2 minute read

Climate Action Schools: todo dia é dia de cuidar do planeta!

Programa ensina aos estudantes a importância de cuidar do meio ambiente

No primeiro semestre de 2023, os colégios do Grupo Positivo se uniram no programa Climate Action Schools, projeto que dura um ano e visa envolver os estudantes em ações ambientais locais e globais. Por meio dessa iniciativa, os estudantes têm a oportunidade de explorar as causas e os efeitos das alterações climáticas, desenvolver soluções e tomar medidas em conjunto.

A professora Taisa Stinglin Sprenger, professora da Educação Infantil e assessora dos Anos Iniciais Bilíngue, conta que o objetivo central do projeto “é promover uma mudança de comportamento e mentalidade tanto nos estudantes quanto na sociedade em relação às mudanças climáticas e às ameaças ambientais, por meio da educação”. Ela observa que o programa possibilita que professores e estudantes se conectem e interajam com colegas de outros continentes, compartilhando conhecimentos e experiências.

Ao longo de 10 meses, todos os estudantes do Ensino Bilíngue, desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais participam de atividades relacionadas à educação climática em toda a escola, com o intuito de estimular reflexões, pesquisas e debates sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas, além de incentivar a busca por soluções.

“É muito importante que os estudantes compreendam o que está acontecendo no planeta e como eles podem contribuir para sua preservação”, comenta Taisa.

Um aspecto relevante do projeto é a exploração das Keystone Species (espécies-chave), que são espécies dentro de uma comunidade cujo papel é fundamental para manter o equilíbrio do ecossistema. Durante o semestre, cada turma escolheu uma espécie animal ou vegetal para estudar e criou uma imagem (avatar) que representa sua keystone. Esse exercício permitiu que os estudantes compreendessem a importância da preservação e conservação das espécies para a saúde do planeta.

Além disso, outra atividade do semestre foi o desafio da construção de um edifício sustentável utilizando blocos, materiais não estruturados ou peças de LEGO. Outras etapas incluem conexões com comunidades locais e construção de parcerias globais.

“A importância desse tipo de projeto para os estudantes é inegável. As crianças representam um terço da população mundial e são diretamente afetadas pelos danos ambientais. Introduzi-las no debate sobre as mudanças climáticas é fundamental, pois elas são o futuro do planeta. Além disso, os ensinamentos sobre cuidados com o meio ambiente são levados para as famílias, multiplicando o impacto positivo. A interação com diferentes culturas e o exercício da língua inglesa também são benefícios significativos proporcionados pelo programa”, comenta a professora Marcela Brock Ribeiro, assessora da Educação Infantil Bilíngue, que também participa ativamente do projeto.

O Climate Action Schools demonstra que a educação é uma poderosa ferramenta para enfrentar os desafios ambientais. Ao envolver os estudantes em ações concretas, o programa capacita-os a se tornarem agentes de mudança e a contribuírem ativamente na luta contra as mudanças climáticas. O comprometimento das escolas e o engajamento dos estudantes são essenciais para construir um futuro mais sustentável e consciente.

This article is from: