



SINCE 1934
- Uma porta de entrada para ideias e percepções -
Como parte do nosso compromisso de nos mantermos na vanguarda, temos o orgulho de apresentar a revista Tranemo News. Aqui, reunimos artigos interessantes, exploramos temas actuais em profundidade e partilhamos a nossa experiência consigo. Desde lançamentos de produtos e tendências emergentes até análises detalhadas, fornecemos as informações de que precisa para prosperar num mundo em constante evolução.
Nesta edição, destacamos as nossas mais recentes inovações em vestuário de trabalho de malha confortável e ignífugo - concebido para combinar segurança, funcionalidade e conforto excecional para o seu dia de trabalho.
Esta revista é mais do que apenas notícias - é uma janela para a nossa visão e para as formas como estamos a fazer avançar o mercado. Se procura conhecimento, inspiração ou uma antevisão do que está para vir, veio ao sítio certo.
Juntos, vamos explorar o futuro. Junte-se a nós nesta viagem!
06 / Ignífugo, em laranja, e alta visbilidade
10 / Produção sueca
14 / Inovação e conforto
18 / O nosso caminho rumo a uma gama sem PFAS
24 / Ações Sustentáveis
26 / A verdadeira segurança começa consigo
30 / Proteja as suas mãos
34 / Onde as roupas são produzidas
38 / The Tranemo World
40 / Colaboração próxima
42 / Preocupamo-nos
44 / Novidades
Produzir um tecido ignífugo com cor laranja altamente intensa que cumpra os requisitos da norma EN ISO 20471 é muito difícil de conseguir sem adicionar poliéster à mistura de fibras. Uma vez que o poliéster não é uma fibra ignífuga, o desafio consiste em combinar Alta Visibilidade e capacidades ignífugas na mesma peça de vestuário.
Em comparação com os têxteis amarelos de Alta Visibilidade, onde a fibra Modacrílica inerente ignífuga em combinação com o algodão pode ser utilizada em vez do poliéster, torna a cor amarela mais fácil de produzir. Na Tranemo, conseguimos desenvolver um tecido com apenas 29% de poliéster, em comparação com os 50% que são comuns no vestuário de Alta Visibilidade cor de laranja. Esta redução diminui o risco de ignição e aumenta a capacidade de resistir a energias elevadas em caso de arco elétrico. Foi necessária uma combinação cuidadosamente equilibrada de fibras ignífugas para cumprir os elevados requisitos de segurança e desempenho.
O tecido foi concebido com fibras ignífugas no interior, mais próximo da pele, para proporcionar uma elevada segurança e conforto. Ao mesmo tempo, o exterior cumpre os requisitos de alta visibilidade. Para equilibrar a proteção e o conforto, optámos por um tecido de 220 g/m², ligeiramente mais pesado do que as nossas T-shirts Hi-Vis amarelas com 180 g/m², mas necessário para passar nos testes de retardamento de chama e de arco elétrico. O resultado é uma T-shirt Hi-Vis laranja ignífuga que combina a máxima segurança com um elevado conforto e durabilidade.
SVENSSON
A Louise adora novos desafios, tais como a produção de uma nova malha ignífuga em cor de laranja de alta visibilidade.
A dedicação dela para criar este produto inovador e de alta qualidade, tendo o foco no conforto e na segurança do utilizador, destaca a sua paixão e profissionalismo nesta área.
T-shirt antifogo inerente. Tecido Sem PFAS, 50% de algodão é reciclado. 5276 92 50 laranja
EN ISO 14116 index 3
EN 1149-5
EN ISO 20471 CL.3 CL.2* (XS-M)
T-SHIRT MANGA COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt manga comprida, antifogo inerente, com alta visibilidade. Tecido Sem PFAS, 50% de algodão é reciclado.
5277 92 50 laranja
EN ISO 11612 A1 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ARC RATING TEST PENDING
EN 1149-5
EN ISO 20471 CL.3
T-SHIRT MANGA COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt manga comprida, antifogo inerente, com alta visibilidade. Tecido Sem PFAS, 50% de algodão é reciclado.
5262 92 93 laranja/azul escuro
EN ISO 11612 A1 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ARC RATING TEST PENDING
EN 1149-5
EN ISO 20471 CL.2*
T-SHIRT MANGA COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt antifogo com mangas compridas e gola redonda, nas mangas. Tecido Sem PFAS, 50% de algodão é reciclado.
6382 89 93 laranja/azul escuro
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 3,9 cal/cm² EBT: 4,6 cal/cm²
EN 1149-5
TRANEMO SKINSAFE
Benefícios, desafios e perspectivas futuras para os têxteis ignífugos.
A produção europeia está no centro da atividade da Tranemo; de facto, 90% de toda a nossa produção tem lugar na Europa. Trabalhamos em estreita colaboração com um pequeno número de fornecedores para desenvolver materiais de alta qualidade, inovadores e sustentáveis. Os objectivos partilhados garantem que todos os produtos cumprem os nossos elevados padrões de funcionalidade, durabilidade e segurança. Apesar dos desafios da produção de têxteis técnicos, vemos um futuro positivo para a produção europeia, onde continuamos a impulsionar o desenvolvimento de um vestuário de trabalho sustentável.
A capacidade de fazer alterações rapidamente, ajustar padrões ou materiais, é inestimável, explica o diretor de produção da empresa.
Durante o outono, visitámos o nosso parceiro sueco que fabrica a maior parte do nosso vestuário de malha ignífugo. A produção na Suécia dá-nos uma série de vantagens competitivas, sendo que a maior delas é a proximidade e a flexibilidade na produção. A capacidade de fazer alterações rapidamente, ajustar padrões ou materiais, é ”inestimável”, explica o diretor de produção da empresa. Esta flexibilidade permite reagir rapidamente às necessidades dos clientes e criar soluções personalizadas para vestuário de trabalho ignífugo.
O nosso fornecedor é conhecido pelo seu elevado nível de automatização, que o ajuda a manter os custos de produção baixos sem comprometer a qualidade. Dispõem de conhecimentos técnicos avançados, que lhes permite testar novas fibras e fios numa fase inicial do processo. Este processo significa que somos frequentemente os primeiros a inovar. A combinação de automação e conhecimentos técnicos permite-nos estar na vanguarda do desenvolvimento de têxteis e vestuário de trabalho ignífugo.
A produção de têxteis técnicos e ignífugos apresenta vários desafios. Um dos mais difíceis é o facto de as fibras utilizadas para a retardância à chama tenderem a encolher mais do que outros materiais, exigindo padrões e desenhos cuidadosamente adaptados. Trata-se de encontrar o equilíbrio correto entre o retardamento de chama, o encolhimento e a durabilidade”, afirma o diretor de produção. Ao selecionar cuidadosamente os materiais e ao utilizar processos de fabrico avançados, conseguimos garantir que o vestuário de trabalho mantém as suas propriedades funcionais, mesmo após muitas lavagens.
É necessária uma cooperação estreita para desenvolver e certificar constantemente materiais ignífugos. É por isso que realizamos reuniões regulares entre o desenvolvimento de produto, a produção e as compras, o que nos permite resolver rapidamente desafios operacionais e estratégicos. A nossa colaboração no desenvolvimento e certificação de materiais retardadores de chama baseia-se no diálogo contínuo e na inovação conjunta.
O futuro do vestuário de trabalho e dos têxteis técnicos fabricados na Suécia afigura-se muito promissor. Vemos uma procura crescente de vestuário de trabalho de malha macia e confortável, mas também sustentabilidade e as alternativas amigas do ambiente estão a receber cada vez mais atenção. A título de exemplo, reduzimos a utilização de algodão cultivado utilizando 50% de algodão reciclado nos nossos tecidos retardadores de chama. Menos algodão cultivado contribui para uma cadeia de abastecimento mais sustentável. Ao mesmo tempo, temos vários projetos interessantes em curso, nos quais estamos a testar e a avaliar fibras que poderão vir a substituir o algodão.
Estamos convencidos de que cada vez mais pessoas vão querer utilizar vestuário de malha no trabalho, razão pela qual continuaremos a desenvolver produtos mais flexíveis, sustentáveis e inovadores.
T-SHIRT MANGA
COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt manga comprida, antifogo inerente, com alta visibilidade e produzida sem PFAS. ELIM: 8,3 cal/cm².
5084 86 55 amarelo fluorescente
5094 86 55 amarelo fluorescente
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 8,3 cal/cm² EBT: 9,3 cal/cm²
EN 1149-5
EN ISO 20471 CL.3
EN 13758-2
TRANEMO SKINSAFE
Para muitas indústrias onde existem riscos de arco elétrico, a proteção de 8 cal/cm² é o mínimo para garantir a segurança dos trabalhadores. Conseguir esse nível de proteção numa única camada tem sido um desafio - até agora.
T-SHIRT MANGA
COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt antifogo de alta-visibilidade com fecho de correr na frente. ELIM: 8,3 cal/cm². Sem PFAS.
5080 86 55 amarelo fluorescente
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 8,3 cal/cm² EBT: 9,3 cal/cm²
EN 1149-5
EN ISO 20471 CL.3
EN 13758-2
TRANEMO SKINSAFE
T-SHIRT MANGA
COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt antifogo com fecho de correr na frente. ELIM: 8,3 cal/cm². Sem PFAS. 6361 86 94 amarelo fluorescente/azul escuro
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 8,3 cal/cm² EBT: 9,3 cal/cm²
EN 1149-5
TRANEMO SKINSAFE
T-SHIRT MANGA
COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt manga comprida, antifogo inerente, e produzida sem PFAS. ELIM: 8,3 cal/cm². 6362 86 94 amarelo fluorescente/azul escuro
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 8,3 cal/cm² EBT: 9,3 cal/cm²
EN 1149-5
TRANEMO SKINSAFE
As nossas T-shirts de manga comprida têm um valor ELIM de 8,3 cal/cm² numa única camada. Combinam a proteção contra o calor, as chamas e o arco elétrico com um modelo fino e confortável.
As peças de vestuário são feitas de malha interlock inerentemente ignífuga e estão disponíveis em duas variantes diferentes: uma amarela com refletores flexíveis que proporcionam alta visibilidade de classe 3 sem restringir a liberdade de movimentos, e uma azul-marinho com pormenores amarelos. A leveza e a flexibilidade do material tornam a T-shirt ideal para turnos longos, especialmente em climas mais quentes ou em ambientes interiores.
A T-shirt não contém metais, o que a torna adequada para locais de trabalho onde os metais representam um risco ao conduzirem calor ou eletricidade, ou ao riscarem superfícies sensíveis, como acabamentos de automóveis.
Esta T-shirt oferece uma elevada proteção numa única camada, eliminando a necessidade de uma sweatshirt ou casaco. É um fator de mudança para quem dá prioridade à segurança e ao conforto. Para quem transita entre zonas de alto risco e tarefas menos perigosas, proporciona uma proteção confortável durante todo o dia.
8 cal/cm² nunca foi tão confortável!
*Proteja sempre todo o corpo com o EPI apropriado.
TRANEMO SKINSAFE™ ELIM: 19 cal/cm² APC 2
*Proteja sempre todo o corpo com o EPI apropriado.
TRANEMO SKINSAFE™
Radiant heat: C2 RHTI24: 28,3s
O desenvolvimento sustentável implica abordar a sustentabilidade sob várias perspetivas. Continuamos focados em desenvolver vestuário de trabalho de alta qualidade e longa duração, produzido maioritariamente na Europa. No entanto, também precisamos de considerar o impacto ambiental e climático em todas as fases do ciclo de vida do produto.
Em 2021, introduzimos a nossa primeira gama de roupa ignífuga, Cantex WS, confecionada com um tecido com acabamento livre de PFAS, desenvolvido através de uma extensa investigação e testes em parceria com um dos nossos principais fornecedores europeus de tecidos. Este foi o início da nossa jornada para eliminar os PFAS de todos os nossos tecidos onde não sejam essenciais, reafirmando o nosso compromisso de minimizar a poluição e promover vestuário de trabalho sustentável.
Até 2025, a Tranemo utilizará exclusivamente tecidos livres de PFAS, com uma exceção. O tecido que mantém a impregnação com PFAS é utilizado na gama Apex, projetada para proteger contra salpicos químicos de óleo, O-xileno e butanol. Infelizmente, ainda não foi identificada uma alternativa adequada para proteger contra estes perigos específicos e, neste caso, a nossa prioridade deve ser a sua segurança no trabalho.
Estamos cientes de que a transição para um stock completamente livre de PFAS não pode ser alcançada de um dia para o outro; levará anos a ser concluída. Contudo, podemos afirmar com orgulho que:
Como o Tera TX é a nossa gama mais extensa e popular de vestuário de trabalho ignífugo, este passo representa um marco significativo na nossa jornada de eliminação de PFAS. Com exceção de uma gama, todo o nosso vestuário de trabalho é agora produzido com tecidos que são originalmente livres de PFAS ou tratados com uma impregnação sem PFAS.
Anna assegura que todos os tecidos Tranemo incorporam as mais recentes inovações, com um forte foco na segurança e sustentabilidade ambiental.
Equilibrar opções sustentáveis numa empresa de vestuário de trabalho para indústrias pesadas, onde a proteção é primordial, é um desafio, mas também uma fonte de motivação que a impulsiona.
Então, Anna, como é que um tecido livre de PFAS pode ser repelente à água?
Tanto os acabamentos com PFAS como os sem PFAS operam com o mesmo princípio - criar uma superfície no tecido com uma tensão superficial inferior à do líquido, permitindo que este escorra facilmente. Para alcançar este efeito, os tecidos foram frequentemente impregnados com PFAS, químicos prejudiciais ao ambiente com uma ligação carbono-flúor altamente resistente, e praticamente impossível de ser degradada pela natureza.
Na alternativa livre de PFAS que usamos na maioria dos nossos tecidos repelentes à água, a ligação prejudicial carbono-flúor foi substituída por uma ligação carbono-hidrogénio”, explica Anna. ”Esta alteração cria uma tensão superficial no tecido inferior à de muitos líquidos, embora não repila óleos de forma eficaz. Atualmente, apenas um acabamento com PFAS pode proporcionar uma repelência eficaz aos óleos.”
A ligação carbonohidrogénio ocorre naturalmente na natureza; por exemplo, permite que gotas de água escorram das folhas após a chuva e que a água escorra das penas de um pato.
PFAS
As substâncias per- e polifluoroalquílicas (PFAS ou PFC) são um grupo diversificado de químicos artificiais utilizados numa vasta gama de produtos de consumo e industriais. Os PFAS são resistentes à gordura, óleo, água e calor, sendo maioritariamente usados como impregnação repelente de sujidade de óleo em vestuário.
ler mais sobre PFAS
A impregnação cruzada permite que peças de vestuário com acabamento de PFAS sejam reimpregnadas com um acabamento livre de PFAS, e vice-versa.
Para vestuário com proteção química em conformidade com a norma EN 13034, a reimpregnação após a lavagem é necessária para manter as propriedades protetoras. Através de testes extensivos, verificámos que a impregnação cruzada em ambas as direções preserva a repelência à água e aos produtos químicos de todos os produtos, garantindo a conformidade contínua com a norma EN 13034, independentemente do acabamento escolhido. Um resultado perfeito para a eliminação gradual dos PFAS.
A lavagem e a reimpregnação devem ser sempre realizadas em lavandarias industriais equipadas para executar o processo corretamente num sistema fechado.
Como a impregnação cruzada é possível, as lavandarias não precisam de separar as peças livres de PFAS das que contêm PFAS. Além disso, isto também significa que as lavandarias podem escolher se querem usar uma reimpregnação com PFAS ou livre de PFAS em vestuário certificado para ácidos e alcalinos. Um grande passo rumo a um futuro livre de PFAS.
Para confirmar que a repelência à água e aos produtos químicos de uma peça permanece eficaz, a Tranemo recomenda realizar amostragens aleatórias no seu vestuário de trabalho. Isto pode ser feito facilmente com um teste de gotas.
■ Se a gota não for absorvida, a função repelente está a funcionar e a sua proteção encontra-se em boas condições.
■ Se a gota for absorvida pelo tecido, a função repelente não está a funcionar e é necessária uma reimpregnação ou uma reativação por calor.
Estas novas camisas são um excelente exemplo de um produto do qual retirámos os PFAS do tecido. Os produtos continuam a ser certificados de acordo com a norma EN 13034 e adequados para trabalhos com ácido ou base.
CAMISA ANTIFOGO
Camisa sem metais, antifogo inerente. Esta camisa é confeccionada num tecido twill leve. Sem PFAS.
5771 91 94 amarelo fluorescente/ azul escuro
5777 91 94 amarelo fluorescente/ azul escuro
EN ISO 11612 A1 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 5,0 cal/cm² ATPV: 5,8 cal/cm²
EN 1149-5
EN 13034 type PB[6]
EN ISO 15797 50 WASHES
CAMISA STRETCH ANTIFOGO
Camisa clássica antifogo inerente, em tecido stretch confortável. Sem metais, ajustada ao corpo com detalhes no interior do colarinho, na frente e nos punhos. Sem PFAS.
6354 91 15 azul claro
6358 91 15 azul claro
EN ISO 11612 A1 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 5,5 cal/cm² ATPV: 6,3 cal/cm²
EN 1149-5
Produzimos peças de vestuário que são fáceis de reparar, prolongando a sua vida útil e reduzindo o Custo Total de Propriedade (TCO), ao mesmo tempo que reduzimos a sua pegada ambiental.
Em 2022, lançámos o nosso “Kit de Reparação”, um conjunto que contém os materiais mais comuns utilizados no nosso vestuário de trabalho. Todos os nossos representantes estão equipados com um kit de reparação e podem resolver problemas menores, como botões de pressão, localmente. Podem também distribuir peças sobresselentes diretamente aos clientes. O Kit de reparação está disponível para encomenda e é ideal para grandes clientes ou lavandarias. Contactenos para obter apoio e orientação sobre a reparação de vestuário Tranemo ou se necessitar de peças sobresselentes, como botões ou tecido. Isto ajudá-lo-á a reparar o seu vestuário de trabalho e a prolongar a sua vida útil.
A maioria das nossas malhas retardantes de chama inerentes são feitas de tecidos em que 50% do algodão é reciclado.
A Tranemo é um dos participantes no projeto da UE para a Implementação de processos de economia circular, CIRTECHTEX para reduzir os resíduos têxteis no fabrico de equipamento de proteção individual.
LIFE22-ENV-ES-LIFE-CIRTECHTEX.
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2023/24
O nosso Relatório de Sustentabilidade foi publicado em dezembro e está repleto de histórias interessantes.
0,06 % DE RECLAMAÇÕES DE CLIENTES EM 2023/24
2023/2024
TRANEMO SUSTAINABILITY REPORT
Em 2024, a Tranemo decidiu aderir à Amfori BSCI. O Amfori BSCI é um sistema abrangente que apoia as empresas na melhoria do desempenho social nas suas cadeias de abastecimento, promovendo assim práticas comerciais éticas e sustentáveis a nível global.
21 %
RECLAMAÇÕES DE CLIENTES REPARADAS COM SUCESSO EM 2023/24
A Tranemo tem o objetivo a longo prazo de se tornar circular, apesar de tal não ser atualmente possível. Num modelo de negócio circular, o objetivo é minimizar os resíduos através da conceção de produtos e processos de forma a permitir:
REDUZIR - REUTILIZAR - REPARAR - RECICLAR
Para atingir este objetivo, será necessário criar um produto que pudesse ser totalmente reciclado no final da sua vida útil, eliminando assim os resíduos.
Enquanto fornecedor líder mundial de vestuário de trabalho inerentemente ignífugo, compreendemos que cada peça de vestuário que criamos tem de ser da mais elevada qualidade.
Começando ao nível da pele, adotámos uma abordagem de design centrada no ser humano, colocando o indivíduo no centro da proteção. O nosso sistema multicamada Tranemo Skinsafe™ foi concebido para proteger contra lesões causadas por chamas, calor e arco elétrico.
Todos os conjuntos desse sistema são testados e confirmados num instituto de testes acreditado e o limite de energia incidente (ELIM) é estabelecido. O valor ELIM indica o nível de energia que o conjunto pode suportar, com 0% de probabilidade de uma queimadura de segundo grau para o utilizador. Tudo para garantir a sua segurança no trabalho.
As ilustrações do Tranemo Skinsafe™ apresentam as peças de vestuário testadas. No entanto, as peças de vestuário fabricadas com a mesma qualidade e com a mesma proteção, também são aprovadas como um conjunto - por exemplo, uma versão feminina do produto apresentado ou outros produtos equivalentes.
O MERINO TX é um tecido felpudo de lã Merino mais espesso, ignífugo e quente, que pode ser utilizado como segunda camada isolante ou como proteção quando se trabalha em espaços interiores. A leveza do tecido felpudo torna as peças de vestuário macias e isolantes, mantendo o ar quente preso junto à pele. Peso: 360 g/m²
CASACO INTERIOR ANTIFOGO
Casaco interior, sem metais, antifogo inerente, com fecho protegido na frente em malha confortável em Merino mais espesso.
