
4 minute read
Do Rio Grande do Sul à Roraima, estudantes viajam pelo Brasil
Estudantes do 5º ano percorrem as cinco regiões brasileiras em noite especial
OBrasil é um país rico em cultura e histórias. É praticamente impossível olhar um boi-bumbá, uma cuia de chimarrão e uma festa junina, por exemplo, e não associar ao povo brasileiro. Sabendo da importância de estudar o país e compreender as diferentes culturas e costumes, os estudantes do 5º ano dos colégios do Grupo Positivo, durante o primeiro semestre, vivenciaram uma noite especial em suas respectivas unidades de ensino, denominada “Uma Noite Viajando pelo Brasil”. O objetivo foi apresentar, de forma lúdica e didática, todas as riquezas que o nosso país abriga. A atividade integra o componente curricular de Geografia e foi dividida em oficinas, que representaram as cinco regiões: Nordeste, Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.
Região Centro-Oeste
No evento, os estudantes puderam conhecer um pouco da identidade de cada região por meio de atividades lúdicas, com foco em habilidades culturais, digitais, manuais e de trabalho em equipe. Anteriormente, em sala de aula, foram realizadas atividades para que os estudantes relembrassem as características de cada região, sua localização geográfica e importância. “Também foram apresentados os elementos dessas regiões, que seriam abordados na Noite Pedagógica. Assim, foram explorados textos, imagens e vídeos em sala de aula, antes do evento. Os espaços externos da escola foram decorados de modo a remeter às regiões brasileiras: quatro bois-bumbás, quatro “maricotas”, duas bernunças e um grande mapa do Brasil com as regiões demarcadas” , explica a professora Telma Montrucchio, do Colégio Positivo - Boa Vista.
(Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília)
• Abriga a capital do país, Brasília
• Tem grande força no setor primário da economia. As atividades agrícolas e pecuaristas são destaque nos três maiores estados em extensão territorial, com ênfase para o Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino brasileiro.
Comidas típicas: arroz com pequi, mojica de pintado, pamonha e bolinho de arroz.
Atividades realizadas pelos estudantes:
Dragão de papel
Os estudantes relembraram um dos biomas brasileiros, o Pantanal, localizado na região CentroOeste. Conheceram alguns animais característicos desse bioma e, em seguida, por meio da técnica de dobradura “dragão de papel”, construíram o animal escolhido, utilizando canetinhas, papel colorido, cola e outros.
Região Sul
(Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina)
• Possui as menores temperaturas do país
• Abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores belezas naturais do Brasil
Comidas típicas: arroz carreteiro, costela, capeletti, barreado, cuca, pinhão, churrasco e polenta. Atividades realizadas pelos estudantes:
Cartão-postal
Após relembrarem os principais pontos turísticos da cidade onde moram, os estudantes receberam um cartão-postal em branco. Nele, desenharam o ponto turístico de sua preferência e escreveram um texto contando um pouco sobre o local escolhido. Posteriormente, foi realizada a troca desses cartões entre as unidades.


Região Norte
(Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá e Roraima)
• Possui a maior rede hidrográfica do mundo, composta pela Bacia Amazônica.
• É a região mais extensa entre as cinco regiões.
Comidas típicas: tacacá, pato no tucupi, mujica de peixe, pirarucu de casaca, gurijuba, maniçoba, costela de tambaqui e caldeirada.
Atividades realizadas pelos estudantes:
Ateliê de Cerâmica Marajoara
Na Região Norte, a arte marajoara se originou e se desenvolveu representando a identidade indígena por meio da produção de artefatos.
Região Nordeste
(Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte)
• Região com maior número de estados do país.
Comidas típicas: tapioca, acarajé, vatapá, moqueca de peixe, ostra, camarão, buchada de bode e baião de dois.
Atividades realizadas pelos estudantes: Brincadeiras envolvendo o boi-bumbá, personagem folclórico popular brasileiro.

Região Sudeste
(São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro)
• Região Sudeste é a mais populosa do país.
• É a maior região industrial, comercial e financeira do país. Emprega 80% da classe trabalhadora brasileira.
Comidas típicas: moqueca capixaba, virado à paulista, canjiquinha mineira, feijoada carioca, pão de queijo, couve refogada, banana à milanesa e feijão tropeiro.
Atividades realizadas pelos estudantes:

Brincadeiras de rua
A cultura das brincadeiras de rua é muito presente na região Sudeste. Na época colonial, as crianças brincavam em espaços abertos como praças e ruas, já que as casas eram pequenas e não havia muitos brinquedos disponíveis. Com o passar do tempo, as brincadeiras de rua se popularizaram e se tornaram parte da cultura local. Essas brincadeiras são uma forma de socialização entre as crianças e jovens, ajudando a desenvolver habilidades sociais, cognitivas e motoras.

A Noite do Pijama e a Noite do campo à cidade, realizadas para os estudantes do 1º e do 3º anos, respectivamente, acontecerão no segundo semestre letivo. “A Noite do Pijama é realizada há mais de 25 anos, e as demais há mais de 15 anos. As noites são realizadas anualmente, sempre com atualizações. A intenção é marcar cada ano de ensino de uma forma especial”, finaliza Telma Montrucchio, do Colégio Positivo - Boa Vista.

Em 2023, a Educação Infantil do Positivo International School retornou à escola e encontrou um ambiente transformado: com espaços mais modernos, lúdicos, acolhedores, estimulantes e adequados à sua faixa etária.
De acordo com a coordenadora do Primary Years Programme (PYP), Michelline Ramos, “o mais empolgante de tudo é que os pequenos participaram ativamente desse processo. Como verdadeiros protagonistas, eles contribuíram com ideias e sugestões em uma roda de conversa promovida pela coordenadora de segmento, Paula Aguiar”
A reforma teve como principal objetivo a adequação ao modelo do programa PYP, direcionado aos estudantes da Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, proporcionando um ambiente mais adaptado às necessidades dos estudantes atuais e que contribuam e estimulem o seu aprendizado e desenvolvimento.
“Por exemplo, na unidade de aprendizagem, 'Who we are' ('Quem somos nós?'), ao pesquisarem sobre a origem de cada criança do Kindergarten 5, os pequenos aprenderam sobre castelos e vitrais da Alemanha. E o espaço foi crucial na construção desse aprendizado: as salas-aquários oportunizaram a criação de vitrais com celofanes coloridos e a construção de um enorme castelo, com direito a um lindo lago. Dessa forma, colocamos em prática a habilidade inerente de questionar, se maravilhar e teorizar sobre o mundo e sobre si, além de ter o espaço como um grande aliado na construção do conhecimento”, comenta a coordenadora.


Os ambientes da nova Educação Infantil do Inter ganharam, por exemplo, espelho d’água, barco-pirata, uma árvore frondosa na parte do solarium e espaços livres para soltar a imaginação. Entre os principais benefícios do retrofit, estão: maior interação e colaboração entre os estudantes por meio da brincadeira; maior autonomia no uso dos espaços; valorização das capacidades inatas dos estudantes; aprendizado constante em cada canto dos ambientes; entre muitos outros.

“As brincadeiras são uma parte crucial da infância, permitindo que as crianças construam sua natural criatividade e se adaptem ao meio, além de se conectarem com novos desafios e oportunidades de maneira lúdica e divertida”, finaliza Michelline.
