POSITIVO COMVOCÊ
INFORMATIVO DOS COLÉGIOS DO GRUPO POSITIVO JANEIRO | JULHO 2023
Aplicativo para adolescentes ganha prêmio em Feira Brasileira de Ciências
Pág. 03
Ex-estudante que se tornou diplomata concede entrevista especial ao Positivo
Pág. 17
CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E MATEMÁTICA SÃO TRABALHADAS EM NOITES PEDAGÓGICAS
Estudantes dos Anos Iniciais aprofundam conhecimentos de forma lúdica durante o período noturno na escola
Pág. 18
Felipe Marinho Pinho (5T01) e Paulo Roberto da Luz (5T01), do Colégio Positivo - Água Verde
EDITORIAL NBA
2023 iniciou de forma excepcional para os colégios do Grupo Positivo!
Conquistamos todos os primeiros lugares de Medicina nas universidades privadas de Curitiba, as 4 primeiras colocações da UEPG, de Ponta Grossa (PR), além de obtermos 52% das vagas da UFPR em Medicina! E não foi só nos resultados acadêmicos que nossos alunos se destacaram, no JEM (Jogos Estudantis Municipais de Ponta Grossa), os times brilharam como nunca!
Na recepção aos estudantes, apresentamos muitas novidades: mais aulas em inglês e aulas “mão na massa” dentro do currículo do Ensino Regular, além de reformas significativas na estrutura de muitas das nossas unidades, visando oferecer espaços atualizados, confortáveis e propícios para os estudantes aprenderem e se desenvolverem. Cabem aqui alguns convites: para quem estiver visitando Joinville, em Santa Catarina, venha conhecer o novo espaço ao ar livre da escola é simplesmente fantástico!
Iniciamos, com a equipe de professores, a Jornada Pedagógica, com muitas oportunidades de desenvolvimento para os nossos profissionais. Você sabia que os professores dos colégios do Grupo Positivo contam com o apoio de um Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento, composto por profissionais que apoiam e fomentam o desenvolvimento dos nossos mestres?
Quero finalizar dando as boas-vindas ao Santo Ivo, tradicional escola de São Paulo que passa, a partir deste ano, a fazer parte do grupo de escolas do Colégio Positivo. Estamos muito felizes em iniciar a caminhada do grupo dentro de São Paulo, principal centro econômico brasileiro, e mais felizes ainda por iniciarmos a parceria com uma escola tão tradicional quanto a Santo Ivo. Costumo afirmar que o Positivo é uma instituição que gosta de ensinar, mas também gosta de aprender. Estou convicto de que temos muito a oferecer ao Santo Ivo e de que aprenderemos muito com esse novo colégio.
Boa leitura!
Celso Hartmann
EXPEDIENTE
O informativo Positivo com Você é um veículo de comunicação interna dos colégios do Grupo Positivo, produzido pelo departamento de Marketing.
Gerente de Marketing: Patrícia Russo Gibran
Coordenação editorial: Divana Kampa (MTB 11875-PR)
Redação: Divana Kampa, João Lemos, Thaís Ribas Burbello e assessoria de imprensa Central Press
Revisão: Thaís Ribas Burbello
Colaboração: Angelo Prado, Ana Caroline Machado, CIPP, Fatime Fahs, Igor Pesco, Karina Aika Shimako, Kelly M. Kanabushi, Milena França, Natascha Zanatta e Sthefania Vailati Gaertner
Imagens: Arquivo, colaboradores e fornecedores dos colégios do Grupo Positivo
Projeto Gráfico: Giana Pundek Tenius
Diagramação: Giana Pundek Tenius
Impressão: Gráfica Radial
Tiragem: 3.000 exemplares
As opiniões emitidas neste informativo são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião dos colégios do Grupo Positivo. É proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio, sem autorização.
NBA Basketball School Experience reúne mais de 100 atletas
A parceria do Positivo com a NBA iniciou em 2019
No dia 1º de julho, o Ginásio do Colégio Positivo – Júnior foi palco de arremessos e muitas cestas. 130 estudantes, meninos e meninas, praticantes da modalidade de Basquete, do 3º ano ao Ensino Médio, de Curitiba e Ponta Grossa, participaram do NBA Basketball School Experience, cujo objetivo principal é promover uma imersão na modalidade, com a metodologia da National Basketball Association (NBA), presente em 15 países ao redor do mundo.
Pela manhã, os estudantes participaram de treinamentos e aquecimentos com os coaches da NBA. Durante a tarde, foi momento de usufruir dos aprendizados e colocar em prática tudo o que foi aprendido. De acordo com professor Gabriel Feijó, coordenador de Esportes e Cultura do Positivo International School, o encontro superou as expectativas. Ao fim, todos receberam medalhas.
Evento contou com a presença de Olívia, exjogador profissional e atual professor do Colégio
Positivo - Joinville
AQUISIÇÃO
Grupo Positivo chega a São Paulo
Com o Colégio Santo Ivo, Positivo passa a contar com 22 unidades
Com mais de 8 mil metros quadrados divididos em duas unidades no Alto da Lapa e na Vila Leopoldina, o Colégio Santo Ivo, que atende mais de 800 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, passou a fazer parte do Grupo Positivo.
Com a aquisição do Santo Ivo, o Positivo passa a contar com 22 unidades de ensino, em três estados e oito cidades, que atendem, juntas, aproximadamente 18,5 mil estudantes desde a Educação Infantil ao Ensino Pré-Vestibular. De acordo com o
diretor-executivo dos colégios do Grupo Positivo, Celso Hartmann, as aquisições têm sempre como prioridade o respeito à cultura, às práticas e à gestão das instituições. “Os próximos passos da administração são focar na integração dos colaboradores ao Positivo e estreitar a comunicação com pais e estudantes. A transição, como sempre, será feita com zelo e prudência, acolhendo as comunidades docente e discente da instituição”, ressalta.
2
Professor
Diretor-executivo dos colégios do Grupo Positivo
POSITIVO COM VOCEˆ
FEIRA DE CIÊNCIAS
Aplicativo para adolescentes
em
sofrimento mental leva prêmio em Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
Aplicativo foi destaque na imprensa
Aluna já havia sido destaque na Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (Mobipe)
om o MentalSaurus, aplicativo para auxiliar jovens e adolescentes em condição de sofrimento mental, a estudante Grazyella Luna Barlatti Fernandes, de apenas 16 anos, foi premiada na categoria Humanas, da Febrace (21.ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). A feira aconteceu presencialmente, na Universidade de São Paulo (USP), e contou com 200 finalistas de todo o Brasil. O objetivo do aplicativo é auxiliar na identificação de alguma situação emocionalmente desgastante e recomendar exercícios respiratórios e atividades a serem feitas para aliviar o nível de estresse – ou, até mesmo em casos mais graves, encaminhar o usuário para uma ajuda psicológica ou psiquiátrica mais efetiva.
A jovem estudante do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio já havia sido destaque na Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (Mobipe), realizada pelos colégios do
APROVAÇÕES
VestibaFest reúne aprovados no
vestibular da UEL
Evento aconteceu no aterro do Lago Igapó, em Londrina
No dia 4 de maio, estudantes, professores e familiares se reu niram no aterro do Lago Igapó para um momento especial: acompanhar, em primeira mão, a divulgação do resultado da Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma das mais conceituadas universidades estaduais do país.
À moda antiga, ao meio-dia em ponto, os jornais com os nomes dos aprovados foram jogados do palco aos estudantes. Com direito a muita música e emoção, os estudantes, com os olhos curiosos, procuraram seus nomes nos cursos escolhidos. O evento contou com a participação da reitora da Instituição, Marta Favaro, e do vice-reitor, Airton Petris, além da equipe diretiva da escola.
De acordo com o diretor do Colégio Positivo - Londrina, professor Julio Felis, o fato de esta ser a primeira turma de terceirão da escola deixou a comemoração ainda mais especial. “Temos uma excelente proposta pedagógica e uma excelente equipe de professores, mas o que mais nos impulsiona é acreditar no diferencial de cada um dos nossos estudantes” , finaliza.
CGrupo Positivo, em 2021. “Tinha pensado em fazer algo relacionado a transtornos mentais desde 2020, pois via e sentia como a falta de socialização influenciava os jovens, principalmente por conta da pandemia, que nos obrigava a ficar em casa. Então, percebia na prática como a depressão e outros transtornos passaram a ser mais recorrentes e como afetam cada vez mais as pessoas” , lembra Grazyella. “Por meio de uma pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre como apoiar o mundo na transformação da saúde mental, constatei resultados alarmantes. Foi ali que surgiu a ideia do aplicativo, misturando tanto a vontade de ajudar os estudantes a aprenderem a lidar com essa situação emocionalmente desgastante quanto a necessidade de fazer isso com inovação” , afirma a jovem, que teve a orientação durante todo o processo das professoras Larissa Assis Barony Valadares Fonseca (orientadora) e Flávia Roberta Amend Gabardo (coorientadora).
Equipe pedagógica comemorou junto dos estudantes
Status: aprovados!
Em 2022/2023, os estudantes dos colégios do Grupo Positivo e Curso Positivo conquistaram mais de 50% das vagas de Medicina das principais universidades do estado, como UFPR, UEPG e PUC-PR. Para acompanhar todas as aprovações, incluindo Enem e PSS, aponte a câmera do seu celular para o QR Code:
3
POR DENTRO DO COLÉGIO
Grazyella Luna Barlatti Fernandes
POSITIVO COM VOCEˆ
Dia da Família comemora as Mães
Famílias vivenciaram momentos memoráveis nas oficinas, despertando emoções por meio do contato, de tempo de qualidade em família e, também, dos sentidos
Com o tema “Meu sonho, minha história, nossas memórias”, o Dia da FamíliaMães, do primeiro semestre, contou com oficinas relacionadas aos temas: sentir, criar, movimentar e participar. Nos períodos da manhã e da tarde, em suas respectivas unidades, estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais foram até a escola e, ao lado de suas mães, compartilharam momentos de descontração e proximidade: estação escalda-pés, oficinas especiais e atividades esportivas e de dança foram algumas das atividades realizadas na data.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental –Anos Iniciais do Colégio Positivo - Londrina, professora Shirley Szeiko, um dos pontos fortes do evento foram as apresentações realizadas.
“Ver o sorriso das mães e os olhinhos dos estudantes brilhando foi emocionante e maravilhoso. Além disso, andar pelo evento e presenciar a alegria das famílias, compartilhando momentos de troca e de carinho, são gratificantes", diz.
Uma das mães presentes no evento foi a Maria Aparecida Ferreira da Silva Bonfim, que possui três filhos na escola. Ela afirma que prestigiar os eventos realizados pelo Positivo é sempre motivo de alegria. “É uma forma de compartilhar momentos especiais com os filhos e, também, com as demais famílias. Estar com os filhos no Dia da Família é aproveitar um tempo de diversão e de estreitar os laços de amor”, finaliza.
Páscoa Solidária arrecadou
4149 caixas de bombons
Existente nos colégios do Grupo Positivo desde 2009, em 2023, a campanha Páscoa Solidária, cujo objetivo é arrecadar caixas de chocolates que são entregues para crianças atendidas por organizações sociais, arrecadou, ao todo, 4149 caixas de bombons. A campanha engloba todos os segmentos de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, das unidades do Paraná e de Santa Catarina.
De acordo com Gilciane Baggio Ortolani, diretora do Cei Maria Amélia - uma das instituições beneficiadas-, a campanha tem uma representatividade e uma abrangência significativa, pois, muito além do chocolate, a embalagem personalizada é uma das marcas da ação, deixando-a ainda mais especial. “As caixas de bombons são colocadas dentro de uma embalagem diferente, que foi pensada e decorada por um estudante. Além disso, têm frases desejando apenas bons sentimentos para quem recebe, como amor, saúde, paz, entre outros valores humanos. As crianças da AMA ficam encantadas com o que recebem. É um cuidado muito especial, que ultrapassa a doação do chocolate. É uma doação de tempo, de carinho e de afeto”, explica.
Momento de partilha
Gilciane explica ainda que a quantidade de chocolates recebida torna possível presentear não somente os estudantes da AMA, mas a família desses estudantes. “Além de presentear as crianças da AMA, presenteamos as suas respectivas famílias. Conseguimos doar uma caixa para cada criança e sua família. A ideia é criar um momento juntos, de partilha, amor e afeto”, conclui.
4 POSITIVO COM VOCEˆ POR DENTRO DO COLÉGIO
DIA
Em campanha solidária, mais de 20 instituições são beneficiadas
DA FAMÍLIA PÁSCOA SOLIDÁRIA
Estudantes mostram os seus talentos na Ginástica Rítmica e Artística
Evento representa a abertura dos eventos esportivos de 2023
No dia 27 de maio, o Colégio Positivo promoveu a Copa Positivo de Ginástica, evento protagonizado por aproximadamente 500 ginastas da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental que praticam Ginástica Rítmica e Artística nas escolas do Grupo Positivo em Curitiba. O evento não tem caráter competitivo e valoriza o desenvolvimento durante o primeiro semestre.
Tradicional nas unidades do Colégio Positivo, o evento é uma oportunidade de avaliar o desenvolvimento dos ginastas e das ginastas no primeiro semestre do ano, assim como apresentar às famílias a evolução dos estudantes na modalidade.
As famílias foram convidadas a assistir às apresentações no ginásio do Colégio Positivo – Júnior, podendo registrar esse momento importante da vida das crianças e adolescentes. De acordo com a assessora de ginástica do centro pedagógico do Colégio Positivo, professora Bárbara Chinaglia Tagata, por ser uma apresentação individual, cada participante consegue mostrar a sua evolução ao longo do primeiro semestre. “A Copa recebe árbitros da Federação Paranaense de Ginástica, que avaliam de forma qualitativa - com
JOGOS ESCOLARES
Positivo marca presença nos Jogos Estudantis Municipais
Estudantes trocam o uniforme escolar pelo esportivo e a sala de aula pelas quadras
De 20 de maio a 3 de junho, na Capital Cívica do Paraná (Ponta Grossa), 211 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio participaram dos Jogos Estudantis Municipais, popularmente conhecidos como JEM. De acordo com a coordenadora de Esportes e Cultura do Colégio Positivo – Master, professora Denise Aparecida de Oliveira, o objetivo principal é incentivar a prática esportiva nas escolas, promover o espírito de trabalho em equipe e desenvolver habilidades físicas e os talentos dos jovens participantes.
“O evento contribui decisivamente com as atividades desportivas estudantis do município, descobrindo e incentivando novos talentos esportivos, proporcionando o aprimoramento das forças físicas, psíquicas, morais e sociais e validando a importância do esporte na fase escolar”, complementa.
conceitos e não com notas - a fim de fomentar o esporte escolar. Esses conceitos possibilitam perceber os exercícios que os atletas têm mais familiaridade e facilidade, da mesma forma aqueles que precisam ser aprimorados", explica.
Além disso, a apresentação em público é um excelente recurso para trabalhar aspectos como timidez, autoconhecimento e a superação de limites. “O praticante sente-se reconhecido pela dedicação em aula, recebendo após a apresentação uma medalha de participação, uma ficha de avaliação, e um recadinho das professoras”, conclui.
As apresentações foram individuais e contaram com tudo o que um evento como esse pede: coreografia obrigatória elaborada pela professora da modalidade; uniformes exclusivos ou collants para a prática da gi nástica; sapatilhas específicas; árbitros para avaliar o desempenho dos estudantes. No Colégio PositivoMaster, aconteceu a Copa de Ginástica Rítmica, com a participação de 30 alunas, no dia 1º de julho.
#PosinoJEM
Os estudantes atletas representaram o colégio em diversas modalidades, como judô, futsal, natação, tênis de mesa, basquete, vôlei, xadrez e atletismo. Confira abaixo o balanço geral das conquistas:
1º lugar = 7
2º lugar = 7
3º lugar = 3
Total de troféus conquistados: 17
Reconhecimento por meio da entrega de troféu e medalhas
Espírito de equipe ajuda a garantir o sucesso da partida
POSITIVO COM VOCEˆ
POR DENTRO DO COLÉGIO
GINÁSTICA
5
PREMIAÇÃO
FESTA JUNINA
Festas junina e julina movimentam comunidade escolar
Comemorações reuniram, ao todo, mais de 10 mil pessoas
Com sotaque e músicas caipiras, decoração especial, brincadeiras, danças e comidas típicas, chegou o momento de os estudantes vestirem os seus trajes caipiras, mostrarem o resultado do ensaio das danças e encontrarem o professor vestindo calça xadrez e a professora usando calça de chita. As festas juninas dos colégios do Grupo Positivo ocorrem nas dependências da escola e reúnem estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de famílias e equipe pedagógica. O objetivo do evento é valorizar uma tradição e propor momentos de descontração e diversão dentro do ambiente escolar.
O início das comemorações aconteceu no Colégio Positivo
– Boa Vista, no dia 3 de junho, e teve fim no dia 8 de julho, com a festa do Colégio Semeador. Quem comparece ao evento tem a oportunidade de brincar, co mer e se divertir. De acordo com a diretora do Colégio Positivo –Boa Vista, professora Izabella Milleo, o evento é um ponto de encontro, que possibilita a inte gração entre famílias e comuni dade escolar. “Opontofortedas festas juninas dos colégios do Grupo Positivo é a alegria e a possibilidadedecurtirumdia diferente,comdanças,brinca deiras,comidastípicasemuita animação.Paraaequipepeda gógica é uma imensa alegria poder possibilitar momentos comoesse” , finaliza.
6 POSITIVO COM
VOCEˆ POR DENTRO DO COLÉGIO
Colégio PositivoBoa Vista
Colégio Vila Olímpia
Colégio Positivo - Júnior
Colégio Positivo - Joinville
Colégio PositivoJardim Ambiental
Cobertura especial
Durante o evento, a equipe do departamento de Marketing dos colégios do Grupo Positivo faz uma cobertura em tempo real por meio das páginas do Instagram das respectivas unidades. Caracterizados, os colaboradores percorrem a festa, entrevistam famílias e mostram, em detalhes, os principais acontecimentos. De acordo com a coordenadora de Marketing, Milena França, a festa junina é um dos eventos que geram maior engajamento e alcance nas redes sociais. Por isso, a cobertura especial é feita
em todas as unidades. “Aotodo, foramrealizadas11festasjuninase,emtodaselas,haviadois representantes do Marketing: umvoltadoparaaproduçãodo eventoeoutroparaumacoberturadiferenciada,durantetodo o dia. O objetivo foi mostrar, em tempo real, os principais acontecimentos, a grandeza dosnossoseventoseocuidado comasfamílias.Tudoissoéfeito de forma descontraída, gerandoaproximaçãoevínculocom aquelesquenosacompanham, semperderoobjetivoprincipal: levar informação para quem nosacompanha”, finaliza.
7 POSITIVO COM VOCEˆ
Colégio Passo Certo
Positivo International School
Colégio PositivoMaster
Colégio Semeador
Colégio Positivo -
Colégio Positivo - Água Verde
Quatro unidades do Colégio Positivo iniciaram o ano letivo de 2023 com novidades para estudantes de todas as idades, professores e familiares de estudantes. Obras de reforma e ampliação foram iniciadas ainda em novembro do ano passado para serem concluídas a tempo de receber crianças e adolescentes que voltaram às aulas em fevereiro.
Colégio Positivo - Master
Em Ponta Grossa, no Colégio Positivo - Master, o espaço destinado à Educação Infantil foi renovado e ganhou quatro novas salas de aula. Outras três salas novas estão sendo utilizadas pelo 1.º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, os estudantes da Educação Infantil ganharam uma sala de música e um ateliê de arte.
“Todas as turmas de 1.º ano foram recebidas em ambientes modernos e atrativos, de modo a estimular o desenvolvimento adequado dessa faixa etária e permitir melhor aproveitamento dos espaços de uso comum da Educação Infantil”, explica a diretora do Colégio Positivo - Master, Carla de Freitas. Segundo ela, com a mudança das turmas de 1.º ano para as novas salas da Educação Infantil, as que eram utilizadas anteriormente passaram a ser Salas Clip, onde estão sendo ministradas as aulas de Língua Inglesa dos Anos Finais, já que essas são turmas reduzidas.
Londrina
No norte do estado, o Colégio Positivo - Londrina também recebeu melhorias. De acordo com o diretor do colégio, Julio Felis, “a construção do novo complexo esportivo e a reforma do antigo são as duas intervenções que trouxeram grande impacto visual para estudantes, equipes pedagógicas e familiares”
REFORMA
Colégio Positivo inicia ano letivo com novidades estruturais
Investimento em salas de aula, espaços de convivência e quadras esportivas oferece estrutura adequada para estudantes de todas as idades
Quadra poliesportiva, salas preparadas para receber aulas de dança, luta e outras modalidades estão entre as benfeitorias, bem como uma sala multiúso. Uma miniquadra foi construída para uso exclusivo da Educação Infantil, além da modernização da área de convivência utilizada durante os intervalos. Por fim, novas salas de aula e a modernização do espaço utilizado para embarque e desembarque de estudantes de todas as idades completam a lista de novidades.
Joinville
O Colégio Positivo - Joinville também começa o ano com novas estruturas. Enquanto na Educação Infantil o foco é revitalizar as salas de aula e os parques e adquirir brinquedos mais novos e modernos, o Ensino Fundamental ganha novas salas e um pátio completamente reformado.
O prédio do Ensino Médio também foi todo reformado e passou a contar com salas de aula e auditório mais modernos, além de salas maker e lounges em cada um dos andares. A ideia é otimizar a convivência entre os estudantes não só nesses espaços, mas também na cantina, na entrada do colégio e nos corredores, que estão sendo igualmente reformados. “Recebemos os estudantes em uma escola mais moderna e com cara nova. Está prevista, ademais, a melhoria da quadra esportiva. Tudo está sendo feito de forma a alinhar a infraestrutura à nossa proposta pedagógica inovadora e diferenciada”, destaca a diretora do Colégio Positivo - Joinville, Patrícia Menezes Barcelos Corrêa.
POR DENTRO DO COLÉGIO
Colégio Positivo - Master
Colégio Positivo - Londrina
8 POSITIVO COM VOCEˆ
Colégio Positivo - Joinville
Colégio Positivo - Master
Neuroarquitetura. Embora não seja novo - os primeiros registros de trabalhos arquitetônicos com foco no bem-estar mental datam de meados da década de 1950 -, esse conceito tem se tornado cada vez mais necessário para o estilo de vida contemporâneo. Diversas pesquisas evidenciam a influência do desenho e organização dos ambientes nas emoções. Agora, um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que analisou dados sobre infraestrutura e aprendizagem coletados por uma pesquisa da UNESCO, mostra que até mesmo a infraestrutura escolar tem um papel fundamental no desempenho dos estudantes.
De acordo com esse levantamento, estudantes que frequentam escolas com bons ambientes apresentam melhor desenvolvimento. Espaços funcionais, bem iluminados e que estimulam a criatividade realmente ajudam na rotina escolar de crianças e adolescentes. E bibliotecas, laboratórios e quadras esportivas estão entre os espaços com mais influência, sob esse aspecto. Além de preocupar-se com equipar muito bem esses ambientes, também é necessário pensar em como eles são planejados e utilizados no cotidiano. Revitalizar e dar nova destinação a locais subutilizados é importante para permitir que o processo de ensino e aprendizagem seja mais eficaz e prazeroso.
Áreas verdes são indispensáveis para saúde mental
Os benefícios do contato com a natureza também são velhos conhecidos da ciência. Das casas de repouso que estavam sempre localizadas em meio a campos e matas, ao longo dos últimos séculos, aos estudos mais aprofundados que comprovam a relação entre meio
ambiente e saúde mental, o denominador comum é a certeza de que o verde e o ar puro afetam positivamente os seres humanos. Outros estudos também já demonstraram que até mesmo poucos minutos de interação com ambientes naturais podem melhorar significativamente a saúde mental das pessoas. O mesmo se aplica às escolas.
Experiência prática
Convívio, lazer, ócio criativo. Tudo contribui para que o aprender seja potencializado. E os resultados são visíveis no humor e disposição dos estudantes, como observa a diretora do Colégio Positivo - Joinville, Patrícia Menezes Barcelos Corrêa. Ali, uma área ao ar livre que não estava sendo utilizada foi transformada em um ambiente multiúso para atividades esportivas, culturais e pedagógicas. “É um amplo espaço de convivência durante os intervalos e os professores também o utilizam para enriquecer as práticas pedagógicas em contato com a natureza, realizando contação de histórias e atividades esportivas”, explica.
No curto prazo, os estudantes aproveitam a área ventilada e ensolarada para lanchar, relaxar e conversar com os amigos. No médio e longo prazos, a ideia é que ela também ajude a tornar as horas de estudo mais produtivas e menos estressantes. “Temos percebido que as crianças estão menos tensas e mais animadas depois que começaram a utilizar esse espaço. Sabemos a importância disso para a aprendizagem e esperamos impactos ainda melhores ao longo do tempo”, completa a diretora.
9 POSITIVO COM VOCEˆ
Infraestrutura escolar contribui com aprendizagem, diz pesquisa
Neuroarquitetura é aliada para criar espaços diferenciados e voltados à convivência e à prática esportiva e pedagógica nas escolas
Na prática
Antes do início das aulas, a família vem ao colégio para conhecermos a rotina e, dessa forma, elaborar uma adaptação personalizada e que faça sentido para a criança. A família passa a ter contato direto com a professora, para tirar dúvidas e aliviar possíveis inquietações.
ADAPTAÇÃO RESPEITOSA
Adaptação escolar: como? onde? quando? por quê?
Colo, carinho e atenção fazem parte do processo
Adaptar-se a novas pessoas e a novos ambientes é inerente ao ser humano. Quando se trata de estudantes da Educação Infantil, essa adaptação requer ainda mais atenção. Por conta disso, os colégios do Grupo Positivo contam com uma equipe de docentes especializada e em constante formação, cujo objetivo principal é atender os pequenos que estão passando por essa fase. De acordo com Pamella Mamed, professora e assessora pedagógica, para tornar o processo de adaptação mais empático e receptivo, é importante entender a necessidade da faixa etária e, dessa forma, com segurança, conduzir esse ritual. “É necessário compreender que, antes de acolher a criança, devemos acolher as famílias. Famílias seguras e acolhidas na sua escolha acabam transmitindo às crianças segurança e confiança, o que é
essencial para uma adaptação respeitosa”, explica.
Ser único e individual É importante compreender, também, que cada criança é única, bem como seu desenvolvimento, suas emoções e sua rotina familiar. Dessa forma, existe uma adaptação individual conforme a resposta que a criança transmite e suas necessidades. “O processo de acolhimento se desenvolve por meio de um vínculo positivo entre família e escola. Entendemos que somos uma extensão de casa e, assim, orientamos com dicas e rituais de que forma agir em casa, na chegada e na saída. Estamos em contato durante todo o período da criança na escola, respeitando as individualidades e aflições e permitindo que eles acompanhem de forma integral o tempo de permanência de seus filhos conosco” , conclui.
Para que a criança se sinta segura dentro do ambiente escolar, sugerimos alguns rituais, como trazer um objeto individual de apego, fotos da família ou algum item que contenha uma memória afetiva de sua casa.
Se a criança demonstra não estar bem, não quebramos o vínculo de confiança. Levamos aos seus pais ou cuidadores, ou ligamos para que venham buscar.
Uma adaptação conduzida com base no acolhimento da família e da criança permite a construção da segurança em relação ao ambiente novo que ocupam e do vínculo afetivo com os professores, para que possam se sentir livres para explorar e se desenvolver integralmente de forma social, emocional, cognitiva e física.
EDUCAÇÃO INFANTIL
10
POSITIVO COM VOCEˆ
NOITE DA LUA
Dentro do ambiente escolar, no período da noite e na companhia dos colegas e de telescópios, os estudantes do Infantil 5 participam da Noite da Lua. O evento existe desde 2008 em todas as unidades dos colégios do Grupo Positivo e, em 2023, contou com, aproximadamente, 500 estudantes. De acordo com a professora e assessora do Infantil 5, Heloiza Sant’Ana, a infância, comprovadamente, é a fase de maior criatividade da criança. “É o momento em que estimulamos habilidades que normalmente fazem parte de um pesquisador: o levantamento de hipóteses, a pesquisa e a curiosidade. Os objetivos principais do evento são aprender brincando e estimular a pesquisa”, explica.
Na ocasião, eles realizam observações em telescópios e participam de atividades lúdicas para aprender sobre os fenômenos do céu, em especial os que envolvem a Lua, e como eles influenciam suas vidas. Além de observar a Lua – nas noites em que ela estava visível –, as crianças entendem mais sobre o ciclo lunar, que se divide em quatro fases, sobre a formação de suas crateras e sobre a importância do satélite para a vida dos animais noturnos. Todos esses aprendizados são permeados por muita ludicidade e pelo encantamento de estar à noite na escola. Além disso, o encontro foi enriquecido com uma peça teatral sobre o tema, na qual o foguete vai para a Lua em uma decolagem com sombras e fumaça.
ALFABETIZAÇÃO
Em formação: leitores e escritores!
Mesmo durante o processo de alfabetização, projeto permite que os estudantes da Educação Infantil tenham acesso ao mundo mágico da leitura
Reconhecendo os inegáveis benefícios da prática da leitura, os colégios do Grupo Positivo oferecem o Projeto Leitores e Escritores em Formação para os estudantes da Educação Infantil. Esse projeto permite que os pequenos tenham contato com as encantadoras histórias dos livros, mesmo estando em fase de alfabetização. A atividade ocorre durante a semana, no horário regular das aulas, em diferentes ambientes, como salas de aula, bibliotecas, pátios e parques. Durante essas contações de histórias, por meio de momentos de conversas em roda e leituras feitas pelas professoras, os estudantes são incentivados a participar das leituras, mesmo sem compreender totalmente o processo da escrita.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Positivo – Joinville, professora Karina de Oliveira de Braga, os títulos começaram a ser trabalhados em meados de
abril, e todos os estudantes participam da atividade. No entanto, apenas as turmas de Infantil 3, 4 e 5 realizam visitas à biblioteca da unidade. A professora explica que, por meio desse projeto, as crianças ampliam seu repertório e interesse pela leitura, fortalecem vínculos, são encorajadas, desenvolvem uma compreensão do mundo mais sólida, lapidam seus valores, aumentam seu vocabulário, potencializam sua imaginação, criatividade e interesse, além de passarem a compreender e visualizar, na prática, diferentes gêneros textuais.
