas leituras!

Mário Passos Presidente da Câmara Municipal

4

EM FOCO: FREGUESIAS

26 SAÚDE

32 DESPORTO

36 EDUCAÇÃO

40 MOBIAVE

44 FEIRA SEMANAL

46 HORTAS URBANAS

48 HABITAÇÃO

50 MOMENTOS

54 CAMILO CASTELO BRANCO

70 REVISTA DE IMPRENSA

JÁ A SEGUIR: DEVESA SUNSET

ALICERCES DO FUTURO

Ao longo dos últimos anos, o executivo municipal tem colocado no terreno um conjunto de investimentos promotores de qualidade de vida. Estamos a fazer crescer diariamente o concelho que idealizamos para os famalicenses, mas também para todos aqueles que escolhem Vila Nova de Famalicão para viver, trabalhar e estudar. Da cidade às freguesias, estamos a construir os alicerces do futuro. E a verdade é que Vila Nova de Famalicão é, hoje, um concelho que olha em frente com confiança. A confiança de quem constrói o amanhã todos os dias, com o contributo de todos! Nesta nova edição do Boletim Municipal conheça alguns dos investimentos em curso que prometem trazer ainda mais vida para Famalicão.

CONTINUAMOS A INVESTIR PARA QUE TODO O TERRITÓRIO CRESÇA DE FORMA HARMONIOSA.

MÁRIO PASSOS PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Obra da USF de São Miguel-O-Anjo

50 MILHÕES DE EUROS

Valor transferido para as freguesias desde 2022

FREGUESIAS A CRESCER...

O apoio e investimento nas freguesias é uma das grandes marcas da governação do executivo municipal liderado por Mário Passos. A preocupação com a coesão territorial, com o aumento da qualidade de vida dos famalicenses e com a redução das assimetrias no território vê-se, desde logo, nos apoios que todos os anos são atribuídos às Juntas de Freguesia para a concretização de diversos projetos. Os números crescem de ano para ano e desde 2022 somam-se já mais de 50 milhões de euros transferidos para as freguesias, entre verbas livres, transferência de competências, apoios financeiros e não financeiros.

ESPAÇOS COMUNITÁRIOS

É nos espaços comunitários que se criam laços, que se quebram barreiras e distâncias, que se fortalece o sentimento de pertença e se cria comunidade. O surgimento de novos espaços dedicados à cultura e ao convívio em todo o território é uma das apostas do executivo municipal liderado por Mário Passos que encara estas infraestruturas como verdadeiros polos de crescimento e desenvolvimento comunitários.

NOVOS MULTIUSOS

Auditório de Delães

Estado: obra concluída

Apoio municipal: 1.1 milhões de euros

Multiusos de Avidos

Estado: obra concluída

Apoio municipal: 250 mil euros

Fradelos

Estado: em fase de obra

Apoio municipal: 298 mil euros

Nine

Estado: em fase de obra

Apoio municipal: 444 mil euros

Casa de Arnoso

Estado: em fase de obra

Apoio municipal: 447 mil euros

Auditório de Delães

...COM MAIS PARQUES

Mais do que espaços de embelezamento dos territórios, os espaços verdes são elementos essenciais para a qualidade de vida de qualquer comunidade. Para além da sua função ambiental, convidam também ao lazer, ao descanso, ao desporto e à fruição cultural. Muito em breve, Famalicão contará com dois novos parques verdes à entrada da cidade: o Sinçães Norte, enquanto extensão do atual Parque de Sinçães, e mais a sul, o Parque do Pelhe, no Lugar dos Queimados. As duas obras, que implicam um investimento na ordem dos 5 milhões de euros, deverão estar no terreno nas próximas semanas. Mas a ambição de Famalicão não se fica por aqui: a meta da existência de pelo menos um parque verde de lazer em cada freguesia está traçada. E mais do que isso: está a ser cumprida!

Conheça agora os novos pulmões verdes do concelho.

freguesias
Futuro Parque de Sinçães Norte

MAIS DE 20 HECTARES DE NOVOS PARQUES

NINE

Estado: a iniciar em breve

Apoio municipal: 250 mil euros (aquisição de terreno)

MOUQUIM

Estado: a iniciar em breve

Apoio municipal: 240 mil euros (aquisição de terreno)

BRUFE

Estado: em fase de projeto

Apoio municipal: 151 mil euros (aquisição de terreno para o novo Centro Escolar e o parque de lazer)

VILARINHO

DAS CAMBAS

Estado: obra concluída

Apoio municipal: 329 mil euros

FRADELOS

Estado: em fase de projeto (novo complexo desportivo e parque de lazer)

Apoio municipal: 380 mil euros (aquisição de terreno)

SINÇÃES NORTE (GAVIÃO)

Estado: em fase de obra

Investimento municipal: 1.9 milhões de euros

Dimensão: 2.2 hectares

PELHE

(CALENDÁRIO)

Estado: em fase de obra

Investimento municipal: 2.9 milhões de euros

Dimensão: 8 hectares

DE GONDIFELOS, CAVALÕES E OUTIZ

FRADELOS

U. F. DE VILA NOVA DE FAMALICÃO E CALENDÁRIO
VILARINHO DAS CAMBAS
RIBEIRÃO
LOUSADO
U.F.
LOURO
U.F. DE LEMENHE MOUQUIM E
BRUFE

VALE SÃO MARTINHO

Estado: a iniciar em breve

Apoio municipal: 52 mil euros (aquisição de terreno)

F. DE ARNOSO STA. MARIA, ARNOSO STA. EULÁLIA E SEZURES

VA LEMENHE, JESUFREI

GAVIÃO

CRUZ

U.F. DE ANTAS E ABADE DE VERMOIM

F. DE ESMERIZ CABEÇUDOS

U.F. DE VALE S. COSME, TELHADO E PORTELA

VALE S MARTINHO

U.F. DE SEIDE REQUIÃO

U.F DE AVIDOS E LAGOA

VERMOIM

POUSADA DE SARAMAGOS

JOANE

CASTELÕES

U.F. DE RUIVÃES E NOVAIS

MOGEGE

MOGEGE

Estado: em fase de projeto

Apoio municipal: 200 mil euros (aquisição de terreno)

PEDOME

OLIVEIRA STA. MARIA

OLIVEIRA S. MATEUS RIBA DE AVE

DELÃES

U.F. DE CARREIRA E BENTE LANDIM

BAIRRO

DELÃES

Estado: em fase de projeto

Apoio municipal: cedência de terreno

NOVAIS

Estado: em fase de projeto

RIBA DE AVE

Estado: em fase de projeto

Apoio municipal: 145 mil euros (aquisição de terreno)

Apoio municipal: 120 mil euros (aquisição de terreno)

LAGOA

Estado: em fase de obra

Apoio municipal: cedência de terreno

...COM MAIS ÁGUA E SANEAMENTO

ÁGUA CHEGA AOS 100%

5.4 MILHÕES

EUROS INVESTIMENTO

600 NOVOS RAMAIS DOMICILIÁRIOS

Com a intervenção já em curso na União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela, a cobertura da rede de água no concelho de Vila Nova de Famalicão fica finalmente completa, resolvendo uma carência de décadas relacionada com o abastecimento de água da rede pública a estas freguesias do concelho. A obra representa um investimento global de mais de 5 milhões de euros e é promovida pelo município juntamente com a empresa Águas do Norte.

+22KM DE REDE

2 NOVOS RESERVATÓRIOS COM 400M3 CADA

É UM MOMENTO HISTÓRICO PORQUE HÁ JÁ DEZENAS DE ANOS QUE A POPULAÇÃO ANSIAVA POR ESTE INVESTIMENTO.

MÁRIO PASSOS PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

RUAS A INTERVENCIONAR

EM 309: Av. Principal (Telhado), Av. Central e Av. De Tibães (Vale S. Cosme).

EM 625: Rua da Igreja e Rua Vilar Maior (Vale S. Cosme) e Av. do Paço, Rua Sr. dos Emigrantes e Av. do Pinheiro (Telhado).

Vale S. Cosme: Rua da Quintela, Rua de Carrezedo, Travessa do Carrezedo, Rua do Gavinho, Travessa da Barroca, Rua de Silvares, Travessa de Silvares, Rua Cardoso Ferreira, Rua Prof. Bacelar Ferreira, Rua do Pontinho, Rua da Veiga, Rua da Didáxis, Rua da Ribeira, Rua Comendador Manuel Gonçalves (CM1490), Rua da Regada, Rua do Seara, Rua do Monte, Rua dos Outeiros, Travessa da Regadia, Rua da Seara, Rua dos Cadeias, Rua dos Padres, Rua Nova, Rua do Barreiro, Rua do Sol, Rua do Cedro e Rua das Quintães.

Telhado: Rua Parque Desportivo, Rua Bouça Nova, Rua do Fulão, Rua do Laranjal, Avenida da Raposeira, Rua da Raposeira, Avenida Sá Carneiro, Rua do Ramil, Rua de Azões e Rua da Igreja Velha.

Valor investido pela Câmara Municipal entre 2022 e 2025 no alargamento da rede de saneamento no concelho

COBERTURA DE SANEAMENTO 4.6 MILHÕES DE EUROS

Nos últimos anos, o Município de Vila Nova de Famalicão tem vindo a desenvolver um grande esforço financeiro no alargamento da rede de saneamento básico, canalizando vários milhões de euros do seu orçamento para colmatar esta necessidade.

96%

Atual cobertura da rede de saneamento em Famalicão

MENOS PERDAS DE ÁGUA

Em 2024, o Município de Vila Nova de Famalicão registou uma redução histórica de 11% da água não faturada, atingindo agora o valor mais baixo de sempre menos 36%.

Recorde-se que por água não faturada entende-se toda a água que, depois de captada, tratada, transportada, armazenada e distribuída, não chega a ser faturada.

Incluem-se aqui os consumos autorizados não faturados – registados nas escolas, complexos desportivos, piscinas municipais, combate a incêndios, entre outros -, mas também as perdas reais, relacionadas sobretudo com o envelhecimento da rede de infraestruturas de distribuição de água, e as perdas comerciais que advêm, por exemplo, da existência de um parque de contadores envelhecido.

A marca atingida resulta dos esforços que a autarquia tem vindo a desenvolver no combate ao desperdício de água na rede pública, com a aplicação de medidas que se têm revelado bem-sucedidas. São exemplo disso a substituição de condutas, a reparação de defeitos de conceção da própria rede, a redução da pressão na rede, a criação de zonas de monitorização e controlo, a substituição de mais de 20 mil contadores envelhecidos e a fiscalização de consumos ilícitos e de ligações clandestinas ao saneamento.

MELHORES ESTRADAS MUNICIPAIS

MAIS DE 20 MILHÕES DE EUROS

Valor investido pela Câmara Municipal desde 2022 na melhoria da rede viária concelhia

Peões e automobilistas. Todos ganham com a renovação da rede viária e com o cuidado permanente que a autarquia tem tido nos últimos anos com as estradas que atravessam todo o território.

O investimento municipal na melhoria das vias das freguesias e da cidade tem sido fundamental para garantir mais segurança, conforto e qualidade às nossas estradas.

As intervenções levadas a cabo pela Câmara Municipal têm resultado sobretudo no alargamento e na pavimentação das vias, mas, em muitos casos, significam também a criação de novos passeios e a reorganização do estacionamento existente.

Estradas em bom estado significam mais conforto e segurança, acessos mais facilitados, um maior fluxo de trânsito, a redução de congestionamentos, a diminuição do ruído e da poluição, uma maior economia de tempo e recursos, mais desenvolvimento económico e mais qualidade de vida para Vila Nova de Famalicão.

ESTE

É DAQUELES TEMAS QUE ESTÁ

PERMANENTEMENTE EM ABERTO. HÁ SEMPRE NOVAS NECESSIDADES E HÁ SEMPRE MAIS A FAZER PARA DAR MELHORES CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E CONFORTO QUER AOS AUTOMOBILISTAS, QUER AOS PEÕES.

MÁRIO PASSOS PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

A OBRA EM CURSO DE REABILITAÇÃO DA ESTRADA REGIONAL 206, QUE LIGA FAMALICÃO A GUIMARÃES, A CONSTRUÇÃO DA ALTERNATIVA À EN14 E A RECENTE BENEFICIAÇÃO DA SAÍDA DA A3 PARA FAMALICÃO RESULTAM DAS REIVINDICAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL.

...E NACIONAIS!

A preocupação da autarquia com as estradas que atravessam o concelho não se reduz às vias que são da responsabilidade do município. As estradas que estão sob a alçada da Administração Central têm também merecido toda a atenção do executivo liderado por Mário Passos.

A construção da alternativa à Estrada Nacional 14, que inclui a construção da nova ponte sobre o rio Ave, a reabilitação da Estrada Regional 206 e a beneficiação da saída da A3 para Famalicão são bons exemplos desta posição proativa e reivindicativa do coletivo autárquico.

“Baixar os braços não é opção quando o que está em causa são os interesses dos famalicenses.”, refere o edil Mário Passos.

freguesias
Nova ponte sobre o Rio Ave

01. Avidos | Novo Multiusos

02. Bairro | Futuras piscinas do Parque de Lazer

António Sampaio

03. Cabeçudos | Terreno para alargamento do cemitério

04. Esmeriz | Caminhada Concelhia

05. Calendário | Requalificação do Adro da Capela de Santa Catarina

06. Gavião | Requalificação do Polidesportivo das Ribeiras

07. Joane | Pavimentação da Rua de Puços

08. Fradelos | Pavimentação da Rua da Quinta

09. Lousado | Alargamento do Cemitério

10. Gondifelos | Há Cultura

11. Landim | Requalificação do Largo Dr. Fonseca Monteiro

12. Lagoa | Futuro Parque de Lazer

13. Mogege | Futura rotunda da VIM

14. Mouquim | Apresentação da Academia Sénior

15. Nine | Construção do Multiusos

16. Novais | Novo Campo de Petanca da ADC de Novais

17. Pedome | Pavimentação Rua de Real

18. Ruivães | Futuro Parque de Lazer

19. Carreira e Bente | Pavimentação da Rua do Monte

20. Vale São Martinho | Futuro Parque de Lazer

21. Vermoim | Requalificação da Rua Monte dos

Combros

22. Louro | Pavimentação da Rua Comendador

Costa e Sá e Rua Artur Fernandes da Costa

23. Ribeirão | Rua Fonte das Lágrimas

24. Vilarinho das Cambas | Rua António José Barros Faria

unidades de saúde familiar

O executivo municipal está empenhado em melhorar a prestação dos cuidados de saúde primários em todo o concelho.

Conheça agora as obras em curso, concretizadas com apoio comunitário, e todas as que estão prestes a arrancar nesta área que tanta influência tem na qualidade de vida de todos nós.

USF DE JOANE

Tipo de intervenção: construção e apetrechamento

Estado: em fase de obra

Investimento: 2.1 Milhões

USF URBANA (FAMALICÃO)

Tipo de intervenção: requalificação

Estado: em fase de obra

Investimento: 3.8 Milhões (obra e instalações provisórias)

USF DE SÃO MIGUEL-O-ANJO (CALENDÁRIO)

Tipo de intervenção: construção e apetrechamento

Estado: em fase de obra

Investimento: 2.1 Milhões

USF DO VALE DO ESTE (NINE)

Tipo de intervenção: construção

Estado: a iniciar em breve

Investimento: 1.4 Milhões

UCSP DE RUIVÃES E LANDIM

Tipo de intervenção: construção

Estado: a iniciar em breve

Investimento: 1.4 Milhões

UCSP DE LOUSADO

Tipo de intervenção: construção e apetrechamento

Estado: em concurso público

Preço Base: 749 mil euros

Tipo de intervenção: requalificação

Estado: a iniciar em breve

Preço Base: 586 mil euros

SAÚDE ORAL

O inquérito “Autarquias e Saúde Oral”, promovido recentemente pela Ordem dos Médicos Dentistas com o apoio da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, revela que mais de metade dos municípios portugueses (51%) não investiu qualquer valor na saúde oral dos seus munícipes em 2024.

Entre os que contrariam o estudo está o Município de Famalicão que oferece, graças a um acordo estabelecido, em 2022, com a Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULS do Médio Ave) e a CESPU, cuidados de saúde oral gratuitos aos famalicenses mais carenciados.

As consultas têm lugar no Centro Clínico de Famalicão da CESPU, que para além da cedência do espaço e do pessoal administrativo, assegura também as consultas e intervenções a preços reduzidos. À Câmara Municipal cabe o pagamento do valor respetivo de cada uma das consultas, bem como a sinalização dos agregados familiares que necessitam deste apoio social. A ULS do Médio Ave apoia na divulgação do Programa junto dos seu utentes.

COMO SE CANDIDATAR?

Basta preencher e entregar o formulário Apoio Social, disponível para o efeito em www.famalicao.pt no Balcão Único de Atendimento ou via online, através do email camaramunicipal@famalicao.pt

638

número de consultas efetuadas em 2024

1 MILHÃO DE EUROS

É o valor investido pela autarquia desde o início de 2024 na requalificação, ampliação e melhoria das instalações desportivas das associações e clubes do concelho.

DESPORTO

A aposta da Câmara Municipal na qualidade de vida dos famalicenses faz-se também por via do desporto. A este nível, destaque para a aposta na melhoria das condições do parque desportivo do concelho, mas também para um conjunto de outras medidas que muito têm contribuído para a democratização do desporto em Vila Nova de Famalicão.

OBRA EM EXECUÇÃO

CENTRO DE ATLETISMO

O futuro Centro de Atletismo de Famalicão já está em construção num terreno com cerca de 30 mil metros quadrados localizado em Talvai, na zona norte da cidade.

O projeto prevê a construção de uma pista de atletismo, com oito corredores e relvado interior, bancadas, vários edifícios de apoio e balneários, assim como a construção de todos os arranjos exteriores, fora do perímetro da pista, que incluem um percurso de aquecimento em saibro e respetiva iluminação, bancada descoberta, parque de estacionamento e arruamentos. Em causa está um investimento municipal superior a 6 milhões de euros, que vai dotar o concelho de um equipamento desportivo de vanguarda, apto para a prática de 23 disciplinas do Atletismo.

PARA TODOS!

EM CONCURSO PÚBLICO

ESTÁDIO MUNICIPAL

O procedimento concursal para a concessão, construção e exploração do Estádio Municipal de Famalicão – Complexo Desportivo e Empresarial já está em curso. O objetivo passa por concessionar os terrenos e a edificação, desafiando promotores privados a olharem para a área onde estão implantados o Estádio Municipal e o campo de treinos e a desenvolverem uma proposta que inclua, obrigatoriamente, a construção do novo estádio.

Os investidores e promotores interessados terão perante si um terreno com uma área total máxima de construção de cerca de 85 mil metros quadrados, onde deverá ser obrigatoriamente construído o estádio municipal, um parque de estacionamento e uma área reservada para a construção de um espaço multifuncional. Esta área de construção obrigatória poderá ser complementada por um conjunto de construções facultativas, nomeadamente, a criação de um complexo empresarial para comércio ou serviços e de uma outra área destinada a estacionamento.

APOIO À FORMAÇÃO DESPORTIVA

Garantir o desenvolvimento equilibrado e inclusivo do desporto em Famalicão passa também pela promoção de um conjunto de medidas capazes de garantir que todos, independentemente da sua condição socioeconómica, tenham a oportunidade de praticar desporto.

A este propósito, sabia que a Câmara Municipal atribui anualmente um apoio para o desenvolvimento de atividades e para a formação desportiva dos clubes e associações do concelho? Este ano, o apoio chegou a meia centena de coletividades, 5 mil atletas e implicou um investimento total superior a meio milhão de euros Para além desta medida, e à semelhança do que acontece todos os anos, a Câmara Municipal também comparticipou, na presente época desportiva, os custos federativos de mais de 5 mil atletas do concelho. O apoio financeiro é superior a 240 mil euros, inclui seguros desportivos e inscrições federativas e abrange, atualmente, 15 modalidades. A autarquia também comparticipa a realização de exames médico-desportivos para efeitos de inscrição federativa. Em 2024, o esforço municipal rondou os 30 mil euros, que se traduziram na realização de 2016 exames. É caso para dizer que se em Famalicão todos jogam, todos ganham!

Escola Secundária Padre Benjamim Salgado

A CONSTRUIR ESCOLA!

Construir uma escola é muito mais do que levantar paredes. É abrir caminho para um futuro onde a Educação assume um papel transformador, capaz de mudar o mundo e de o tornar num lugar melhor para todos nós.

Esta é a Educação em que acreditamos e que nos tem levado a realizar um conjunto de investimentos de renovação do parque escolar, capazes de garantir mais e melhor futuro para as crianças e jovens famalicenses. As intervenções, que contam com financiamento comunitário, vão desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário.

ESCOLA SECUNDÁRIA PADRE BENJAMIM SALGADO

Tipo de intervenção: ampliação e requalificação

Estado: em fase de obra

Investimento: 20 Milhões de euros (obra e instalações provisórias)

CENTRO

ESCOLAR DE BRUFE

Tipo de intervenção: construção

Estado: em fase de obra

Investimento: 3 Milhões de euros

EB1 SENADOR SOUSA FERNANDES

Tipo de intervenção: ampliação e requalificação

Estado: em fase de obra Investimento: 1,1 Milhões de euros

OUTROS INVESTIMENTOS EM CURSO

. Ampliação do JI de Requião, da EB1 de Gavião e da EB1 Boca do Monte, em Mogege;

. Requalificação da EB1 de Castelões;

. Requalificação e ampliação da EB de Quintão, em Arnoso Santa Eulália;

. Pequenas intervenções na EB1 de Landim, na EB de Pousada de Saramagos e na EB de Requião;

. Pavimentação dos campos de jogos da Escolas Básicas de Pedome e Bernardino Machado;

. Substituição de relvados sintéticos em diversos edifícios escolares;

. Obras de melhoria de eficiência energética e climatização: Centro Escolar de Ribeirão e Centro Escolar Luís de Camões.

PRÓXIMOS INVESTIMENTOS

. Reabilitação das EB 2,3 Júlio Brandão, D. Maria II, Gondifelos e Dr. Nuno Simões;

. Construção do novo Jardim de Infância de Delães;

. Reabilitação da Escola Básica de Seide;

. Obras de melhoria de eficiência energética e climatização: Centro Escolar de Joane, Centro Escolar de Antas e Centro Escolar do Louro.

MAIS MOBILIDADE

MOBILIDADE

Mais linhas, mais horários à semana e ao fim-de-semana, mais quilómetros percorridos e mais paragens. A entrada em vigor da Mobiave no dia 1 de abril representou um reforço da oferta rodoviária em Vila Nova de Famalicão.

No nosso concelho, a nova rede - que nos liga também aos concelhos de Trofa e Santo Tirso - conta com um total de 67 linhas, mais de 4 milhões de quilómetros anuais e 1514 paragens. Viajar entre estes três concelhos de autocarro é agora mais fácil e cómodo.

Todas as informações sobre a Mobiave – linhas e horários – podem ser consultadas em mobiave.pt ou através da aplicação Mobiave, disponível para sistema Android e IOS.

MAIS LONGE, POR MENOS

Com a Mobiave, os residentes em Famalicão podem ir mais longe por bem menos.

Tudo graças ao desconto de 50% aplicado aos passes municipais Mobiave, que permite que qualquer residente no concelho possa viajar em toda a rede, nos três concelhos, por um custo de 20 euros, ao invés dos 40 euros aplicados aos residentes dos outros dois municípios. Reformados e cidadãos famalicenses com mais de 65 anos podem também viajar a preços reduzidos: por 10 euros em toda a rede ou por 7.5 euros se as viagens forem só no nosso concelho. O passe concelhio é gratuito para as crianças e jovens até aos 23 anos e para os ex-combatentes.

SABIA QUE…

Nestes ecrãs espalhados em algumas paragens de autocarro da cidade pode ver, em tempo real, quanto tempo falta para o próximo autocarro chegar à paragem em que se encontra?

Para além do tempo de chegada dos autocarros, este novo sistema de informação dá-lhe ainda nota de eventuais atrasos e de outras informações sobre o serviço.

