Revista InteRural

Page 69

do que se busca no Girolando: flexibilidade. Ou seja, combinar produção de leite e rusticidade para o clima tropical. Animais com genética para responder com alta produção com manejo intensivo; mas que também sejam adaptados a manejo extensivo, sem as conseqüências danosas que afetam raças leiteiras européias. O manejo considera ainda que o exagero de precocidade é prejudicial para o desenvolvimento e a vida produtiva. Assim, busca-se o primeiro parto entre dois anos e meio e três anos, preservando a saúde e a longevidade. A realidade da expressiva maioria de criadores e produtores de leite no Brasil agradece muito mais e responde melhor a essa flexibilidade e longevidade, do que aos extremos de produção e precocidade. CRUZAMENTOS “CRIATIVOS” PARA OBTER O 5/8: touros 3/8 em vacas 7/8 ou hpb”. Uma das maneiras utilizadas pela RBC para obter o 5/8, além do cruzamento tradicional de touro HPB em vacas ¼ HPB, é o uso de touros 3/8 HPB em vacas 7/8 ou HPB. E o resultado superou as expectativas. Hoje, a RBC conta com touros 3/8 que já demonstraram sua capacidade de transmitir alta produção e sistema mamário de muita qualidade para as filhas, que competem em nível de igualdade com as filhas de touros HPB provadíssimos. Destaque para o RBC Ritmo, o primeiro 3/8 contratado por uma central (Alta Genetics) e também o RBC Corisco, do qual a fazenda estocou mais de 500 doses de sêmen para uso próprio.

“A grande vantagem que percebo é que, além de ser um meio alternativo de obter o Girolando, acelerando o crescimennto da raça, é uma forma de minimizar os riscos da consanguinidade”, afirma Betinho Melo Carvalho, gerente da RBC. SELEÇÃO DE REPRODUTORES Sabendo que a carência de touros é o principal problema para consolidação do Girolando como raça pura, a RBC tem dado cuidadosa atenção para selecionar e ofertar bons reprodutores. A seleção começa ao planejar os acasalamentos, com base no conceito amplo de genética, consideradas na ascendência a vocação leiteira, a morfologia e o binômio sanidade - longevidade. Fala o Betinho: “são avaliados os quesitos GENÉTICA, GENÉTICA E GENÉTICA – Família é tudo!” Após o nascimento, os bezerros são avaliados pela morfologia (geral e particularmente do sistema reprodutor) e sanidade. A avaliação andrológica é feita por volta dos 18 meses e os que são aprovados em todas as fases são ofertados como reprodutores. Hoje a RBC possui 6 touros em central: os ¾ RBC Barão (ABS Pecplan) e RBC Redator (ABS Pecplan); os 5/8 RBC Singelo – Puro Sintético (CRV Lagoa), RBC Arquiteto (CRV Lagoa) e RBC Caratê (ABS Pecplan); e o 3/8 RBC Ritmo (Alta Genetics). LEILÃO RBC 2012 O Leilão RBC 2012 contará com 60 lotes, dentre eles 20 lotes de convidados especiais, com animais criteriosamente selecionados de seu plantel. A oferta de altíssima qualidade genética estará junto com va-

cas e novilhas recém-paridas, no auge de sua produção. Entre os destaques, estará a oferta inédita de prenhez sexada de fêmea da melhor Girolando 5/8 do Brasil (RBC Bigorna, Grande Campeã Nacional da MEGALEITE 2011) com Lion Império Itaúna, o líder absoluto do sumário EMBRAPA / Girolando 2011: PTA de 313 kg e confiabilidade de 80%. CONVIDADOS: Antonio de Pádua Martins (Faz. Luanda – São João Batista do Glória), João Miareli (Faz. Bethânia - Ibiraci), José Eduardo Melo Carvalho (Faz. São Sebastião – Cássia), Luiz Antônio Melo Carvalho (Faz. Sta. Maria – Cássia), Paulo Ricardo Massimiani (Faz. Córrego Branco - Capetinga) e Serra Branca Agropecuária Ltda (Oliveira). PREMIAÇÕES Embora não esteja entre as metas produzir campeões de pista, a Girolando RBC, para mostrar o resultado do seu trabalho, participa das principais exposições do Sudeste brasileiro. Assim, conseguiu alguns prêmios muito expressivos, como o Grande Campeão Nacional ¾ em 2005 (RBC Redator), vários campeões e campeãs de categorias, na MEGALEITE e em outras mostras de destaque e, no ano passado, a Grande Campeã Nacional 5/8, RBC Bigorna. Essas premiações nos trazem muita satisfação, por ver a genética RBC reconhecida por jurados de grande conhecimento e experiência, e aplaudida por tradicionais e novos criadores. “Mas, sinceramente, para nós a premiação máxima é a satisfação e o reconhecimento dos adquirentes de animais RBC”, completa Roberto Melo Carvalho.

Mas, sinceramente, para nós a premiação máxima é a satisfação e o reconhecimento dos adquirentes de animais RBC Roberto Melo Carvalho

71 | Interural - a revista do agronegócio | abril de 2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.