boletim_municipal_MAIO_25

Page 1


Informações úteis

Reuniões:

Câmara Municipal maio 2025

Dias 15 e 29

Assembleia Municipal junho 2025

Data a definir

Contactos úteis

Câmara Municipal de Esposende

Praça do Município

Tel: 253 960 100

www.municipio.esposende.pt

Esposende Ambiente, EM

Rua Conde Agrolongo

Tel: 253 969 380 Linha Verde: 800 205 638 www.esposendeambiente.pt

Esposende 2000

Avª Eng Arantes de Oliveira

Tel: 253 964182 esposende2000@esposende2000.pt www.esposende2000.pt

Centro de Informação Turística, Esposende - TPNP, ER.

Av. Eng. Eduardo de Arantes e Oliveira,62 Tel/Fax: 253 961 354 cit.esposende@cm-esposende.pt www.visitesposende.com

Centro de Educação Ambiental Rua Conde de Madimba

Tel: 253 969 380

Centro Interpretativo de S. Lourenço Monte de S. Lourenço

Tel: 253 960 100

Casa da Juventude

Av. Dr. Henrique Barros Lima, 123 Tel: 253 960 162

Auditório Municipal de Esposende Largo Rodrigues Sampaio

Tel: 253 961 313

Biblioteca Municipal "Manuel Boaventura"

Rua Dr. José M. Oliveira

Tel: 253 960 181

Museu Municipal de Esposende

Rua Rodrigues de Faria 4740 – 288 Esposende

Tel: 253 960 182

museu.esposende@cm-esposende.pt

Pólo de Leitura de Forjães e Ludoteca Municipal

Centro Social e Cultural de Forjães

Av. Santa Marinha, 12 Tel: 253 877 430

Emergência Nacional

Tel: 112 www.inem.pt

25 postos de carregamento elétrico no Concelho

O Município de Esposende apresentou os 25 postos de carregamento elétrico, que chega a todas as freguesias do concelho e que se traduz na possibilidade de carregar 50 carros em simultâneo. Esta iniciativa, que surge no âmbito de uma aposta no desenvolvimento sustentável e na transição energética, alcança uma cobertura de 100% do território

“A instalação destes postos de carregamento é mais um sinal da equidade territorial que impera

sempre nas decisões deste Município. Entre estes 25 pontos de carregamento destaco o facto de 8 serem de carregamento rápido, com potência de 100 kva, permitindo que os cidadãos possam carregar os seus carros de forma mais rápida”, começou por destacar o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio.

“Esta instalação não é apenas uma aposta na tecnologia. Trata-se de uma ação concreta que tem um impacto direto e positivo na nossa

qualidade de vida, na saúde do nosso ambiente e no nosso futuro coletivo. Representa uma verdadeira transformação na forma como vivemos e nos relacionamos com o nosso planeta”, acrescentou Guilherme Emílio que pretende assegurar que Esposende é um “destino moderno, inovador e responsável, capaz de atrair ainda mais turistas e negócios que partilham dos mesmos valores da sustentabilidade e da inovação”.

Conservação do património

Ficha Técnica

Propriedade:

Câmara Municipal de Esposende

Director:

Presidente da Câmara Municipal de Esposende

Coordenação, design e fotografia: Serviço de Comunicação e Imagem

Distribuição: Gratuita

Tiragem:

15 000 exemplares

Impressão e Acabamentos: Arabrab, Lda

A gestão municipal e as

A Junta da União de Freguesias de Palmeira de Faro e Curvos vai receber um apoio de 69.553,70 euros, para suportar as despesas inerentes aos trabalhos de substituição da cobertura do edifício da sede da Junta de Freguesia de Palmeira de Faro. Através da concessão deste apoio, a Câmara Municipal está a contribuir para garantir a conservação do património da freguesia, dignificando também o atendimento à população naquelas instalações. A decisão foi tomada pelo Executivo Municipal, em reunião de Câmara, prosseguindo a estratégia que visa atender às necessidades de cada uma das localidades e das suas populações.

