Artes Visuais, Literatura, Cinema, Tecnologia - Sesc Belenzinho - Julho 2014

Page 1

v i s u a i s

c i n e m a

t e c n o l o g i a

l i t e r a t u r a

a r t e s

J U L 1 4


BIBLIOTECA Área de Convivência - Térreo Terça a sábado, das 9h às 21h Domingos e feriados, das 9h às 19h

INTERNET LIVRE 1º Pavimento - Torre Terça a sexta, das 10h às 21h Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

NAVEGAÇÃO LIVRE Nos horários programados para cursos o uso do espaço é exclusivo para os inscritos. Menores de 12 anos somente com responsável maior de idade.

OFICINAS 1º Pavimento - torre

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SESC BELENZINHO Terça a sábado, das 9h às 22h Domingos e feriados, das 9h às 20h


2014

INSCRIÇÕES GRATUITAS OFICINAS | MINICURSOS CURSOS | PALESTRAS Inscrições:

dia

1/07

[TERÇA], pessoalmente, a partir das 14h, no estacionamento. Havendo disponibilidade de vagas, as inscrições seguirão no 1º pavimento a partir do dia 2/07 [QUARTA], às 11h.

TERCEIRA IDADE CONECTADA Início

das

Inscrições:

dia

2/07

[QUARTA], pessoalmente, a partir das 9h, no 1º pavimento.

É possível realizar 2 inscrições por pessoa ou representante, em áreas diferentes, com apresentação do cartão Sesc atualizado ou documento com foto do participante da oficina.

O atraso de 15 minutos no primeiro dia de aula acarretará no cancelamento da inscrição, assim como qualquer falta sem aviso prévio.

AULAS ABERTAS | BATE-PAPOS EXIBIÇÃO DE FILMES | OFICINAS PARA CRIANÇAS | OFICINA TOTÓ#PEBOLIM Retirada de senha/ingresso com 30 minutos de antecedência, no dia e local indicado da atividade, sujeita à lotação do espaço.

julho

das

programação

Início


a r t e s v i s u a i s

ARTESANIAS DA ARTE Programação que destaca tecnologias artísticas do universo das artes aplicadas e suas artesanias.

8 Ter 15h às 18h

1 encontro Oficina 1 20 vagas 12 anos

Tramas no Papel Orientação: Clarissa Neder Oficinas e trabalhos com formas e cores através do papel. Exploração de padronagens coloridas a partir de tiras de papel. Experimentação com cores e formas a partir da trama em papel. Trabalhos com tiras de jornal, revistas e papeis coloridos.

9 a 30 Qua 14h às 17h

4 encontros Oficina 2 20 vagas 14 anos

10 Qui 15h às 18h

1 encontro Oficina 1 20 vagas 12 anos

Estampa em Camadas Orientação: As Mariposas A atividade é um experimento criativo para confecção de estampa utilizando sobreposição de intervenções e técnicas, gerando diferentes possibilidades de aplicações.

Tramas com refugos de lantejoulas Orientação: Clarissa Neder A oficina apresenta a costura de tramas em treliça, trabalhos com base em refugos de lantejoulas, por meio do exercício de tramar a partir de uma estrutura e criação de acessórios diversos. Envolve trabalhos com costura e pontos variados e construções de instalações, bolsas e peças lúdicas.


oficina

12 e 13 Sáb e Dom 11h às 13h 14h às 18h

04 encontros Oficina 2 20 vagas 16 anos

Introdução à Aquarela Orientação: Luís Castañón A atividade pretende promover o desenvolvimento do aluno na linguagem da Aquarela através da aprendizagem da técnica e seus procedimentos. Será proposta uma sequência de estudos e atividades referentes às dimensões imaginativas, expressivas e representacionais, sugerindo futuros encaminhamentos onde se possa pensar e praticar a formação artística e estética dos participantes. O papel como suporte, tipos de papel, preservação, conservação, apresentação integram o conteúdo desta oficina.

15 Ter 15h às 18h

1 encontro Oficina 1 20 vagas 12 anos

Tramas com galhos secos Orientação: Clarissa Neder Construção de teares de aproximadamente 30 x 30 cm, a partir de troncos de árvore. Cada participante constrói seu tear e aprende a tecer, tramar elaborar o urdume do tear, construindo um pedaço de tecido, que pode virar uma bolsa, um pano de parede, entre outros.

17 Qui 15h às 18h

1 encontro Oficina 1 20 vagas 12 anos

19 e 20 Sáb e Dom 11h às 14h 15h às 18h

1 encontro Oficina 2 20 vagas 14 anos

Tear com papelão Orientação: Clarissa Neder Nesta oficina introdutória, será apresentada a técnica de contrução de tear com base num pedaço de papelão para confecção de tramas.

Kirigami Orientação: Naomi Uezu Construção de cartões e convites através da técnica de kirigami para este fim, conhecida como pop up. turma 1: 11h às 14h | sábado turma 2: 15h às 18h | sábado turma 3: 11h às 14h | domingo turma 4: 15h às 18h | domingo


22 Ter 15h às 18h

1 encontro Oficina 1 20 vagas 12 anos

Bios

Tramas no bastidor de bordado Orientação: Clarissa Neder A oficina apresenta um processo de construção de tramas usando como estrutura de base um bastidor de bordado.

AS MARIPOSAS: Integrado por Juliana Napolitano e Maria Zuquim, o Ateliê Mariposas trabalha desde 2005 as artes plásticas ligadas à cena, à educação e ao cotidiano. Produz cenários, figurinos e adereços. Desenvolve roupas, calçados e objetos de tecido e ministra oficinas de arte. CLARISSA NEDER: Arte educadora e artista cria projetos contemporâneos na área textil, desenvolve teares, projetos e instalações em tecido, oficinas de criação a partir de formas e estruturas expandidas. LUÍS CASTAÑÓN: artista plástico e arte-educador, com

vários

cursos

de

especialização.

Com

exposições no Brasil e no exterior, suas obras estão incluídas em acervos públicos e particulares. Foi professor da Faculdade Montessori de Educação e Cultura no curso de licenciatura em artes-visuais, Cursos de extensão e Cursos Livres do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Participou de palestras, cursos e workshops em Instituições como: Museu Brasileiro da Escultura-MuBE, Centro Cultural São Paulo, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Museu de Arte Moderna - MAC de Americana, Oficinas de Criatividade do SESC-Pompéia, SESCSantana e Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre outras. Teve participação como jurado em eventos oficias como o Prêmio Estímulo Nelson Seixas de São José do Rio Preto, Mapa Cultural do Estado de São Paulo e do XII. NAOMIUEZU: FormadaemPublicidadeePropaganda pela Cásper Libero, estudou Design Gráfico através de uma bolsa de estudos na Universidade de Belas Artes de Okinawa – Japão, o que agregou ao seu trabalho técnica, arte e tradição cultural dos laços familiares.


l i t e r a t u r a campeonato

2 Qua 20h

Sala de Espetáculos I 40 vagas 14 anos

Rachão Poético - Copa Mundão de Poesia Orientação: Rodrigo Ciríaco Campeonato entre times de poetas. Inspirado nos saraus e slams (batalhas de poesia), os poetas são convidados para entrar em campo em times formados por 03 (três) jogadores, com textos autorais, avaliados pelo público. Três fases eliminatórias estarão em disputa: pontos corridos, mata-mata e final. O time que apresentar a melhor tabelinha texto/ performance ao longo de todo o campeonato leva o título. oficina

5 a 27 Sáb 14h 9 encontros Praça Livre

Rodas de Leitura Orientação: Coletivo Rodas de Leitura A mediação de leitura é uma proposta de criar um ambiente agradável de leitura, despertando o prazer pelo ato de ler e o protagonismo juvenil. O livro é o foco principal e não o mediador, sendo este apenas um facilitador da atividade. Dialogando diretamente com os conceitos do Cicloativismo e do Direito à cidade, o coletivo propõe a mediação em espaços não convencionais de leitura.


CLUBE DE LEITURA Os encontros do Clube de Leitura tem o intuito de promover a descoberta e o encantamento de obras pré-selecionadas do acervo da Biblioteca. bate-papo

10 Qui 20h às 21h30

Biblioteca 20 vagas 14 anos

Porta do Sol, Elias Khouri Orientação: Marcelo Maluf Considerado uma obra-prima da literatura árabe contemporânea, Porta do Sol, romance do libanês Elias Khouri, é o saldo narrativo da “conversa”, entre o enfermeiro de um hospital e um paciente que está em coma; um excombatente da resistência palestina. Entre tantas histórias contadas, o sentimento de um povo exilado e suas memórias são o único lugar possível onde possa existir vida e amor em meio a tanta guerra.

LABORATÓRIO DE ESCRITA E POÉTICAS oficina

15/7 a 19/8 Ter 19h30 às 21h30

6 encontros Oficina 2 20 vagas 16 anos

Dostoiévski, o socialismo e o cristianismo - Introdução a uma possível filosofia da história Orientação: Flávio Ricardo Vassoler O curso tem por objetivo estabelecer uma discussão entre os dois núcleos fundamentais da obra dostoievskiana: o socialismo e o cristianismo. O escritor russo sempre refletiu sobre as aporias da intelligentsia revolucionária que propugnava pelo Éden terrestre – o Paraíso aqui e agora – sem que as noções de eternidade e transcendência fizessem parte da Utópolis socialista. Serão reconstituídos os momentos da crítica dostoievskiana ao socialismo para se reencontrar a tese materialista e a antítese cristã como os momentos de estruturação de uma possível filosofia dialética da história – a revolução social e espiritual como a trajetória da cicatrização do espírito.


30/7 6, 13 e 20/8 Qua 19h30 às 21h30 4 encontros

Oficina 2 20 vagas Livre

Curso de escrita criativa em diálogo com a teoria literária Orientação: Flávio Ricardo Vassoler O curso tem por objetivo estabelecer mediações para que os estudantes possam tomar posições claramente conscientes em relação à escrita literária e à leitura autoral dos escritores que farão parte da trajetória de discussões. Trata-se de desconstruir as percepções de que a criação literária seria fruto de uma revelação incriada/inata, de modo a que os alunos apreendam os momentos de formação dos textos – as imbricações de forma e conteúdo – em estreita correlação com a tradição criativa historicamente configurada como um processo de maturação dos autores.

ESTANTE VIVA A cada mês, o Sesc Belenzinho propõe a um escritor convidado a seleção dos trinta livros mais marcantes em sua trajetória. bate-papo

31

Estante Viva | Binho

Qui 20h às 21h30

Orientação: Bruno Zeni

Biblioteca 40 lugares Livre

Binho é poeta e o idealizador do Sarau do Binho que acontece há 10 anos na zona sul de São Paulo. O Sarau tem como proposta o compartilhamento e o diálogo da arte, poesia e rimas livres. Autores com obras publicadas dialogam no mesmo espaço com autores iniciantes e o público presente, que pode participar e mostrar sua produção. Binho é também idealizador da “ Expedición Donde Miras” (caminhada cultural pela América Latina), da “ Bicicloteca” ( biblioteca em bicicletas ) e do Projeto “Postesia” ( Poesia nos postes). Suas principais obras são “Postesia” e co-autor do livro “ Donde Miras - dois poetas e um caminho”.


