Mercados internacionais
Exportação de ovos e ovoprodutos é um caminho para o setor? O avanço das exportações de ovos para o setor de postura comercial deixa de ser um desejo e passa a ser uma necessidade urgente
T
José Eduardo dos Santos, Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura lista as vantagens e as principais dificuldades encontradas pelo setor avícola na busca por mercados internacionais:
“As vantagens são escoar o excesso de produção do mercado interno, agregar valor ao produtor, expandir a qualidade do ovo brasileiro em diversos países e fidelizando muitos clientes. As dificuldades são a concorrência com os principais países produtores, as variações cambiais e estratégias de prospecção no mercado externo, especificamente para a demanda ovo e ovo produto”
6
Revista do Ovo
odo produto alimentício que possui um processo de industrialização e não perde propriedades nutricionais, certamente terá espaço no mercado externo. Segundo José Eduardo dos Santos, Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, ASGAV, a necessidade de processos de produção de alimentos em larga escala para atender a demanda mundial será cada vez mais relevante no nosso dia a dia. Assim, o produto ovo, seja ele em pó ou liquido, atende essa necessidade. “É de extrema importância ampliarmos a divulgação e comercialização interna e também externa do ovo liquido e em pó”, destacou Santos. O avanço das exportações de ovos para o setor de postura comercial deixa de ser um desejo e passa a ser uma necessidade urgente. Ainda segundo José Eduardo dos Santos, é notório o aumento da produção de ovos no Brasil e também notória a entrada de novos empreendedores. “Outro movimento que também nos leva a ter este pensamento, são os investimentos nas produções alternativas e nas ampliações de empreendimentos. Ante a esta situação e como o aumento do consumo não acompanha o ritmo do aumento da produção, não há outra saída a não ser a expansão no mercado externo”, apontou o executivo.