Issuu on Google+

PLANETÁRIO SESSÕES AO FIM DE SEMANA PARA PÚBLICO GERAL E GRUPOS ORGANIZADOS SESSÕES ESCOLARES E PARA GRUPOS ORGANIZADOS

Numa cúpula, é simulado o céu visível à vista desarmada. Explora-se o interesse pela Astronomia e pela Astrofísica e encoraja-se a participação dos visitantes com sessões para todas as idades.


SESSÕES AO FIM DE SEMANA PARA PÚBLICO GERAL E GRUPOS ORGANIZADOS Primeiro fim de semana de cada mês, às 16h30. Sob marcação prévia.

A OLHAR PARA O CÉU! A sessão incide na descrição de alguns corpos celestes visíveis à vista desarmada no céu do hemisfério norte e do hemisfério sul. Partindo da orientação pelas estrelas olharemos as constelações e veremos estrelas muito diferentes do nosso Sol. Falaremos da Via Láctea e de outras galáxias próximas… Destina-se ao público em geral. 1.º sábado de cada mês.

HISTÓRIAS DE ESTRELAS E PLANETAS! Abordam-se com os visitantes o conceito de constelação e a sua evolução histórica. O que terá levado o Homem a sentir a necessidade de conhecer o céu? A origem histórica dos mitos associados às constelações. Alguns exemplos: a orientação pelas estrelas com referências às navegações portuguesas. A Lua e os planetas no céu de Portugal. Destina-se ao público jovem, crianças a partir do 4 anos e a famílias. 1.º domingo de cada mês.


SESSÕES ESCOLARES E PARA GRUPOS ORGANIZADOS Terça a sexta, mediante marcação prévia. Duração aproximada: 1 hora

ENSINO PRÉ-ESCOLAR E BÁSICO

O REI SOL E OS PLANETAS! As crianças tomam contacto com o nosso Sistema Solar, a sua estrutura e os astros que o constituem tendo por matriz um céu estrelado. Quais são os planetas que vemos a olho nu? Veremos imagens dos planetas! (recomendado para Pré-escolar e 1.º ciclo.)

ESTRELAS E GALÁXIAS! Descrição de corpos celestes visíveis à vista desarmada no céu de Portugal. Partindo da orientação pelas estrelas veremos constelações e estrelas muito diferentes do nosso Sol. A Via Láctea e a Galáxia de Andrómeda como estruturas visíveis a olho nu e pertencentes ao nosso Grupo Local. (recomendado para o 3.º ciclo do Ensino Básico)

ENSINO SECUNDÁRIO

DE PORTUGAL AO HEMISFÉRIO SUL Uma perspetiva abrangente do céu do hemisfério norte e do hemisfério sul, com referências à Via Láctea, às Nuvens de Magalhães e à orientação pelas estrelas. Quando olhamos para o céu, o que estamos de facto a observar?

O CÉU DE GALILEU! Galileu, com uma luneta rudimentar, revelou-nos o Universo partindo do céu visível à vista desarmada. No Planetário mostramos os astros e as estruturas que Galileu observou. O que viu? Como viu? A Via Láctea, a Lua, o Sol, Júpiter, as Plêiades, o Presépio, são alguns exemplos… Mas há mais! (recomendado para alunos das disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Filosofia.)

A ASTRONOMIA N’OS LUSÍADAS Na obra de referência da Literatura Portuguesa há imensas estâncias com referências astronómicas. Especialmente ricos são os cantos V e X d’ Os Lusíadas. Na sessão, o visitante pode tomar contacto com a obra, viajando para o hemisfério Sul, seguindo a rota de Vasco da Gama e observando no céu os corpos celestes a que Camões se refere. (recomendado também para alunos da disciplina de Língua Portuguesa do 9.º ano)


HORÁRIO Terça a sexta – 10h00 às 17h00 Fim de semana – 11h00 às 18h00 Encerra à segunda-feira e feriados MAIS INFORMAÇÕES Consulte a oferta educativa e de animação cultural em www.mnhnc.ul.pt MARCAÇÕES Tel. 213 921 808 geral@museus.ul.pt

Serviço de Comunicação e Imagem ©José Perico (design) Rua da Escola Politécnica, 58 1250-102 Lisboa Tel. 213 921 879/10 divulgacao@museus.ul.pt


Planetário