Uma ideia que nos deforma as mentes

Page 1

Indiferentemente de se a espécie humana desceu do Éden ou saltou na história, saindo do leito da biologia, a vida dos homens entre si não é nem será nunca o paraíso, mas a tentativa perpétua de chegar a um purgatório conveniente, pontuado de quando em quando com síncopes paradisíacas. A perfeição e o absoluto não existem neste mundo. Fazer um mundo "mais justo", "melhor", etc. é um projeto que não está à mão e que pressupõe a indução permanente no corpo social de um grau reforçado de racionalidade, reforma e polimentos de todo tipo. Uma "crise capitalista" é uma gripe (natural) da sociedade, mas não é um motivo para matar o corpo sob o pretexto de quereres curá-lo definitivamente.

Mas os anunciadores incansáveis da felicidade, da justiça e da igualdade absolutas não se contentarão nunca em propor como ideal uma Noruega ou uma Suíça "capitalistas." E quando formos conduzidos todos, com trombetas e cornetas, para uma Coréia do Norte planetária, já não haverá a quem pedir desculpas pela burrice que nos fizeram. E nem nós já teremos a quem responsabilizar. No final da nova revolução, de muito, estaremos todos mortos.

p.72

O comunismo é, em consequência, totalmente outra coisa do que as ideias-máscara que invoca: igualdade, fraternidade, liberdade. Antes de ser igualdade, o comunismo é a transformação do estatuto de cidadão dotado de direitos, igual, perante a lei, aos outros cidadãos, em súdito obrigado pela coação física a serviços; é, dito de outro modo, a transformação da igualdade perante a lei em igualdade perante a repressão. Antes de ser fraternidade, o comunismo é a transformação do direito de ser indiferente, solidário ou fiel ao próximo em obrigação policialesca de vigiá-lo e denunciá-lo; é, dito de outro modo, a transformação de toda a sociedade, pelo Estado socialista, numa sociedade de delação, de vigilância e de adulações servis aos governantes. Antes de ser liberdade, o comunismo é a transformação das liberdades em servidão: não voluntária, mas imposta; não aleatória, mas sistematicamente; e não de alguns, mas de todos. p.106

Adquira seu exemplar:

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.