MÔNICA BIHR LOPES 19100505
FLORIANÓPOLIS 2022.2
PROFª. ANA VERÔNICA PAZMINO METODOLOGIA DE PROJETO
![]()
MÔNICA BIHR LOPES 19100505
PROFª. ANA VERÔNICA PAZMINO METODOLOGIA DE PROJETO
APRESENTAÇÃO DO LOCAL
APRESENTAÇÃODAEQUIPE
MEMORIALJUSTIFICATIVO
PAINÉIS DE CLIENTES
PERFILPERSONA
PERFILDOPÚBLICOALVO
PAINELDOPÚBLICOALVO
PESQUISA DIACRÓNICA
Conceitos
Fasesdedesenvolvimento
NoHospital
Ambeintação
Brinquedoteca
Mobiliárioinfantil
PESQUISA SINCRONICA
NBR
Escola
Brinquedos
ESTUDO DE CASO
Critérios
Hospitalar
Infantil
Escritório
Planejando
REQUISITOS DE PROJETO
Briefing
Respostas
Requisitos
PROGRAMA DE NECESSIDADES
DesigndeInteriores
Mobiliário
REFERENCIAL DE PROJETO
Designinteriores
Movel
DESIGN DE INTERIORES
SetorizaçãoeZoneamento
Conceito
Estilo
Paineldeaplicaçãode
conceito
Paineldeinspiração
Diferenciais
Sensoriais
LAYOUT
Maquete3D vistas
Perspectivasinternas
ELEMENTOS DO PROJETO
Paineldeelementos
Paineldetecidos
Paineldetintas
Paineldeteto
Paineldepiso
Paineldeparede
Painelbotânico
MOBILIÁRIO
Maquete3D Vistas
Detalhamentos
ProjetoparaCortadoraalaser
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa
Catarina. Técnica de Design de Interiores pelo SENAC.
Dedicada, empenhada e pronta para ajudar você a concretizar seu sonho.
Entende-sequeacriançanoambientehospitalar,foiretirada de seu meio, desamparada de sua rotina.O tornar-se paciente tira sua liberdade e muitas vezes o desejo de experimentar e sonhar, já que o ambiente é frio, barulhento, amedrontadoretrazemmudançasdoloridas.
A demanda geral do projeto desenvolvido resumia-se em abranger crianças e suas famílias como usuários focais do projeto, tendo como ambientes centros de saúde (Hospital Universitário).Nessecontexto,optou-sepela escolha do tema Natureza e Árvores, compreendendo uma faixa-etária ampla, por ser móveis modulados e mutáveis, mascentradaemcriançasde4a6anosdeidade.
Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas algumas técnicas e ferramentas de diversas metodologias do design que serão detalhadas nas páginas a seguir, com o intuito de demonstraroprocessodecriaçãodomaterialdesenvolvido.
Por fim, ao final deste documento encontra-se o protótipo do mobiliário projetado, além de detalhamentos do design de interiores do espaço, que em sua essência visa auxiliar no processo de suporte emocional das crianças hospitalizadas no Hospital Universitário, possibilitando aos mesmos uma maior diversãonestafasedesuasvidas.
● Conversaparaalinhamentodeexpectativasenecessidades;
● Levantamentométricoefotográfico;
● Laudotécnicodaestruturaedeinteriores.
Estudo Preliminar-Fase de concepção do projeto. Representação gráfica do conjunto das suas necessidades e do espaço.
Primeirosesboços,croquiseesquemas.
Anteprojeto-Fase de concretização das ideias. Definição do partido e ajustes. Quando as plantas de layout, croquis e detalhamentosganhammaiorclarezaedimensionamentosmaisprecisos.
ProjetoExecutivo-Fasededetalhamento
Coordenaçãodeprojetocomplementaredefiniçãotécnicascomprofissionaisespecializados,alémdedefiniçãodosdetalhes construtivoscomo:acabamentos,revestimentos,mobiliárioseobjetos.
Coordenaçãodeprojetocomplementaredefiniçãotécnicascomprofissionaisespecializados,alémdedefiniçãodosdetalhes construtivos como: acabamentos, revestimentos, mobiliários e objetos.Especificação e auxílio na escolha de decoração e móveissoltos⁃ Detalhamentodepintura,eoutrositensestéticos. Maquete3Dparaavisualizaçãodoprojeto
A brinquedoteca do Hospital Universitário foi inaugurada em 2000 com o intuito de trazer um espaço lúdico de conforto e leveza para os pacientes e familiares,daalapediátrica.
Trindade
Florianópolis
● Faltadeestrutura
● Faltadecor
● FaltadoLúdico
● Rígido
● Pouca
manifestação de vida
PERFIL PERSONA
Natalia - Mulher de 24 anos - Estudante de Psicologia
Natália é empenhada em seus estudos! Acorda todos os dias cedo para ir para faculdade, com o sonho de se tornar uma profissional reconhecida no mercado, que realmente consiga trazer uma mudançanasvidasdascriançasqueajuda.Naforçadocafésegue seudiadividindoentreestudos,trabalhosehorasextrasnoHospital Universitário. Chega tarde da noite em sua kitnet ainda curte um tempo com sua gata e cuida das responsabilidades de casa. aos
finais de semana sai com os amigos para se divertir beber e criar memórias, curtindo a vida e criando sua independência na vida adulta.
Objetivos
evoluçãodorelacionamentocomospacientes
Desafíos oespaçonãoestáadequadoparaqueelatrabalhe.
PERFIL PERSONA PÚBLICO ALVO
Augusto - Menino de 6 anos - Estudante do Fundamental
Augustoéumacriançaenérgica!Acordatodososdiaspulandodacama, e já fazendo algazarra em casa. Vai pra escola e ama educação física, chega em casa, faz suas tarefas e já sai com os amigos do bairro para brincar na rua, quando chega em casa no fim da tarde ainda tem um tempinho para jogar videogames. Janta com a família e se arruma para outrodiadeescola!Nosfinaisdesemanasaiapasseioscomsuamãee irmão. Num dia normal de florianópolis, estava chuviscando e pegou um resfriado, uma complicação respiratória aconteceu e ficou com pneumonia, então deve ser internado para a aplicação de antiinflamatorios e repouso, mesmo com isso continua uma criança muito ativa e precisa de um ambiente que forneça esse espaço seguro parausartodaesseenergia.
Objetivos
Aprenderomáximopossívelcomatividadesdivertidas
Desafíos
Estar hospitalizado por um período de tempo e não ter onde gastar a energiasenãonateladocelular.
Julia - Menina de 3 anos - Estudante na Creche
Julia é uma menina muito criativa, adora fazer artes manuais e experimentarcomtodasastexturaspossíveis,estáinternadanoHospital Universitário para a colocação de um implante coclear. A família, Henrique e Ana Maria, veio acompanhar essa jornada, auxiliando na adaptaçãodessanovaetapa,emproldacomunicaçãoeunião.
Objetivos
Conseguirsecomunicardeformaclaracomsuafilha
Desafíos
Cirurgiainvasivae aadaptaçãodosreceptores.
Crianças dessa faixa etária, 3 a 6 anos,estãonaidadedatomadade decisão, são ativas fisicamente, cheias de energia e criatividade, estão dispostas a experiências e sãocuriososporaprendizados,éa conhecidafasedo “porquê?”. Ocrescerdessaidadedemandaum sentimento de segurança, de conexões e relações, com outras criançase familiares.Éomomento deaprendernabrincadeiradoerroe tentativa, ter a liberdade e autonomia para explorar, já entendem as coisas concretas e estão começando a se ajustar à ideiadosimbólico.
PAINEL PÚBLICO ALVO
Brincadeiras
Alegre
Chamando atenção da criança por meio de formas, modelos e cores. “Conceito de lúdico está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionada com jogosecomoatodebrincar” (Fonte:Significados).
“Aprenderbrincando”.Tornar o dia a dia das crianças menos cansativo, fazendo com que elas sintam prazer noambiente.
ludicidade à estética, por meio de formas e elementos que chamem a atenção das crianças.
atribuiaojogoacapacidade de crianças explorarem as potenciais características inatasdoser. estimulam a interação, mexer,encaixar.Temcorese texturas.
A humanização abrange tudo no espaço que pode gerar influências sobre o usuário: iluminação, conforto térmico, acústico, cores,ergonomiaearelação entre interior e exterior. E que para humanizar é preciso entender o conceito deserhumano,énecessário a consciência de que a pessoaqueutilizaoespaçoé a peça fundamental na definiçãodecomodevesero ambiente.
o estado de completo bem-estar físico, mental e social.Ouseja,oconceitode saúdetranscendeàausência dedoençaseafecções. Física realizações frequentes e regularesdeexercícios. Dietaregradaeequilibrada Mental bem estar emocional e psicológico.
utilização das capacidades cognitivaseemocionais desenvolvimentosocial
desenvolvimento dos sentidos, dos movimentos dos músculos, o jogo é a assimilação do real, ela depende do adulto por inteiro.
a criança exercita movimentos motores mais precisos,comorasgar,pegar coisas, encaixar, montar e desmontar.
Éafasedofaz-de-contaque imitatudoetodos
Os jogos têm um sentido funcionaleutilitário.Osmais vistos são os de movimento e que ajudam no desenvolvimento natural e saudável, desenvolvem os músculos e coordenação motorafina.
É a fase escolar, a criança começa a incorporar conhecimentos
sistematizados, toma consciência de seus atos e começa a discernir o certo doerrado.
Começam a se libertar do egocentrismo, gostam de brincarjuntoaoutras.
1934
Apósadepressãoeconômica, o dono de uma loja de brinquedos criou um sistema de compartilhamento de brinquedos, para impedir que fosseroubado.
1963
O sistema se espalhou pela europa até que em 1963 a suécia inaugura a primeira LEKOTEK(ludoteca)
1971
1987
Ocorre o primeiro congresso internacionaldeToyLibraries, emToronto
No Brasil, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) implantou a primeira bibliotecalúdica. Com a implementação da Associação Brasileira de Brinquedotecas(ABBri)temos a divulgação da importância da experimentação no desenvolverinfantojuvenil
A brinquedoteca é um espaço que preza desenvolver a ludicidade e que proporciona às crianças atividades prazerosas, divertidas, mágicas, repleta de jogos, brinquedos e brincadeiras que possibilitam o desenvolvimento educacional e social das crianças. As crianças podem escolher o que querem fazernabrinquedotecaouparticipardepropostasplanejadasantecipadamente pelosprofissionais,osbrinquedistas.Oimportanteéestimularoatodebrincar.
Éumlugarondetudoconvidaaexplorar,asentir,aexperimentar.Quandouma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração, porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis. Se a atmosferanãoforencantadoranãoseráumabrinquedoteca.Umasalacheiade estantescombrinquedospodeserfria,comosãoalgumasbibliotecas(CUNHA, 2010,p.36-37).
Através dos brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança vai descobrindo e desenvolvendo suas aptidões para determinado jogo e brincadeira, como também a sua imaginação, criação, interação, descobertas do mundo real e imaginário.
Função pedagógica que permite a seleção de brinquedos de qualidade possibilitandoaosprofessores,pedagogos,psicólogosedemaisprofissionais, trabalhemàsnecessidadepsicopedagógicasdascrianças, função social que visa permitir que crianças de qualquer nível econômico possamteracessoaumavariedadedebrinquedosejogosindependentesde seucustoparaaquisição, função comunitária que permite que crianças aprendam a respeitar regras, estimulandoatrocadeinformações,reforçandoosentimentodecooperação ecompreensãoatravésdogrupodebrincadeirasqueseconstróinoambiente daBrinquedoteca função cultural quepossibilitaacriaçãodeumnovocírculodeamizadesentre ascriançasquefrequentamaBrinquedotecatrocandoinformações.
OBJETIVO
A principal função da brinquedoteca/ludoteca é valorizar o lúdico e respeitar as necessidades da criança. Além de resgatar o direito à infância, a brinquedoteca tenta estimular a criatividade eaespontaneidadedacriança tão ameaçada muitas vezes pela tecnologia educacional demassa.
BRINQUEDOTECA
Deacordocomanecessidadeépossívelcriardiferentesbrinquedotecas:
● emescolasecreches:temfinalidadepedagógica;
● emcomunidadesoubairros:estimulamasrelaçõesdevizinhança;
● as terapêuticas: auxiliam no tratamento de crianças portadoras de deficiências físicas e mentais, muitas vezes criando brinquedos adaptados;
● emhospitais:amenizamosofrimentodascriançasinternadas;
● em universidades: servem como espaço de pesquisa sobre o comportamentoinfantil,testandonovosbrinquedosebrincadeiras;
● as circulantes: atendem às crianças de periferias, através de ônibus, caminhonetes,...;
● em clínicas psicológicas: auxiliam no tratamento de crianças com problemascomportamentais;
● em bibliotecas e centros culturais: funcionam principalmente como espaçodeincentivoàleitura;
● as brinquedotecas temporárias: criam espaços de lazer e diversão em shoppingcentersegrandeslojas;
● em casa: reúnem brinquedos e ajudam as crianças a aprender sobre organizaçãoeresponsabilidade;
A criança quando entra em uma brinquedoteca deve ser tocada pela magia proporcionada peloambienteatravésdasuadecoração,poisaalegriaeoafetodevemserpalpáveis.Sea atmosfera não for encantadora não será uma brinquedoteca. Uma sala cheia de estantes com brinquedos pode ser fria.Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado com espaços que incentivem o faz de conta, a dramatização, a construção, a soluçãodeproblemas,asocializaçãoeavontadedeinventar.
Aumentaaatenção,concentração/ foco;
Despertaamemória;
Elevaaautoestima;
Despertaasensibilidade(emoção);
Melhoraacriatividade;
Melhoraodesenvolvimentomotore acoordenação;
Incentivaeexploraçãodoambiente eainteração;
Desenvolveacomunicaçãoverbal;
Diminui a agressividade, despertandoorelaxamentofísico;
Aumenta a oportunidade de escolhas.
Utilização de técnicas e atividadesartísticas:desenho, pintura, colagem e modelagem;
Utilização de técnicas e atividades perceptivas: teatro de fantoche e iniciação musical;
Utilização de técnicas e atividades construtivas: sucata;
Atividadesartesanais;
Atividadeslúdicas:brinquedos ebrincadeirasinfantis.
Estes foram classificados por famílias de brinquedos, adotando cores distintasparaascategorias:
brinquedos para as atividades sensório-motoras,corvermelha;
brinquedos para atividade física, azul escuro;
brinquedos para as atividades intelectuais,amarela;
brinquedosquereproduzemaatividade técnica,verde
brinquedos para o desenvolvimento afetivo,rosa;
brinquedosparaasatividadescriativas, azulclaro
brinquedos para as relações sociais, laranja.
Entendemos que a brinquedoteca hospitalar seja um espaço de promoção das interações entre as crianças e os adolescentes, possibilitando momentos de lazer, socialização e aprendizado, resgatando a auto-estima, a alegria e a vontade de viver. É inegável que a doença e a hospitalização significam, no mínimo, uma ameaça à integridade emocional da criança, podendo constituir-se numa situação estressante e traumática diante do que ela deverá enfrentar. A hospitalização pode ser considerada comoumadassituaçõesmaisansiosasparaumacriança.
Nesteperíododehospitalização,ascriançasseencontramfisicamentedebilitadas,em sofrimento, afastadas de seu ambiente social e familiar, das atividades cotidianas escolaresedeseuspares,deparando-secomumespaçodesconhecidoefrio,tendoem suavolta,pessoasestranhasvestidasdebranco,cominstrumentosassustadoreseque, ainda, realizam procedimentos dolorosos e, tudo isto, misturado com a ansiedade, o medo e aliados à espera da alta. Sendo o brincar um direito de toda criança, inclusive daquelaqueseencontrahospitalizadae,conhecendoospossíveistraumaspsicológicos decorrentes da hospitalização, promover o espaço da brinquedoteca para a criança brincar permite representar seus medos e ansiedades proporcionando um meio para enfrentar tal condição de estresse. A criança doente continua sendo criança e, para garantirseuequilíbrioemocionaleintelectual,ojogoéessencial.Quandoumacriançaou adolescente sofre uma internação hospitalar, há uma modificação no seu curso de desenvolvimento e na sua forma de ver o mundo. O brincar revela-se como um sinal de saúdenumcontextoquetemcomoprincipalobjetivoacuradeumadoença.
Mobiliários infantis são aqueles desenhados pensando nas crianças, seja de acordo com os seus princípios ergonômicos e anatômicos, ou de forma a assessorá-lasdaformamaisadequada.
TIPOS
Aquelesquefacilitamarelaçãoentreocuidadoreacriança possuemdimensõesqueseadaptamàergonomiadoadulto osquepermitemqueacriançaosutilizedeformaindependente. projetados para atender às necessidades ergonômicas da criança,emcadaetapadeseudesenvolvimento.
Comoocrescimentodascriançasocorredeformarelativamente rápida, é comum que os móveis deste segundo grupo sejam multifuncionaisoumesmoextensíveis.
HáregistrosnoEgitoAntigodequeacamafoia primeira peça de mobiliário projetada com dimensões adequadas para crianças pequenas.
Já na Grécia Antiga, o primeiro registro de mobiliário destinado às crianças tratava-se de um vaso posicionado sobre uma base alta com
espaçosparaposicionaraspernas,umadecada lado, no qual a criança poderia permanecer segura e limpa enquanto era supervisionada de longe. Outro marco importante conhecido, trata-se do período renascentista, quando famílias burguesas começaram a utilizar prateleirasàalturadascrianças,principalmente com o objetivo de organizar seus livros escolares.
ERGONOMIA
O objetivo da Ergonomia é otimizar as interações entre o Homem e os objetos, promovendo segurança, saúde e bem-estar aospequenosusuários.
As crianças representam um grupo muito importante na nossa sociedade, ainda que estejam em desenvolvimento têm necessidades específicas para o seu bem-estargeral.
Legislação:
Art.1- Os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico contarão, obrigatoriamente, com brinquedotecas nas suas dependências.
Parágrafo único. - O disposto no caput deste artigo aplica se a qualquer unidade de saúde que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação.
Art 2 - Considera-se brinquedoteca, para os efeitos desta Lei, o espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinados a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar.
Art.3- A inobservância do disposto no art. 1 o desta Lei configura infração à legislação
Sanitária federal e sujeita seus infratores às penalidades previstas no inciso II do art. 10 da Lei n o 6.437, de 20 de agosto de 1977.
Art.4- Esta Lei entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de sua publicação:
Brasília, 21 de março de 2005.
Essa lei representa valiosa conquista das crianças que, quando internadas em unidades de saúde, públicas ou privadas, terão uma brinquedoteca, contribuindo para diminuir o sofrimento de um tratamento hospitalar, com resultados comprovados de ajuda para o restabelecimento da saúde da criança.
Art. 6º O dimensionamento da brinquedoteca deve atender à RDC/ANVISA nº 50/2002, conforme descrito na Tabela Unidade Funcional: 3 –
Internação:
I - para os hospitais já em funcionamento e que não possuem condições de criar este ambiente específico é permitido compartilhamento com ambiente de refeitório desde que fiquem definidos os horários para o desenvolvimento de cada uma das atividades;
II - deve ser prevista uma área para guarda e higienização dos brinquedos;
III - a higienização dos brinquedos deve ser conforme o definido pela Comissão de Controle de Infecção do Hospital (CCIH);
IV - os horários de funcionamento devem ser definidos pela direção do hospital, tendo a criança livre acesso; e
V - para as crianças impossibilitadas de andar ou sair do leito, os profissionais devem facilitar o acesso desses pacientes às atividades desenvolvidas pela brinquedoteca, dentro das enfermarias.
O relatório “Better spaces for learning”, melhores espaços para aprender (em tradução livre), mostra que escolas confortáveis e bem planejadas exigem investimento mais baixo de construção e menor custo de manutenção. Os dados apresentados também ligam a arquitetura escolar à qualidade da educação. Estima-se que o impacto positivo na produtividade do ensino e aprendizado ganhe um incremento de até 15% quando os espaços são melhor projetados. Alémdisso,osprofessoresentrevistadostambémdisseram queumbomambienteincentivaummelhorcomportamento dos alunos e colabora, inclusive, para reduzir os níveis de bullying. Aliás, a redução de atos agressivos, verbais ou físicos, intencionais e repetidos, é uma das principais bandeirasnasescolasatualmente,noBrasilenoexterior.
Um case interessante de integração entre mobiliário e arquitetura escolar vemdeMadri,naEspanha.OprojetodoRICAStudioparaaescola“Englishfor Fun”(InglêsparaDiversão)contemplaaideiadequecadacriançaéespeciale única.Ainstituiçãoutilizaummétododeensinoquepriorizaacriatividadee aimaginação,alémdeestimulartodososcincosentidosnoaprendizado.
Comestemétodo,ascriançasadquiremoinglêssemesforço,participando de atividades recreativas e explorando tópicos de grande interesse em oficinaspráticasprojetadas,equeseutilizamdomobiliárioprojetado.
O corpo de arquitetos do RICA Studio, comandado por Iñaqui Carnicero e Lorena del Río, projetou “paredes habitáveis”. Chapas de aço dobradas fornecem a estrutura da parede, para abrigar nichos diversos e gavetas modularesdemadeira.Elastambémsãoutilizadasparaarmazenareexibiro trabalhodascrianças.
“Apreocupaçãoeraencontrarummaterialdebaixoimpactoambientalequenãofosse nocivoàsaúdedacriança”.
Já no que diz respeito ao design, a ideia, segundo eles, sempre foi a de obedecer à anatomia infantil. “Ao mesmo tempo, queremos permitir que os pequenos conheçam umpoucomaisdariquezadoPaís,pormeiodereferênciasdafaunaeflorabrasileira”, detalhaKarina.
As peculiaridades do design infantil – veja detalhes neste post -, e as pesquisas envolvendo os estágios de crescimento das crianças são o ponto de partida dos móveis.Afinal,elassemovimentammuitomaislivrementeeestãomaissuscetíveisa semachucarem.
Segundo os designers, há diversos pontos a serem observados. Entre eles, a proporção entre o assento e o cotovelo, para que apoiem corretamente o lápis ao desenharnamesa.Apossibilidadedeestenderaomáximoavidaútildosprodutos,a interpretação e a interação deles com as formas e os objetos também devem ser levadosemconsideração.
“Quandoacriançaestáconfortável,elaseconcentramelhor,aprendemaiseestimulaa posturacorreta”,afirmaEduardo.
ESTUDO DE CASO
Foramanalisadasempresasqueproduzem: móveisde escritório quecombinamcomoqueestánolugar;móveis sob medida para quartos infantis; móveis infantis e também alguns que trabalhamcommóveispara salas de aula ou hospitalares quetrabalham comalinhainfantil.
Dessaforma,produtosqueseassemelhemàscaracterísticasexigidasno projeto foram selecionados para servir de inspiração no futuro. O mobiliário foi pensado com características organizacionais, com temas divertidosedestinadosaopúblico infantil.
Durante toda a pesquisa, não foram encontrados produtos com as mesmas características e função do que as necessidades impostas no espaçoenoprogramadenecessidadesdoprojeto.
Foi realizada uma análise mais aprofundada do produto para fabricantes de móveis infantis que possuem mais propriedades necessárias para o móvelfinal.
Portanto,oscritériosparaasanálisesforam:Nomedoproduto,Nomeda empresa, Preço, Material, Cores, Dimensões do produto, se possível organizaçãodosmateriais/objetos,Estética,Pontosfortesefracos.
Nome: Armárioparaarrumação
Fabricante: FaveroHealthProjects
Material mdf revestido com filme plástico
“A falta de espaço nos quartos dos pacientes hospitalares é um problema frequente. A solução oferecida pelos projectos de saúde da favero é um produto totalmente inovador,umcontentorpararoupae
pertences pessoais que funciona comoumarmáriodecabeceira,com um design compacto e montado sobrerodas”
ESTUDO DE CASO
Positivo
- materiais corretos para contexto
- cores para crianças
- Fixo
Negativo
- Armário não tem ergonomia para crianças
Positivo
- fechado
- lúdico
- - forma
- espaço com divisórias
Negativo - Cor - Espaço com o piso
Nome: Armárioparacasainfantil
Fabricante: Vingo
Material aglomeradolaminado
Preço: 1.212,01R$
Um armário excepcional para criançascomumdosseleumaporta parafechartesouroseroupas.Duas janelas práticas permitem que as crianças transformem o armário em umacasadebrinquedos.
A construção especial do rack fechado com teto pode conter até 120Kg
Dimensõesvariadas
Nome: FIND ARMÁRIO MÉDIO
2PORTAS
Fabricante: Tok&Stoke
Material MDP com Laminado
Melamínico
Preço: 1.399,00R$
Altura112.40CM
Largura77.00CM
Profundidade38.50CM
Peso25.00KG
ESTUDO DE CASO
Positivo
- divisórias internas
Negativo
- Falta do Lúdico
- Pontas retas
- forma
- falta de cor
Positivo
- Forma
- Ludicidade
- divisórias
- ergonomia
Negativo
- não permite a utilização de todos
- materiais não ideais para hospital
- difícil manutenção
Quaisanecessidadesbásicasdoprojeto
Expectativadoprojeto
Temalgumplanofuturoparacurto,médio,longoprazoqueinterfiranoprojeto arquitetônico?
Qualasuamaiorpreocupaçãoaorealizarumprojeto?
Qualaquantidadedefuncionários?
Missão,Visão,Valoreseprincípios
Quaisosserviçosoferecidos?
Qualonúmeroestimadodevisitantes?
Oqueprecisasermantidoeoquepodesermudado?
Quaissãoosobjetivosevisãodoprojeto?
Oquequercomunicar?
Dentrodassuasnecessidades,existeumaordemdeprioridadenaexecuçãodo projeto?(ex.pintarasparedesémaisimportantequetrocarosmóveiseestes
maisnecessáriosquealterarailuminação)
qualomoodquegostariadecriarnoambiente?
Existealgumitemdevalorafetivoouquegostariamdemanter?
Qualéarotinadolocal?Descrevaasprincipaisatividadesquecostumamou desejamexecutarnoimóvel.
Hobbies/hábitosdostrabalhadores
Existemanimaisdeestimaçãonolocal?
Sim Não
Precisamdeumlugarespecífico?
Vocêe/oualguémqueutilizaráoespaçoéalérgico,possuialgumproblemade saúdeoualgumadeficiência?
Vocêe/oualguémqueutilizaráoespaçoévegano?
Sim Não
Vocêgostadeplantasnoambiente?
Sim Não
Você cultiva plantas, flores ou temperos? Onde gostaria de ter um cantinho para essaprática?
Quaistiposdeeventosocorremnaedificação?comquefrequência?
