1 minute read

Uma semana de sorrisos e brincadeiras

Semana do Brincar é realizada desde 2021

Na semana do dia 22 a 26 de maio, estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais dos colégios do Grupo Positivo participaram da Semana do Brincar*, cuja proposta foi proporcionar atividades em prol do brincar, envolvendo a criança, a família e os educadores. De acordo com a professora de Educação Infantil e assessora do 1º ano, professora Julia Assis, é por meio da brincadeira que a criança se desenvolve em aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais. “O brincar é fundamental, pois possibilita a construção de vínculos sociais e desperta o interesse, a curiosidade e o compartilhamento de ideias e saberes”, explica.

A professora explica também que, durante a semana, foram realizadas brincadeiras de acordo com a temática definida (A Natureza no Brincar), proporcionando o contato com a natureza, a exploração sensorial, a interação social e a imaginação. “Cada educador tem autonomia para desenvolver propostas de acordo com a faixa etária dos estudantes” , finaliza.

Sobre a Semana do Brincar*

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha nacional para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar. Muito mais do que um evento pontual, a Semana

Mundial do Brincar também serve para engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar. Por conta disso, tem se tornado uma política pública em diversos municípios brasileiros. Uma das primeiras cidades brasileiras a adotar a lei da Semana Municipal do Brincar em seu calendário foi Ubatuba (SP), no ano de 2010. Atualmente, essa lei existe em mais de 30 cidades em 8 estados brasileiros. Em 2021, para ampliar mobilizações e fortalecer a realização da Semana Municipal do Brincar, com o envolvimento de toda a comunidade e de gestores públicos, foi feita a parceria entre Movimento Unidos pelo Brincar e Aliança pela Infância.

This article is from: