Caderno de Atividades V

Page 33

31

Caderno de Atividades V

5. Apresentar a escritora Elisa Lucinda, bem como outras obras que fazem parte da coleção Amigo Oculto, como, por exemplo, O órfão famoso, Lili a rainha das escolhas e O menino inesperado. 6. Incentivar os alunos a continuar a brincadeira utilizando a música “O que é, o que é”, do CD Pé com pé, do grupo Palavra Cantada. Em seguida, desafiá-los a responder à adivinha proposta na letra da música.

O que é, o que é O que é o que? Não desgruda do seu pé, cresce, engorda e estica. Vou te dar mais uma dica. Não tem cheiro, nem sabor. Não tem peso, nem valor. Não tem brilho, mas se vê. Não consegue se esconder. caminhando pelo chão anda sem lhe dar a mão. E na sua brincadeira é super companheira. o que é o que é? Se parece com você. Tem até um gesto igual, mas é bidimensional. Se você ainda não descobriu. Eu garanto que você já viu E agora o que eu vou dizer com certeza vai esclarecer. Só na luz é que ela dança. dança rumba, dança samba. dança o que você dançar, só você é o seu par. O que é o que é?

7. Posteriormente, levar os alunos a observar a forRima é o nome que se dá à repetição de sons ma como a escritora escreve seu texto. Questiosemelhantes, ora no final de versos diferentes, ná-los sobre a presença de rimas nos versos do ora em posições variadas, criando um parentesco fônico entre palavras presentes em dois ou mais poema e na música do grupo Palavra Cantada. versos (Goldstein, 2003). 8. Sensibilizá-los a criar outras possibilidades de rima, observando o ritmo e os sons das palavras. 9. Selecionar um poema do site Escola Lucinda http://www.escolalucinda.com.br/ e exibir um dos vídeos em que Elisa Lucinda interpreta um poema, ou, ainda, sua performance em A natureza do olhar, a fim de que os alunos se familiarizem com a escritora e apreciem suas experiências com poesia. 10. Desenvolver a percepção visual dos alunos por meio da exibição do DVD Pequeno cidadão, de Arnaldo Antunes, levando-os a observar o modo como o autor representa suas obras. Trabalho final Sugestão 1 Interagir no site do autor Sérgio Capparelli, http://www.ciberpoesia.com.br/ Sugestão 2 Incentivar os alunos a dar continuidade ao poema “A menina transparente”, por meio da criação de outras rimas, como sugere a autora no último verso. Posteriormente, gravá-los em áudio e criar um blog no qual eles possam compartilhar as suas experiências. Propor ao receptor da mensagem o desafio de criar outras possibilidades para o poema, compartilhando no espaço e criando, assim, uma rede de conhecimentos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.