No site e na aplicação da Mobiave, o movimento dos autocarros nas linhas também pode ser acompanhado em tempo real.

CONSULTE HORÁRIOS E PERCURSOS

VAMOS FEIRAR?

A Feira Semanal de Famalicão é uma das maiores e mais antigas do país e são muitos os que todas as quartas-feiras a escolhem para as compras da semana.

Garantir melhores condições quer para feirantes, quer para os clientes é, por isso, uma preocupação para o executivo municipal que anunciou recentemente um investimento de 750 mil euros na aquisição de parte do terreno onde todas as semanas decorre a chamada Feira Agrícola e a requalificação do respetivo espaço.

Recentemente a autarquia levou ainda a cabo uma intervenção no recinto da Feira Semanal com vista à melhoria da iluminação e eletrificação do espaço.

A obra, com um investimento municipal na ordem dos 170 mil euros, implicou também a colocação de pontos de eletricidade para uso dos feirantes, permitindo a alimentação de equipamentos elétricos, tais como balanças.

Cheia de histórias, sorrisos e tradição, a Feira de Famalicão pode ser visitada todas as quartas-feiras.

MÃOS E

A Câmara Municipal quer criar uma Rede de Hortas Urbanas, com o objetivo de expandir o projeto a várias zonas do concelho e permitir que mais famalicenses tenham acesso a esta experiência de contacto com a natureza e com a agricultura sustentável.

Para além das Hortas Urbanas localizadas na Avenida dos Descobrimentos – que ocupam uma área de 2 hectares com um total de 260 hortas – o projeto está já também implementado na Urbanização Social das Austrálias, em Requião, e prepara-se para chegar em breve a Ribeirão.

Para além do impacto social e económico, as Hortas Urbanas do Município destacam-se também pela sua contribuição para a educação ambiental e alimentar e para a proteção e promoção da biodiversidade. O alargamento do projeto representa, por isso, um passo importante na construção de um concelho mais sustentável, inclusivo e saudável.

PÉS NA TERRA

COMO SE CANDIDATAR?

Basta preencher o formulário disponível para o efeito em www.famalicao.pt ou no Balcão Único de Atendimento e entregar presencialmente ou através do email camaramunicipal@famalicao.pt. Todos os hortelãos têm de frequentar, obrigatoriamente, uma formação de 12 horas em Agricultura em modo de Produção Biológica, disponibilizada gratuitamente pelo Município.

Construção de novas habitações em Castelões

O QUE É ARRENDAMENTO ACESSÍVEL?

O arrendamento acessível é um novo segmento de habitação pública em Famalicão que visa garantir habitação a preços mais baixos de mercado e facilitar o acesso à habitação a famílias da classe média.

UMA CASA COM FUTURO

A Estratégia Local de Habitação promovida pela Câmara Municipal está no terreno com a construção de mais de 200 fogos habitacionais em vários pontos do território concelhio. A estes juntar-se-ão, em breve, mais 110 novos fogos que estão ainda em fase processual. Todos estão destinados a arrendamento acessível e representam um investimento global na ordem dos 44 milhões de euros. Habitação não é privilégio, nem sonho. É um direito e a Câmara Municipal está a trabalhar para fazer frente à crise no setor.

A reabilitação do parque habitacional municipal está também em curso. Em causa está a reabilitação de mais de 300 fogos habitacionais.

|

|

|

Dia da Europa
09.05.2025
Vai à Vila_Mercado do Livro
23.04.2025
Cortejo Académico
30.04.2025
Exposição da Paula Rego
Noite de Carnaval
Parque Infantil de Sinçães
Skate Parque | 28.04.2025
Parque da Devesa

CAMILO DE LÉS-A-LÉS

Não foi só através dos livros que Camilo se deu a conhecer aos leitores. As cartas que assinava e trocava representam um retrato único da sociedade portuguesa de então, mas deram também a conhecer muitas das suas considerações políticas, confissões amorosas e desabafos sobre a família.

A ligação de Camilo às cartas não passou despercebida aos CTT - Correios de Portugal que assinalaram o bicentenário do romancista de Seide com o lançamento de uma coleção de selos da República.

A coleção, composta por quatro selos e um bloco filatélico, entrou em circulação no dia de aniversário de Camilo – a 16 de março. Os primeiros selos foram carimbados no escritório da Casa de Camilo, exato local onde as suas cartas

foram escritas. Neles estão ilustradas quatro das obras mais emblemáticas do escritor: “Amor de Perdição”, “A queda de um Anjo”, “Maria Moisés” e “Memórias do Cárcere”.

Das comemorações do bicentenário do nascimento de Camilo saiu também a vontade da Câmara Municipal de criar uma Zona Especial de Proteção em torno da Casa de Seide. O desejo foi anunciado pelo autarca Mário Passos, no Congresso Internacional que decorreu no Centro de Estudos Camilianos, em março último. O objetivo passa por preservar a paisagem e todo o contexto patrimonial tantas vezes retratados nas obras do romancista Camilo Castelo Branco. A solicitação já recebeu parecer favorável da CCDRNorte e aguarda agora a validação da DireçãoGeral do Património Cultural.

CAMILO CONTINUA VIVO E A SUA OBRA SERÁ SEMPRE UMA OBRA INACABADA, CABENDO-NOS DAR-LHE CONTINUIDADE. HÁ AINDA MUITO PARA DESCOBRIR E UM TRABALHO PERMANENTE PARA PROMOVER.

MÁRIO PASSOS PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

camilo castelo branco

“É TAMBÉM GRAÇAS AO TRABALHO E À FORTE DEDICAÇÃO DESTAS ASSOCIAÇÕES QUE AS NOSSAS TRADIÇÕES POPULARES SE MANTÊM VIVAS.

MÁRIO PASSOS

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

CULTURA VIVA!

As associações culturais são pilares essenciais de um concelho coeso, criativo e dinâmico.

Investir nelas é investir na nossa identidade, no nosso património e tradições e naquilo que nos caracteriza e diferencia de outros territórios.

Anualmente, o Município de Famalicão atribui um conjunto de apoios financeiros às associações e instituições culturais do concelho – grupos musicais, bandas de música e grupos e ranchos folclóricos. É o caso dos apoios concedidos para o desenvolvimento do plano de atividades e para a realização das festas e romarias que todos as semanas animam Famalicão, que juntos totalizam um investimento municipal de mais de 300 mil euros.

30€ de dedução fixa (1 dependente)

70€ de dedução fixa (2 dependentes)

SABIA QUE...

Nos últimos quatro anos a taxa de IMI em Famalicão já registou duas descidas?

Em 2021, a taxa fixava-se nos 0.35%.

Hoje situa-se nos 0.335%.

140€ de dedução fixa ( 3 ou mais dependentes)

IMI FAMILIAR

Ao decidir aplicar o IMI Familiar, a Câmara Municipal reduz automaticamente a fatura do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) às famílias com filhos, aliviando assim o orçamento de muitos famalicenses.

Os descontos fixam-se nos 30 euros para as famílias com 1 dependente e nos 70 euros para as famílias com 2 dependentes. Para as famílias com 3 ou mais dependentes o desconto no valor final do Imposto Municipal é de 140 euros.

Nas contas municipais, o benefício do IMI Familiar representa uma redução anual na receita de 2,96% (a média nacional é de 2,18%).

A aplicação deste benefício é automática. Não é necessário fazer qualquer pedido para aceder ao IMI familiar. Na verdade, o desconto é aplicado automaticamente pela Autoridade Tributária.

APOIO ÀS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

TERRITÓRIO QUE CUIDA!

Desde o início do ano de 2024, a Câmara Municipal já atribuiu perto de dois milhões de euros para apoiar um conjunto de obras a decorrer em várias instituições sociais famalicenses, que vão permitir não só aumentar a resposta social no concelho, como também melhorar muitas das vagas existentes. Em causa estão mais de 800 novas vagas em áreas como a infância, o apoio à terceira idade e à deficiência.

RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA

TEMOS VILA!

A abertura de portas da primeira Residência de Estudantes de Famalicão já está marcada. Dia 9 de julho, Dia da Cidade, a Vila desvenda-se à cidade e em setembro prepara-se para receber os primeiros inquilinos.

A nova residência representa um investimento global na ordem dos 5 milhões de euros e tem financiamento PRR.

O projeto contempla a reabilitação e adaptação do antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente, na Praça D. Maria II, e a construção de um novo bloco. O edifício terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada. O projeto apresenta ainda diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convício internos e externos, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas, área de apoio ao pessoal, áreas de gestão, armazenamento e garagem/oficina para bicicletas.

BOLSAS DE TALENTO JOVEM

As candidaturas decorrem desde fevereiro, até ao limite do montante global do programa (15 mil euros) e destinam-se aos jovens entre os 16 e os 35 anos. Mais informação em www.juventudedefamalicao.org ou www.famalicaomadein.pt.

BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO

Atribuição de 5 bolsas de 5 mil euros cada, num total de 25 mil euros. Candidaturas decorrem entre fevereiro e abril em www.famalicaomadein.pt.

CRIAR CONHECIMENTO

A criação das Bolsas de Talento Jovem e das Bolsas de Investigação são dois exemplos do trabalho que o município tem desenvolvido na promoção da inovação, do talento e da investigação.

Veja-se o caso da famalicense Paula Azevedo, licenciada em Direito, que em 2024 teve a oportunidade de estagiar na Embaixada de Portugal em Seul, na Coreia do Sul. A ajuda da Bolsa de Talento Jovem promovida pelo município foi essencial para a concretização desta experiência. “O custo elevado do bilhete de avião representava um obstáculo significativo e o apoio financeiro da autarquia permitiu-me cobrir essa despesa”. É também o caso da investigadora famalicense Diana Fernandes, licenciada em Gestão, que em 2024 foi uma das contempladas com as Bolsas de Investigação da autarquia. Para a jovem famalicense, cujo projeto de investigação estava a ser desenvolvido na CEVE, o apoio no valor de 5 mil euros atribuído pelo executivo municipal, permitiu “investir em conhecimento e em mais formação, sem ter de abdicar de planos ou qualidade de vida”.

Paula Azevedo

AS PLATAFORMAS DIGITAIS

SÃO FUNDAMENTAIS PARA CHEGAR AOS CIDADÃOS.

MÁRIO PASSOS

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

CIDADE INTELIGENTE

Sabia que o Município de Famalicão tem um Centro de Inteligência Urbana com técnicos especializados na recolha e análise de dados, capaz de monitorizar, em tempo real, um conjunto de indicadores recolhidos através dos dispositivos de sensorização presentes no concelho?

Com este centro de controlo e operações a autarquia consegue um maior controle sobre os principais elementos que integram as funções da cidade, nomeadamente o ambiente, iluminação pública, segurança, trânsito, vias de comunicação, parques de estacionamento, entre outras infraestruturas, numa visão 360º da cidade. O objetivo passa por responder aos desafios das cidades de futuro, permitir um melhor planeamento e uma gestão mais inteligente e eficiente do território e fomentar a interação com o cidadão, para que este seja cada vez mais ativo na construção da sua cidade e do seu concelho.

B-SMART FAMALICÃO

É um conceito de, numa lógica de total transparência, disponibilizar uma base de informação sobre o concelho, com informação de governança, mobilidade, pessoas, economia, modos de vida, ambiente e energia.

Plano Estratégico

GOVERNANÇA

Famalicão Comunitário

OBSERVATÓRIO

DE FAMALICÃO

Plataforma desenvolvida pela autarquia que permite consultar dados sobre diferentes áreas, num cruzamento de informação municipal, nacional e europeia.

Os tradicionais dados de demografia ou a atividade económica, a gestão de resíduos ou os números da saúde e da educação, são exemplos do que pode encontrar na ferramenta que fornece ainda dados em tempo real, registados por 12 câmaras analíticas espalhadas pelo centro da cidade, que permitem saber, por exemplo, quantos carros passaram em determinado dia/hora em certas ruas e avenidas ou o número de peões que atravessam algumas passadeiras.

Prevençã de Incêndios

Hortas

AMBIENTE ENERGIA

Casa do Território

Contadores Inteligentes

Iluminação Pública

MODOS DE VIDA

Vídeo Vigilância

nção

Incêndios

FAMALICÃO+

App Eventos

FAMALICÃO YOUR PLACE

É a porta de entrada mobile a todas as plataformas do Município, permitindo interação mais próxima dos residentes, visitantes ou turistas no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Adquirir bilhetes para os espetáculos da Casa das Artes, iniciar um processo de adoção de um animal, requisitar livros da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, comunicar o serviço da leitura da água ou solicitar a recolha de monstros domésticos, são alguns dos exemplos do que é possível fazer na aplicação.

Famalicão ID

É uma plataforma de gestão da Rede Social do Concelho, que disponibiliza informação sobre o setor social, base de dados de recursos e serviços de apoio. Aqui é disponibilizada toda a informação sobre apoios sociais do Município, centralizada toda a informação relativa às instituições e respostas sociais existentes no concelho, rede de contatos e de equipamentos sociais, e de todos os programas de apoio e incentivos existentes em Vila Nova de Famalicão. Consulte em: www.famalicaomais.pt

REVISTA DE IMPRENSA

INVESTIMENTO

01.04.2025

PÚBLICO

NOVA REDE DE AUTOCARROS MOBIAVE ARRANCOU EM FAMALICÃO, TROFA E SANTO TIRSO

01.04.2025

23.04.2025

05.05.2025

20.05.2025

28.05.2025

CORREIO DO MINHO FAMALICÃO É “EXCELENTE EXEMPLO” NA ARTICULAÇÃO COM EDUCAÇÃO

NIT

FAMALICÃO VAI SER INVADIDO POR UM MAR DE FLORES DURANTE TRÊS DIAS

RTP

FUNDAÇÃO CUPERTINO DE MIRANDA APRESENTA COLEÇÃO DE OBRAS DE PAULA REGO

DIÁRIO DO MINHO

CENTRO DE FAMALICÃO COM ILUMINAÇÃO REFORÇADA

FORBES

MOVE TO EUROPE: 8 SECRET TOWNS WHERE YOU CAN LIVE WELL (FOR LESS)

JÁ A SEGUIR: DEVESA SUNSET

Quem não sente saudades de um pôr-do-sol de verão, ao som de boa música, no Parque da Devesa? Já não falta muito para nos encontrarmos no Devesa Sunset! Aponte já na agenda os dias 1, 8, 15 e 22 de agosto e não perca a iniciativa mais cool do nosso verão!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.