INTERVENÇÃO EM

RUAS DE BELINHO

Para a Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar será transferido o montante de 30.231,20 euros, destinado a financiar a intervenção de

pavimentação da Rua Poeta Manuel Merrelho e Rua do Camulo, bem como a construção de um muro de suporte da Travessa da Igreja, em Belinho, onde a via apresenta risco de aluimento. Além da beneficiação da rede viária, está em causa a reposição da segurança e normalização da circulação, tanto rodoviária como pedonal, naquele local.

OBRAS NO MUSEU MUNICIPAL

O Museu Municipal de Esposende vai ser alvo de obras de beneficiação, numa intervenção estimada em aproximadamente 1,1 milhões de euros, cujo projeto foi aprovado em reunião do executivo municipal.

Considerando o elevado investimento da empreitada, o Município de Esposende vai submeter candidatura ao Aviso NORTE2030-2024-94 Rede Regional de Museus de Identidade Territorial, com vista ao financiamen-

to desta intervenção, a concretizar num dos mais carismáticos e emblemáticos edifícios da cidade de Esposende, o antigo Teatro-Club de Esposende, projeto da autoria do Arq. Miguel Ventura Terra, cuja construção remonta ao ano de 1911.

O edifício apresenta evidentes sinais de desgaste a nível infraestrutural, pelo que está prevista uma intervenção global do edifício, nomeadamente ao nível da cobertura, da caixilharia, das fachadas e dos sistemas Elétricos e de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), com vista à melhoria da eficiência energética/térmica. Assim, está prevista a substituição da cobertura, com instalação de isolamento térmico, bem como das caixilharias existentes por certificadas e com vidro duplo, e, ainda, a beneficiação das fachadas e dos sistemas elétricos e de AVAC.

Estádio Horácio Queirós requalificado

“Hoje, com o apoio da Câmara Municipal, conseguimos fazer a diferença”, afirmou o Presidente da autarquia de Esposende, Guilherme Emílio, na cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Estádio Horácio Queirós, “um momento de celebração para Forjães e para toda a comunidade”

A intervenção traduziu-se na instalação de relvado sintético no recinto desportivo contíguo ao campo de jogos principal e na melhoria das instalações do clube, que incluiu, também, a execução de muros de vedação e instalação de iluminação. Um investimento global na ordem dos 224 000 euros, dos quais cerca de 162 000 foram financiados pelo Município de Esposende e os restantes 62 000 euros garantidos através de uma candidatura ao Fundo Crescer 2024, da Federação Portuguesa de Futebol. O Presidente da Câmara Municipal destacou o assinalável historial de 58 anos do Forjães Sport Clube (FSC), afirmando que “este clube é muito mais do que futebol, é uma verdadeira escola de valores”. Salientou o trabalho que o FSC vem desenvolvendo no sentido de fomentar a inclusão e de promover novas respostas desportivas, referindo-se ao projeto “Futebol para Todos”, direcionado para crianças e jovens com necessidades especiais, e à adesão em pers-

petiva ao projeto “Walking Football”, da Federação Portuguesa de Futebol, orientado para a comunidade sénior.

“Com profunda alegria e o sentimen to do dever cumprido”, o Presidente da Direção do FSC falou da “concreti zação de um sonho acalentado há muito tempo, com espaços renova dos, mais modernos, mais seguros e mais funcionais”.

O Presidente da Associação de Fute bol de Braga, Manuel Machado, destacou o trabalho do FSC, com a envolvência de quase centena e meia de aletas nos escalões de formação, e afirmou que o clube forjanense é “uma das referências da AFB”. Em representação da Federação Portu guesa de Futebol (FPF), o Diretor Técnico Nacional Domingos Paciên cia realçou o simbolismo da cerimó nia, atendendo a que “mostra o melhor do futebol a vários níveis”.

Aludindo à já longa história do FSC, o Presidente da Junta de Forjães, Vítor Quintão, saudou as sucessivas direções do clube pela gestão rigoro sa e assertiva ao longo dos anos, de que é exemplo o projeto “Desporto para Todos”, fomentando a inclusão de crianças e jovens autistas, apoian do também as suas famílias. A bênção das novas instalações esteve a cargo do Padre José Manuel Ledo, Pároco de Forjães.

Obras avançam na Unidade de Saúde de Apúlia

que a reabertura ocorra brevemente, devolvendo à população este equipa-

Saúde de Apúlia foi sempre uma prioridade para o Município que,

desta obra e devolver a prestação de cuidados de saúde à população.

“Esta obra é a nossa maior demonstração de que estamos empenhados em colocar de novo ao serviço da população de Apúlia a sua Unidade de Saúde”, destacou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende. O valor total da empreitada, inicialmente estimado em cerca de 750 mil euros, deverá elevar-se aos 850 mil euros, adiantou Guilherme Emílio, explicando que com estas obras serão atendidos os requisitos técnicos inerentes ao desempenho energético e ao correto dimensionamento de um edifício quase centenário e que, em tempos, foi escola primária. A intervenção conta com a comparticipação do PRR de cerca de 500 mil euros.

O Presidente da Câmara Municipal deu nota do empenho do Município na requalificação deste equipamento de saúde, “de modo a devolver a todos os apulienses os cuidados de saúde que merecem”, garantindo os necessários recursos materiais e humanos.

Reforçada rede de abastecimento de água e saneamento

PALMEIRA DE FARO

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, lançou procedimento de contratação pública, com o objetivo de melhorar as infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento básico no concelho. O investimento global é de 1.176.175,51 euros (sem IVA) e incidirá na freguesia de Palmeira de Faro.

“A empreitada reforça o compromisso do Município de Esposende com a sustentabilidade ambiental, com a qualidade de vida das populações, com a coesão territorial e com a gestão eficiente e sustentável dos

recursos hídricos”, refere o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, para quem a “modernização das infraestruturas básicas insere-se na política ambientalmente responsável, definida pelo Município de Esposende”.

A intervenção, prevista para Palmeira de Faro, contempla a reabilitação da rede de abastecimento de água, a instalação de saneamento básico, a rede de drenagem de águas pluviais, assim como a pavimentações e arranjos urbanísticos. Abrangendo a Rua 13 de Maio e arruamentos adjacentes, numa extensão total de 650 metros.

GANDRA E ANTAS

Foram lançados dois procedimentos de contratação pública, com vista ao reforço e qualificação das infraestruturas de saneamento básico no concelho, num investimento global que ascende a 415.335,16 euros (valor base, sem IVA).

Em Gandra, a empreitada abrange a Rua da Agra, Beco da Agra, Rua do Souto e Rua de Nossa Senhora de Fátima, incluindo a renovação das redes de abastecimento de água, a instalação de sistemas de drenagem de águas residuais e melhoria da drenagem de águas pluviais, a

“Estas obras refletem o nosso compromisso permanente com a melhoria da qualidade de vida da população e com a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos. Continuamos a investir na modernização das infraestruturas básicas, promovendo um concelho mais coeso, mais resiliente e ambientalmente responsável.”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio,

execução de pavimentações em cubo de granito e a realização de trabalhos acessórios, num investimento de 331.364,76 euros (sem IVA). Na freguesia de Antas, o projeto contempla o arruamento entre a Travessa da Cachada e a Travessa da Cachada de Cima, prevendo a renovação da rede de abastecimento de água, a execução das redes de drenagem de águas residuais e melhoria da drenagem de águas pluviais, bem como a repavimentação da via, com um valor base de 83.970,40 euros (sem IVA).

Nova ambulância e iluminação melhorada

O Município de Esposende vai apoiar a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa na aquisição de uma ambulância de emergência e vai ajudar a Paróquia de Gemeses a melhorar a iluminação do Adro da Igreja e zona envolvente. Em causa estão apoios financeiros no montante de 53.597,49 euros, aprovados em reunião do executivo municipal. A Delegação de Marinhas Cruz Vermelha Portuguesa irá receber 35.327,07 euros, correspondente a 50% do valor total do veículo, como determinam as regras de apoio às instituições para compra de viaturas. Face à crescente necessidade na garantia dos cuidados pré-hospitala-

res, torna-se urgente a aquisição de uma nova ambulância para garantir a continuidade da missão de socorro e assistência prestada pela institui ção.

