
CUIDADO PESSOAL | PÁGINA 2
FREGUESIA FIEL
Quantidade de salões de beleza e de barbearias levanta questão: sera esta a região mais vaidosa da Capital?



www.midiamax.com.br
CUIDADO PESSOAL | PÁGINA 2
Quantidade de salões de beleza e de barbearias levanta questão: sera esta a região mais vaidosa da Capital?
www.midiamax.com.br
A cerca de 15 km do Centro da Capital, região formada por 6 bairros nasceu há 30 anos e soma 17 mil moradores
LIANA FEITOSA
Se você decidir ir a pé do Centro em direção ao sul da Capital, até o ponto mais extremo do perímetro urbano, é provável que demore mais de três horas no percurso, sem paradas. É esse o tempo que se leva, segundo o mapa do Google, para chegar a pé na parte mais distante do Parque do Lageado.
Distante cerca de 15 km do Centro, o Grande Lageado co-
meçou a se formar há 30 anos e atualmente abriga quase 17 mil habitantes, de acordo com o Censo mais recente do IBGE. São moradores de seis bairros: Parque do Lageado, Parque do Sol, Parque dos Sabiás, Dom Antônio Barbosa, Jardim Colorado e José Teruel Filho.
O Jornal Midiamax fala sobre o desenvolvimento desta região no projeto “Fala Povo: Midiamax nos Bairros”. Ao longo desta semana, no site, jornal im-
presso e programa da TVC Midiamax (canal 4 da Net), várias histórias são mostradas, além de curiosidades, pontos gastronômicos, segurança e tudo o que envolve o cotidiano da população local.
As reportagens que vão culminar com uma edição do programa transmitida ao vivo da região, neste sábado (13), a partir das 11h, direto do Morena Atacadista – Rua Evelina Figueiredo Selingardi, 669
Uma das principais demandas da região envolve a segurança. O comerciante José Ferreira de Lima, que há quase 30 anos mora e empreende na região, fala do tema. “Aos domingos, à tarde, eu não posso sair de casa, não posso deixar aqui sozinho porque não tem segurança. Semana passada quebraram os cadeados do meu vizinho, que é dentista”, desabafou. Confira a íntegra desta matéria, em texto e vídeo, no Jor-
nal Midiamax . Use a câmera de seu smartphone no QR Code abaixo.
DESENVOLVIMENTO | PÁGINA 2
OsvaldO satO
O Parque do Lageado vive contrastes. Enquanto a insegurança e infraestrutura são alvos de queixas, a região mostra como o comércio pode prosperar longe do Centro.
O bairro, com cerca de 30 anos, viu sua principal via, a Rua Evelina Selingardi, tornar-se um corredor repleto de novos empreendimentos.
O crescimento populacional e o aumento da circulação de pessoas são motores da economia — atraindo empreendedores que enxergam uma oportunidade de crescimento.
O Jornal Midiamax apurou, dentre outros aspectos do comércio local, a migração de negócios que, antes, concentravam-se no Centro. Wagner Campos de Sousa, 33 anos, que, com o irmão gêmeo Vinícius é sócio em uma loja de acessórios e assistência técnica para celulares, observou essa mudança.
“A gente teve a ideia de abrir
EVOLUÇÃO
Desafios do crescimento O desenvolvimento do comércio no Lageado também enfrenta desafios. Wagner aponta a credibilidade como uma dificuldade. “Mas a credibilidade do comércio local está melhorando, graças a Deus”, destacou. Lilian ressaltou que o asfalto e a iluminação pública precisam de melhorias, principalmente em ruas secundárias. Mesmo assim, é otimista sobre a região. “A gente vê que está acontecendo, é uma região promissora, tem futuro”.
Parque do Lageado apresenta comércio diversificado. Ana Maria (no detalhe) confirma o aumento da clientela
no Centro, mas observamos que o movimento estava migrando para os bairros”, afirma Wagner, que está no Parque do Lageado há cinco anos. A loja hoje emprega 14 pessoas — a maioria jovens do bairro, o que demonstra o impacto social e econômico do empreendimento.
Crescimento
Dentre os ramos que mais se destacam na região, estão farmácias, lojas de utilidades domésticas, salões de beleza, lojas de vestuário e lojas de construção.
“O crescimento do bairro fez com que aumentasse também a clientela”, conta Ana Maria
Use a câmera de seu smartphone no QR Code abaixo e confira a reportagem na íntegra no site do Jornal Midiamax
Martins, de 41 anos, dona de uma padaria há cinco anos. Lilian Cruz, 43, é proprietária de um pet shop no Parque do Lageado há pouco mais de um ano. “É um bairro muito movimentado, principalmente a Rua Evelina Selingardi; então, sim, teve uma evolução muito boa”.
Jennifer ribeirO
Todos os dias a rotina se repete na UTR (Unidade de Triagem de Resíduos) de Campo Grande: os resíduos sólidos são separados, acondicionados e vendidos. O trabalho, imprescindível para o meio ambiente e saúde pública, é realizado por cerca de 140 catadores de materiais recicláveis, na região do Dom Antônio Barbosa.
Desde 2015, a estrutura da Unidade permite que os catadores trabalhem com dignidade e segurança. Mas nem sempre foi assim: Gilda Macedo, presidente da Atmaras (Associa-
ção dos Trabalhadores de Materiais Reciclados dos Aterros Sanitários de Mato Grosso do Sul) relembrou que a entidade foi criada em 2008 para representar os catadores de recicláveis que trabalhavam havia anos no lixão.
Na época, a montanha de lixo passava de 10 metros e o local atraía centenas de famílias que tiravam seus sustentos da catação de resíduos recicláveis, em meio aos detritos gerados pelos campo-grandenses. O trabalho era insalubre e políticas públicas precisavam ser pensadas para os catadores que trabalhavam no local.
Central de Jornalismo em Campo Grande/MS Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax
E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
‘A mudança é grande’ “Hoje a gente trabalha em um local com sombra, né? No lixão, ficávamos expostos ao
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
sol, à chuva, fumaça, pois às vezes pegava fogo. Não tínhamos EPIs [Equipamentos de Proteção Individual]. Agora,
temos essa estrutura, temos o barracão… A mudança é grande”, pontuou Gilda Macedo à reportagem.
Confira a íntegra desta reportage no portal do Jornal Midiamax. Use a câmera de seu smartphone no QR Code abaixo e acesse todo o material.
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você
Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial.
comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial
Graziela rezende
A montanha de lixo que passava de 10 metros já foi um problema emblemático no Dom Antônio Barbosa. Atraídas pela microeconomia em torno da catação de lixo, na década de 1990, centenas de famílias se instalaram ali, de onde tiravam sustento por meio de recicláveis em meio aos detritos gerados por campo-grandenses.
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Embora ainda seja uma das regiões mais carentes de Campo Grande, foi a partir do desamparo econômico, o qual emergiu com o fechamento do lixão, que um mutirão da soli-
dariedade ganhou força. Pelas “mãos” dessa rede solidária, a região volta a ver perspectiva de transformação social, por meio de diversos projetos sociais que realmente ajudam e tiram muitas crianças da marginalidade. No mesmo lugar e entrada do que já significou renda e, também, foi palco de uma tragédia (com a morte de uma criança soterrada nos entulhos), hoje, há uma horta, uma casa solidária, reciclagem e projetos ambientais. O tempo passou, levando a sujeira embora e mostrando o verdadeiro sentimento de muitas pessoas, envoltas no estigma de que ali é uma região somente de criminosos.
Diana Perez Roman, 39 anos, mora no bairro há 22 anos. Desde o primeiro dia, diz que se envolveu em projetos sociais e hoje é coordenadora da Fraternidade Despertar. “Comecei como auxiliar, depois me tornei líder comunitária, sempre visitando as casas. E hoje estou aqui. A gente entregava sopas e cesta básica, cadastrava as famílias das favelas, que agora é o bairro José Teruel Filho, todo com casas estruturadas, já”, afirmou.
Mãe de quatro filhos, com idades entre 9 e 17 anos, Diana os mantém por perto, ajudando e participando de projetos com aulas de violão, clarinete, trompete e flauta. Ao todo, possui
uma década atuando no projeto, onde antes existia lixão.
“Estamos com orquestra no projeto Educa Arte, em torno de 60 crianças, com aulas aos sábados. Meus filhos todos participam, são músicos. Eles, assim como os outros, tocam instrumentos como violoncelo, violino, flauta, viola, contrabaixo e outros equipamentos de música clássica. Em outra sala, duas vezes por semana, temos o projeto ‘Mão de Luz’, que monta o enxoval para as gestantes. Até falo para as 15 voluntárias: ‘Temos que transmitir a nossa energia, essa energia do bem’. Muitas vezes, é a primeira roupinha que o bebê vai usar”. (GR)
O mesmo gosto e zelo pelo trabalho voluntário é o que sentem e fazem mãe e filha, Kaillainy Santana Siqueira e Lucilene Santana da Silva, de 15 e 39 anos. “Desde 2022, meu pai sempre teve o sonho de fundar o Instituto Opamaas [Organização para Preservação Ambiental]. Ele correu atrás de documentação, tudo. A gente ajudou a pintar, reformar, trabalhando muito. E eu e minhas irmãs na horta. Também tivemos a colaboração de todos. Vejo este lugar como o nosso futuro. O meio ambiente é o nosso futuro”, ressaltou Kaillainy, para
quem o projeto abriu portas para o meio ambiente, colocando ações sustentáveis em andamento. Use a câmera de seu celular no QR Code abaixo e confira a reportagem completa. (GR)
A algumas quadras do projeto Fraternidade Despertar está o projeto Asas do Futuro, que oferece ballet, arte e cidadania, capoeira, musicalização, informática e futebol masculino e feminino.
Há 27 anos, o gesto solidário distancia crianças e adolescentes da criminalidade, cumprindo um papel que vai além da solidariedade. No dia da visita da reportagem, 23 bailarinas estavam a caminho da Argentina, pela quarta vez consecutiva, participando de eventos e mostrando os talentos do Dom Antônio.
“É uma viagem muito importante para as bailarinas e todos os envolvidos. Elas se apresentam e já visitam as Cataratas do Iguaçu. Fazemos
Asas do Futuro oferece diferentes cursos para crianças e adolescentes
uma programação bem bacana, porque é uma oportunidade de expandir conhecimento e todas verem que podem ir muito além, já que, muitas vezes, quando se fala em comunidade, muitos não veem perspectiva e ligam muito ao lixão. Não
é correto falar ‘as bailarinas do lixão’. Somos as bailarinas, os capoeiristas do Dom Antônio. Temos muitos talentos, o que a gente precisa é de incentivo”, finalizou a coordenadora Glauciane Diandra Teixeira da Silva, de 34 anos. (GR)
Por trás dos muros da Escola Municipal Tomaz Ghirardelli, a impressão é de que a educação e o cuidado com cada aluno representam uma possibilidade de salvação em meio a uma área periférica.
Há diversos projetos de destaque. Um deles chama atenção por extrapolar a grade curricular, ao preparar os pequenos para a vida financeira na fase adulta: o Projeto Poupar, idealizado pela docente Marli Silva Yamaura.
Confira a íntegra desta re-
portagem a partir do QR Code ao lado – acesse o material com a câmera de seu celular.
www.midiamax.com.br | Ano 13 - Edição 3.140 |
LE BLOG MARIA ANTONIA
Alfonso Herrera, de ‘Rebelde’, lança série na Netflix e anuncia vinda ao Brasil para a COP30
PÁGINA 7
COPA DO BRASIL
Kaio Jorge marca duas vezes, Cruzeiro despacha o Galo-MG e pega o Corinthians na semifinal
PÁGINA 8
EXECUÇÃO | PÁGINA 6
Detento é morto ao deixar Gameleira para seu primeiro dia de trabalho; câmeras registraram a execução
TRANSPORTE COLETIVO | PÁGINA 2
TENTATIVA DE GOLPE | PÁGINA 5
Primeira Turma sentenciou 8 réus, cobrou indenização de R$ 30 milhões e decretou também inelegibilidade
MEIO AMBIENTE | PÁGINA 4
assusta
em dia de baixa umidade do ar
TERENOS | PÁGINA 3 Prefeito usou propina para comprar imóveis e empresas, diz Gaeco
DENÚNCIA | PÁGINA 4 Lixo hospitalar é jogado em praça do Silvia Regina
ANTECIPAÇÃO | PÁGINA 2 Estado paga metade do 13.º de servidores ainda neste mês
OPERAÇÃO DA PF | PÁGINA 6 Justiça bloqueia R$ 50 milhões de empresários
Vinicios ArAujo
AnnA Gomes
Está confirmada para esta sexta-feira (12) a entrega do relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a precariedade do transporte coletivo na Capital.
A vereadora Luiza Ribeiro (PT), membro da comissão, afirmou que o relatório foi concluído com conteúdo denso, e que suas implicações não serão seletivas.
“As consequências serão para todos”, assegurou a parlamentar, sobre as deliberações das investigações, que, conforme apurado pelo Jornal Midiamax, deve incluir o indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus, empresa que detêm a exclusividade do contrato para operar
MS antecipa
o serviço de transporte coletivo em Campo Grande.
A CPI iniciou os trabalhos
eVelin cáceres
O Governo de Mato Grosso do Sul vai antecipar para setembro o pagamento da primeira parcela do 13.º salário para os servidores estaduais. De acordo com o apurado pelo Jornal Midiamax, o depósito será realizado em conjunto com a folha de pagamento de setembro, nos dias 25 ou 26 deste mês.
Ao todo, são mais de 81,9 mil trabalhadores, incluindo servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo.
A medida será viabilizada por conta do ajuste financeiro decorrente da importação de gás natural da Bolívia, que per-
mitiu ao Estado manter investimentos, mesmo dentro dos limites prudenciais estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
A iniciativa deve injetar aproximadamente R$ 260 milhões na economia local. O processamento da folha de pagamento para a antecipação do 13.º foi concluído na quarta-feira (10).
A decisão foi tomada com base no Decreto nº 16.656, de 4 de agosto de 2025, que estabeleceu medidas temporárias de racionalização e controle de gastos, assegurando que a gestão fiscal não seja comprometida.
Central de Jornalismo em Campo Grande/MS
Telefone: (67) 3312-7400 | WhatsApp: (67) 99207-4330
Facebook Messenger: m.me/Midiamax E-mail: redacao@midiamax.com.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 345, Jardim dos Estados CEP 79020-010
em março deste ano, reuniu centenas de documentos e realizou oitivas com servidores públi-
cos, trabalhadores e passageiros de ônibus.
As apurações apontaram di-
versas reclamações e o sucateamento da frota, que não tem nem previsão de ser renovada mesmo após determinação da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande).
Apontamentos
Superlotação, atraso das linhas de ônibus e má conservação foram algumas das principais reclamações recebidas pela ouvidoria da CPI.
Além do grupo de empresas que explora o serviço na Capital, depoimento de servidores públicos apontou a precariedade, especialmente a insuficiência de trabalhadores nas agências que cuidam do contrato, como Agereg e Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
osVAldo sAto
Adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizadas contra o HPV poderão aderir à campanha de vacinação do Governo Federal, que pretende atingir os cerca de 7 milhões de jovens que não foram imunizados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos.
A estratégia de resgate dos não vacinados conta com o apoio de Estados e municípios e busca assegurar que todos os adolescentes e jovens dessa faixa etária sejam imunizados. O período da campanha será prorrogado até dezembro.
Sócio-Fundador: Carlos Eduardo Belineti Naegele
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, afetando homens e mulheres.
Até o início de setembro, mais de 115 mil adolescentes e jovens já haviam sido vacinados nessa nova etapa da estratégia.
Os Estados com maior número de vacinados são: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2024, o Brasil atingiu mais
Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. (OS)
de 82% de cobertura vacinal entre meninas de 9 a 14 anos, índice acima da média global, de apenas 37%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Entre os meninos da mesma idade, a cobertura chegou a 67%.
Editor-Chefe: Éser Cáceres. Chefes de Redação: Evelin Cáceres (manhã) e Renata Portela (tarde). Editor de Pauta: Guilherme Cavalcante | Subeditor do MidiamaxDIÁRIO: Humberto Marques | Subeditora de Política e Transparência: Dândara Genelhú | Reportagem: Anna Gomes, Celso Bejarano, Fábio Oruê, Renata Volpe, Thalya Godoy e Vinicios Araújo. Editoria de Cotidiano: Reportagem: Aline Machado, Idaicy Solano, Jennifer Ribeiro, Karina Campos, Lethycia Anjos, Liana Feitosa, Murilo Medeiros, Osvaldo Sato e Priscilla Peres. Repórteres Especiais: Gabriel Maymone (Transparência) e Graziela Rezende (Cotidiano). MidiaMAIS: Reportagem: João Ramos, Matheus Aguiar e Monique Faria. Editora de Jornalismo Policial: Thatiana Mello | Reportagem: Adriel Mattos, Carol Leite, Layane Costa e Lívia Bezerra. Jornalismo Multimídia/TVC Midiamax (Canal 4 da NET) | Subeditor de Técnica: Marcos Ermínio | Auxiliar de Estúdio: David Araújo | Produção e Apresentação: Ari Theodoro, Daniel Catuver e Débora Oliveira | Repórteres de Imagem: Eliel Dias, Helder Carvalho, Henrique Arakaki, Madu Livramento | Editores de Vídeo: Bruna Marcondes, Eduardo Anderson, Luciana Nantes, Samanta Vitória, Sidney Manga (Licença). Redes Sociais: Letícia Marquine e Julia Rodrigues. Plantão Noturno: Diego Alves. Sucursal Grande Dourados: Marcos Morandi. Programa de Trainee em Jornalismo Local: Evelyn Mendes (UFMS), Giovana Gabrielle (UCDB), Gustavo Hern (UFMS), Milena Sparrenberger (Estácio de Sá), Thaís Cardoso (UCDB). Motoristas da Redação: Danúbia Cruz, Fernando Baziquetto, João Dias e Rafael Gomes Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 9-9207-4330. Se preferir, você também pode falar com o Jornal Midiamax direto pelo Messenger do Facebook (m.me/Midiamax). Telefone: (67) 3312-7400, em horário comercial. Departamento Comercial: Para assuntos comerciais, acesse https://midiamax.uol.com.br/publicidade-anuncie-conosco, ou use o telefone (67) 3324-7003, no horário de expediente comercial
Gabriel MayMone
Investigações do Gaeco revelaram que o prefeito de Terenos, Henrique Budke (PSDB), preso na terça-feira (9) por corrupção, comprava imóveis e empresas com dinheiro de propina. Tudo foi revelado na Operação Spotless, que apura esquema de fraudes em licitações que somam R$ 15 milhões.
Conforme relatório de investigação ao qual o Jornal Midiamax teve acesso, Budke viu seu patrimônio declarado aumentar 691% entre as eleições de 2020 – a primeira que disputou – e as de 2024 – a que se reelegeu. Os investigadores cruzaram dados e levantaram que Henrique teria recebido cerca de R$ 611 mil em propinas.
Para o Gaeco, ao menos três bens do prefeito de Terenos foram declarados com va-
lores muito inferiores ao que realmente valem.
Exemplo citado na investigação é a Fazenda Ipê Amarelo, de 161 hectares, em Aqui-
apontado como ‘chefe’
Henrique Budke é apontado como líder da organização criminosa que desviou mais de R$ 15 milhões dos cofres públicos, segundo a investigação.
A investigação apontou que o grupo liderado por Budke tinha núcleos com atuação bem definida. Servidores públicos fraudaram disputa em licitações, a fim de direcionar o resultado para favorecer empresas. Os editais foram elaborados sob medida e simulavam competição legítima. No último ano, as fraudes ultrapassaram os R$ 15 milhões. O esquema ainda pagava propina para agentes públicos que atestavam falsamente o recebimento de produtos e de serviços, bem como aceleravam os processos internos para
SOB INVESTIGAÇÃO
que os valores recebidos como propina foram usados para aumentar o patrimônio de Budke. Ele também investiu em empresas como a Resilix Ltda., que ele declarou ter participação de apenas R$ 1 mil pela participação societária de 33%. “Parece ter recebido valores ilícitos, pois sofreu uma alteração exponencial em seu capital social”, diz o documento.
dauana, que ele declarou valer R$ 1,5 milhão – pago à vista. No entanto, o valor de mercado da propriedade seria de R$ 4.356,017,67.
O prefeito Henrique Budke (PSDB) pediu afastamento do cargo. Em nota, o advogado Julicezar Barbosa, que representa Budke, disse que ele foi surpreendido pela ação e que, no decorrer das investigações, vai provar a inocência.
“Henrique foi surpreendido com a operação, pois sempre pautou sua vida em honestidade e transparência. Pediu
pagamentos de contratos.
A Operação Spotless foi deflagrada a partir das provas da Operação Velatus, que foi realizada em agosto de 2024. O
afastamento do cargo para poder se concentrar em sua defesa. E aguarda a evolução das apurações, depositando na Justiça a confiança de que a verdade provará sua inocência”, declarou o defensor.
Ele passou por audiência de custódia na quarta-feira (10) e disse que a prisão não teve excessos, tendo seus direitos respeitados. (Adriel Mattos e Gabriel Maymone)
Gaeco e Gecoc obtiveram autorização da Justiça e confirmaram que Henrique Budke chefiava o esquema de corrupção. (GM)
Enriquecimento incompatível
Para os investigadores, o enriquecimento vivenciado pelo prefeito era incompatível com suas funções. O Gaeco conclui
Os investigadores descobriram que o capital social da empresa atingiu R$ 2.237.700,00. Ou seja, Budke seria dono de R$ 745,9 mil da empresa – e não de apenas R$ 1 mil. “Somado o valor real de marcado, o montante dos bens alcançaria em 2024 o montante real de R$ 6.141.948,18, o que indicaria crescimento de 691% em relação ao que foi declarado na eleição de 2020”, destaca outro trecho da investigação.
O prefeito Henrique Budke foi preso durante a Operação Spotless, junto com um policial militar do Batalhão de Choque, o terceiro-sargento Fábio André Hoffmeister Ramires. Outras 10 pessoas foram presas: Arnaldo Santiago, Sansão Inácio Rezende, Nadia Mendonça Lopes, Orlei Figueiredo Lopes, Genilton da Silva Moreira, Eduardo Schoier, Fernando Seiji Alves Kurose, Hander Luiz Corrêa Chaves, Sandro José Bortoloto e Valdecir Batista Alves. Hoffmeister Ramires também é iniciado na maçonaria, na mesma loja maçônica frequentada pelo prefeito e outros presos e investigados.
A prisão do sargento se deu
por mandado de prisão preventiva assinado pelo desembargador Jairo Roberto de Quadros. A acusação é financiar, constituir ou integrar organização criminosa.
Conforme informações oficiais, Fábio entrou nos quadros da PM como aluno-bolsista, em outubro de 2008. Atualmente, tem remuneração de R$ 9.319,13, conforme o Portal da Transparência do Governo do Estado. No entanto, mesmo concursado e exercendo suas funções na Polícia Militar, a reportagem encontrou publicações no Diário Oficial do Estado, de outubro de 2021, em que ele assina ordem de execução de serviços em nome da empreiteira Tercam. (GM)
Escritório da Sefaz-MS na área central pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros
lívia bezerra
ThaTiana Melo
Escritório da Secretaria de Estado de Fazenda, na Rua João Pedro de Souza, região central, pegou fogo e mobilizou o Corpo de Bombeiros no início da
manhã desta quinta-feira (11). Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, um funcionário da Secretaria acionou os bombeiros após perceber o incêndio por volta das 6h, horário em que o prédio estava fechado para atendimento ao público e
alguns servidores chegavam para trabalhar. Três viaturas foram até o prédio e o fogo foi contido com o uso de 50 litros de água. Durante o trabalho dos socorristas, foi constatado que a estrutura e a proteção antichamas do local contribuíram para
que o incêndio não se alastrasse para o restante do prédio. Ainda não se sabe o que motivou o incêndio.
Em apuração O Jornal Midiamax acionou a Sefaz acerca do incên-
dio e foi informado, em nota, que o prédio foi evacuado e os serviços internos e atendimento ao público foram temporariamente suspensos. As causas do incidente estão sendo apuradas, bem como os prejuízos em avaliação técnica.
Layane Costa aLine MaChado
Incêndio de grandes proporções atingiu uma propriedade particular nesta quinta-feira (11), na região do Jardim Cerejeiras I. A fumaça pôde ser vista a pelo menos 5 quilômetros da área. O fogo começou por volta das 13h. Conforme apurado, o incêndio se propagou rapidamente, queimando boa parte da área de vegetação da propriedade próxima à Rua Romeu Mendes Bandeira da Silva.
O Corpo de Bombeiros foi acionado. Moradores temiam que as chamas chegassem às casas. “Todo ano é isso. Vem um monte de fuligem. Sofro de ansiedade e tenho medo de que o fogo se alastre e chegue até a minha casa”, disse a moradora Maria Madalena, de 57 anos.
Baixa umidade
A umidade do ar em Campo Grande nesta quinta-feira atingiu níveis críticos, chegando a 13% durante a tarde, índice considerado de emergência. A situação reflete o tempo seco e a baixa umidade do ar que afetam grande parte do país.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de perigo para umidade relativa do ar, que poderia variar entre 12% e 20% em diversas regiões.
Em Mato Grosso do Sul, a parte nordeste do Estado, conhecida como região do Bolsão, estava entre as áreas afetadas por este alerta.
A crise de umidade se estende por todo o Brasil, com registros extremamente baixos em várias cidades. Em Brasília (DF), a umidade do ar ficou entre 9% e 12%.
Em Patrocínio (MG), Sacramento (MG), Pompeu (MG) e São Carlos (SP), a análise do ar apontou 7% de umidade, os per-
avançasse até suas residências na tarde de ontem
centuais mais baixos em todo o território nacional.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde),
níveis ideais de umidade do ar para o conforto humano são de aproximadamente 60%. (Com Osvaldo Sato)
idaiCy soLano RodRigo santos
Duas casas localizadas na Travessa José Piez, no Tiradentes, foram parcialmente destelhadas por conta da ventania que atingiu a cidade no início da tarde desta quinta-feira (11). O material, feito de cerâmica,
costuma ser pesado e bem encaixado, por isso o incidente pegou moradores de surpresa.
Em uma das casas, as telhas foram parar sobre uma roseira no quintal. Já no telhado, abriu um buraco de cerca de três metros quadrados. Além disso, o encanamento quebrou, fazendo com que a caixa d’água inun-
Somos a primeira organização não governamental do Mato Grosso do Sul formada por advogados/as, que tem como missão enfrentar a grave questão do erro judiciário. Para combatê-lo o Instituto atua em várias frentes.
Analisamos casos de condenação irrecorrível, patrocinamos a defesa do acusado no Tribunal do Júri, além de promover pesquisas e fomentar o debate sobre questões relacionadas ao sistema de justiça criminal. Para que possamos ajudar, é preciso que o próprio acusado/familiar do condenado ou outra pessoa preencha o formulário em nosso site institucional.
Então, o Instituto fará uma análise dos casos e entrará em contato para dar sequência ao auxílio.
Ressalta-se que as informações do formulário somente serão consideradas para casos criminais e se a pessoa beneficiada for hipossuficiente (desprovida de recursos financeiros).
Para maiores informações visite nosso perfil no Instagram.
Dê VOZ a um caso! @institutovozes_ (67) 9 9840-1136
dasse os quartos e o banheiro. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as rajadas de vento poderiam atingir 60 km/h em Campo Grande nesta quinta-feira. Conforme o empresário Douglas Batista, a ventania começou por volta das 13h30. Ele
DENÚNCIA
foi pego de surpresa pelo incidente, pois o tempo estava firme e com sol.
Susto O empresário disse que se assustou com o barulho, mas inicialmente achou que uma árvore havia caído. “Foi um susto muito grande. Na hora, só
peguei meu cachorro e fui pra dentro de casa. Aí começou a chover dentro de casa. Mas era água da caixa. Eu vi no jornal Midiamax que tinha alerta para vento. Mas não pensei que seria do jeito que foi. Achei que ia fechar o tempo, escurecer, como sempre acontece. Mas tava sol a pino e veio a ventania”.
idaiCy soLano
Ao sair para caminhar, um morador se deparou com dezenas de agulhas de vacina e ampolas descartadas em uma praça entre a Avenida João Júlio Dittmar e as Ruas Macaé e Jabotão, no Silvia Regina. O lixo foi descartado de maneira irregular no local, frequentado por crianças. “É lixo hospitalar, então tem várias ampolas, agulhas e vacinas. [Aqui] é um ambiente escuro à noite, alguém pode pisar, se machucar, furar o pé e ter algum problema mais sério. Foi pegado [o lixo] e foi jogado, abandonado ali, em um local que passa muita criança”.
Remoção
A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços
Públicos) informou que irá recolher o material descartado.
A pasta ainda alertou que “o
descarte irregular de resíduos é crime ambiental e as denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, para que a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana seja acionada”.
AgênciA BrAsil
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) finalizou nesta quinta-feira (11) o julgamento da ação da trama golpista. Por 4 votos a 1, os ministros condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado.
ça Institucional): 21 anos;
• Paulo Sérgio Nogueira - ex-ministro da Defesa: 19 anos;
• Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 2 anos em regime aberto e garantia de liberdade pela delação premiada; e • Alexandre Ramagem - ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência): 16 anos, um mês e 15 dias.
• Jair Bolsonaro – ex-presidente: 27 anos e três meses;
Apesar da definição do tempo de condenação, Bolsonaro e os demais réus não vão ser presos imediatamente. Eles ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações na 1.ª Turma. Somente se os eventuais recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas. Confira as penas definidas para os condenados:
Réus terão de ressarcir
A Primeira Turma do STF decidiu nesta quinta-feira (11) condenar os réus na ação sobre a trama golpista ao pagamento solidário de R$ 30 milhões pelos danos causados pela depredação das sedes dos Três Poderes durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Com a decisão, Jair Bolsonaro e os demais condenados
• Walter Braga Netto - ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;
• Almir Garnier - ex-comandante da Marinha: 24 anos;
• Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal: 24 anos;
• Augusto Heleno - ex-ministro do GSI (Gabinete de Seguran-
Ramagem foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Ele é deputado federal e teve parte das acusações suspensas. A medida vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, ambos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.
deverão ajudar a pagar os prejuízos provocados com o vandalismo ocorrido no edifício-sede do Supremo, Congresso e o Palácio do Planalto.
O pagamento deverá ser efetivado após o fim de todos os recursos contra a condenação.
A indenização é uma das consequências da condenação pelos crimes de organização crimino-
sa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Inelegibilidade por 8 anos
A Turma declarou ainda a inelegibilidade de Bolsonaro e dos outros réus. “Declaro a
A decisão da Primeira Turma do STF de condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados na ação penal da trama golpista não será aplicada automaticamente.
Isso porque os réus ainda podem recorrer da decisão e tentar reverter as condenações pelos crimes dos quais foram acusados.
O recurso, nesse caso, seria na própria Primeira Turma, sendo incomum uma eventual revisão. Com a medida, Bolsonaro e seus aliados podem evitar ou, ao menos, adiar a prisão.
Atualmente, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar em decorrência de outro processo. Bolsonaro é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Uni-
Bolsonaro ainda poderá recorrer
dos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo.
Recurso
A partir da publicação do acórdão com a decisão final,
as defesas poderão apresentar os chamados embargos de declaração, recurso que tem objetivo de esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento.
