Recife Antigo, Recife Moderno - Edição 14

Page 61

Finanças em questão – Segundo o diretor da RF Administradora, outro assunto do maior interesse entre os moradores é a definição de valores da taxa ordinária de condomínio. Sem falar das taxas extras, que costumam surgir. Pudera. Num período de tantos gastos com a casa nova, a possibilidade de ter uma mensalidade alta pode assustar. Para um prédio com 50 apartamentos, o custo médio atual da taxa de condomínio é de R$ 400. O valor mensal compreende os gastos com pessoal e encargos, concessionárias de luz, água, telefone e gás, contratos mensais (manutenção de jardins, elevadores, portões, interfones, antenas e grupo gerador), além de despesas periódicas variáveis, como limpeza de caixas e poços, dedetização, recarga de extintores e pagamento de seguro obrigatório. No caso do edifício Parque da Jaqueira, entregue no último mês de julho, o valor da taxa ordinária para os seis primeiros meses foi de R$ 315.

A padronização dos equipamentos valoriza a edificação como um todo Para evitar imprevistos com as tais despesas variáveis (não confundir com taxas extras, usadas para custeio de consertos, manutenções e outros sem caráter permanente), Francisco Cavalcanti adota uma base de cálculo simples. “Calculamos o valor dessas despesas variáveis com base num provisionamento anual e reservamos mensalmente 1/12 do valor total desse custo, como uma

reserva de caixa. Dessa forma nunca falta”, explica. Indicado para o cargo de síndico do edifício Jardim do Rosarinho, na Zona Norte do Recife, o administrador de empresas Erasmo Pintor de Lima Filho, 42, aceitou a incumbência sob a condição de não carregar sozinho toda a responsabilidade exigida pelo cargo. “Topei desde que todos participassem ativamente do dia-a-dia do prédio. No nosso condomínio não existe isenção de taxas para ninguém, e o síndico tem um papel de gerenciador de demandas rotineiras. Mas, na maioria dos casos, os assuntos já chegam para mim filtrados, porque passam primeiro pela empresa administradora. Antes mesmo de formarmos a nossa comissão, nós já realizamos reuniões com a administradora. Essa relação facilitou muito as coisas”, garante. Até agora, Erasmo não tem do que reclamar. Segundo ele, a convivência com os demais condôminos segue equilibrada e conta com a participação da maioria. Presença diária nas obras do prédio (que tem 35 andares e 70 unidades), ele foi identificado como “síndico em potencial” pelo grupo seis meses antes da entrega do prédio (que aconteceu em julho), justamente pela sua participação ativa. Esta, aliás, é uma das principais características que um síndico deve ter, segundo especialistas.

recife antigo RECIFE MODERNO 61


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.