Bios

BRUNO ZENI é jornalista, professor, mestre e doutor em Letras pela USP. Trabalha como editor-assistente no selo Três Estrelas (editora do Grupo Folha) e dá aula de Criação Literária na Casa das Rosas e na Academia Internacional de Cinema. É professor da pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISEVera Cruz). Como escritor, publicou os livros Você

é minha notícia secreta (Editora Quelônio, 2014), Corpo a corpo com o concreto (Azougue, 2009), O fluxo silencioso das máquinas (Ateliê, 2002) e Sobrevivente André du Rap (Labortexto, 2002), este em parceria com José André de Araújo. COLETIVO RODAS DE LEITURA propõe uma ação cultural que ocupa de forma criativa o espaço público atravésdamediaçãodeleitura.Tendoabicicletacomo meio de transporte, busca fomentar a discussão e reflexão sobre a cultura da bicicleta na cidade de São Paulo e a mobilidade Urbana. O coletivo tem como proposta criar ambientes agradáveis para a leitura literária, despertando o prazer pelo ato de ler mesmo em ambientes não convencionais.


FLÁVIO RICARDO VASSOLER é escritor e professor universitário.MestreedoutorandoemTeoriaLiterária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo - USP, é autor de O Evangelho segundo Talião (Editora nVersos) e organizador de Dostoiévski e Bergman: o niilismo da modernidade (Editora Intermeios). Todas as segundas-feiras, às 19h, apresenta, ao vivo, o Espaço Heráclito, um programa de debates políticos, sociais, artísticos e filosóficos com o espírito da contradição entre as mais variadas teses e antíteses. MARCELO MALUF: é escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp. Escreveu:

“Jorge do Pântano que fica logo Ali” (FTD, 2008), “Esquece tudo agora” (Terracota, 2012) e “As mil e uma histórias de Manuela” (Autêntica, 2013), entre outros. Em 2013 foi contemplado com prêmio de incentivo à criação literária promovido pelo Governo do Estado de São Paulo (ProAC) com o romance “ A imensidão íntima dos carneiros”. RODRIGO CIRÍACO é educador, escritor e ativista cultural. Autor dos livros “Te pego lá fora” (2008),

“100 Mágoas” (2011) e “Vendo Pó...esia” (2014). Como ativista cultural é responsável pelo Sarau dos Mesquiteiros, evento realizado desde 2009 dentro de uma escola estadual, na zona leste, além das Edições Um por Todos, que publica livros de autores da literatura marginal-periférica. Já registrou participações na FLIP (2011), Salão do Livro de Paris (2013), Expedições - Circuito Sesc de Artes (2014) e Feira Internacional do Livro de Buenos Aires (2014).


c u l t u r a d i g t i a l

DESIGN.LAB Atividades relacionadas a fotografia, design digital e gráfico, com intuito de proporcionar novas possibilidades de criação. oficina

15 a 31 Ter e Qui 13h às 15h

6 encontros 15 vagas 14 anos

Introdução ao Design Digital Orientação: Joel Melo Através dos conceitos de Design Digital e técnicas utilizadas em softwares de tratamento de imagens será desenvolvido um projeto gráfico idealizado pelos próprios participantes. *Necessário conhecimentos básicos de informática

oficina

16/7 a 01/8 Qua e Sex 13h às 15h

6 encontros 20 vagas 14 anos

Introdução à Diagramação Orientação: Joel Melo Com os princípios do design gráfico e de software de diagramação, a oficina abordará a criação de uma identidade visual aplicada à elementos gráficos como revista, cartazes ou folder. oficina

23/7 a 08/8 Qua e Sex 10h às 12h

6 encontros 15 vagas 14 anos

Faça seu app! Orientação: Vanessa Pereira A oficina propõe a criação de aplicativos para celulares com sistema Android, partindo de uma introdução à programação de aplicativos no software App Inventor. *Não são necessários conhecimentos prévios em programação.


SOCIALMEDIA.LAB

Atividades que abordam plataformas, ferramentas, conceitos e tendências relacionados à internet e seus espaços de interação social. [férias de julho]

ENCONTROS COM EDUCADORES Durante o mês de julho, serão realizados três encontros destinados a educadores, entusiastas e professores, que se propõem a discutir educação e tecnologia. bate-papo

3 Qui 19h às 21h

1 encontro 20 vagas 16 anos

Tecnologia do Software Livre para Educadores Orientação: Alexandre Rencka Já pensou em utilizar batidas de funk para ensinar aritmética? E uma ‘música matemática’, como seria? Este bate-papo irá discutir possibilidades de utilização de softwares disponíveis gratuitamente como ferramenta multidisciplinar e novos métodos facilitadores no desenvolvimento de projetos educacionais. bate-papo

10 Qui 19h às 21h

1 encontro 20 vagas 16 anos

Tecnologias Móveis e Educação Orientação: Wagner Merije e Carol Gutierrez (Coletivo Minha Vida Mobile) O coletivo MVMob - Minha Vida Mobile capacita estudantes e educadores para produção de conteúdos audiovisuais com celulares, integrando escolas e comunidades. Esta é uma oportunidade para educadores interessados em desenvolver projetos multimídia, articulando a alfabetização visual com os saberes da prática social dos educandos. E tudo isso de uma maneira mais prazerosa e envolvente para os estudantes, pois inclui um objeto que faz parte da sua cultura cotidiana e com o qual eles têm intimidade: o celular.


bate-papo

17 Qui 18h30 às 21h

1 encontro 20 vagas 14 anos

Educação Conectada: Recursos e Ferramentas Abertas ou Gratuitas Orientação: Francisco Arlindo Alves Serão apresentadas e discutidas ferramentas básicas e/ou repositórios gratuitos online aplicáveis em processos de aprendizagem, e as vantagens do uso de licenças livres para direitos autorais como Creative Commons e Copyleft.

TERCEIRA IDADE CONECTADA

Atividades ligadas ao uso do computador e à Cultura Digital que possibilitam instrumentalização para as novas tecnologias. oficina

8 e 10 Ter e Qui 10h às 12h

2 encontros 14 vagas 60 anos

Edição de Imagens Orientação: Francisco Arlindo Alves A oficina abordará princípios básicos de edição e manipulação de imagens com utilização de ferramentas online. *Necessário conhecimento básico de informática e familiaridade com pesquisa na internet. oficina

15 e 16 Ter e Qua 10h às 12h

2 encontros 14 vagas 60 anos

Conhecendo o teclado e o mouse Orientação: Francisco Arlindo Alves Direcionada a iniciantes, a atividade desenvolverá habilidades básicas relacionadas a funcionalidades do teclado e do mouse. oficina

22 a 31 Ter e Qui 10h às 12h

4 encontros 15 vagas 60 anos

Digitação e Edição de Texto Orientação: Vanessa Pereira A partir de exercícios de digitação, o participante será orientado a criar e editar documentos de texto, alterando a cor, o tamanho e o tipo de letra, além de trabalhar com a organização de pastas e arquivos no computador.


Bios

ALEXANDRE RENCKA é entusiasta em software livre GNU/Linux. Educador do EJA a mais de 15 anos, trabalha a divulgação do software livre como ferramenta multidisciplinar de inclusão social. Participa de projetos de MetaReciclagem, palestras sobre tecnologias livres e da formação profissional nas áreas gráficas. Pertence ao grupo de coordenação de Software Livre e Inovação da Campus Party. CAROL GUTIERREZ é formada em Jornalismo, e pósgraduada em Gestão de Mídias Digitais pelo SENAC. Integrou a redação do jornal Le Monde Diplomatique, além de prestar consultoria em mídias digitais para o Ministério da Cultura, coordenar o Festival de Ideias (2011e 2012) e atuar como jornalista no coletivo MVMob (Minha Vida Mobile). FRANCISCO ARLINDO ALVES é designer multimídia, mestre em Design pelo Centro Universitário SENAC. Integra a equipe do SESC Belenzinho elaborando e ministrando atividades, workshops e orientando discussões relacionadas à Cultura Digital, mídias e design. Participou de mostras no Brasil e no exterior com trabalhos no campo de arte e tecnologia. Atualmente pesquisa a criatividade e a inovação na Internet por meio da produção colaborativa de conhecimento, com diversos artigos apresentados em congressos, publicações acadêmicas, blogs e sites especializados. JOEL MELO é graduado em Design Digital e pósgraduado em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios. Integra a equipe do SESC Belenzinho desenvolvendooficinasnaáreadeCulturaDigitalcom ênfase em Fotografia, Design, Vídeo e Mídias Sociais. VANESSA PEREIRA é designer multimídia graduada pelo Centro Universitário SENAC, pós-graduada em Estéticas Tecnológicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e técnica em Design Gráfico pela ETEC Carlos de Campos. Integra a equipe do SESC Belenzinho atuando em oficinas nas áreas de cultura digital e artemídia. WAGNER MERIJE é escritor, jornalista, compositor, videoartista e curador; com trabalhos lançados no Brasil e no exterior. É responsável pela criação e coordenação do projeto MVMob (Minha Vida Mobile), pelo qual recebeu o Prêmio Inovação Educativa conferido pela Fundação Telefônica e OEI.


c i n e m a

CINECLUBE BELÉM MOSTRA NELSON PEREIRA DOS SANTOS - O CINEMA DE UM PAÍS Retrospec tiva homenageia o cineasta Nelson Pereira dos Santos que trafegou por diferentes épocas, movimentos, estilos e abordagens. A mostra exibirá clássicos como Rio 40 graus (1955), Vidas secas (196 4) e Fome de amor (1968); e ainda debaterá sua f ilmograf ia através de curso, work shops e material de mediação. *Retirada de senha / ingresso com 30 minu tos de ante ce dência, no dia e local indicados da atividade, sujeita à lotação do espaço.

filmes

1 Ter 18h

Teatro 12 anos

Azyllo Muito Louco 1969/71, cor, 100min, ficção. No século XIX , chega à cidade de Seraf im um padre -médico, Simão Bacamar te (Nildo Parente). Patrocinado por uma rica senhora local, Dona Evarista (Isabel Ribeiro), manda construir um hospital de alienados. Recolhendo ao estabelecimento quase toda a população da cidade, loucos ou sãos, ele provoca revolta no lugar. Porque Ver: - Livre adaptação da obra O Alienista de Machado de Assis. - Primeiro filme colorido do diretor. - Vencedor do prêmio Luis Buñuel no 23º Festival de Cannes, em 1970.


1 Ter 20h

Teatro Livre

Raízes do Brasil – Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Hollanda 2003, cor, 146min, documentário Per f il de um dos maiores pensadores e intelec tuais brasileiros, o jornalista e historiador paulistano Sérgio Buarque de Hollanda (1902-1982). O f ilme divide se em duas par tes – a primeira, trata do lado pessoal e familiar deste pai de sete f ilhos, vários deles ar tistas. A segunda, trata da trajetória prof issional do autor de livros como Raízes do Brasil e Visão do Paraíso. Porque Ver: - O filme foi valorizado não só pelo acesso a diversos valiosos materiais de arquivo como por uma cuidadosa pesquisa musical, a cargo de Cristina Buarque de Holanda.

15 Ter 18h

Teatro 14 anos

A Terceira Margem do Rio 1993, cor, 96min, ficção. Um homem abandona a casa, a mulher (Maria Ribeiro) e os filhos, decidindo a viver dali em diante isolado, numa canoa, no meio de um rio. A mulher toca a vida, cuidando dos filhos. Anos mais tarde, a filha, Rosário (Mariane Vicentini) casa-se com um jovem da região, Rigério (Chico Diaz), e mudase para Brasília. O filho, Liojorge (Ilya São Paulo), fica com a mãe e, todos os dias, deixa um prato de comida na beira do rio para o pai. Porque Ver: - O filme é uma adaptação do conto homônimo de João Guimarães Rosa, que teve seu plano de filmagem adiado por conta da extinção da Embrafilme, em 1990. - O filme foi selecionado para o Festival de Berlim, de 1994, e convidado a diversos outros festivais internacionais.


15 Ter 20h

Teatro 14 anos

Tenda dos Milagres 1977, cor, 148min, ficção O jornalista e cineasta Fausto Pena (Hugo Carvana) prepara um filme sobre um desconhecido e autodidata intelectual baiano do início do século XX, Pedro Arcanjo, cujo trabalho fora desconsiderado em sua época por racismo. Na atualidade, a obra de Arcanjo vem sendo redescoberta, inclusive por influência de um brasilianista e Prêmio Nobel, James Livingston (Laurence R. Wilson). A história se desenrola em vários tempos que se intercalam. Porque Ver: - Este foi o primeiro filme em que Jorge Amado participou diretamente da adaptação de uma obra sua para o cinema. - O filme venceu quatro prêmios no 10º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro: melhor filme, direção, trilha sonora e atriz coadjuvante (Sônia Dias). - Último filme da atriz Anecy Rocha (1942-1977).

22 Ter 18h

Teatro Livre

Como Era Gostoso Meu Francês 1970, cor, 79min, ficção No Brasil colonial, em 1594, um aventureiro francês, Jean (Arduíno Colassanti), é capturado pelos índios Tupinambás, que guerreiam contra os portugueses e acreditam que ele seja um deles. O cacique Cunhambebe (Eduardo Imbassahy) ordena que ele seja morto dentro de oito luas. Também segundo o costume da tribo, Seboipep (Ana Maria Magalhães), viúva do irmão do cacique, deverá cuidar dele até sua execução, tornando-se sua mulher. Porque Ver: - O roteiro foi livremente inspirado nas memórias do aventureiro alemão Hans Staden, descritas no livro Viagem ao Brasil. - O filme ganhou diversos prêmios, como o Air France (melhor diretor), e APCA (troféu Carlitos de revelação para a atriz Ana Maria Magalhães).


22 Ter 20h às 22h

Teatro 14 anos

Memórias do Cárcere 1984, cor, 173min, ficção Em 1936, o diretor de instrução pública em Alagoas, o escritor Graciliano Ramos (Carlos Vereza) é preso pela polícia política de Getúlio Vargas e enviado, sem processo, à prisão no Rio de Janeiro. Ao lado de dezenas de outros prisioneiros políticos, intelectuais, estrangeiros e jovens militantes, fica deprimido e acaba doente. Sua única distração é escrever, anotar tudo sobre as pessoas e as situações que o cercam. Porque Ver: - Esta segunda adaptação de Nelson para uma obra de Graciliano Ramos (a primeira foi Vidas Secas) consumiu dois anos de trabalho, para condensar 100 dos cerca de 300 personagens do livro. - O filme foi descrito pelo diretor como uma metáfora da sociedade brasileira já no fim da ditadura militar. - Recebeu prêmios na França, Cuba, ex-URSS, Índia e Itália.

29 Ter 18h

Teatro Livre

A música segundo Tom Jobim 2012, cor e PB, 90min, documentário Dispensando entrevistas, este documentário permite que a própria música de Antônio Carlos Brasileiro Jobim (1927-1994) fale por si mesma. São reunidas diversas interpretações de obras do compositor, entre as quais de Nara Leão, Maysa, Sílvia Telles, Elizeth Cardoso, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughn, Judy Garland, Dizzy Gillespie, Oscar Petersoon e Frank Sinatra. Porque Ver: - Uma das imagens raríssimas garimpadas no filme é da atriz e cantora norte-americana Judy Garland, interpretando How Insensitive (versão em inglês de Insensatez). - Estréia da neta do compositor documentado, Dora Jobim, no cinema.


29

A Luz do Tom

Ter 20h

Baseado na biografia de Antônio Carlos Jobim, O Homem Iluminado, escrita pela irmã do compositor, Helena Jobim, o documentário lança-se à traçar um retrato intimista do artista, através dos depoimentos das três principais mulheres de sua vida, a própria irmã e suas duas esposas, Thereza Hermanny e Ana Lontra Jobim.

Teatro Livre

Porque Ver: - Referenciando o amor do Tom Jobim pela natureza, o diretor situa os depoimentos em praias de Santa Catarina, na região serrana do Rio e no Jardim Botânico carioca - ao qual Tom se referia como o jardim de sua casa.


a l i m e n t a ç ã o

COMER É MAIS O Projeto pretende trazer ao público reflexões e conhecimentos sobre o mundo da comida para além do ato de comer. Curadoria: Neide Rigo. oficina

19 Sáb 11h às 14h

Oficina 3 20 vagas 14 anos

Cultivando para Cozinhar com Vivian Franco Plantar e cozinhar para comer são atividades diretamente relacionadas à sobrevivência e por isto inatas ao ser humano. Esta oficina tem como objetivo introduzir na prática o aprendizado técnico em relação ao cultivo de alguns alimentos em espaços urbanos - casas, escritórios e apartamentos - integrados ao projeto de embelezamento paisagístico e funcional do meio. A intenção é que os participantes saiam da oficina sabendo mais sobre cultivar o próprio alimento ou ao menos as ervas que usam na cozinha, ainda que em pequenos espaços.


DELÍCIAS DA CANASTRA Com Romilda Ferreira de Andrade Localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, a Serra da Canastra possui inúmeros atrativos naturais, a culinária, as tradições e a receptividade do povo perpetuando, desta forma, a cultura local.Romilda é produtora de queijo Canastra, em São Roque de Minas – MG, junto com o marido, Zé Pão.

23 Qua 19h30

Oficina 2 20 vagas 16 anos

#Pão de Queijo No primeiro dia Romilda vai falar um pouco sobre a lida diária para a produção do queijo Canastra e dos processos. Em seguida, mostra como preparar seus famosos pães de queijo e conta todos os truques e técnicas para um bom resultado.

24 Qui 19h30

Oficina 2 20 vagas 16 anos

Bios

#Lobozó No segundo dia, Romilda nos conta sobre as maneiras de usar o queijo Canastra na cozinha e ensina como fazer o Lobozó, um mexido de vegetais com farinha de milho, ovos e um tanto de queijo. VIVIANFRANCO é engenheira agrônoma, já trabalhou na capacitação de agricultores familiares e dá cursos de olericultura orgânica e hortas urbanas. ROMILDA: é produtora de queijo Canastra, em São Roque de Minas – MG,

junto com o marido, Zé

Pão. Antes de ficar famosa pela participação no filme documentário “O Mineiro e o Queijo”, já era requisitada pelos famosos pães de queijo canastra que lá aparecem e dos quais sabe todos os segredos que conta sem fazer mistérios. Como boa cozinheira e com o bom produto sempre à mão, vive fazendo pratos no fogão de lenha com as sobras de queijo Canastra, como o lobozó, prato popular na região.


CALENDÁRIO J U L 0 1 4

S

T

Q

Q

S

S

D

7 14 21 28

1 8 15 22 29

2 9 16 23 30

3 10 17 24 31

4 11 18 25

5 12 19 26

6 13 20 27

9 - Revolução Constitucionalista

__________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________


Sesc Belenzinho Rua Padre Adelino, 1.000 CEP 03303-000 TEL (11) 2076 9700 email@belenzinho.sescsp.org.br sescsp.org.br/belenzinho / sescbelenzinho / sesc_belenzinho


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.