“O encanto com o modo como as histórias são apresentadas às crianças, as construções coletivas, a exposição de atividades relacionadas, o registro do banco de palavras, a atenção e a concentração durante as contações, e o uso de estratégias e abordagens com as crianças inclusivas são os principais diferenciais do projeto” , conclui ela.
11
Noite da Lua desperta a curiosidade e o interesse dos estudantes pela ciência e o estudo dos astros
No céu, a lua! Na sala, os aprendizados!
POSITIVO COM VOCEˆ
OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO
Estudantes são destaque em olimpíadas
Eventos valorizam o esforço e a dedicação dos estudantes
Testar o conhecimento fora do ambiente escolar é um desafio que empolga estudantes e professores. Uma das formas de isso acontecer é participar de olimpíadas do conhecimento, que ocorrem em nível nacional e têm como participantes estudantes de diferentes escolas, estados e cidades.
Olimpíada Canguru: um salto no aprendizado!
Competição é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais até o Ensino Médio
Com o objetivo de ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática e favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo dos números, os estudantes do 3º ano
Estudantes participam de Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
Com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica
POSICOBRA
E, claro, os colégios do Grupo Positivo incentivam seus estudantes a se desafiarem nessas competições, que só trazem ganhos, pois vão além de medalhas e diplomas. São uma forma prática de testar conhecimentos em áreas com as quais os estudantes têm mais afinidade, além de proporcionarem
do Ensino Fundamental ao Ensino Médio participam da Olimpíada Canguru, considerada a maior competição de Matemática do mundo. Por meio dela, busca-se estimular os estudantes a desenvolverem conhecimentos matemáticos de maneira contextualizada, resolvendo questões e desafiando-se. De acordo com a professora Cleonara Schultz Diemeier, assessora dos Anos Iniciais do Colégio Positivo, essa estrutura desperta o interesse e a capacidade de almejar a satisfação intelectual. “Todo estudante que participa da competição recebe um certificado, aqueles com os melhores resultados, além do certificado, recebem uma
e ciências, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, anualmente, os estudantes dos Anos Iniciais (3º ao 5º ano) participam da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, também conhecida como OBA. De acordo com a
Mais do que estudantes: Posicobras
O mérito é uma tradição dos colégios do Grupo Positivo, e, em 2023, iniciaram as premiações, no 1º trimestre
Os colégios do Grupo Positivo incentivam constantemente o hábito de estudos e a dedicação dos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento. Por isso, como forma de reconhecer o esforço dos alunos e a superação dos desafios durante os dias letivos, aconteceu no primeiro trimestre a entrega do Certificado Posicobra, premiação tradicional nas escolas do grupo para estudantes que obtiveram as melhores médias entre
experiências com o intercâmbio que acontece entre as escolas.
De acordo com o diretor do Colégio Positivo - Jardim Ambiental, professor Julio Inafuco, “ser medalhista é sim um reconhecimento, mas participar e se dedicar também são atitudes dignas de aplauso”, finaliza.
das medalhas, de bronze, prata ou ouro. Nossos colégios promovem um pequeno evento para a entrega da premiação, estimulando a participação e fazendo com que os estudantes demonstrem muito interesse em participar, pois sentem-se desafiados a buscar bons resultados."
Sobre a Olimpíada Canguru
A Olimpíada Canguru é uma competição internacional, originada na França. Ela é administrada pela Associação Canguru sem Fronteiras e atinge mais de 80 países, além de ser considerada a maior competição de Matemática do Mundo. No Brasil, começou a ser realizada em 2009.
professora Bruna Dias de Castro dos Santos, assessora de Ciências dos Anos Iniciais, o Colégio PositivoJúnior incentiva seus alunos a se desafiarem nessas competições que só trazem ganhos, pois vão além de medalhas e diplomas.
todos os componentes curriculares em cada período letivo.
“Acredito que esse reconhecimento é muito importante para valorizar o desempenho acadêmico dos estudantes que acabam se destacando, além de incentivar aqueles que ainda não tiveram a experiência de ser Posicobra a almejarem isso”, comenta a diretora do Colégio Passo Certo, professora Lorena Paoloni.
ANOS INICIAIS
12 POSITIVO COM VOCEˆ
Uma semana de sorrisos e brincadeiras
Semana do Brincar é realizada desde 2021
Na semana do dia 22 a 26 de maio, estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental - Anos Iniciais dos colégios do Grupo Positivo participaram da Semana do Brincar*, cuja proposta foi proporcionar atividades em prol do brincar, envolvendo a criança, a família e os educadores. De acordo com a professora de Educação Infantil e assessora do 1º ano, professora Julia Assis, é por meio da brincadeira que a criança se desenvolve em aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais. “O brincar é fundamental, pois possibilita a construção de vínculos sociais e desperta o interesse, a curiosidade e o compartilhamento de ideias e saberes”, explica.
A professora explica também que, durante
a semana, foram realizadas brincadeiras de acordo com a temática definida (A Natureza no Brincar), proporcionando o contato com a natureza, a exploração sensorial, a interação social e a imaginação. “Cada educador tem autonomia para desenvolver propostas de acordo com a faixa etária dos estudantes” , finaliza.
Sobre a Semana do Brincar*
A Semana Mundial do Brincar é uma campanha nacional para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Todos os anos, acontece em torno da data de 28 de maio, consolidada em 1998 como o Dia Internacional do Brincar. Muito mais do que um evento pontual, a Semana
Mundial do Brincar também serve para engajar o poder público e a sociedade na discussão sobre formas de colocar em prática o direito ao brincar. Por conta disso, tem se tornado uma política pública em diversos municípios brasileiros. Uma das primeiras cidades brasileiras a adotar a lei da Semana Municipal do Brincar em seu calendário foi Ubatuba (SP), no ano de 2010. Atualmente, essa lei existe em mais de 30 cidades em 8 estados brasileiros. Em 2021, para ampliar mobilizações e fortalecer a realização da Semana Municipal do Brincar, com o envolvimento de toda a comunidade e de gestores públicos, foi feita a parceria entre Movimento Unidos pelo Brincar e Aliança pela Infância.
SEMANA DO BRINCAR
Galeria Posicobra
* Esses são apenas alguns estudantes premiados. Para conferir mais, acesse o site e as redes sociais do colégio em que o seu filho estuda.
Festou em Família reúne familiares dos Anos Finais
Estudantes e familiares participam de um dia especial na escola
No dia 31 de março (sexta-feira), aconteceu, pela primeira vez, o Festou em Família. O objetivo do evento, que ocorreu na unidade do estudante, é integrar estudantes, famílias e comunidade escolar do Ensino Fundamental – Anos Finais dos colégios do Grupo Positivo.
De acordo com a coordenadora do segmento no Colégio Positivo – Joinville, professora Joana Melim Borges Grobler, o principal intuito do evento foi proporcionar momentos de descontração, além de valorizar a união entre família e escola e promover uma noite descontraída, permitindo que pais e responsáveis conheçam os professores de seus filhos.
“A participação das famílias foi preciosa e gerou momentos divertidos, os quais ficarão guardados na memória dos participantes”, explica Joana.
VIAGEM
Atividades realizadas
Cada unidade promoveu atividades diferenciadas, algumas delas foram: karaoke, futsal, “baladinha”, jogos de tabuleiro, minivôlei e slackline, tiro ao alvo, foursquare, badminton e jogos de mesa.
Aventura e aprendizado no Sítio do Carroção
Partes da infraestrutura do Sítio do Carroção são inspiradas em personalidades como Mark Twain, Júlio Verne, Monteiro Lobato e Steven Spielberg
Oque as crianças e os jovens mais querem é aprender de um jeito leve e divertido. E foi exatamente isso o que os estudantes de 7º e 8º anos do Colégio Positivo (unidades de Curitiba) fizeram na segunda quinzena de abril, durante uma viagem a Tatuí, em São Paulo, para conhecer o Sítio do Carroção. Esse é o único resort pedagógico do Brasil, que, em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), combina lazer e entretenimento educativo para proporcionar uma experiência completa de
aprendizado a crianças e adolescentes. Tradicionalmente, no Colégio Positivo, essa viagem é proposta para os estudantes do 5º ano, como encerramento de ciclo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Porém, como em 2020 e 2021 não foi possível viajar por conta da pandemia, os estudantes que naquela época estavam no 5º ano – e que hoje estão no 7º e 8º anos – realizaram somente agora a saída pedagógica. Para os estudantes do 8º ano, a viagem aconteceu de 17 a 19 de abril e, para os do 7º ano, de 24 a 26 de abril.
Para o assessor do Positivo Extracurricular (PEX) dos colégios do Grupo Positivo, professor Felipe Seleme, a vivência no Sítio do Carroção possibilita não apenas o conhecimento aprofundado dos temas curriculares, mas também a socialização. “Isso acontece nas atividades ao ar livre, nos jogos educativos, nos momentos das refeições e nos alojamentos”, conta. Segundo ele, os estudantes do Colégio Positivo viveram momentos incríveis nessa viagem, criando memórias que levarão para a vida toda.
14 ANOS FINAIS FESTOU
São muitos os estudos, projetos, jogos e atrações que o Sítio do Carroção disponibiliza para as crianças e os adolescentes
POSITIVO COM
VOCEˆ
8º ano participa de atividade sobre Desenvolvimento Sustentável
Evento foi transmitido ao vivo para todas as unidades dos colégios do Grupo Positivo
Misturando diferentes aspectos, visões e contextos, os estudantes do 8º ano dos colégios do Grupo Positivo participaram de um trabalho de pesquisa e investigação que abordou o tema Desenvolvimento Sustentável. A atividade envolveu os componentes curriculares de Geografia, Ciências e Matemática. Para isso, eles se apropriaram de informações econômicas, sociais e ambientais da cidade onde vivem. O objetivo do momento foi ir além do conhecimento pedagógico
17 ODS da ONU
e proporcionar compartilhamentos e a compreensão de informações e fatos concretos da vida.
“Por meio da atividade, os estudantes descobriram como caminha o desenvolvimento sustentável em seu respectivo município. Para isso, eles precisaram entrar em contato com a realidade socioeconômica do local”, explica um dos responsáveis pelo projeto, professor Tiago Costa de Alcântara.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU
Para realizar o trabalho, os estudantes levaram em consideração os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são um apelo universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Eles analisaram os 17 objetivos e escolheram um para trabalhar. “Ao fazerem essa escolha, eles trouxeram evidências de que o problema relatado acontecia no município e, posteriormente, pensaram em soluções para resolver ou atenuar a situação em questão”, explica.
Na prática
Uma das análises realizada foi em relação à quantidade de postos de saúde existente no município por habitante. Para isso, os estudantes fizeram gráficos para ter uma média e, assim, conseguiram analisar como se comportou esse aumento, em relação ao número de moradores. Outro ponto abordado foi em relação à obesidade infantil. Uma das soluções propostas foi a possibilidade de reduzir impostos para proporcionar a aquisição de alimentos mais saudáveis e naturais.
Por meio da atividade, foi possível desenvolver uma visão mais crítica sobre a realidade e, consequentemente, desenvolver um cidadão mais atuante e consciente.
“
O principal é tomar consciência dos pontos fortes e das fragilidades do município e compreender que a realidade não é comum para todos os cidadãos. Além disso, a atividade desenvolve a capacidade de trabalhar em grupo, desenvolver pesquisas e refletir”, finaliza.
SUSTENTABILIDADE POSITIVO COM VOCEˆ 15
1. Erradicação da pobreza 2. Fome zero 3. Saúde e bem-estar 4. Educação de qualidade 5. Igualdade de gênero 6. Água limpa e saneamento 7. Energia acessível e limpa 8. Emprego digno e crescimento econômico 9. Indústria, inovação e infraestrutura 10. Redução das desigualdades 11. Cidades e comunidades sustentáveis 12. Consumo e produção responsáveis 13. Combate às alterações climáticas 14. Vida debaixo d’água 15. Vida sobre a terra 16. Paz, justiça e instituições fortes 17. Parcerias em prol dos metais
Conhecer em profundidade
Itinerários Formativos permitem aprofundamento em temas específicos, a partir de estudos e experimentações
Em 2022, os colégios do Grupo Positivo implementaram no currículo da 2ª série do Ensino Médio os Itinerários Formativos, os quais possibilitam a vivência e o aprofundamento dos estudantes em uma ou mais áreas de conhecimento. Nesses itinerários, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades importantes como trabalhar em grupo, solucionar problemas, falar em público e planejar estratégias. Essa mudança faz parte do chamado Novo Ensino Médio, projeto que vem sendo colocado em prática nas escolas de todo o país, com a motivação de situar o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem. Enquanto a Formação Geral Básica define competências e
HUMANIDADE
habilidades para quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza –, os Itinerários Formativos, nos colégios do Grupo Positivo, oferecem oportunidade de aprofundamento nas seguintes áreas: Humanas e Linguagens e Matemática e Natureza. Conheça algumas delas:
QUÍMICA
Colégio Positivo – Londrina
No segundo bimestre, os estudantes aprenderam mais sobre educação nutricional, que abrange tópicos como a composição química dos alimentos. Em uma das atividades, eles foram à cozinha preparar receitas com ingredientes ricos em carboidratos, proteínas e lipídios e realizaram contagem de calorias.
Humanidade que alegra, cura e transforma
Mais de 300 estudantes do Ensino Médio dos colégios do Grupo Positivo engajam-se em trabalhos voluntários propostos em disciplina optativa
Colégio Positivo – Hauer
Os estudantes realizaram uma aula de campo na Fazenda Urbana, uma fazenda-escola localizada no bairro Cajuru, em Curitiba. Eles tiveram contato com a alimentação de uma forma diferente, aprendendo sobre o ciclo dos alimentos, plantas enxertadas, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), compostagem, criação de abelhas, cultivo de mel e alimentos orgânicos.
GEOGRAFIA
Colégio Semeador
Por meio de uma experiência diferente e muito instigante, os estudantes entenderam melhor como funciona o trabalho de pesquisa in loco realizado por arqueólogos.
Nos colégios do Grupo Positivo, professores e estudantes concordam que, para uma formação ser integral, ela precisa ter como base a empatia. É isso o que mostra o projeto Humanizando-se: Sorrir é o Melhor Remédio, que é desenvolvido como disciplina optativa e, neste ano, tem mobilizado mais de 300 estudantes do Ensino Médio em trabalhos voluntários. As ações dependem das necessidades das instituições que são escolhidas e apoiadas pelas unidades dos colégios do Grupo Positivo – atualmente são nove, localizadas no Paraná e em Santa Catarina.
A partir das necessidades levantadas, os estudantes participantes da optativa, conduzidos pelos professores, começam a movimentar a escola toda na arrecadação dos materiais, que podem ser produtos de higiene, alimentos, roupas e até cobertores. “Somente quando nos colocamos em posições diferentes conseguimos mudar nossa visão de mundo”, reflete a coordenadora
LÍNGUA PORTUGUESA
Colégio Positivo – Ângelo Sampaio e Colégio Positivo – Hauer
A arte do cinema foi o tema trabalhado ao longo do 1º semestre, com experiências práticas. Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a um filme na Cinemateca de Curitiba e de conversar com o diretor, cineasta e roteirista curitibano Eloi Pires Ferreira, que visitou as unidades.
BIOLOGIA
Colégio Positivo – Ângelo
Sampaio
A atividade teve como objetivo apresentar um novo olhar sobre nossa alimentação e sobre como a renda familiar pode afetar a saúde das pessoas.
do Ensino Médio do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP), Lucimeire Fedalto.
Jovens com valores sólidos
O coordenador do Ensino Médio do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu, Henrique Pedrotti, considera que a realização de projetos de voluntariado nessa fase escolar é de extrema importância, pois coloca os estudantes em contato com realidades diferentes e questões extracurriculares. “Empatia, compaixão, solidariedade e trabalho em equipe são alguns dos valores que os estudantes desenvolvem no Humanizando-se”, diz.
Nas palavras de quem atua
Os estudantes que participam das atividades voluntárias do Humanizando-se relatam diferentes experiências e aprendizados. Confira três depoimentos:
16 POSITIVO COM VOCEˆ ENSINO MÉDIO
ITINERÁRIOS
POSITIVO COM VOCEˆ
Estudantes do Colégio Positivo – Hauer fazem aula de campo em uma fazenda-escola.
Em Química, estudantes do Colégio Positivo –Londrina preparam receitas e aprendem sobre educação nutricional.
De estudante à diplomata
Leonardo Maciura Beltrame foi estudante do Colégio Positivo por 7 anos
Leonardo estudou no Colégio Positivo de 2004 a 2011. Atualmente, ele é diplomata, mais precisamente Terceiro-Secretário do Ministério das Relações Exteriores e esteve no Colégio Positivo – Ângelo Sampaio para conversar com os estudantes.
Aproveitamos a oportunidade e realizamos uma entrevista com ele.
Acompanhe!
• Quando você iniciou a sua trajetória no Colégio Positivo?
Iniciei em 2004, no Colégio Positivo - Júnior. Fiquei ali até 2009. Em 2010 e 2011, estudei no Colégio Positivo - Ângelo Sampaio. Em 2012, fiz o terceirão no Colégio Positivo Vicente Machado.
• Quais são as principais lembranças que você tem da época de estudante?
Tenho muitas lembranças especiais. Lembro-me de jogar futebol no gramadão, de ter aulas com professores incríveis, das comidas da cantina, das aulas de natação, de jogar pingue-pongue nos intervalos e depois da aula, da viagem
na 8ª série (ainda não era chamada de 9º ano), do filme com pipoca no auditório da Ângelo, do Posimusic. No entanto, as principais lembranças são as amizades. Os meus melhores amigos estudaram comigo no Positivo. Com a maioria deles, já tenho mais de quinze anos de amizade. Com alguns, já são mais de 18 anos. Sempre que nos reencontramos, é inevitável conversar e dar risadas sobre os momentos passados no colégio.
• Você se tornou diplomata. Como você decidiu por essa profissão e de que forma o colégio contribuiu para a escolha?
Eu escolhi ser diplomata porque sempre me encantaram as ideias de representar o país pelo mundo, de estudar idiomas e de entrar em contato com culturas diferentes. O Colégio Positivo contribuiu tanto diretamente quanto indiretamente. Diretamente, ao proporcionar aulas de disciplinas que são cobradas no concurso de admissão e despertar meu interesse por elas (especialmente Português, Inglês, História e Geografia). Indiretamente, porque eu descobri a carreira a partir de um dos grandes amigos que fiz no colégio.
• De que forma o Colégio Positivo contribuiu para a sua aprovação?
O Colégio Positivo me proporcionou uma base de ensino muito sólida. Com ela, consegui ser aprovado em um bom vestibular (direito UFPR) e já conhecia uma parte do conteúdo cobrado no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Destaco as aulas de inglês na própria grade curricular e no Centro de Línguas Positivo. O nível de inglês no concurso é muito alto, de modo que ter começado a estudar desde cedo foi essencial.
• Qual conselho você daria para os estudantes que desejam se tornar diplomatas também?
Aconselho que leiam muito e que invistam nos idiomas cobrados no concurso (inglês, francês e espanhol). Também é interessante acompanhar as redes sociais do Itamaraty. É uma carreira muito bonita e interessante, vale a pena todo o esforço.
• Na sua opinião, quais são os principais diferenciais do Colégio Positivo?
A qualidade dos professores e a estrutura.
Quando vamos às instituições conversar, alegrar e divertir as crianças, mostramos um pouquinho da solidariedade que as pessoas podem dar a elas, que, muitas vezes, não recebem o acolhimento necessário em seus lares.
Eu achava que só as crianças precisavam ser acolhidas, mas, ao receber um sorriso sincero de algumas delas, percebi que eu também posso ser acolhida.
Julia Gonçalves de Carvalho e Silva, 1M07, Colégio Positivo – Ângelo Sampaio
Poder contribuir para que alguém tenha uma qualidade de vida melhor, tirar sorrisos de crianças e ensinar algo são atitudes que transformam não só o dia a dia dos beneficiados, mas também o dos voluntários. Perceber a diferença que podemos fazer na vida de alguém com pequenos gestos traz satisfação, e compreender a importância dessas atitudes colabora para a ampliação do alcance de projetos como o que estamos realizando.
Mariana Montrucchio Jacomini Fidelis, 2M03, Colégio Positivo – Ângelo Sampaio
Por mais que as ações sociais pareçam ser algo pesado e desgastante, pois envolvem criar novas atividades, organizar arrecadações e solucionar contratempos, foi por meio desse voluntariado que me tornei uma pessoa mais comunicativa, responsável, empática, paciente, proativa e, principalmente, humanizada. Afinal, ao conhecer outras realidades, percebi o quão privilegiada eu sou e o quão importante é eu usar esse privilégio para ajudar quem não tem a mesma condição.
Além disso, a diversão de estar com meus amigos enquanto ajudo outras pessoas traz experiências maravilhosas e torna meus últimos anos na escola muito mais leves e incríveis. Por isso, acredito que todos os estudantes precisam dessa experiência para de fato terem um ensino completo, pois só com o trabalho voluntário um jovem pode compreender e se preparar muito melhor para o mundo ao seu redor.
Nicole Ferreira Royer, 2M01, Colégio Positivo – Londrina
17
POSITIVO COM VOCEˆ
ENTREVISTA
Viajar pelo Brasil, aprender ciência de forma divertida e perceber que a matemática pode, também, ser lúdica e descontraída. Nos colégios do Grupo Positivo, essa realidade é possível. Como forma de proporcionar um aprendizado dinâmico para os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, eles foram convidados a ir para a escola fora do horário curricular para participar de uma atividade especial, repleta de aprendizados, cores e ludicidade. De acordo com a diretora do Colégio Vila Olímpia, professora Miriam Zanatta, as noites pedagógicas permitem aos estudantes integrarem atividades lúdicas e diversificadas, voltadas às áreas dos diversos componentes curriculares, e, assim, eles têm a oportunidade de fortalecer ainda mais os vínculos afetivos com os colegas e professores, bem como exercitar a prática do respeito ao próximo. “Para cada noite pedagógica são organizadas oficinas com decoração e atividades específicas e voltadas para o tema central do evento. A ludicidade é componente essencial” , explica.
Em noite especial, estudantes aprendem Matemática
Atividades envolvendo jogos, memória, equilíbrio e raciocínio lógico fizeram parte da proposta
Com o objetivo de explorar conhecimentos de Matemática de forma lúdica e diferenciada, os colégios do Grupo Positivo realizaram, nos dias 12, 13, 14 e 19 de abril, a Noite Matemágica, na qual os estudantes do 2º ano foram convidados a participar de atividades práticas envolvendo personagens e jogos diferentes.
De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Semeador, professora Elisângela Schulz, por
meio de brincadeiras, jogos e desafios, os estudantes entraram no mundo da imaginação em uma noite especial, receberam visitas de piratas e iniciaram os desafios. “Todas as propostas e todos os desafios partiam da montagem de grupos para resolver contas, somas e resolução de problemas”, explica.
Aprendizado, diversão e arte
Por meio do evento, foi possível apresentar aos estudantes uma Matemática divertida
e repleta de possibilidades. “Os estudantes tiveram a oportunidade de trocar e compartilhar ideias com os demais. Além disso, os professores estavam presentes para mediar o processo e instigar a busca por outras possibilidades até chegar ao resultado correto”, conclui.
Atividades como estas auxiliam o estudante no raciocínio lógico, no estímulo ao pensar e na interação em grupo com respeito e coleguismo.
CAPA 18 POSITIVO COM VOCEˆ
DA MATEMÁGICA
NOITE
NOITE DA CIÊNCIA
Noite da Ciência nos colégios do Grupo Positivo
Estudantes do 4º ano se encantam com o tema “Mistérios na Floresta”
urante o período de 15 a 19 de maio, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais dos colégios do Grupo Positivo tiveram uma experiência educativa inesquecível durante a Noite da Ciência, um evento temático realizado durante a noite na escola. Com o objetivo de despertar o interesse e promover o aprendizado científico, a atividade contou com uma série de oficinas lúdicas relacionadas ao tema “Mistérios na Floresta”.
O ambiente escolar foi cuidadosamente preparado para receber os estudantes, com decorações inspiradas na Mata Atlântica e na natureza exuberante das florestas.
A programação do evento foi organizada em forma de rodízio, garantindo que todas as turmas de 4° ano tivessem a oportunidade de participar das atividades propostas. Os estudantes começaram a noite com uma emocionante abertura no
Dpátio, onde foram recebidos por uma decoração representando uma floresta devastada, com animais taxidermizados e bichos de pelúcia. Um colaborador caracterizado de fiscal ambiental interagiu com as crianças, contextualizando o evento e despertando a curiosidade sobre os mistérios que seriam explorados.
Em seguida, os estudantes foram conduzidos a diferentes espaços e participaram de oficinas relacionadas aos desafios ambientais enfrentados pelas florestas. No laboratório, descobriram os perigos invisíveis presentes na água, explorando experimentos e aprendendo sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Em uma das salas de aula, tiveram a oportunidade de entender a teia da vida e refletir sobre o desequilíbrio ambiental causado por ações humanas.
Outra sala de aula trouxe o tema “Fogo na floresta”, abordando desastres e poluição ambiental. Os estudantes aprenderam sobre os perigos do fogo descontrolado e como isso afeta
negativamente os ecossistemas. Além disso, uma atividade especial envolveu a criação de uma “cápsula do tempo”, e os estudantes puderam expressar suas ideias e expectativas sobre a preservação da natureza para as gerações futuras.
A Noite da Ciência foi encerrada com todos os participantes reunidos, reforçando a importância do trabalho em equipe e da conscientização ambiental. Os estudantes compartilharam as experiências vivenciadas e refletiram sobre como podem contribuir para a proteção e conservação das florestas.
O evento proporcionou um momento único de aprendizado prático e interativo, despertando nos estudantes a curiosidade científica e a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Noite da Ciência na escola mostrou que é possível aprender de forma divertida e motivadora, deixando uma semente de amor e cuidado pela natureza no coração de cada estudante do 4º ano.
A professora do 4º ano do Colégio Positivo, Edna Leoncio, comenta que “para os professores, presenciar a empolgação e os sorrisos nos rostinhos das crianças durante a Noite da Ciência foi algo memorável. Ver o ambiente escolar de uma forma diferente e fora do horário de aula teve um impacto direto nos estudantes, refletindo em risadas, entusiasmo e curiosidade sobre o que aconteceria em cada oficina”
De acordo com Edna, esse tipo de evento é de extrema importância, pois amplia a formação dos estudantes, tornando-os mais capazes de interagir com os conhecimentos já adquiridos, além de ser uma oportunidade de fortalecer os laços de amizade.
“Em cada oficina, as crianças puderam aprender que, mesmo sendo tão pequenas, podem demonstrar respeito, responsabilidade e cuidado, começando exatamente no lugar em que vivem e contribuindo para o meio ambiente”, finaliza.
POSITIVO COM VOCEˆ 19
VIAGEM PELO BRASIL
Do Rio Grande do Sul à Roraima, estudantes viajam pelo Brasil
Estudantes do 5º ano percorrem as cinco regiões brasileiras em noite especial
OBrasil é um país rico em cultura e histórias. É praticamente impossível olhar um boi-bumbá, uma cuia de chimarrão e uma festa junina, por exemplo, e não associar ao povo brasileiro. Sabendo da importância de estudar o país e compreender as diferentes culturas e costumes, os estudantes do 5º ano dos colégios do Grupo Positivo, durante o primeiro semestre, vivenciaram uma noite especial em suas respectivas unidades de ensino, denominada “Uma Noite Viajando pelo Brasil”. O objetivo foi apresentar, de forma lúdica e didática, todas as riquezas que o nosso país abriga. A atividade integra o componente curricular de Geografia e foi dividida em oficinas, que representaram as cinco regiões: Nordeste, Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.
Região Centro-Oeste
No evento, os estudantes puderam conhecer um pouco da identidade de cada região por meio de atividades lúdicas, com foco em habilidades culturais, digitais, manuais e de trabalho em equipe. Anteriormente, em sala de aula, foram realizadas atividades para que os estudantes relembrassem as características de cada região, sua localização geográfica e importância. “Também foram apresentados os elementos dessas regiões, que seriam abordados na Noite Pedagógica. Assim, foram explorados textos, imagens e vídeos em sala de aula, antes do evento. Os espaços externos da escola foram decorados de modo a remeter às regiões brasileiras: quatro bois-bumbás, quatro “maricotas”, duas bernunças e um grande mapa do Brasil com as regiões demarcadas” , explica a professora Telma Montrucchio, do Colégio Positivo - Boa Vista.
(Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília)
• Abriga a capital do país, Brasília
• Tem grande força no setor primário da economia. As atividades agrícolas e pecuaristas são destaque nos três maiores estados em extensão territorial, com ênfase para o Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino brasileiro.
Comidas típicas: arroz com pequi, mojica de pintado, pamonha e bolinho de arroz.
Atividades realizadas pelos estudantes:
Dragão de papel
Os estudantes relembraram um dos biomas brasileiros, o Pantanal, localizado na região CentroOeste. Conheceram alguns animais característicos desse bioma e, em seguida, por meio da técnica de dobradura “dragão de papel”, construíram o animal escolhido, utilizando canetinhas, papel colorido, cola e outros.
Região Sul
(Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina)
• Possui as menores temperaturas do país
• Abriga as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores belezas naturais do Brasil
Comidas típicas: arroz carreteiro, costela, capeletti, barreado, cuca, pinhão, churrasco e polenta. Atividades realizadas pelos estudantes:
Cartão-postal
Após relembrarem os principais pontos turísticos da cidade onde moram, os estudantes receberam um cartão-postal em branco. Nele, desenharam o ponto turístico de sua preferência e escreveram um texto contando um pouco sobre o local escolhido. Posteriormente, foi realizada a troca desses cartões entre as unidades.
CAPA 20 POSITIVO COM VOCEˆ
Região Norte
(Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá e Roraima)
• Possui a maior rede hidrográfica do mundo, composta pela Bacia Amazônica.
• É a região mais extensa entre as cinco regiões.
Comidas típicas: tacacá, pato no tucupi, mujica de peixe, pirarucu de casaca, gurijuba, maniçoba, costela de tambaqui e caldeirada.
Atividades realizadas pelos estudantes:
Ateliê de Cerâmica Marajoara
Na Região Norte, a arte marajoara se originou e se desenvolveu representando a identidade indígena por meio da produção de artefatos.
Região Nordeste
(Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte)
• Região com maior número de estados do país.
Comidas típicas: tapioca, acarajé, vatapá, moqueca de peixe, ostra, camarão, buchada de bode e baião de dois.
Atividades realizadas pelos estudantes: Brincadeiras envolvendo o boi-bumbá, personagem folclórico popular brasileiro.
Região Sudeste
(São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro)
• Região Sudeste é a mais populosa do país.
• É a maior região industrial, comercial e financeira do país. Emprega 80% da classe trabalhadora brasileira.
Comidas típicas: moqueca capixaba, virado à paulista, canjiquinha mineira, feijoada carioca, pão de queijo, couve refogada, banana à milanesa e feijão tropeiro.
Atividades realizadas pelos estudantes:
Brincadeiras de rua
A cultura das brincadeiras de rua é muito presente na região Sudeste. Na época colonial, as crianças brincavam em espaços abertos como praças e ruas, já que as casas eram pequenas e não havia muitos brinquedos disponíveis. Com o passar do tempo, as brincadeiras de rua se popularizaram e se tornaram parte da cultura local. Essas brincadeiras são uma forma de socialização entre as crianças e jovens, ajudando a desenvolver habilidades sociais, cognitivas e motoras.
A Noite do Pijama e a Noite do campo à cidade, realizadas para os estudantes do 1º e do 3º anos, respectivamente, acontecerão no segundo semestre letivo. “A Noite do Pijama é realizada há mais de 25 anos, e as demais há mais de 15 anos. As noites são realizadas anualmente, sempre com atualizações. A intenção é marcar cada ano de ensino de uma forma especial”, finaliza Telma Montrucchio, do Colégio Positivo - Boa Vista.
POSITIVO COM VOCEˆ 21
Em 2023, a Educação Infantil do Positivo International School retornou à escola e encontrou um ambiente transformado: com espaços mais modernos, lúdicos, acolhedores, estimulantes e adequados à sua faixa etária.
De acordo com a coordenadora do Primary Years Programme (PYP), Michelline Ramos, “o mais empolgante de tudo é que os pequenos participaram ativamente desse processo. Como verdadeiros protagonistas, eles contribuíram com ideias e sugestões em uma roda de conversa promovida pela coordenadora de segmento, Paula Aguiar”
A reforma teve como principal objetivo a adequação ao modelo do programa PYP, direcionado aos estudantes da Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, proporcionando um ambiente mais adaptado às necessidades dos estudantes atuais e que contribuam e estimulem o seu aprendizado e desenvolvimento.
“Por exemplo, na unidade de aprendizagem, 'Who we are' ('Quem somos nós?'), ao pesquisarem sobre a origem de cada criança do Kindergarten 5, os pequenos aprenderam sobre castelos e vitrais da Alemanha. E o espaço foi crucial na construção desse aprendizado: as salas-aquários oportunizaram a criação de vitrais com celofanes coloridos e a construção de um enorme castelo, com direito a um lindo lago. Dessa forma, colocamos em prática a habilidade inerente de questionar, se maravilhar e teorizar sobre o mundo e sobre si, além de ter o espaço como um grande aliado na construção do conhecimento”, comenta a coordenadora.
Os ambientes da nova Educação Infantil do Inter ganharam, por exemplo, espelho d’água, barco-pirata, uma árvore frondosa na parte do solarium e espaços livres para soltar a imaginação. Entre os principais benefícios do retrofit, estão: maior interação e colaboração entre os estudantes por meio da brincadeira; maior autonomia no uso dos espaços; valorização das capacidades inatas dos estudantes; aprendizado constante em cada canto dos ambientes; entre muitos outros.
“As brincadeiras são uma parte crucial da infância, permitindo que as crianças construam sua natural criatividade e se adaptem ao meio, além de se conectarem com novos desafios e oportunidades de maneira lúdica e divertida”, finaliza Michelline.
INTERNACIONAL
RETROFIT 22 POSITIVO COM VOCEˆ
Renovando o ambiente de aprendizagem: Educação Infantil mais moderna, acolhedora e estimulante Espaços passam por retrofit e ganham mais significado para os pequenos do Positivo International School
Eventos especiais marcam a rotina escolar dos alunos do MYP
Career Day e Subject Week possibilitam um dia diferenciado na escola para os estudantes do MYP
Na semana que marca a transição entre os bimestres, os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais participaram do Subject Week, que aconteceu pela primeira vez na unidade e teve como mote a sustentabilidade. O objetivo foi aproveitar a semana para disponibilizar atividades focadas nos 8 clusters do IB, conforme imagem ao lado.
Cada uma das disciplinas (Arts, Design, Individuals and Societies, Language
Acquisition, Language and Literature,
Mathematics, Physical and Health
Education, Sciences, Service as Action) foi trabalhada de forma especial e contextualizada. De acordo com a coordenadora do Positivo
International School no CIPP, professora
Natalia Takaki “a semana se chama Subject Week porque cada dia da semana um ou mais clusters se reúnem para promover atividades relacionadas ao tema proposto”, explica.
IB DIPLOMA PROGRAMME
Carrer Day
No dia 31 de março foi realizado o Carrer Day , cujo intuito foi trazer ao colégio pais e responsáveis de profissões distintas para conversarem com os estudantes. Na ocasião, cada participante discorreu um pouco sobre sua respectiva carreira, além de trazer materiais-suporte para as conversas, engajando os estudantes. “Logo após as apresentações, os estudantes escolheram as três profissões que mais se interessaram para uma discussão mais ampla, em sala de aula”, diz Natalia.
O evento acontece no formato de feira de profissões. “Contamos com famílias falando das mais diversas profissões, como sommelier, empresário esportivo, juízes e médicos, por exemplo”, finaliza.
Arthur de Santi conquistou duas bolsas integrais para estudar nos Estados Unidos
Arthur de Santi foi estudante do Positivo International School por 7 anos e, por conta de seu esforço, aliado ao preparo fornecido pela escola, foi o primeiro aluno a conquistar duas bolsas integrais para estudar fora do país: em Hult International Business School e em Florida International University. Ele conta que, desde que concluiu o High School, começou a participar de alguns processos seletivos. “A nota que eu conquistei no fim do programa fornecido pela escola foi muito importante, pois essa certificação é extremamente reconhecida fora do Brasil”, conta ele.
De acordo com Giovani de Santi, pai de Arthur, o Colégio Positivo foi essencial nesse processo. “Dentro da escola, Arthur descobriu o que gostaria de fazer no futuro, pois todas as possibilidades foram mostradas a ele”, conclui.
Sobre o IB Diploma Programme
O IB DP é um programa internacional de alta performance que tem duração de dois anos (2ª e 3ª séries do Ensino Médio) e oferece uma qualificação reconhecida internacionalmente como forma de ingresso no ensino superior. A avaliação do IB é aceita por universidades em mais de 140 países em todo o mundo, inclusive no Brasil.
“Os alunos são avaliados tanto internamente, por seus professores, quanto externamente, pelo próprio IB, e, ao final bem-sucedido do programa, recebem o diploma”, finaliza Gabriela Guimarães, College Counselor do Positivo International School.
POSITIVO COM VOCEˆ 23
SUBJECT WEEK
De forma inédita na escola, estudante ganha bolsa integral para estudar fora do país
Conheça a trajetória do Arthur
LANGUAGE & LITERATURE Língua Portuguesa OLR PHYSICAL & HEALTH EDUCATION Educação Física Sports ARTS Visual Arts Performing Arts LANGUAGE & ACQUISITION English Language MATHEMATICS Math Matemática SCIENCES Science Ciências INDIVIDUALS & SOCIETIES História Geogra a Humanities DESIGN Design 8 CLUSTERS DO IB
Climate Action Schools: todo dia é dia de cuidar do planeta!
Programa ensina aos estudantes a importância de cuidar do meio ambiente
No primeiro semestre de 2023, os colégios do Grupo Positivo se uniram no programa Climate Action Schools, projeto que dura um ano e visa envolver os estudantes em ações ambientais locais e globais. Por meio dessa iniciativa, os estudantes têm a oportunidade de explorar as causas e os efeitos das alterações climáticas, desenvolver soluções e tomar medidas em conjunto.
A professora Taisa Stinglin Sprenger, professora da Educação Infantil e assessora dos Anos Iniciais Bilíngue, conta que o objetivo central do projeto “é promover uma mudança de comportamento e mentalidade tanto nos estudantes quanto na sociedade em relação às mudanças climáticas e às ameaças ambientais, por meio da educação”. Ela observa que o programa possibilita que professores e estudantes se conectem e interajam com colegas de outros continentes, compartilhando conhecimentos e experiências.
Ao longo de 10 meses, todos os estudantes do Ensino Bilíngue, desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais participam de atividades relacionadas à educação climática em toda a escola, com o intuito de estimular reflexões, pesquisas e debates sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas, além de incentivar a busca por soluções.
“É muito importante que os estudantes compreendam o que está acontecendo no planeta e como eles podem contribuir para sua preservação”, comenta Taisa.
Um aspecto relevante do projeto é a exploração das Keystone Species (espécies-chave), que são espécies dentro de uma comunidade cujo papel é fundamental para manter o equilíbrio do ecossistema. Durante o semestre, cada turma
escolheu uma espécie animal ou vegetal para estudar e criou uma imagem (avatar) que representa sua keystone. Esse exercício permitiu que os estudantes compreendessem a importância da preservação e conservação das espécies para a saúde do planeta.
Além disso, outra atividade do semestre foi o desafio da construção de um edifício sustentável utilizando blocos, materiais não estruturados ou peças de LEGO. Outras etapas incluem conexões com comunidades locais e construção de parcerias globais.
“A importância desse tipo de projeto para os estudantes é inegável. As crianças representam um terço da população mundial e são diretamente afetadas pelos danos ambientais. Introduzi-las no debate sobre as mudanças climáticas é fundamental, pois elas são o futuro do planeta. Além disso, os ensinamentos sobre cuidados com o meio ambiente são levados para as famílias, multiplicando o impacto positivo. A interação com diferentes culturas e o exercício da língua inglesa também são benefícios significativos proporcionados pelo programa”, comenta a professora Marcela Brock Ribeiro, assessora da Educação Infantil Bilíngue, que também participa ativamente do projeto.
O Climate Action Schools demonstra que a educação é uma poderosa ferramenta para enfrentar os desafios ambientais. Ao envolver os estudantes em ações concretas, o programa capacita-os a se tornarem agentes de mudança e a contribuírem ativamente na luta contra as mudanças climáticas. O comprometimento das escolas e o engajamento dos estudantes são essenciais para construir um futuro mais sustentável e consciente.
ENSINO BILÍNGUE
CLIMATE
24 POSITIVO COM VOCEˆ
Pequenos do Infantil 2, do Colégio Vila Olímpia, criaram um mascote para acompanhar a turma durante o ano letivo.
Parceria com a Full Sail University oportuniza o desenvolvimento de educadores e estudantes
A Full Sail University, localizada em Winter Park, Flórida, tem sido uma valiosa parceria para os colégios do Grupo Positivo. Com uma ampla gama de programas de graduação, cursos e palestras nas áreas de entretenimento, mídia, artes e tecnologia, a universidade tem proporcionado oportunidades de desenvolvimento profissional para educadores e enriquecimento acadêmico para os estudantes
do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio aprenderam sobre os efeitos visuais no cinema. A palestrante compartilhou um pouco da história desses efeitos, comparou diferentes técnicas utilizadas na indústria cinematográfica e mostrou recursos utilizados pelos estudantes da universidade em suas produções.
Por meio do projeto Teacher Professional Development 2023, professores de todo o mundo têm a chance de aprender novas técnicas de ensino e transformar suas salas de aula em experiências verdadeiramente envolventes. Com uma série de módulos mensais que incluem webinars, sessões de vídeos e desafios práticos, os educadores têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e aplicar abordagens inovadoras no processo de ensino. De acordo com a professora Vivien Ferenczt, assessora dos Anos Finais e Ensino Médio do Ensino Bilíngue, “para os estudantes, a parceria com a Full Sail University tem possibilitado uma série de oportunidades emocionantes. Em programas de Ensino Bilíngue, eles têm acesso a aulas, palestras e interações em língua inglesa, permitindo que vivenciem o uso prático do idioma e ampliem seus interesses em áreas que vão além do currículo da Educação Básica. Além disso, essa parceria também abre portas para que os estudantes conheçam carreiras profissionais voltadas à inovação e à tecnologia” Uma das iniciativas promovidas pela parceria foi uma série de aulas virtuais, no formato síncrono, com foco em Creative Careers, ministradas no componente curricular de Humanidades nas unidades Colégio Positivo - Londrina, Colégio Semeador, Colégios Vila Olímpia e Colégio Passo Certo. Essas aulas introduziram os estudantes às principais carreiras nas áreas de produção de mídia, design de jogos e indústria cinematográfica, apresentando suas características, campos de atuação e ferramentas utilizadas.
Um momento especial foi a visita de uma palestrante da Full Sail University ao Colégio Positivo – Júnior. Na ocasião, os estudantes
Outra atividade foi o Game Jam Full Sail, um evento que reuniu desenvolvedores e entusiastas de jogos para um fim de semana de desenvolvimento colaborativo. Durante 48 horas intensas, os participantes tiveram a oportunidade de criar um jogo do zero em equipes de até cinco pessoas, seguindo critérios específicos. Um de nossos estudantes recebeu uma menção honrosa pelo projeto desenvolvido durante o evento, demonstrando suas habilidades e criatividade.
“Esse tipo de parceria também abre caminho para certificações pela participação em cursos e permite que os estudantes descubram oportunidades e talentos próprios. É uma colaboração que promove o desenvolvimento acadêmico e profissional, preparando nossos educadores e estudantes para o futuro em constante evolução” , finaliza a professora.
25 POSITIVO COM VOCEˆ
FULL SAIL UNIVERSITY
Equipe do Centro Pedagógico dos colégios do Grupo Positivo passa por imersão na Itália
Representantes do colégio visitaram escolas em Milão, Reggio Emilia, Correggio, Pistoia, Carpo, Bolonha e Fabbrico.
De 15 a 25 de maio, a gerente-geral do Centro de Pesquisa e Inovação dos colégios do Grupo Positivo (CIPP), professora Maria Fernanda Suss, e a coordenadora da Educação Infantil no CIPP, professora Hannyni Mesquita, estiveram na Itália para visitar escolas e ter acesso às novas práticas e experiências pedagógicas. O objetivo foi trazer novidades para dentro das salas de aula dos colégios do Grupo Positivo. Embora a visita tenha sido feita em instituições de Educação Infantil, as reflexões e os aprendizados cabem para todos os segmentos.
Na entrevista a seguir, você confere detalhes sobre as visitas.
DESTAQUES ENTREVISTA
26 POSITIVO COM VOCEˆ
Quais foram os pontos altos da imersão?
A viagem proporcionou experiências pedagógicas enriquecedoras, permitindo uma imersão no funcionamento educacional e nas práticas pedagógicas do país. Durante essa jornada, tivemos a oportunidade de visitar diferentes secretarias de educação e escolas, além de participar de formações com autores italianos renomados na área da educação e explorar espaços culturais inspiradores.
De que forma a educação continuada é importante nesse processo?
Desde o início da viagem, ficou evidente como a formação continuada de professores desempenha um papel crucial no desenvolvimento de práticas pedagógicas que colocam as crianças e os adolescentes no centro do processo educativo. Na Itália, pudemos presenciar o compromisso desses profissionais em aprimorar constantemente suas habilidades e conhecimentos, buscando oferecer uma educação de qualidade Quais foram os principais aprendizados?
A ampliação cultural se revelou essencial para enriquec er o repertório docente. Durante as visitas a espaços culturais, como museus e galerias de arte, tivemos a oportunidade de explorar diversas formas de expressão, entendendo como a arte, a música, a literatura, a arquitetura, a culinária e outras linguagens podem ser riquíssimas maneiras de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.
Sobre o CIPP
De que forma a relação entre família e escola se mostrou importante no processo de ensino?
Outro aspecto marcante dessa viagem foi a importância da confiança e da parceria entre famílias e escolas. Nas instituições visitadas, pudemos constatar como a colaboração de pais, responsáveis e educadores eleva a qualidade da experiência educativa proporcionada aos estudantes. Essa sinergia fortalece o ambiente escolar e contribui para a formação integral dos estudantes, sendo a família uma aliada na construção do conhecimento.
De que forma a leitura se mostrou importante nesse processo?
A leitura também se mostrou fundamental nessa jornada. Pudemos compreender como a Itália valoriza e estimula a prática da leitura desde a infância. Durante toda a viagem, ficou claro que é necessário comunicar sobre a educação que fazemos e acreditamos. Ser professor é uma profissão que exige processos contínuos de pesquisa, escuta, ação, colaboração… essa profissão tem uma ciência própria, mesmo conectada com tant as outras. São atividades que devem ser valorizadas e reconhecidas como essenciais para o desenvolvimento da sociedade.
De que forma a documentação pedagógica se mostrou importante nesse processo?
Além dos aspectos mencionados, uma estratégia didática que chamou nossa atenção foi a documentação pedagógica. Pudemos
Nos colégios do Grupo Positivo, os estudantes contam com o apoio de professores especialistas, altamente qualificados, que recebem formação continuada por meio do CIPP – Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento.
vivenciar como essa prática auxilia no registro e na reflexão sobre as experiências de aprendizagem dos estudantes. Por meio da documentação pedagógica, é possível acompanhar o progresso individual e coletivo, analisar o impacto das intervenções e planejar novas abordagens educacionais. Essa estratégia contribui para uma educação mais participativa, reflexiva e envolvente, prática na qual há anos nos debruçamos e que intencionamos implantar gradativamente. Atualmente, essa temática tem sido incluída na formação de todos os professores dos Anos Iniciais. Ao vivenciar a cultura italiana, também tivemos a oportunidade de refletir sobre nossa própria cultura, entendendo como podemos valorizar ainda mais a nossa história e identidade, que é tão múltipla. Reconhecemos que cada cultura tem suas particularidades e riquezas, e é importante trazer essa diversidade para o cotidiano escolar, promovendo o respeito e a valorização da identidade cultural de todos.
Por fim, de que forma a viagem renovou o olhar de vocês sobre a educação?
Aprendemos que é preciso buscar constantemente aprimoramento e inspiração, explorar diferentes culturas e práticas pedagógicas, fortalecer a parceria com as famílias, compreender a importância da leitura e das múltiplas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, e adotar estratégias como a documentação pedagógica. Acreditamos firmemente que, ao compartilhar essas experiências, estamos contribuindo para o fortalecimento da educação e para a valorização da profissão de professor.
O CIPP conta com mais de 120 profissionais e desenvolve novas ideias e produtos a partir da coleta de evidências das práticas educativas aplicadas, visando garantir a qualidade do ensino e dos processos acadêmicos, além de criar uma comunidade colaborativa de aprendizagem, na qual professores e alunos conseguem aprimorar seus conhecimentos constantemente.
27
POSITIVO COM VOCEˆ
colegiopositivo.com.br colegiopassocerto.com.br colegiosemeador.com.br colegiovilaolimpia.com.br
POSITIVO COM VOCEˆ 28 ENSINO FUNDAMENTAL