Sem PFAS.
6330 90 07 preto
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C2 D2 E1 F1
IEC 61482-2 APC 1
ELIM: 9,6 cal/cm² EBT: 10,0 cal/cm²
EN 1149-5
TRANEMO SKINSAFE
COLETE INTERIOR ANTIFOGO
Colete interior, sem metais, antifogo inerente, com fecho protegido na frente em malha confortável em Merino mais espesso. Sem PFAS.
6335 90 07 preto
*EN ISO 11612 A1+A2 B1 C2 F1
*EN 61482-2 APC 1
ELIM: 9,6 cal/cm² EBT: 10,0 cal/cm²
EN 1149-5
CEROULAS ANTIFOGO
Ceroulas antifogo em fibra inerente. Fabricadas num suave e quente tecido de lã merino. Sem PFAS.
6332 90 07 preto
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C2 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 9,6 cal/cm² EBT: 10,0 cal/cm²
EN 1149-5
TRANEMO SKINSAFE
A lã Merino é um material forte e duradouro com excepcionais propriedades ignífugas e isolantes, o que a torna a escolha ideal para um EPI a ser utilizado em condições difíceis ao ar livre.
A lã é naturalmente renovável e é colhida anualmente sem prejudicar as ovelhas. A lã Merino é biodegradável porque é composta por queratina, uma proteína encontrada no pelo dos animais, que pode ser decomposta por microrganismos na natureza. A produção de lã requer menos água do que outras culturas como o algodão, enquanto a sua resistência inerente às chamas significa que não são necessários produtos químicos adicionais.
Além disso, a respirabilidade, o toque suave, a capacidade de absorção de humidade, a repelência à sujidade e as qualidades resistentes ao odor da lã Merino mantêm os utilizadores quentes, secos e confortáveis durante trabalhos de alta intensidade. Durável e de longa duração, a lã Merino oferece um desempenho inigualável para quem precisa de proteção fiável durante todo o ano.
Camada protetora da pele
A gama Merino FX é perfeita como primeira camada confortável, oferecendo boa elasticidade e respirabilidade. Peso: 220 g/m²
2
Isolamento e leveza
A leveza do tecido felpudo torna as peças de vestuário leves e isolantes, mantendo o ar quente preso junto à pele.
3
Absorção de humidade
A roupa interior mantém-no quente e seco mesmo quando está molhado e, além disso, não atrai maus odores.
4
Lavável a 60 graus
A roupa interior pode ser lavada a 60°C e, graças às propriedades naturais da lã, requer uma lavagem menos frequente.
CEROULAS ANTIFOGO
Ceroulas antifogo em fibra inerente. Fabricadas num suave e quente tecido de lã merino. Sem PFAS.
6301 90 07 preto
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 4,0 cal/cm² EBT: 4,0 cal/cm²
EN 1149-5
TRANEMO SKINSAFE
CAMISOLA INTERIOR COM CAPUZ/BALACLAVA ANTIFOGO
camisola de manga comprida, antifogo em fibra inerente. Fabricadas num suave e quente tecido de lã merino. Com um capuz / balaclava. Sem PFAS.
6303 90 07 preto
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 4,0 cal/cm² EBT: 4,0 cal/cm²
EN 1149-5
TRANEMO SKINSAFE
CAMISOLA INTERIOR ANTIFOGO
Camisola interior de manga comprida antifogo em fibra inerente. Fabricadas num suave e quente tecido de lã merino. Sem PFAS.
6304 90 07 preto
EN ISO 11612 A1+A2 B1 C1 F1
EN 61482-2 APC 1
ELIM: 4,0 cal/cm² EBT: 4,0 cal/cm²
EN 1149-5
TRANEMO SKINSAFE
A seguir ao rosto, as mãos são provavelmente uma das partes do corpo que o ser humano, mais valoriza. Mattias Bengtsson, Diretor de Vendas da Tranemo, explica que, durante o seu tempo como vendedor de EPI, viu inúmeros relatórios e histórias de queimaduras graves nas mãos. Lesões que, na maioria dos casos, poderiam ter sido evitadas se a vítima tivesse os conhecimentos corretos e utilizasse as luvas de proteção adequadas.
Quando se trabalha numa instalação elétrica, como por exemplo em quadros elétricos, transformadores ou zonas de via, existe sempre um risco potencial de explosão por arco elétrico e choque elétrico. Uma explosão de arco elétrico pode gerar temperaturas de calor radiante superiores a 10.000°C, o que representa um elevado risco de queimaduras graves.
É útil saber que a energia do arco elétrico diminui exponencialmente com a distância, ou seja, quanto mais próximo do perigo, maior o risco e vice-versa. As mãos, que normalmente estão mais próximas do perigo no trabalho elétrico, são, portanto, as partes do corpo que estão mais em risco em caso de acidente. É por isso que uma proteção adequada das mãos é essencial.
Se estivermos a uma distância de 30 cm da fonte, a energia térmica do arco elétrico é estimada em 9 cal/cm². Se aproximar as mãos 15 cm, a energia quadruplica para 36 cal/cm².
Que nível de proteção devem ter as luvas?
No mínimo, o mesmo nível de proteção que o seu vestuário de proteção certificado. No entanto, para garantir uma proteção adequada, recomendamos que utilize luvas de proteção com um nível de proteção superior ao do seu outro vestuário de proteção.
Lembre-se que as mãos estão frequentemente mais próximas do perigo que as outras partes do corpo, e que é crucial escolher equipamento de proteção que proporcione a máxima segurança.
SABIA QUE?
A pele é danificada pela exposição a uma energia tão baixa como 1,2 cal/cm², o que equivale a manter o dedo acima de uma vela acesa 1 cm acima da vela durante um segundo.
As luvas Eureka Arc Flash têm um revestimento e capacidade para suportar a radiação de calor e chama curta mas muito intensa que um Arco elétrico produz.
Patente pendente da Eureka ARC FLAS H DOT TECHN OLOGY
Pontos finos de borracha ignifuga na parte de trás da luva para aumentar a proteção contra explosões elétricas.
FORRO PROTECTOR NO INTERIOR
PUNHO EXTRA LONGO
1
Utilizar luvas com um nível de proteção elevado
Uma vez que as suas mãos estão frequentemente próximas do perigo, utilize sempre luvas com um nível de proteção mais elevado do que o seu vestuário de trabalho FR.
2
Utilizar vestuário de trabalho que se sobreponha às luvas
O seu vestuário de trabalho ignífugo deve cobrir sempre os punhos das luvas no pulso para evitar espaços com a pele nua.
3
Utilizar luvas secas
As luvas húmidas ou molhadas podem provocar vapores que reduzem significativamente a proteção.
4
Utilizar luvas limpas
Embora as luvas sejam ignífugas, o óleo e a sujidade nas luvas podem inflamar-se e causar queimaduras.
5
Utilizar o tamanho correto de luvas
Quando as luvas estão bem ajustadas, o risco de erros que podem levar a incidentes perigosos é reduzido.
6
Leve um par de luvas extra para o trabalho
Se as suas luvas se molharem ou sujarem durante o dia de trabalho, tem um par extra para trocar.
À medida que crescemos e evoluímos, continuamos a dedicar-nos a promover uma cultura de respeito, justiça e colaboração, assegurando que a Tranemo continua a ser um local onde as pessoas têm orgulho em trabalhar e onde têm a capacidade de atingir o seu potencial máximo. Juntos, não só produzimos produtos excecionais, mas também criamos uma comunidade baseada na integridade, no cuidado e no sucesso partilhado.
Na Tranemo, um ambiente de trabalho seguro, solidário e positivo não é apenas um objetivo, mas um compromisso. As nossas fábricas foram concebidas para melhorar o bem-estar dos funcionários, promover o crescimento e garantir que cada membro da equipa se sinta valorizado e capacitado.
As nossas instalações em Plovdiv, na Bulgária, são um exemplo deste compromisso. Entre 2022 e 2023, realizámos extensas renovações centradas na criação de um espaço de trabalho ideal. Melhorámos o isolamento e instalámos um moderno sistema de controlo climático para manter as temperaturas e a humidade ideais durante todo o ano, garantindo o conforto da nossa equipa tanto no verão como no inverno.
Kostadin Kyorgogov, Diretor-Geral, recorda a manhã seguinte à instalação com um sorriso:
Fui ter com o chefe de equipa e perguntei-lhe: “O que é que se passa? Ninguém está a trabalhar hoje?! O chefe de equipa olhou para mim, surpreendido e respondeu: “Uh, sim. Estão todos a trabalhar como sempre. Vê por ti próprio’
De facto, quando entrei na sala de costura, a produção estava em pleno andamento. Era muito mais silencioso com o novo teto de absorção de som!”
Esta atualização, juntamente com estações de trabalho ergonómicas, criou um ambiente de trabalho mais confortável
e eficiente. A nossa maquinaria avançada e centrada na segurança também minimiza os riscos de acidentes no local de trabalho.
A sustentabilidade também é parte integrante das operações da Tranemo. Os painéis solares instalados nas nossas instalações de Svea geram agora mais de metade do nosso consumo anual de eletricidade, aumentando significativamente a eficiência energética e apoiando os nossos objetivos ambientais. Em todas as instalações, empregamos a metodologia LEAN 5S, que promove a limpeza, a organização e a redução de resíduos, levando a uma maior produtividade e satisfação dos funcionários.
Olhando para o futuro, estamos a expandir-nos com a aquisição da nossa fábrica Gustav, que será submetida a renovações para melhorar ainda mais a nossa capacidade de produção na Europa. Esta expansão alinha-se com a nossa estratégia de reforçar a nossa presença no mercado europeu, onde 90% do nosso vestuário ignífugo já é produzido. A nova fábrica permitir-nos-á responder à crescente procura, mantendo os nossos rigorosos padrões de qualidade.
O bem-estar dos trabalhadores estende-se para além do local de trabalho. Todos os anos, organizamos uma viagem de convívio para toda a empresa, na qual todos os colaboradores são convidados a participar. A Tranemo cobre todas as despesas, incluindo a viagem, o alojamento e as refeições, tornando esta tradição muito aguardada e muito apreciada. É uma oportunidade para todos se relacionarem, relaxarem e desfrutarem do tempo juntos, criando memórias maravilhosas e reforçando os laços de equipa.
Para apoiar ainda mais o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, também oferecemos um dia de folga adicional pago a 15 de setembro, um dia significativo na Bulgária, quando as crianças regressam à escola após as férias de verão. A nossa estrutura salarial transparente, completa com um sistema de bónus, garante uma compensação justa para todos os funcionários. Os benefícios adicionais incluem almoço e outras comodidades, tais como café, bebidas frescas e balneários confortáveis.
Na Tranemo, reconhecemos que uma cultura de trabalho solidária e completa é a chave para a realização pessoal e o sucesso profissional. Ao investir no bem-estar e no crescimento dos nossos funcionários, construímos uma força de trabalho próspera, pronta para atender às exigências do futuro com empenho e orgulho.
Na Tranemo, celebramos as diversas origens, experiências e perspetivas dos nossos funcionários, reconhecendo que esta diversidade fortalece a nossa empresa e impulsiona o nosso sucesso coletivo.
O nosso compromisso com um ambiente de trabalho seguro, solidário e inclusivo é mais do que uma promessa, é um princípio orientador que molda todos os aspetos das nossas operações. Desde práticas sustentáveis e espaços de trabalho inovadores a iniciativas que dão prioridade ao bem-estar dos funcionários, esforçamo-nos continuamente por criar um local de trabalho onde cada indivíduo possa crescer individualmente.
As pessoas procuram-nos pela nossa forte reputação de empregador justo e responsável
Kostadin Kyorgogov, Diretor-Geral
Fundado em 1934, o grupo Tranemo é atualmente constituído pela sede na Suécia e por filiais na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Reino Unido, Irlanda, Países Baixos, Alemanha, Suíça, Portugal e Bulgária. Juntos, oferecemos uma das mais fortes organizações de vendas e serviços da Europa.
Regiões de vendas
Há muitos anos que a Elis é um parceiro natural e importante para a Tranemo. Líder no sector dos serviços têxteis e de higiene, com mais de 70 anos de experiência e uma forte orientação para um modelo de negócio circular, a Elis é especializada no aluguer, recolha, lavagem e reparação de têxteis ao longo de todo o seu ciclo de vida - até que os produtos deixem de poder ser reparados para cumprirem o seu objetivo original.
UM PARCEIRO IMPORTANTE PARA A TRANEMO
A Elis é muito mais do que uma simples lavandaria. Oferece serviços sustentáveis, personalizados e que poupam tempo, incluindo aluguer, lavandaria, manutenção e entrega de têxteis de qualidade. A sua preocupação com a qualidade e a durabilidade garante uma abordagem sustentável da gestão têxtil.
A Tranemo teve a oportunidade de entrevistar Tina Lundell, Diretora Geral da Elis em Angered, Gotemburgo, Suécia, para discutir a sustentabilidade, a garantia de qualidade e o impacto da nossa colaboração tanto nos seus serviços como nos nossos produtos.
“A qualidade de uma peça de vestuário tem um efeito direto na sua duração de vida e a diferença é visivelmente percetível. As peças de baixa qualidade podem perder rapidamente a cor, a forma, a função reflectora, etc.”, explica Tina. E continua: “O mais importante é que os fornecedores concebam as suas peças de vestuário de modo a que seja possível repará-las. Isto é essencial para nós, uma vez que prolongamos ainda mais a vida útil das peças de vestuário, principalmente através de remendos e de um manuseamento adequado. Quando trabalhei na indústria automóvel, dizia-se “desenhar para o mercado pós-venda”, e aqui é exatamente o mesmo conceito.”
Não deitamos fora as peças de vestuárioelas vivem até estarem completamente acabadas.
Tina Lundell, Diretora Geral, Elis
Graças a uma estreita colaboração, garantimos que a Elis está equipada com os conhecimentos corretos para reparar os nossos modelos de vestuário de segurança ignífugos, bem como com os materiais e as orientações de que necessita para manter as certificações das peças de vestuário válidas.
A nossa parceria é uma via de dois sentidos. A Elis lava todos os nossos têxteis e novos produtos antes do lançamento, assegurando que cumprem as normas de lavagem industrial antes de chegarem aos nossos clientes. Este é apenas um exemplo de como a nossa colaboração melhora a qualidade e o desempenho do nosso vestuário, fornecendo vestuário de trabalho fiável e sustentável mesmo para as operações mais exigentes.
Olhando para o futuro da sustentabilidade, a nova legislação e regulamentação da UE proporcionarnos-á um enquadramento para impulsionar ainda mais o progresso. Eis algumas das principais abreviaturas e respectivos significados que orientarão os nossos esforços em 2025.
A CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive) ou Diretiva sobre Relatórios de Sustentabilidade Empresarial é um quadro regulamentar introduzido pela União Europeia para aumentar a transparência e a responsabilidade nos relatórios de sustentabilidade. Exige que as empresas divulguem informações detalhadas sobre os seus impactos ambientais, sociais e de governação (ESG). A CSRD visa garantir que as partes interessadas tenham acesso a informações consistentes e fiáveis. Prazo: Obrigatório em 2026.
O ESPR (Ecodesign for Sustainable Products Regulation) ou Regulamento de Conceção Ecológica para Produtos Sustentáveis, que entrou em vigor em 18 de julho de 2024, é a pedra angular da abordagem da Comissão Europeia a produtos mais sustentáveis e circulares do ponto de vista ambiental. O regulamento deverá ajudar a UE a duplicar a sua utilização de material reciclado e a cumprir os seus objetivos energéticos até 2030. Muitos dos pontos levantados pelo Regulamento da UE têm sido práticas na Tranemo desde há muito tempo. Conceber vestuário de trabalho duradouro é o que fazemos.
O DPP (Digital Product Passport) ou Passaporte de Produto Digital faz parte do ESPR e já está a ser implementado pela Comissão Europeia. O Passaporte Digital de Produto proporcionará maior transparência na cadeia de fornecimento e na facilidade de reparação. A Tranemo está a preparar-se para este requisito.
O OEKO-TEX® é um processo de certificação independente que garante o controlo de utilização de substâncias nocivas. Quase todos os tecidos e acessórios que a Tranemo utiliza são testados e certificados de acordo com a classe de produto 2 da norma OEKOTEX® Standard 100.
Ao certificar por esta norma, reduzimos o risco de utilização não intencional de substâncias nocivas e aumentamos a segurança do produto para o utilizador final. Todos os componentes das nossas peças de vestuário, incluindo o tecido, o forro, os botões e as linhas de costura, são testados quanto a substâncias químicas nocivas, de acordo com os documentos exigidos. A lista contém níveis limite para mais de 300 substâncias, que se baseiam em substâncias proibidas e restritas na UE (REACH) e nas leis nacionais, juntamente com substâncias cientificamente comprovadas como sendo nocivas para a saúde.
A partir de 2024, a OEKO-TEX® Standard 100 inclui um novo limite para PFAS de 100 mg/kg. A restrição de PFAS permite que a certificação OEKO-TEX® permaneça em conformidade com os regulamentos dos EUA. A nova restrição significa que as peças de vestuário que contêm PFAS são excluídas e certificadas ao abrigo da nova norma - OEKO-TEX® Standard 100 Supplement (artigos especiais) PPE.
Os tecidos e acessórios Tranemo são certificados por dois certificados OEKO-TEX® diferentes:
Desenvolvemos uma solução para mulheres grávidas, permitindolhes usar o mesmo estilo de calças durante toda a gravidez. Esta mesma solução também funciona bem como calça de conforto para homens e mulheres com necessidades especiais, como os que têm um saco de ostomia, assegurando que as calças não causam desconforto e, ao mesmo tempo, proporcionam segurança e um ajuste confortável.
Quando um local de trabalho é composto por pessoas com diferentes experiências e vivências, acreditamos que temos um melhor ambiente de trabalho com maior bem-estar e satisfação profissional. Queremos contribuir para locais de trabalho com diversidade de pessoas, criando vestuário que o torne possível.
Todos merecem um dia de trabalho positivo, sentindo-se seguros e confortáveis com as suas roupas, independentemente de quem são ou como estão na vida. É uma questão natural, afirma Maria Grindehall, Técnica de Vestuário na Tranemo.
Atualmente, Maria está concentrada no desenvolvimento de vestuário ignífugo para clientes com pedidos específicos. O seu trabalho assegura que todos os trabalhadores se sintam sempre confortáveis e seguros, independentemente de quem ou onde estejam.
O uso de roupa interior ignífuga é fundamental para a maioria dos nossos clientes e, para dar resposta às diversas necessidades, alargámos a nossa gama, com especial foco nas opções para as mulheres. Estamos muito satisfeitos por termos, para além da nossa gama normal de soutiens, a possibilidade de oferecer um soutien para mulheres com próteses mamárias. Para nós, é óbvio que todas as mulheres devem ter à sua disposição roupa interior segura e bem ajustada, quer tenham ou não próteses mamárias.
As mulheres devem ter a mesma oportunidade de se movimentarem livremente no seu local de trabalho, independentemente da sua filiação religiosa. Por conseguinte, incluímos também um Hijab (lenço) na nossa gama. Trata-se de um lenço ignífugo que pode ser utilizado para cobrir o cabelo, as orelhas e o pescoço. O utilizador veste o lenço sozinho para obter o melhor conforto e estilo desejado.
Nesta primavera, o nosso foco está no lançamento de novas malhas macias com diversas funções para complementar a nossa gama.
Entre as nossas últimas novidades estão duas novas Sweatshirts e quatro modelos de T-shirts leves, mas altamente protetoras para os Riscos de Arco Elétrico e perfeitas para climas mais quentes ou trabalhos no interior. A segurança nunca foi tão confortável!
Outro destaque é o lançamento das nossas malhas em Alta-Visibilidade cor de Laranja –um recurso há muito aguardado.
Sweat-shirt antifogo inerente com gola redonda. Tecido Sem PFAS, 50% de algodão é reciclado.
Punhos e cintura em malha. Fitas refletoras termocoladas para maior conforto. UP T M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 55 amarelo fluorescente
Qualidade: 899: Cantex Terry - 60% modacrílico / 19% algodão reciclado / 19% algodão / 2% antiestático, 290 g/m²
Calças de Fato de Treino, sem metais, em tecido ignífugo inerente, com Alta-visibilidade. Tecido super confortável sem PFAS e com 50% de algodão reciclado.
Elástico na cintura com atilho. Bolsos laterais com fecho. Tornozelo com elástico. Fixas refletoras termocoladas.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 899: Cantex Terry - 60% modacrílico / 19% algodão reciclado / 19% algodão / 2% antiestático, 290 g/m²
5080 86 T-SHIRT COM GOLA ALTA E MANGA COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt antifogo em fibra Inerente, com alta-visibilidade e com fecho de correr na frente. ELIM 8,3 cal/cm². Sem PFAS.
