Issuu on Google+

Correio do Trabalhador Informativo do Sindicato dos Trabalhadores em empresas de Correios, Telégrafos e Similares do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Edição 82 - Setembro 2013

E V E R G E ESTADO D rovam

ale ap Assembleias no V

ada i rejeit Assembleia em Taubaté - Foto: Carlos Alberto Alves

da ECT fo % 7 ,2 5 e d a s o h n Proposta vergo

Em assembleias realizadas na Assembleia em SJCampos última quinta-feira, dia 5, os traFoto: Angélica de Paula balhadores rejeitaram a proposta da ECT, que previa um reajuste salarial de apenas 5,27%, e aprovaram estado de greve a partir do dia 6. Há perspectiva de greve já para o dia 12 de setembro. Foram realizadas assembleias Assembleia no Litoral simultâneas em Jacareí, São José Data: 11/09 (quarta-feira) dos Campos e Taubaté, para garantir a participação de mais trabalhadores. Horário: 18:30h - 1ª chaFNTC desde o iníA proposta apresentada está muito aquém das necio da data base, mada 19h - 2ª chamada cessidades dos trabalhadores. Nossa categoria está e em nosso ConLocal: Caraguatatuba desgastada pela demanda de serviço e isso se agrava gresso referendaAv. Prisciliana de Castilho diante desse deboche e da má vontade em negociar. mos esta medida. nº 127 - Centro (em frente ao A única alternativa que nos resta é a greve. Somente Com a união dos CDD Caraguá) com muita mobilização e luta, daremos uma resposta Sindicatos, terePauta: a altura, tanto para a política econômica do governo mos maiores chan1 Campanha Salarial Dilma, quanto para a direção dos Correios que, até o ces de exigir o que momento, não se dispôs a discutir também o fim da é nosso por direito 2 - Deflagração de greve a Postal Saúde, o maior ataque ao nosso benefício. e impedir este ata- partir de zero hora do dia 13/09 Todos às assembleias que ao nosso plano Para garantirmos a vitória da categoria nesta Camde saúde. Nas assembleias dos dias 11 e 12, iremos panha Salarial, precisamos unificar a greve e colocar discutir os rumos da Campanha Salarial e, caso os os interesses dos trabalhadores a frente de todas as sindicatos tiverem aderido a greve, de fato, votaremos diferenças que possam existir, esta é a política da também a nossa adesão.

Algumas reivindicações:

- Reposição da Inflação em 7,13 %; - Aumento Real de 15%; - Aumento linear de R$ 200,00; - Vale Alimentação/Refeição de R$ 40,00 - Anistia a todos os trabalhadores. - Em defesa do Postalis/BD - Contra a Postal Saúde - Pela redução da jornada de trabalho - Entregas pela manhã em todo o país - Por um Correios 100% estatal

Assembleia Geral

Data: 12/09 (quinta-feira) Horário: 18:30h - 1ª chamada 19h - 2ª chamada As assembleias serão realizadas em: - Jacareí: R. José de Medeiros, 80 (SINDMETAL) - SJCampos: Genésia B. Tarantino, 115 (SINTECT-VP) - Taubaté: R. Georgina de Albuquerque, 235 (SUBSEDE)

Pauta:

1 - Avaliação da Campanha Salarial; 2 - Deflagração de greve a partir de zero hora

do dia 13/09


Sintect-VP participou dos protestos de 7 de setembro

Cartaz de divulgação do Grito dos Excluídos

Entendemos que não houve independência alguma para ser comemorada. Para os trabalhadores, esta é uma data para protestar, e nós ecetistas lutamos pelas reivindicações da categoria e por uma verdadeira independência. Chega de entregar nossas riquezas ao capital nacional e internacional. Queremos mais investimentos na saúde, educação, transporte e moradia!

