boletim_municipal_FEV_25

Page 1


Informações úteis

Reuniões:

Câmara Municipal março 2025

Dias 6 e 20

Assembleia Municipal fevereiro 2025

Dia 27

Contactos úteis

Câmara Municipal de Esposende

Praça do Município

Tel: 253 960 100

www.municipio.esposende.pt

Esposende Ambiente, EM

Rua Conde Agrolongo

Tel: 253 969 380 Linha Verde: 800 205 638 www.esposendeambiente.pt

Esposende 2000

Avª Eng Arantes de Oliveira

Tel: 253 964182 esposende2000@esposende2000.pt www.esposende2000.pt

Centro de Informação Turística, Esposende - TPNP, ER.

Av. Eng. Eduardo de Arantes e Oliveira,62 Tel/Fax: 253 961 354 cit.esposende@cm-esposende.pt www.visitesposende.com

Centro de Educação Ambiental Rua Conde de Madimba

Tel: 253 969 380

Centro Interpretativo de S. Lourenço Monte de S. Lourenço

Tel: 253 960 100

Casa da Juventude

Av. Dr. Henrique Barros Lima, 123 Tel: 253 960 162

Auditório Municipal de Esposende Largo Rodrigues Sampaio

Tel: 253 961 313

Biblioteca Municipal "Manuel Boaventura"

Rua Dr. José M. Oliveira

Tel: 253 960 181

Museu Municipal de Esposende

Rua Rodrigues de Faria 4740 – 288 Esposende

Tel: 253 960 182

museu.esposende@cm-esposende.pt

Pólo de Leitura de Forjães e Ludoteca Municipal

Centro Social e Cultural de Forjães

Av. Santa Marinha, 12 Tel: 253 877 430

Emergência Nacional

Tel: 112 www.inem.pt

Bombeiros recebem equipamento para recolha de animais

O Município de Esposende dotou os Bombeiros Voluntários de Fão de novo material para a recolha de animais errantes feridos na via pública, nomeadamente utensílios de captura, contenção e transporte de animais.

A entrega deste equipamento, efetuada na presença da Vereadora com a área funcional Proteção Animal e Veterinária, Alexandra Vilar, e do Médico Veterinário Municipal, Carlos Campelo, decorre do protocolo de colaboração estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão, no âmbito do

Município

Ficha Técnica

Propriedade:

Câmara Municipal de Esposende

Director:

Presidente da Câmara Municipal de Esposende

Coordenação, design e fotografia: Serviço de Comunicação e Imagem

Distribuição: Gratuita

Tiragem:

15 000 exemplares

Impressão e Acabamentos: Arabrab, Lda

A gestão municipal e as atividades desenvolvidas pelo Município de Esposende visam o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Esta parceria visa dar a melhor e mais rápida resposta às necessidades do concelho no que concerne ao cuidado com os animais de rua. Por via deste protocolo tem sido possível assegurar a recolha de animais errantes feridos na via pública, em todo o território concelhio, ao longo de 365 dias por ano e durante 24 horas por dia.

Os animais são recolhidos e transportados, em ambulância própria para o efeito, para os CAMV (Centros de Atendimento Médico Veterinário) pelos Bombeiros Voluntários de Fão, que asseguram a prestação dos

primeiros socorros aos animais, durante o processo de transporte. Entre julho e dezembro de 2024, atenderam 39 ocorrências, reportadas para o quartel, através do contacto telefónico 253 969 800.

No âmbito das suas competências nos domínios da defesa da saúde pública e do meio ambiente, o Município tem garantido o socorro aos animais de companhia errantes feridos que se encontrem na via pública, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

de Esposende destruiu 417 ninhos de vespas velutinas em 2024

A Câmara Municipal de Esposende, através do Gabinete Técnico Florestal destruiu, em 2024, 417 ninhos de vespas velutinas, identificados em diversas localidades do concelho. Para o efeito têm sido utilizados os métodos de destruição indicados no Manual de Boas Práticas na destruição e remoção dos ninhos de vespa velutina elaborado pela tutela. O sucesso reprodutor desta espéciemais agressivo do que o de outras espécies semelhantes - e a elevada capacidade de disseminação interfere no bem-estar e na segurança da população.

A presença da vespa velutina representa vários riscos, nomeadamente

para a apicultura, com efeitos negativos quer para a população de abelhas, quer para a produção de mel. As repercussões negativas alargam-se à atividade agrícola, principalmente pelo efeito decorrente da diminuição da atividade polinizadora das abelhas e ao bem-estar e segurança dos cidadãos, atendendo às suas picadas. Estão, ainda, por apurar os efeitos negativos que a vespa asiática produz no ambiente, não sendo conhecido o seu total impacto no ecossistema, pois, tratando-se de uma espécie não indígena, é uma natural predadora das abelhas e de outros insetos.

A adaptação desta espécie ao clima do país tem-se revelado dinâmica.

Como tal, a resposta passa também por uma gestão adaptativa. A espécie que, supostamente teria um período de hibernação, tem apresentado atividade durante todo o ano, detetando-se ninhos secundários com maior proximidade física entre si, entre outras alterações dinâmicas de comportamento da espécie. Sempre que seja detetado um ninho de vespa asiática, deve comunicar à câmara municipal (gtf.esposende@cm-esposende.pt ), à junta de freguesia, ou carregado na plataforma https://stopvespa.icnf.pt/ .

Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal.

Esposende marca arranque do projeto e-Guard

de, a implementação, ao nível do distrito de Braga, do Projeto eGuard –Sistema de Teleassistência e Monitorização da Guarda Nacional Republicana (GNR). Este sistema de teleassistência e acompanhamento de pessoas em situação de risco e/ou de vulnerabilidade social é um “projeto-piloto” que o Município de Esposende acolheu através de um protocolo de colaboração estabelecido com a GNR, em maio de 2023.

Em sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Esposende, teve lugar a apresentação do projeto eGuard e a entrega pela Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI) dos dispositivos a disponibilizar, gratuitamente, às pessoas integradas no projeto, que passarão a contar com a monitorização permanente da GNR, através de um portal sediado no Comando Territorial da GNR de Braga.

O Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, referiu que, dada a emergente necessidade de criar

respondam aos desafios decorrentes do crescente envelhecimento populacional, este sistema representa um passo significativo para a melhoria da qualidade de vida da população. Neste contexto, saudou a GNR pelo trabalho que tem desenvolvido neste domínio e sublinhou a importância da colaboração que tem existido entre as forças de segurança e a autarquia.

“Estamos todos imbuídos do mesmo espírito e preocupação”, afirmou.

Este projeto reforça o compromisso com a proximidade e a proteção social da comunidade, assinalou o Presidente Guilherme Emílio, notando que possibilitará uma resposta ainda mais rápida e ainda mais eficaz. Agradeceu, por isso, a todos quantos contribuíram para a sua operacionalização, considerando que a colaboração entre instituições e a comunidade é a chave para um futuro mais seguro. “Em Esposende jamais abdicaremos de fazer tudo para melhorar a qualidade de vida da população”, afiançou, reiterando o compromisso do Município de “fazer

Na mesma linha, o Comandante do Comando Territorial da GNR de Braga, Coronel Carlos Nuno da Maia Morgado, afirmou o compromisso da Guarda Nacional Republicana no apoio às populações, nomeadamente, entre várias outras ações, por via da implementação deste projeto de teleassistência, iniciado em 2017, no distrito da Guarda, e que tem vindo a ser alargado a várias outras regiões do país, constituindo-se como uma solução inovadora no âmbito das políticas locais de proximidade. Carlos Nuno da Maia Morgado agradeceu ao Município de Esposende, na pessoa do Presidente Guilherme Emílio, a abertura e prontidão manifestadas para acolher este projeto orientado para combater os efeitos negativos do isolamento e da solidão e garantir melhor qualidade de vida aos idosos. No Comando Territorial de Braga, afiançou, está já a postos a Sala de Situação para atender a este novo modelo de intervenção junto da população idosa, para já do concelho de Esposende.

O projeto eGuard tem como objetivo principal assegurar que as pessoas mais velhas e/ou em situação de incapacidade possam permanecer no seu domicílio com segurança, utilizando um dispositivo eletrónico que garante assistência personalizada e permanente. Para além de prevenir os efeitos do isolamento e da solidão, a iniciativa promove a criação de respostas integradas, tirando partido das sinergias entre os parceiros, com enfoque na segurança, na proteção e promoção de bem-estar social.

O eGuard destina-se a pessoas com 65 anos ou mais que residam no concelho de Esposende há pelo menos dois anos, vivam sozinhas com nenhuma ou escassa retaguarda familiar e se encontrem em situação de vulnerabilidade social e económica. Contempla ainda pessoas com menos de 65 anos que se encontrem em situação de incapacidade, desde que cumpram as mesmas condições.

A prioridade é para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade económica, assegurando um acesso equitativo e inclusivo. A candidatura à teleassistência é feita através de formulário próprio e/ou presencialmente nas instalações da Divisão de Coesão e Desenvolvimento Social, sita na R. Narciso Ferreira, nº 108, em Esposende.

Cerca de 3200 alunos, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, a frequentar das escolas do concelho de Esposende, vão ser abrangidos, no presente ano letivo, pelo projeto Hypatiamat. Trata-se de uma plataforma digital que dispõe de muitas aplicações hipermédia focadas nos conteúdos de Matemática. Com esta ferramenta proporcionar-se-á um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia e facilitador da compreensão da disciplina.

Esta ferramenta digital, disponibilizada no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, aproveita o gosto natural dos alunos por ambientes tecnológicos para melhorar a aprendizagem e o rendimento escolar e tornar a aprendizagem de Matemática um prazer, sempre com o envolvimento de professores/as e encarregados/as de educação. A estratégia pedagógica da aplicação

O Município de Esposende está a desenvolver, nas escolas do concelho, no presente ano letivo, o Projeto Sucesso para Todos (PST), tendo como objetivo promover o sucesso educativo, desde a Educação Pré-Escolar ao ensino secundário. O projeto resulta de uma candidatura ao programa Norte 2030 e é orientado para uma intervenção preventiva para potenciar o desenvolvimento de competências multifuncionais nos alunos, nos domínios socioemocional e de aquisição de literacias, com vista à sua plena integração social.

Através de uma equipa de profissio-

é desenhada com o objetivo de despertar o gosto pela Matemática e uma melhor compreensão da sua natureza, utilizando tecnologias em sala de aula, através dos recursos disponíveis na plataforma, entre os quais os jogos Hypatiamat, destinados à promoção de competências lógico-matemáticas e também de competências transversais. Ao nível da aprendizagem dos alunos, a plataforma estimula o trabalho individual, possibilitando trabalhar aplicações de conteúdos e jogos sérios e outros conteúdos diversificados, de acordo com o ritmo de desenvolvimento de cada um e facilitando a apropriação de vocabulário específico matemático. O backoffice da plataforma permite uma monitorização e orientação das aprendizagens.

Este projeto constitui um instrumento de intervenção preventiva do Projeto Sucesso para Todos, do Plano

Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), da CIM do Cávado, sendo uma prioridade estratégica no contexto educativo local, no quadro das medidas de promoção do sucesso escolar, desenhadas e implementadas em articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e da Escola Secundária Henrique Medina. No âmbito das medidas de implementação e dinamização deste recurso digital, será realizada uma oficina de capacitação Hypatiamat dirigida a professores/as, e serão promovidas sessões de esclarecimento de dúvidas e visitas de acompanhamento técnico às escolas por parte da equipa técnica do Projeto, e a realização de Campeonato de Cálculo Mental Hypatiamat, de âmbito nacional, no final do ano letivo.

Fevereiro é mês de prevenção da violência no namoro

Aproveitando o mês em que se comemora o Dia dos Namorados (14 de fevereiro), o Município de Esposende vai desenvolver ações de sensibilização sobre violência no namoro, dirigidas aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, com o intuito de os alertar e consciencializar para o flagelo da violência nas relações de intimidade. Como habitualmente, o Município conta com a parceria dos agrupamentos de escolas do concelho, da Escola Secundária e da Escola Profissional de Esposende no desenvolvimento destas ações nos estabelecimentos de ensino, que se inserem no âmbito da intervenção do Espaço Bem me Querem, estrutura municipal de apoio a vítimas de violência doméstica que integra a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica. Para além destas ações de sensibilização, o Município tem em curso a campanha de sensibilização #WithLove, nomeadamente nas redes sociais e noutros suportes publicitários, procurando, assim, alcançar uma maior abrangência e contribuir para despertar consciências para esta problemática.

nais de Psicologia e das estruturas dos Serviços de Psicologia e Orientação foi possível garantir o apoio e acompanhamento psicossocial e psicoeducativo dos alunos, contribuindo para a melhoria das suas competências socioemocionais e relacionais e estimulando as aprendizagens escolares. Assim, ao longo do primeiro período do ano letivo 2024/2025, foram realizadas 168 sessões de intervenção psicológica abrangendo 95 alunos, desde a Educação Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade, com maior incidência junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas ações

incidiram sobre a promoção de estratégias de gestão e regulação socioemocional, nomeadamente ao nível da capacitação para o uso de ferramentas de suporte ao sucesso escolar.

No âmbito da promoção de estratégias de intervenção com a família, foram intervencionadas 71 famílias e realizadas 67 sessões parentais. As metodologias de intervenção integraram atividades de enriquecimento, capacitação parental, consultoria e intervenção, intervenção individual ou em pequeno grupo e turma, ações em regime de coadjuvação e colaboração com outros projetos das esco-

las.

O Projeto Sucesso para Todos está estruturado em três grandes domínios de intervenção: Programa de Intervenção e de Prevenção Escolar, Programas de Promoção de Competências Cognitivas e Comportamentais, e, Ações de Coordenação, Monitorização e Avaliação.

O Programa de Intervenção e de Prevenção Escolar assenta na disponibilização de recursos técnicos especializados com enfoque na atuação precoce e através da realização de diagnóstico e intervenção individualizada.

Bolsas de estudo para 40 alunos do ensino superior

jovens estudantes e às suas famílias, atenuando e/ou minimizando o seu esforço na sua missão de educar. O Município reconhece que esta importância é acrescida nos tempos atuais, designadamente face ao aumento da inflação com o conse-

ensino, particularmente os oriundos de famílias economicamente mais vulneráveis, cujas disponibilidades financeiras são mais reduzidas e/ou limitadas.

Para além da componente económica, esta medida, que ao longo dos

administrativa, cultural e/ou desportiva na Câmara Municipal, durante 22 dias, no período de férias letivas, estimulando o contacto com a realidade do concelho e melhorando o seu conhecimento nestas vertentes. O prazo de candidaturas decorrerá

mais informações ou esclarecimentos poderá ser contactado o Serviço de Ação Social, através do telefone 253 960 100 ou do telemóvel 931 107 958 ou, ainda, pelo e-mail indicado.

1º Prémio de Empreendimentos Hidráulicos

Espaço de visitação

Com cerca de 4,5 km de extensão, o Canal Intercetor de Esposende desenvolve-se ao longo de um trajeto que liga o Oceano Atlântico ao rio Cávado, circundando, a nascente, a cidade de Esposende. A sua construção arrancou em 2019 e ficou concluída em 2023, tendo a inauguração ocorrido a 18 de março desse ano.

infraestrutura. A entrega formal do prémio ocorrerá durante o 17.º Congresso da Água, a realizar entre os dias 8 e 11 de abril, na cidade algarvia de Lagos.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio fez uma visita ao canal intercetor, acompanhado pelo Presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, Jorge Cardoso Gonçalves, pelo presidente do júri do prémio, João Paulo Lobo Ferreira e pelo presidente do Núcleo Regional

vidas em risco. O canal trouxe segurança para as nossas populações”. O presidente do júri destacou “a originalidade, mas também o papel determinante na ordenação do território e o equilíbrio na gestão dos patrimónios adquiridos”, enquanto Jorge Cardoso Gonçalves considera que “o canal resolve um problema do futuro”, enquadrando a ação com toda a problemática associada à erosão costeira e às componentes

hidráulicas. Paulo Rosa Santos lembrou que esta edição dos prémios revelou a existência de “muitos investimentos interessantes a serem realizados no norte do país”, destacando o canal intercetor de Esposende pela originalidade, “capaz de passar uma mensagem forte para a sociedade”.

A conquista do 1.º Prémio de Empreendimentos Hidráulicos, atribuído pela APRH, decorre da candidatura do projeto “Sistema Intercetor e de Desvio da Área Urbana de Esposende”, por parte do Município de Esposende, na categoria “Proteção e Gestão de Riscos, Cheias e Inundações Urbanas”.

A elevar o grau de complexidade da obra registam-se, ao longo do seu curso, oito travessias de estradas nacionais e municipais. Em todo o canal estão instalados sensores de monitorização do caudal que, em tempo real, permitem o recurso a bacias de retenção de água. Nas margens foram efetuadas cerca de 30 mil plantações, entre árvores, estacarias e arbustos, e foram adotados materiais de salvaguarda do património natural, nomeadamente da vida selvagem e dos habitats.

Além da importância na proteção contra inundações, o canal intercetor afirma-se, ainda, como espaço de visitação, com percursos procurados para a prática desportiva, entroncando na Ecovia do Litoral Norte e no futuro Parque da Cidade.

Investimento de cerca de 3 milhões de euros em saneamento em Vila Chã

O Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente vão avançar com a execução da 1.ª fase do saneamento na freguesia de Vila Chã, num investimento global que se eleva a aproximadamente três milhões de euros. O projeto, aprovado em última reunião de Câmara e pelo Conselho de Administração da Esposende Ambiente, contemplará, nesta 1.ª fase, a Rua Nova, Rua Aldeia de Cima, Rua da Igreja e Rua de S. Gibas, artérias da zona central da freguesia, o que permitirá a disponibilização do serviço a cerca de 300 pessoas. Para além da instalação de rede de drenagem de águas residuais domésticas (saneamento), a empreitada prevê a remodelação da rede pública de abastecimento de água, bem como a ampliação e remodelação da rede de drenagem de águas pluviais. Os trabalhos englobam, ainda, a reposição de pavimentos na plataforma total dos

arruamentos, melhorando as condições de mobilidade destas artérias.

Para a execução desta empreitada foi constituído um agrupamento de entidades adjudicantes entre o Município e a Esposende Ambiente, ficando a Águas do Norte, SA, entidade responsável pela drenagem e tratamento das águas residuais “em alta”, responsável pelo investimento no denominado “Intercetor de Vila Chã”, infraestrutura que permitirá a entrega das águas residuais “em baixa” e o seu encaminhamento até à ETAR de Marinhas.

O Presidente da Câmara Municipal,Guilherme Emílio, refere que “atendendo ao elevado investimento, a obra foi submetida a um processo de candidatura, com vista à obtenção de financiamento, exigindo, ainda assim, um grande esforço financeiro por parte do Município e da Esposende Ambiente”.

Esta empreitada, que há muito vinha sendo reclamada, tanto pela Junta de Freguesia como pela população “reveste-se da maior importância no domínio da saúde pública e da melhoria das condições de vida da população de Vila Chã”, refere o autarca, adiantando que é intenção do Município dar continuidade ao alargamento da rede de saneamento naquela freguesia. “Trata-se de investimentos avultados, o que implica um planeamento criterioso”, realça, lembrando que “ao longo da última década, e de acordo com as prioridades sentidas pelo Município, foram realizados investimentos significativos na área do saneamento, sempre perspetivando a proteção e a valorização do ambiente e a consequente salvaguarda das condições de vida das populações, infraestruturando as zonas dos aglomerados mais densos e colmatando as zonas mais críticas, sob o ponto de vista da salubridade”. O Presidente do Conselho de Admi-

nistração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, acrescenta que “o Município de Esposende e a Esposende Ambiente mantêm, assim, a estratégia de realizar os trabalhos de infraestruturação de saneamento básico, que permitirão alcançar os melhores indicadores ambientais e de serviço público, assegurando sempre o equilíbrio económico-financeiro da empresa, tendo subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente na disponibilização de serviços públicos essenciais de qualidade”.

Atualmente, o concelho de Esposende apresenta uma taxa de cobertura de 85% ao nível da rede de saneamento, posicionando-se claramente na linha da frente dos municípios do país, o mesmo sucedendo relativamente ao abastecimento de água, com uma cobertura na ordem dos 99%.

Palmeira de Faro. Os trabalhos envolvem a pavimentação e a implementação das redes de abastecimento de água, águas pluviais e

so, facilitando o acesso aos moradores, conferindo melhores condições de vida e valorizando uma zona habitacional de relevo da freguesia

tantes, estando previsto o reforço da rede de abastecimento de água e a instalação da rede de saneamento. “Estamos a trabalhar, em conjunto

Presidente reúne com Conselho Económico da Paróquia de Belinho para discutir melhorias na freguesia

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, deslocou-se à freguesia de Belinho para uma reunião de trabalho com os elementos do Conselho Económico da Paróquia de Belinho. O encontro teve como principal objetivo discutir assuntos de interesse para a freguesia, com especial foco na melhoria das condições do recinto de Nossa Senhora da Guia. Durante a reunião, foi abordada a possibilidade de desenvolver esforços conjuntos para encontrar soluções que visem melhorar as acessibilidades e os equipamentos de apoio ao recinto, criando assim condições mais adequadas para a realização de eventos e atividades tradicionais. A modernização do espaço tem como objetivo promover maior conforto e segurança para todos os utilizadores e reforçar a importância cultural e religiosa do local.

O Presidente da Câmara Municipal destacou a importância de apoiar as freguesias na preservação das suas

tradições e no desenvolvimento de infraestruturas que respondam às necessidades das comunidades. “O município está totalmente empe nhado em apoiar Belinho e todas as demais freguesias do concelho, garantindo que, dentro das compe tências da Câmara, sejam dadas as condições necessárias para que as nossas tradições se mantenham vivas e para que a nossa população possa usufruir de espaços adequa dos e acessíveis”, afirmou o autarca. Este encontro reflete o compromis so do município em trabalhar em colaboração com as diversas asso ciações locais, promovendo a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento sustentável em todas as freguesias do concelho.

A reunião foi concluída com o com promisso de continuar a trabalhar em conjunto, com vista à implemen tação de soluções eficazes que melhorem as condições da freguesia de Belinho e favoreçam o bem-estar de toda a sua população

de Maio.

Município de Esposende evoca Maria Teresa Horta

O Município de Esposende lamenta o desaparecimento de uma das personalidades mais notáveis e admiráveis do nosso tempo. Maria Teresa Horta tinha recebido, no passado dia 30 de novembro, em Esposende, o Prémio Rodrigues Sampaio, durante uma cerimónia em que José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores representou a galardoada.

Defensora dos direitos das mulheres e da liberdade foi a primeira mulher a vencer o Prémio Rodrigues Sampaio, em reconhecimento da persistência desta figura da cultura portuguesa na defesa da liberdade e na luta pela igualdade de género, antes e depois do 25 de Abril.

O júri justificou a decisão unanime, “pela persistência desta figura da cultura portuguesa na defesa da liberdade e na luta, sem tréguas, pela igualdade de género, antes e depois de Abril, que transporta com elegância criativa para a sua obra literária, para o seu trabalho jornalístico, para sua sempre generosa

O Município de Esposende irá, no mês de março, integrado na edição deste ano do “WOWman - Mulher, Tantos Mundos”, e que visa cele brar o Dia Internacional da Mulher, evocar e homenagear Maria Teresa Horta, reconhecida mulher de causas, de onde se destaca a luta pelos direitos das mulheres.

O Município de Esposende expres sa o seu sentido pesar pelo faleci mento de Maria Teresa Horta.

Prémio Rodrigues Sampaio

O Prémio Rodrigues Sampaio foi instituído nos anos 50 do século XX, pela Associação dos Jornalis tas e Homens de Letras do Porto (da qual António Rodrigues Sam paio é patrono), com o apoio da Fundação Gulbenkian, tendo sido suspenso na década de 80, por falta de apoio. Em 2022, a propósi to dos 140 anos da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e da morte de António Rodri gues Sampaio, o Município de Esposende entendeu ser a oportu nidade e o momento de se associar

Voluntários efetuaram limpeza e marcação do Caminho

Cerca de duas dezenas de voluntários procederam à limpeza e marcação do Caminho Português da Costa, no percurso que atravessa o concelho de Esposende, numa ação promovida pela Via Veteris - Associação Jacobeia dos Caminhos de Esposende e que contou com o apoio do Município e da empresa municipal Esposende Ambiente.

Com o objetivo de preservar a integridade ambiental e cultural desta emblemática rota de peregrinação para Santiago, que continuar a atrair milhares de visitantes de todo o mundo, a ação foi realizada em

duas etapas; no dia 4 de janeiro, de Apúlia a Esposende, e, no dia 11 de janeiro, entre Esposende e Antas.

Os trabalhos incidiram na limpeza dos trilhos, remoção de infestantes, detritos e resíduos, e na marcação das setas e sinalizações, essenciais para orientar os peregrinos ao longo do percurso.

O Caminho de Santiago, reconhecido como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, não só é um percurso de valor histórico, económico e religioso, mas também uma rota que atravessa uma vasta diversidade de paisa

gens naturais do concelho de Esposende. Através deste esforço conjunto, conseguiu-se melhorar as condições de segurança e conforto para os peregrinos, promovendo também a sustentabilidade do ambiente natural. A marcação adequada das setas e o reforço da sinalização são fundamentais para garantir uma experiência segura e enriquecedora para os que percorrem o Caminho de Santiago. Os voluntários envolvidos comprometeram-se a continuar a vigilância e manutenção do percurso ao longo do ano. A participação ativa da comunida-

de e o envolvimento dos cidadãos são essenciais para a preservação deste património, sendo este um exemplo claro de como a colaboração entre instituições e cidadãos pode resultar em melhorias significativas para todos.

O Município e a Esposende Ambiente agradecem a dedicação e empenho demonstrados pelos voluntários, reafirmando o compromisso de continuar a apoiar iniciativas desta natureza, considerando o Caminho de Santiago como um símbolo de acolhimento, respeito e sustentabilidade.

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras

Esposende participou no 12.º Encontro do Grupo de Trabalho “Brincar”, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que decorreu recentemente em Vila Nova de Famalicão, para relembrar que Brincar tem um papel crucial na vida das crianças. A iniciativa contou com representantes de 35 municípios, maioritariamente profissionais das áreas da Educação, Cultura e Desporto, e serviu para fortalecer as parcerias e inspirar novas ações para um futuro educativo mais inovador e inclusivo.

O encontro colocou em evidência uma das atividades mais importantes da infância: Brincar, tendo os participantes tido oportunidade de assistir a uma conferência sobre o Tema “O risco de não arriscar”, proferida pela professora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Rita Cordovil, que apresentou experiências educativas que retratam que a educação, perceção e controlo do risco só é possível através de confronto com situações arriscadas entre o corpo e o envolvimento físico construído e natural. Ficou patente que através do brincar de forma livre e não estruturada, as crianças adquirem experiências com o imprevisto, o imprevisível e o incerto. As vantagens no seu desenvolvimento são muito significativas: capacidade de adaptação, cultura de sobre-

vivência, confronto com situações adversas, regulação emocional, autoconfiança, relação social e competências motoras, cognitivas e sociais. Foram apresentados os resultados de alguns estudos que relacionam o ser ativo com o desenvolvimento do cérebro e com o desenvolvimento neurológico, demonstrando que as crianças mais ativas têm mais capacidade de aprendizagem e mais capacidade de concentração. E têm, a médio e a longo prazo, mais capacidade de terem sucesso, mais autoestima e maior capacidade de autorregulação.

O grupo de trabalho teve, ainda, a oportunidade de visitar parceiros institucionais que promovem a brincadeira e conhecer as boas práticas de alguns projetos educativos que contribuem para o desenvolvimento psicomotor das crianças e jovens.

De referir que este grupo tem por principal objetivo promover atividades relacionadas com o Brincar nos Municípios aderentes, identificar projetos e partilhar as boas práticas relacionados com a temática do Brincar, bem como organizar o seminário nacional “

Escolas de Natação participaram em Torneio de Técnicas Alternadas

Vinte e um alunos das Escolas de Natação da Esposende 2000 EM participaram no Torneio de Técnicas Alternadas, que decorreu no dia 8 de fevereiro, em Viana do Castelo. A competição, organizada pelo Viana Natação Clube e dirigida a nadadores não federados inscritos em Escolas de Natação dos diferentes clubes associados da Associação de Natação do Minho, contou com a participação de 150 alunos de cinco escolas de natação, entre as quais a Esposende 2000.

Com a participação nestes encontros a Esposende 2000 pretende proporcionar aos seus jovens alunos uma experiência competitiva em natação pura desportiva, incrementando o seu conhecimento sobre a modalidade e a sua motivação para a prática da natação. Embora os resultados desportivos

não assumam grande relevo nos encontros entre escolas, é de salien tar o brilhante desempenho desporti vo dos alunos da Esposende 2000, que se destacaram pela correção dos movimentos técnicos nas diferentes técnicas de nado e pela atitude peran te a competição.

A excelente participação deveu-se ao seu empenho e dedicação nas aulas, mas também ao acompanhamento técnico que os professores das Esco las de Natação, “O Ondinhas” e “A Boguinha”, prestam aos seus alunos. O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende 2000, continuará a trabalhar para promover o desenvolvimento da Natação no concelho, enfatizando a missão das suas Escolas de Natação - Aprender a Nadar é um Investimento para Toda a Vida.

Livros digitais e audiolivros disponíveis

Desde o dia 27 de janeiro, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, disponibiliza um novo serviço aos seus utilizadores, gratuito, o empréstimo de livros digitais e de audiolivros, através da plataforma BiblioLed. Trata-se de uma iniciativa da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e gerida pelas Redes Intermunicipais e Metropolitanas de Bibliotecas Públicas aderentes, de que podem usufruir todos os utilizadores das bibliote-

cas integrantes da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, onde se insere a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Este serviço possibilita o acesso permanente, e a partir de qualquer lugar, através de smartphones, computadores, tablets, e-readers e leitura online, sendo possível personalizar o modo de leitura para melhor conforto e para melhor acomodação de pessoas invisuais. Para poder usufruir da BiblioLed, os utilizadores da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura terão de fazer a inscrição prévia online,

em https://cavado.biblioled.gov.pt/. Depois de validada a inscrição, o acesso poderá ser feito na página online ou através da aplicação, disponível na AppStore e GooglePlay.

O catálogo na BiblioLed é constituído por 1500 títulos de ficção e não-ficção, maioritariamente em língua portuguesa, para públicos-alvo diversos. Este novo serviço visa complementar a oferta das bibliotecas públicas, ao fomentar o acesso aos livros e à informação à distância, suprimindo as barreiras físicas que distanciam alguns

utilizadores do espaço da biblioteca municipal. Por via da disponibilização de mais este serviço, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura está a contribuir para promover o livro e a leitura, em linha com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Para mais informações, pode ser consultada a página da BiblioLed ou ser contactada a Biblioteca Municipal de Esposende, através do endereço de e-mail biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960 181.

Esposende acolhe evento sobre Cidadania

sobre cidadania digital, no âmbito do Dia da Internet Mais Segura (SID). Este evento insere-se no programa de ações do município para a implementação do programa Cidades Amigas das Crianças, da UNICEF, e foi organizado pelo recém-criado Gabinete de Apoio à Família, Infância e Juventude (GAFIJ) da Câmara Municipal de Esposende.

A sessão contou com três momentos distintos de sensibilização, com foco em diferentes públicos-alvo: a primeira foi dirigida aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a participação de mais de 250 crianças, a segunda destinou-se aos seniores, reunindo cerca de 200 idosos e a última foi voltada para pais e profissionais de entidades que atuam nas áreas de infância e juventude.

Guilherme Emílio, Presidente da Câmara Municipal de Esposende, destacou a importância da iniciativa: “A cidadania digital é um tema fundamental na sociedade contemporânea. A nossa missão enquanto município é proporcionar aos cidadãos, de todas as idades, as ferramentas e o conhecimento para navegar no

Comandante do Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana, sublinhou a relevância da parceria para a segurança online, “a GNR tem um papel essencial na sensibilização para a segurança na internet, especialmente entre as faixas etárias mais vulneráveis, como as crianças e os seniores. Trabalhar com a Microsoft e o Município de Esposende neste tipo de iniciativas é crucial para educarmos todos sobre os riscos da internet e a importância de manter um comportamento seguro online.”

Durante o evento, foram abordados temas de educação para a cidadania digital, com o objetivo de promover o uso seguro e responsável da internet e das novas tecnologias, além de alertar para os riscos online e a importância da proteção dos dados pessoais.

A Microsoft Portugal, membro fundador do Consórcio da Internet Segura, tem vindo a associar-se à GNR desde 2014 para promover ações de sensibilização sobre segurança na internet. “A Microsoft tem sido um parceiro comprometido na promoção de

VENHA DIVERTIR-SE

O mês de fevereiro marca um período de renovação e de novas oportunidades para o concelho de Esposende. Este mês, é marcado, não só pelos acontecimentos culturais e sociais, mas também pelas importantes obras e conquistas que temos conseguido alcançar juntos. Esposende segue com determinação e compromisso, focado na melhoria da qualidade de vida de todos os esposendenses.

sobre cidadania digital é uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais informada e segura no mundo digital”, afirmou Ana Rita Serra, Education Lead da Microsoft.

No encerramento dos trabalhos, a vereadora com a área funcional da Educação, Alexandra Vilar, destacou a atualidade da sessão, pelo que se revestiu de um enorme privilégio para o Município de Esposende “acolher uma iniciativa no âmbito do Dia da Internet Mais Segura, que é um marco de reflexão e ação sobre os desafios e as oportunidades que a tecnologia nos oferece, mas também sobre os perigos que estão à espreita, muitas vezes invisíveis, mas reais”. Este evento faz parte de um esforço contínuo para promover a inclusão digital e a segurança online para todos os grupos etários, refletindo o compromisso da Câmara Municipal de Esposende em promover a cidadania digital e o bem-estar das suas comunidades.

Um dos destaques deste mês foi o início de mais um novo arruamento no nosso município, em Palmeira de Faro, que irá facilitar o acesso a zonas estratégicas e melhorar a mobilidade de todos os cidadãos. Esta intervenção é mais um passo importante na nossa missão de modernizar e transformar o concelho, tornando-o cada vez mais acessível e funcional para todos. O nosso compromisso com a melhoria das infraestruturas continua, e estamos a avançar também com a ampliação da rede de saneamento, em várias freguesias, que trará benefícios significativos para a saúde pública e o bem-estar ambiental, elevando a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Além das melhorias na infraestrutura urbana, temos também razões para nos orgulharmos no plano ambiental. Recentemente, fomos distinguidos pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) com o 1º Prémio para Empreendimentos Hidráulicos, com atribuição da placa ao Canal Intercetor. Este reconhecimento é um reflexo do nosso esforço contínuo na preservação do ambiente e na implementação de soluções inovadoras para a nossa sustentabilidade.

Em fevereiro, também celebramos um marco significativo na educação e no apoio aos nossos jovens. A Câmara Municipal atribuiu, este ano, 40 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, um investimento no futuro da nossa juventude, que tem um enorme potencial para crescer e contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade. Sabemos que a educação é a chave para um futuro melhor, e com estas bolsas, procuramos dar a todos os estudantes do concelho as condições necessárias para que possam alcançar os seus sonhos e ambições. Além disso, fevereiro é o mês das tradições e da cultura, e estamos a viver um ciclo vibrante de eventos. O nosso Carnaval, com a sua cor e energia, é um exemplo claro daquilo que é Esposende: uma terra onde a alegria e a união estão sempre presentes. O nosso concelho, rico em património e talento, é palco para inúmeras manifestações culturais, que se estendem por todo o mês. A cultura é, sem dúvida, uma das nossas maiores riquezas, e as nossas associações culturais desempenham um papel fundamental na dinamização e na preservação da nossa identidade.

Por fim, quero deixar uma palavra de agradecimento a todos os cidadãos, associações, empresas e colaboradores da Câmara Municipal, pelo seu trabalho, dedicação e esforço em prol deste concelho.

Vamos continuar a trabalhar com este espírito de união e determinação para que, em fevereiro e nos meses que se seguem, Esposende continue a ser um Município próspero, acolhedor e sustentável.

Presidente da Câmara Municipal

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.