Descrevaasprincipaisatividadesquecostumamoudesejamexecutarnoimóvel.
Qualmomentododiaquetodosficamjuntosequalaatividadefavoritadafamíliaparapassarotempo?
GostamdeassistirTV?Descrevaoambienteperfeitoparaessaatividade.
Sevocêpudessesetransportarparaumfilme,qualseria?
costumaler?Emqueambiente?
Quaisassuascorespreferidas?Gostadetonspastéisouvibrantes?
Qualtipodeiluminaçãovocêgosta?(exemplo:muitaluz,poucaluz,direta,fria,quente)
Oquevocêachadeespelhosnadecoração?
Qualasuarelaçãocomatecnologia?Oqueachadeautomação(som,vídeo,arcondicionado,cortinas)?Eosistemadeaspiração?
Aquecimentodepiso?
Qualaprimeiracoisaquechamaasuaatençãoemumnovoambiente?
Quetipodeelementovocêachaqueenfeitaumambiente?
Algumdesejoousonhoespecíficoquedevaserlevadoemconsideraçãonahoradeprojetar?
Qualtexturamaisagrada
Corespecíficaoucombinaçãocromática?
Quecorjamaispintariaaedificação
Quetipodeacabamentomaisagrada
Importante:
Temalgumaobservaçãoimportanteafazersobreoprojetoquedesejacontratar?
particularidade/demanda específica, projeto sustentável, preferência de estilo, qualquer informaçãoquepossainfluenciarnaconcepçãodoprojeto.
Algumreaproveitamentodemóvelexistente?Quaisequaismedidas?
Algumobjetodecorativoquepossuivaloremocionaleafetivo:
Algumelementoarquitetônicooudecorativoquedesejadestacar?
Oquenãopodefaltarnesseambiente
Brinquedoteca
Oqueesperaqueoespaçoofereça?
Quantotempoascriançasdispõemparautilizarabrinquedoteca?
Comovocêdefineabrinquedoteca?
Dequemaneiraascriançasutilizamoespaçodabrinquedoteca?
Quaisasmaioresfrustraçõesdoespaço
Qualarotinadascrianças?
PRIORIDADE
● cor
● espaçodechão
● armazenamento
● dinâmicadoespaçoefluxo
● decoração do espaço e inclusive doteto.
● chamar atenção do resto da ala pediátrica, porta com coisas chamativas-molduradelego?
MOBILIARIO LÚDICO Divertido Obrigatória Análise Sincrônica
Educativo Desejável Entrevista
Forma Obrigatória Análise Sincrônica
ESTÉTICA Elementos lúdicos Obrigatória Entrevista
Cores Obrigatória Análise Sincrônica
Tema Desejável Análise Sincrônica
CONFORTO Ergonomía Obrigatória Análise Sincrônica
SEGURANÇA Canto arredondado Obrigatória Análise Sincrônica
Mobiliário psiquiátrico Desejável Análise Sincrônica
Funcionalidade Armazenagem Fechada Obrigatória Entrevista
Divisórias variáveis Obrigatória Análise Sincrônica
Intuitivo Desejável Análise Sincrônica
Materiais condizentes para limpeza Obrigatória Entrevista
MOBILIDADE Fixo Obrigatória Entrevista
MÓDULO Organizacional Obrigatória Entrevista
Multifuncional Desejável Análise Sincrônica
AMBIENTE
Diferenciação dos espaços e ambientes, sempre trazendo a FUNCIONALIDADE o BONITO para as Crianças e o
ACONCHEGANTE
● Trazer cor para o ambiente e a madeira.
● cantodaleitura
● cantodepintura.
● cantododescanso
● momentodechão
● localdofazdeconta
● cantinhodasaúde
● cantodobrinquedo
● Cantodamovimentação
LEITURA Ler, Descansar, Estudar estante, livros, local para sentar 2 Puffes, 3 Estante, Iluminação Direta, Almofada PINTURA Artes Manuais, Pintar, Decorar, Estudar mesa, cadeira, papéis, pincéis, tintas, expositor
1 mesa e cadeiras, 1 armário de papel, organizadores de material, estande de papel rolo,
DESCANSO Dormir, Relaxar, Conversar tv, sofá, almofadas sofa, rack de tv, almofadas
CHÃO Conversar, Brincar, Sentar, Correr, Pular, Dançar tapete, rádio tapete móvel, local para rádio
FAZ DE CONTA Imaginar, Apresentar, Brincar espelho, palco, cabideiro, acessórios cabideiro, Local de armazenagem, Espaço para movimentação.
SAÚDE Higienizar, Estudar pia, álcool, sabonete, papel 2 Pias, Espelho, Sabonete, Dispenser de Álcool
BRINQUEDO Experienciar, Brincar, Divertir organizadores, mesas cadeiras Armários de Armazenagem, Caixas organizadoras, 3 mesas, 6 cadeiras por mesa
● Olúdicodeveestarpresentenasformas,desenhosouatémesmocores, parachamaraatençãodascrianças.
● O produto deverá ser um móvel organizador, para guardar os materiais das crianças e dos brinquedistas (brinquedos, lápis, tintas cadernos, livros,etc)
● Possui nichos organizadores e é possível ser um mobiliário multifuncional.
● Omóveldeverátercantosarredondadosparasegurançadospacientes.
● O móvel deverá ter uma estética que o integre com o ambiente (HOSPITAL).
● Omóveldevetertamanhocompatívelcomascriançaseestagiários.
● Criatividadeparaousarnascores,nositensdecorativoseaté naformadoambiente;
● Texturasdiferentesemummesmocômodo;
● Objetos que trazem boas lembranças ou com valor emocional;
● Um ambiente personalizado e único, que tem a cara da pessoaquemoranele,traduzindoseuestilodeviver;
● Misturadetendênciaseestilos;
● Harmonia entre todos os elementos que compõem o ambiente;
● Composiçõesinesperadas,quegeramumefeito“UAU!”,sãoa caradomaximalismo.
“Bom design não é apenas aparência. É sobre resultados positivos e economia de recursos” – Riba
CONCEITO IMAGEM SENSAÇÃO APLICAÇÃO REF 01 REF 02
MAXIMALISMO Imersiva e encantadora texturas cor Decoração
LÚDICO
Criatividade e empolgação alegre tema, forma
ACONCHEGO Conforto Materiais iluminação
O ambiente deve oferecer uma interação funcional, coerente e segura para a criança A percepção de elementos que constituem o espaço físico de um indivíduo é afetada por questões relacionadas ao grau de atenção, ao seu interesse e às suas capacidades físicas e psicológicas.
Seria o exercício de controle, físico ou psicológico exercido pelo indivíduo sobre o seu ambiente.Nonívelsubjetivo,o comportamento está relacionado ao significado do ambiente, é influenciado por fatores interpessoais e dependedospadrõesculturais e das regras sociais. Já no nível objetivo, o comportamento está relacionado às condições de conforto, influenciado pelas qualidades ambientais que favorecem a realização de atividades.
Com foco em pesquisa: as diretrizes projetuais são frutos de pesquisa e/ou são testadas com usuários, comumente empregando técnicasdemensuração.
Comfoconousuário
ComfoconoDesign
Comfocoempesquisa
Comfocoemteoria
Enquanto atua sobre o ambiente criando novas possibilidades de exploração, a criança aprende sobre o mundo a sua volta e sobre suas próprias condições de atuaçãosobreele.Acriança quando entra em uma brinquedoteca deve ser tocada pela magia proporcionada pelo ambiente através da sua decoração,poisaalegriaeo afetodevemserpalpáveis.
Promoveraestimulaçãosensorial,evitando-seambientesmonótonos,repetitivos,com
pouca legibilidade ou orientabilidade. Explorar diferentes cores, materiais e formas, bem como criar boas condições de comunicação visual, em especial de sinalização, ajustando-seaoperfilenecessidadesdospacientes.
Os sentidos humanos são aguçados pela visão, audição, tato, olfato e paladar, e cada um dessesépercebidoemmaiorou menor intensidade de acordo com os estímulos que recebemos por meio dos elementos arquitetônicos que nos cercam. Isso pressupõe que um determinado ambiente pode aguçar mais um dos sentidos do que o outro, embora vários possam ser ativados.(OKAMOTO, 1999apudBIGOTO,s/d,p.23)
Porexemplo,pacientesemtratamentoparadepressãopodemdemandarambientesmais estimulantes em relação a pacientes recém-operados, que precisam de maior tranquilidadeecalma.
O hospital, que além de trazer demandas físicas de outras construções comuns, ainda tem mais um requisito de RECUPERAÇÃO, o estresse físico e psicológico estão presentes e podem ser fortemente prejudiciais.
LUZ
Naprimeira,aluzafetaaretinadenossos olhos, através do sistema óptico, regulando nosso metabolismo, o sistema endócrinoehormonal.Asegundamaneira é a partir da nossa pele, que a partir do processo fotossintético, acaba por produziravitaminaD
AROMA
Cheiros agradáveis diminuem o estressedopaciente cheiro de medicamentos e esterilizaçãopodemcausaransiedade, medo e estresse, por conta disso a implementação de plantas purificam o ar
TEXTURA
Aescolhapersonalizadapara o projeto deve considerar característicasdosmateriais a serem empregados na combinação como durabilidade, resistência, manutenção, aspectos térmicos, acústicos e anti derrapantes.
FORMA
Ousodeformasvariadasem um mesmo espaço provocam um estímulo sensorial,criandodistrações positivas no ambiente, as formas podem ser potencializadas com as cores.
COR
Ascoresinfluenciamfortemente no emocional e no psicológico, alémdealterar térmico o efeito psicológico das cores nos usuários do espaço, principalmente no ambiente hospitalar, onde a escolha das cores pode fazer uma pessoa saudávelparecerdoenteouuma doenteparecersaudável
SOM ambientes com ruídos de longa permanência, causam irritação, frustração, mau humor, uma diminuição na capacidadedeaprendizadoe uma redução do limiar de dor, muito importante ser considerado no ambiente de RECUPERAÇÃO.
Linha: verticais e horizontais. longas e curvas. dando a sensação de amplitude
Forma: quadradas e retangulares arredondados, sintetizando folhas
laminado de alta pressão
GRANDES PLANOS
Espelho
MÉDIOS PLANOS
PEQUENOS PLANOS
Couro sustentável acrílico colorido
Vinílico em Manta
https://www.armstrongceilings.com/commercial/pt-br/commer cial-ceilings-walls/calla-ceiling-tiles.html#!filter=marketusearea %3A%3AAssist%25C3%25AAncia%2520M%25C3%25A9dica%25 7CLobby%252FRecep%25C3%25A7%25C3%25A3o
Courin Acquablock
Lona
TINTA
A tinta especial para hospital está disponível em algumas variações de modelo: existem tintasantialérgicaseanti-mofo, que são mais fáceis de limpar e evitam a proliferação de bactérias, essencial para ambientes hospitalares. No entanto, há uma diferença nos ambientes hospitalares que deveserestudado.