Dia Naional de Paraliações

Ecetistas deram seu recado nas paralisações do dia 30 No Dia Nacional de Paralisações, convocado pelas principais Centrais Sindicais e lideranças do movimentos sociais, os trabalhadores dos Correios do Vale do Paraíba reforçaram a luta e levaram suas reivindicações. Tivemos paralisações parciais nas cidades: SJCampos, Guaratinguetá, Aparecida, Cachoeira Paulista, Jacareí, Igaratá, Moreira César, Caçapava, Lorena, Caraguatatuba e Ubatuba. Destaque para a cidade de Taubaté e o CDD Pinda, onde mais de 50% dos ecetistas aderiram aos protestos. Também houve uma passeata em São José, com concentração na Praça Afonso Pena e houveram também, importantes greves de outras categorias. Os metalúrgicos

fizeram greve de um dia, inclusive na GM, houve corte de rendição e atraso em Petroleiros, greve na AMBEV, e uma greve vitoriosa nos Vidreiros, que só chegou ao fim na quinta-feira, dia 5. O 30 de agosto foi uma data história, com mobilizações nacionais envolvendo os trabalhadores dos Correios, alimentação, vidreiros, petroleiros, professores, estudantes e aposentados. Um dia de luta!

Notas: Ocupação Esperança sob ameaça de reintegração!

II Seminário sobre Saúde, foi um sucesso!

Cerca de 500 famílias sem teto estão ocupando uma área em Osasco/SP, que seria destinada a construção de um heliporto. Essas famílias, mulheres e crianças, vivem em situação precária e ainda são ameaçados pela Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana que querem cumprir a reintegração de posse do terreno. Nos últimos dois meses essa é a terceira ocupação feita pelo grupo, em busca de moradia digna. O Sintect-VP repudia qualquer ato de repressão na Ocupação Esperança, entendemos que moradia é um direito de todos. Estamos recebendo doações de roupas, alimentos, lonas e outros itens úteis às famílias.

No dia 24 de agosto, o SintectVP realizou o II Seminário de Saúde do Trabalhador, como parte das atividades preparatórias ao 3º Congresso. Dedicamos parte do Seminário para discutir e esclarecer tudo sobre a Postal Saúde, um debate importante, pois esta subsidiária visa substituir o atual convênio médico, Correios Saúde. A palestrante Patrícia Pena abordou também, questões sobre as lesões que sofremos por causa da demanda de trabalho dos Correios. Este seminário já foi realizado em diversos Sindicatos que apoiam a FNTC, que iniciou uma campanha contra a Postal Saúde e os ataques da ECT.

Xô Pelego! O Mentiroso O gerente Rogério, além de pegar no pé dos funcionários, agora deu para inventar mentiras. Ele informou ao CAE que havia oferecido abono à um trabalhador do CDD SJC, que estava com problemas pessoais, e que ele não tinha aceitado. Isso é Mentira! Não houve sequer uma conversa. Que coisa feia Rogério!

Também no CDD SJC... O supervisor Edson Cláudio, está orientando trabalhadores a não conversar com Dirigente e Delegado Sindical. Um grave ataque à organização dos trabalhadores e também assédio moral. Sabemos que também não respeita o ritmo dos trabalhadores e faz pressão para que se trabalhe cada vez mais rápido. A perseguição é clara! Fique esperto pois o Sindicato está de olho em você!

CDD São Dimas

O sr. Queiroz usa piadinhas e comentários para desmoralizar os trabalhadores e fazer comparações.O gerente também faz vistas grossas ao não cumprimento do horário de almoço, além de incentivar esta prática e insinua que um “rende” mais que o outro. Se liga Queiroz! Não vamos tolerar mais esta postura!

Empréstimos

É um absurdo, após anos de sobrecarga, a DR/SPI ficar emprestando trabalhadores para outras regiões gerando dobras. Tentam disfarçar, como o Sr. Rogério, que muitas vezes volta os distritos a seu formato de antes da SD, só para não usar o termo dobra. Absurdo! A única solução é mais concurso público, já!


Boletim 82