Através de um protocolo de coope ração a celebrar com a Fábrica da Igreja Paroquial de Gemeses, o Município vai apoiar a paróquia na melhoria das condições de conforto e segurança do adro e da área envol vente, através da atribuição do mon tante de 18.270,42 euros. A interven ção contempla o restauro dos 13 candeeiros existentes, que foram vandalizados, e o restauro e conser vação das Alminhas do Paço.

concelho, num investimento global de 458.310 euros, reforçando assim o compromisso com o desenvolvimento do desporto no concelho.

A cerimónia de assinatura, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, marcou um novo passo na aposta estratégica do Município de proporcionar melhores condições para a

gem artística, andebol, atletismo, basquetebol (incluindo adaptado), badminton, voleibol, vela, karaté, taekwondo e motociclismo.

“Este investimento reflete a força, a dedicação e o trabalho árduo de todos os que se entregam ao desporto com paixão e zelo”, destacou o autarca, sublinhando que o apoio municipal “ultrapassa 1 milhão

desporto como “escola de vida”, promotora de valores como a disciplina, amizade, trabalho em equipa e superação pessoal.

O presidente da Câmara sublinhou a forte aposta na inclusão, destacando os programas específicos direcionados a crianças com necessidades educativas especiais, com um apoio de 41.800 euros para garantir que o

apoio direto à prática desportiva federada ascende a 210.800 euros. Já o apoio à prática não federada representa 17.900 euros, enquanto à organização de competições e torneios são destinados 144.800 euros. Os contratos abrangem ainda apoio ao aluguer de instalações (10.800 euros) e gestão e manutenção de infraestruturas (32.210 euros).

Crianças com acesso a Educação Musical e Física Embarcação para o Fórum Esposendense

São 902 as crianças do concelho de Esposende que estão a beneficiar, no presente ano letivo, dos projetos de Educação Musical e de Educação Física do Município.

A medida abrange 550 crianças que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da rede pública concelhia, com idades entre os 3 e os 5 anos, bem como os 352 alunos do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico que, este ano letivo, foram também abrangidos por esta oferta educativa.

Os projetos de Educação Musical e de Educação Física são garantidos por via do contrato-programa estabelecido com a Zendensino –Cooperativa de Ensino, que garante

os recursos humanos qualificados para o desenvolvimento destas atividades, em coadjuvação pedagógica com os Educadores de Infância e Professores Titulares que asseguram o seu acompanhamento e colaboram na coordenação pedagógica, em articulação com o Município.

A Educação Musical tem vindo a ser proporcionada às crianças da Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho desde o ano letivo 2006/2007, ao passo que a Expressão Físico-Motora foi implementada no ano letivo 2014/2015, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças.

A Câmara Municipal de Esposende vai comparticipar a aquisição de uma embarcação, pela Associação Cívica para o Desenvolvimento e Progresso do concelho de Esposende – Fórum Esposendense. Esta comparticipação financeira, de 17.334,88 euros (50% do valor global), decorre das competências do Município para apoiar atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa de interesse para a população do município e que contribuam para a promoção da saúde e prevenção das doenças.

O apoio financeiro foi solicitado pelo

Fórum Esposendense e visa a aquisição de embarcação, motor fora de borda e atrelado, para apoio aos treinadores do Centro de Vela. Com o valor global de 34.669,76 euros, a nova embarcação substituirá a existente no clube que apresenta elevado desgaste e cuja substituição legalmente se impunha. Com a nova embarcação serão proporcionadas as condições tidas como essenciais e de segurança, para o treino dos atletas, de forma a manter o nível qualitativo e quantitativo de resultados do clube na modalidade de vela.

to, do Arquiteto Alfredo Evangelista Viana de Lima. O protocolo estabelece que o Município de Esposende assume a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, e se compromete a distinguir, anualmente e durante 30 anos, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes.

Outeiro em Agualonga”. Notando que “esta distinção tem vindo a afirmar-se como um marco de reconhecimento do talento e da excelência nas áreas da Arquitetura e as Artes Plásticas, celebrando não apenas os percursos individuais dos galardoados, mas também o território que lhe serve de inspiração e base de crescimento”, o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme

as alunas premiadas e as suas famí lias pelo apoio e retaguarda, sublinhando que esta distinção constitui “um extraordinário cartão de visita para o vosso futuro e percurso profissional”, atendendo a que o prémio “transporta e enaltece um legado de um nome essencial da arquitetura e da cultura artística do Séc. XX”.

tou as distinguidas, particularmente a aluna de Arquitetura, e expressou palavras de incentivo e de sucesso a ambas, desejando-lhes “o futuro o mais auspicioso possível”. Ambas as premiadas agradeceram a distinção, considerando-a um reconhecimento do seu mérito académico e um incentivo para darem continuidade ao seu trabalho artístico e profissional.

Alunas da EB António Rodrigues Sampaio vencem Fish Chefe

“Sargo panado com amêndoa e arroz de grelos”, confecionado pelas alunas da Escola Básica António Rodrigues Sampaio Maria João Faria e Inês Areia, ambas com 13 anos, foi o prato vencedor do concurso gastronómico Fish Chefe, realizado no âmbito da iniciativa Março com Sabores do Mar 2025. Direcionado para os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico do concelho, o concurso tem como objetivo principal estimular o consumo de peixe e produtos locais nas escolas. Cerca de 220 alunos dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira, António Rodrigues Sampaio e da Escola Secundária Henrique Medina, aceitaram o desafio e

propuseram-se confecionar pratos de peixe e/ou marisco, submetendo-os à avaliação do júri. As eliminatórias desta que foi a nona edição do certame, decorreram nas instalações do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Esposende. A avaliação dos pratos a concurso esteve a cargo dos Chefes Rogério Ferreira e João Novo, docentes da Escola Profissional de Esposende, e de Goretti Fernandes, docente do IPCA. Como critérios de avaliação, o júri considerou o uso privilegiado de produtos locais, métodos de confeção saudáveis, redução do desperdício alimentar, criatividade e inovação, valor do prato e apresentação.

diferentes projetos. Esta iniciativa tes locais de intervenção cultural,

Projeto de cuidadores informais distinguido com Selo de Mérito

O Município de Esposende foi distinguido com o Selo de Mérito, na categoria de Prata, pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, no decurso da 4.ª Edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) 2025/2026.

O projeto Cuidar de Quem Cuida (CQC), do Município de Esposende, está entre as autarquias nacionais reconhecidas pelo cumprimento dos critérios definidos pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que este ano avaliou 70 projetos.

Esta iniciativa pretende reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional português com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. Os projetos distinguidos foram reconhecidos, de acordo com os representantes das

associações que compõem o Movimento e que as avaliaram. Segundo a avaliação, estas autarquias locais implementaram iniciativas que dão resposta às necessidades por satisfazer dos cuidadores informais. As necessidades em questão vão desde a falta de apoio emocional/psicológico, apoios relacionados com o Estado, apoios financeiros, até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar.

Em Esposende, os cuidadores informais dispõem de informação e aconselhamento, grupos psicoeducativos e apoio psicológico, podendo para o efeito, contactar os serviços presencialmente na Divisão da Coesão e Desenvolvimento Social, através do 937630860 ou do e-mail accaosocial@cm-esposende.pt.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE O Município de Esposende vai comparticipar, com 10 mil euros, para a realização do Festival Internacional de Folclore de Esposende que se realiza no verão. O Município conta com a parceria do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães na organização e logística deste certame, destinando-se a verba a financiar as despesas com os grupos convidados e com a produção do espetáculo. O Festival Internacional de Folclore de Esposende assume relevante papel no domínio desta vertente cultural e etnográfica.

FORMAÇÃO MUSICAL DE BELINHO O Centro de Formação Musical de Belinho vai receber, da Câmara Municipal de Esposende, cerca de 10 mil euros, para apoio à realização do programa comemorativo dos 25 anos da instituição. Esta instituição é responsável por proporcionar a introdução à educação musical e por potenciar percursos académicos relevantes na área da música a muitos jovens do concelho de Esposende.

ORQUESTRA DA COSTA ATLÂNTICA

Por via da parceria que tem mantido com a Orquestra da Costa Atlântica (OCA), o Município tem vindo a proporcionar, em todo o território concelhio, a realização de concertos sinfónicos, de música de câmara e pedagógicos, programação à qual pretende dar continuidade em 2025. Neste sentido, foi deliberada a atribuição do montante de 25 mil euros àquela orquestra. Fomento do teatro amador

A vertente teatral é outra área à qual o Município tem dado especial enfoque, nomeadamente através do fomento do teatro amador. É neste contexto que se insere o apoio de 7 500 euros ao Grupo de Teatro Amador Esposende Rio Cávado (GATERC), para a realização do plano anual de atividades desta coletividade. NICE

7 500 euros serão atribuídos ao Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende (NICE), igualmente para apoio às atividades a desenvolver no decurso deste ano.

Apoio a Associações consolida Estratégia de Proteção Animal

No âmbito do Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, o Município de Esposende atribuiu um apoio financeiro de 5.000 euros a cada uma das principais associações de proteção animal do concelho: a ANIESP (Associação Animal de Esposende) e a APACE (Associação Protetora dos Animais do Concelho de Esposende).

Estes apoios visam reforçar o trabalho que estas entidades desenvolvem na defesa e cuidado dos animais errantes e abandonados, em estreita colaboração com os serviços municipais.

Os protocolos de colaboração vigentes têm como principais objetivos a promoção da adoção dos animais recolhidos pelo Gabinete de Proteção Animal e Veterinária (GPAV), o apoio à execução do programa CEDCaptura, Esterilização e Devolução -

para controlo da população felina, bem como o desenvolvimento de ações de sensibilização da comunidade para a importância da adoção responsável e da prevenção do abandono.

Em 2024, os resultados deste plano municipal refletem um esforço consistente no terreno. Através da parceria com o Centro de Recolha Oficial do Alto Minho, foi possível promover a adoção de 107 animais (72 cães e 35 gatos), proporcionando-lhes uma nova oportunidade de vida. No mesmo período, ao abrigo do protocolo “SOS Animal”, desenvolvido em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Fão, foram prestados cuidados médico-veterinários a 21 animais errantes, feridos ou atropelados.

Pavimentação em Antas e veículo para Gemeses

O Município de Esposende prossegue o investimento nas freguesias do concelho, tendo aprovado, em reunião do executivo municipal, a atribuição, à Junta de Freguesia de Antas, de 81.467,77 euros. Deste montante, 64.730,23 euros destinam-se a custear despesas com a repavimentação da Rua da Aldeia, entre a passagem superior da A28 e o Beco Campo da Ferreira, numa extensão de 400 metros. A restante

verba, 16.737,54 euros, será para financiar encargos com a aquisição, reparação e restauro de bens, bem como para obras de pavimentação e construção civil em arruamentos e espaços públicos da freguesia.

Já a Junta de Freguesia de Gemeses viu aprovada a concessão de um apoio financeiro de 66.253,90 euros, para a aquisição de um veículo de transporte de passagei-

ros. A verba corresponde a 90% do valor total da viatura, em consonância com o que está estipulado em matéria de apoios para aquisições desta natureza. A compra deste veículo de transporte de passageiros possibilitará atender às diversas solicitações da comunidade e apoiar as atividades das escolas e instituições da freguesia “A preocupação e a atenção que este executivo dispensa às freguesias reflete o compromisso do

Município para com as populações, preconizado no Plano de Investimentos nas Freguesias, que atenta aos seus anseios e visa continuar a fomentar a melhoria das condições de vida dos nossos habitantes”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, lembrando que esta estratégia se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU..

