Revista APAE em Destaque 25

Page 14

O ESPETÁCULO De acordo com Adriana Lourenço de Almeida Azevedo, coordenadora de Assistência Social, o espetáculo SELF foi um trabalho resultante das aulas de teatro realizadas desde janeiro de 2019, financiadas pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA). “Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal e do SESC Jundiaí, que cedeu o espaço para a apresentação”, destacou Adriana. As aulas de teatro buscam desenvolver o conceito de autogestão em crianças e adolescentes com deficiência intelectual, para promover a autonomia, a autodefesa e a inclusão social, minimizando a violência direta e/ou a violação de direitos. “Eles têm a oportunidade de aprender a se prevenir contra situações de risco, exclusão, isolamento, discriminação e rompimento de vínculos familiares, por exemplo”, explicou a coordenadora. O espetáculo SELF teve a direção do professor e ator Rodrigo Loboda Biondi e trouxe a plenitude humana de cada integrante do grupo de teatro da instituição. “Exploramos o conceito transcendental junguiano de si mesmo, ao de se fotografar: o espetáculo representou a identidade, sonhos e anseios de cada aluno”, explicou o professor.

MOSTRA DE DANÇA A 19ª Edição da Mostra de Dança da APAE de Jundiaí, disponível no YouTube, apresentou o espetáculo que teve como tema Narizinho no Reino das

14

APAE EM DESTAQUE • ANO 2020 • EDIÇÃO 25

Águas Claras. Durante uma hora, os alunos dançaram e interpretaram a estória do primeiro livro de Monteiro Lobato, e quem escolheu o tema foi a professora e coreógrafa, Raquel Tumolo. “Gosto muito dos livros de Monteiro Lobato: a riqueza de seus personagens nos ajudou a trabalhar todo o potencial dos alunos. As crianças e o público conhecem e gostam das estórias deste autor brasileiro que encantou milhares de crianças e adultos com suas estórias, além de programas de tevê e peças teatrais”, explica. A preparação dos alunos envolveu o trabalho e a dedicação da professora durante todo o ano. “Durante as aulas no primeiro semestre, o objetivo foi prepará-los com exercícios de memorização, lateralidade, coordenação motora, localização espaço corporal. Depois, em agosto, quando apresentei o tema que iríamos trabalhar e seus personagens, iniciamos a montagem da coreografia”, revela Raquel. De acordo com o presidente da APAE de Jundiaí, Luiz Bernardo Begiato, as redes sociais ganharam mais importância neste momento. “Estamos usando o YouTube para divulgar vídeos das nossas professoras e coordenadoras, com dicas e orientações para pais e alunos. E, agora, todos que participaram da Mostra de Dança vão poder rever esta apresentação emocionante e vai ficar lá disponível, uma oportunidade também para quem não assistiu ver pela primeira vez: eu garanto, vai valer a pena”, convida o presidente da APAE de Jundiaí.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.