devesersemodoredesecagem rápida,oqueevitaoincomodoe complicaçõesempacientes.
a613 - carinho especial
c661 - azul cetim
r604 - fascinio e613 - brilho quente
e050 - samambaia
e311 - estancia
d312 - Colibri
z037 - opalina
p136 - bolo de cenoura
a049 - verde patina
Pisosemmantas,soldadasentresia600°csubindoorodapécomamesmapeça, formandoumpisoúnico(monolítico),amantaéopisoparahospitalcommelhor higienização, piso impermeável, sendo o mais recomendado pela vigilância sanitária para as áreas mais críticas dos hospitais. Esse piso atende às regras pré-estabelecidas pela ANVISA que além das características acima, determina queopisoparahospitaltenhacomimpermeabilidademenorouiguala4%eseja antibacteriano,oquegaranteatotalassepsia. Opisodeveseragradávelaotoque,absorverruídos,serantiderrapanteedefácil manutenção
Vinílico em Manta
Ousodetapetesecarpetesnãoérecomendável,
PLANTAS INTERNAS:
Anturio, LíriodaPaz, Lavanda, BroméliaGuzmaniae
Begonia
BeijinhodeJardim, LíriodaPaz, Violeta, FlordeMaio
,OrquídeaBorbolet
PeperomiaCaperata
PAINELDEPAREDE-MOOUI
Decorações-MOOUI
ESPELHOS - Arco, lEAO Girafa
CadeiraemVimePétalas sofámodularBaobá
Aromatizador de Ambiente de Jasmim
Arcos
Árvore - Folha
● CasaLight/StudioGuilhermeTorres
● HospitalInfantilEKH/IF(IntegratedField)
● ExtensãodoHospitalUniversitáriodeLausanne/meier+ associesarchitectes
● SakoArchitects!
● ÁreadeleituraX+Living
● CASADERAIZ
● http://www.thepod22.com/gallery/
● AescolinhaNiaSchool,noMéxico
● https://creating-classrooms.com/haba-furniture-catalog ue/
● https://brubrinq.com.br/?s=brinquedoteca
● https://institutosabin.org.br/projetos/promocao-s aude-bem-estar/ludoteca/
● https://www.cienciashumanas.com.br/resumo_arti go_3750/artigo_sobre_ludoteca
● https://www.cienciashumanas.com.br/resumo_arti go_4766/artigo_sobre_o_jogo_e_a_exploracao_do_ espaco_ludico
● SOUZA,AnaPaulaM.B..LUDOTECAUMESPAÇO LÚDICO2010
● https://www.pedagogia.com.br/artigos/importanci adabrinquedoteca1/index.php?página=1_________ (Org.).Brinquedoteca:acriança,oadultoeolúdico. Petrópolis:Vozes,2000.
● FRIEDMANN,A.Brincar:crescereaprender–O resgatedojogoinfantil.–SãoPaulo:Moderna,1996.
● VYGOTSKY,L.Aformaçãosocialdamente.São Paulo:MartinsFontes,1989.
● ClínicoePedagógicodeCriançasHospitalizadas
● https://www.aecweb.com.br/revista/materias/dica s-e-recomendacoes-para-especificacao-de-mobili ario-hospitalar/21050
● https://medworld.com.br/blog/entenda-a-importa ncia-do-design-em-ambientes-hospitalares/
● https://www.institutopriorit.com.br/como-e-o-trat amento-do-autismo-enriquecimento-do-ambiente/
● Redesenhodebrinquedos:umaabordagemapartir
● AinfluênciadacoremambienteslúdicosRosely
JessicaBalboaBalbo
● DesigndeInteriores–AmbientaçãoeProduçãodo
EspaçoInstitutodePós-Graduação-IPOGSão
Paulo,SP,08/02/2018
● SANTOS,SantaMarliPiresdos.(Coord.) Brinquedoteca:olúdicoemdiferentescontextos.
● Petrópolis:Vozes,1997.
● Carneiro,M.A.B.Brinquedosebrincadeiras: formandoludoeducadores.SãoPaulo:
● Articulação/UniversidadeEscola,2003.
● https://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/brinq uedotecas-tipos-e-funcoes.html
● CUNHA,N.H.S.Brinquedoteca:definição,histórico noBrasilenomundo.
● In:FRIEDMANN,A(org)Odireitodebrincar:a brinquedoteca.SãoPaulo:Scritta,1992,
● KISHIMOTO,T.M.Diferentestiposdebrinquedoteca. In:Friedmann,A.Odireitode
● brincar:ABrinquedoteca.4.ed.SãoPaulo:Abrinq, 1998.p.53-63.
● BrinquedotecaHospitalar:OPapeldoPedagogono Desenvolvimento
● https://www.archdaily.com.br/br/949723/escala-h umana-para-criancas-um-historico-sobre-mobiliari
os-infantis#:~:text=Os%20primeiros%20registros %20de%20mobili%C3%A1rios,co%2Dsleepers)%20 e%20ber%C3%A7os.
● VODENOVA,Pavlina.HistoryofChildren´sFurniture andInterior,2019CDaprey
● Daprey,C.2009.Designpourenfants,Paris. Frizgerrell,S.1996.MueblesInfantiles:Furniturefor Children.
● https://www.researchgate.net/publication/339103
834_HISTORY_OF_CHILDREN'S_FURNITURE_AND_I NTERIOR