5 minute read

VestibaFest reúne aprovados no

vestibular da UEL

Evento aconteceu no aterro do Lago Igapó, em Londrina

No dia 4 de maio, estudantes, professores e familiares se reu niram no aterro do Lago Igapó para um momento especial: acompanhar, em primeira mão, a divulgação do resultado da Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma das mais conceituadas universidades estaduais do país.

À moda antiga, ao meio-dia em ponto, os jornais com os nomes dos aprovados foram jogados do palco aos estudantes. Com direito a muita música e emoção, os estudantes, com os olhos curiosos, procuraram seus nomes nos cursos escolhidos. O evento contou com a participação da reitora da Instituição, Marta Favaro, e do vice-reitor, Airton Petris, além da equipe diretiva da escola.

De acordo com o diretor do Colégio Positivo - Londrina, professor Julio Felis, o fato de esta ser a primeira turma de terceirão da escola deixou a comemoração ainda mais especial. “Temos uma excelente proposta pedagógica e uma excelente equipe de professores, mas o que mais nos impulsiona é acreditar no diferencial de cada um dos nossos estudantes” , finaliza.

CGrupo Positivo, em 2021. “Tinha pensado em fazer algo relacionado a transtornos mentais desde 2020, pois via e sentia como a falta de socialização influenciava os jovens, principalmente por conta da pandemia, que nos obrigava a ficar em casa. Então, percebia na prática como a depressão e outros transtornos passaram a ser mais recorrentes e como afetam cada vez mais as pessoas” , lembra Grazyella. “Por meio de uma pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre como apoiar o mundo na transformação da saúde mental, constatei resultados alarmantes. Foi ali que surgiu a ideia do aplicativo, misturando tanto a vontade de ajudar os estudantes a aprenderem a lidar com essa situação emocionalmente desgastante quanto a necessidade de fazer isso com inovação” , afirma a jovem, que teve a orientação durante todo o processo das professoras Larissa Assis Barony Valadares Fonseca (orientadora) e Flávia Roberta Amend Gabardo (coorientadora).

Equipe pedagógica comemorou junto dos estudantes

Status: aprovados!

Em 2022/2023, os estudantes dos colégios do Grupo Positivo e Curso Positivo conquistaram mais de 50% das vagas de Medicina das principais universidades do estado, como UFPR, UEPG e PUC-PR. Para acompanhar todas as aprovações, incluindo Enem e PSS, aponte a câmera do seu celular para o QR Code:

Dia da Família comemora as Mães

Famílias vivenciaram momentos memoráveis nas oficinas, despertando emoções por meio do contato, de tempo de qualidade em família e, também, dos sentidos

Com o tema “Meu sonho, minha história, nossas memórias”, o Dia da FamíliaMães, do primeiro semestre, contou com oficinas relacionadas aos temas: sentir, criar, movimentar e participar. Nos períodos da manhã e da tarde, em suas respectivas unidades, estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais foram até a escola e, ao lado de suas mães, compartilharam momentos de descontração e proximidade: estação escalda-pés, oficinas especiais e atividades esportivas e de dança foram algumas das atividades realizadas na data.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental –Anos Iniciais do Colégio Positivo - Londrina, professora Shirley Szeiko, um dos pontos fortes do evento foram as apresentações realizadas.

“Ver o sorriso das mães e os olhinhos dos estudantes brilhando foi emocionante e maravilhoso. Além disso, andar pelo evento e presenciar a alegria das famílias, compartilhando momentos de troca e de carinho, são gratificantes", diz.

Uma das mães presentes no evento foi a Maria Aparecida Ferreira da Silva Bonfim, que possui três filhos na escola. Ela afirma que prestigiar os eventos realizados pelo Positivo é sempre motivo de alegria. “É uma forma de compartilhar momentos especiais com os filhos e, também, com as demais famílias. Estar com os filhos no Dia da Família é aproveitar um tempo de diversão e de estreitar os laços de amor”, finaliza.

Páscoa Solidária arrecadou

4149 caixas de bombons

Existente nos colégios do Grupo Positivo desde 2009, em 2023, a campanha Páscoa Solidária, cujo objetivo é arrecadar caixas de chocolates que são entregues para crianças atendidas por organizações sociais, arrecadou, ao todo, 4149 caixas de bombons. A campanha engloba todos os segmentos de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, das unidades do Paraná e de Santa Catarina.

De acordo com Gilciane Baggio Ortolani, diretora do Cei Maria Amélia - uma das instituições beneficiadas-, a campanha tem uma representatividade e uma abrangência significativa, pois, muito além do chocolate, a embalagem personalizada é uma das marcas da ação, deixando-a ainda mais especial. “As caixas de bombons são colocadas dentro de uma embalagem diferente, que foi pensada e decorada por um estudante. Além disso, têm frases desejando apenas bons sentimentos para quem recebe, como amor, saúde, paz, entre outros valores humanos. As crianças da AMA ficam encantadas com o que recebem. É um cuidado muito especial, que ultrapassa a doação do chocolate. É uma doação de tempo, de carinho e de afeto”, explica.

Momento de partilha

Gilciane explica ainda que a quantidade de chocolates recebida torna possível presentear não somente os estudantes da AMA, mas a família desses estudantes. “Além de presentear as crianças da AMA, presenteamos as suas respectivas famílias. Conseguimos doar uma caixa para cada criança e sua família. A ideia é criar um momento juntos, de partilha, amor e afeto”, conclui.

Estudantes mostram os seus talentos na Ginástica Rítmica e Artística

Evento representa a abertura dos eventos esportivos de 2023

No dia 27 de maio, o Colégio Positivo promoveu a Copa Positivo de Ginástica, evento protagonizado por aproximadamente 500 ginastas da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental que praticam Ginástica Rítmica e Artística nas escolas do Grupo Positivo em Curitiba. O evento não tem caráter competitivo e valoriza o desenvolvimento durante o primeiro semestre.

Tradicional nas unidades do Colégio Positivo, o evento é uma oportunidade de avaliar o desenvolvimento dos ginastas e das ginastas no primeiro semestre do ano, assim como apresentar às famílias a evolução dos estudantes na modalidade.

As famílias foram convidadas a assistir às apresentações no ginásio do Colégio Positivo – Júnior, podendo registrar esse momento importante da vida das crianças e adolescentes. De acordo com a assessora de ginástica do centro pedagógico do Colégio Positivo, professora Bárbara Chinaglia Tagata, por ser uma apresentação individual, cada participante consegue mostrar a sua evolução ao longo do primeiro semestre. “A Copa recebe árbitros da Federação Paranaense de Ginástica, que avaliam de forma qualitativa - com

JOGOS ESCOLARES

Positivo marca presença nos Jogos Estudantis Municipais

Estudantes trocam o uniforme escolar pelo esportivo e a sala de aula pelas quadras conceitos e não com notas - a fim de fomentar o esporte escolar. Esses conceitos possibilitam perceber os exercícios que os atletas têm mais familiaridade e facilidade, da mesma forma aqueles que precisam ser aprimorados", explica.

De 20 de maio a 3 de junho, na Capital Cívica do Paraná (Ponta Grossa), 211 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio participaram dos Jogos Estudantis Municipais, popularmente conhecidos como JEM. De acordo com a coordenadora de Esportes e Cultura do Colégio Positivo – Master, professora Denise Aparecida de Oliveira, o objetivo principal é incentivar a prática esportiva nas escolas, promover o espírito de trabalho em equipe e desenvolver habilidades físicas e os talentos dos jovens participantes.

“O evento contribui decisivamente com as atividades desportivas estudantis do município, descobrindo e incentivando novos talentos esportivos, proporcionando o aprimoramento das forças físicas, psíquicas, morais e sociais e validando a importância do esporte na fase escolar”, complementa.

Além disso, a apresentação em público é um excelente recurso para trabalhar aspectos como timidez, autoconhecimento e a superação de limites. “O praticante sente-se reconhecido pela dedicação em aula, recebendo após a apresentação uma medalha de participação, uma ficha de avaliação, e um recadinho das professoras”, conclui.

As apresentações foram individuais e contaram com tudo o que um evento como esse pede: coreografia obrigatória elaborada pela professora da modalidade; uniformes exclusivos ou collants para a prática da gi nástica; sapatilhas específicas; árbitros para avaliar o desempenho dos estudantes. No Colégio PositivoMaster, aconteceu a Copa de Ginástica Rítmica, com a participação de 30 alunas, no dia 1º de julho.

#PosinoJEM

Os estudantes atletas representaram o colégio em diversas modalidades, como judô, futsal, natação, tênis de mesa, basquete, vôlei, xadrez e atletismo. Confira abaixo o balanço geral das conquistas:

1º lugar = 7

2º lugar = 7

3º lugar = 3

Total de troféus conquistados: 17

Reconhecimento por meio da entrega de troféu e medalhas

Espírito de equipe ajuda a garantir o sucesso da partida

Festa Junina

This article is from: