Artes Visuais, Literatura, Cinema, Tecnologia - Sesc Belenzinho - Fevereiro 2014

Page 1

v i s u a i s

c i n e m a

t e c n o l o g i a

l i t e r a t u r a

a r t e s

F E V 1 4


BIBLIOTECA Área de Convivência - Térreo Terça a sábado, das 9h às 21h Domingos e feriados, das 9h às 19h

INTERNET LIVRE 1º Pavimento - Torre Terça a sexta, das 10h às 21h Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

NAVEGAÇÃO LIVRE Nos horários programados para cursos o uso do espaço é exclusivo para os inscritos. Menores de 12 anos somente com responsável maior de idade.

OFICINAS 1º Pavimento - torre

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SESC BELENZINHO Terça a sábado, das 9h às 22h Domingos e feriados, das 9h às 20h


2014

INSCRIÇÕES GRATUITAS OFICINAS | MINICURSOS CURSOS | PALESTRAS das

Inscrições:

dia

04/02

[TERÇA], pessoalmente, a partir das 14h, no estacionamento. Havendo disponibilidade de vagas, as inscrições seguirão no 1º pavimento a partir do dia 05/02 [QUARTA], às 11h.

janeiro

Início

Início

das

Inscrições:

dia

05/02

[QUARTA], pessoalmente, a partir das 9h, no 1º pavimento.

É possível realizar 2 inscrições por pessoa ou representante, em áreas diferentes, com apresentação do cartão Sesc atualizado ou documento com foto do participante da oficina.

AULAS ABERTAS | BATE-PAPOS EXIBIÇÃO DE FILMES | OFICINAS PARA CRIANÇAS Retirada de senha/ingresso com 30 minutos de antecedência, no dia e local indicado da atividade, sujeita à lotação do espaço.

O atraso de 15 minutos no primeiro dia de aula acarretará no cancelamento da inscrição, assim como qualquer falta sem aviso prévio.

programação

TERCEIRA IDADE CONECTADA


a r t e s v i s u a i s

Áfricas no Brasil A programação destaca expressões da cultura de diferentes países do continente africano e alguns de seus reflexos no Brasil. curso

12 a 26 Qua 19h30 às 21h30

3 Encontros Oficina 3 40 vagas Livre

Introdução à História das Artes Africanas Orientação: Renato Araújo da Silva A oficina pretende apresentar elementos para iniciação aos estudos das artes africanas. A produção artística tradicional e a cultura material dos povos saarianos e subsaarianos são tão variadas quanto à própria África. Aquilo que se convencionou chamar de “Arte Africana” foi muitas vezes uma simples projeção dos interesses ocidentais na cultura e nos objetos produzidos por inúmeras sociedades africanas totalmente diversas. O próprio termo “Arte Africana”, calcado historicamente no singular, já revelaria uma diminuição de sua variedade e grandeza. Essa vastidão se encontra nos múltiplos significados que as artes africanas produziram em sua história dentro da África, mas também reside nos sentidos que foram produzidos quando essas obras foram descontextualizadas de sua cultura original, depositadas em coleções de museus e isoladas em classificações genéricas como máscaras, estatuetas, joias, vestuário, objetos domésticos, de culto, de decoração etc.


oficina

8 e 22 Sáb 15h às 18h

1 Encontro Oficina 2 20 vagas livre

Cabelos: Tecendo e Trançando Arte Orientação: Manifesto Crespo A oficina apresenta técnicas de penteados para cabelo crespo, como tranças jamaicanas, trança rasteira, amarrações com tecidos etc. A partir da aprendizagem dessas técnicas e resgate das histórias de vida e espécies de memórias capilares dos participantes, buscamos construir um espaço de discussão e vivência de temas ligados a biodiversidade e diversidade cultural. oficina

12 e 19 Qua 15h às 19h

2 Encontros Oficina 2 15 vagas +16 anos

Estamparia: Adire – índigo Yorubá Orientação: Celso Lima A oficina apresenta a tradição do adire onyko (amarrado) e alabere (costurado), que são processos de estamparia por reservas com o tingimento em índigo, originários de povos yorubás da Nigéria. Essas técnicas serão apresentadas em pequenos trabalhos, tiras de tecidos, com a aplicação do azul índigo em tinturaria. Uma discussão importante durante os encontros aborda a ausência do adire no Brasil, aonde aportaram grandes grupos étnicos yorubás. Mas será que o adire não existe mesmo por aqui? Talvez clandestino em outras artes têxteis, nossas rendas e bordados? Essa é uma das questões que a milenar arte têxtil africana do adire yorubá levanta para nós. É necessário trazer todos os

materiais no primeiro dia de aula. Retirada da lista na inscrição.


14 a 21 Sáb 15h às 19h

2 Encontros Oficina 2 15 vagas +16 anos

Estamparia: Bogolan e Adinkra Orientação: Celso Lima Os motivos labirínticos geométricos do bogolan do Mali e as composições dos motivos adinkras do Gana, executados em serigrafia artesanal, servirão de referência para esta atividade. Os significados dos caracteres adinkras, que trazem profundas impressões do cotidiano do povo ashanti do Gana, e as construções em geometrias da arte bogolanfini, dos bamanas do Mali, serão impressos sobre faixas de algodão, à moda da África Ocidental. É um curso voltado para o desenho de estampa africano. É necessário trazer todos os

materiais no primeiro dia de aula. Retirada da lista na inscrição.

11 e 13 Ter e Qui 15h às 18h

02 encontros Oficina 1 15 vagas + 16 anos

Moda: Arte, Sustentabilidade e Racismo Ambiental Orientação: Dayse Gomis (Artes Griot) Oficina teórico prática que discute o chamado racismo ambiental, a partir da produção de acessórios de moda. Racismo ambiental refere-se às injustiças sociais e ambientais que recaem de maneira implacável sobre diferentes grupos étnicos em situação de vulnerabilidade e suas comunidades, discriminadas por suas origens e cor, tais como inúmeras populações indígenas e quilombolas. Muito da produção artística desses grupos é explorada fora de suas comunidades, entretanto normalmente não possuem a mesma visibilidade perante a sociedade no que se refere aos seus direitos de igualdade e justiça social. A oficina pretende apresentar algumas técnicas de reciclagem e produção de acessórios discutindo estes temas.


25 e 27 Ter e Qui 18h30 às 21h30

1 Encontro Oficina 3 20 vagas +16 anos

Técnicas Africanas de Amarração de Tecidos Orientação: Makota Kizandembu Apresentação de técnicas de amarração tradicional de origem africana, através da composição de tecidos sobre corpo e cabeça. Tais técnicas tratam-se de uma

Turma 1 Dia 25

verdadeira exibição artística que até hoje vêm

Turma 2 Dia 27

belos turbantes, sobreposições, vestidos etc. A

influenciando o mundo e a moda, originado produção dos estilos é feita pelo uso de tecidos de larguras, comprimentos e estamparias variadas. É necessário trazer todos os

materiais no primeiro dia de aula. Retirada da lista na inscrição.

25 e 27 Ter e Qui 15h às 18h Turma 1

02 encontros Oficina 1 15 vagas Livre

Confecção de Bonecas Abayomi Orientação: Dayse Gomis (Artes Griot) A oficina apresenta a história e os modos de contrução da tradicional boneca negra conhecida como Abayomi, criada nos tempos de escravidão. A palavra abayomi, de origem iorubá, significa aquele que traz felicidade em precioso encontro. A atividade nclui Griotagem (contação de lendas/contos), de modo a resgatar a memória de mães que conseguiam manter a esperança e alegrias de suas crianças nos navios negreiros apesar de toda dor e desespero, construindo bonecas feitas sem costuras e sem cola por suas próprias tiras de roupas.


palestra

26 Qua 15h às 18h

01 encontros Oficina 2 20 vagas Livre

História, Símbolo e Identidade na Moda Afrobrasileira Orientação: Makota Kizandembu O encontro irá apresentar conceitos, diferenças, tradição, bem como a influência do candomblé na moda afrobrasileira. Criadores de moda têm produzidos trabalhos apropriandose nitidamente de algumas estéticas e simbologias tradicionais de referência afros, entretanto pouco se discute sobre este assunto a partir de um ponto de vista que não seja apenas o da exotização e exploração visual. Estéticas afrobrasileiras serão apresentadas não somente a partir da moda contemporânea, mas também a partir de costumes afros, ligados à diferentes tradições.


Bios

CELSO LIMA: Formado em Artes Plásticas, atua na área de estamparia artesanal aplicada ao Design de Interiores e desde 1991 vem realizando pesquisa e desenvolvendo trabalhos na área de tecnologia têxtil. Tem ministrado diversas oficinas e cursos relacionados à arte da estamparia, sendo considerada uma das grandes referências no país neste segmento.

DAYSE GOMIS: Arte educadora, atua com produção artesanal de acessórios e outros objetos, discutindo temáticas relacionadas à ancestralidade negra no Brasil.

MAKOTA KIZANDEMBU: Tania Cristina Silva de Oliveira, título de Makota, que faz referência à nação do candomblé a qual pertence. Integra a ANAMAB Associação Nacional da Moda Afrobrasileira, importante instituição de pesquisas e divulgação da moda afro-brasileira e suas tradições. Mestra em indumentária africana é educadora e estilista.

MANIFESTO CRESPO: é um coletivo que promove o universo da estética negra brasileira, e também o intercâmbio com outros países da África e diáspora negra, principalmente ao que se refere à moda e produções artísticas do cabelo crespo, levando em consideração a relevante importância dessas criações, que trazem expressiva contribuição para o resgate da africanidade de um povo, mantendo vivo o modo africano de cuidar e se relacionar com o cabelo.

RENATO ARAÚJO DA SILVA: pesquisador do Museu Afro Brasil desde 2009. Graduou-se em filosofia em 2002 pela Universidade de São Paulo. Engajou-se em projetos dirigidos pela Prof. Dra. Marta H. L. Salum (Lisy) como bolsista do CNPq, tais como: “Tratamento de Acervos Africanos em Museus do Brasil Face aos Estudos Africanistas e aos Sistemas de Catalogação Internacionais: o caso do MAE-USP”; “Insígnias e emblemas de prestígio: a joalheria africana representada no acervo do MAE/USP” (2000-2003).


l i t e r a t u r a

Mediações Promove encontros sobre a temática das ações em torno da leitura. Leitura Literária

1 a 26 Sáb e Dom 15h às 17h

Biblioteca Livre

Mediação de Leitura Orientação: A Cor da Letra Mediação de leitura de textos literários, com o intuito de promover a leitura prazerosa e livre de obrigações. Os mediadores estarão na área de leitura infantil para oferecer livros de literatura, auxiliar na escolha de livros, ler em voz alta para o público, conversar e explicar como pode acontecer um trabalho de leitura, incentivar pais e filhos, adultos e crianças a realizarem leituras compartilhadas. Atendimento de acordo com a

lotação do espaço.


Biblioteca Integra a área de Convivência. Livre para todos os públicos Ter a Sáb 9h30 às 20h30 Domingos e feriados 9h30 às 18h30

Empréstimo de Livros Temcomopropostapossibilitareestimularoprazer da leitura por meio do empréstimo de livros e atividades literárias, como narrações de história, encontros com escritores e sugestões de leitura. O acervo é composto por literatura brasileira, estrangeira, infanto-juvenil, artes, HQ, humanidades, saúde e meio ambiente. O empréstimo está disponível aos comerciários, aos usuários matriculados e ao público em geral.

Ter a Sáb 9h às 21h Domingos e feriados 9h às 19h Ter a Sáb 9h30 às 20h30 Domingos e feriados, 9h30 às 18h30

Bios

Espaço de Leitura A área de jornais e revistas oferece publicações periódicas, nacionais e internacionais, de temática variada para consulta local.

Equipamentos de Leitura para Deficientes Visuais Disponibiliza equipamentos para pessoas com deficiência visual (total ou parcial) para leitura de livros, revistas, jornais, acesso à internet, além de catálogo com audiolivros.

A COR DA LETRA: é um centro de estudos, pesquisa e assessoria, que realiz a atividades de divulgação e implantação de diversos projetos de leitura. Seu principal foco é disseminar a leitura, formando mediadores que ampliem o acesso ao livro e à literatura.


c u l t u r a d i g t i a l

Arte e Tecnologia intervenção

18 Ter às 20h

Praça Livre

Chippanze Music Com André ZP, Eduardo Melo, Filipe Rizzo e Rafael Nascimento Chippanze é o primeiro selo/coletivo especializado em chipmusic do Brasil, uma maneira de produzir música eletrônica utilizando videogames antigos como o Gameboy, Nintendo 8bit ou programas de computador que simulem esses timbres de baixa resolução. Nasceu como meio de divulgar a cultura da chipmusic no país através de apresentações musicais, workshops e lançando produções de artistas do mundo todo. É uma cena extremamente nova no Brasil, que teve início com o coletivo Chippanze, mas que conta com festivais específicos no mundo e muitos seguidores. intervenção

25 Ter às 20h

Praça Livre

DJ Set Com Fernando TRZ e Tatá Aeroplano Os dois músicos apresentam um pocket show com experimentações sonoras procedentes de objetos e instrumentos inusitados. Tatá Aeroplano é músico, compositor, DJ e agitador cultural da atual cena musical paulistana. Vocalista das bandas Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro e Zeroum, também o integra o grupo musical Frame Circus, especializado em criar trilhas originais para filmes mudos. Fernando TRZ também é músico, produtor musical e sound designer. Começou a atuar na música independente no início da década de 90 no interior de São Paulo, com a banda Mercado de Peixe.


Design.Lab Atividades relacionadas à fotografia, design digital e gráfico, com o intuito de proporcionar novas possibilidades de criação. oficina

12 e 13 Qua e Qui 15h30 às 18h

2 encontros 14 vagas. 1º Pavimento +16 anos

Formatação de Trabalhos Acadêmicos Orientação: Francisco Arlindo Alves Como facilitar o trabalho de formatação e seguir regras básicas de trabalhos acadêmicos com a utilização de um editor de texto gratuito e livre. oficina

19 e 27 Ter a Qui 19h às 21h30

5 Encontros 1º pavimento 20 vagas +14 anos

Pixel Art Orientação: Rafael Nascimento A oficina propõe uma introdução à pixel art, linguagem visual dos games e computadores, baseada na unidade visual do pixel. Serão apresentadas noções básicas de desenho em pixels, além de dicas de configuração, utilizando o software de edição de imagens GIMP. Ao final da oficina, os participantes terão produzido ilustrações/animações através das técnicas por eles desenvolvidas. *No dia 18/2, não haverá oficina. curso

11 a 27 Ter e Qui 10h às 12h

6 encontros 1º Pavimento 15 vagas +14 anos

Edição de Imagem: Tratamento e Criação Orientação: Vanessa Pereira O participante terá um primeiro contato com a edição de imagens através do software livre e gratuito GIMP. Serão abordados os princípios básicos de manipulação, tratamento e montagem, além da utilização de filtros e efeitos na criação de imagens. *Necessários conhecimentos básicos de informática.


Socialmedia.Lab Atividades que abordam plataformas, ferramentas, conceitos e tendências rela cionados à internet e seus espaços de interação social. bate - papo

18 Ter 15h30 às 18h

1 Encontro 1º pavimento 14 vagas +14 anos

Direitos Autorais Abertos: Creative Commons, Copyleft e Domínio Público Orientação: Francisco Arlindo Alves Apresentação das vantagens e possibilidades de criação nos universos da música, audiovisual e literatura a partir da utilização de licenças livres para direitos autorais como Creative Commons e Copyleft. Serão destacados projetos e ferramentas para pesquisa e divulgação de conteúdo livre. palestra

25 Ter 15h30 às 17h30

1 Encontro 1º pavimento 20 vagas +14 anos

Pensamento e Tecnologia: A Cultura do “Faça Você Mesmo” Orientação: Francisco Arlindo Alves Discussão sobre o crescimento de práticas D.I.Y. (Do it yourself / “faça você mesmo”) potencializadas pela tecnologia, e seu impacto nos universos da cultura, economia e arte. Serão apresentados vídeos abordando projetos de vários países.


Game.Lab Atividades voltadas para o desenvolvimento de jogos e para discutir conceitos de interação, imersão, gamificação, jogabilidade e temas relacionados. oficina

19 a 28 Qua a Sex 15h30 às 17h30

6 Encontros 1º pavimento 20 vagas +14 anos

Chip Music Orientação: Eduardo Melo A oficina trabalhará com a chamada chipmusic, uma maneira de fazer música eletrônica utilizando videogames portáteis antigos como GameBoy, ou programas de computador que emulem timbres de videogames 8-bit. Cada participante é convidado a produzir uma ou mais músicas através do programa Framitracker, um sequenciador gratuito.

Video.Lab Espaço para experimentações ar tísticas em vídeo através de cursos, of icinas e atividades voltadas à discussão da lin guagem audiovisual. oficina

18 a 27 Ter a Qui 13h às 15h

6 encontros 1º Pavimento 15 vagas +15 anos

Iniciação ao Vídeo Digital Orientação: Joel Melo Introdução à técnica de vídeo e elementos do audiovisual, utilizando ferramentas em softwares de edição de vídeo e áudio na construção de um produto final.

Para Crianças oficina

15 e 16 Sáb e Dom às 11h

1 Encontro 1º pavimento 20 vagas +8 anos

Auto Retrato 3D Orientação: André Fernandes A oficina apresentará técnicas básicas de fotografia para captação de imagens, e na sequência, disponibilizará aos participantes técnicas para obtenção de efeitos em 3D. Após a composição de autorretratos e sua impressão, os participantes produzirão óculos para visualização dos efeitos criados.


oficina

22 e 23 Sáb e Dom 14h às 17h

1 Encontro 1º pavimento 20 vagas +8 anos

Composição Lúdica para Crianças Orientação: Tatá Aeroplano e Fernando TRZ Uma introdução ao universo da criação e composição musical através de práticas perceptivas e da produção de uma composição coletiva. A oficina será ministrada por Tatá Aeroplano e Fernando TRZ, integrantes da banda Cérebro Eletrônico.

Terceira Idade Conectada Atividades ligadas ao uso do computador e à Cultura Digital que possibilitam instrumentaliz ação para as novas tecnologias oficina

11 Ter 15h30 às 18h

1 Encontro 1º pavimento 20 vagas +60 anos

Vídeos Online - Percursos, Memórias e Descobertas Orientação: Francisco Arlindo Alves Introdução à navegação e pesquisa em vídeos online, visando potencializar a curiosidade, autonomia e a descoberta de conteúdos de interesse geral como músicas, notícias, trechos de filmes, entre outros.

14 Sex 15h30 às 18h

1 Encontro 1º pavimento 14 vagas +60 anos

Pendrive: Ler, Gravar e Transferir Arquivos Orientação: Francisco Arlindo Alves Atividade prática com foco no uso básico do pendrive para ler, gravar e transferir arquivos de música, textos e imagens.

Requisito: Trazer um pendrive.


Bios

ANDRÉ FERNANDES é designer especializado em Arte Educação. Atualmente ministra cursos e oficinas em escolas, universidades, ONGs e organizações culturais. ANDRÉ ZP é produtor audiovisual, graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos em 2003. Realiza trabalhos em vídeos (curtas, clipes, etc) há 15 anos e música (eletrônica e “orgânica”) há 10 anos. Responsável pelo projeto de chipmusic PULSELOOPER. Também faz projeção de imagens (live visuals) das apresentações do coletivo. EDUARDO MELO é pós graduado em psicologia clínica, ex-baterista da banda Nancy (atual SexyFi). Realiza trabalhos de sonorização, estúdio e música há 11 anos. Responsável pelo projeto chipmusic DROIDON, onde participa de palestras, debates e shows de chipmusic. FERNANDO TRZ é músico, produtor musical e sound designer. Começou a atuar na música independente no início da década de 90 no interior de São Paulo, com a banda Mercado de Peixe. FILIPE RIZZO é jornalista e colaborador do site Passagem Secreta, sobre curiosidades de jogos antigos. Desenvolveu o Axis Reverb, de pós-punk. Atualmente é responsável pelo projeto de chipmusic Subway Sonicbeat. FRANCISCO ARLINDO ALVES é designer multimídia, mestre em Design pelo Centro Universitário SENAC. Integra a equipe do SESC Belenzinho elaborando e ministrando atividades, workshops e orientando discussões relacionadas à Cultura Digital, mídias e design. Participou de mostras no Brasil e no exterior com trabalhos no campo de arte e tecnologia. Atualmente pesquisa a criatividade e inovação na Internet por meio da produção colaborativa de conhecimento, com diversos artigos apresentados em congressos, publicações acadêmicas, blogs e sites especializados.


JOEL MELO é graduado em Design Digital e pósgraduado em Cinema, Video e Fotografia: Criação em Multimeios. Integra a equipe do Sesc Belenzinho desenvolvendo oficinas na área de Cultura Digital com ênfase em Fotografia, Design, Video e Mídias Sociais. RAFAEL NASCIMENTO é designer gráfico e artista visual, graduado em Desenho Industrial Programação Visual, pela Unesp. É responsável pelo design gráfico do coletivo Chippanze e também pelas projeções de imagens (live visuals) das suas apresentações. VANESSA PEREIRA é designer multimídia graduada pelo Centro Universitário SENAC, técnica em Design Gráfico pela ETEC Carlos de Campos e pós-graduanda em Estéticas e Tecnológicas na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Integra a equipe do Sesc Belenzinho atuando em oficinas nas áreas de cultura digital e artemídia.


c i n e m a

Cineclube Belém O Cineclube Belém tem como objetivo exibir filmes para formação de um público de apreciadores de cinema e difundir a cultura cinematográfica. Organizados em ciclos temáticos, as exibições a cada mês tem como foco um assunto, uma estética ou um diretor, visando permitir à audiência a construção de uma visão de conjunto sobre o tema tratado. No mês de fevereiro, serão apresentados 4 títulos do cinema francês contemporâneo, com boa acolhida em renomados festivais, e que permitem uma nova leitura do espectador acerca de dramas cotidianos.

filmes

04

As Neves do Kilimanjaro

Ter 20h

Les Neiges du Kilimandjaro. França, 2011, ficção,

Teatro +12 anos

Apesar de ter perdido o emprego, Michel leva

107 min. Direção: Robert Guédiguian uma vida feliz com Marie-Claire. Eles estão apaixonados há mais de 30 anos, seus filhos e netos lhes dão alegria e vivem cercados de amigos próximos. Ambos se orgulham de sua luta política e seus valores morais. Mas a felicidade do casal é interrompida quando dois homens armados e mascarados os amarram e atacam violentamente, roubando o dinheiro que tinham guardado para fazer uma viagem ao monte Kilimanjaro. Michel e Marie-Claire ficam ainda mais chocados quando descobrem o autor do ataque. Seleção Oficial Un Certain Regard (Festival de Cannes)


11

Incêndios

Ter 20h

Incendies. Canadá / França, 2010, ficção,

Teatro +12 anos

130 min. Direção: Denis Villeneuve Na leitura do testamento de sua mãe, os gêmeos Simon e Jeanne descobrem que tem um irmão e que o pai, que eles achavam haver falecido, está vivo. Dentre os muitos pedidos, a maioria desconfortáveis, havia um último e mais importante junto de duas cartas seladas: encontrar os dois e entregar-lhes. Nawal sempre foi um mistério para seus dois filhos, e a relação entre eles sempre foi muito difícil. Simon resiste, mas Jeanne sente-se no dever de respeitar o desejo de sua mãe. Seleção Oficial do Festival de Toronto.

