Edição 128 - Revista do AviSite

Page 45

conduzidas para primeiro selecionar e depois caracterizar essa cepa exclusiva.

Diversos estudos têm mostrado os benefícios dos probióticos para o desempenho d eContudo, tempos em tempos a avi- as dam a reduzir o crescimento a nem todas cepas presentes no e/ou mercado têm dados que confirmem seus O gerenciamento cultura brasileira é desafiapatogenicidade de bactérias patogênidea seação, como: mudanças positivas na microbiota, integridade da reinventar e evoluir cas, e influenciam positivamente o sisda saúde intestinal, intestinalsistema i tema imune. No geral, isso levará a em qualidade e eficiência. O respostas anti-inflamatórias. Os probióticos eficazes melhoram os diálogos entre a mic uma melhor saúde e desempenho dos paradigma atual reside na utilização é fundamental para animais. assim Embora antibióticos tenham de aditivoseantibióticos para promoo hospedeiro, produzindo efeitos sustentáveis.

D

permitir que as aves expressem todo o A microbiota seu potencial O desenvolvimento e a manutenção de uma função intestinal robusta depend genético. Qualquer composição da microbiota intestinal. Os efeitos desta cepa exclusiva de Bacillus subtil comprometimento sobre as espécies bacterianas presentes no intestino de frangos foram investiga da saúde intestinalcom o D Southern Poultry Research, Inc (Athens, Estados Unidos) em colaboração Mathis. Durante um experimento de 42 dias, 1.600 tem pintosum machos Cobb 500 efeito alimentados com uma dieta controle ou tratamento contendo de Bacillus su negativoesporos na saúde dose de 1x10 UFC/t de ração. No final do estudo, o conteúdo intestinal foi coleta geral e no determinar a composição da microbiota ileal e cecal, pelo sequenciamento genético d desempenho das avesentre os Observando a composição da microbiota no íleo, não houve diferença

ção do crescimento e as crescentes restrições ao emprego de tais drogas, seja por meio de regulações governamentais ou mercadológicas. Na busca para a transposição dessa barreira, novas soluções se apresentam como importantes aliados e colocam a saúde intestinal no foco de grande parte das pesquisas e 8desenvolvimentos realizados em todo o globo. A saúde intestinal pode ser descrita como a relação simbiótica entre o hospedeiro e sua microbiota. Interações entre a microbiota, integridade de mucosa, sistema imune e balanço redox têm sido recentemente propostas para definir os estados: saudável, pré-doença e doença (van de Gutchte et al., 2018). O desequilíbrio nessas interações é responsável pela inflamação e “intestino permeável” (aumento de permeabilidade da barreira intestinal), além de outros distúrbios relacionados ao intestino. Probióticos são utilizados na nutrição de aves para melhorar a saúde intestinal, por meio de sua influência na microbiota, na morfologia intestinal, na resposta inflamatória e consequentemente no desempenho geral do animal.

um efeito específico sobre os patógenos e também apresentam algumas propriedades anti-inflamatórias, os probióticos têm múltiplos mecanismos de ação e benefícios no hospedeiro. Os microrganismos mais comumente utilizados como probióticos em nutrição animal incluem: Bacilli, Lactobacilli, Bifidobacteria, Enterococci e leveduras. Neste artigo, apresentamos dados de experimentos realizados com uma cepa exclusiva de Bacillus subtilis (cepa 29784). Esta solução probiótica específica para aves de produção (Alterion®) foi especificamente desenvolvida para entregar consistência, assim como uma ótima germinação e ativação no intestino delgado das aves. Pesquisas in vivo em Alterion® institutos científicos independentes, universidades e no centro de pesquisa CERN (Centre for Expertise and Research in Nutrition) da Adisseo, suportadas por pesquisas in vitro nos laboratórios da Novozymes, foram conduzidas para primeiro selecionar e depois caracterizar essa cepa exclusiva.

controle e o tratado ( ). Já nas análises do conteúdo cecal, cinco gêneros (den gêneros) diferiram na comparação do grupo controle com o suplementado com A (Figura 1). Estes eram principalmente do filo Firmicutes, incluindo Ruminococcus, que e em maior quantidade relativa nas aves alimentadas com Bacillus subtilis 29784 bactérias são conhecidas por quebrar polissacarídeos em oligossacarídeos, auxilia digestão de cereais e proteínas de origem vegetal presentes na dieta das aves.

Probióticos para a saúde intestinal Probióticos são bactérias vivas, que quando administradas em quantidades adequadas, oferecem um efeito fisiológico benéfico ao hospedeiro. Eles são utilizados para melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal – gerando assim um ambiente ideal para a digestão e absorção de nutrientes. Essas bactérias benéficas também aju-

Controle 5

2 0.94% 0,01% 0,00%

Actinobacteria Actinobacteria Choriobacteriales Coriobacteriaceae Olsenella

0.15%

0.05%

0.32%

Firmicutes Firmicutes Clostridia Clostridia Clostridiales Clostridiales Lachnospiraceae Lachnospiraceae Desconhecido Lachnoclostridium

Firmicutes Clostridia Clostridiales Ruminococcaceae Ruminococcus

A Revista do AviSite

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.