Em geral, esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado. Os embargos são julgados pela própria turma.
Após a análise desse recurso, o relator, ministro Alexandre de Moraes, poderá determinar o início do cumprimento das penas. Não há prazo para julgamento. Com o placar de 4 votos a 1, os acusados não terão direito a levar o caso para o plenário da Corte (seria necessário um placar de 3 a 2). (Agência Brasil)
inelegibilidade de todos os réus nos termos da Lei Complementar 135 (Lei da Ficha Limpa) pelo prazo de 8 anos a partir da decisão colegiada. Determino que se oficie a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral”, disse o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação. Flávio Dino, Cármen Lúcia e
Cristiano Zanin acompanharam Moraes. Luiz Fux não votou. A Primeira Turma também decretou a perda do cargo de delegados de Polícia Federal para Alexandre Ramagem e Anderson Torres. O colegiado ainda declarou a perda de mandato de Ramagem como deputado federal após condenação. (Agência Brasil e Agência Estado)
‘Muito descontente’, Trump diz que condenação de Bolsonaro é ‘terrível’
O presidente Donald Trump classificou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro como “terrível” e afirmou estar “muito descontente” com o resultado do julgamento.
“Estou muito descontente com isso... Acho que é uma coisa terrível. Muito terrível. Acho que é muito ruim para o Brasil”, afirmou Trump, a jornalistas, na Casa Branca, mais cedo.
Trump disse ainda que ficou surpreso com o resultado do julgamento de Bolsonaro, e o comparou com a situação que ele próprio viveu. “É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram”.
Questionado se aplicaria mais sanções ao Brasil, o chefe da Casa Branca não respondeu. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o governo Trump responderá “adequadamente” a “essa caça às bruxas”.
O Itamaraty considerou a fala do secretário de Estado dos EUA como uma “ameaça” que “ataca a autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia”.
O presidente Lula disse que não teme novas sanções dos EUA após a condenação de Bolsonaro. “Vamos reagir na medida em que as medidas forem tomadas”, afirmou. (AE)
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que atiradores chegaram ao presídio de regime semiaberto da Gameleira, na manhã desta quinta-feira (11), e dispararam contra José Eduardo Amarilha Misiano, de 33 anos. Ele foi morto com seis tiros.
Pelas imagens é possível ver quando os atiradores chegaram em um Fiat Siena, de cor branca. Um primeiro autor desceu e começou a atirar contra José, que caiu. Em seguida, aparece o segundo atirador, com o que parece ser uma arma longa, e fez mais disparos contra o detento.
José estava saindo para trabalhar quando ocorreu o crime. Ele tinha passagens por recep-
tação, porte de arma de fogo, furto qualificado e tráfico de drogas, além de organização criminosa. No local, foram recolhidos mais de 20 projéteis.
Em 2019, ele participou de um sequestro de motorista de aplicativo em Ponta Porã. Na época, o motorista teria sido contratado para levar uma carga de droga, mas acabou desistindo do “serviço”.
Com isso, Misiano e um comparsa sequestraram a vítima. A droga seria transportada para Campo Grande.
Execução
José estava saindo do presídio por volta das 6h. O detento foi atingido por tiros no tórax e braços. No local, foram recolhidos mais de 20 projéteis. Outros detentos que saíam
também ouviram os disparos. Não há informações se José tinha desavenças com alguém. O
Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o detento já estava sem vida.
Agressores de mulheres foram alvo de operação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher na manhã desta quinta-feira (11), em Campo Grande. Cerca de 40 mandados visando o monitoramento via tornozeleira seriam cumpridos em vários bairros. (TM)
Professor de 66 anos foi atacado por um pitbull durante caminhada na Rua Plutão, na Vila Planalto. Ele estava com sua cachorra, que ficou ferida. O ataque ocorreu por volta das 4h30 de segunda-feira (8). Ele sofreu fraturas nos dedos da mão. O tutor do pitbull não foi encontrado. (LC)
OPERAÇÃO WHITNEY
ThaTiana Melo
lívia Bezerra
Altamente estruturada: assim foi descrita a organização criminosa alvo da Operação Whitney, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (11), em Campo Grande. Foram bloqueados mais de R$ 50 milhões do grupo criminoso. Campo Grande, Bonito, Bodoquena e Antônio João, foram alvo da ação. Conforme o delegado Marcelo Guimarães, os integrantes do grupo são empresários de Campo Grande, que utilizavam tanques de combustíveis modificados de caminhões para esconder drogas, que eram enviadas principalmente para São Paulo.
Guimarães não revelou o
ramo dos empresários, já que as investigações ainda estão em andamento. “Como a organização era bem estruturada e tem vários pontos de contato, a droga acaba vindo de toda a fronteira do Paraguai e da Bolívia, e nisto é internalizada aqui de toda a forma e aí vai para São Paulo. Foi identificado em específico esses tanques de combustíveis de caminhões, um dos modais que eles usavam”, disse o delegado.
Serra Nevada II
A Justiça Federal expediu 13 mandados de busca e apreensão e determinou o sequestro de bens e valores de até R$ 50 milhões. Entre os bens bloqueados estão cerca de 20 veículos de alto padrão, aproxima-
damente 20 imóveis urbanos e rurais e duas fazendas avaliadas em R$ 15 milhões.
Conforme a Polícia Federal, as investigações são um desdobramento da operação Serra Nevada II, deflagrada em setembro de 2024, e miram principalmente
o patrimônio acumulado pelos investigados. Foram identificados imóveis, veículos e fazendas registrados em nome de familiares, empresas e terceiros interpostos, utilizados para dissimular a origem ilícita dos valores.
Rafael Lima Feitosa, 17 anos, morreu em acidente na rodovia MS-276, entre Indápolis (distrito de Dourados) e Deodápolis, nesta quinta-feira (11). Ele seguia com um idoso de 63, que foi socorrido. Feitosa perdeu o controle do VW Gol, que levava cigarros contrabandeados. (Marcos Morandi)
Maylon Barbosa Juremeira, 23 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (11) na BR262 em Três Lagoas. Ele tentava fazer uma ultrapassagem com sua moto e bateu em uma carreta. Ele seguia pela rodovia em uma Honda Biz branca. (Mariana Pesquero)
‘POR CIÚME’
Um ferro-velho foi alvo de incêndio criminoso na madrugada desta quinta-feira (11), na Rua Dinamarca, no Centro de Naviraí. A suspeita, de 33 anos, foi presa e confessou o crime por “ciúmes do companheiro”.
por volta das 4h30. Ninguém ficou ferido.
A mulher colocou fogo no local por volta da 0h. Vizinhos precisaram deixar as residências, causando pânico e desespero. O incêndio foi controlado
As chamas destruíram dois barracões, oito caminhões, três máquinas enfardadeiras e o escritório administrativo do estabelecimento. O valor estimado
de prejuízo é de R$ 2 milhões. Segundo a Polícia Civil, uma sala de igreja e uma residência também foram atingidas. Após análise de câmeras de seguranças, a mulher foi identificada e localizada.
Alfonso Herrera, o “Miguel” de Rebelde, voltou aos holofotes com força total. Nesta semana aconteceu a première de “Las Muertas”, série da Netflix inspirada no livro de Jorge Ibargüengoitia. A produção retrata a vida das irmãs Baladro e Serafina, que construíram um império de bordéis no México dos anos 1960 baseado na exploração feminina, e se tornaram assassinas notórias. Protagonista da trama, Poncho brilhou no evento de lançamento e aproveitou para revelar uma novidade especial aos fãs brasileiros: em breve estará em Belém (PA), durante a COP30, atuando como Embaixa-
Herrera confirmou presença na COP30, em Belém Divulgação
dor da Boa Vontade do ACNUR/ONU. A informação foi confirmada em entrevista à jornalista Cleide Klock.
Julia Garner, estrela de “Ozark” e vencedora do Emmy, foi escolhida para interpretar Madonna em sua cinebiografia. O projeto passou por mudanças desde que foi anunciado.
Ao SmartLess Podcast, Julia revelou detalhes de sua audição.
Ryan fica tenso ao ver uma blitz policial, e Solange desconfia. Durval e Vespa zombam por Ryan acreditar que se livrará da dívida. Marlon comenta com Alan que se culpa pelo mau desempenho dos alunos no exame de faixa. Danilo mostra para Alan e Marlon um vídeo de Bárbara sendo deportada dos EUA.
• Áries
Ela contou que precisou provar suas habilidades de dança e interpretação diretamente para Madonna: “Tive que convencê-la de que eu poderia dançar. Pensei: o que Madonna faria? E fui com tudo”, disse a atriz.
Fique por dentro: Confira mais notícias no LE BLOG MARIA ANTONIA:
• midiamax.com.br/blog/maria-antonia-naegele
• instagram.com/leblogmariantonia
• facebook.com/leblogmariantonia
Ernesto afirma a Candinho que jamais revelará onde está seu filho. Zulma alerta Candinho sobre Marilda e Aderbal. Carneiro diz a Quinzinho que o estado de Cunegundes é preocupante. Candinho sonda Celso sobre quem adotou Samir. Marilda e Aderbal dizem a Samir que eles farão uma viagem.
Mário Sérgio manipula Odete. Luciano pede Daniela em casamento. Afonso avisa a Odete que um jornalista lhe informou que explodirá um escândalo envolvendo a TCA e o nome da mãe. Odete manda Mário Sérgio conseguir provas de que Marco Aurélio é o responsável pelas difamações. Fátima promete ajudar Olavo a conquistar Celina.
Você sentirá raiva e agressão vindas de outras pessoas e até de si mesmo. Você pode ser seu pior inimigo graças aos altos padrões que estabeleceu. Vá com calma consigo mesmo – já que os outros não o fazem.
• Touro
Só porque outras pessoas não concordam com você, não significa que suas ideias estão erradas. Deixe-as fazerem as coisas como querem, mas sinta-se confiante sobre seu método. Sua abordagem deve ser valorizada.
• Gêmeos
Aproveitar sua independência é fundamental para seu sucesso neste momento. As energias de outras pessoas só irão confundi-lo e distraí-lo do seu propósito. Você se tornará mais realizado ao confiar em si mesmo.
• Câncer
Você está se sentindo recarregado – como se tivesse renascido. Sua mentalidade lhe diz para ser destemido. Você tem uma inocência que faz parecer que está vendo o mundo pela primeira vez. Aproveite!
• Leão
Você precisa de um novo desafio ou algum tipo de impulso criativo. A rotina não é gratificante. Tome medidas agora para introduzir algo novo em seu dia a dia. É importante que você o mantenha fresco.
• Virgem
Alguém está tentando controlar você. Ele ou ela quer levar você para o outro lado da cerca. Tenha cuidado com os motivos dessa pessoa. Você está aberto a novas ideias, mas certifique-se de que é do seu interesse fazê-lo.
www.coquetel.com.br
Área onde foi construída a cidade de Brasília
Intervalo em viagem de ônibus
A prancha do surfista Sódio (símbolo)
Luz da máquina fotográfica
Ingrediente do molho da pizza
Trabalho de doutorado (pl.)
Pratica o esporte de Cesar Cielo Gêmeos unidos por uma parte do corpo
Laticínio que ajuda a regular o intestino
A Última (?): o cemitério
Dispara (a arma) De voz áspera (pl.)
Acabam; terminam
"Ei (?)!", animação da Nickelodeon (TV) Pia
Compõem o buquê da noiva
Flexão de "ser" Armação de óculos
Caricatura; cartum Sílaba de "inerte"
Função biológica da mulher
Oposto de "off"
Carvão ardente Inseto saltador (Zool.) Fita; faixa
Filho, em inglês Ofereceu; ofertou
Indenizar; compensar
Que não é militar (pl.)
Grito de dor Cada peça que compõe o esqueleto
3/son. 5/flash. 6/arnold — flores. 7/redimir. 8/boa-noite. 10/parafinada.
• Libra Sua sorte começa a decolar quando combinar trabalho e soluções práticas com um toque picante para o dramático. Não tenha medo de se gabar hoje mesmo para que outra pessoa perceba seu trabalho.
• Escorpião Parece que está apenas fazendo o mínimo para sobreviver. Você não está colocando muito esforço adicional e, portanto, não está progredindo da maneira que gostaria. Se você quer se destacar, precisa fazer mais.
• Sagitário
Você está se esforçando ao máximo para servir aos outros e garantir que tudo corra bem. Agora pergunte a si mesmo se realmente está fazendo o suficiente para servir a si mesmo. Atenda às suas próprias necessidades.
• Capricórnio
Você vem evitando um confronto há algum tempo. Você não quer se envolver em uma batalha com alguém, então você tem que desempenhar o papel de pessoa legal. Não tenha medo de ser agressivo.
de
tos (pl.)
• Aquário
A montanha-russa nunca chega ao fim, não importa o quanto você tente descer. Não importa o que faça, o drama e as flutuações extremas sempre parecem segui-lo. Aceite e aproveite, em vez de lutar contra isso.
• Peixes
É provável que você receba um belo tapinha nas costas de alguém que reconhece e aprecia seu trabalho duro. Você está no topo do mundo hoje
como resultado, não é um mau momento para pedir algo melhor.
AgênciA EstAdo
Maior campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro segue vivo na busca do seu sétimo título. Depois de vencer por 2 a 0 na ida, o time azul de Minas Gerais voltou a vencer o clássico mineiro diante do Atlético-MG, repetindo o placar de 2 a 0, no Mineirão, para carimbar sua classificação para as semifinais do mata-mata, e carimbar a estreia de Jorge Sampaoli no rival. Kaio Jorge, duas vezes, foi o herói do confronto desta quinta-feira (11), com três gols marcados no agregado.
Será a 12.ª semifinal do Cruzeiro, em busca de um título que não vence desde 2018, quando levantou a taça contra o Corin-
REFORÇO
Kaio Jorge anotou os dois gols da vitória Celeste contra o Atlético-MG
thians, seu adversário na próxima fase. As datas e ordem dos mandos serão definidos pela CBF. O Cruzeiro embolsou mais R$ 9.922.500 em premiação.
Já o Atlético-MG vive momento de crise. Nem a estreia
do novo treinador mudou o panorama do clube, que tem a Sul-Americana e a busca por uma melhor colocação no Brasileiro para tentar salvar uma temporada de problemas financeiros e crises internas.
O jogo O clássico começou com o Cruzeiro já aumentando sua vantagem. Logo com quatro minutos, pela bola aérea, Kaio Jorge pegou a sobra após desvio de Fabrício Bruno para marcar. O gol cedo aumentou a tranquilidade do time de Leonardo Jardim, que seguiu dominando o meio de campo, com mais posse de bola e vencendo as disputas no meio de campo.
Além disso, ocupava bem o campo de ataque e neutralizava qualquer tentativa individual de Hulk.
Do outro lado, o Atlético-MG não conseguiu colocar em prática a principal característica do treinador, que é a troca de passes e teve raras aparições
ofensivas, como um chute de Igor Gomes para fora e uma finalização de Arana, defendida por Cássio.
Na volta do intervalo, o Cruzeiro repetiu a estratégia e marcou com dois minutos. William pegou a sobra e arriscou de fora da área e Kaio Jorge desviou no caminho para ampliar o marcador. Com a classificação praticamente encaminhada, os ânimos ficaram exaltados em campo, com muitas discussões e faltas, como é de praxe no clássico mineiro.
Na reta final, Arana foi expulso após agredir Matheus Henrique. Com a classificação mais que encaminhada, o Cruzeiro apenas administrou o placar até o final.
Pereira exalta Palmeiras e mira nova fase em retorno ao país: ‘Vitrine para seleção’
Sonho antigo da diretoria do Palmeiras, o meio-campista Andreas Pereira foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (11) na Academia de Futebol. Na contramão da maioria dos jogadores, ele trocou a badalada Premier League (veio do Fulham) pelo clube paulista e es-
pera escrever uma história com títulos com a sua nova camisa.
“O Palmeiras é uma vitrine para a seleção brasileira. Eu mal cheguei aqui e já fui convocado. Foi um projeto interessante para mim e para a minha família, não foi uma escolha muito difícil. Chego neste grande
clube e quero escrever a minha história aqui, ter muito sucesso e conquistar muitos títulos”, afirmou o jogador.
Questionado sobre o motivo de abrir mão do competitivo Campeonato Inglês, o jogador exaltou a estrutura que encontrou e colocou a equipe paulis-
SIDROLÂNDIA
ta na mesma prateleira de muitos rivais europeus.
“Poucos clubes no mundo têm esse suporte que o Palmeiras dá aos jogadores. No Mundial de Clubes deu para ver que o time bateu de igual para igual [com os times europeus]. Essa distância está ficando cada vez menor
LíviA BEzErrA
Esfaqueamento que vitimou um motorista de aplicativo, de 63 anos, foi motivado por um estupro contra a própria neta. O ataque aconteceu na noite de segunda-feira (8), em Sidrolândia.
Após ser esfaqueado, o idoso saiu em seu carro para pedir socorro e bateu em uma carreta. O motorista foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande em vaga zero.
A Polícia Civil identificou boletim de ocorrência contra o idoso por estupro de vulnerável. Os policiais encontraram ligações de um mesmo número no celular do motorista, pouco antes do crime.
O número era da neta do idoso, uma adolescente que ha-
via o denunciado por estupro.
A menor relatou que era abusada pelo avô mediante troca de favores financeiros. Quando tentou encerrar a situação, ela passou a ser ameaçada e revelou os abusos ao namorado, também adolescente.
Emboscada
O namorado planejou uma emboscada. Na ocasião, a neta foi orientada a atrair o familiar com uma conversa para um lugar isolado. No local, o idoso foi surpreendido pelo namorado da neta, que efetuou nove golpes de faca contra ele. O namorado foi encaminhado à delegacia e confirmou os fatos. Ele alegou que esfaqueou o motorista por revolta após saber dos abusos sofridos pela namorada.
e, com essa estrutura, com certeza ficará menor a cada ano”. Nascido na Bélgica, Andreas ganhou visibilidade no cenário nacional durante passagem pelo Flamengo entre 2021 e 2022. Regularizado, ele está em condições de atuar contra o Inter, no sábado (13). (AE)
EM IGREJA
Idoso é preso por abusar de criança
Idoso de 87 anos foi preso em Campo Grande depois de estuprar um menino de 11.
A criança foi arrastada para o banheiro externo desativado de uma igreja, no dia 9. O autor foi encontrado em casa. Conforme a criança, ela ia até a casa da avó e foi abordada pelo homem, que o ameaçou com um facão, puxou-o até o local e o estuprou. A criança disse que já foi abusada outras vezes pelo autor, que sempre o ameaçava. O denunciado disse que havia conversado com uma criança que tinha pedido dinheiro no banheiro da igreja e que a viu só uma vez. O idoso passou por audiência de custódia nesta quinta-feira (11), sendo definida internação compulsória inicialmente por 30 dias. (Thatiana Melo)