Sábado, 24 de maio | 21h30

“Para Grandes Males, Grandes Remédios”

GATERC - Grupo Amador de Teatro Esposende Rio Cávado

Sábado, 31 de maio | 21h30

“O Fantasma do Salão Paroquial”

GATA - Grupo Associativo de Teatro Amador (Fão)

Quinta-feira, 19 de junho | 21h30

“Natal na Esquadra”

Grupo de Teatro da JUM – Marinhas

3 DE MAIO A 19 JUNHO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ESPOSENDE

Voluntários recolhem resíduos no litoral e zonas ribeirinhas

Cerca de duas centenas de voluntários recolheram 1,75 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende.

Através da empresa municipal Esposende Ambiente, o Municipio levou a efeito mais uma ação de voluntariado ambiental, que incidiu sobre uma extensão de cerca de 8,5 quilómetros de praias, dunas e zonas ribeirinhas, desde a Foz do Rio Neiva até à Praia da Ramalha, em Apúlia, abrangendo cerca de 50% do litoral de Esposende.

Denominada “Do rio ao mar sem lixo”, esta ação foi desenvolvida no âmbito do programa da Bandeira Azul para 2025 e, para além da Esposende Ambiente e da Câmara

de Vila Cova, das escolas de surf e kitesurf do concelho (Slat Flow, GKS Gokiteschool e Apúlia Surf School), da PRORIVER, Atlantic Diving, da Associação de Trabalhadores do Município (ADCRSME), da Associação

Bandeira Azul em quatro praias

As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães voltam a ostentar o galardão para a época balnear 2025, merecedor da distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Das 444 Bandeiras Azuis atribuídas pelo Júri Internacional, quatro situam-se em território esposendense.

Além das praias, marinas e embarcações distinguidas, este ano são, também, instituídos 23 Centros Azuis, distribuídos por todas as regiões, um dos quais ficará sediado em Esposende. Trata-se de uma estrutura, na praia ou na proximidade, onde se prestam informações e se realizam atividades de Educação Ambiental especificamente sobre a Bandeira Azul.

O Programa Bandeira Azul é vocacionado para a educação sobre o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Canal Intercetor vence prémio da APRH

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, rece beu, no Algarve, o prémio atribuído pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) ao Município de Esposende, pela obra do Canal Intercetor de Proteção e Gestão de Riscos, Cheias e Inundações da cidade de Esposende.

A distinção ocorreu no âmbito do 17.º Congresso da Água, promovido pela APRH, que decorreu em Lagos, sob o tema "Ação Rumo à Sustentabilidade", com Esposende a ser reconhecido pelo seu compromisso com a inovação e a boa gestão dos recursos hídricos. Além do Presidente Guilherme Emílio, também o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambien te, Paulo Marques, marcou presença

IX Trail de Esposende atraiu 1000 atletas

A IX edição do Trail de Esposende, organizada pela Câmara Municipal de Esposende em colaboração com diversas associações locais, atraiu cerca de 1000 atletas ao concelho. O evento, que decorreu sob o lema “Trilhos com mais de 2000 anos” e tendo como tema central a herança galaica da região, foi uma verdadeira celebração da combinação entre desporto e património. O objetivo foi promover tanto a prática desportiva quanto a rica história e paisagens do município.

O Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, foi o ponto de partida para os

participantes, com os percursos a atravessarem a deslumbrante Arriba Fóssil de Esposende. O evento contou com quatro provas, adaptadas a diferentes faixas etárias e níveis de dificuldade: a Caminhada de 10 km, o Trail Jovem de 14 km, o Trail Sprint de 20 km e o Trail Principal de 32 km. Com a realização deste evento, Esposende reafirma o seu compro misso em promover a saúde e o bem-estar da sua comunidade, enquanto divulga o seu património histórico e natural de forma acessí vel a todos.

21.º Encontro Luso-galaico de BTT com mais de 1200 atletas

A 21.ª edição do Encontro Luso-galaico de BTT do Município de Esposende registou mais de 1200 participantes, entre a Maratona, Meia Maratona, Passeio Júnior e Passeio Traquina.

Foram dois dias de intensa atividade, reunindo em torno do BTT desde os mais novos aos mais experientes, numa verdadeira festa do desporto e das duas rodas. O Encontro Luso-galaico de BTT é

um dos eventos que integra o vasto programa desportivo promovido pelo Município de Esposende, com o objetivo de promover a prática desportiva, associando-a à promoção do território como um espaço privilegiado para a prática de desportos de natureza, estratégia alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Garantida a ampliação do cemitério de Apúlia

A Câmara Municipal de Esposende vai assumir, integralmente, os custos das obras de ampliação do cemitério de Apúlia, num investimento global de 150 mil euros. A decisão foi tomada em reunião camarária, onde o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, a concessão deste apoio financeiro à União das Fregue-

sias de Apúlia e Fão, para a execução da empreitada de ampliação do cemitério paroquial da vila de Apúlia.

A proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, surge como uma resposta à necessidade urgente de resolver a escassez de

sepulturas na freguesia de Apúlia. Este investimento visa garantir condições adequadas para a realização das cerimónias fúnebres, com respeito e humanidade.

“Este é um investimento fundamental para a nossa comunidade. Com este apoio, pretendemos garantir que as famílias possam homenagear os seus

entes queridos de forma digna e com a devida tranquilidade. O Município de Esposende tem a responsabilidade de criar as condições necessárias para que todos os cidadãos se sintam respeitados, especialmente em momentos de perda e de luto”, afirmou Guilherme Emílio, Presidente da Câmara Municipal de Esposende.

Caras e caros Esposendenses,

O mês de maio começou com um desafio inesperado. Um apagão de origem externa afetou todo o concelho e, apesar do impacto momentâneo, Esposende demonstrou, mais uma vez, a sua resiliência e capacidade de resposta. A pronta mobilização dos serviços municipais e a colaboração das forças de segurança e proteção civil permitiram restabelecer a normalidade com eficácia e rapidez. Este episódio veio sublinhar a importância de estarmos preparados e de termos uma estrutura municipal sólida, próxima da população.

Nesse sentido, prosseguimos com determinação o nosso compromisso de reforçar as bases essenciais do bem-estar coletivo. A melhoria contínua das infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento básico tem sido uma das nossas prioridades. Trata-se de um investimento estratégico, que olha para o futuro e que assegura qualidade de vida, saúde pública e sustentabilidade ambiental às nossas comunidades. Paralelamente, mantemos uma política ativa de proximidade com as freguesias, apoiando projetos locais, ouvindo os seus anseios e colaborando para que cada território do concelho tenha condições para se desenvolver com equidade. Este apoio tem sido uma marca deste executivo e continuará a ser um eixo central da nossa ação.

investir na cultura como motor de desenvolvimento humano e comunitário”.

“Esposende tem sido, e continuará a ser, um território que valori-

que “o investimento na cultura acompanha as outras áreas, porque a cultura é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade”.

Esposende, desafiando os artis tas locais a aprofundarem o seu trabalho, como desígnio de missão”.

Maio é também tempo de celebrar a cultura e o talento. Tivemos a honra de atribuir os Prémios Viana de Lima, distinguindo duas jovens respetivamente finalistas dos Mestrados e Arquitetura e em Artes Plásticas (especialização em Pintura), no ano letivo 2023/2024, que foram as vencedoras da 12.ª edição deste Prémio. Esta distinção é, acima de tudo, um tributo ao esforço, ao compromisso e ao impacto positivo na nossa comunidade.

Destaco ainda a inauguração da Bienal Internacional de Artes de Gaia, que, numa parceria com o nosso Município, trouxe a Esposende uma mostra de arte contemporânea de elevada qualidade. O Pólo de Esposende, até 25 de maio, é palco de uma expressão global, que nos aproxima da arte local e reforça o papel da cultura como fator de desenvolvimento e identidade.

Com trabalho, com visão e com sentido de missão, continuaremos a construir um concelho mais coeso, mais sustentável e mais preparado para o futuro.

Presidente da Câmara Municipal

Guilherme Emílio

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.