18 Ter às 20h

Teatro +14 anos

Turnê Tournée. França, 2010, ficção, 111 min Direção: Mathieu Amalric Joachim deixou tudo para trás: filhos, amigos, inimigos, amores e arrependimentos, para começar uma nova vida na América. De volta à França, agora com com um grupo de strippers “New Burlesque” que ele enche de ilusões sobre uma grande turnê, segue viajando de cidade em cidade com belas meninas criando um mundo de fantasias que agradam tanto homens quanto mulheres. Os sonhos do grande último show que seria feito em Paris são destruídos quando um velho amigo de Joachim o trai, e ele perde o teatro onde a apresentação iria acontecer. A viagem obrigatória à capital abre violentamente feridas do seu passado. Melhor direção no Festival de Cannes.


25 Ter às 20h

Teatro +12 anos

Diário Perdido Mères et Filles. França, 2009, ficção, 105min Direção: Julie Lopes Curval Três mulheres, três gerações. Ao visitar os pais na sua cidade natal, na França, Audrey descobre o diário de sua avó, a única lembrança de uma mulher que abandonou a família cerca de 50 anos atrás. Audrey busca compreender este segredo familiar guardado, em silêncio, por tanto tempo, o que irá ajudar em sua relação com sua mãe.

Cine Criança Sessões voltadas ao público infantil, que reúnem títulos de diversos gêneros, pro duzidos em diferentes países, para serem assistidos por toda a famí lia.

2 a 23 Dom 15h

1º Pavimento 40 lugares

Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a Infância e Juventude Durante o mês de fevereiro, seão extraídos títulos da Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” para a Infância e Juventude. Temas como solidariedade, companheirismo e responsabilidade permeiam histórias produzidas nos mais diversos gêneros, envolvendo personagens de hábitos e cultura diversas, da América à Europa.


Video.Lab Espaço para experimentações ar tísticas em vídeo através de cursos, of icinas e atividades voltadas à discussão da lin guagem audiovisual. oficina

7/2 a 1/3

Recurso Zero - Produzindo um Filme B

Sex 19h às 21h30 Sáb 14h às 17h

Orientação: Joel Caetano e Mariana Zani

7 Encontros 20 vagas +16 anos

pendente, utilizando como referência teórica e

A oficina abordará todas as etapas de realização de um curta-metragem de produção indeprática, a produção dos chamados filmes B. Ao final da oficina, os alunos terão um trabalho coletivo e autoral, produzido com recurso zero. *No dia 22/2, não haverá oficina.

Bios

JOEL CAETANO é cineasta, roteirista e ator de filmes independentes desde 2001. Bacharel em Rádio e TV nas Faculdades Rio Branco e pós-graduado em Comunicação Organizacional na FMU. Fundou em 2001 a RZP Filmes com a produtora e atriz Mariana Zani e o diretor de fotografia Danilo Baia. Desde então, vem produzindo diversos filmes, em sua grande maioria de gênero fantástico, com destaque para “Minha Esposa é um Zumbi” (2006), “O assassinato da Mulher Mental” (2008), “GATO” (2009), “ESTRANHA” (2011) e “ENCOSTO” (2013). Seus filmes são exibidos em diversos festivais pelo Brasil e pelo mundo. Atualmente tem trabalhado na divulgação de seu mais recente trabalho, o curta “Encosto”. MARIANA ZANI é formada em Rádio e TV nas Faculdades Rio Branco e pós-graduada em Comunicação Organizacional na FMU. É uma das fundadoras da RZP Filmes, produtora de cinema independente de São Paulo, com 15 filmes no currículo, exibidos em diversos festivais e alguns deles premiados em eventos internacionais. Além de produtora, Mariana é atriz, e trabalhou em todos os filmes da RZP, o que já lhe rendeu o prêmio de Melhor atriz pelo júri popular no Guarú Fantástico em 2011.


CALENDÁRIO F E V 0 1 4

S 3 10 17 24

T 4 11 18 25

Q 5 12 19 26

Q 6 13 20 27

S 7 14 21 28

S

D

1 8 15 22

2 9 16 23

__________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________


Sesc Belenzinho Rua Padre Adelino, 1.000 CEP 03303-000 TEL (11) 2076 9700 email@belenzinho.sescsp.org.br sescsp.org.br/belenzinho / sescbelenzinho / sesc_belenzinho


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.