Punhos e cós em malha. Fitas refletoras termoseladas para maior conforto.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 55 amarelo fluorescente
Qualidade: 864: Outback J220 - 40% viscose / 26% modacrílico / 18% algodão / 8% poliamida / 6% Aramid / 2% antiestático, 225 g/m²
c95mt
6361 86 T-SHIRT COM GOLA ALTA E MANGA COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt antifogo em fibra Inerente, com fecho de correr na frente. ELIM 8,3 cal/cm². Sem PFAS. Punhos e cós em malha. Fitas refletoras termoseladas.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 864: Outback J220 - 40% viscose / 26% modacrílico / 18% algodão / 8% poliamida / 6% Aramid / 2% antiestático, 225 g/m²
c95mt
T-shirt manga comprida, antifogo inerente, com alta visibilidade e produzida sem PFAS. ELIM: 8,3 cal/cm².
Decote redondo. Fitas refletoras termoseladas para maior conforto.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 55 amarelo fluorescente
Qualidade: 864: Outback J220 - 40% viscose / 26% modacrílico / 18% algodão / 8% poliamida / 6% Aramid / 2% antiestático, 225 g/m² c95mt
6362 86 T-SHIRT MANGA COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt manga comprida, antifogo inerente, e produzida sem PFAS. ELIM: 8,3 cal/cm².
Decote redondo. Fitas refletoras termoseladas.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 864: Outback J220 - 40% viscose / 26% modacrílico / 18% algodão / 8% poliamida / 6% Aramid / 2% antiestático, 225 g/m² c95mt
5277 92 T-SHIRT MANGA COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt manga comprida, antifogo inerente, com alta visibilidade. Tecido Sem PFAS, 50% de algodão é reciclado.
Decote redondo. Fitas refletoras termoseladas para maior conforto. R O O M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 50 laranja
Qualidade: 925: Zenith JP 220AT - 42% modacrílico / 29% poliéster / 14% algodão reciclado / 13% algodão / 2% antiestático, 220 g/m²
c96mt
5262 92 T-SHIRT MANGA COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt manga comprida, antifogo inerente, com alta visibilidade. Tecido Sem PFAS, 50% de algodão é reciclado.
Decote redondo. Fitas refletoras termoseladas para maior conforto.
*O vestuário tem uma certificação combinada e é aprovado pela EN ISO 20471 CL.3 quando usado em conjunto com calças ou jardineiras marca
Tranemo certificadas de acordo com EN ISO 20471 CL.1 ou CL.2
R O M N
Tamanho: XS-4XL
Cor: 93 laranja/azul escuro
Qualidade: 895: Cantex Jersey AT - 60% modacrílico / 19% algodão reciclado / 19% algodão / 2% antiestático, 180 g/m² 925: Zenith JP 220AT - 42% modacrílico / 29% poliéster / 14% algodão reciclado / 13% algodão / 2% antiestático, 220 g/m²
5276 92 T-SHIRT ANTIFOGO
T-shirt antifogo inerente. Tecido Sem PFAS, 50% de algodão é reciclado. Decote redondo. Fitas refletoras termoseladas para maior conforto.
*O vestuário tem uma certificação combinada e é aprovado pela EN ISO 20471 CL.3 quando usado em conjunto com calças ou jardineiras marca
Tranemo certificadas de acordo com EN ISO 20471 CL.1 ou CL.2
U H M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 50 laranja
Qualidade: 925: Zenith JP 220AT - 42% modacrílico / 29% poliéster / 14% algodão reciclado / 13% algodão / 2% antiestático, 220 g/m²
c96mt
6382 89 T-SHIRT DE MANGA COMPRIDA ANTIFOGO
T-shirt antifogo com mangas compridas e gola redonda, nas mangas. Tecido Sem PFAS, 50% de algodão é reciclado.
Mangas com rib. Fitas refletoras termocoladas para maior conforto.
U H M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 93 laranja/azul escuro
Qualidade: 895: Cantex Jersey AT - 60% modacrílico / 19% algodão reciclado / 19% algodão / 2% antiestático, 180 g/m²
925: Zenith JP 220AT - 42% modacrílico / 29% poliéster / 14% algodão reciclado / 13% algodão / 2% antiestático, 220 g/m²
5065 91 BATA ANTIFOGO DE ALTA VISIBILIDADE
Bata antifogo inerente, sem metais e com Alta Visibilidade. Comprimento das costas no tamanho L = 102cm. Sem PFAS.
Molas protegidas na frente. Bolso no peito e bolsos na frente com paleta. T
Tamanho: XS-4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 912: Tera TX Light FC - 45% modacrílico / 35% algodão / 18% poliamida / 2% antiestático, 160 g/m² c95mt
Bata antifogo inerente, sem metais e com Alta Visibilidade. Bordado “VISITOR” nas costas. Comprimento das costas no tamanho L = 102cm. Sem PFAS.
Molas protegidas na frente. Bolso no peito e bolsos na frente com paleta.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 912: Tera TX Light FC - 45% modacrílico / 35% algodão / 18% poliamida / 2% antiestático, 160 g/m²
c95mt
Camisa antifogo inerente, em tecido Stretch confortável. Sem metais, ajustada ao corpo com detalhes no interior no colarinho, na frente e nos punhos.
Bolso no peito do lado esquerdo. Mangas compridas com punho ajustável.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 15 azul claro
Qualidade: 913: Tera TX Light Stretch - 45% modacrílico / 34% algodão / 17% poliamida / 2% fibra elástica / 2% antiestático, 180 g/m²
Camisa sem metais, antifogo inerente. Esta camisa é confeccionada num tecido twill leve. Sem PFAS.
Fechado à frente com molas de plástico. Bolsos no peito com paleta. Fitas refletoras termocoladas nos ombros. Punhos ajustáveis.
R O A M N
Tamanho: XS-4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 912: Tera TX Light FC - 45% modacrílico / 35% algodão / 18% poliamida / 2% antiestático, 160 g/m²
Camisa de senhora antifogo inerente, em tecido Stretch confortável. Sem metais, ajustada ao corpo com detalhes no interior no colarinho, na frente e nos punhos.
Bolsos no peito. Punho ajustável.
U M O O M
Tamanho: Senhora S-XXL
Cor: 15 azul claro
Qualidade: 913: Tera TX Light Stretch - 45% modacrílico / 34% algodão / 17% poliamida / 2% fibra elástica / 2% antiestático, 180 g/m² c95mt
Camisa de senhora sem metais, antifogo inerente. Esta camisa é confeccionada num tecido twill leve. Sem PFAS. Ligeiramente cintada. Fechado à frente com molas de plástico. Bolsos no peito com paleta. Fitas refletoras termocoladas nos ombros. Punhos ajustáveis.
C MO
Tamanho: Senhora S-XXL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 912: Tera TX Light FC - 45% modacrílico / 35% algodão / 18% poliamida / 2% antiestático, 160 g/m² c95mt
6330 90 CASACO INTERIOR ANTIFOGO
Casaco interior, sem metais, antifogo inerente, com fecho protegido na frente em malha confortável em Merino mais espesso. Sem PFAS. Bolsos laterais. Punhos nas mangas. Passador para polegar.
Tamanho: XXS-4XL
Cor: 07 preto
Qualidade: 903: Merino
a95nt
360 g/m²
6335 90 COLETE INTERIOR ANTIFOGO
Colete interior, sem metais, antifogo inerente, com fecho protegido na frente em malha confortável em Merino mais espesso. Sem PFAS. Fecho escondido, colarinho alto para maior proteção. Bolsos laterais.
*Para alcançar a norma o colete tem que ser usado juntamente com uma peça de vestuário de manga comprida com a mesma certificação. O ON O M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 07 preto
Qualidade: 903: Merino TX - 60% lã / 38% viscose / 2% antiestático, 360 g/m² b95nt
6303 90 CAMISOLA INTERIOR COM CAPUZ/BALACLAVA ANTIFOGO
camisola de manga comprida , antifogo em fibra inerente. Fabricadas num suave e quente tecido de lã merino. Com um capuz / balaclava. Sem PFAS. O Capuz também pode ser utilizado como gola. As costas são mais compridas e passador para polegares.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 07 preto
Qualidade: 905: Merino FX - 60% lã / 38% viscose / 2% antiestático, 220 g/m² d95nt
Camisola interior de manga comprida antifogo em fibra inerente. Fabricadas num suave e quente tecido de lã merino. Sem PFAS. Colarinho redondo. As costas são mais compridas e passador para polegares.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 07 preto
Qualidade: 905: Merino FX - 60% lã / 38% viscose / 2% antiestático, 220 g/m² d95nt
6332 90 CEROULAS ANTIFOGO
Ceroulas antifogo em fibra inerente. Fabricadas num suave e quente tecido de lã merino. Sem PFAS. Com elástico na cintura.
R O O M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 07 preto
Qualidade: 903: Merino
a95nt
6301 90 CEROULAS ANTIFOGO
Ceroulas antifogo em fibra inerente. Fabricadas num suave e quente tecido de lã merino. Sem PFAS. Com elástico na cintura.
O O E
Tamanho: XS-4XL
Cor: 07 preto
Qualidade: 905: Merino FX - 60% lã / 38% viscose / 2% antiestático, 220 g/m²
d95nt
5993 92 CUECA TANGA ANTIFOGO
Cueca Tanga antifogo inerente, em tecido confortável com 50% de algodão reciclado. Sem PFAS
R R O O M
Tamanho: Senhora S-XXL
Cor: 03 azul escuro
Qualidade: 924: Cantex JL - 57% modacrílico / 19% algodão reciclado / 18% algodão / 4% fibra elástica / 2% antiestático, 210 g/m²
c95ot
RG00 11 LUVAS FR ARC 6
Luvas de trabalho super finas, retardadoras de chamas e com baixa proteção contra arco elétrico. (Eureka 15-4 Heat AF-6)
Estas luvas possuem resistência média a cortes e um alto nível de destreza. Contém 1% de fibra anti-estática.
Tamanho: 7/XS-11/XL
Cor: 00 multicores
RG00 12 LUVAS FR ARC 11
Luvas de trabalho finas, retardadoras de chamas e com média proteção contra arco elétrico. (Eureka 15-4 Heat AF-11)
Perfeitas em condições de trabalho difíceis com altos riscos de faíscas, calor ou chama. Desenvolvidas com a Tecnologia Eureka Arc Flash Dot. Desempenho médio na resistência ao corte. Contém 1% de fibra anti-estática.
Qualidade: 55% Para aramid / 21% poliéster / 14% fibra de vidro / 5% elastano / 5% antiestático
Revestimento: Compósito à base de neopreno antifogo
RG00 13 LUVAS FR ARC 17
Luvas de trabalho, retardantes de chamas e com proteção média contra arco elétrico. (Eureka 13-4 Heat AF-17)
Perfeitas em condições de trabalho difíceis e com altos riscos de faíscas, calor ou chama. Desenvolvidas com a Tecnologia Eureka Arc Flash Dot. Alto desempenho na resistência ao corte. Contém 1% de fibra anti-estática.
Tamanho: 7/XS-12/XXL
Cor: 00 multicores
Qualidade: 80% Para aramid / 10% fibra de vidro / 5% modacrílico / 3% elastano / 2% antiestático
Revestimento: Cloropreno
Tamanho: 7/XS-12/XXL
Cor: 00 multicores
Qualidade: 55% Para aramid / 21% poliéster / 14% fibra de vidro / 5% elastano / 5% antiestático
Revestimento: Compósito à base de neopreno antifogo
Luvas de trabalho forradas, retardante de chamas e com uma alta proteção contra arco elétrico. (Eureka 13-4 Heat AF-29)
Perfeitas para condições de trabalho difíceis com altos riscos de faíscas, calor ou chama. Desenvolvidas com a Tecnologia Eureka Arc
Flash Dot. Alto desempenho de resistência ao corte. Contém 1% de fibra anti-estática. Punhos mais compridos.
Tamanho: 7/XS-12/XXL
Cor: 00 multicores
Qualidade: 80% Para aramid / 10% fibra de vidro / 5% modacrílico / 3% elastano / 2% antiestático
Revestimento: Cloropreno
Fato Macaco com costuras a 3 agulhas. Sem PFAS
Botões-patente na frente e molas de pressão. Bolsos no peito com paletas. Semi-argola. Bolso para telemóvel na manga esquerda. Elástico regulável na cintura. Pregas/foles nas costas para facilidade de movimentos e conforto. Bolso interior. Bolsos laterais com abertura para o interior. Bolsos atrás, um deles com paleta. Bolso para metro com bolso aplicado para ferramentas. Molas de pressão nos punhos. Bolsos para joelheiras ajustáveis em altura.
O N O S M
Tamanho: XS-4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro
Qualidade: 150: 100% algodão, 375 g/m² 441: 74% poliéster / 24% algodão / 2% fibra elástica, 245 g/m²
c95mt
Blusão sem forro em algodão twill resistente. Sem PFAS. Fechado à frente com botões. Bolsos na frente com paletas e semi-argola escondida. Bolsos laterais com detalhes refletivos. Bolso na manga com presilha para lápis. Cintura e punhos ajustáveis com botões de pressão. Detalhes refletivos nas costas. Costura de contraste. Pré lavado.
Tamanho: XS-4XL
Cor: 94 amarelo fluorescente/azul escuro, 95 preto/amarelo fluorescente
Qualidade: 150: 100% algodão, 375 g/m² 441: 74% poliéster / 24% algodão / 2% fibra elástica, 245 g/m²
c95mt
Obrigado por ler a nossa revista.
Para mais informações contacte a Tranemo ou visite o nosso website em tranemo.pt
Estaremos sempre disponíveis para o ajudar.
TWW-Tranemo Workwear, Lda
Telefone: +351 212108330
geral@tranemo.pt www.tranemo.pt